Mulheres
Todas as mulheres merecem ser valorizadas e respeitadas. Hoje, quero parabenizar essas mulheres que atuam na área de segurança da cidade de São Gonçalo.
Funarj abre editais que premiam música, dança e artes cênicas com R$ 500 mil
Mais de 36 mil mulheres foram vítimas de violência psicológica no Rio de Janeiro
“Nada, absolutamente nada justifica a desigualdade de gênero. A medicina não explica. A biologia não explica. A anatomia não explica. Talvez a explicação esteja no receio dos homens de serem superados pelas mulheres." Diz Lula
Rosa Weber e Janja defendem maior participação de mulheres no poder
“Por isso, reafirmar o direito das mulheres à igualdade de tratamento e de acesso aos espaços decisórios públicos como forma de luta contra a discriminação de gênero não se trata de projeto realizado, mas sim de projeto em permanente construção. Em sociedade marcada pelo machismo estrutural, edificaram-se as estruturas procedimentais e de tomada de decisão de modo a não considerar a mulher como um ator político institucional relevante no projeto democrático constitucional”.
saúde às mães e aos bebês
PÁGINA 05
Cláudio Castro debate recuperação fiscal do Rio com o ministro Haddad
PÁGINA 04
PÁGINA 3
Muricy Ramalho faz coro por Abel Ferreira na Seleção Brasileira
www.gazetario.com Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 09 de março de 2023. Ano XXVI Nº 1087 - R$2,00 - Presidente:
Bernardes GAZETA
Página 03 Página 03 Página 05 Página 09
03
às mulheres é valor inegociável no Executivo
Jorge
RIO
Página
Respeito
pública
da segurança
são homenageadas em São Gonçalo
Ministério da Justiça vai combater publicidade que discrimina mulheres Deputado pede ao DERRJ melhorias em estradas de Itaboraí e Aperibé Semana da Mulher: incentivo ao aleitamento materno leva mais
PÁGINA 10 PÁGINA 02
Os crimes de violência psicológica incluem, por exemplo, as ameaças, constrangimentos ilegais, registros não autorizados da intimidade sexual.
GAZETA RIO
Jorge Bernardes Editor Horácio
Após dois anos, família descobre que pet é animal em extinção de 100kg
Uma família adotou um cachorro da raça mastim tibetano. Mas o que eles achavam que seria apenas um "dog", após dois anos da adoção, descobriram que era, na verdade, um urso.
A raça mastim tibetano é uma das mais raras do mundo e considerada difícil de ser encontrada fora da China. Com sua
pelagem abundante e seu tamanho gigante, chega a medir 80 centímetros de altura e pesar 70 kg. Assustados, a família ficou desconfiada e levou até as autoridades. Foi quando foi descoberto que o "cachorro" era na verdade um Urso-Negro-Asiático, que está na lista de animais em extinção.
OMinistério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) encaminhou uma representação para prosseguir com a apuração de possíveis irregularidades cometidas pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) relacionadas ao recebimento de presentes e joias da Arábia Saudita.
O MP pede a adoção de medidas necessárias para “conhecer e acompanhar o fato” com relação aos supostos presentes da Arábia Saudita, “considerando que há indícios de tentativa de descumprimento às regras de entradas patrimoniais no país, bem como afronta à diferenciação do que seja bem público e do
que seja bem pessoal”. Além da apuração da utilização da máquina pública, especialmente o suposto envio de um servidor em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para tentar buscar os presentes.
O órgão também pede a averiguação da atuação da Receita Federal e da Polícia Federal (PF) durante a apreensão dos bens no Aeroporto de Guarulhos e a apuração se os servidores sofreram algum tipo de pressão interna do governo federal para liberar os bens de forma indevida.
Se os fatos se confirmarem, o Ministério Público de Contas procederia com a “responsabilização de toda a cadeia de agentes envolvidos para adoção das medidas adequadas na seara penal”.
Na representação, o órgão destaca que o fato em si já se revela
“reprovável”, pois afronta o princípio da moralidade administrativa. E diz que a entrada do suposto presente “tentou descumprir tanto as regras de ingresso das joias no país, quanto a separação do que seja bem público e do que seja bem pessoal no acervo presidencial”. O documento ainda acrescenta a violação de outro princípio: “Há de se notar que além do princípio da moralidade, o princípio da impessoalidade também aparenta ter sido violado, já que houve utilização de avião da FAB para suposto interesse pessoal do ex-presidente e da ex-primeira-dama. Certo é que quaisquer gastos públicos devam vir precedidas de justificativas que demonstrem a real necessidade – e legalidade – do uso desses recursos.
Segundo o documento, publicidade sexista, apresentando preconceito e discriminação em relação às mulheres, propagandas que usam a imagem feminina de forma pejorativa, além da chamada “taxa rosa”, que é a cobrança abusiva de produtos destinados ao público feminino, cujos preços dos mesmos itens para o mercado masculino ou unissex são mais baixos, como as lâminas de depilação, são alguns tipos de infrações que estarão na mira do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) a partir deste mês.
A medida faz parte da campanha do governo federal alusiva à data. O texto menciona a importância do reconhecimento dos direitos das consumidoras diante de práticas abusivas, publicidades com cunho pejorativo e demais atividades que alimentam a cultura de objetificação da mulher.
A ideia é que as diretrizes orientem o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor em relação às práticas comerciais abusivas que se caracterizam a partir da razão de gênero feminino. “Vamos atuar fortemente
contra publicidades que objetificam as mulheres, que discriminam e emitem um comportamento machista nas relações de consumo. A Senacon junto ao Sistema Nacional não admitirá essa postura. O estado tem o dever de proteção’, ressaltou o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous.
Campanha
No total, são 10 as diretrizes de orientação ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor: igualdade de gênero e não discriminação; proteção de direitos das mulheres consumidoras; educação e conscientização; comunicação não sexista; preços justos e igualdade de acesso; garantia de segurança e qualidade; participação das mulheres na tomada de decisão; cooperação e parceria; regulamentação e fiscalização; e promoção de ações afirmativas.
Em outra frente, a Senacon terá campanha própria de valorização dos direitos da mulher consumidora, em parceria com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Além disso, o sistema passa a ter subsídios para intensificar as fiscalizações relacionadas ao tema.
Fachada do prédio do Tribunal de Contas da
Foto: Reprodução Foto: Divulgação/Flickr TCU
União (TCU), em Brasília
Ministério da Justiça vai combater publicidade que discrimina mulheres MP do TCU pede “medidas necessárias” para apurar possíveis irregularidades do Poder Executivo
Fernanda Pinotti E Daniela Lima, CNN Fundado em 1997 Estado do Rio de Janeiro, 09 de março de 2023 - Ano XXVI - nº 1087 Diretor Presidente
Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Karine Melo -Agência Brasil
Rosa Weber e Janja defendem maior participação de mulheres no poder
No Dia Intencional da Mulher, celebrado ontem (8), o Senado homenageou sete mulheres que contribuíram de forma relevante à defesa dos direitos e das questões de gênero no Brasil. Elas foram agraciadas no plenário da Casa, com o Diploma Bertha Lutz.
Uma delas foi a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. Em seu discurso, ela disse que condutas e atos discriminatórios detectados no espaço forense indicam que nem o Poder Judiciário, em seus campos de atuação, está imune à cultura de subjugar e desqualificar a mulher. Segundo ela, a sociedade brasileira vê, nos dias atuais, a violência contra a mulher recrudescer de forma alarmante.
“Por isso, reafirmar o direito das mulheres à igualdade de tratamento e de acesso aos espaços decisórios públicos como forma de luta contra a discriminação de gênero não se trata de projeto realizado, mas sim de projeto em permanente construção. Em sociedade marcada pelo machismo estrutural, edificaram-se as estruturas procedimentais e de tomada de decisão
de modo a não considerar a mulher como um ator político institucional relevante no projeto democrático constitucional”.
Também agraciada, a primeira-dama do país, a socióloga Janja da Silva, falou sobre a importância da presença de mulheres em espaços de poder: “Quero dizer que o meu compromisso com o aumento da representação das mulheres na política é permanente, faz parte do meu dia a dia. Acredito que precisamos cada vez mais institucionalizar nos-
sa presença nos espaços de poder e garantir que existam e sejam cumpridas as regras de paridade”. Ainda na tribuna do Senado, Janja se comprometeu a ser aliada incondicional de primeira hora nas ações contra a violência de gênero na política: “a questão da violência contra a mulher é inadmissível. É inacreditável o número que hoje temos no nosso Brasil. Precisamos dar um basta. Parem de matar nossas mulheres! Nenhuma de nós com medo, todas nós na política”.
A lista de homenageadas desta edição teve ainda a cientista política e especialista em segurança pública e política de drogas, Ilona Szabó de Carvalho; a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; e a jornalista e uma das coordenadoras da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito Nilza Valéria Zacarias.
In memoriam
Na edição deste ano, foram agraciadas postumamente outras duas brasileiras: Clara Filipa Camarão e a jornalista Glória Maria.
Clara foi uma indígena da etnia potiguara que liderou um grupo de mulheres contra as invasões holandesas no século XVII, em Pernambuco. O nome dela está inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, em Brasília.
Já Glória Maria é considerada um ícone do jornalismo brasileiro. Atuou na TV Globo desde a década de 1970 e se tornou reconhecida pelas reportagens especiais e cobertura de fatos históricos no Brasil e no Mundo. Ela morreu em fevereiro de 2023, vítima
de câncer.
Bertha Lutz
Desde que foi criado, em 2001, o Diploma Bertha Lutz é entregue a pessoas que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher ou que tenham participado no enfrentamento das questões de gênero no Brasil em qualquer área de atuação, em defesa de uma sociedade mais plural e justa. Bertha foi uma bióloga, advogada paulista e uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século XX. Aprovada em concurso para pesquisadora e professora do Museu Nacional, em 1919, tornou-se a segunda brasileira a fazer parte do serviço público no Brasil. Teve contato com o movimento feminista ao estudar na Europa. No retorno ao Brasil, fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF). Uma das principais bandeiras levantadas por Bertha Lutz na época era garantir às mulheres o direito de votar e de serem votadas. Isso só ocorreu em 3 de maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte. Ela faleceu em 1976, no Rio de Janeiro.
Vitor Abdala - Agência Brasil
As autoridades policiais fluminenses registraram 36,8 mil casos de violência psicológica contra mulheres no estado do Rio de Janeiro, em 2021. O dado está no Dossiê Mulher 2022, que traz dados de violência contra a mulher no ano anterior e que foi divulgado ontem (8) pelo Instituto de Segurança Pública, órgão do governo fluminense responsável pela produção de estatísticas criminais. O número referente a 2021 representa um aumento de 18,15% em relação a 2020 (31,1 mil casos). Essa é a primeira vez que esse grupo de crimes supera as violências físicas, desde 2014. Os crimes de violência psicológica incluem, por exemplo, as ameaças, constrangimentos ilegais, registros não autorizados da intimidade sexual. Duas novas tipologias criminais também foram incluídas no Código Penal em 2021 e começaram a ser registradas pelo Dossiê da Mulher: os crimes de perseguição e de violência psicológica propriamente dito.
O crime de violência psicológica propriamente dito, por exemplo, consiste em causar dano emocional à mulher que a prejudique.
Foram registrados 666 casos no estado em 2021 “É muito comum, quando a gente lê os registros, a gente vê exemplos do homem que o dia inteiro diz que a mulher não serve mais para nada, que, se ele largar ela, ninguém mais vai querer. Isso vai minando o amor próprio da mulher e faz com que ela se torne mais envolvida no ciclo da violência”, afirmou a presidente do ISP, Marcela Ortiz Já o crime de perseguição afetou 604 mulheres. Também conhecido pela palavra da língua inglesa stalking, consiste em perseguir alguém de forma incessante e pode causar ameaças às integridades física e psicológica das vítimas, além de invadir sua privacidade e liberdade. As mulheres representaram 96% das vítimas desse tipo de crime no Rio de Janeiro em 2021. Segundo o Dossiê Mulher, 87,1% dos perseguidores eram companheiros ou ex-companheiros. Cerca de 59% dos casos ocorreram na residência das vítimas. “É uma forma de violência na qual o sujeito invade repetidamente a esfera da vida privada da vítima, de forma a restringir sua liberdade ou atacar sua privacidade ou reputação. O resultado é um dano temporário ou permanente [na vítima]. Se engana
quem acha que esse tipo de lesão é menos grave que as lesões físicas, porque muito possivelmente vão acompanhar as mulheres para o resto de suas vidas”, destacou a presidente do ISP, Marcela Ortiz.
Outras violências
O Dossiê Mulher reporta ainda que 109,2 mil mulheres foram vítimas de violência em 2021, das quais quase 35 mil sofreram violência física (assassinatos e lesões corporais). Entre os casos de violência múltipla, 36% envolviam violência moral (crimes de injúria, calúnia e difamação) e psicológica, 22,8% violência física e psicológica e 13,8% física e moral.
Também houve o registro de 85 casos de feminicídio, cometidos em grande parte por pessoas conhecidas. Segundo o dossiê, 80% dos assassinatos foram cometidos por companheiros ou ex-companheiros das vítimas.
Além disso, foram registrados 6.255 casos de violência sexual (estupro, tentativa de estupro, assédio sexual, importunação sexual etc.) contra mulheres, um aumento de 10,8% em relação a 2020.
Nos 4.429 casos de estupro, mais de dois terços das vítimas em 2021 tinham menos de 18 anos. As crianças de até 11 anos somaram 43,3% dos casos.
Respeito às mulheres é valor inegociável no Executivo
Paula Laboissière –Agência Brasil
Durante cerimônia em alusão ao Dia Internacional da Mulher, lembrado ontem (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou que, em meio à um contexto de diversas formas de violência contra as mulheres, é dever do Estado e de toda a sociedade enfrentar cada uma delas. Após assinar atos, decretos e projetos de lei, Lula destacou as 11 ministras do seu governo e classificou o respeito às mulheres como valor inegociável.
“Nada, absolutamente
nada justifica a desigualdade de gênero. A medicina não explica. A biologia não explica. A anatomia não explica. Talvez a explicação esteja no receio dos homens de serem superados pelas mulheres.
É isso que não faz sentido algum. Primeiro porque as mulheres querem igualdade, não superioridade. Segundo porque quanto mais as mulheres avançam, mais o país avança. E isso é bom para toda a população.”
O presidente lembrou que a desigualdade de gênero não é um problema exclusivo do Brasil. Ele citou dados da Organização das Nações Unidas
(ONU) sobre disparidade de renda e desigualdade entre homens e mulheres que indicam que a questão é ainda mais profunda do que se imaginava. “A humanidade levará 300 anos para alcançar a igualdade entre mulheres e homens se permanecerem as condições atuais. Por isso, não podemos aceitar que a condições atuais sejam mantidas. A igualdade de gênero não virá da noite para o dia, mas precisamos acelerar esse processo. E, se dependesse desse governo, a desigualdade acabaria hoje mesmo por um simples decreto do presidente”, concluiu.
Foto: Reprodução/TV Brasil Foto: Reprodução
Estado do Rio de Janeiro, 09 de março de 2023 GAZETA RIO 3 POLÍTICA
Mais de 36 mil mulheres foram vítimas de violência psicológica no Estado
Cláudio Castro debate recuperação
fiscal do Rio com o ministro Fernando Haddad
Ogovernador Cláudio Castro se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no início desta semana, em Brasília, para discutir pautas prioritárias para o Rio de Janeiro, como a revisão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e da dívida dos estados, além de entregar a Carta dos Governadores.
O documento foi fechado ao final do encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), no último sábado, na capital fluminense.
— Demos, hoje, um passo fundamental para garan-
tir a saúde financeira do Rio de Janeiro com esta reunião com o ministro Fernando Haddad. Entregamos ao ministro a Carta do Cosud, reforçando a necessidade de compensação das perdas com o ICMS como uma pauta urgente. Reiterei nosso amplo apoio à Reforma Tributária e discutimos também o ponto principal do Cosud, a questão da dívida dos estados com a União. Sul e Sudeste são responsáveis por 70% do PIB e compõem 93% da dívida pública. Isso precisa ser discutido — declarou o governador do Rio de Janeiro. Castro detalhou que, em
seguida, tratou da questão do RRF com o ministro. O chefe do Executivo estadual enfatizou que o Governo do Rio de Janeiro assinou o Plano de Recuperação Fiscal uma semana antes da sanção das leis federais que limitaram o ICMS sobre combustíveis, energia e telefonia. A previsão é que, em 10 dias, o ministério e os estados cheguem a uma solução sobre a incidência do ICMS sobre energia elétrica (TUST e TUSD) e combustíveis, além da questão da compensação aos entes pela perda de arrecadação com a redução do imposto em 2022. Havendo consenso, a ideia
é avançar sobre a revisão do regime.
Na reunião, que contou com a presença dos secretários de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo; da Casa Civil, Nicola Miccione; e da Chefia de Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, Castro fez uma explanação sobre o impacto da redução do ICMS no RRF. E destacou a importância da reformulação do regime, tendo em vista que o Plano de Recuperação Fiscal do Rio de Janeiro, aprovado em junho de 2022, foi elaborado diante de outro cenário.
Perdas para o Rio
O Plano de Recuperação
Fiscal foi construído com base em uma estimativa de receita que foi frustrada com as mudanças do ICMS trazidas pelas leis complementares federais 192 e 194. Somente no ano passado, a perda de arrecadação no Rio foi de cerca de R$ 5 bilhões em combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. Entretanto, apuração realizada com base nos critérios da lei 194 aponta uma redução de R$ 3,6 bilhões, valor menor por conta do comportamento do ICMS dos demais setores.
Participaram ainda do encontro o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galí-
polo, e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
Dívida do Sul e Sudeste Hoje, os Estados do Sul e do Sudeste respondem por 93% da dívida pública com a União, representando cerca de R$ 630 bilhões. Na Carta, os governadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina reforçam a necessidade de uma reforma tributária de base ampla, que aumente a eficiência econômica, por meio da simplificação das obrigações para os contribuintes e da adoção do princípio do destino.
das famílias sobe em fevereiro para
Aproporção de famílias brasileiras endividadas cresceu 0,3 ponto porcentual (p.p.) em fevereiro ante janeiro, para 78,3%, após dois meses de estabilidade, informou ontem (8) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ao divulgar a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Na comparação com fevereiro de 2022, o crescimento foi de 1,7 p.p. Embora tenha atingido, em 2022, uma média anual recorde na série histórica da Peic, iniciada em 2010, o endividamento – que considera qualquer tipo de dívida, incluindo
o uso de cartão de crédito, mesmo que pago em dia –“vinha apontando perda de fôlego desde outubro” do ano passado, diz o relatório divulgado pela CNC.
A alta de fevereiro foi puxada por “vencimentos de despesas típicas do primeiro trimestre (tributos, despesas escolares e contribuições para órgãos de classe, entre outras)”, continua o relatório.
A CNC destacou ainda que a evolução recente do mercado de trabalho, com melhora na renda disponível, e o alívio na inflação acumulada em 12 meses evitaram novas rodadas de aumento da inadimplência.
Em fevereiro, 29,8% das famílias entrevistadas pela Peic relataram ter
aponta pesquisa do CNC
dívidas em atraso, 0,1 p.p. abaixo do registrado em janeiro. Na comparação com fevereiro de 2022, há um aumento de 2,8 p.p. nessa proporção. Por outro lado, a leitura de fevereiro da Peic não sinaliza para um alívio continuado na inadimplência. Isso porque 11,6% das famílias relataram não ter condições de pagar as dívidas, mesmo nível de janeiro e 1,1 p.p. acima do registrado em fevereiro de 2022. “Quem tem dívidas mais antigas segue enfrentando dificuldade de sair da inadimplência, em função dos juros elevados. A proporção de consumidores sem condições de pagar dívidas atrasadas de meses anteriores chegou a
11,6% do total, estável em relação a janeiro, mas a proporção mais alta desde outubro de 2020”, diz o relatório da CNC. Entre os inadimplentes, 44% têm dívidas atrasadas por mais de 90 dias. “O tempo médio de atraso nos pagamentos foi de 62,7 dias, o maior desde janeiro de 2021”, diz o relatório da CNC.
Ainda conforme a entidade, a alta da proporção de endividados em fevereiro foi puxado pelas famílias com renda superior a três salários mínimos.
Entre as famílias mais pobres, que ganham até no máximo três salários mínimos por mês, a proporção de endividados caiu de 79,2% em janeiro para 79,0% em fevereiro.
Já entre os entrevistados com rendimentos de três a cinco salários mínimos por mês, houve aumento de 78,8% para 79,4%.
Mulheres
Por conta do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, a CNC divulgou algumas informações desagregadas por gênero na Peic de fevereiro.
Entre as mulheres, o endividamento subiu 1,1 p.p. em fevereiro ante janeiro, para 79,5% do total de entrevistadas, acima da variação agregada – entre os homens, houve queda de 0,1 p.p., para 77,2% dos consumidores entrevistados na Peic.
Entre as mulheres endividadas, 18,8% se consideram
“muito endividadas”, enquanto, entre os homens, essa proporção ficou em 15,5% em fevereiro.
“Isso indica que as condições financeiras e orçamentárias estão mais apertadas para o público feminino”, diz o relatório da CNC.
A inadimplência também ficou maior entre elas, em fevereiro: 30,3% das entrevistadas relataram ter dívidas em atraso, enquanto 29,1% dos homens fizeram o mesmo.
“Mas uma vez inadimplentes, as mulheres buscam resolver mais rápido o problema: enquanto elas ficaram em média 62 dias sem pagar dívidas, os homens permaneceram 63,5 dias com dívidas atrasadas”, diz o relatório.
Foto: Rogério Santana
governador Cláudio Castro se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça-feira (7/3), em Brasília
Endividamento
78,3% do total,
Estado do Rio de Janeiro, 09 de março de 2023 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
Vinicius Neder -Estadão Conteúdo
Deputado pede ao
DER-RJ melhorias em estradas de Itaboraí e Aperibé
Para proporcionar maior segurança aos motoristas que trafegam em rodovias estaduais, e moradores que residem próximo às estradas, o deputado Guilherme Delaroli (PL) formalizou ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) pedidos de melhorias em trechos que cortam os municípios de Itaboraí, na Região Metropolitana, e Aperibé, no Norte Fluminense.
Através de Indicação Legislativa número 0224/2023, o deputado estadual comunicou ao presidente do DER-RJ, Pedro Henrique de Oliveira Ramos, a necessidade de instalação de um redutor de velocidade na RJ 114, altura do entroncamento com a Avenida Antônio Gomes, no bairro Calundu, em Itaboraí. O presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) também solicitou
a recuperação da passarela na BR 104, altura do Km 21, em Itaboraí (Indicação 0177/2023).
Para a RJ 116, o deputado Guilherme Delaroli pediu à presidência do DER-RJ a limpeza e capina às margens do trecho que corta o município de Aperibé, através da Indicação Legislativa 0181/2023. Água - A falta de água no bairro Ampliação, em Itaboraí, fez ainda o deputado Guilherme Delaroli enviar ofício ao presidente da Águas do Rio, concessionária responsável pelo abastecimento, pedindo providências para o reestabelecimento do serviço.
“O nosso gabinete tem recebido muitas solicitações, estamos à disposição da população do Estado do Rio para levar as demandas aos responsáveis, e cobrar por uma melhor prestação dos serviços”, afirma o deputado Guilherme Delaroli.
Semana da Mulher: incentivo ao aleitamento materno leva mais saúde às mães e aos bebês
No Dia Internacional de Luta pelos Direitos das Mulheres, comemorado ontem, em 8 de março, a Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa promoveram, o evento Desbravadoras, com foco em mulheres voltadas para ciência e tecnologia, uma forma de conhecer e valorizar sua contribuição no decorrer da história e, atualmente, por suas descobertas importantes, seu pioneirismo e coragem de explorar no -
vos caminhos.
A programação teve início pela manhã de ontem, com a realização da EditatonaWikitathon, uma maratona de edição de verbetes da enciclopédia livre online Wikipedia, em parceria com a associação Wiki Movimento Brasil, para a criação de novas páginas sobre cientistas brasileiras. O objetivo é dar visibilidade a mulheres da ciência e da tecnologia que são autoras de feitos consideráveis e ainda não têm um artigo no site, como as cientistas Andreia Coutinho e Zelia Ludwig e
a matemática Eliza Maria, a primeira mulher negra a ter doutorado na área no país, algumas das que serão contempladas no evento.
"O que sabemos é que há uma deficiência estrutural de representatividade de biografias de mulheres em diversas áreas do conhecimento, comparativamente com pares do gênero masculino. Isso, porque a Wikipédia, de forma geral, repercute modelos dominantes de representação do conhecimento. Todo bloco de informação inserido na Wikipédia precisa
estar associado a uma fonte confiável e verificável. E pelo próprio Efeito Matilda [que esconde as mulheres cientistas e atribui seus feitos a homens, ato descrito pela sufragista do século XIX Matilda Joslyn Gage], inclusive, mulheres são menos mencionadas em fontes que consideramos confiáveis, como artigos científicos e aparições em veículos midiáticos consolidados, o que, consequentemente, contribui para a invisibilidade delas na enciclopédia livre também."
Mulheres da segurança pública são homenageadas em São Gonçalo
Empenhadas nas ações de segurança no município de São Gonçalo, mulheres da Guarda Municipal e agentes da Operação São Gonçalo Presente foram homenageadas, na manhã de ontem (8). O evento, que aconteceu na base da Secretaria de Ordem Pública, no bairro Estrela do Norte, reuniu mulheres com intuito de enaltecer e valorizar o trabalho de cada uma.
“Todas as mulheres merecem ser valorizadas e res-
peitadas. Hoje, quero parabenizar essas mulheres que atuam na área de segurança da cidade de São Gonçalo. Cada uma tem sua função dentro da corporação, contribui para o desempenho e andamento do nosso trabalho. E, hoje, no Dia Internacional da Mulher, separamos esse momento para homenagear essas mulheres que estão sempre executando suas funções com maestria”, disse o secretário de Ordem Pública, Major PM Francisco
Magalhães. A homenagem garantiu às mulheres uma palestra proferida pela assistente social Christhiane Silva Spínola, da Operação São Gonçalo Presente, quando foram explicados a história do Dia da Mulher e os direitos conquistados ao longo dos últimos anos.
A guarda Edma Mathias Netto, que atua na corporação há 30 anos, foi a primeira a ser presenteada e afirmou que ser lembrada
nesta data é extremamente importante. “São poucas vezes que acontece isso. Nos sentimos privilegiadas. A gente sempre espera esse reconhecimento. Mas poucas pessoas lembram da importância dessa data. Todas as mulheres se desenvolvem no trabalho, nos seus afazeres em casa, na sua profissão. É importante ser lembrada e homenageada por esse dia’, contou Edma Mathias.
Foto: Divulgação
Foto: Reprodução
Juliana e Allana
Deputado Guilherme Delaroli também cobra da concessionária Águas do Rio a regularização do serviço
Estado do Rio de Janeiro, 09 de março de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Informe Publicitario Estado do Rio de Janeiro, 09 de março de 2023 GAZETA RIO 6 GERAL
VOLTA AO MUNDO
Papa: violência contra mulher é fruto de opressão patriarcal
maratona de edição de verbetes na Wikipédia
Opapa Francisco atribui a "uma cultura de opressão patriarcal e machista" a violência contra as mulheres e lembra as diferenças que ainda existem na igualdade de gênero. As afirmações foram feitas no prefácio do livro Mais liderança feminina para um mundo melhor: o cuidado como motor da nossa casa comum, divulgado hoje (8). A obra foi editada por Anna Maria Tarantola, ex-diretora do Banco de Itália e atual presidente da Fundação Centesimus Annus pro Pontifice.
No volume publicado na Itália, e cujo conteúdo foi divulgado hoje pelo portal Vatican News, o papa afirma que "o mundo será melhor se houver igualdade na diversidade entre homens e mulheres".
Lembra que a igualdade não é a adoção de comportamentos masculinos pelas mulheres.
"Se as mulheres pudessem desfrutar de plena igualdade de oportunidades, poderiam contribuir substancialmente para a mudança necessária rumo a um mundo de
paz, inclusão, solidariedade e sustentabilidade integral", destacou o chefe da Igreja Católica. Francisco declarou que "ainda há muito por fazer para a plena emancipação da mulher".
O papel da mulher na Igreja foi outro ponto destacado pelo pontífice. "O papel da mulher na Igreja vai muito além da funcionalidade. Devemos continuar a trabalhar nisso. Muito mais além", acrescentou.
Destacando a necessidade de igualdade para um mundo melhor, o papa afirmou que "o caminho para a afirmação da mulher é recente, acidentado e, infelizmente, não definitivo".
"A capacidade de cuidar, por exemplo, é sem dúvida uma característica feminina que deve se expressar não só no seio da família, mas igualmente e com êxito na política, nos negócios, no mundo acadêmico e no local de trabalho".
Ele observou que 130 milhões de meninas no mundo não vão à escola. "Não há liberdade, justiça, desenvolvimento integral, democracia e paz sem educação", disse.
No Dia Internacional de Luta pelos Direitos das Mulheres, comemorado ontem, em 8 de março, a Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa promoveram, o evento Desbravadoras, com foco em mulheres voltadas para ciência e tecnologia, uma forma de conhecer e valorizar sua contribuição no decorrer da história e, atualmente, por suas descobertas importantes, seu pioneirismo e coragem de explorar novos caminhos.
A programação teve início pela manhã de ontem, com a realização da Editatona - Wikitathon, uma maratona de edição de verbetes da enciclopédia livre online Wikipedia, em parceria com a associação Wiki Movimento Brasil, para a criação de novas páginas sobre cientistas brasileiras. O objetivo é dar visibilidade a mulheres da ciência e da tecnologia que são autoras de feitos consideráveis e ainda não têm um artigo no site, como as cientistas Andreia Coutinho e Zelia Ludwig e a matemática Eliza Maria,
a primeira mulher negra a ter doutorado na área no país, algumas das que serão contempladas no evento.
"O que sabemos é que há uma deficiência estrutural de representatividade de biografias de mulheres em diversas áreas do conhecimento, comparativamente com pares do gênero masculino. Isso, porque a Wikipédia, de forma geral, repercute modelos dominantes de representação do conhecimento. Todo bloco de informação inserido na Wikipédia precisa estar associado a uma fonte
confiável e verificável. E pelo próprio Efeito Matilda [que esconde as mulheres cientistas e atribui seus feitos a homens, ato descrito pela sufragista do século XIX Matilda Joslyn Gage], inclusive, mulheres são menos mencionadas em fontes que consideramos confiáveis, como artigos científicos e aparições em veículos midiáticos consolidados, o que, consequentemente, contribui para a invisibilidade delas na enciclopédia livre também."
Receita antecipa para esta quinta liberação do programa do IR 2023
Ocontribuinte poderá organizar as contas com o Leão antes do início do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Com uma semana de antecedência em relação ao previsto, a Receita Federal libera hoje (9) o programa gerador da declaração deste ano (ano-base 2022).
Originalmente, a liberação do programa está prevista para o dia 15, primeiro dia de entrega.
pela presidência sueca do Conselho da UE.
Osecretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, admitiu hoje (8) que a cidade ucraniana de Bakhmut poderá cair "nos próximos dias" para as forças russas. Ele reafirmou que é preciso levar a sério a capacidade das Forças Armadas da Rússia. "Não devemos subestimar a Rússia", disse Stoltenberg, pouco antes de entrar para uma reunião informal dos ministros da Defesa da União Europeia (UE), organizada
Segundo o secretário, a Federação Russa "está utilizando mais tropas, mais forças" do que no início da invasão, que começou há pouco mais de um ano: "O que [a Rússia] não tem em qualidade tenta compensar em quantidade."
Sobre a situação em Bakhmut, Jens Stoltenberg admitiu que não se pode "excluir que possa cair nos próximos dias". Contudo, é "importante realçar que isso não reflete, necessariamente, um ponto de virada na guerra", destacou.
O programa gerador poderá ser baixado no site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC), ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e celulares dos sistemas Android e iOS.
O prazo de entrega da declaração não foi alterado e continuará de 15 de março a 31 de maio. O que mudará é que o contribuinte poderá adiantar-se e deixar a declaração salva, dias antes de transmiti-la à Receita.
Em nota, a Receita explicou que a antecipação do programa gerador também ajudará a evitar
congestionamentos que costumam ocorrer no primeiro dia de entrega da declaração, quando todo mundo baixa o programa ao mesmo tempo.
“A antecipação do PGD [programa gerador da declaração] ajuda o contribuinte que, ao ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração, pode se organizar e juntar a documentação que for necessária.
Além disso, deve evitar possíveis congestionamentos”, explicou o Fisco no comunicado. O envio da declaração pré-preenchida, esclarece a Receita, continuará
previsto para a data original, 15 de março. Segundo a Receita, somente nessa data, o Fisco conseguirá reunir as informações das declarações de rendimentos enviadas no fim de fevereiro por empregadores, instituições financeiras e planos de saúde e cruzá-las com a base de dados da Receita.
Novidades
As regras de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 foram anunciadas no último dia 27. Entre as novidades, estão a prioridade no recebimento da restituição de quem optar por rece-
ber via Pix, desde que a chave seja o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do cidadão, e de quem usar o modelo pré-preenchido. Outra novidade ocorre para quem tem investimentos na bolsa de valores. Agora, a declaração só é obrigatória para o investidor que tenha vendido ações cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou se ele obteve lucro com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR. Anteriormente, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior tinha que declarar, independentemente do valor.
Cientistas brasileiras
têm
Intenção é valorizar trabalhos ainda não Ipublicados na enciclopédia
RTP RTP Estado do Rio de Janeiro, 09 de março de 2023 GAZETA RIO 7 GERAL
Otan admite que russos poderão tomar Bakhmut nos próximos dias
CLASSIFICADOS
2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis
Dia Internacional da Mulher: Prefeitura do Rio oferece oito mil vagas para cursos, oficinas e empregos
No Dia Internacional da Mulher, o prefeito Eduardo Paes participou, ontem (8/3), ao lado da secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, do evento 8M, uma iniciativa da Prefeitura do Rio para que as mulheres voltem ao mercado de trabalho. Foram oferecidas oito mil vagas para empregos, cursos e oficinas de capacitação nas áreas do comércio, indústria e tecnologia. As inscrições podem ser realizadas até as 15h desta quarta-feira, presencialmente, no Campo de Santana, no Centro, e no Calçadão de Campo
Grande, na Zona Oeste. – Temos orgulho, na Prefeitura do Rio, da criação da primeira Secretaria da Mulher de todas as capitais brasileiras. Assim, conseguimos ter o olhar focado, elaborar políticas para as mulheres. E hoje, neste 8 de março, temos uma ação concreta, muito objetiva, que permite que de fato aconteça a emancipação da mulher. É um conjunto importante de políticas para a mulher ir para o mercado de trabalho, porque ela pode ser tudo o que ela quiser. Temos de reiterar sempre isso. Temos uma cultura de que a mulher deve trabalhar em determinadas áreas e outras não. O que queremos reafirmar,
permanentemente, é que a mulher pode trabalhar onde ela quiser – afirmou Eduardo Paes, durante o evento no Campo de Santana. A secretária de Políticas e Promoção da Mulher destacou o papel de inclusão e luta pelos direitos das mulheres, que tem sido realizado desde janeiro de 2021. E ressaltou que essa oferta de oito mil vagas de empregos, cursos e oficinas também foi fruto da parceria realizada com outras pastas do município. – Oito de março com oito mil oportunidades para as mulheres do Rio. A nossa missão é garantir que toda mulher tenha dignidade, emprego, capacitação e oportunida-
de. Sabemos que para romper o ciclo da violência é necessário que as mulheres tenham condições financeiras. Então, hoje temos esse intuito de garantir vida para as mulheres. Estamos oferecendo mais de 50 áreas de capacitação, desde área da indústria, tecnologia, comércio, idiomas e muito mais. Queremos reafirmar que todos os lugares são para elas –destacou Joyce Trindade.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, responsável pelo gerenciamento do banco de empregos da Prefeitura, realizou uma edição do Emprega Rio voltado para o cadastro de vagas de emprego disponibilizadas pelas empresas
parceiras e tirou dúvidas sobre auxílio- desemprego e a nova carteira de trabalho digital.
A empresa Magazine Luiza (Magalu), o Grupo Cataratas, o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) e a Fundação Mudes ofereceram vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz. A Universidade Estácio de Sá, a ONG Abraço Cultural, a Firjan e a Fecomércio foram parceiros da ação.
– Busco uma nova opção no mercado. Espero que esse dia seja incrível, inesquecível. Soube do evento por meio das redes sociais. Estou há três meses desempregada, mas abri meu próprio negócio de vendedora de doces para não ficar pa -
rada e pagar meus gastos, como a faculdade – contou Raíza Moreira dos Santos, de 20 anos, que tem experiência em área administrativa de empresas. Entre os cursos oferecidos, Mulheres.Tech, Elas na Indústria, Elas no Comércio e Mulheres Bilíngues destinaram uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 200 a R$ 400, e auxílio passagem para a realização do curso.
A Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço Social da Indústria (Sesi) ofereceram serviços gratuitamente para as mulheres. A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia abriu vagas nos cursos das Naves do Conhecimento.
OPORTUNIDADES
Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
Emprego
1
Casa Veículo
Negócios
Caderno G
Estado do Rio de Janeiro, 09 de março de 2023
Mês de março do museu ciência e vida tem teatro e oficinas gratuitas
OMuseu Ciência e Vida preparou uma programação especial para o mês de março, com diversas oficinas gratuitas e apresentações teatrais, além de visitação ao Planetário. As atividades começam neste sábado (11) e se estendem até 31 de março. O destaque desta temporada é a volta do projeto Tecendo Estrelas, que vai apresentar a peça “Folias & Fins” nos dias 11 e 18 de março, às 14h. O Museu Ciência e Vida, localizado na Rua Ailton da Costa, s/nº, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias, é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Parte da programação será voltada para grupos escolares que, a partir de 13 de março, podem fazer o agendamento pelos telefones 2334-1567 ou 23341574. As oficinas e sessões de Planetário serão nos dias 21, 22 e 23, 28, 29 e 30, sempre às 9h e 13h30. Já nos dias 24 e 31, o público espontâneo poderá participar. O Planetário terá sessão nos mesmos dias e nos seguintes horários: 10h45 e 15h15 (público escolar agendado) e, às 12h30, nos dias 24 e 31 de março para o público espontâneo.
TECENDO ESTRELAS
O Tecendo Estrelas é um projeto criado e coordenado pela astrônoma do museu Carolina de Assis, que tem como objetivo a produção de atividades teatralizadas que tenham a Astronomia como pano de fundo. Criado em 2015, a iniciativa se expandiu para agrupar diferentes metodologias de apresentação e, desde então, já foram realizadas sete montagens teatrais. “Retornar com o Tecendo Estrelas é uma grande realização. Acredito no potencial desta iniciativa em apresentar a astronomia e outras ciências ao público de forma leve e divertida. Nosso histórico confirma isso. Não é fácil conseguir, em uma única atividade, centenas de pessoas em um museu de ciências. Não existem muitos espaços museais e culturais na Baixada Fluminense e, neste projeto, trazemos uma mistura dos dois”, disse Carolina de Assis.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
COMPLETA:
11 e 18 de março . Espetáculo Folias & Fins com senha sendo distribuída a partir das 13h por ordem de chegada. O público-alvo dessa atividade é crianças entre 6 e 12 anos e a lotação é de 180 pessoas por apresentação;
21, 22 e 23 de março Oficinas e sessões do Planetário
Conhecendo nossos ossos
Que tal olhar de um jeito diferente para nós mesmos? A oficina vai explorar a percepção, criatividade e movimento das crianças para que, através de uma brincadeira, possam aprender mais sobre seus ossos, órgãos, movimentos e suas funções.
As aventuras de Roboto, o boto robô Existe diferença entre boto e golfinho? Onde podemos encontrá-los? Nesta atividade vamos trabalhar a educação ambiental aplicada na conservação de animais marinhos, por meio da elaboração de um jogo usando o Scratch Jr. Brincando com as palavras e seus significados
Você já se perguntou como são construídos os significados das palavras? E por que é importante termos significados para cada uma? Nesta oficina iremos discutir esse vasto tema, que é a linguagem e a comunicação.
24 de março
. Sessão do Planetário (público espontâneo), às 12h30
. Live ‘De Frente com Cientistas’, às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube do Museu Ciência e Vida. A primeira convidada deste ano é a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho
28, 29 e 30 de março
. Oficinas e sessões do Planetário:
Conhecendo nossos ossos
As aventuras de Roboto, o boto robô Brincando com as palavras e seus signifi-
cados
31 de março
•Sessões do Planetário (público espontâneo), às 12h30;
•RPG do Museu Ciência e Vida, às 14h
Funarj abre editais que premiam música, dança e artes cênicas com R$ 500 mil
OGoverno do Rio, por meio da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), abriu dois editais culturais que distribuirão mais de R$ 500 mil em prêmios. O objetivo é divulgar os melhores projetos de todo o território do estado do Rio de Janeiro. As inscrições estarão disponíveis no site www. funarj.rj.gov.br.
O primeiro edital é o "Prêmio Funarj de Música Ao Vivo 2023", que recebe inscrições até o dia 12/3. Nele, serão selecionados 60 projetos de música ao vivo, de quaisquer gêneros musicais, de grupos, companhias ou artistas independentes que sejam
do Rio de Janeiro ou que desenvolvam, comprovadamente, ações e/ou projetos culturais no território fluminense há pelo menos um ano.
O valor da premiação para cada projeto contemplado é de R$ 5.500. Como contrapartida, o selecionado deverá realizar uma apresentação em um dos teatros da Funarj: Teatro Armando Gonzaga (em Marechal Hermes), Teatro Mário Lago (Vila Kennedy), Teatro Arthur Azevedo (Campo Grande) ou Casa de Cultura Laura Alvim (Ipanema) - todos ficam na capital fluminense. - É dever do Estado dar ferramentas e oportunidades para a população estimular e mostrar suas habilidades. Seguimos o
nosso compromisso de investir na cultura, mas precisamos da participação de todos. Com certeza você deve conhecer alguém que se encaixe em um dos editais. Incentive seus amigos e vizinhos a participarem. A Cultura é de todos e para todos - defende o governador Cláudio Castro. Outra ação de fomento cultural é o "Edital Ondas da Cultura 2023", com inscrições abertas até 15/3. A iniciativa vai selecionar 60 vídeos de performances artísticas, entre 10 e 20 minutos, a serem exibidos no canal da Funarj no YouTube durante todo o ano de 2023, prazo que pode ser estendido. As categorias serão divididas em: Artes Cênicas, Música, Solo Musical e Dança.
Cada proponente selecionado receberá um prêmio de acordo com a sua categoria, que pode ser de R$ 2 mil ou R$ 3.500. Para o presidente da Funarj, Jackson Emerick, essa é uma oportunidade para todos os artistas que residem no território fluminense.
- Esses editais são um sucesso. A demanda é sempre maior e tentamos, a cada ano, ampliar o número de contemplados. No caso do "Música Ao Vivo", por exemplo, em 2022 eram 40 contemplados, esse ano aumentamos para 60. Apesar de querermos aprovar todos os talentos, a ideia é tentar alcançar o maior número possível de artistas - destaca.
Foto: Divulgação
A Casa de Cultura Teatro Laura Alvim fica em Ipanema, na Zona Sul carioca: opção de local para apresentação como contrapartida
Estado do Rio de Janeiro, 09 de março de 2023 GAZETA RIO 9
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Campeonato de futebol de Itaguaí está de volta
Ex-Flamengo e São Paulo, Rhodolfo cita Cruzeiro e Ronaldo em ação que cobra quase meio milhão
Após 10 anos sem campeonato na cidade, começa neste domingo, 12/3, a primeira fase do Campeonato Municipal de Itaguaí 2023, que contará com 32 times, com jogos eliminatórios previamente sorteados. Os times vencedores dessa etapa definirão os 16 times da Série A e os 16 que perderem vão compor a Série B. Os jogos da primeira fase vão acontecer no Centro de Treinamento Pedrinho Vicençote
a partir das 8h em um grande evento com show de pagode, brinquedos para crianças, Food Truck e muito mais.
A Série A tem início no próximo dia 19 em fase classificatória e a final está marcada para o dia 5 de julho, no aniversário 205 anos da cidade de Itaguaí. O Campeonato Municipal Série B tem previsão de início no segundo semestre deste ano.
As rodadas da Série A vão acontecer aos domingos em alguns campos da cidade, com sistema de
chaves. As equipes que mais pontuarem em cada chave vão disputar as oitavas de final, passando depois para as quartas, semi-final e final. Como premiação, haverá troféus para o primeiro, segundo e terceiro lugares. Existe uma grande expectativa dos times para esse campeonato, como relata o jogador Walace Pereira, da equipe Juventus Itaguaí.
“A expectativa é muito grande do Municipal estar retornando à cidade, Graças a Deus. Um campeonato badalado,
Nossos Cursos Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
né? Voltar depois de 10 anos… Quando eu disputei, era bem novo; agora, com mais experiência, creio que vai ser melhor disputar esse campeonato de alto nível. Estamos preparados com a equipe da Juventus, que tem um elenco forte. E que venha um excelente campeonato pra nós”, conclui. O prefeito Rubem Vieira (Rubão) destaca que o campeonato não acontece há muitos anos, e que continuará investindo no esporte amador da cidade.
Ozagueiro Rhodolfo é mais um jogador a acionar o Cruzeiro na Justiça do Trabalho. Em ação iniciada nesta semana, o jogador cobra o pagamento de verbas rescisões em ação que também citou a SAF de Ronaldo Fenômeno. A ação tem o valor de R$ 446.166,64. Rhodolfo segue o caminho de outros jogadores e funcionários. Todos eles têm citado a gestão de Ronaldo Fenômeno no processo, mesmo que não tenham sido contratados efetivamente pela gestão.
O zagueiro deixou o time mineiro no co -
meço de dezembro de 2022, quase três semanas antes do anúncio da chegada de Ronaldo Fenômeno ao Cruzeiro. Uma audiência inicial foi marcada para 27 de março.
O jogador foi contratado para a Série B do Brasileiro 2021. Foram apenas oito jogos pelo Cruzeiro, sem conseguir se firmar na dupla de zaga. Depois, não atuou por mais nenhum clube.
O zagueiro de 36 anos passou por outros grandes do Brasil. Atuou pelo Flamengo, São Paulo e Athlético-PR. Neste último, agora, seu filho iniciou trabalhos na categoria de base.
Muricy Ramalho faz coro por Abel Ferreira na Seleção Brasileira
Téc Enfermagem
Secretaria Escolar Segurança do Trabalho
Formação de Professores
Cuidador de Idosos
MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Muricy Ramalho por pouco não dirigiu a Seleção Brasileira em 2010. Fazendo grande trabalho no Fluminense na época, não aceitou convite da CBF para "honrar a palavra dada" ao clube carioca. Iria por mérito e revelou, nesta terça-feira, que Abel Ferreira deveria ser o substituto de Tite na equipe nacional justamente por estar fazendo a diferença no comando do Palmeiras.
O técnico português é disparado o melhor na atualidade dirigindo um clube no País. E, na visão de Muricy Ramalho, atualmente Coordenador Técnico do São Paulo, deveria ser o principal candidato a assumir a seleção por vivenciar o futebol brasileiro e estar em solo verde amarelo.
A CBF ainda não definiu quem substituirá Tite, que saiu após encerrar o ciclo na Copa do Mundo do Catar. O nome de Carlo Ancelotti, do Real Madrid, é o mais comentado.
Mas, para Muricy, a CBF devia buscar alguém que está vivenciando o futebol brasileiro e o que faz um melhor trabalho por "Eu acho o seguinte: tem de ser o melhor, e o do País. Então, eu acho que tem que ser o Abel (Fer-
reira) porque ele já está acostumado com o futebol brasileiro, mesmo se você falar que os jogadores jogam tudo fora. Não interessa, aqui a imprensa é diferente, a logística é diferente, tudo é diferente, e ele já conhece", afirmou Muricy em entrevista ao programa Último Lance, da TNT Sports. Muricy foi além e teceu mitos elogios ao treinador do arquirrival Palmeiras. "Além de conhecer, ele é vitorioso, ganhador. Para dirigir a seleção brasileira tem que ter vitórias, títulos. Ele já mostrou nesses anos que está no Brasil que, hoje, ele é o melhor.
A gente tem que entender isso."
Na visão de Muricy, Abel Ferreira não tem a valorização que merece pelo trabalho benfeito no Palmeiras. "O cara ganha um campeonato, os caras falam 'tudo bem, o time é muito bom, deu liga', aqueles conversas do futebol". Mas ele não ganhou só um não. Quando começa a repetir muito título é porque o cara é bom", afirmou. "É bom de verdade. O Abel nesse momento, para mim, é o melhor do Brasil. A gente tem que respeitar isso. Não traria nenhum de fora, traria ele."
Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 09 de março de 2023 Ano XXVI - nº 1087 Foto: Divulgação Foto: Ronaldo Silva
Vantagens que só o aluno GHF tem (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita)