
3 minute read
“Ádil e os Leões” se apresenta Teatro Glaucio Gil, no dia 04
comunidades do Rio de Janeiro, produzido por Fernando Meirelles, além de um filme de aventura e ficção científica que se passa em um futuro distópico, produzido por Andrea Barata Ribeiro. Já anunciados na CCXP22, outros dois projetos estão em processo de desenvolvimento. Um deles é “Amazônia”, sobre cidadãos comuns que lutam pela preservação da floresta contra os invasores, criado e estrelado por Bruno Gagliasso, com textos de Luciano Moura e Elena Soarez, e com a produção de Andrea Barata Ribeiro. O segundo, com direção de Marcus Alqueres e com Gabriel Leone e Luís Navarro como protagonistas, é
Marcelo Rubens Paiva e dirigida por Hugo Prata. A O2 conta ainda com projetos em fase de criação. Nesta etapa estão três dramas: um deles ambientado no interior do Brasil, dirigido por Luis Pinheiro e protagonizado por Deborah Secco, uma aventura urbana dirigida por Pedro Morelli, e outro sobre crime organizado, escrito por Elena Soárez. A lista de coproduções internacionais inclui dois filmes ambientados na Amazônia e uma série sobre uma das figuras mais controversas do crime norte-americano da década de 1980, escrita pelo roteirista americano Adam Penn, de “Mr. Robot” e “American Horror Story”.
Advertisement
Oespetáculo infantil "Ádil e os Leões", da Cia. Papa Vento, estreia dia 04 de março no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, onde cumpre temporada até 26 de março, com sessões aos sábados e domingos às 16h. A peça, encenada por meio de bonecos de silhuetas e sombra manipulados pelas atrizes Cristiana Lacerda e Júlia Sarraf, é baseada em um conto da tradição oral oriental que explora o tema do medo.

O público acompanha a história de Ádil, um príncipe que precisa passar por uma prova para se tornar rei: enfrentar um leão selvagem. Com medo, decide fugir e parte para uma longa viagem. Porém, a cada novo lugar que chega, encontra um leão, vendo-se obrigado a fugir uma e outra vez. Até que, finalmente, conhece a princesa Nur, por quem se apaixona, e percebe que tem de enfrentar de uma vez por todas o leão de seu reino. No fim, uma surpresa acontece.
O cenário composto por uma caverna mágica transporta o espectador para um pequeno mundo repleto de ludicidade. Um trabalho artesanal onde cada elemento é pensado para que essa "viagem" seja surpreendente para crianças e adultos. A trilha sonora com canções autorais de Pedro Dias Carneiro e Bruno Danton, juntamente com composições originais de Tinamei e Renato Resende, evoca as tradições orientais. Algumas músicas serão executadas ao vivo por Júlia Sarraf na sanfona e no violão. “Adil e os Leões” faz parte da trilogia “Histórias que Curam”, composta também pelos espetáculos “A Princesa e o Rouxinol” (que fará duas únicas sessões no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, nos dias 02 e 16 de abril, às 10h) e “A Princesa da Água da Vida” (em produção). O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ 2. Cia. Papa Vento Criada e dirigida pela atriz e contadora de histórias Cristiana Lacerda, a cia. Papa Vento tem um repertório de mais de 20 histórias com fantoches e é amplamente conhecido pelo público infantil carioca, se apresentando em eventos particulares, praças, escolas, parques, clubes e empresas. Em 2023 a Cia. completa 35 anos de atividades, colecionando diversas experiências com crianças e projetos educativos, sempre com uma manipulação de bonecos de excelência
Serviço
ÁDIL E OS LEÕES
Quando: 04/03 a 26/03;
Dia/hora: sábados e domingos às 16h;
Local: Teatro Glaucio Gill;


Endereço: Praça Cardeal Arcoverde s/n, Copacabana; Telefone: (21) 2332-7904;
Capacidade: 100 lugares;
Ingresso: R$30 (inteira)/ R$15 (meia);

Duração: 50 minutos;
Gênero: Infantil; Classificação: livre; Instagram: https://www. instagram.com/papa_vento/
Fique De Olho
*Micheli Faria
COMO BUSCAR A FELICIDADE?
Um jeito de ser e de manter sua mente saudável, isso é ser feliz. Sem a mente livre não tem como ser feliz, não guarde rancores, ódio e deixe entrar só pensamentos de amor e paz. Paciência e meditação é uma dica para que não sinta ansiedade, afinal uma fruta madura e cheirosa é boa no tempo certo em que é colhida. A colheita da fruta ainda verde, talvez possa comprometer o sabor e a elegância do fruto.
Precisa ter coragem para encarar o cotidiano, com tranquilidade todos os dias, vencer as dificuldades aos poucos, superando os problemas e não de uma vez só. Nem sempre conseguimos resolver tudo rápido e algumas situações só o tempo pode resolver. Então, pra que o sofrimento?
Pensar pouco sobre os problemas, deixando sua mente livre para continuar a trajetória e analisar para resolver tudo na hora certa, pode ser a melhor solução. Faça exercícios, caminhe mais e tenha FÉ. Uma boa noite de sono também ajuda a manter o humor melhor. Não esqueça que ter amigos também é bom, mas se não forem pessoas que te tragam paz, prefira um animal de estimação. Com isto, mente livre, paciência, coragem sem ansiedade e perseverança, podem fazer sua vida mais feliz. Espero que exercitem!
*Micheli Faria Educadora e jornalista
