4 minute read

Presidente planeja subestação de energia

Há 2 meses no comando da Coorsel, Xela analisa situação da cooperativa, cita dívida de quase R$ 6 milhões e projeta subestação em Treze de Maio. pg 5

Em Festa

Advertisement

Capivari de Baixo e Sangão completam 31 anos

Lançamento de documentário e pacotes de obras marcam aniversário de Sangão. Nesta quarta ocorre a inauguração de obras no Rio São Cristóvão. Em Capivari, a prefeitura planeja uma programação com diversos eventos. pg 3

Jaguaruna

Draga no Camacho à espera de aval da Capitania dos Portos

Equipamento retornou ao canal após meses de manutenção, mas ainda aguarda vistoria para iniciar os serviços no local. De três candidatos para a vaga de operador da draga, dois desistiram. pg 6

Laguna

Projeto pode flexibilizar uso de fogos de artifício com ruído

Lei em vigor atualmente no município libera apenas artefatos sem estampido ou com barulho de baixa intensidade. Regra pode mudar. pg 4

Cl Udio Rog Rio

A estética do seu sorriso

Clareamento, faceta, lente. Você conhece os tratamentos que a odontologia oferece para se ter dentes mais bonitos? pg 11

Feriados

Com o fim do mês de março se aproximando, muitas pessoas já começam a comemorar a chegada de abril e os feriados prolongados que estão por vir. Essa é uma oportunidade para descansar, viajar e aproveitar momentos de lazer com a família e amigos. Além dos feriados nacionais e estaduais, como a Sexta-feira Santa e o Dia de Tiradentes, a Páscoa também é comemorada durante o mês de abril, trazendo ainda mais motivos para a celebração. Santa Catarina, com certeza, receberá muitas pessoas neste mês.

Importados

O setor varejista do Brasil está solicitando ao gover- no federal a taxação de empresas de comércio eletrônico estrangeiras, como AliExpress, Shein e Shopee, plataformas de comércio eletrônico, conhecidas por oferecer preços mais acessíveis. O pedido foi atendido pelo governo federal e, pelo visto, a ação desencantou muitos eleitores de Lula. Por meio de postagens nas redes sociais e nos stories, os usuários têm compartilhado mensagens e hashtags como #NãoTaxemAShein, #NãoTaxemAShopee e #CompreDaChina, destacando a importância dessas empresas no mercado e o impacto da possível taxação nos preços dos produtos.

Habeas corpus

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, aguarda a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o pedido de habeas corpus feito por sua defesa. O prefeito foi preso em fevereiro deste ano sob acusação de envolvimento em um esquema de corrupção na cidade. A decisão do STJ será crucial para o futuro de Ponticelli, que espera retornar ao cargo que ocupava antes da prisão. O que se vê nas redes sociais é que as pessoas não estão muito animadas com a volta de Joares, caso o ha- beas corpus seja deferido. Mesmo que responda em liberdade, o prefeito terá um caminho de pedras pela frente.

Crise na AMREC

O clima está pesado entre os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). O atual presidente da associação, Noi Coral, que assumiu há dois meses, anunciou sua renúncia ao cargo após a debandada de prefeitos integrantes da associação, que deixaram de pagar a mensalidade. Se até o dia 31 de março as prefeituras não voltarem a pagar a mensalidade, o prefeito renunciará. Dos 12 municípios que integram a AMREC, cinco já anunciaram que não pagarão a mensalidade. A decisão foi motivada pela escolha de Coral de trocar o diretor-executivo da associação, o que não foi bem-visto por alguns prefeitos. A AMREC tem como objetivo promover o desenvolvimento regional.

A charge do Guedes Juntos e misturados

Os primeiros meses do governo Jorginho Mello, cujas prioridades estão sendo mais rever ou sustar as ações do antecessor, estão obtendo um efeito senão raro, pelo menos difícil de se conseguir em condições normais na Câmara de Laguna. Não é sempre, e com igual facilidade, que os vereadores se unem em torno das mesmas causas. E com a ressalva de que isso se dá menos por pressão popular, e mais por espírito de corpo, talvez a consciência social de que o município possa ser prejudicado pelas medidas do governador. Em questão tem-se aí: a Ponte do Pontal, com projeto paralisado; ameaça de fechamento da UTI sem renovação de convênio com o Estado; e a perda da Coordenadoria Regional de Educação. É só o começo do governo de Jorginho Mello, e pelo visto a cidade – onde o ex-governador mantém endereço, aliás – terá muito trabalho.

Prefeitos preocupados

Não é só Laguna. Na sexta-feira a FECAM realizou a sua primeira audiência com Jorginho Mello. Ao governador, a federação entregou um ofício com as principais inquietações dos prefeitos. Destaque para as obras do Plano 1000, que estão paralisadas ou na iminência de serem paralisadas por falta de recursos.

Fiel da balança

De olho nas eleições municipais, o deputado federal Carlos Chiodini, presidente estadual do MDB, reuniu-se nas últimas semanas com lideranças locais do partido. Chiodini diz que quer organizar o MDB para o pleito do ano que vem. O partido faz suas convenções municipais em abril, na esteira de sua nova campanha publicitária, na qual tenta se afirmar como um partido de centro, nem tão direita, nem tão esquerda. Quer ser a alternativa à disputa renhida entre esquerda e bolsonarismo. Mas a realidade tratou de se adiantar à mensagem: há quadros seus tanto no governo Lula (vide Tebet), quanto nas fileiras do bolsonarista Jorginho Mello.

Risos no plenário

“Quero lembrar a vocês que, em Içara, o pau tá comendo!”, anunciou o presidente da Câmara de Laguna, Hirã Floriano Ramos (MDB), interrompido imediatamente pelos risos do plenário. Mal recuperado da galhofa involuntária, explicou: nesta quinta-feira mais de 40 vereadores estarão no município para um ato que vai buscar pressionar o Estado a renovar os convênios com Içara, Laguna e Imbituba. Mais de 40 leitos de UTI podem ficar pelo caminho nesses hospitais.

Briga nos ares

Há poucos dias o deputado Pepê Collaço (PP) disse a uma plateia de empresários na ACIT que era preciso atenção ao movimento de lideranças da região de Criciúma que querem a reativação do aeroporto de Forquilhinha. O que pode ser uma pedra no caminho para a expansão do Regional Sul, em Jaguaruna. O governo já garantiu que as obras no Diomício Freitas logo serão retomadas.

Expediente

Direção

Willian Reis

Edição

Lysiê Santos

Criação e diagramação Madre Santa Multiagência

This article is from: