



INICIAR UM PROJETO DE ESCRITA DAS NARRATIVAS DE VIDA COM OS ESTUDANTES DA EJA TRAZ EMOÇÕES QUE SE MISTURARAM COM NOSSAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS VIVIDAS E REVIVIDAS.
PROPORCIONAMOS AOS ESTUDANTES DINÂMICAS DE LEITURA, SESSÃO DE CINEMA COM PIPOCA, DISCUSSÕES E REFLEXÕES. TUDO ISSO PARA QUE O CORAÇÃO FOSSE DESPERTADO E ASSIM PUDESSEM ESCREVER SUAS MEMÓRIAS AFETIVAS. MUITAS VEZES DIFÍCIL DE RELEMBRAR, OUTRAS ALEGRES POR RECORDAR...
AO LER AS NARRATIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA FUI ME DANDO CONTA DA PRECIOSIDADE QUE TINHA EM MÃOS. JUNTO ÀS NARRATIVAS ESTÃO AS ILUSTRAÇÕES. CADA DETALHE, AS CORES UTILIZADAS, AS EXPRESSÕES, OS SENTIMENTOS DANDO SUPORTE ÀS HISTÓRIAS CONTADAS. AS NARRATIVAS APROXIMARAM OS ESTUDANTES. NUM TEMPO TÃO ANSIOSO QUE VIVEMOS, PARECE QUE NOS TORNAMOS MAIS HUMANOS SEM NUNCA TERMOS DEIXADO DE SER. HUMANOS NO SENTIDO DA COMPAIXÃO, DA SOLIDARIEDADE E DA DIGNIDADE.
AS PESSOAS TÊM HISTÓRIAS! AS PESSOAS CAMINHARAM UMA VIDA TODA ATÉ CHEGAR À EJA. CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA COM A ESCRITA DOS ESTUDANTES ME FAZ PENSAR QUE TUDO VALE A PENA. TUDO O QUE É VIVIDO, TUDO O QUE É SENTIDO... VIVER É UM GRANDE APRENDIZADO! ELIANE TERCEIRO COORDENADORA PEDAGÓGICA
MEU NOME É DANIELA, TENHO 35 ANOS E NASCI EM SÃO PAULO. ME MUDEI PARA DIADEMA JÁ FAZ UNS 15 ANOS. APROVEITEI BASTANTE MINHA INFÂNCIA COM BRINCADEIRAS E AMIGOS, MAS NA ESCOLA E NA MINHA VIZINHANÇA POR TER SOBREPESO ERA VÍTIMA CONSTANTEDE BULLYNG. ESTUDEI ATÉ O 6º. ANO E PAREI. DEPOIS, VI O QUANTO É DIFÍCIL ARRANJAR UM BOM EMPREGO OU ATÉ MESMO FAZER UM CURSO SEM O ESTUDO COMPLETO. POR ISSO HOJE, COM 35 ANOS, PASSANDO POR CIMA DO MEDO E DA ANSIEDADE RESOLVI TERMINAR OS MEUS ESTUDOS PARA FINALMENTE REALIZAR O SONHO: IR PARA A FACULDADE E TER UMA ÓTIMA PROFISSÃO. INDEPENDENTEMENTE DA MINHA IDADE E DO TEMPO QUE LEVAR. VOU CALAR A BOCA DE MUITA GENTE QUE ME ENXERGA COMO UM CASO PERDIDO. DANIELA DE SENA COSTA, 36 ANOS NASCIDA EM SÃO PAULO SP ESTUDANTE DA 7ª SÉRIE
EU PODERIA FALAR MUITAS COISAS BOAS, MAS ALGO QUE MARCOU MINHA VIDA FOI QUANDO EU TINHA UNS 12 PARA 13 ANOS E CONHECI O MEU ESPOSO ÉRAMOS AMIGOS E LOGO ME APAIXONEI, MAS MINHA MÃE ERA CONTRA E ME BATIA POR CAUSA DELE. UM DIA APANHEI TANTO PORQUE ELA ME PEGOU COM ELE E ME DISSE QUE EU NUNCA SERIA FELIZ MAS O PIOR ESTAVA POR VIR: ELA ME COLOCOU PARA FORA DE CASA AOS 15 ANOS. MOREI NA RUA UNS TRÊS MESES FOI MUITO RUIM PASSEI POR MUITAS COISAS, MAS MEU NAMORADO NUNCA ME ABANDONOU AS COISAS AOS POUCOS FORAM MUDANDO. MEU NAMORADO ALUGOU UMA CASA E
FUI MORAR COM ELE. HOJE TEM EXATAMENTE 19 ANOS QUE SOU CASADA, TENHO TRÊS FILHOS E SOU MUITO FELIZ COM A MINHA FAMÍLIA QUE TENHO. HOJE AGRADEÇO A DEUS POIS TUDO QUE EU PASSEI SERVIU PARA EU ME TORNAR A MULHER QUE SOU HOJE.
THEMES CAROLINA GUIRRA DE SOUZA, 31 ANOS NASCIDA EM DIADEMA SP ESTUDANTE DA 8ª SÉRIE
QUANDO EU MORAVA COM MEUS PAIS A MINHA INFÂNCIA ERA LEGAL EU ADORAVA CUIDAR DA CASA E CUIDAR DOS MEUS IRMÃOS
PARA MEUS PAIS PODEREM IR TRABALHAR PARA TER QUE NOS ALIMENTAR. ESTUDÁVAMOS DE MANHÃ E À TARDE EU CUIDAVA DAS CRIANÇAS, DA CASA E FAZIA COMIDA.
MEUS PAIS TRABALHAVAM NA ROÇA. QUANDO CHEGAVAM EM CASA JÁ ESTAVA TUDO PRONTO PARA O ALMOÇO E A CASA ARRUMADA. EU CUIDAVA DE TUDO POR SER A FILHA MAIS VELHA.
HOJE AGRADEÇO A DEUS E AOS MEUS PAIS POR TUDO QUE PASSEI NA MINHA INFÂNCIA. SOU CASADA, TENHO TRÊS FILHOS E SÓ TENHO O QUE AGRADECER A DEUS POR TUDO. ESSA É A MINHA HISTÓRIA DA INFÂNCIA.
TUDO QUE VIVI FOI MUITO BOM COM MEUS PAIS E IRMÃOS. OBRIGADA POR TUDO DEUS!
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 47 ANOS NASCIDA EM LAJEDO PE ESTUDANTE DA 7ª SÉRIE
QUANDO JOVEM TINHA UM SONHO ASSIM COMO TODO
MUNDO: ERA SER UM GRANDE JOGADOR DE FUTEBOL ASSIM COMO FIZ NO DESENHO.
MAS QUERO DIZER UM POUCO SOBRE MINHA INFÂNCIA, AQUILO QUE ME MARCOU. ME DEDIQUEI TANTO NO FUTEBOL COMO NA ESCOLA E NO MEU COTIDIANO.
CHEGUEI ATÉ A VIAJAR PARA CIDADES FORA PARA JOGAR BOLA AQUELE ERA MEU SONHO QUE EU ESTAVA VIVENDO SEMPRE COM O OBJETIVO DE AJUDAR A MINHA FAMÍLIA.
LEMBRO ATÉ DA PRIMEIRA CHUTEIRA QUE MEUS PAIS ME DERAM, ALIÁS, NÃO TEM COMO ESQUECER.
MAS, ENFIM, NEM TUDO É COMO A GENTE ESPERA. MINHA VIDA ACABOU TOMANDO OUTRO RUMO: FUI CRESCENDO, CONHECENDO O MUNDO E ACABEI
QUE NÃO VIVI MEU SONHO DE SER UM GRANDE JOGADOR DE FUTEBOL. ISSO É UM APARTE DA MINHA HISTÓRIA QUE ME MARCOU. HOJE ESTOU
AQUI RELATANDO UM POUQUINHO DAQUILO QUE VIVENCIEI. ESPERO QUE VOCÊS ENTENDAM E GOSTEM, POIS, NOSSA VIDA É ASSIM, VIVENDO E APRENDENDO.
DANILO DE SOUSA, 39 ANOS NASCID0 EM FRANCA SP ESTUDANTE DA 7ª SÉRIE
VENHO DE FAMÍLIA SIMPLES E HUMILDE. MORAVA EM MINAS GERAIS COM MEUS PAIS E MEUS IRMÃOS EM UM SÍTIO. AINDA MUITO NOVA, EU E MEUS IRMÃOS ÍAMOS PARA ROÇA PARA AJUDAR MEUS PAIS NA COLHEITA DE MILHO E FEIJÃO. EM ÉPOCA DE PLANTAÇÃO, ÍAMOS PARA ROÇA PARA PLANTAR ARROZ, MILHO, FEIJÃO, AMENDOIM E CAFÉ. ERA UMA VIDA DIFÍCIL ATÉ PARA ESTUDAR. EU ANDAVA UM QUILÔMETRO E MEIO PARA CHEGAR NA ESCOLA E ENFRENTAVA CHUVA E SOL PARA CHEGAR ATÉ LÁ. A ESTRADA ERA DE TERRA, QUANDO CHOVIA CHEGAVA NA ESCOLA TODA SUJA DE BARRO. MAS A GENTE NUNCA DESISTIA. COM MUITA DIFICULDADE MEUS PAIS CONSEGUIRAM DAR ESTUDO PARA NÓS. POR ISSO TUDO QUE SOU HOJE AGRADEÇO A ELES!
TEREZINHA PEREIRA MOUTINHO DA SILVA, 57 ANOS NASCIDA EM JEQUERI MG ESTUDANTE DA 7ª SÉRIE
TODOS OS DIAS ERAM DIAS DE SOL QUE SE TORNAVAM MAIS ALEGRES. OS DIAS QUE MINHA TIA ACORDAVA TODOS COM CHEIRINHO BOM DE CAFÉ E CUSCUZ QUENTINHO. QUE SAUDADES!
TODOS DA CASA SE PREPARAVAM PARA COMEÇAR O DIA: MEUS TIOS E TIAS IAM PARA O TRABALHO E NÓS, MEUS PRIMOS E EU, ÍAMOS ESTUDAR COMO TODA CRIANÇA DEVERIA. AS MANHÃS QUENTES E ENSOLARADAS TORNAVAM OS DIAS ALEGRES E PRODUTIVOS. PARA NÓS ERA SÓ ESTUDAR, CONTANDO AS HORAS DE IR EMBORA PARA APROVEITAR O RESTO DOS DIAS QUENTES BRINCÁVAMOS DE ESTRELINHA NOVA SELA, DE CASINHA, AMARELINHA, BOLINHA DE GUDE, PIPA E PIÃO. ASSIM ERA A VIDA NO LITORAL DE MACEIÓ SEM FALAR NAS MANHÃS QUE ÍAMOS PARA AS PRAIAS, RIOS E CACHOEIRAS. COMO ERAM BOAS ESSAS MANHÃS! COMO MINHAS TIAS FALAVAM, MEUS PRIMOS E EU PARECÍAMOS “PINTO NO LIXO”. NUNCA TÍNHAMOS VISTO TANTA ÁGUA AO REDOR DE NOSSA CIDADE. ALAGOAS EM SI ERA E É MUITO BONITA E CHEIA DE HISTÓRIAS E LENDAS TAMBÉM.
NATHALLY MARTINS DA SILVA, 25 ANOS NASCIDA EM MACEIÓ AL ESTUDANTE DA 7ª SÉRIE
NO DIA 26 DE JANEIRO DE 2021 NASCEU MEU NETO PYERRE KAUÃ NOSSA! COMO EU ESTAVA RADIANTE POR SER VÓ MEU SORRISO SE VIA DE LONGE. COMO É GOSTOSO SER VÓ! ME SENTI A MULHER MAIS
IMPORTANTE DA MINHA VIDA COMO O DIA EM QUE TIVE A MINHA FILHA, MÃE DO MEU NETO. FOI UMA EMOÇÃO EM DOBRO E CADA DIA QUE PASSA EU ME APAIXONO AINDA MAIS
VOU SER UMA VÓ PRESENTE NA VIDA DO MEU NETO. ASSIM COMO MINHA AVÓ FOI NA MINHA VIDA. QUERO ENSINAR VÁRIAS COISAS PRA ELE, PRINCIPALMENTE A EDUCAÇÃO, O RESPEITO PELAS PESSOAS MAIS VELHAS E POR TODAS.
QUERO PASSAR PARA ELE A EDUCAÇÃO MARAVILHOSA E O CARÁTER QUE EU APRENDI COM MINHA VÓ
OBRIGADA VÓ POR ME ENSINAR A SER UMA PESSOA MARAVILHOSA QUE ME TORNEI. OBRIGADA, MEU DEUS, POR ME PRESENTEAR COM O MEU NETO PYERRE KAUÃ. GRATIDÃO SEMPRE!
VANESSA DOS SANTOS BISPO PEREIRA, 37 ANOS NASCIDA EM TABOÃO DA SERRA SP ESTUDANTE DA 8ª SÉRIE
O QUE MAIS SINTO FALTA E ME TRAZ MUITAS LEMBRANÇAS
QUANDO AINDA ERA ADOLESCENTE, IA TODOS OS DOMINGOS PARA UM PESQUEIRO COM MEU PAI, ELE AMAVA PESCAR. SAÍAMOS MUITO CEDO. ELE DIZIA: TEMOS QUE PEGAR O MELHOR LUGAR. ERA SEMPRE NO MESMO LUGARZINHO, DEBAIXO DE UMA ÁRVORE E LÁ FICÁVAMOS O DIA TODO. ALMOÇÁVAMOS SEMPRE NO MESMO RESTAURANTE. HOJE QUANDO VOLTO LÁ É O MESMO CHEIRO E FICO LEMBRANDO DO TEMPO QUE ERA BOM E HOJE SÓ FICARAM AS LEMBRANÇAS. AQUELE SORRISO LINDO DO MEU PAI QUANDO PESCAVA UM PEIXE. HOJE APENAS SAUDADES E LEMBRANÇAS DO MEU VELHO E QUERIDO PAI.