Cidade Jardim - 92° Edição - 2023

Page 1

FUTEBOL QUE MUDA REALIDADES

Escolinha do Cidade Jardim torna alunos em futuros atletas

EVENTO GASTRONÔMICO É SUCESSO ENTRE MORADORES

ASCIJA promove churrasco e muito entretenimento para os condôminos

EDIÇÃO Nº 92ANO IX

EXPEDIENTE FORMATO

CEO: Márcio Ayres

Diretor Comercial: Júlio Felix

Comercial: Andrea Muniz

Diretora Financeira: Flávia Leite

Diretor de Criação: Walber Moreira

Diretor de Comunicação: Gabriel Moses

Colaboração e participação: Equipe ABCA

Sugestão de Pauta: Formato Mídia

Aponte o seu smartphone para o QR-Code para acessar o nosso Mídia Kit e conhecer todas as nossas mídias.

www.formatomidia.com.br contato@formatomidia.com.br (21) 4106-6706 | 98224-0454 | n 96960-5010

SUMÁRIO EDITORIAL 06 CHURRASCADA DE SUCESSO Evento gastronômico é promovido pela ASCIJA 08 REGRAS SOBRE CICLOMOTORES Associação esclarece pontos importantes sobre o veículo 10 UM TRABALHO QUE FAZ DIFERENÇA Conheça a ONG Segunda Chance - RJ 12 FOI BOM ENQUANTO DUROU Veja como foi o evento de carnaval da ASCIJA 16 O ESPORTE MUDA VIDAS Conheça a Escola Futebol Cidade Jardim 20 SEGURANÇA EM FOCO Pres. da Comissão de Segurança Pública da ALERJ visita a ASCIJA 24 CONSELHO FISCAL Entrevista com os conselheiros da ASCIJA 26

EDITORIAL

O Cidade Jardim em Revista chega para mais uma edição, a 92ª de sua história, repleta de informações pertinentes ao que tem acontecido nos condomínios e também em nosso bairro.

Nas próximas páginas, nosso querido leitor poderá acompanhar alguns eventos que ocorreram recentemente em nossa região. A revista também traz um pouco da história da Escola Futebol Cidade Jardim, que por sinal participou do Mundialito, importante competição de futebol ocorrida na Europa.

A ASCIJA agradece a participação de todos os associados na realização e sucesso dos eventos, e que este ano muitas outras novidades possam surgir, a fim de continuarmos dando o destaque que o Cidade Jardim sempre merece na região.

Desejamos a todos vocês, nossos prezados condôminos, amigos e parceiros, uma excelente leitura!

1292 UNIDADES

Contatos: 3497-6493

atendimento@reservajardimrj.com.br

1258 UNIDADES

Contatos: 2408-6348

adm2@reservaparquerj.com.br

MAJESTIC

1108 UNIDADES

Contatos: 2018-0200 atendimento@residencialmaayan.com.br

EXPEDIENTE ASCIJA

Presidente

Claudio Mandelblatt

Diretoria Geral

Ana Paula Granha

Gerente Administrativa e comunicação

Luciana Garcia

490 UNIDADES

Contatos: 3081-4454 | 3081-4456 adm2@residencialmajestic.com.br

Auxiliar de Comunicação

João Lucas Barbosa

ATENDIMENTO ASCIJA

21 3563-7197

atendimento@ascija.com.br

RESERVA JARDIM (RJ) MAAYAN (MY) RESERVA DO PARQUE (RP) (MJ)
7 CIDADE JARDIM GRUPOSUPERPET E MUITO MAIS! PRODUTOS PARA PISCINA EST. DOS BANDEIRANTES, 5252. CURICICA, RIO DE JANEIRO (21) 2042-3434 (21) 97899-9000 RAÇÕES EM GERAL MEDICAMENTOS ACESSÕRIOS CAÇA E AIRSOFT ENTREGA GRÁTIS D E S C O N T O N A P R I M E I R A C O M P R A

Churrascada Cidade Jardim reúne vizinhos e promove uma verdadeira explosão de sabores

Pensa em um clima de tranquilidade, descontração, comida boa e muita música! Assim foi a Churrascada Cidade Jardim. Promovido pela ASCIJA, o evento reuniu muita gastronomia e também apresentações musicais, além de proporcionar à criançada um espaço infantil muito divertido e com diversos brinquedos.

Em momentos como estes a integração dos moradores ganha ainda mais força, e muitos visitantes também prestigiam o evento a convite dos próprios condôminos.

Moradores do Reserva do Parque, Leonardo Padrones e Jessica Luzes prestigiaram o evento da ASCIJA: “Esse evento do churrasco é bem legal! Moramos no Cidade Jardim há 10 anos, e sempre comparecemos aos eventos promovidos aqui. A gastronomia aqui é excelente, e além da comida, tem um espaço infantil muito bom aqui para a criançada!”

Uma coincidência interessante e muito oportuna foi o relato do próprio Leonardo, hoje papai da pequena Sophia: “há 8 anos, também em outro evento da ASCIJA, a gente tinha dado uma entrevista para a revista naquela ocasião também, e na época a gente falava que era um projeto meu e de minha esposa de termos um filho. Agora a gente está sendo entrevistado novamente por vocês, e dessa vez com a presença de nossa querida filha Sophia, que tem 1 ano e 1 mês, e está participando com a gente. É algo muito legal isso tudo”.

8 CIDADE JARDIM
GASTRONOMIA EM ALTA
Nós apoiamos todos os eventos promovidos pela ASCIJA. Isso aqui é uma coisa muito boa...
MARCUS AMARAL

Também com a família em peso presente na churrascada, Marcus Amaral esteve com sua esposa Ana, seu filho Bruno e sua neta Manuela. Ambos são moradores do Reserva Jardim. Para Marcus Amaral, todo evento conduzido pela ASCIJA resulta em momentos marcantes e positivos.

“Nós apoiamos todos os eventos promovidos pela ASCIJA. Isso aqui é uma coisa muito boa. Não precisamos pegar o carro, sair daqui e enfrentar tumulto e engarrafamento, além de violência que a gente pode encontrar aí fora. A segurança aqui é muito boa! Enquanto tiver eventos aqui, iremos sempre participar, e a gente tem o costume de chamar muitos amigos também para cá, pois todos se divertem. Esse evento do churrasco é bem caprichado, e o legal é que além do churrasco, podemos contar com uma variedade de comida... Temos churrasco, costela, hamburguer, enfim, tem um pouco de tudo”, comenta Marcus.

A Churrascada Cidade Jardim aconteceu durante três dias, e graças à presença dos moradores e aos serviços de alta qualidade das barracas de comida, além dos shows realizados, o evento foi um sucesso nos condomínios!

9 CIDADE JARDIM

Confira algumas regras de uso dos ciclomotores elétricos

Nos dias atuais, tem se tornado bastante comum a presença de ciclomotores elétricos transitando em vias condominiais, e muitas das vezes o condutor é menor de idade. No Cidade Jardim, a realidade é parecida. Desse modo, o Cidade Jardim em Revista separa para você, nosso querido leitor e morador, algumas regras importantes sobre a utilização de ciclomotores elétricos, prescritas inclusive no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O primeiro ponto que é importante ser lembrado é que o trânsito de qualquer via interna de condomínio segue, ou deve seguir, à risca a legislação de vias terrestres, que por sua vez também se encontra no CTB: “são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública e as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas”.

Em relação ao limite de velocidade, o CTB determina que a velocidade máxima em vias urbanas seja de 30 km/h para vias locais, 40 km/h para vias coletoras, 60 km/h para vias arteriais e 80km/h para vias expressas. Como o Cidade Jardim possui evidentemente vias locais, a regra que se estabelece nos condomínios é o respeito à velocidade máxima de 30 km/h.

Sobre os tipos de veículos que são considerados ciclomotores, é importante primeiramente explicarmos o conceito do nome. “ciclomotor é o veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50km/h”. Sendo assim, podemos equiparar também ao ciclomotor o ciclo-elétrico, qualquer veículo que possua duas ou três rodas, com motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4kw, apresentando um peso máximo de até 140 kg (já incluindo o peso do condutor e de qualquer carga que esteja presente), e que tenha velocidade máxima de 50 km/h. O mesmo vale também para as famosas bicicletas elétricas.

É extremamente necessário dizer que os condutores destes veículos precisam ter realizado um curso teórico de 20 horas/aula e um curso prático de 10h/aula, com uma avaliação teórica de 15 questões. Para ser aprovado, o aluno precisa ter um aproveitamento mínimo de 60%. Em relação aos exames práticos, serão exigidos os mesmos requisitos pertencentes para aqueles que desejam ter a carteira “A”.

10 CIDADE JARDIM
ALERTA NO TRÂNSITO

Dito isto, fica claro a seguinte observação: os veículos ciclomotores não podem ser conduzidos por menores, já que a condução destes veículos necessita de uma autorização específica, passando assim por exames práticos. Ou seja, a autorização de pais e responsáveis não se sobressai à lei de trânsito do país.

Para que os moradores possam transitar com seus respectivos veículos de maneira legal, o condutor precisa portar:

1. Habilitação nas categorias “ACC” ou “A” (menor categoria para moto);

2. CRLV de ciclomotor e ciclo-elétrico;

3. Equipamentos de segurança conforme estabelecido pelo CONTRAN (mesmo de moto);

4. Equipamentos obrigatórios do veículo conforme estabelecido pelo CONTRAN (mesmo de moto).

Pensando sempre na promoção de um bem-estar e uma boa convivência entre todos os moradores e associados, a ASCIJA reforça todos esses pontos baseados no Código de Trânsito Brasileiro, e conta com a cooperação e consciência de todos sobre o tema tratado em questão.

11 CIDADE JARDIM

AJUDE A FORTALECER O TRABALHO DA ONG SEGUNDA CHANCE-RJ

Criada em 2007 a ONG Segunda Chance-RJ é uma organização social e ambientalista sem fins lucrativos que se dedica à causa social e a proteção animal, buscando assim assegurar o bem-estar animal, e de famílias em situação de vulnerabilidade. Presidida pela Fernanda Araujo, a ONG realiza palestras e cursos de capacitação profissional para famílias em situação de risco terem uma segunda chance de entrar no mercado de trabalho, sempre buscando recursos e parcerias no setor privado com o seu título de utilidade pública.

Ultimamente, a Segunda Chance tem demonstrado mais suas ações voltadas para a causa social, que basicamente se configura no auxílio dado por parte da ONG aos protetores de animais, que muitas vezes não têm condições de se cuidarem, mas mesmo assim tiram boa parte de suas rendas para ajudar os pets. Pensando nisso, Fernanda decidiu ajudá-los dando ração para seus animais e com outros cursos e palestras, conseguindo reunir, por exemplo, 80 protetores para fazer uma palestra sobre como cuidar do pet. Isso acontece pelo fato de muitas pessoas se tornarem protetores de animais por conta de suas inclinações para ajudar, porém muitos não sabem quais caminhos podem adotar em casos de doenças ou empecilhos mais complexos que venham atingir tais animais.

E é nessa hora que, inicialmente, vem a ajuda da ONG, no sentido de fornecer orientação.

“Existem dois casos de protetores. Tem o protetor que pega o animal na rua, cuida de animais com maus tratos e que coloca para a doação. E tem o protetor que virou um acumulador. Como é que funciona? Passa a ser por questão de saúde. Então a gente também está montando aí um trabalho de psicólogo com esses protetores, porque, como os casos são muitos, às vezes as pessoas adoecem, por que quanto mais acolhem estes animais, mais complicado fica até para eles. Nós ajudamos protetores que têm 100 animais em casa”, ressalta Fernanda.

Dentre as pessoas que se tornam protetoras, há a possibilidade de emitir uma carteirinha que o torna um protetor oficial, podendo ser emitida por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA). Porém, a grande maioria se torna protetor pela demanda que existe em seu bairro ou cidade, sem passar por um processo oficial. Tudo começa por sua paixão e empatia pelos animais.

A Segunda Chance-RJ possui importantes ideias de ações, sendo que algumas já são colocadas em prática no dia a dia de seu trabalho, como a arrecadação de doações (ração, cesta básica, itens em desuso e doações financeiras), e as campanhas de adoção e apadrinhamento de animais. Uma novidade dessas ações é o Cartão Fidelidade, tendo o seu início no Cidade Jardim. Este cartão permite ao padrinho da ONG descontos em compras com lojas parceiras no Cidade Jardim, além de brindes.

12 CIDADE JARDIM
TODOS
UMA CAUSA
POR

A campanha de reciclagem é outra medida também adotada pela organização. A doação de tampinhas de garrafa pet e óleos de cozinha também ajudam no trabalho de sustentabilidade da ONG. As tampinhas recolhidas virariam, por exemplo, cadeiras de rodas para animais os animais, como afirma o vice-presidente Marcelo Gomes: “Essas cadeiras possuem um custo alto, mas com essas tampinhas, iremos triturá-las e derretê-las, podendo construir essas cadeiras. Tudo isso é um processo, estamos juntando bastante coisa”.

Em relação aos principais eventos que acontecem no Cidade Jardim, a Segunda Chance-RJ tem se mostrado presente com seu stand, representando assim a causa animal e social. Eles estiveram presentes, inclusive, no evento de Carnaval da ASCIJA.

“O nosso sentimento é de gratidão pela oportunidade de ter participado do carnaval no Cidade Jardim. Também já estivemos em outro evento da ASCIJA, no dia da chegada do Papai Noel. Eventos como estes nos dão visibilidade, onde podemos sempre conversar com os moradores que param aqui em nosso espaço, onde vendemos canecas e camisetas. Toda a renda adquirida desses produtos é revertida para a causa animal, como medicação, ração e castração”.

O Scooby, por exemplo, foi resgatado no Cidade Jardim. Ele tem aproximadamente um ano e meio, e agora está saudável, castrado e prontinho para a adoção responsável! Esse é o trabalho da Segunda Chance: muita seriedade e empatia em tudo que faz e realiza!

Aponte a câmera do seu smartphone e ajude a ONG com algum valor financeiro:

13 CIDADE JARDIM
14 CIDADE JARDIM VIVANABARRADATIJUCA.COM.BR I 3030-3115 MUDE A PARTIR DE JUNHO/2023. UM NOVO JEITO DE VIVER MERECE UMA CASA NOVA. LAZER INCRÍVEL, CONFORTO E SERVIÇOS EXCLUSIVOS. EM FRENTE AO CAMPO DE GOLFE OLÍMPICO.
FOTO DA PISCINA

GANHE ARMÁRIOS PLANEJADOS *

Responsável técnico: Felipe Brito Kumstat – CREA-RJ nº 2010104288. Projeto de Arquitetura: Celso Rayol Júnior – CAU A18838-7 e Fernando José B. da Costa Júnior – CAU A52845-5. MUDRÁ: Memorial de Incorporação registrado no R-4 em 13/10/2020 e reti cado no AV-6 em 2/12/2020 na matrícula nº 452187 do cartório do 9º Ofício de Registro de Imóveis do Rio de Janeiro. Projeto de construção aprovado na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro sob o nº 02/270112/2014, tendo sido obtida a licença de obras nº 24/0573/2020, sujeito a alteração. Responsável técnico: Fabio de Moura Müller – CREA-RJ nº 2001109057. Projeto de Arquitetura: Celso Rayol Júnior – CAU A18838-7.

15 CIDADE JARDIM VENHA CONHECER OS DECORADOS NA OBRA. FOTO DA VARANDA DA UNIDADE 204 DO ED. NORTH DO LATITUD CONDOMINIUM DESIGN
²
LAZER INTEGRADO E PAISAGISMO
HANAZAKI.
2 E 3 QUARTOS DE 78 m ² A 106 m
COM
ASSINADO POR ALEX
²
12 MIL m ² DE LAZER. AV. ROSAURO ESTELLITA, 155 - BARRA DA TIJUCA *A promoção consiste na entrega de uma carta presente para o projeto de armários de cozinha e banheiro (suíte e social) da Roma Mobili para unidades contempladas. Para saber mais, consulte o regulamento e prazo disponível da promoção. LATITUD: Memorial de Incorporação registrado sob o nº 452185 no 9º Ofício de Registro de Imóveis do Rio de Janeiro em 20/03/2020. Projeto de construção aprovado na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro sob o nº 02/270.111/14, sujeito a alteração.
3 QUARTOS DE 123 m ² E 4 QUARTOS DE 153 m
COM MAIS DE

CARNAVAL AGITA OS MORADORES E VISITANTES NO CIDADE JARDIM

Considerada como melhor época para muitos cariocas, o carnaval é um espetáculo à parte para a nossa cultura. É neste período que celebramos a diversidade de nosso país, e também é tido como um momento de descontração, leveza, animação e muita, mas muita fantasia! E o Carnaval Cidade Jardim 2023 foi um verdadeiro sucesso e concentrou inúmeros moradores e visitantes durante cinco dias de evento!

Inúmeras famílias prestigiaram a folia, capricharam em suas fantasias, se deliciaram com as comidas e petiscos, e claro, curtiram ótimas apresentações musicais!

Morador do Maayan, Lúcio Martins levou sua filha Marina, de cinco anos, e o pequeno Lucas, de um aninho, para a folia. Ele comentou um pouquinho sobre o que achou do evento e de sua importância para a integração dos moradores: “o bloquinho de carnaval aqui é muito importante, pois permite a socialização entre os moradores, é um ambiente tranquilo e seguro, além de agradável. Eu fico bem sossegado de vir com meus filhos. É o meu primeiro carnaval aqui no Cidade Jardim, estou morando aqui há um ano, e estou adorando este evento”.

Já o Cláudio Cabral, que reside no Reserva do Parque, ressaltou o ambiente que o carnaval oferece para as famílias e a criançada: “é a minha primeira vez aqui no carnaval do Cidade Jardim. O evento é bem família, a galera pode curtir tranquilamente e trazer a molecada para brincar e curtir, pois vale muito a pena! Sobre o espaço infantil que tem no evento, ficou tudo ótimo! Meu filho trouxe até a bicicleta para brincar. A ASCIJA marca bastante eventos aqui, isso é bem bacana! Para esse evento de carnaval, inclusive trouxe familiares de fora, sem medo algum de ter algum imprevisto, pois tudo é reservado e fechado. A segurança no local é bem legal. Valeu a pena trazer a família toda”.

Como foram alguns dias de evento, então muitas gincanas e atrações diferentes ocorreram durante a festividade. O momento que vale destaque ficou para o concurso de fantasia mais criativa do evento de carnaval. Um dos vencedores foi a família do Pedro Bazzarella, morador do Reserva do Parque que estava fantasiado de policial juntamente com seu filho João Victor, de 3 anos, e sua esposa Mariana Camargo, vestida como prisioneira.

“O evento de carnaval do Cidade Jardim é sensacional. É tão bom que a gente não foi nem a outro lugar! Viemos todos os dias aqui para poder nos divertir. É um lugar tranquilo, seguro, um ambiente totalmente familiar. É a primeira vez que viemos no evento aqui, e estou amando tudo. A comida aqui é muito diversificada. Serve a pessoa que quer comer hambúrguer, petisco, cachorro-quente... enfim, é uma baita variedade”, celebra Pedro ao comentar sobre sua alegria em participar de momentos como este juntamente com sua família.

16 CIDADE JARDIM
FOLIA DA ASCIJA
A segurança no local é bem legal. Valeu a pena trazer a família toda...
CLÁUDIO CABRAL

Fantasiada de Super Mario com seu filho Henrique, a Natasha Correia, que mora no Majestic, também se mostrou contente com a organização do evento de carnaval no Cidade Jardim: “o evento é incrível! Tem bastante diversão, momentos alegres, eu estou me divertindo muito! Esse evento de carnaval é um meio muito bom de aproximar os pais e vizinhos aqui dos condomínios”.

Também moradora do Majestic, Amélia Lage curtiu a folia com seus filhos, e falou sobre sua frequência em eventos no condomínio e da calma que o evento tem se comparar com outros blocos que acontecem pela cidade do Rio: “moro aqui no Cidade Jardim tem 7 anos, costumo frequentar as festas e gosto muito! É um ambiente família, e é uma ótima opção para quem quer fugir daquele burburinho, ainda mais para quem tem criança. Para mim, a organização do evento supriu positivamente as demandas aqui, e dá pra curtir bastante a folia”.

17 CIDADE JARDIM

Realizado em 5 dias, nosso carnaval contou com as participações musicais para lá de especiais. Os moradores puderam prestigiar os shows dos cantores Junnior Correia, Pedro Porto e Rennan Ribeiro, além da Banda Rasgar na Moral e da Estação Feverê. O DJ Sanmy também arrebentou na condução da folia, agitando o público com hits de sucesso do carnaval carioca!

18 CIDADE JARDIM
Para mim, a organização do evento supriu positivamente as demandas aqui, e dá pra curtir bastante a folia...
AMÉLIA LAGE
CIDADE JARDIM

Um trabalho sério e que gera resultados: Conheça a Escola Futebol Cidade Jardim

A Escola Futebol Cidade Jardim tem sido um verdadeiro diferencial na vida de muitas crianças que moram no Cidade Jardim. Isso se explica pelo sério trabalho que a escolinha propicia para os seus alunos, levando sempre como base a força de vontade, ética e talento como princípios fundamentais do esporte. O Cidade Jardim em Revista conversou com o Professor Marcio, responsável pela escolinha, que comentou inclusive sobre a origem deste projeto e a importância deste trabalho para a integração dos moradores.

“Neste mês de maio vamos completar 11 anos. No começo só existia o Reserva Jardim e o Reserva do Parque, e depois veio Maayan e o Majestic, a gente foi crescendo junto com o bairro, o Cidade Jardim foi crescendo, e a escolinha junto. E isso foi muito interessante, porque se tornou a família. Então, os pais, que eram novos moradores, foram se conhecendo aqui, foram se relacionando. Hoje são grandes amigos, viajam juntos, fazem várias programações juntos e os filhos, da mesma forma, acompanharam essa amizade. Por isso a gente fala hoje que a grande Família CJ (Cidade Jardim) é a família da escolinha que envolve todo o condomínio”, revela Marcio.

Com um trabalho já em evidência e reconhecidos por muitos, a escolinha esteve presente, como em anos anteriores, no tradicional Mundialito, o maior campeonato amador de futebol infantil dessa modalidade: futebol de sete.

“Há quatro anos, eles expandiram também para o futebol de campo, e por isso tem algumas categorias também no campo, mas o futebol de sete é o campeonato top no mundo. As equipes europeias participam pra ganhar mesmo. Eles não entram com escolinhas, por exemplo. Eles entram com os times principais. O Cidade Jardim tem carta branca com o Mundialito. Hoje, somos reconhecidos no mundo todo. Para se ter uma ideia, em 2017 levamos três equipes: sub-8, sub-10 e sub-12. A nossa equipe sub-8 ficou entre as oito melhores equipes do mundo. Fomos eliminados na ocasião para o Barcelona, o que não é motivo de vergonha alguma”, relata o coordenador.

20 CIDADE JARDIM
O ESPORTE MUDA VIDAS
O Cidade Jardim tem carta branca com o Mundialito...
MARCIO ALMIR

DO CIDADE JARDIM PARA OS CLUBES

Sobre os frutos que a Escola Futebol Cidade Jardim já colhe, com certeza pode ser citado o aluno Joaquim Saraiva, de 16 anos. Atualmente jogando na base do Botafogo, Joaquim começou a dar os seus primeiros passos no futebol em nossa escolinha, e inclusive participou de uma edição do Mundialito, como ele mesmo relembra: “peguei o início da escolinha, tinha entre 5 a 6 anos. Cresci junto com a escola, e inclusive joguei um Mundialito. Foi uma experiência incrível! Sem dúvidas, o torneio me ajudou muito para a minha ida ao Botafogo. Graças ao trabalho sério da Escola Futebol Cidade eu posso dizer hoje que jogo em um grande clube profissional. Aqui na escolinha, aprendi os principais fundamentos, aprender a tocar, a chutar a bola... O Marcio sabe o quão importante ele foi e é na minha carreira”.

Para Andreia Saraiva, mãe do Joaquim e moradora do Reserva Jardim, acompanhar seu próprio filho em um evento esportivo como o Mundialito foi algo simplesmente inesquecível: “quando o Joaquim esteve no Mundialito em 2017, foi uma verdadeira experiência de amadurecimento de uma criança realizando um sonho de jogar com crianças de outros países. Por lá, a criançada se sente empoderada, capaz de chegar a um resultado maior, sair de um universo pequeno e para um universo maior. Uma experiência incrível. Vale muito a pena”.

O time da Escola Futebol Cidade Jardim

O FUTURO É LOGO ALI

Aluno em destaque na escolinha, Lucca Cesar, de 10 anos, viajou com a equipe para o Mundialito deste ano, disputado na Espanha, e se mostrou muito contente com a oportunidade conquistada.

“Fiquei absurdamente feliz por essa chance que tive. É fruto da dedicação do meu trabalho de todos os dias aqui na escolinha. Eu quero agradecer ao meu pai e mãe por me permitirem viver esse sonho. Fui para o Mundialito para criar mais experiência e poder ter visibilidade no Cidade Jardim, para quem sabe um dia alguma base de clube de futebol possa me chamar para jogar”, afirma o pequeno e habilidoso Lucca, que joga no Cidade Jardim desde os 3 anos.

Feliz por ter realizado o grande sonho de seu filho Lucca, Juliana Marques, moradora do Reserva do Parque, destaca a força de vontade dele, e que mesmo pequeno, não se vê no futuro exercendo outra profissão a não ser jogador de futebol: “Um dia, quando ele era mais novinho, ele sonhava em ser médico. Porém, chegou um momento que ele estava tão apegado com o futebol e me falou: ‘mãe, eu não tenho e nem vejo mais possibilidade de outra profissão. O meu plano A é ser jogador de futebol. Os planos B e C também!’”

Totalmente satisfeita com o trabalho da Escola Futebol Cidade Jardim, Juliana ainda falou que acredita que o professor Marcio desenvolve o melhor trabalho possível com seus alunos.

“A equipe do Marcio está sempre se esforçando, buscando melhorar e evoluir na didática de seus treinos”, conclui Juliana

Esta é a Escola Futebol Cidade Jardim, focada em revelar futuros atletas através de um trabalho de excelência, onde os alunos aprendem os principais fundamentos do futebol até treinos de aperfeiçoamento envolvendo a parte tática como técnica. Sobre as recentes revelações de jogadores para os clubes, além do atleta Joaquim, também vale a lembrança do atleta Igor Moraes, morador do Reserva Jardim e que atualmente está no sub-20 do Bahia, e chegou a jogar na seleção brasileira sub-17. Enzo Pinheiro é outro exemplo de sucesso aqui do Cidade Jardim. Ele joga no sub-15 do Flamengo, onde está muito bem, jogando de titular inclusive. Também passou por um Mundialito, estando presente na edição de 2019.

22 CIDADE JARDIM
Foto: Lucca acompanhado de sua mãe, Juliana Marques Da esquerda para a direita: Joaquim com a sua mãe Andreia Saraiva, professor Marcio, Lucca e Leonardo Manzoli

Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALERJ estreita laços com o Cidade Jardim

Sempre pensando em caminhos que prezam pela qualidade de vida dos moradores do Cidade Jardim, a ASCIJA recebeu recentemente a visita do deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública da ALERJ, o Sr. Márcio Gualberto, que também atua como inspetor da Polícia Civil há 20 anos. O encontro foi considerado bastante positivo pela associação, pois foram tratados assuntos importantes no que diz respeito à segurança pública, principalmente de nossa região.

Dessa maneira, Gualberto entende que o cargo de presidência da Comissão que ocupa é uma oportunidade de realizar um trabalho sério, e evidentemente em conjunto com a população. Por isso, o “se fazer presente” em associações de moradores é extremamente importante e crucial, como afirma o deputado: “a participação das associações de moradores, no caso a ASCIJA, é fundamental para resultados positivos virem neste trabalho da Comissão. Quem está à frente dessas associações ouve também reclamações de vários lados. Todas essas

necessidades não chegam primeiramente a um deputado. É muito difícil”.

“Eu estou aqui e estarei outras vezes justamente para entender as necessidades na área de segurança pública do bairro, sempre com o intuito de colaborar com os moradores e suas famílias com uma política séria e de bons resultados no que diz respeito à área de segurança pública!”, enfatiza Gualberto.

A presença da ASCIJA em conselhos comunitários foi um outro ponto colocado como importante para o presidente da Comissão. Criada recentemente, a interlocução da associação com a Comissão é vista com bons olhos para o deputado. Para isso, percebendo também a influência positiva do Cidade Jardim para a região olímpica, Gualberto oficiou um requerimento junto à Secretaria de Governo que é responsável pelo projeto Segurança Presente, a fim de reforçar e destacar o policiamento na região do Cidade Jardim, para que a sensação de bem-estar e de segurança prevaleça para todos os moradores e visitantes.

24 CIDADE JARDIM
SEGURANÇA EM FOCO

Atuante no dia a dia do Cidade Jardim, o atual Conselho Fiscal da ASCIJA é composto por dois conselheiros: Jorge Eduardo, morador do Reversa Jardim, e Luiz Carlos, que reside no Majestic. Eleitos no ano de 2022, eles acumulam inúmeras experiências no que diz respeito à gerência e controle financeiro durante suas vidas profissionais, e por isso se voluntariaram a exercer os mandatos de conselheiros.

Totalmente profissional e ético, o Conselho Fiscal no Cidade Jardim não possui interesses próprios ou ligações políticas, e segue tudo aquilo que é requerido no Estatuto, mais especificamente no Capítulo VI, artigo 31º: “colaborar na gestão dos interesses da Associação; examinar as contas e os relatórios da Diretoria e a proposta orçamentária, emitindo os respectivos pareceres; emitir parecer sobre todos os assuntos que, por este estatuto, sejam de sua competência, assim como sobre todos os demais sobre os quais for solicitada sua manifestação”.

Os conselheiros destacaram como têm trabalhado na associação, e ressaltaram seus objetivos à frente do Conselho Fiscal, como afirma Jorge: “é do nosso interesse como conselheiros fiscais ajeitar todas as contas da associação. Nosso trabalho não está pautado em interesses próprios, políticos ou em estarmos envolvidos em brigas e confusão. E aqui nós conferimos tudo. Prezamos sempre pelo que é certo. Para se ter uma ideia, todo mês analisamos pastas com 1000 folhas. Sim, 1000 folhas. É muita coisa, e o nosso trabalho é bastante criterioso. Não é ler por ler.

Entendemos que a análise financeira requer tempo para ver o que anda certo ou não”.

Em complemento ao que disse Jorge, o conselheiro Luiz também enfatizou: “a gente quer deixar claro que a função de conselheiro fiscal não é função de polícia. Muita gente pode achar isso do Conselho: ‘ah, tem que ver se tem roubo...’, e não é nada disso. Nosso trabalho é, dentre muitos atributos, pegar as pastas de contas e verificar se ela está em ordem. Errar é humano, e às vezes pode faltar um documento aqui ou ali, ou pode acontecer também erros pontuais de cobrança de impostos. Outra função que cabe a nós exercer é, juntamente com a diretoria e o conselho comunitário, preparar o orçamento do ano seguinte.

De acordo com o Estatuto, o Conselho Fiscal é constituído por três membros efetivos e três suplentes, porém somente Jorge Eduardo e Luiz Carlos estão à frente do Conselho pela falta de candidaturas de outros voluntários para compor o corpo conselheiro. Dessa maneira, é de extrema relevância a presença de um novo conselheiro e novos suplentes, que podem se voluntariar na próxima Assembleia Geral Ordinária, realizada em abril.

Dito isto, é de suma importância salientar que a relação da empresa de auditoria com o Conselho Fiscal é preponderante para o desenvolvimento de um bom trabalho, servindo para ambos como um trabalho de complementação, auxilio e amparo. Tudo isso visando, sempre, melhorar a qualidade de vida de todo o nosso bairro e dos moradores.

26 CIDADE JARDIM
MÃOS ÀS OBRAS
UM CONSELHO FISCAL TRANSPARENTE QUE TRABALHA EM PROL DO MORADOR
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.