23
DE OLHO NOS FATOS
Gazeta São Mateus
ANO XXIII - Nº 425
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
2ª Quinzena de Outubro de 2016
Morro do Cruzeiro pede socorro Pg. 5
Invasores destroem
a mata nativa e as árvores do morro
J
á faz tempo que lideranças e este jornal se preocupam com o ingrato destino do Pico São Rafael o Morro do Cruzeiro ou ‘Mutuçununga’, em seu nome indígena original, que vem sendo dilapidado de sua flora e fauna nativa pela ação antrópica ou para ficar mais claro ação humana, irresponsável e criminosa. E ação criminosa não é o que falta. Nestes dias de outubro pessoas chegavam de carro com pás, enxadas e outras ferramentas para derrubar o que resta de vegetação, tocar fogo ou limpar terreno preparando uma ocupação posterior se apropriando do que é público conforme denúncias e fotos dos moradores enviadas à redação. No dia 25 a redação foi informada que a subprefeitura estaria tomando providências no dia 27 para coibir o que parece ser uma “indústria da invasão”, conforme definição dos vizinhos. Em face ao bom senso e a legislação ambiental existente a deterioração do morro de sua vegetação nativa constantemente ameaçada tem importante impacto para a saúde da cidade e para a qualidade de vida dos seus cidadãos.
Festa do Dia das Crianças
C
Pg. 6
om o objetivo de promover a comunhão entre as famílias, entre pais e filhos e demonstrar que é muito mais valioso o tempo com eles do que com as coisas a Igreja Pentecostal Porta da Restauração promoveu no dia 12 de outubro no antigo telecentro da Rua Maestro João Balam, a festa em comemoração ao Dia das Crianças. O evento reforçava a compreensão da importância da presença dos pais de forma saudável, educativa e amorosa junto as crianças em formação. Cerca de 1500 pessoas passaram pelo local onde 900 crianças receberam um kit com doces e uma bola, além de participar de sorteios de brinquedos pontuais. Durante todo tempo da festa foram distribuídos hot-dog, refrigerantes, sorvetes e algodão doce, além de terem a sua disposição diversas brincadeiras e atrações como palhaços, cama elástica, castelo inflável, piscina de bolinha e pula pula.
EDITORIAL Ainda sobre a PEC A criminalidade do teto de gastos c r e s c e , o v a l o r da vida diminui Pg. 2
Guia prático de reciclagem em casa Pg. 4
M
uita gente ainda tem dúvidas de como reciclar certos tipos de resíduos em casa. Preparamos um Guia do Lixo para ajudar você a fazer a sua parte. Não é de hoje que um dos grandes problemas ambientais das grandes cidades é o lixo. Somente em 2013 foram produzidas 64 milhões de toneladas de lixo no Brasil, sendo que 24 milhões não tiveram o descarte correto, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos
Artigo
Pg. 2
Gato e rato nos escaninhos do Senado
Brasil terá 19 milhões de idosos com mais de 80 anos em 2060
A
população brasileira está envelhecendo e, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode chegar a 19 milhões de pessoas com mais de 80 anos em 2060. Esse contingente, se comparado aos dados atuais, perderia apenas para a população total de São Paulo e Minas Gerais.
Pg. 3
Brasil tem mais mortes violentas do que a Síria em guerra
O
s dados, divulgados no dia 28/10 são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foram 278.839 ocorrências de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte decorrente de intervenção policial no Brasil, de janeiro de 2011 a dezembro de 2015, frente a 256.124 mortes violentas na Síria, entre março de 2011 a dezembro de 2015, de acordo com o Observatório de Direitos Humanos da Síria.
Pg. 7
Um em cada 4 eleitores será governado pelo PSDB
O
PSDB saiu do segundo turno como o maior vencedor da eleição municipal de 2016, se o critério observado for o número de eleitores que cada partido vai governar. Em seu conjunto, os prefeitos do partido vão administrar cidades que abrigam 23,9% do eleitorado - ou seja, para cada quatro eleitores, um será governado por um tucano. Em relação à eleição de 2012, a faixa do eleitorado governada por tucanos quase dobrou era de 13,1%. Já a parcela governada pelo PT, seu principal antagonista, desabou de 19,9% para 2,9%.
Pg. 4