Lembrar | Alberto Sousa

Page 1


Alberto Augusto de Souza nasceu em 1880 em Lisboa. Tendo sido um notável aguarelista ilustrador e desenhador português; foi discípulo de Nicola, Bigaglia e de Manuel de Macedo. Colaborou em jornais como A Capital, O Mundo, Novidades e A República, e internacionais no L’ Illustration e Illustrated Londed News . Ilustrou livros como Pátria Portuguesa de Júlio Dantas, e Olivença de Matos Sequeira e Rocha Júnior. Fundou a revista Terra Portuguesa com Sebastião Pessanha e Virgílio Ferreira. Registou trajes tradicionais de Aveiro e como aguarelista pintou, entre outros assuntos, capelas, pórticos e claustros. O Artista faleceu em 1961 em Lisboa. Alberto de Souza, aguarelista, distinguiu-se, como prova esta composição, na aguarela: Porta Regral do Convento de Santa Clara, Porto, de 1954, pela firmeza do desenho, pela limpidez da cor, pelo sentido da luz. Foi sobretudo notável como intérprete de trechos arquitectónicos, plenos de solidez e dignidade em seus excelentes cartões.

Porta Regral do Convento de Stª Clara no Porto, 1954 Alberto de Souza (1880 - 1961) Aguarela s/ papel 380x490 N. Inv. 0049



Para visitar a exposição online clique no quadrado ou “leia” o Código QR com o seu telemóvel:

Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro Praça Dr. António Breda, 4 3750– 106 Águeda

Tel. +351 234 105 190 Email: conservador.museu@ fundacaodionisiopinheiro.pt www.fundacaodionisiopinheiro.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.