3 minute read

Sonho do asfalto começa a ganhar forma

Da Estrada da Jabuticabeira, em Jaguaruna, a Congonhas, em Tubarão, avançam as obras de pavimentação entre os dois municípios. pg 3

Cl Udio Rog Rio

Advertisement

Fio dental contra gengivite?

Engana-se quem pensa que escovar os dentes ou passar fio dental é o suficiente para solucionar o incômodo na boca. pg 5

Samuel Woyciekowski

Jornalista

(48) 99900-8188

Guarda-vidas

O trabalho diário dos guarda-vidas no litoral de Santa Catarina chegou ao fim e, a partir de agora, bombeiros civis e militares estarão disponíveis para a população nas praias apenas nos fins de semana. Em Jaguaruna, os postos do Camacho, Arroio Corrente, Lagoa, Campo Bom (postos 2 e 4) e Esplanada Norte permanecerão em operação até o dia 9 de abril (semana da Páscoa). Infelizmente, apesar do trabalho árduo dos bombeiros no litoral catarinense, o número de afogamentos continua alto. No último fim de semana, mais um caso foi registrado, na Lagoa de Campo Bom. A maioria desses incidentes ocorre em locais sem a presença dos bombeiros.

Operação Mensageiro

A empresa Serrana Engenharia Ltda. e seu principal sócio estão sendo investigados pela Operação Mensageiro por suspeita de crimes de corrupção em contratos de coleta e destinação de lixo em Santa Catarina. Além disso, o Ministério Público de Santa Catarina denunciou servidores de cidades catarinenses por supostas irregularidades em licitações com a empresa. Lages, uma dessas cidades, teve seu prefeito preso por corrupção em um contrato superfaturado de R$ 5 milhões anuais com a Serrana Engenharia LTDA.

Jaguaruna x Serrana

O vereador Jailton de Lima (PP) trouxe informações sobre o vínculo entre o município de Jaguaruna e a empresa Serrana. O vereador apresentou o número do contrato e valores repassados à empresa para a coleta de lixo em 2021 e 2022. Jaguaruna, que possui território oito vezes menor que Lages e uma população muito menor (diferença de 137 mil), pagou mais de R$ 1 milhão por ano. O vereador afirmou ainda que vai solicitar as notas pagas à empresa e verificar possíveis irregularidades.

Torcemos que não haja nada de mais.

Ficha limpa

O vereador Rogemar Pereira de Souza (União Brasil) apresentou na Câmara de Jaguaruna projeto que tem como objetivo instituir a Lei da Ficha Limpa Municipal para servidores públicos no município. Pessoas com condenação com trânsito em julgado serão impedidas de ocupar cargo público no âmbito municipal. Uma lei que visa reforçar a necessidade de cada vez mais termos pessoas de bem e capacitadas para ocupar cargo público. O cidadão que entra na vida pública precisa saber que estará sujeito a pagar por erros que cometer e deve ser impedido de atuar como servidor público.

A charge do Guedes De volta ao trabalho

Editor da Folha Regional

(48) 99142-6807

Depois do recesso de fim de ano, a noite desta segunda-feira marcou a volta das sessões ordinárias em Sangão. Foi, portanto, uma das últimas Câmaras da região a retomar os trabalhos. E o Legislativo está de volta com nova configuração na mesa diretora. Obetudes da Silva, do PP, é o presidente pelos próximos dois anos. Progressista tanto quanto o prefeito Castilho Silvano, o que não quer dizer que o Executivo terá com folga uma base de apoio. A sessão de segunda-feira mostrou que o governo não está escape de fogo-amigo.

A emoção do presidente

Em seu primeiro discurso como presidente em 2023 (ano passado, a sessão foi encerrada às pressas, tão logo se confirmou a sua vitória, sem que Obetudes pudesse se pronunciar oficialmente), Obetudes da Silva chorou. Diante de familiares, o presidente se emocionou ao lembrar sua trajetória e dos seus na política de Sangão. Poupou críticas ao atual governo, em contraponto à sua postura no ano anterior, quando não escondia seu descontentamento com o governo Castilho.

Oposição de Gilson de Souza

Fogo-amigo declarado foi do ex-presidente Gilson de Souza. O progressista pôs em dúvida um projeto do governo para comprar um terreno para a construção de uma unidade de saúde. Sua crítica não era quanto à iniciativa, mas sim quanto ao objeto – o terreno que o prefeito quer adquirir. Gilson pediu laudos técnicos para embasar a aprovação pelo Legislativo. Saudou a oposição ao governo, a qual disse ser necessária sob o risco de se viver numa ditadura. E declarou, com todas as letras, seu descontentamento com o próprio partido, o Progressistas.

Convite do MDB

Não se sabe se passageiro, mas o descontentamento de Gilson com o PP, decorrente de críticas internas que vem recebendo (o vereador confessou decepção), acendeu o alerta para o colega Adair João da Silva. Presidente do MDB, ele não perdeu tempo e fez de público convite de filiação ao progressista. Gilson achou graça, mas também não deu resposta. Até a eleição do ano que vem chove e venta. Ou não.

Operação Mensageiro

Vereador José Luiz Tancredo (MDB) pediu a suspensão dos pagamentos da empresa RACLI e a revisão de seu contrato com o município de Tubarão, na esteira da Operação Mensageiro. Cita um dado do MP de que prefeituras investigadas pela operação tiveram produção de lixo desproporcional ao crescimento demográfico. Em nível estadual, a expectativa é de que as investigações ampliem seus tentáculos, se debruçando sobre outras áreas e municípios. Pano pra manga.

Plano Diretor

O MP instaurou inquérito civil para apurar possível inconstitucionalidade e/ou ilegalidade em duas leis de Laguna referentes ao Plano Diretor. A suspeita é de que elas teriam sido motivadas por “grande pressão de empresários da construção civil para modificações nas normas urbanísticas”, sobretudo no Mar Grosso.

Expediente

Direção Willian Reis

Edição

Lysiê Santos

Criação e diagramação Madre Santa Multiagência

This article is from: