2 minute read

Semana da Mulher: incentivo ao aleitamento materno leva mais saúde às mães e aos bebês

No Dia Internacional de Luta pelos Direitos das Mulheres, comemorado ontem, em 8 de março, a Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa promoveram, o evento Desbravadoras, com foco em mulheres voltadas para ciência e tecnologia, uma forma de conhecer e valorizar sua contribuição no decorrer da história e, atualmente, por suas descobertas importantes, seu pioneirismo e coragem de explorar no - vos caminhos.

A programação teve início pela manhã de ontem, com a realização da EditatonaWikitathon, uma maratona de edição de verbetes da enciclopédia livre online Wikipedia, em parceria com a associação Wiki Movimento Brasil, para a criação de novas páginas sobre cientistas brasileiras. O objetivo é dar visibilidade a mulheres da ciência e da tecnologia que são autoras de feitos consideráveis e ainda não têm um artigo no site, como as cientistas Andreia Coutinho e Zelia Ludwig e a matemática Eliza Maria, a primeira mulher negra a ter doutorado na área no país, algumas das que serão contempladas no evento.

Advertisement

"O que sabemos é que há uma deficiência estrutural de representatividade de biografias de mulheres em diversas áreas do conhecimento, comparativamente com pares do gênero masculino. Isso, porque a Wikipédia, de forma geral, repercute modelos dominantes de representação do conhecimento. Todo bloco de informação inserido na Wikipédia precisa estar associado a uma fonte confiável e verificável. E pelo próprio Efeito Matilda [que esconde as mulheres cientistas e atribui seus feitos a homens, ato descrito pela sufragista do século XIX Matilda Joslyn Gage], inclusive, mulheres são menos mencionadas em fontes que consideramos confiáveis, como artigos científicos e aparições em veículos midiáticos consolidados, o que, consequentemente, contribui para a invisibilidade delas na enciclopédia livre também."

Mulheres da segurança pública são homenageadas em São Gonçalo

Empenhadas nas ações de segurança no município de São Gonçalo, mulheres da Guarda Municipal e agentes da Operação São Gonçalo Presente foram homenageadas, na manhã de ontem (8). O evento, que aconteceu na base da Secretaria de Ordem Pública, no bairro Estrela do Norte, reuniu mulheres com intuito de enaltecer e valorizar o trabalho de cada uma.

“Todas as mulheres merecem ser valorizadas e res- peitadas. Hoje, quero parabenizar essas mulheres que atuam na área de segurança da cidade de São Gonçalo. Cada uma tem sua função dentro da corporação, contribui para o desempenho e andamento do nosso trabalho. E, hoje, no Dia Internacional da Mulher, separamos esse momento para homenagear essas mulheres que estão sempre executando suas funções com maestria”, disse o secretário de Ordem Pública, Major PM Francisco

Magalhães. A homenagem garantiu às mulheres uma palestra proferida pela assistente social Christhiane Silva Spínola, da Operação São Gonçalo Presente, quando foram explicados a história do Dia da Mulher e os direitos conquistados ao longo dos últimos anos.

A guarda Edma Mathias Netto, que atua na corporação há 30 anos, foi a primeira a ser presenteada e afirmou que ser lembrada nesta data é extremamente importante. “São poucas vezes que acontece isso. Nos sentimos privilegiadas. A gente sempre espera esse reconhecimento. Mas poucas pessoas lembram da importância dessa data. Todas as mulheres se desenvolvem no trabalho, nos seus afazeres em casa, na sua profissão. É importante ser lembrada e homenageada por esse dia’, contou Edma Mathias.

This article is from: