EMEB Cândido Portinari - Histórias e Narrativas dos Estudantes da EJA

Page 1

ESTUDANTES AUTORES NA EJA – 1ª EDIÇÃO HISTÓRIAS E NARRATIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA DA EMEB CÂNDIDO PORTINARI LER, ESCREVER E DESENHAR HISTÓRIAS DE VIDA NOVEMBRO DE 2022 TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS PROFESSORAS: CLAUDIA MARIA FERREIRA, LUCINETE IZABEL DE FARIA SIMONE GONÇALVES DA SILVA e RENATA ROBERTA BERNARDES MATHIAS

SOBRE AS NARRATIVAS

NOSSOS ALUNOS COMPÕEM FISICAMENTE E EMOCIONALMENTE O CORAÇÃO DA ESCOLA CÂNDIDO PORTINARI SOMOS PARTE DE UMA GRANDE FAMÍLIA. NOSSOS ESTUDANTES SÃO, EM SUA MAIORIA, TRABALHADORES QUE BUSCAM CONHECIMENTO E NOVAS OPORTUNIDADES NO MUNDO DO TRABALHO, PROPICIANDO A NÓS, PROFESSORES EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS RICAS DE SABER, CULTURA E POESIAS EM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA. AS HISTÓRIAS DE VIDA DOS ALUNOS DA EJA SE ASSEMELHAM EM ALGUNS PONTOS E A MAIORIA RETORNAM PARA A SALA DE AULA NA ESPERANÇA DE REALIZAREM OS SEUS SONHOS. ALUNOS E PROFESSORES, JUNTOS, APRENDEM, ENSINAM, INQUIETAM-SE COM AS HISTÓRIAS COMPARTILHADAS E RESISTEM AOS OBSTÁCULOS DESTA SOCIEDADE QUE VIVEMOS.

CONSTRUIR AS HISTÓRIAS DE VIDA COM NOSSOS ESTUDANTES, PROPORCIONOU A TODOS UMA TROCA RICA DE VIVÊNCIAS, SENTIMENTOS, EMOÇÕES E HUMANISMO

PERCEBEMOS QUE AS HISTÓRIAS ESTÃO ARRAIGADAS DE SUPERAÇÃO E OTIMISMO. TODOS ESSES ELEMENTOS JUNTOS CORROBORAM PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA, ACOLHEDORA E TRANSFORMADORA.

PROFESSORAS: CLAUDIA, LUCINETE, RENATA E SIMONE

2

VIOLÊNCIA NUNCA MAIS

EM 2020 O MUNDO PASSOU POR UMA GRANDE TRAGÉDIA: A PANDEMIA DE COVID 19 TIVEMOS QUE FICAR ISOLADOS, POIS A DOENÇA SE PEGAVA ATRAVÉS DO CONTATO E O ISOLAMENTO ACARRETOU VIOLÊNCIA À MULHERES EM MUITOS LARES E EU FUI UMA DELAS INFELIZMENTE.

CASEI MUITO JOVEM AOS DEZESSEIS ANOS JÁ ESTÁVAMOS MORANDO JUNTO ISSO FOI EM 2018 TIVE MINHA FILHA AINDA ADOLESCENTE COM APENAS DEZESSETE ANOS.

NO COMEÇO TUDO É SEMPRE MUITO BOM. NO ENTANTO, AOS POUCOS, AS COISAS FORAM MUDANDO. COMEÇARAM AS AGRESSÇOES DO MEU EX-PARCEIRO. NUNCA TIVE CORAGEM DE DENUNCIAR FICAVA COM DÓ DELE, POIS ELE SEMPRE SE VITIMIZAVA E DIRIA QUE ISSO NÃO IRIA SE REPETIR. PASSEI POR ISSO POR UM ANO INTEIRO ATÉ QUE EM ABRIL DE 2021 OCORREU UM EPISÓDIO QUE MUDOU A MINHA VIDA: MEU EX-MARIDO ME A PONTO DE EU FICAR INCONSCIENTE. FOI UM FATO QUE ME MARCOU PARA SEMPRE. MAS DESTA VEZ ESSE CICLO VICIOSO NÃO IRIA MAIS SE REPETIR: TOMEI CORAGEM E DENUNCIEI. PROCUREI A AJUDA DA MINHA FAMÍLIA QUE ME APOIOU E ME ACOLHEU. ESTOU CONTANDO ESTA HISTÓRIA PARA PODER ENCORAJAR OUTRAS MULHERES QUE PASSAM POR ESSE TIPO DE VIOLÊNCIA: NÃO TENHAM MEDO DE DENUNCIAR, SAIR DESSA SITUAÇÃO E SABER QUE NÃO ESTÃO SOZINHAS!

ESTER ANTUNES MARQUES DA SILVA, 20 ANOS NASCIDA EM DIADEMA SP

3

A HISTÓRIA DA CHAPA DESEJADA

EU, LUIZ, QUANDO CRIANÇA, POR VOLTA DOS MEUS NOVE ANOS DE IDADE TINHA UM DESEJO MUITO GRANDE, QUE ERA DE TER UMA CHAPA (OU DENTADURA COMO CHAMAM NA CIDADE ONDE EU MORAVA), ACHAVA LINDO VER AQUELES DENTES DENTRO DE UM COPO COM ÁGUA E SONHAVA EM TER A MINHA TAMBÉM. NAQUELA ÉPOCA TÍNHAMOS UMA VIZINHA BEM VELHINHA QUE SE CHAMAVA DONA MARIA DO CARMO ELA ERA BOAZINHA E EU SEMPRE A VISITAVA EM SUA CASA E LÁ ESTAVA A CHAPA DE DONA MARIA NO COPO COM ÁGUA DESPERTANDO CADA VEZ MAIS EM MIM O DESEJO POR AQUELE OBJETO. REZAVA PARA QUE DONA MARIA LOGO VIESSE A FALECER, POIS ASSIM EU PODERIA TER A TÃO SONHADA CHAPA. ESSE DIA ENFIM CHEGOU DONA MARIA, COITADA, FALECEU NÃO PUDE IR ATÉ SEU VELÓRIO, POIS FOI NA CIDADE E EU MORAVA NO SÍTIO. LÁ NO CEARÁ QUANDO AS PESSOAS MORREM SÃO DOADAS TODAS AS SUAS COISAS E OUTRAS TANTAS SÃO JOGADAS EM UM LOCAL CHAMADO “MUTURU”, UMA ESPÉCIE DE TERRENO BALDIO. ALGUNS DIAS DEPOIS DO VELÓRIO, MINHA IRMÃ E EU FOMOS VISITAR SEU FRANÇA (ESPOSO DE DONA MARIA) FUI ATÉ SUA CASA PARA TER CERTEZA QUE MINHA CHAPA ESTARIA LÁ E ESTAVA DENTRO DO COPO COM ÁGUA. OS DIAS FORAM PASSANDO E EU SEMPRE IA LÁ PARA SABER O QUE ACONTECERIA COM A CHAPA. CERTO DIA SEU FRANÇA NOS DISSE QUE JOGARIA FORA NO MUTURU A CHAPA DE DONA MARIA. LOGO QUE DEPRESSA MINHA IRMÃ E EU FICAMOS SÓ ESPERANDO O DIA QUE ELE JOGASSE FORA A CHAPA. QUANDO ISSO ACONTECEU FOMOS BUSCAR MINHA TÃO SONHADA CHAPA CHEGANDO LÁ ELA ESTAVA DEBAIXO DE UMAS FOLHAS. FIQUEI TODO FELIZ POIS TINHA

4

REALIZADO MEU SONHO. NÃO PENSEI DUAS VEZES E TRATEI LOGO DE COLOCAR A CHAPA EM MINHA BOCA SEM LAVAR. FUI MOSTRAR PARA MINHA MÃE NO RIO TODO FELIZ. CHEGANDO LÁ MINHA MÃE FICOU MUITO BRAVA, POIS EU TINHA PEGO A CHAPA DA FALECIDA DONA MARIA. ELA PEGOU DE MIM A CHAPA E JOGOU NO AÇUDE. LOGO O QUE ERA A MINHA ALEGRIA SE TORNOU MINHA TRISTEZA, POIS AO MESMO TEMPO QUE HAVIA CONSEGUIDO MEU OBJETO DE DESEJO ESTE FOI TIRADO DE MIM.

ATÉ HOJE TENHO COMIGO O SONHO DE TER MINHA CHAPA PARA ESCOVÁ LA TODOS OS DIAS, COLOCÁ LA NUM COPO COM ÁGUA E DEIXAR A BICHINHA LÁ BONITINHA PARA OLHAR PARA ELA TODAS AS NOITES.

LUIZ PINHO, 26 ANOS NASCIDO EM PEDRA BRANCA, CE

5

MINHA CONVERSA É TÃO GRANDE

NO SÍTIO ONDE NASCI TEM MUITAS LEMBRANÇAS QUE GOSTARIA DE CONTAR: MEUS AVÓS QUE ERAM TÃO QUERIDOS, MEUS IRMÃOS E ATÉ MESMO OS VIZINHOS. SEM ESQUECER DOS ANIMAIS E A NATUREZA QUE EU AMO E ADORO COM MUITA FELICIDADE.

TENHO SAUDADE DA MINHA CASINHA ONDE NASCI ME CRIEI RESPIRANDO AQUELE AR TÃO PURO DAS PLANTAÇÕES DO SÍTIO, O AMANHECER DE CADA NOVO DIA, A ALEGRIA DE ESTAR NAQUELE LUGAR TÃO CALMO. TODOS VIVIAM EMPAZ E TRANQUILOS.

ONDE MEUS QUERIDOS E ABENÇOADOS PAIS TRAZENDO CONSIGO AQUELA LINDA HISTÓRIA DE CRIATURAS TÃO HUMILDES DE GRANDE EXEMPLO DE UMA FAMÍLIA UNIDA E ALEGRE.

EU MARIA DORACI DIOLINDO, COM APELIDO DE DORA, BATIZADA PELA MINHA SAUDOSA MÃE, GOSTO DE FALAR DE COISAS QUE ME AGRADAM E SINTO FELIZ NO INTERIOR DO MEU ANJO DA GUARDA.

ATÉ HOJE ME SINTO PROTEGIDA PELO ANJO DE MINHA MÃE E DE MEU SAUDOSO IRMÃO JOAQUIM DIOLINDO FILHO. A IMAGEM DELES ESTÁ PRESENTE NO MEU DIA A DIA. NÃO ME ENVERGONHO DE PUBLICAR TUDO QUE ESCREVI, NEM DE LEVANTAR MINHA CABEÇA E DIZER: GRAÇAS À DEUS!

MARIA DORACI DIOLINDO NASCIDA NO SITIO ENCANTADO NA CIDADE DE PEDRO II, PI

6

HISTÓRIA DE VIDA

OLÁ, PRAZER! SOU A DANIELA, TENHO 32 ANOS, CASADA E MÃE DE CORAÇÃO DO ENZO SOU IRMÃ DE 10 IRMÃOS, CRESCI EM UBAITABA/BA. MINHA INFÂNCIA FOI MUITO SOFRIDA. DESDE OS PRIMEIROS MESES DE VIDA SOFRI MUITO. A MINHA MÃE ERA MUITO VIOLENTA

COMIGO E COM MEUS IRMÃOS ELAME BATIAPOR QUALQUER COISA UM CERTO DIA, ELA ME PEGOU PELOS CABELOS E ME LEVOU ATÉ O RIO CHEIO DE PEDRAS E ME JOGOU NELE. QUEM ME SALVOU FOI MEU IRMÃO. EM OUTRA OCASIÃO, UM RAPAZ QUE PASSAVA VIU A SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA E CONVERSOU COM O MEU PAI. ELEI TOMOU ATITUDE E ME LEVOU PARA MORAR NA CASA DA MINHAAVÓ LÁ MINHA VIDA MELHOROU. APESAR DE EU NÃO CONSEGUIR ANDAR, MINHA AVÓ FAZIA REMÉDIO CASEIRO PARA PASSAR NAS MINHAS PERNAS AOS 5 ANOS CONSEGUI ANDAR PELA PRIMEIRA VEZ GRAÇAS AOS CUIDADOS DA MINHAAVÓ. QUANDO COMPLETEI 10 ANOS, PERGUNTEI QUEM ERAA MINHA MÃE E MINHAAVÓ PERMITIU QUE MEU TIO ME LEVASSE NA CASA DELA. FOI A PRIMEIRA VEZ QUE NOS ENCONTRAMOS. QUANDO EU CHEGUEI NA CASA DELA, NÃO FUI BEM RECEPCIONADA E ME ARREPENDI DE TER IDO FIQUE NA CASA DA MINHA AVÓ ATÉ OS 18 ANOS QUANDO CONHECI UM RAPAZ E COMECEI A NAMORÁ LO

7
EM 6 MESES NOS CASAMOS DE PAPEL PASSADO E FOMOS MORAR EM NOSSA CASA. VIVEMOS DURANTE 3 MESES DE MUITAPAZ E HARMONIA.AO COMPLETAR 8 MESES DE CASADOS, ELE SE TORNOU VIOLENTO POR QUALQUER MOTIVO EM 2014 TOMEI ATITUDE E FUI EMBORA DA CASA DELE. QUANDO ELE CHEGOU DO TRABALHO E NÃO ME VIU, ENLOUQUECEU E FOI ME PROCURAR NA CASA DA MINHA AVÓ MAS EU ESTAVA DECIDIDAA NÃO VOLTAR. FIQUEI 7ANOS SOZINHA DEPOIS QUE EU ME SEPAREI… DANIELA SOUZA GOMES, 32 ANOS, NASCIDA EM UBAITABA, BA

HISTÓRIA DE VIDA

MEU NOME É LUZINETE SEVERINA DA CONCEIÇÃO, FILHA DE JOAQUIM SEBASTIÃO DA SILVA E SEVERINA PAULINA DE SOUZA SILVA. NASCIDA EM PERNAMBUCO NA CIDADE DE FEIRA NOVA NO DIA 9 DE MARÇO DE 1961.

FUI PRO PARANÁ COM 1 ANO DE IDADE, ONDE MEUS PAIS FIRMARAM RESIDÊNCIA E COMPRARAM UM SÍTIO. COM 7 ANOS, FUI TRABALHAR NA ROÇA, COLHENDO ALGODÃO, CAFÉ, ARROZ E MILHO.

ERA A CAÇULA ATÉ O NASCIMENTO DA IRMÃ. LÁ ERA MUITO FRIO IA NA BICA PEGAR ÁGUA PORQUE A GEADA CONGELAVA.

EU ERA MUITO BAGUNCEIRA E ME DEFENDIA DE OUTRAS CRIANÇAS. JUNTO COM O IRMÃO ARAVA A TERRA, PREPARANDO A COLHEITA.

COM 9 ANOS VIM MORAR NO GUARUJÁ, SEMPRE FUI BOA FILHA E IRMÃ. MINHA INFÂNCIA FOI ALEGRE E FELIZ

ENQUANTO A VIDA EU TIVER VOU SER ASSIM.

LUZINETE SEVERINA DA CONCEIÇÃO, 61 ANOS NASCIDA FEIRA NOVA, PE

8

A

DE SÃO PAULO

EU ME CHAMO MARIA JUCILENE FERNANDES DA SILVA, NASCI NA CIDADE DE GARANHUS PE. EU TINHA UM SONHO, VIR PARA SÃO PAULO, CIDADE GRANDE E CHEIA DE OPORTUNIDADES REALIZEI ESTE SONHO EM 2009 AOS VINTE DOIS ANOS. ASSIM QUE CHEGUEI COMECEI A TRABALHAR, LOGO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO ME PERDI NESTA CIDADE TÃO GRANDE ANDEI MUITO E FIQUEI DESESPERADA PORQUE NÃO CONHECIA NADA ENFIM CONSEGUI CHEGAR NA EMPRESA. NO ANO DE 2010 CONHECI MEU ESPOSO, JUNTOS CONSTRUÍMOS NOSSA PRÓPRIA CASA E MINHA FAMÍLIA, TEMOS UMA FILHA LINDA. A MAIORIA DOS MEUS PARENTES AINDA MORA EM PERNAMBUCO E EU CONTINUO AQUI EM SÃO SAULO. MUITAS COISAS ACONTECERAM EM MINHA VIDA DE LÁ PARA CÁ E UMA DELAS É A CONTINUAÇÃO DOS MEUS ESTUDOS QUE ESTOU FAZENDO AGORA NA EMEB CÂNDIDO PORTINARI.

MARIA JUCILENE FERNANDES DA SILVA, 35 ANOS NASCIDA EM GARANHUS, PE PERNAMBUCO

9
CAMINHO

A PRAÇA DE AÇÚCAR

NO ANO ENTRE 2014 E 2015 EU ESTAVA EM UMA PRAÇA COM MINHA TIA E MEU PRIMO. NESTA PRAÇA ERA PROIBIDO JOGAR BOLA, POIS HAVIA UMA PLACA SINALIZANDO TAL ORIENTAÇÃO, NO ENTANTO, COMEÇAMOS O JOGO MESMO ASSIM, O GUARDA DA PRAÇA FICOU OLHANDO E VEIO NOS ADVERTIR, DIZENDO QUE LÁ NÃO ERA LUGAR DE JOGAR BOLA, NÃO DEMOS ATENÇÃO E MINHA TIA FALOU:

A PRAÇA NÃO É DE AÇÚCAR, VOU CONTINUAR JOGANDO.

O GUARDA QUE ERA CONHECIDO DE MEU AVÔ, PAI DA MINHA TIA DISSE QUE IRIA CONTAR PARA ELE O OCORRIDO, MINHA TIA TEIMOSA COMO SÓ FALOU: PODE DIZER, NÃO TENHO MEDO.

ELE FOI ATÉ A CASA DA MINHA TIA E NÓS CORREMOS ATÉ UMA SORVETERIA E NOS

ESCONDEMOS EM UMA SORVETERIA E PASSAMOS A TARDE TODA LÁ ESCONDIDOS, QUANDO TIVEMOS CORAGEM, FOMOS EMBORA, MEU AVÔ ESTAVA NOS ESPERANDO

COM A CINTA EM PUNHO. MINHA TIA LEVOU UMA PISA, MEU PRIMO RIU MUITO, ENQUANTO EU, EU ESTAVA ERA CALADINHO COM MEDO DE APANHAR. HOJE EM DIA SEMPRE QUE LEMBRAMOS DESTE DIA RIMOS MUITO. RODRIGO OLIVEIRA LIMA SILVA,18 ANOS

RODRIGO OLIVEIRA LIMA SILVA,18 ANOS

NASCIDO EM SÃO PAULO, SP

10

SONHO REALIZADO

O QUE MARCOU POSITIVAMENTE MINHA VIDA, FOI QUANDO REALIZEI MEU SONHO, QUE ACREDITO SER O SONHO DE TODO CIDADÃO, QUE É TER SUA CASA PRÓPRIA. VIVIA MUITO TRISTE, POIS TUDO QUE EU COMPRAVA SEMPRE ESTRAGAVA, POIS NA MAIORIA DAS MINHAS MORADIAS ERAM ÚMIDAS E EMBOLORAVAM MEUS MÓVEIS, PENSAVA COMIGO MESMA, QUANDO SERIA POSSÍVEL TER UMA CASA AREJADA QUE NÃO ESTRAGASSE MINHAS COISAS, QUANDO PODERIA TER PLANTAS EM MEU LAR PARA PODER ILUMINAR MINHA CASA. DEPOIS DE MUITA LUTA PARTICIPANDO DE ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, POR MORADIA POPULAR, REUNIÕES E EM SEGUIDA SABENDO QUE HAVERIA INSCRIÇÃO, FIZ CADASTRO PARA PARTICIPAR DE UM SORTEIO QUE SERIA FEITO PELO CDHU QUE ACONTECEU NO ANO DE 2004. O PRIMEIRO SORTEIO QUE PARTICIPEI ACONTECEU NO PIRAPORINHA, MAS SEM ÊXITO NÃO FUI SORTEADA NESTA OCASIÃO, MAS LOGO DEPOIS FIZERAM OUTRO NO GINÁSIO DO SESI EM DIADEMA, ATRAVÉS DESTE SORTEIO, CONSEGUI MEU APARTAMENTO DO JEITO QUE SEMPRE SONHEI, QUANDO CHAMARAM MEU NOME NEM ACREDITEI FOI UM MISTO DE TANTAS EMOÇÕES FOI COMO SE EU ESTIVESSE FORA DE MIM, COMO SE MINHA ALMA ESTIVESSE EM TRANSE, MAS AO CAIR EM SI FOI EXTRAORDINÁRIO ALGO MUITO SIGNIFICATIVO, MARCANTE E EMOCIONANTE QUE VOU LEMBRAR PARA O RESTO DA MINHA VIDA UMA SENSAÇÃO ÚNICA QUE NÃO SE PODE EXPLICAR. SOU IMENSAMENTE FELIZ PELO MEU SONHO REALIZADO. MARILDA DIAS CARVALHO, 61 ANOS

11

A ROÇA QUEIMADA

QUANDO EU ERA PEQUENA, SAI DA CIDADE E FUI MORAR NA ROÇA COM MEUS PAIS E IRMÃOS.

LÁ ERA MUITO DIVERTIDO E EU PASSAVA A MAIOR PARTE DO MEU TEMPO BRINCANDO COM MEUS IRMÃOS E SENDO CRIANÇA, ENQUANTO MEU PAI TRABALHAVA MINHA MÃE CUIDAVA DA CASA, DOS FILHOS E DOS AFAZERES DOMÉSTICOS E DE ESPOSA. MAS APENAS BRINCAR NÃO ERA O SUFICIENTE, TÍNHAMOS QUE APRONTAR, SABE COMO É CRIANÇA NÉ. CERTO DIA RESOLVI COLOCAR FOGO EM UMA COLMEIA DE ABELHAS QUE ESTAVA PERTO DO ROÇADO DO NOSSO VIZINHO AQUELA COLMEIA ESTAVA NOS INCOMODANDO, MAS O PLANO NÃO SAIU COMO TÍNHAMOS PLANEJADO, O FOGO CAIU NO ROÇADO E QUEIMOU TODO O MATO, FOI UM FOGARÉU SÓ, COMO LÁ É SERTÃO O SOL É EXTREMAMENTE QUENTE E O MATO MUITO SEQUINHO O QUE FACILITOU PARA QUE O FOGO SE ESPALHASSE TÃO RAPIDAMENTE.

NOS ESCONDEMOS ATÉ NOSSO PAI CHEGAR, POIS ESTÁVAMOS COM MEDO DO QUE O VIZINHO NOS FARIA. NOSSO PAI CHEGOU E CONVERSOU COM O DONO E AINDA BEM QUE TUDO DEU CERTO E SE RESOLVEU CIVILIZADAMENTE. DETALHE NÃO APANHAMOS.

MARIA JOSÉ MARQUES CONCEIÇÃO, 53 ANOS

12

NASCIMENTO INESPERADO

13
A HISTÓRIA QUE MUDOU A MINHA VIDA E QUE MARCOU POSITIVAMENTE A MESMA, FOI O NASCIMENTO DO MEU FILHO. UM DIA FUI TRABALHAR E QUANDO CHEGUEI, BATI NA JANELA DA MINHA CASA, MINHA TIA ESTAVA MUITO NERVOSA FALOU CORRE SEU FILHO ESTÁ NASCENDO! SAI CORRENDO E QUANDO CHEGUEI MINHA MULHER ESTAVA MUITO MAL, CHAMAMOS O SAMU E EU MESMO SEGUREI A CABEÇA DO MEU FILHO E ESTE FATO FOI O QUE DE MAIS MARAVILHOSO ACONTECEU NA MINHA VIDA, SEGURAR E PRESENCIAR O NASCIMENTO DE MEU FILHO, PRATICAMENTE NASCEU EM MINHAS MÃOS. SÓ TENHO A AGRADECER A DEUS POR ESSE MOMENTO MARAVILHOSO NA MINHA VIDA, O NASCIMENTO DO GABRIEL MEU FILHO QUE TANTO AMO. TIAGO FERREIRA DA SILVA, 33 ANOS

A LONGA HISTÓRIA

EU NASCI NO CEARÁ, LÁ ERA COSTUME AS MOÇAS SE CASAREM MUITO JOVENS ME CASEI AOS QUATORZE ANOS E TIVE UMA FILHA UM ANO DEPOIS, FUI ESPOSAMUITO JOVEM E MÃEMAIS JOVEM AINDA, AOS DEZESSEIS ANOS SEPAREI DO MEU PRIMEIRO MARIDO, MINHA FILHA

TINHA APENAS TRÊS MESES DE IDADE. AS COISAS POR LÁ NÃO ESTAVAM MUITO BOAS, VIM PARA SÃO PAULO AOS VINTE E UM ANOS E COMECEI A TRABALHAR, AOS VINTE E TRÊS ANOS ME CASEI DE NOVO NOVAMENTE TINHA O DIREITO DE SER FELIZ, ESTOU COM MEU ESPOSO A VINTE E SEIS ANOS, TRABALHEI EM VÁRIOS MOTÉIS SEMPRE DE CAMAREIRA OU COZINHEIRA, FORAM ANOS DE LUTA ATÉ CHEGAR A MINHA CASA PRÓPRIA. CONSTRUÍ MINHA CASA E UMA FAMÍLIA LINDA. AOS TRINTA E TRÊS ANOS TIVE MINHA SEGUNDA FILHA, JÁ MAIS MULHER E MAIS MADURA PARA A MATERNIDADE. HOJE TENHO UMA FILHA DE TRINTA E TRÊS ANOS, UMA DE QUINZE A UMA NETA DE DEZ ANOS. ESTOU TRABALHANDO EM UMA FIRMA DE EMBALAGENS HÁ SETE ANOS, MINHA FAMÍLIA AINDA MORA NO CEARÁ E HOJE AOS QUARENTA E NOVE ANOS VOLTEI PARA A ESCOLA PARA TERMINAR MEUS ESTUDOS E ALCANÇAR VÁRIOS OBJETIVOS QUE TENHO PARA MINHA VIDA.

MARIA ELISABETE TAVARES OLIVEIRA, NASCIDA NO CEARÁ

14

O PAI DESEJADO

EU NASCI NO DIA 03/12/1975 NO ESTADO DA BAHIA NA CIDADE DE THEUS. AOS QUATORZE ANOS DE IDADE VIM PARA O ESTADO DE SÃO PAULO. NESTE TEXTO VOU FALAR UM POUCO SOBRE MINHA INFÂNCIA QUE TEVE MOMENTOS BONS E TAMBÉM MOMENTOS RUINS. EU ME LEMBRO QUE NÃO FUI CRIADA NEM COM MINHA MÃE, NEM COM MEU PAI. LEMBRO QUE UM DIA ESTAVA NA CASA DA MINHA TIA ALAÍDE COM QUEM FUI CRIADA, CHEGOU UM HOMEM MUITO BONITO QUE FICOU E DORMIU POR LÁ, ESSE HOMEM ERA O MEU PAI, NO DIA SEGUINTE ELE DISSE QUE IRIA COMPRAR UMAS COISAS NO MERCADO, ESPEREI O DIA INTEIRO E ELE NUNCA MAIS VOLTOU. FUI CRESCENDO SEM CONHECER MEU PAI OU MINHA MÃE NÃO LIGAVAM PARA MIM ME SENTIA MUITO TRISTE PRINCIPALMENTE NAS DATAS COMEMORATIVAS QUE TINHAM NA ESCOLA, COMO REUNIÕES DE PAIS, DIA DAS MÃES OU DIA DOS PAIS. NA ESCOLA EU ERA UMA CRIANÇA MUITO TRISTE, SOFRIA MUITO POR NÃO TER CARINHO DOS MEUS PAIS. FUI CRESCENDO COM AQUELE SENTIMENTO DE ABANDONO, AS VEZES ME PERGUNTAVA PORQUE AQUILO ACONTECIA COMIGO, AOS POUCOS FUI ENTENDENDO A DURAS PENAS QUE NEM TUDO É COMO A GENTE QUER NA NOSSA VIDA. OS MOMENTOS MAIS ALEGRES ERA QUANDO BRINCAVA NA RUA COM MINHAS AMIGAS. BRINCÁVAMOS DE PEGA PEGA, ESCONDE ESCONDE, QUEIMADA E MANDA LATA, QUE ERA A MINHA BRINCADEIRA FAVORITA, MAS O QUE EU GOSTAVA MESMO ERA DE CUIDAR DE CRIANÇAS O QUE GOSTO ATÉ HOJE. NÃO PUDE TERMINAR MEUS ESTUDOS, TIVE QUE TRABALHAR MUITO CEDO, PORÉM TENHO ESSE SONHO GUARDADO NO MEU PEITO E SEI QUE VOU REALIZAR, POIS AGORA ESTOU COM 46 ANOS ESTOU ME DEDICANDO AO MEU ESTUDO E COM FÉ EM DEUS VOU REALIZAR DE DAR AULAS. HOJE

15

SOU UMA MULHER FELIZ TENHO TRÊS FILHAS MARAVILHOSAS E TRÊS NETOS QUE ME

TRAZ MUITAS FELICIDADES E ALEGRIAS.

AGRADEÇO A DEUS POR ME PERMITIR SER MÃE E ENSINAR MINHAS FILHAS QUE TUDO QUE SONHAMOS PODEMOS REALIZAR, BASTA TER FÉ E CONFIARMOS QUE CONSEGUIMOS.

ANA MARIA SANTOS,47 ANOS NASCIDA EM THEUS, BA

16

O VAQUEIRO

NASCI NO DIA 13 DE SETEMBRO DE 1988 NA CIDADE DE ARCO VERDE EM PERNAMBUCO. FILHO DE MARIA JOSÉ COM ODILSON, TINHA 8 IRMÃOS, 9 COMIGO, PASSÁVAMOS MUITO NECESSIDADE NOSSA REFEIÇÃO ERA GARAPA E BARRO, SAI DE CASA AOS 7 ANOS DE IDADE DEVIDO AS NECESSIDADES, MEU PAI MORREU EU TINHA UNS CINCO ANOS DE IDADE. FUI MORAR NA FAZENDA DO VIZINHO PARA TRABALHAR CUIDANDO DO GADO, ACORDAVA ÀS TRÊS HORAS DA MANHÃ, COM OS PÁSSAROS E GALINHAS. SOLTAVA OS BEZERROS PARA QUE OS LEITEIROS PUDESSEM ORDENHAR AS VACAS. TRABALHEI NESTA FAZENDA ATÉ UNS DEZESSETE ANOS, AOS POUCOS FUI APRENDENDO A ORDENHAR AS VACAS E CHEGAVA A TIRAR 200 LITROS DE LEITE, O QUE ERAM 63 VACAS. AOS DEZOITO ANOS FUI PARA OUTRA FAZENDA ONDE TRABALHAVA DE ORDENHADOR, TRABALHAVA DAS DUAS E MEIA DA MANHÃ ATÉ ÀS SEIS HORAS DA TARDE. MEU ALMOÇO ERA DEBAIXO DE UM PÉ DE ALGAROBA, POIS NÃO TINHA TEMPO DE PARAR O PATRÃO QUE TRAZIA O ALMOÇO. DEPOIS DO ALMOÇO TIRAVA O LEITE DA VACA NOVAMENTE. DAVA FARELO, PALMA E SOLTAVA AS VACAS NO PASTO LONGE DOS BEZERROS, CASO CONTRÁRIO ELES BEBIAM TODO O LEITE DAS VACAS. DEPOIS DA JANTA IA PAR CASA DO MEU TIO QUE MORAVA PERTO E FICAVA JOGANDO BARALHO. RODEI EM MUITAS FAZENDAS PROCURANDO MELHORIAS DE TRABALHO, MAS EM TODAS ELAS ALÉM DO SALÁRIO SER POUCO AS CONDIÇÕES DE TRABALHO ERA PIOR AINDA. DORMIA EM PEQUENOS CASEBRES NAS FAZENDAS QUE TRABALHAVA. DEPOIS INVENTEI DE SER VAQUEIRO, CORRIA OS BOIS NO MATO (GANHAVA PRÊMIOS POR CADA BOI QUE PEGAVA), NESTA ÉPOCA TINHA UMA ESPOSA VANDERLANDIA.

17

VANDERLANDIA E EU VIEMOS PARA SÃO PAULO VISITAR MINHA CUNHADA E DAQUI IRIA PARA O PARANÁ, POIS TINHA UM EMPREGO ARRUMADO PARA TRABALHAR EM UM FRIGORÍFICO.

O DONO DA GOTA (FIRMA) ME CHAMOU E PEDIU PARA FAZER UM TESTE NA DRY LEVIS, FIQUEI O DIA TODO ATÉ ÀS QUATRO DA MANHÃ, AI ELE ME CONVIDOU PARA TRABALHAR NESTA EMPRESA QUE TRABALHO ATÉ OS DIAS DE HOJE. NESTE MEIO TEMPO ME SEPAREI DA VANDERLANDIA, POIS EU BEBIA MUITO E FICAVA NOS BARES, HOJE TEMOS CONTATO, AFINAL SOMOS COLEGAS DE TRABALHO, POIS ELA TRABALHA NA MESMA EMPRESA QUE EU.

VOLTEI PARA PERNAMBUCO EM 2020 VISITAR MINHA MÃE E IRMÃOS, MAS NÃO TENHO VONTADE DE VOLTAR PARA LÁ PORQUE MESMO VOLTANDO SÓ A PASSEIO LOGO ME VOLTA NA CABEÇA O SOFRIMENTO QUE PASSEI ENQUANTO MORAVA LÁ. HOJE VOLTEI A ESTUDAR, POIS DESEJO ALCANÇAR VÁRIOS OBJETIVOS COMO TER MINHA PRÓPRIA CASA, MEU CARRO. NO MEU FUTURO ALMEJO TAMBÉM UM COMERCIO PARA TRABALHAR.

ESTOU TIRANDO MINHA CARTA DE MOTO E CARRO E PRETENDO COMPRAR UM CARRO ASSIM QUE POSSÍVEL.

JANAILSON BENTO DA SILVA,34 ANOS NASCIDO EM ARCO VERDE, PE

18

ESCONDENDO A ARTE

A ALGUNS ANOS ATRÁS EU ERA MUITO BAGUNCEIRO E APRONTAVA MUITO NA ESCOLA E FAZIA DE TUDO PARA MINHA MÃE NÃO FICAR SABENDO E NUNCA FICAVA SABENDO MESMO, NO ENTANTO, NAS REUNIÕES EU FAZIA DE TUDO PARA ELA NÃO IR, ENTÃO COLOCAVA RAMPAS E EMPECILHOS PARA QUE MINHA MÃE NÃO CHEGASSE NA ESCOLA, MAS NÃO ADIANTAVA E QUANDO ELA CHEGAVA NA ESCOLA FICAVA SABENDO DE TUDO QUE EU FAZIA. ELA CHEGAVA DA ESCOLA E JÁ ME DIZIA VAI DIRETO PARA O BANHEIRO A FALA DELA JÁ ME DEIXAVA COM MEDO, POIS EU JÁ SABIA QUE ELA ESTAVA NERVOSA.

VITOR ROCHA BATISTA, 18 ANOS NASCIDO EM DIADEMA, SP

19

SÓ AGRADEÇO

NA MINHA INFÂNCIA EU ERA MUITO FELIZ, BRINCAVA DE BONECA ERA UM TEMPO MUITO DIFÍCIL FINANCEIRAMENTE MEUS PAIS ERAM MUITO POBRES NOSSAS BONECAS ERAM FEITAS COM SABUGO DE MILHO MESMO ASSIM ÉRAMOS MUITO FELIZES. BRINCÁVAMOS DE PEGA-PEGA, CANTÁVAMOS MÚSICAS DA XUXA, ASSISTÍAMOS TELEVISÃO, MAS NA CASA DO VIZINHO PORQUE NA NOSSA CASA NÃO TINHA LUZ SÓ TINHA CANDIEIRO E LAMPIÃO. A TV DO VIZINHO ERA LIGADA NA BATERIA PARA ASSISTIR A NOVELA, ERA O TEMPO CERTINHO DE ASSISTI LA. ERA UMA VIDA SIMPLES AS PESSOAS ERAM MUITO HUMILDES AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS ERAM ESCASSAS. HOJE TENHO TUDO QUE PRECISO, MUITO MAIS DO QUE TINHA ANTES, MAS NÃO TENHO MEU PAI SÓ MINHA MÃE, SINTO MUITO A FALTA DELE, MAIS SEI QUE ELE ESTÁ COM DEUS TEMPO BOM QUE NÃO VOLTA MAIS, FICARAM APENAS AS LEMBRANÇAS. TENHO TRÊS FILHOS CASEI COM WESLEY, MAS HOJE ESTOU SEPARADA A DOIS ANOS, SOU MUITO FELIZ COM MEUS FILHOS AMO-OS MUITO. TENHO DOIS NETINHOS QUE SÃO MINHA VIDA, VIVO POR ELES. HOJE ESTOU TRABALHANDO GRAÇAS À DEUS, SÓ TENHO QUE AGRADECER POR TUDO. ESTOU ESTUDANDO TENHO DUAS PROFESSORAS MARAVILHOSAS QUE SÃO A CLÁUDIA E A RENATA, SOU UMA PESSOA MUITO FELIZ EM TER A OPORTUNIDADE DE CONHECER ESSAS PROFESSORAS SÓ TENHO A AGRADECER POR TUDO. DIANA FERREIRA DE MORAIS,44 ANOS

20

ESCREVENDO MINHA HISTÓRIA

EU ESTOU ESCREVENDO MINHA HISTÓRIA, EU QUANDO CRIANÇA TINHA NOVE ANOS E MINHA IRMÃ UNS DEZ ANOS, NOSSOS PAIS NOS COLOCARAM NA ESCOLA, MAS NÓS NÃO TÍNHAMOS CONDIÇÕES DE IR. NÃO TÍNHAMOS LÁPIS, MINHA MÃE TODOS OS ANOS TINHAM MUITOS FILHOS E ERAM MUITAS CRIANÇAS PARA SUSTENTAR, SEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA ISSO. ÍAMOS NO RIO PARA PESCAR, SEMPRE MINHA IRMÃ E EU. NÓS PESCÁVAMOS COM UMA PENEIRA, POIS OS PEIXES ERAM MUITO PEQUENOS, ÍAMOS DE VOLTA PARA CASA MUITO TRISTE. CERTO DIA DEPOIS DESTA PESCARIA FOMOS PARA CASA E EU PREPAREI OS PEIXES E COLOQUEI EM UMA MARMITA E LEVEI PARA ESCOLA. NA HORA DO LANCHE QUE TRISTEZA, NÃO DEU PARA ENCARAR ESTAVA COM UM CHEIRO MUITO RUIM, FORTE DEMAIS PARA AGUENTAR, MINHA MÃE SEMPRE NOS ORIENTAVA: FILHOS ESTUDEM PARA UM DIA SE FORMAR. NO ENTANTO, NOSSO PAI ERA MUITO RÍGIDO E COM TRÊS MESES NA ESCOLA ELES JÁ NOS TIRAVA, POIS ACREDITAVA QUE JÁ ERA O SUFICIENTE PARA TERMOS APRENDIDO ALGUMA COISA E JÁ NOS COLOCAVA PARA TRABALHAR NA ROÇA. ERA MUITO TRISTE, PORQUE QUERÍAMOS APENAS BRINCAR DE RODA E CASINHA, MESMO ASSIM TRABALHANDO NA ROÇA ÉRAMOS FELIZES, CANTÁVAMOS E BRINCÁVAMOS.

AO CHEGAR DA ROÇA BRINCÁVAMOS COM OS AMIGOS, ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS, INOCÊNCIA QUE HOJE NOSSAS CRIANÇAS NÃO TÊM MINHA IRMÃ E EU ÉRAMOS CRIANÇAS MUITO PERALTAS TAMBÉM, FURÁVAMOS AS MELANCIAS E OS MAMÕES PORQUE NÃO QUERÍAMOS FAZER AS TAREFAS, MAS BRINCAR.

MARIA LENARES SILVA TEIXEIRA,64 ANOS NASCIDA NO PARANÁ

21

SONHO ESCOLAR

MEU NOME É ALAÍDE, TENHO 44ANOS, DUAS FILHAS LINDAS, SOU DO NORTE DO BRASIL. NUNCA GOSTEI DE ESTUDAR. A MINHA MÃE NÃO OBRIGAVA OS FILHOS A ESTUDAR E JÁ QUE NÃO GOSTAVA PREFERIA FICAR EM CASA OU IR TRABALHAR NA ROÇA. MAS, CASEI CEDO E VIM PARA SÃO PAULO E SENTI QUE PRECISAVA DE ESTUDOS PARA MELHORAR DE VIDA, RESOLVI ESTUDAR, PORÉM, ESTAVA MAIS VELHA E COM MUITAS DIFICULDADES PARAAPRENDER, MESMO ASSIM, NÃO DESISTI, CONTINUO TENTANDO, NÃO É FÁCIL, MAS VOU CONSEGUIR, PORQUE PRECISO MUITO. O ESTUDO É MUITO IMPORTANTE PARA O SER HUMANO, VIVER SEM TER CONHECIMENTO É MUITO SOFRIDO. MEU SONHO ÉAPRENDER A LER E ESCREVER CORRETAMENTE, TENHO FÉ EM DEUS QUE VOU CONSEGUIR E QUANDO ISSO ACONTECER, VOU FICAR REALIZADA. ESTE É O MEU OBJETIVO DE VIDA, A ÚNICA COISA QUE ME FALTA PARA SER FELIZ TOTALMENTE NA MINHA VIDA. É MUITO DIFÍCIL NÃO SABE LER E ESCREVER.

ALAIDE SANTOS, 79 ANOS

22

MINHA VIDA

MEU NOME É MARINALVA, SOU FILHA DE 5 IRMÃOS. NASCI EM MARTINÓPOLIS/SP, TENHO 55 ANOS. A MINHA MÃE NOS TROUXE PARA DIADEMA AOS 6 ANOS DE IDADE.

MEU IRMÃO MAIS VELHO QUE CUIDAVADE NÓS,AMINHAMÃE NÃO ERAMUITO PRESENTE EM NOSSAS VIDAS E NOS CASTIGAVA MUITO, AOS 10 ANOS FUGI DA CASA DA MINHA MÃE COM UM RAPAZ DE 22 ANOS, COM 14 ANOS TIVE O PRIMEIRO FILHO, E, LOGO APÓS, TIVE O SEGUNDO FILHO QUE ERA ESPECIAL (DI), NÃO ME ARREPENDI POR TER FUGIDO, POR QUE CONHECI A MÃE DELE QUE FOI MÃE PARA MIM, E ME FEZ A MULHER QUE SOU HOJE. ME ENSINOU AAMAR, RESPEITAR AS PESSOAS E A TRABALHAR. EU TRABALHAVA COMO DIARISTA E MEUS FILHOS FICAVAM COM AAVÓ PATERNA. APÓS 5ANOS DE CASAMENTO, MESEPAREI E FUI MORAR COM MEUS FILHOS, NESSE PERÍODO, AS MINHAS IRMÃS ME AJUDAVAM A CUIDAR DELES PARA EU PODER TRABALHAR E TRAZER O SUSTENTO DA CASA. DEPOIS DE 3 ANOS CONHECI UMA OUTRA PESSOA E ME CASEI, DESSE CASAMENTO TIVE OUTROS 2 FILHOS, UM DELES ESPECIAL(RAFAEL, QUEAMO MUITO) FUI MUITO FELIZ POR UM TEMPO, APÓS 6 ANOS NOS SEPARAMOS E MEUS FILHOS FICARAM COMIGO. NÃO PUDE TRABALHAR POR QUE PRECISAVA CUIDAR DOS 2 FILHOS ESPECIAIS E VIVIA COM O AUXÍLIO DO GOVERNO LOAS. MEU FILHO MAIS VELHO, INFELIZMENTE FOI PRAUM CAMINHO ERRADO E FOI PRESO, PORÉM, NÃO PERDI A ESPERANÇA DE RECUPERAR O MEU FILHO E SEMPRE QUE TEM INDULTO ELE SAI POR BOM COMPORTAMENTO, LOGO, LOGO, SAIRÁ E UMA NOVA OPORTUNIDADE SE ABRIRÁ PARA ELE. INDO VISITAR MEU FILHO NACADEIA, CONHECI UMAPESSOAEAPÓS20ANOS O REENCONTREI ESCOLA EM QUE EU ESTUDAVA E NOS APROXIMAMOS, ELE ESTAVA HÁ 1 ANO VIVENDO EM SOCIEDADE, TRABALHANDO, NÃO O RECONHECI, CONVERSANDO,

23

VIMOS QUE TÍNHAMOS ALGO EM COMUM, ELE FICOU PRESO NO MESMO PAVILHÃO DO MEU FILHO HÁ 20 ANOS. ELE FALOU QUEM ERA, LEVEI UM SUSTO QUANDO VI QUE ELE

ERA AQUELE RAPAZ QUE EU OLHAVA DE RELANCE, A PAIXÃO FOI INSTANTÂNEA E ESTAMOS JUNTOS HÁ 6 MESES, MINHA FAMÍLIA FOI TOTALMENTE CONTRA, POR PURO

PRECONCEITO, POR ELE JÁ TER SIDO PRESO, MAS EU ACREDITO QUE TODAS AS PESSOAS MERECEM UMA SEGUNDA CHANCE E EU SOU A SEGUNDA CHANCE DELE.

VIVEMOS MUITO FELIZES, SOMOS COMPANHEIROS E CONFIDENTES UM DO OUTRO. NUNCA FUI TÃO FELIZ EM TODAA MINHA VIDA, NOSSO CARINHO É RECÍPROCO.

ESPERO QUE DEUS NOS DÊ CONDIÇÕES PARA COMPRARMOS NOSSA CASINHA NO INTERIOR E CONTINUARMOS NOSSA VIDA COM MEUS FILHOS E MEU NETO.

MARINALVA RIBEIRO,55 ANOS NASCIDA EM SÃO PAULO

24

IDAS E VINDAS DA VIDA

MEU NOME É VALDELICE, TENHO 68 ANOS, NASCI EM FORTALEZA/CE. CRESCI COM

A MINHA MÃE, MEU PAI ATÉ OS 10 ANOS, DEPOIS FUI PRA CASA DA MINHA TIA EM SÃO PAULO CUIDAR DA MINHA PRIMA PRA GANHAR MEU DINHEIRINHO E COMPRAR MEUS VESTIDOS, EU ESTUDAVA DE MANHÃ E CUIDAVA DA MINHA PRIMA. A MINHA TIA ERA PROFESSORA À TARDE E EU FICAVACOMA MINHANESSE HORÁRIO, AS MINHAS TAREFAS

ERAM: FAZER A JANTA, DAR BANHO NA MINHA PRIMA DE 4 ANOS, LAVAVA ROUPAS E CUIDAVADACASA. MOREI LÁATÉ 15ANOS, POR QUE MINHATIAMORREU, FUI TRABALHAR

NUMA FIRMA, O MARIDO DAMINHATIACASOU NOVAMENTE. NÃO TIVE INFÂNCIA, SEMPRE TRABALHEI. MOREI COM MEU TIO ATÉ OS 20 ANOS, CONHECI O MEU ESPOSO NESSA

FIRMA QUE EU TRABALHAVA E ME CASEI COM ELE, TIVEMOS 1 CASAL DE FILHOS, VIVEMOS JUNTOS POR 10 ANOS, PORÉM, O CASAMENTO NÃO ERA BOM, ELE ERA MUITO VIOLENTO E MULHERENGO. PEGUEI MEUS DOIS FILHOS E VIM EMBORA PRA DIADEMA, COMPREI UM BARRAQUINHO NAULISSES GUIMARÃES QUE FOI LEVADO PELAS ÁGUAS DA CHUVA, A PREFEITURA NOS COLOCOU EM CONTÊINERES POR 5 ANOS E DEPOIS FOMOS PRA UM TERRENO CEDIDO PELA PREFEITURA, ONDE RESIDO ATÉ HOJE. TRABALHEI MUITO PRA CONSTRUIR MINHA CASA E CUIDAR DOS MEUS FILHOS PEQUENOS. APÓS 15 ANOS CONHECI UM VIÚVO NA FIRMA QUE EU TRABALHAVA, ELE TINHA 3 FILHOS PEQUENOS, DEPOIS DE 5 ANOS QUE FOMOS MORAR JUNTOS, NOS CASAMOS, VIVEMOS FELIZES POR 9 ANOS E DEPOIS O

25
RELACIONAMENTO ESFRIOU, FICAMOS CASADOS POR 35 ANOS. NOSSOS FILHOS CRESCERAM, OS 3 DELE CASARAM E FORAM MORAR NA BAHIA, OS MEUS CONTINUARAM COMIGO AQUI EM DIADEMA. VIAJAMOS PARA A BAHIA PARA EU CONHECER A TERRA DO MEU MARIDO E ACABAMOS FICANDO POR LÁ DURANTE 5 ANOS. OS MEUS 2 FILHOS FICARAM NA MINHA CASA EM DIADEMA, ELES CASARAM E FORAM MORAR NO INTERIOR DE SP. TIVEMOS QUE VOLTAR DA BAHIA PARA CÁ PARA FICAR NA CASA. AO CHEGARAQUI, ELE NÃO CONSEGUIU SEADAPTAR E APÓS 1

MÊS DECIDIU VOLTAR PRABAHIAE EU

FIQUEIAQUI

SOZINHA. TIVE INÍCIO DE DEPRESSÃO 2022 POR ME SENTIR SÓ, POR ESTE MOTIVO PROCUREI AESCOLA, ESTOU BEM MELHOR, NA ESCOLA EU CONVERSO, DOU RISADAS, APRENDO, SOU FELIZ, A PROFESSORA NOS TRATA COMO CRIANÇA, NOS SENTIMOS ACOLHIDOS. AOS FINS DE SEMANA VOU À IGREJA, TAMBÉM ME SINTO MUITO FELIZ LÁ. PARA MEU FUTURO PENSO EM CONTINUAR ESTUDANDO, FAZER UM CURSO E CONTINUAR SENDO FELIZ. VALDELICE BARROSO TELES NEVES 69 ANOS

NASCIDA NA BAHIA

26

SONHO DE FUTEBOL

MEU NOME É PAULO HENRIQUE, TENHO 34ANOS, GOSTO DE FUTEBOL E USARAS REDES SOCIAIS. NASCI EM DIADEMA, TENHO DUAS IRMÃS CASADAS E UM IRMÃO QUE MORA COMIGO E MINHA MÃE, TENHO 1 FILHO DE 12 ANOS, LUAN, QUE VEJO SEMPRE. MINHA INFÂNCIA FOI SEMPRE COM MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS, NÃO GOSTAVA DE IR PRA ESCOLA, EU ARRUMAVA MUITA CONFUSÃO. APENAS QUANDO CRESCI PERCEBI A IMPORTÂNCIA, PRETENDO ME QUALIFICAR PARA O MERCADO DE TRABALHO. SONHO EM ME CASAR COM UMA MULHER BACANA, RESPONSÁVEL, DE VERDADE, CONSTRUIR UMA FAMÍLIA.

PAULO HENRIQUE, SIQUEIRA PINHEIRO, 34 ANOS NASCIDO EM DIADEMA, SP

27

GOSTINHO DE APRENDER

MEU NOME É ODETE MARTINS MESQUITA DOS SANTOS, TENHO 61 ANOS, 3 FILHOS MAIORES DE IDADE, CASADOS, TODOS MORAM EM SUAS CASAS. NASCI NA ROÇA, NO PARANÁ, TENHO 5 IRMÃOS, SOU A MAIS VELHA, POR ESTE MOTIVO MEU PAI NÃO ME DEIXOU ESTUDAR, EU PRECISAVA CUIDAR DOS MEUS IRMÃOS. DEPOIS QUE CRESCI, MEUS PAIS ME LEVARAM PARA A ROÇA, PARA AJUDÁ-LOS. ME CASEI AOS 17 ANOS E VIEMOS PRASÃO PAULO TENTARAVIDA, MOROAQUI HÁ 35ANOS, SOU MUITO FELIZAQUI. CONSEGUI TRABALHAR NUMA EMPRESA QUE SE PREOCUPAVA COM A INSTRUÇÃO DOS SEUS FUNCIONÁRIOS, CONTRATARAM UMA PROFESSORA PARA QUE NÓS CONSEGUÍSSEMOS APRENDER, ESTUDEI LÁ ATÉ A 4ª SÉRIE, ERA UMA SALA MULTISSERIADA, NÃO APRENDI MUITO, MAS FIQUEI COM VONTADE DE APRENDER MAIS, POR ISSO, PROCUREI A ESCOLA QUE ESTOU HOJE. SOU MUITO FELIZ POR ESTAR ESTUDANDO, HOJE ESTOU APOSENTADA. QUERO CONTINUAR A ESTUDAR E IR EMBORA PARA O INTERIOR PARA TER MAIS QUALIDADE DE VIDA.

ODETE MARTINS MESQUITA, 61 ANOS NASCIDO NO PARANÁ

28

EMILLY CASSIA NUNES DA SILVA

MARIA DO NASCIMENTO

29
JOSEFA

JUCINEIDE ALEXANDRE MAGALHÃES

MATTEUS ANTUNES DA SILVA

30
31
MARIA JUCILENE FERNANDES DA SILVA
32
ROSINEIDE BESERRA DA SILVA SUELI FERREIRA DE MOURA LUIZ PINHO DA SILVA

JOSÉ LUCIANO NONATO

33

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.