EMEB Rachel de Queiróz - Histórias e Narrativas dos Estudantes da EJA

Page 1

ESTUDANTES AUTORES NA EJA – 1ª EDIÇÃO HISTÓRIAS E NARRATIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA DA EMEB RACHEL DE QUEIRÓZ LER, ESCREVER E DESENHAR HISTÓRIAS DE VIDA NOVEMBRO DE 2022 TRABALHO DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR: JOSÉ ROBERTO SIMÃO

SOBRE O PROCESSO CRIATIVO

NO ANO DE 2022, INICIEI COM A TURMA DE PÓS NA EJA I, O PROJETO “MEMORIAS” COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A ORALIDADE E A ESCRITA, ONDE OS ALUNOS PUDESSEM CONTAR SUAS VIVÊNCIAS E HISTÓRIAS COM A PARTICIPAÇÃO DOS FAMILIARES EM CASA COMO “ESCRIBAS”. OBSERVEI A DIFICULDADE DOS FAMILIARES EM AJUDAREM NA ESCRITA DAS HISTÓRIAS. ASSIM, AS SEGUNDAS FEIRAS UTILIZEI UM TEMPO DE NOSSAS AULAS PARA AUXILIAR E DIRECIONAR A ESCRITA DAS MEMÓRIAS, VERIFICANDO

O QUE ESCREVERAM, ENCAMINHANDO NOVAS IDEIAS, ALÉM DE SER O ESCRIBA PARA AQUELES QUE NÃO POSSUÍAM AUXÍLIO EM CASA. TAMBÉM BUSQUEI AJUDA COM A COORDENADORA, DIREÇÃO E ESTAGIÁRIA PARA SEREM ESCRIBAS DE ALGUNS ESTUDANTES.

CONFORME OS ALUNOS TRAZIAM SEUS TRECHOS ESCRITOS, EU OS ORIENTAVA COMO AMPLIAR O ROTEIRO DA HISTÓRIA PARA AQUELES QUE TERIAM AJUDA EM CASA PARA REESCREVER. NO SENTIDO DE CONDUZIR AS NARRATIVAS DIVIDI AS “MEMÓRIAS” ENTRE: INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE/ ADULTA.

A CADA MÊS ESCREVIAM SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO. MESMO COM AS DIFICULDADES PARA CONTAR AS HISTÓRIAS OS ALUNOS SE ENVOLVERAM E NAS RODAS DE CONVERSA TRABALHAMOS A ORALIDADE. FOI UM MOMENTO MUITO RICO OUVI LOS E CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE SUAS HISTÓRIAS.

ESSES DIÁLOGOS CONTRIBUÍRAM MUITO PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SUAS MEMÓRIAS E LEMBRANÇAS.ESTAMOS ILUSTRANDO ESSAS NARRATIVAS COM FOTOS SIGNIFICATIVASVIDA, DESENHOS DAS BRINCADEIRAS RELATADAS E OUTROS MOMENTOS

2

ONDE TUDO COMEÇOU

SHIRLEY DE AMORIM

EU ME CHAMO SHIRLEY, NASCI NO HOSPITAL SÃO PAULO. MORO EM DIADEMADESDE QUE NASCI, EU E MEUS TRÊS IRMÃOS, NO JARDIM MARIATEREZA.

NÓS MORÁVAMOS NUMA CASA GRANDE DE QUATRO CÔMODOS, NOSSAS VIDAS ERAM TRANQUILA. NÓS BRINCÁVAMOS NARUADE PEGA PEGA, QUEIMADA, ESCONDE ESCONDE, VÔLEI ETC.

O PAI SEMPRE LEVAVA EU E MINHA IRMÃ PARA TRABALHAR COM ELE. EU TINHA SETE ANOS E MINHÃ IRMÃ SEIS ANOS. O PAI TINHA UMA BANCA DE FRUTAS, CACHORRO QUENTE, DOCES E OUTRAS COISAS E FICAVA EM FRENTE DO HOSPITAL SÃO PAULO NÓS GOSTÁVAMOS DE AJUDAR O PAI. CONFORME O TEMPO FOI PASSANDO, FUI FICANDO ADOLESCENTE E MEU PAI FALECEU. FIQUEI AJUDANDO MINHA MÃE A CUIDAR DOS MEUS IRMÃOS E DA CASA E POR ISSO NÃO PUDE ESTUDAR.

O TEMPO PASSOU E COM QUINZE ANOS ENGRAVIDEI DA MINHA PRIMEIRA FILHAISABELAQUE HOJE TEM TRINTAANOS. COM DEZESSEISANOS TIVEABRUNA. HOJE ELA TEM VINTE E NOVE ANOS E É ADVOGADA.

QUANDO COMPLETEI OS MEUS DEZOITO ANOS, FUI TRABALHAR NUMA PADARIA EM SANTO ANDRÉ FOI MUITO BOM MEUS PATRÕES ME ADORAVAM EU

ERAUMABOAFUNCIONÁRIA, NUNCAFALTAVAE ELES TINHAM CONFIANÇAEM MIM FIQUEI TRABALHANDO DURANTE DOIS ANOS E DEPOIS SAÍ DE LÁ.

EM 1999 CONHECI O MARCELO QUE É O PAI DO MEU FILHO, MAS NÃO DEU CERTO. HOJE MEU FILHO TEM VINTE E DOIS ANOS, TERMINOU A ESCOLA MINHA MÃE QUERIDA TEVE UM AVC EM VINTE DE FEVEREIRO E VINTE DE

3

MARÇO E FICOU INTERNADANO QUARTEIRÃO DASAÚDE DE DIADEMA FICOU UMA SEMANA. ELA TEVE ALTA, SÓ QUE FICOU COM SEQUELAS. MAS ELA ESTÁ BEM. GRAÇAS A DEUS NÃO RECAIU. DAMOS MUITO AMOR E CARINHO À FAMÍLIA TODA. EM 2022 VOLTEI A ESTUDAR, QUERO CONCLUIR OS MEUS ESTUDOS ATÉ O

FINAL E TER UM FUTURO MELHOR PRA MIM E MINHA FAMÍLIA

4

MINHA HISTÓRIA

LUCIENE CAVALCANTI DE MELO SILVA

EU SOU LUCIENE CAVALCANTI DE MELO SILVA, NASCI DIA VINTE E SETE DE FEVEREIRO DE 1967 EM CACHOEIRINHA PERNAMBUCO. FILHA DE JOSÉ CAVALCANTI DE MELO E DAMIANA MARIA CAVALCANTI. FUI REGISTRADA AOS QUINZE ANOS DE IDADE. ÉRAMOS EM DEZ IRMÃOS, NASCI EM CASA, DE PARTO NORMAL REALIZADO POR UMA PARTEIRA, DONA JOSEFA. FUI CRIADA APENAS PELO MEU PAI ATÉ OS MEUS QUINZE ANOS DE IDADE, QUANDO FUGI DE CASA PARA VER O SHOW DO AMADO BATISTA. ME APAIXONEI PELA PRIMEIRA VEZ AOS DEZOITO ANOS, ENGRAVIDEI DO MEU PRIMEIRO FILHO E CASEI. COM ESSE MARIDO TIVE MAIS DOIS FILHOS E ME SEPAREI.

VIM PARASÃO PAULO EM 1991, EM BUSCADE OPORTUNIDADES MELHORES. CHEGANDO EM SÃO PAULO ARRUMEI EMPREGO E NESTE EMPREGO, CONHECI MEU SEGUNDO MARIDO, IVO. TIVE MAIS TRÊS FILHOS COM ELE. DEVIDO AS CONDIÇÕES DE VIDA, OS FILHOS, A CASA, O EMPREGO NÃO PODIA PRIORIZAR OS ESTUDOS, A PRIORIDADE ERAALIMENTO NOS PRATOS DOS MEUS FILHOS.

JUNTO O MEU COMPANHEIRO, CONSTRUÍMOS NOSSA CASA PRÓPRIA, CONSEGUIMOS EDUCAR NOSSOS FILHOS E CONSEGUIMOS UMA VIDA DIGNA.

APENAS UM FILHO DO MEU PRIMEIRO CASAMENTO SOBREVIVEU, O EVANDRO, HOJE COM 35 ANOS, CAMINHONEIRO QUE ME ABENÇOOU COM DOIS NETOS, THIAGO 16 ANOS E ISABELY 13 ANOS.

TENHOAANAPAULADO SEGUNDO CASAMENTO, COM 27ANOS ESTUDANDO PSICOLOGIA, A JULIANA COM 25 ANOS ESTUDANDO BIOMEDICINA E A ALINE COM

5

23 ANOS SE FORMANDO EM DIREITO TODOS COM BOLSAS DE ESTUDOS. ATUALMENTE MORO COM A JULIANA E A ALINE. ESTOU SEPARADA DESDE NOVEMBRO DE 2021 E DESEMPREGADA DESDE OUTUBRO DE 2021 QUANDO ENXERGUEI A OPORTUNIDADE DE VOLTAR A ESTUDAR E OBTER MAIS CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE, QUANDO EU ERA CRIANÇA NÃO PODIA, POIS CUIDAVA DOS MEUS IRMÃOS. SOU GRATA AOS PROFESSORES QUE ESTÃO ME ACOMPANHANDO NESTA NOVA JORNADA, EM PRINCIPAL, AO PROFESSOR ROBERTO, QUE SERÁ E ESTÁ SENDO MUITO PARTICIPATIVO. FUTURAMENTE DESEJO ESTUDAR PEDAGOGIA E DAR AULAS PARA CRIANÇAS

6

MINHA CAMINHADA

ANORINA BARBOSA DE CARVALHO

OLÁ! MEU NOME É ANORINA E TENHO 57 ANOS. SOU NASCIDA NO ESTADO DA BAHIA EM 18/01/1965 MAIS PRECISAMENTE EM UM PEQUENO POVOADO CONHECIDO COMO MARANCÓ NO MUNICÍPIO DE SANTA BRÍGIDA.

TIVE UMA INFÂNCIA TÍPICA DA REGIÃO COM ALGUMAS BRINCADEIRAS SEMPRE PRESENTES COMO: RODA-RODA, SUBIR EM ÁRVORES, CANTAR, DANÇAR NOS TERREIROS DAS CASAS (COMO ERAM CONHECIDOS OS QUINTAIS), ESCONDE ESCONDE ENTRE OUTRAS, MAS SEMPRE TRABALHANDO MUITO PARA MANTER A CASA. VIVÍAMOS NA ROÇA EM UMA PEQUENA CASA DE TAIPA, UM MATERIALA BASE DE ARGILA E CASCALHO DA REGIÃO.

SOBREAADOLESCÊNCIAINFELIZMENTE NÃO TENHO MUITOA FALAR, COMO A MAIORIA DAS PESSOAS DAQUELA REGIÃO ÁRIDA, POIS NAQUELA ÉPOCA ACABÁVAMOS TRABALHANDO MUITO E VIVENDO MUITO POUCO ESTÁVAMOS SEMPRE PROCURANDO TRABALHO NAS FAZENDAS DAS REGIÕES, PRINCIPALMENTE NAS MAIORES QUE PLANTAVAM FEIJÃO, MILHO, CAPIM PARA O GADO E ALGODÃO. TRABALHAR SEMPRE ME FEZ MUITO FELIZ, POIS ASSIM NÃO PASSÁVAMOS MAIORES NECESSIDADES. A ESCOLA NUNCA FOI PRIORIDADE FRENTE AS DEMAIS ADVERSIDADES DA VIDA SOFRIDA DA REGIÃO, POR ISSO ESTOU MUITO FELIZ EM TER ESSA OPORTUNIDADE HOJE. CASEI MUITO CEDO, AOS 19 ANOS CONHECI MEU MARIDO EM UMA FESTA JUNINA SEMPRE NOS ENCONTRÁVAMOS NAS FESTAS, FEIRAS E ENCONTROS RELIGIOSOS, AONDE TODOS IAM COMO PRINCIPAL FONTE DE ENTRETENIMENTO,

7

NOS CASAMOS NA IGREJA, PERMANECEMOS NA BAHIA UM PERÍODO E DEPOIS NOS DESLOCAMOS PARA SÃO PAULO PARA TENTAR UMA TÃO SONHADA

VIDA MELHOR.DEIXAMOS NOSSO PRIMEIRO FILHO NA BAHIA AOS CUIDADOS DA MINHA MÃE JÁ AQUI EM SÃO PAULO TIVEMOS NOSSO SEGUNDO FILHO.

MEU PRIMEIRO EMPREGO AQUI FOI NA CASA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO AONDE FUI MUITO FELIZ POR QUATORZE ANOS

APÓS ESSE PERÍODO ENTREI NA MINHA ATUAL EMPRESA QUE FUI DISPENSADA COM O INÍCIO DA PANDEMIA E RECONTRATADA RECENTEMENTE.

HOJE TENHO COMO META PRINCIPAL APRENDER A LER, POIS NUNCA TIVE OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO E ESTOU MUITO FELIZ EM PODER FAZER ISSO HOJE.

QUANTO AO MEU FILHO QUE PRECISEI DEIXAR NAQUELE MOMENTO NA BAHIA, ESTÁ BEM COM 35 ANOS, CASADO E JÁ ME DEUAALEGRIA DE NETOS. MAS PREFERIU CONTINUAR VIVENDO NA BAHIA

8

MINHA VIDA

ROSÂNGELA DE SOUZA MACEDO

EU ME CHAMO ROSÂNGELA DE SOUZA MACEDO, NASCI NO HOSPITAL SÃO LUCAS EM DIADEMA ÀS 11:30 NO DIA 10/11/1968.

NAMINHAINFÂNCIABRINCAVADE BONECA, CARRINHO DE ROLIMÃ E JOGAVA QUEIMADA COM MEUS IRMÃOS E COLEGUINHAS QUE MORAVAM PERTO DE CASA.

A CASA QUE A GENTE MORAVA ERA GRANDE, PORÉM, UMA PARTE ERA DE MADEIRA E A OUTRA DE TIJOLOS NÃO TINHA ACABAMENTO, MEU PAI ERA QUEM ARRUMAVA NOSSA CASA, POIS ELE ERA PEDREIRO.

MINHA MÃE INCENTIVAVA A GENTE A ESTUDAR E FALAVA QUE MAIS TARDE ÍAMOS NOS ARREPENDER.

COM 15 ANOS EU CUIDAVA DE CRIANÇAS PARA EU TER ROUPAS NO FIM DO ANO, PORQUE MINHA MÃE NÃO TINHA CONDIÇÕES DE COMPRAR PARA NÓS ÉRAMOS MUITOS IRMÃOS, QUINZE, ENTÃO TINHA QUE TRABALHAR COM DEZENOVEANOS CONHECI O MEU MARIDO E TIVE MEUS TRÊS FILHOS. FIQUEI VIÚVA.

MEU FILHO MAIS VELHO MORACOM MINHANORAE MINHANETINHADE DOIS ANOS. EU MORO COM O MEU FILHO DO MEIO E COM O CAÇULA. O MEU FILHO DO MEIO É QUEM ME AJUDA. QUE DEUS ME AJUDE A CRIAR MEUS FILHOS!

9

MINHA HISTÓRIA

MÁRCIA COSTA SILVA

EU ME CHAMO MÁRCIA, NASCI EM EUCLIDES DA CUNHA NA BAHIA. MORAVA NA ROÇA EM UMA CASA DE DOIS QUARTOS E QUINTAL. MORAVA COM MINHA MÃE E MEUS TRÊS IRMÃOS ATÉ 1 ANO DE IDADE. APÓS ESSA IDADE FUI MORAR COM A MINHÃ MÃE ADOTIVA EM OUTRO POVOADO. ELA NÃO TINHA FILHOS SOLTEIROS E ME LEVOU PARA MORAR COM ELA, SENDO ELA TIA DA MINHA MÃE. NA MINHA INFÂNCIA BRINQUEI MUITO COM MINHAS COLEGUINHAS NO QUINTAL DA CASA DE BONECA, DE FAZER COMIDA ENTRE OUTRAS COISAS. COM 8 ANOS FUI MATRICULADA NA ESCOLA, MAS NÃO ME INTERESSEI MUITO E HOJE ME ARREPENDO. VIVI NESTE POVOADO PINHÕES ATÉ O FALECIMENTO DE MINHA MÃE ADOTIVA, QUANDO EU TINHA 15 ANOS. APÓS, TIVE QUE TRABALHAR E ME RELACIONEI COM UM RAPAZ UM ANO DEPOIS ESTAVA GRÁVIDA E MINHA FILHA NASCEU QUANDO EU TINHA 17 ANOS. DEPOIS DE TRÊS SEMANAS QUE ELANASCEU,ACABOU NÃO SOBREVIVENDO E EU ACABEI INDO TRABALHAR NA CASA DE FAMÍLIA E FIQUEI POR UM TEMPO NESSE LUGAR.

DEPOIS SAÍ DA BAHIA E FUI PARA SÃO PAULO EM 1996 COM EMPREGO CERTO. CHEGANDOAQUI, REENCONTREI UMAMIGO QUE VEIOASE TORNAR O PAI DO MEU FILHO. ENGRAVIDEI NOVAMENTE E VOLTEI COM 3 MESES DE GRAVIDEZ PARA A BAHIA. PERMANECI DURANTE SEIS ANOS LÁ VIVENDO COM MEU FILHO E TRABALHANDO EM CASA DE FAMÍLIAS.

PASSADO ESSE TEMPO, RETORNEI PARA SÃO PAULO E ESTOU AQUI JÁ POR 19 ANOS. CONHECI O MEU MARIDO QUE ASSUMIU MEU FILHO. VIVEMOS BEM E

10

CONTINUO TRABALHANDO EM CASA DE FAMÍLIA. RETORNEI PARAOS MEUS ESTUDOS. ME SINTO FELIZ PELO QUE JÁAPRENDI

E ESPERO CONTINUAR ESTUDANDO.

11

MINHA HISTÓRIA

VALDIR MOREIRA DA SILVA

EU ME CHAMO VALDIR, NASCI NO RIO GRANDE DO NORTE, EM UMA CIDADEZINHACHAMADACANGUARETAMA.ANOSSACASAERADE TAIPA, GRANDE, EM UM SÍTIO E TÍNHAMOS MUITAS PLANTAÇÕES, PÉS DE FRUTAS, HORTAS, PÉS DE BANANEIRAS, PORCOS, VACAS E GALINHAS. MORAVA EU, MEUS PAIS E IRMÃS DA PARTE DO MEU PAI, NÓS ÉRAMOS EM SEIS.

AMINHAINFÂNCIAFOI MUITO BOA. DEPOIS FOMOS EMBORAPARAAPARAÍBA E TER UMA VIDA MELHOR. FUI FICANDO ADOLESCENTE E NÃO QUERIA SABER DE ESTUDAR E NEM DE IR PARAA ESCOLA SÓ QUERIA BAGUNÇAR.

AOS MEUS 13 ANOS FUI TRABALHAR E AJUDAR MEUS PAIS NA LAVOURA DURANTE OITO MESES. DEPOIS FUI TRABALHAR NUM LUGAR CHAMADO GRUPIUNA POR TRÊS ANOS.

VIM PARA SÃO PAULO COM DEZENOVE ANOS E ENTREI PARA FIRMA CHAMADA RESIL ONDE TRABALHEI POR OITO ANOS. ME CASEI, TIVE TRÊS FILHOS NO PRIMEIRO CASAMENTO QUE DUROU TREZE ANOS E LOGO ME SEPAREI.

UM ANO SE PASSOU E CONHECI MINHA ATUAL ESPOSA. SOMOS CASADOS

23 ANOS E TIVE TRÊS FILHOS COM ELA. SOU MUITO FELIZ E AGRADEÇO A DEUS PELAS MINHAS FAMÍLIAS, CONQUISTAS E PELO MEU TRABALHO.

TODOS OS MEUS FILHOS SÃO ESTUDADOS E JÁ FORMARAM SUAS FAMÍLIAS. HOJE PARO E PENSO COMO É IMPORTANTE ESTUDAR E QUERO CONCLUIR ATÉ O FINAL.

AGRADEÇO AO MEU PROFESSOR ROBERTO!

12
13

LEMBRANÇAS

ALMERITA JOANA DA SILVA

MEU NOME É ALMERITA, TENHO 73 ANOS. MORO EM DIADEMA, SÃO PAULO, MAS NASCI EM MINAS GERAIS. FOMOS CRIADOS NO INTERIOR EU, MEU PAI, MINHA MÃE E NOVE IRMÃOS. ERAMOS MUITO JUDIADOS, MINHA MÃE BATIA MUITO EM NÓS. EU VIVIA NA ROÇA SEM MUITO O QUE FAZER. FUI NASCIDA EM CASA POR UMA PARTEIRA. EU DORMIA NA ROÇA PORQUE NÃO TINHACOBERTOR EM CASA. BRINCÁVAMOS EM FRENTE DE CASAPOIS MEUS PAIS NÃO DEIXAVAM IR PRA LONGE, JUNTO COM MEUS IRMÃOS. MINHA CASA TINHA 5 CÔMODOS E O CHÃO ERA DE TERRA. MUITAS VEZES PASSAMOS FOME E DORMIA DE BARRIGA RONCANDO E ENTÃO ÍAMOS PARA OUTRAS ROÇAS A PROCURA DE COISAS PARA COMER. NAADOLESCÊNCIA SÓ PODÍAMOS SAIR COM O MEU PAI, PORÉM EU E MAIS DUAS IRMÃS SAÍMOS PARA IR À MISSA, MAS NÃO ENTRÁVAMOS NA IGREJA SAÍAMOS PARA NAMORAR ESCONDIDO. QUANTO AO ESTUDO NUNCA PUDE ESTUDAR POIS ACHAVA QUE NÃO SERIA NECESSÁRIO E SOMENTE OS IRMÃOS PUDERAM ESTUDAR.

FIQUEI TRABALHANDO NAROÇATÉ MEUS 13ANOS DEPOIS DESSE PERÍODO O MEU PAI FOI TOMAR CONTA DE UM SÍTIO E NÓS FOMOS AJUDAR.

AOS 20 ANOS CONHECI UM RAPAZ E ME CASEI. RESOLVEMOS IR EMBORA PARASÃO PAULO. MEU MARIDO TINHACOMPRADO UM TERRENO COM 1 BARRACO E VIEMOS MORAR NESSE LUGAR.

MEU MARIDO FICOU DOENTE FOI UMA LUTA MUITO GRANDE DEPOIS DE ALGUNS ANOS ELE ACABOU FALECENDO. FIQUEI COM 3 FILHOS PEQUENOS PARA

14

MEUS FILHOS SÃO: SÔNIA QUE FALECEU, LUCIANO QUE FALECEU TAMBÉM E TENHOAMARAQUEATUALMENTE TEM 44ANOS. TENHO 11 NETOS E 9 BISNETOS.

15 CRIAR.

MINHA HISTÓRIA

VALMIRA FREITAS DO NASCIMENTO

EU ME CHAMO VALMIRA, NASCI NA CIDADE DE JEREMOABA NA BAHIA. NA INFÂNCIA EU MORAVA NO SÍTIO COM OS MEUS PAIS E SETE IRMÃOS. MORAVA NUMA CASA GRANDE E BRINCAVA DE CORRER, JOGAR BOLA E BALANÇAR COM MEUS IRMÃOS.

QUANDO CRIANÇAS A GENTE IA PARA A ROÇA ACOMPANHAR OS PAIS TRABALHANDO E JÁ ÍAMOS APRENDENDO. AOS 10 ANOS JÁ COMECEI A TRABALHAR NA ROÇA APENAS MEIO PERÍODO PLANTANDO FEIJÃO, MILHO, AIPIM E BANANAS. APÓS VOLTAVA PARA CASA, FICAVA BRINCANDO E TOMANDO CONTA DOS OUTROS IRMÃOS. PASSEI A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NESTE LUGAR. QUANTO A ESCOLA EU ENTRAVA E SAIA, ESTUDANDO POUCAS HORAS E APRENDI APENAS MEU NOME. AOS 21 NOS RESOLVI VIR PARA SÃO PAULO JUNTO COM MINHA PRIMA. COMECEI ATRABALHAR NO BAIRRO BOSQUE DA SAÚDE E MORAVA NO EMPREGO. MINHAPRIMAQUE MORAVAAQUI RESOLVEU IR EMBORAE AQUE VEIO COMIGO SE CASOU E FOI PARA SANTOS. DURANTE ESSE TEMPO CONHECI UM MOÇO E ENGRAVIDEI TIVE UMAFILHA, PORÉM O RELACIONAMENTO NÃO DEU CERTO E TIVE QUE CUIDAR DELASOZINHA.

HOJE NÃO TENHO CONTATO COM O PAI DELA, MAS MINHA FILHA TEM. ELE MORA NA MESMA CIDADE QUE NASCI. AQUI EM SÃO PAULO, VOLTEI A ESTUDAR VÁRIAS VEZES, MAS NÃO PERMANECIA, POIS, TINHA MUITAS OBRIGAÇÕES ALÉM DE CUIDAR DA MINHA FILHA.

16
17
HOJE ESTUDO NA EJA NA SALA DE PÓS DO PROFESSOR ROBERTO.

MINHA TRAJETÓRIA

MARIA JAQUELINA DOS SANTOS DA SILVA

MEU NOME É MARIAJAQUELINADOS SANTOS DASILVA NASCI EM RESENDE NO RIO DE JANEIRO NO DIA 06 DE MARÇO DE 1965. EU MORAVA NUMA CASA PEQUENA DE BARRO COM MEUS PAIS E CINCO IRMÃOS. BRINCAVA NA RUA, SUBIA NOS PÉS DAS ÁRVORES, APANHAVA BASTANTE COM MANGUEIRA. MINHAMÃE E MEU PAI TRABALHAVAM NAROÇAE EUTINHAQUE CUIDAR DOS MEUS IRMÃOS MENORES. ERAMOS EM CINCO IRMÃOS: PAULINHO, JAQUELINE, VALINA. MÁRCIA E VALDIR NÓS BRINCÁVAMOS DE TODOS JUNTOS.

COMECEI A TRABALHAR CEDO COM 15 ANOS TOMANDO CONTA DE CRIANÇAS POR ISSO NÃO TIVE TEMPO DE ESTUDAR.AJUDAVAEM CASACOM ESSE DINHEIRO.

EU MORAVA NUMA CASINHA E QUANDO EU TINHA ONZE ANOS FOMOS PARA UMA CASA MAIOR E FICAMOS LÁ POR DEZ ANOS NO QUINTAL TINHA BASTANTE GALINHA, POIS ERA MUITO GRANDE MESMO.

MESMO COM MINHAADOLESCÊNCIASENDO COMPLICADA, BRINQUEI MUITO NA RUA COM MEUS PRIMOS DE PIQUE, ESCONDE ESCONDE E JOGAR BOLA. NOS DOMINGOS NOS REUNÍAMOS NA CASA DO AVÔ PARA PASSAR A TARDE EU GOSTAVA MUITO, POIS ERAMOS MUITO UNIDOS.

AOS 16ANOS VOLTEIACUIDAR DE CRIANÇAS EAOS 17 TRABALHAR EM CASA DE FAMÍLIA. FIQUEI UM TEMPO SEM TRABALHAR, AOS FINAIS DE SEMANA ÍAMOS A IGREJA. FOI UM TEMPO BOM.

PASSADO ESSE PERÍODO VOLTEI ATRABALHAR, NAMOREI, CASEI, TIVE UMA FILHA E NOS MUDAMOS PARA SÃO PAULO. NO COMEÇO FOI BEM DIFÍCIL, POIS

18

ESTÁVAMOS DESEMPREGADOS, CATANDO ATÉ LATINHAS PARA TER O QUE COMER. CONSEGUIMOS EMPREGO APÓS ESSA CRISE E ALUGAMOS UM CANTINHO. A VIDA FOI PASSANDO MINHA FILHA CRESCENDO E ESTUDANDO. QUANDO MINHA FILHA TINHA 14 ANOS ME SEPAREI E MUDEI PARA CASA DA MINHA TIA NAAVENIDA DO CURSINO CONSEGUI EMPREGO NUMA FÁBRICA DE PANO DE PRATO, FIQUEI NESTE EMPREGO POR QUATRO ANOS E FUI DEMITIDA. PERMANECI EM CASA POR ALGUNS MESES E CONSEGUI UM EMPREGO NA ANA ROSA ONDE CUIDO DE UMA CASA E PERMANEÇO NESTE LOCALATÉ HOJE. MINHA FILHA TERMINOU OS ESTUDOS, CASOU TEVE UM CASAL DE FILHOS: LAYSA E LINCON, QUE ESTUDARAM NA ESCOLA RACHEL DE QUEIROZ ONDE EU COMECEI A ESTUDAR EM 2019 COM A PROFESSORA MARIA LÚCIA. HOJE ME ENCONTRO NA SALA DE PÓS COM PROFESSOR ROBERTO E ESPERO APRENDER BASTANTE PARA PODER CONTINUAR MEUS ESTUDOS NOS PRÓXIMOS ANOS

19

MINHA VIDA

DAIANA ROSIANE PRADO

EU ME CHAMO DAIANA, NASCI EM SÃO PAULO NO BAIRRO DO JARDIM MÍRIAM. MORAVACOM MEUS PAIS E MEU IRMÃO EM DOIS CÔMODOS E UM QUINTAL PEQUENO.

AOS MEUS SETEANOS IAPARAAESCOLAESTUDAR E QUANDO CHEGAVADA ESCOLA IA BRINCAR COM MINHAS AMIGAS DE BOLA, BICICLETA E BONECA.

O TEMPO SE PASSA E AOS MEUS 14 ANOS COMECEI A TRABALHAR COM SERVIÇOS GERAIS EM UM ANO TIVE QUE PARAR DE ESTUDAR PARA AJUDAR MEUS PAIS.

DEPOIS DE QUATRO ANOS ARRANJEI UM SERVIÇO QUE GANHAVA MAIS NA FORPLAS MUDEI DE CASA, COM TRÊS CÔMODOS, MELHOR. MINHA MÃE E EU FICAMOS DURANTE UM ANO E DEPOIS MUDAMOS PARA DIADEMA QUE MORO ATÉ HOJE.

EM 2022 VOLTEI A ESTUDAR E QUERO CONCLUIR ATÉ O FINAL. AGRADEÇO MEU PROFESSOR ROBERTO.

20
21

MINHA HISTÓRIA

SILVANA

RODRIGUES DA SILVA SANTOS

EU ME CHAMO SILVANA, NASCI EM ITAQUAQUECETUBA NO ESTADO DE SÃO PAULO, NUMA CASA SIMPLES. SOMOS EM SETE IRMÃOS, MAS PERDI O CONTATO COM ELES, POIS FUI TRABALHAR EM CASA DE FAMÍLIA EM TROCA DE COMIDA E CAMA, PARA DEIXAR DE SER UMA BOCA A MAIS NÃO TINHA PAGAMENTO, MAS NÃO TINHA GASTO PARA MINHA FAMÍLIA.

QUANDO COMECEI A TRABALHAR EM ALGUNS EMPREGOS QUE RECEBIA SALÁRIO, MEU PAI VINHA BUSCAR O DINHEIRO. MAS ELE DEIXAVAALGUM PARA O SORVETE. MESMO ASSIM ERA LEGAL.

FUI CRESCENDO, VIM PARA A PAULICÉIA, BAIRRO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO E CONHECI MEU MARIDO QUE É OS PAIS DOS MEUS FILHOS.

SEMPRE FUI TRABALHADEIRA. NÃO TENHO VERGONHADE NADADO QUE FIZ

OU QUE DEIXEI DE FAZER. NÃO TENHO MEDO DE TRABALHAR E SEI QUE MINHAS FILHAS E MEU FILHO SÃO ASSIM TAMBÉM.

COMO TODAS AS FAMÍLIAS TEMOS NOSSOS CONTRATEMPOS

22

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.