LxNorte News Ano II nº 12

Page 5

Classe do Bebé no CHLN

A «Classe do Bebé» é um projeto de cariz pedagógico, desenvolvido pelas Técnicas Fisioterapeutas do Departamento de Pediatria do CHKN e que nasceu da necessidade de dar apoio aos pais, cujos bebés tenham tido alta da Unidade de Neonatologia, promovendo a iniciação ao toque e à massagem no bebé. O principal objetivo da “Classe do Bebé” centra-se na promoção da competência parental e no estímulo do desenvolvimento infantil. Vários estudos demonstram a importância do toque no desenvolvimento infantil durante o primeiro ano de vida e são muitos os benefícios da massagem infantil, tanto para o bebé, como para os cuidadores, designadamente: (i) proporciona boas relações entre pais/filhos; (ii) confere mais responsabilidade e maiores valores familiares/ competência parental; (iii) promove a diminuição dos níveis de stress; (iv) promove a empatia/intimidade; (v) incentiva a nutrição sensorial e (vi) incentiva a partilha de experiências entre cuidadores. A “Classe do Bebé” está indicada tanto para os bebés com desenvolvimento normal, como para os bebés com necessidades especiais. Foi concebida para frequência de bebés até aos 12 meses de idade, com periodicidade semanal e a duração de cerca de uma hora. Nas sessões que integram este projeto, são abordados vários temas, designadamente: (i) a massagem do bebé (em cada semana é dada uma parte do corpo); (iii) o neurodesenvolvimento (consoante a fase em que os bebés se encontram); (iii) os sinais de alerta a considerar; (iv) a segurança infantil e (v) o brincar e os brinquedos. A equipa que desenvolveu este projeto é constituída pelas Técnicas Fisioterapeutas Ana Judite, Fernanda Amaral, Sofia Cruz, Sofia Vieira e Virgínia Marques, do Departamento de Pediatria do CHLN.

Campus de Santa Maria recebe 3as Jornadas de Medicina Subaquática e Hiperbárica No passado dia 24 de setembro realizou-se, no Auditório 58 do Edifício Egas Moniz, do campus de Santa Maria, as 3as Jornadas de Medicina Subaquática e Hiperbárica da Marinha. Na sessão de abertura estiveram presentes o Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Diretor do Instituto de Fisiologia Clínica da FMUL, o Comodoro Lourenço dos Santos, Diretor de Saúde Naval, o Dr. Carlos das Neves Martins, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e Presidente do Centro Académico Medicina de Lisboa (CAML), bem como o Comandante de Fragata Quaresma Guerreiro, Diretor do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica da Marinha (CMSH). Estas Jornadas iniciaram com o tema «Investigação em Medicina Hiperbárica», que contou com a presença de especialistas das Faculdades de Medicina de Lisboa e do Porto, bem como especialistas do CMHSH. Foram ainda debatidos reconhecidos temas desta especialidade, entre eles, as indicações gerais da Oxigenoterapia Hiperbárica e sua aplicação na prática clínica no âmbito das diferentes especialidades, nomeadamente da Otorrinolaringologia, da Oncologia/Radioterapia, da Oftalmologia e da Fisiatria.

LXNorte | NEWS | dez’15 | 04


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.