Faiança Delft

Page 1

Faiança

DELFT na Colecção da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro


Faiança

DELFT na Colecção da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro

Delfts Blauw (Delft Azul), é a típica faiança azul e branca, proveniente da Holanda, mais precisamente da cidade de Delft. O grande apogeu da produção da faiança de Delft deu-se nos séculos XVII e XVIII, com o crescimento exponencial de oficinas que rapidamente exportavam as suas peças para toda a europa. Assim, a produção de outros países, como a Alemanha, Inglaterra e França, foi influenciada por Delft. Inicialmente, a faiança azul de Delft tomou como inspiração as peças de porcelana chinesa que chegavam à Europa e anteriormente já adotavam a mesma abordagem estética e cromática do uso do azul, assim como alguns motivos, que viriam a ser inspiradores para a produção europeia.

“A porcelana azul e branca tornou-se global bem antes do conceito moderno de globalização ter sido inventado” Laurent de Verneuil, curador da exposição francesa My Blue China – La Mondialization em Bleu et Blanc.

A produção de Delft viria, já no final do séc. XVIII, a sofrer uma quebra pelo retorno do grande fluxo de fornecimento de peças provenientes do Oriente, nomeadamente da China, e o crescimento de outros mercados de cerâmica na europa. Apenas a empresa Koninklijke Porceleyne Fles N. V., conhecida por Royal Delft, permanece em produção actualmente, desde 1653, e continua o processo de fabrico tradicional de peças Delfts Blauw, como fazia na época.

Marca oficial Delft - KYDAE Delft


Pote em ânfora c. 1890 Delft - KYDAE Delft Faiança (Azul) 310x160 N. Inv. 498

Pote em ânfora c. 1890 Delft - KYDAE Delft Faiança (Azul) 310x160 N. Inv. 499


Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro Praça Dr. António Breda, 4 3750– 106 Águeda Tel. +351 234 105 190 Email: conservador.museu@ fundacaodionisiopinheiro.pt www.fundacaodionisiopinheiro.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.