4 minute read

Vereador de Tubarão recomenda suspensão de pagamentos à Serrana

José Luiz Tancredo pediu também a revisão do contrato com a empresa após as revelações decorrentes da Operação Mensageiro, que apura suspeita de corrupção no setor de coleta e destinação de lixo em municípios do Estado

| Tubarão Engenharia LTDA e que o seu contrato seja revisado. Tancredo citou também informações divulgadas pela imprensa estadual, a partir de dados vazados do Ministério Público, de que “há indícios de que a empresa tem contratos superfaturados com diversas prefeituras e que, dos valores contratados, apenas 29,96% são efetivamente destinados à prestação do serviço contratado”.

Advertisement

Em meio aos desdobramentos da Operação Mensageiro, que já prendeu sete prefeitos em Santa Catarina por suspeita de corrupção no setor de coleta e destinação de lixo, o vereador José Luiz Tancredo (MDB), de Tubarão, recomendou na última semana a suspensão dos pagamentos à Serrana Engenharia por parte do município.

Com sede em Joinville, a empresa está no centro da Operação Mensageiro, que apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.

A investigação está em curso há pouco mais de um ano pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, que atua em conjunto com o GAECO e o GEAC.

O vereador de oposição ao governo apresentou requerimento em que pede à prefeitura informações sobre a possibilidade de suspensão dos pagamentos da empresa Serrana

Já na sessão desta segunda-feira, dia 27, o ve- reador apresentou outro requerimento ao Executivo, agora sobre a possibilidade de suspensão dos pagamentos da empresa Racli Limpeza Urbana Ltda e que o referido contrato seja revisado.

“Segundo dados do MPSC, o município de Tubarão apresentou aumento desproporcional no montante de lixo produzido em comparação ao crescimento demográfico. Entre 2017 e 2018, a população do município cresceu 10,18%, já a produção de resíduos sólidos foi de 17,33%, 325 toneladas a mais por mês no período. Deste modo, necessário se faz a suspensão dos pagamentos da re- ferida empresa com o objetivo evitar danos ao erário”, justifica o vereador.

Usar fio dental funciona como tratamento para gengivite?

A gengivite é uma inflamação na gengiva provocada pelo acúmulo de placa bacteriana. O problema é uma das principais causas de inchaço e sangramento gengival e deve ser tratado desde o início para evitar danos maiores. Contudo, engana-se quem pensa que escovar os dentes ou passar fio dental é o suficiente para solucionar o incômodo. Uma vez que a gengiva já está inflamada, somente um dentista será capaz de avaliar a condição e indicar o tratamento.

Deputado pede instalação de CPI na Alesc

O deputado estadual Sargento Lima (PL) protocolou pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) junto à presidência da Assembleia Legislativa (Alesc) para investigar possíveis envolvimentos de agentes públicos no desvio de verbas estaduais, alvo de investigações da Operação Mensageiro, que já prendeu sete prefeitos até agora.

O deputado já tem cinco de 14 assinaturas necessárias para ir à discussão no plenário. O requerimento pede a CPI para, no prazo de 120 dias, prorrogável por igual período, acompa- nhar as investigações do Gaeco, com o objetivo de apurar o eventual envolvimento de agentes públicos e de uso de verbas públicas estaduais nos casos de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e superfaturamento dos contratos de prefeituras com empresas privadas no setor de coleta e destinação de lixo.

“Protocolei na Alesc pedido de abertura de CPI para acompanhar e investigar a participação de agentes públicos estaduais no escândalo levantado pelo Gaeco na Operação Mensa- geiro. Sete prefeitos foram presos, mas é preciso apurar se não há envolvimento de agentes do Estado. E também se não existe verba pública estadual no esquema. O escândalo envolve fraude em licitações, corrupção ativa e passiva e superfaturamento de contratos com a prestadora de serviço. É preciso passar o assunto a limpo, pois todo ato de corrupção no serviço público sai do bolso do contribuinte”, diz o deputado Sargento Lima.

O parlamentar aguarda o deferimento ou não da parte da presidência da Casa Legislativa.

Treze de Maio: 48 9 9994-5080

Tubarão: 48 9 9918-0721

O fio dental é um dos componentes do tratamento da gengivite, além de uma higiene oral adequada e um creme dental indicado pelo cirurgião dentista. O tratamento da gengivite depende da natureza e da severidade da inflamação. Por esse motivo, a ida ao dentista é indispensável, pois somente um especialista será capaz de identificar a causa e orientar o paciente sobre os cuidados que deve ter para solucionar o problema. Quando diagnosticada, a gengivite é tratada com a remoção das placas bacterianas por meio da raspagem. A técnica consiste na remoção manual do tártaro com uso de ferramentas odontológicas específicas. Fora do consultório, destaca-se a importância de manter uma boa higiene oral para alcançar o sucesso do tratamento. Para o home care: higiene oral adequada, creme dental, uso de fio ou fita dental e colutório (enxaguante bucal).

Principais causas de gengivite

A principal causa de gengivite é o acúmulo de placa bacteriana causada pela higiene bucal ineficiente. A situação provoca reação inflamatória próxima ao elemento dentário. Contudo, existem fatores de risco que aumentam a chance de uma pessoa desenvolver gengivite. São eles:

* Alterações hormonais;

* gestação;

* disfunção imune;

* diabetes;

* medicamentos;

* deficiência de vitamina C;

* tabagismo.

Uso do fio dental é fundamental para a prevenção da gengivite

A melhor maneira de prevenir a gengivite é não abrir mão dos cuidados bucais: higiene após as refeições, uso de fio ou fita dental contínuo e colutório oral específico. No caso do fio dental, seu uso é ainda mais importante, pois sua função é remover a placa bacteriana e os restos de alimentos onde a escova não consegue alcançar facilmente. Por isso, mesmo que você escove bem os dentes todos os dias, ainda assim pode acumular placa e tártaro na cavidade oral. Portanto, o item é indispensável para garantir a higiene diária completa. Consulte um dentista pelo menos uma vez por ano ou a cada seis meses para uma limpeza profissional e exames de rotina.

This article is from: