Newsletter ORSIES #4

Page 1


O R S I E S EM REVISTA

Jornadas ORSIES 2024

No passado dia 18 de Abril, nas instalações do ISCSP tiveram lugar as Jornadas ORSIES, dedicadas à reflexão em torno dos temas emergentes de responsabilidade social e sustentabilidade.

O dia iniciou-se com uma mesa redonda inspiradora, com a presença professoras  Ana Esgaio (ISCSP), Fernanda Rollo (Universidade de Lisboa) e Helena Gonçalves  (Católica Business School do Porto).

As oradoras partilharam com os participantes a sua visão sobre os novos desafios da responsabilidade social.

Ana Esgaio falou-nos da importância de acrescentar uma perspetiva de sustentabilidade e de alinhar os conteúdos do Livro Verde com as mais recentes tendências de ESG e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Sublinhou a relevância do documento construído pelo ORSIES, mas que a evolução sofrida nos últimos anos exige uma atualização concetual e uma reflexão sobre a relevância da dimensão ambiental e o papel determinante das IES neste domínio.

Questionada sobre a importância da dimensão cultural para as IES e como este tema pode enquadrar-se na Responsabilidade Social, Fernanda Rollo foi assertiva na defesa de uma perspetiva transversal que garanta a presença da cultura em todas as dimensões da vida académica, no campus e na relação com a comunidade envolvente.

Foi clara a necessidade de refletir sobre a relação entre cultura e ciência e investir em práticas promotoras da diversidade, de preservação da identidade e do património.

A abordagem da cultura como elemento estruturante da Responsabilidade Social exige planeamento de práticas culturais consistentes e suscetíveis de acre-

#4 · Setembro · 2024

ditação e que contribuam para o desenvolvimento de competências, não apenas académicas mas, igualmente, cívicas.

Outro dos temas que ganhou, nos últimos tempos, especial acuidade é a Governação. Helena Gonçalves desafiou-nos a pensar nas IES como organizações complexas que devem integrar a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade no seu modelo de governo e encontrar uma estrutura de funcionamento que garanta o respeito pelo enquadramento normativo, cada vez mais exigente e que promova uma cultura ética e a transparência.

Este grande chapéu da ética organizacional, requisito incontornável para a implementação de um dos pilares centrais do ESG – a governação desdobra-se em várias frentes, todas elas complexas e desafiantes.

A palestrante referiu a acuidade de tópicos como a igualdade de género, a conciliação trabalho/família, a prevenção do assédio e da corrupção, assuntos que cada vez mais determinam uma tomada de posição sólida por parte das IES.

E deu particular destaque à mais recente preocupação em matéria de gestão organizacional no domínio da ética, a criação de um sistema de whistleblowing e de prevenção da retaliação no contexto do ensino superior, de modo a que as IES sejam territórios éticos e límpidos, em que os processos sejam escrutináveis e escrutinados, sem receio de consequências.

Estas intervenções, profundas e muito pertinentes, foram o ponto de saída para a continuação de um pensamento crítico e construtivo, desenvolvido em quatro grupos de trabalho durante o resto das jornadas e cujas ricas conclusões darão origem nos próximos tempos à construção de publicações temáticas elaboradas colaborativamente.

Paula Guimarães

EM REDE

Rede de Sustentabilidade

das IES nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

Foi  criada no dia 22 de novembro de 2023, a Rede de Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, que integra instituições de ensino superior de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

A Rede visa a construção de sociedades sustentáveis, alinhando as suas atividades com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Atualmente possui 34 membros entre os quais destacamos: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem Porto, Escola Superior de Saúde de Alcoitão, Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Superior de Gestão, Politécnico de Coimbra, Politécnico de Setúbal, Politécnico do Porto, Universidade Aberta, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Lusófona, Instituto Politécnico de Portalegre

Se quiser saber mais consulte https://aforges.org/ rede-sustentabilidade/

Dever de diligência para a sustentabilidade corporativa

Foi aprovada, pelo Conselho da União Europeia, a Diretiva (CSDDD) relativa ao dever de diligência em matéria de sustentabilidade das empresas. A mesma trará obrigações ao nível dos Direitos Humanos e Ambiente para as empresas europeias e não europeias que estejam incluídas no seu âmbito de aplicação.

Para informações mais detalhadas consulte a seguinte publicação: Corporate sustainability due diligence - European Commission (europa.eu)

Portugal e a Europa já esgotaram os recursos naturais disponível para este ano, passando a consumir os previstos para serem usados no próximo ano

Luís Roberto partilha 10 estratégias para gerir de forma mais sustentável os recursos disponíveis:

1 Agricultura biológica – Reduzir a dependência dos pesticidas e outros químicos, melhorando a qualidade do solo e a saúde do ecossistema

2 Conservação e Restauro – Estabelecer áreas protegidas tais como parques nacionais, reservas e áreas marinhas protegidas para conservar a biodiversidade e os habitats naturais.

3 Recursos Hídricos – Captar e armazenar água da chuva para complementar o abastecimento de água

4 Energia Renovável - Investir em energias renováveis e conservação dos recursos naturais. Melhorar a eficiência energética nas indústrias, residências e transportes.

5 Economia Circular – Implementar programas de reciclagem para reduzir resíduos e recuperar materiais para reutilização

6 Fabricação Sustentável - Projetar produtos com vida útil mais longa

7 Legislação Ambiental - Implementar e fazer cumprir leis que protejam os recursos naturais e promovam o uso sustentável

8 Incentivos – Apoiar através de subsídios e incentivos fiscais as empresas e indivíduos que adotam práticas sustentáveis

9 Programas Educacionais – Consciencializar sobre a importância da conservação e do uso sustentável dos recursos

10 Cooperação e Parcerias  – Estabelecer acordos globais entre os governos para proteger a biodiversidade e gerir os recursos naturais de forma sustentável

BIBLIOTECA ORSIES

Dicionário do Ensino Superior

Elaborado por  João Atanásio e Ricardo Morgado  e editado pela Almedina, o Dicionário do Ensino Superior surge como uma ferramenta útil que, de forma sistematizada e simplificada, auxilia a compreensão do Ensino Superior por todos os interessados e intervenientes, clarificando conceitos e abrindo pistas para o aprofundamento dos saberes.

Dicionário do Ensino Superior (almedina.net)

Sustentabilidade: Um Desafio Coletivo

Com a coordenação de Bernardo Ivo Cruz e Diana Marques Brás foi lançado o livro “Sustentabilidade: Um Desafio Coletivo”.

“Livro que apresenta as estratégias de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e os mecanismos de boa governação propostos às pequenas e médias empresas portuguesas.”

Sustentabilidade - Um Desafio Coletivo (Fnac.pt)

Ética e Diversidade Geracional: (Des)Encontros?

Foi lançado pela UCP Editora o segundo livro da Coleção do Fórum de Ética, “Ética e Diversidade Geracional: (Des)Encontros?”, que integra as obras publicadas no contexto do Estudo Anual do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, com a coordenação de Helena Gonçalves, Helena Gil da Costa, Henrique Manuel Pereira e Susana Magalhães.

“Atualmente, as equipas de trabalho agregam com frequência membros de três ou mais gerações, o que traz consigo uma variedade de abordagens e expectativas. No entanto, essa diversidade também pode dar origem a preconceitos baseados na idade, a nível tanto individual como institucional, exacerbando estereótipos e desafiando a gestão ética e de compliance.” Ética e Diversidade Geracional (ucp.pt)

MEMBROS DO ORSIES

Parceiros do ORSIES

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.