EMEB Cora Coralina - Histórias e Narrativas dos Estudantes da EJA

Page 1

ESTUDANTES AUTORES NA EJA – 1ª EDIÇÃO HISTÓRIAS E NARRATIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA DA EMEB CORA CORALINA LER, ESCREVER E DESENHAR HISTÓRIAS DE VIDA NOVEMBRO DE 2022 TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS PROFESSORAS: MARIA ELIZABETH SILVA QUEIJO IVANETE AGUIAR NOVAIS

SOBRE O PROCESSO CRIATIVO

A PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES DA EMEB CORA CORALINA FOI UMA EXPERIÊNCIA QUE POSSIBILITOU DIFERENTES DESCOBERTAS: UM DESCOBRIR A SI MESMO, UM DESCOBRIR O OUTRO E, AINDA MAIS REVELADOR, UM DESCOBRIR SE NO OUTRO. DURANTE AS ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO E PRODUÇÃO, OS ALUNOS SOCIALIZARAM RELATOS ORAIS E ESCRITOS, ALÉM DE DESENHOS, A RESPEITO DE SUAS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIDA. NESSE COMPARTILHAR E CONTEMPLAR, MUITOS SE IDENTIFICAVAM COM AS HISTÓRIAS QUE ATENTAMENTE OBSERVAVAM, OUVIAM OU LIAM, FOSSE PELOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA NO CAMPO, PELAS RELAÇÕES E CONDIÇÕES DE TRABALHO, PELAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA, PELA MATERNIDADE, ENTRE TANTOS OUTROS TEMAS QUE CIRCULARAM DURANTE NOSSOS ENCONTROS. REGISTROS ALEGRES OU TRISTES, MAS SEMPRE REITERADORES DE SUJEITOS QUE COMPARTILHAM, EM ALGUMA MEDIDA, UMA HISTÓRIA COLETIVA. COMO PROFESSORAS, PODEMOS TAMBÉM AFIRMAR NOSSO INESTIMÁVEL APRENDIZADO ATRAVÉS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO VOLTADO PARA ESSAS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DOS ESTUDANTES DA EJA, ALGUMAS DELAS AGORA PUBLICADAS NESTE LIVRO. ASSIM, ESPERAMOS QUE O LEITOR TAMBÉM POSSA EXPERIENCIAR A RIQUEZA DAS HISTÓRIAS AQUI NARRADAS, DEIXANDO-SE ENVOLVER PELAS VOZES DOS NOSSOS ALUNOS QUE, SENSIVELMENTE, NOS CONTAM UM POUCO SOBRE PARTE DAS EXPERIÊNCIAS QUE OS ACOMPANHAM DIA A DIA.

PROFESSORAS:

MARIA ELIZABETH SILVA QUEIJO E IVANETE AGUIAR NOVAIS

2

TRABALHO

TODO FUNCIONÁRIO QUE TRABALHA COM O PÚBLICO PASSA POR VÁRIAS EXPERIÊNCIAS RUINS, COMIGO NÃO SERIA DIFERENTE, É CLARO, E UMA DELAS É QUE O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO. VOCÊ É CONTRATADO PARA UMA CERTA FUNÇÃO E ACABA FAZENDO MUITO MAIS, EU, POR EXEMPLO, SOU ATENDENTE, MAS LAVO BANHEIRO E LIMPO CHÃO. PASSAMOS POR VÁRIAS HUMILHAÇÕES, CERTA VEZ UMA CLIENTE TACOU A BANDEJA CHEIA DE LANCHE NO MEU ROSTO, ALEGANDO QUE EU TINHA JOGADO KETCHUP NELA, MAS NÃO FOI ISSO O QUE ACONTECEU. ELA ME HUMILHOU, XINGOU ATÉ MINHA MÃE, QUE NÃO TINHA NADA A VER COM A SITUAÇÃO, É HORRÍVEL, VOCÊ SE SENTE INÚTIL POR PASSAR POR TUDO AQUILO E AINDA CALADA, POIS ELA É CLIENTE E SEMPRE ESTÁ COM A RAZÃO. FOI DIFÍCIL, QUASE PERDI MEU EMPREGO POR CAUSA DE UMA PESSOA QUE SE SENTE SUPERIOR POR ESTAR PAGANDO! E ONDE EU QUERO CHEGAR COM TUDO ISSO? QUERO IGUALDADE PARA QUALQUER TRABALHADOR E TRABALHAR SEM MEDO DE SER AGREDIDA FISICAMENTE OU VERBALMENTE, E SEM MEDO DE PERDER MEU EMPREGO… STHEFANI

3
MARTINS DA SILVA SÉRIE: 8ªB

BONECAS

EU, QUANDO CRIANÇA, TIVE UMA INFÂNCIA MUITO POBRE. A MINHA DIVERSÃO ERA ANDAR NO MATO, EM TERRENOS BALDIOS, VIVIA SEMPRE MACHUCADA, POIS PISAVA EM PREGOS E CACOS DE VIDROS. NUNCA TIVE BRINQUEDOS, MEU SONHO ERA TER UMA BONECA PARA BRINCAR.

NESSA ÉPOCA, A MODA ERAM AS BONECAS GRANDES, TODAS AS MINHAS AMIGUINHAS TINHAM, EU NÃO, MINHA MÃE NÃO PODIA COMPRAR, PORQUE ERA CARO DEMAIS.

UM BELO DIA, EU E MINHA MÃE FOMOS AO MERCADO, NA VOLTA PASSAMOS EM FRENTE DE UMA CASA GRANDE DE ESQUINA.

QUANDO PASSAMOS EM FRENTE A PORTA DA CASA, HAVIA TRÊS BONECAS GRANDES E LINDAS, LOGO A DONA DA CASA APARECEU E FALOU QUE ESTAVA DOANDO AS BONECAS.

A FILHA DELA TINHA CRESCIDO E NÃO BRINCAVA MAIS DE BONECA.

LOGO ME APAIXONEI POR ELAS E AS TROUXE PARA CASA.

FOI UM SONHO REALIZADO, ERAM TRÊS E EU BRINCAVA MUITO. ERAM GRANDES, QUASE DO MEU TAMANHO, SEMPRE FUI FRANZINA. BRINQUEI MUITO, TENHO ATÉ HOJE NA MEMÓRIA.

MARIA PEREIRA CARDOSO DA GLÓRIA

SÉRIE: 8ªB

4

LEMBRANÇAS DE UMA INFÂNCIA

QUANDO EU ERA PEQUENA, MORAVA EM UMA CIDADE CHAMADA LAGOA DOS GATOS, EM PERNAMBUCO. ERA UM LUGAR NO MEIO DO NADA, NO SÍTIO DOS FELICIANOS. EU VIVI LÁ ATÉ MEUS SETE ANOS. FORAM MOMENTOS MUITO BONS, AFINAL, EU ERA APENAS UMA CRIANÇA. LOGO ÀS QUATRO HORAS DA MANHÃ, MEU PAI JÁ NOS ACORDAVA PARA IR COM ELE TOMAR LEITE DE VACA, CADA UM COM SUA CANEQUINHA DE ALUMÍNIO, ERAM MOMENTOS ÚNICOS. EU LEMBRO DO CHEIRO, GOSTO, SENSAÇÃO QUE O LEITE NOS DAVA, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA O LEITE SAIA QUENTE. LEMBRO DO OLHAR DO MEU PAI PARA TODOS NÓS TOMANDO NOSSO LEITE, SEMPRE TÃO DOCE, ESPERANDO TODOS TERMINAR PARA AJUDAR NA LIDA, TODOS COM SUAS OBRIGAÇÕES.

EU ERA MUITO PEQUENA, MEU PAI TINHA MEDO QUE EU ME MACHUCASSE, ELE SEMPRE FICAVA POR PERTO VENDO O QUE EU IRIA FAZER E EU SEMPRE FICAVA OS MAIS SIMPLES: MOER FARINHA, DESCASCAR MILHO, DAR MILHO PARA AS GALINHAS, ETC. O DIA PASSAVA MUITO RÁPIDO, COMIA FRUTAS QUE CAIAM DO PÉ, SENTAVA VÁRIAS VEZES FALANDO QUE ESTAVA CANSADA, MEUS IRMÃOS COM RAIVA, PORQUE EU MAIS ENROLAVA DO QUE TRABALHAVA. POSSO DIZER QUE TIVE UMA VIDA SIMPLES, MAS MUITO BOA MARIA ANDRÉA DE SOUZA VERGILINO SÉRIE: 7ªA

5

MOMENTOS INESQUECÍVEIS DA MINHA JUVENTUDE

BONS TEMPOS AQUELES DA MINHA INFÂNCIA QUE BRINCAVA MUITO NOS QUINTAIS, NAS ÁRVORES DA MINHA CASA. QUANDO PEQUENA ÉRAMOS MUITO FELIZES. EU, MINHA IRMÃ E MINA PRIMA TOMÁVAMOS BANHO NO RIO, PEGÁVAMOS FRUTAS NOS PÉS DAS ÁRVORES NOS QUINTAIS ALHEIOS. MEUS PAIS E MEUS VIZINHOS DAVAM BRONCAS, MAS NÃO ADIANTAVA, POIS FAZÍAMOS TUDO OUTRA VEZ, MAS VALIA A PENA. NÓS ÉRAMOS TÃO INOCENTES QUE NEM NOS DÁVAMOS CONTA DOS PERIGOS QUE CORRÍAMOS, POIS NAQUELA ÉPOCA JÁ HAVIA MUITA MALDADE.

ERA TUDO MUITO DIFÍCIL, POIS ÉRAMOS MUITO POBRES. ERAM TEMPOS DIFÍCEIS, MAS SEMPRE TÍNHAMOS UM CUSCUZ, UM POUCO DE MANDIOCA E UM POUCO DE FEIJÃO. MAS O IMPORTANTE ERA SERMOS FELIZES. E NO DOMINGO, AÍ SIM DEGUSTÁVAMOS DE UM FRANGUINHO E UMA CARNE DE VACA COM MACARRÃO. NA ADOLESCÊNCIA ERA SÓ ALEGRIA! PASSEÁVAMOS MUITO E NAMORÁVAMOS TAMBÉM. ÀS SEXTAS FEIRAS NÃO ASSISTÍAMOS AULA, POIS CURTÍAMOS UM LAZER NO ALTO DA PRAÇA DA SÉ, CONSIDERADO PONTO TURÍSTICO EM OLINDA, CIDADE MARAVILHOSA!

6
EUNICE FERREIRA DA SILVA SÉRIE: 8ªA

A PEQUENA (GRANDE) EU

MEMÓRIAS, ACONTECIMENTOS TÃO BREVES E TÃO MEMORÁVEIS, MOMENTOS MARCANTES DE GRANDE FELICIDADE OU DE TRISTEZA PROFUNDA. MINHAS MEMÓRIAS SÃO CARREGADAS DE DOR E DIAS DE CHUVA, MAS COM MUITAS HORAS DE ALEGRIA, LUZ E SOL. QUANDO FALAMOS DAS MAIS MARCANTES, MUITAS VEM À MENTE, NO ENTANTO IREI MENCIONAR UMA MUITO ESPECIAL. ERA O ANO DE 2020, DIA 24 DE AGOSTO, MEU ANIVERSÁRIO. ESTAVA VOLTANDO PARA O MEU ANTIGO BAIRRO PARA VER MINHA TIA E MEUS AMIGOS QUE NO FIM NÃO VIERAM ME ENCONTRAR. MAS AÍ É QUE FUI SURPREENDIDA!!!

AO CHEGAR NA CASA DA MINHA BISAVÓ ME DEPARO COM UMA FESTA PARA MIM, COM TODAS AS PESSOAS QUE AMO! E FOI QUANDO CHEGUEI À CONCLUSÃO DE QUE HAVIA CONSTRUÍDO UMA LEMBRANÇA MUITO BOA E IMPORTANTE.

THAYRINE DA SILVA SANTOS SÉRIE: 8ªA

7

LEMBRANÇA DO MEU PASSADO

QUANDO EU TINHA DEZ ANOS DE IDADE, MORAVA EM UMA CASINHA SIMPLES, QUE FICAVA NO MEIO DE UMA BELA PLANTAÇÃO, MUITO LINDA. MEU PAI PLANTAVA ALI, NAQUELE TERRENO, FEIJÃO, MILHO, MANDIOCA E TAMBÉM VÁRIOS OUTROS TIPOS DE PLANTAS COMO MAMOEIRO, CAJUEIRO, BANANEIRA E COQUEIRO. EU AMAVA COLHER AQUELE FEIJÃO DIRETAMENTE DO PÉ, MAS O QUE EU MAIS GOSTAVA MESMO ERA DAQUELA MELANCIA LINDA, JOGADA PELO CHÃO DO TERRENO.

NUNCA ESQUECEREI, ESSE TEMPO FOI MUITO MARCANTE NA MINHA INFÂNCIA E FICOU NA LEMBRANÇA ATÉ HOJE. LEMBRO ME BEM DAQUELE GRANDE TERRENO COM UMA CASINHA BEM NO MEIO E TUDO VERDE AO REDOR, ERA COMO SE FOSSE UM PARAÍSO COM AQUELAS LINDAS FLORES DE CADA PLANTA E TANTAS FRUTAS JOGADAS PELO MEIO.

MARTÔNIA VERAS DE SOUSA SÉRIE: 8ªB

8

MINHA FILHA

EU, ISABELLA, ENGRAVIDEI AOS 14 ANOS, MINHA MÃE NO COMEÇO BRIGOU MUITO, MAS LOGO DEPOIS ELA FICOU FELIZ E ME AJUDOU MUITO. AOS MEUS 15 ANOS, GANHEI MINHA FILHA, QUE NASCEU LINDA E COM MUITA SAÚDE. QUANDO EU A VI PELA PRIMEIRA VEZ, TUDO AO MEU REDOR TINHA COR. ELA ERA LINDA E TUDO QUE EU MAIS QUERIA ERA ELA O MAIS PERTO POSSÍVEL DE MIM. DEPOIS DE TRÊS DIAS NO HOSPITAL, FOMOS PARA CASA. LEVEI ELA À CASA DA MINHA MÃE E LÁ ESTAVAM TODOS FELIZES PELA SUA CHEGADA.

ELA ESTAVA LINDA, COM UM CONJUNTO ROSA, NAQUELE MOMENTO TUDO ERA PERFEITO! ATÉ QUE ELA FICOU DOENTE, A LEVEI PARA O HOSPITAL. EU FIQUEI DESESPERADA PELO FATO DE SER MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM, MAS NO FINAL TUDO DEU CERTO E FICOU TUDO BEM! DEPOIS DE TUDO ISSO, SE PASSOU UM ANO E CHEGOU O GRANDE DIA. O DIA EM QUE ELA COMPLETARIA UM ANO DE VIDA, FIZ UMA LINDA FESTA PARA ELA, CHAMEI AMIGOS, PARENTES E PESSOAS CONHECIDAS. A FESTA ERA DA MINNIE, ELA ESTAVA DE MINNIE. ELA NÃO ENTENDIA MUITO, MAS MESMO ASSIM FIZ PARA FICAR NA LEMBRANÇA E NAS FOTOS. ISABELLA MARIANA SILVA TEIXEIRA SÉRIE: 7ªB

9

MINHA VIDA EM UM TEXTO

OS PRIMEIROS MOMENTOS QUE ME RECORDO DA MINHA VIDA SÃO: CASA CHEIA DE CRIANÇAS, ONDE FUI MUITO FELIZ, E UMA VIDA DE MUITO TRABALHO ATÉ MEUS 17 ANOS. MINHA VIDA FOI TRABALHAR COM PLANTAÇÃO DE MILHO, FEIJÃO, TRIGO E ATÉ FUMO EU PLANTEI.

DEPOIS DOS MEUS 17 ANOS, RESOLVI TENTAR UMA VIDA E UM TRABALHO MELHOR EM SÃO PAULO.

TRABALHEI EM UM RESTAURANTE E TRABALHO ATÉ HOJE. CONHECI MINHA ESPOSA COM 19 ANOS E ME CASEI. TIVE MEU PRIMEIRO FILHO COM 25 ANOS E MINHA SEGUNDA FILHA COM 28 ANOS.

TAMBÉM RESOLVI TENTAR UMA VIDA MELHOR FORA DO BRASIL. VIAJEI PARA PORTUGAL, ONDE FIQUEI QUATRO ANOS.

HOJE VIVO EM SÃO PAULO, CONTINUO CASADO HÁ MAIS DE 20 ANOS. VOLTEI A TRABALHAR EM UM RESTAURANTE, NA MESMA EMPRESA QUE ME ACOLHEU QUANDO EU TINHA DEZESSETE ANOS.

JOAREZ SEBERINO DUARTE SÉRIE: 5ªB

O GRANDE SONHO DA MINHA VIDA

EU, MARIA DE LOURDES, TENHO 73 ANOS, NA MINHA INFÂNCIA NÃO CONSEGUI ESTUDAR. CASEI, TIVE 3 FILHOS. VIM PRA SÃO PAULO EM 1986, PARA MELHORAR DE VIDA. COMPRAMOS UM TERRENO E FOMOS CONSTRUINDO NOSSA CASA AOS POUCOS. NÃO FOI FÁCIL, MUITO TRABALHO, MAS CONSEGUIMOS. CRIAMOS NOSSOS FILHOS, QUE CASARAM, E HOJE TENHO 10 NETOS E 3 BISNETOS. SOU VIÚVA HÁ 10 ANOS E MORO SOZINHA. HÁ 4 ANOS VOLTEI A ESTUDAR, ERA O GRANDE SONHO DA MINHA VIDA. SOU FELIZ E GRATA A DEUS.

MARIA DE LOURDES BARBOSA DE LIMA SÉRIE: 6ªA

10

ESCOLA MARAVILHOSA

MORO NA CIDADE DE DIADEMA HÁ 30 ANOS. FOI QUANDO ENTREI NA ESCOLA CORA CORALINA PARA ESTUDAR. FOI UM MOMENTO FELIZ, ESTUDAR NESTA ESCOLA MARAVILHOSA COM PROFESSORES.

MARIA NEUZA FERREIRA SANTOS

SÉRIE: 6ªA

CONSTRUINDO MINHA HISTÓRIA

EU SOU DO RIO DE JANEIRO, A MINHA INFÂNCIA NÃO FOI DAS MELHORES. A MINHA HISTÓRIA É LONGA, MAS TENHO MOMENTOS BONS. POR EXEMPLO, CONSTRUIR MINHA FAMÍLIA E MINHA CASA, ENFIM, TUDO SOZINHA. E TAMBÉM MINHA VIDA ESPIRITUAL. NÃO É FÁCIL, NÃO É PARA QUALQUER UM. AS COISAS ACONTECEM, MAS TEMOS QUE TENTAR MELHORAR. TENHO MOMENTOS NO COLÉGIO ONDE EU ESTUDO COM OS PROFESSORES TAMBÉM.

JALCENI DA SILVA PEREIRA

SÉRIE: 5ª A

MINHA HISTÓRIA

EU SOU SMITH, EU TENHO QUINZE ANOS, NASCI NO HAITI. AGORA VIVO NO BRASIL, EM DIADEMA, COM MINHA FAMÍLIA: MEU PAI, MINHA MÃE E DOIS IRMÃOS. EU NÃO GOSTO DO BRASIL.

NOME: WILBENS SMITH

SÉRIE: 5ª A

11

MINHAS LEMBRANÇAS

NASCI EM GUAJERÚ, BAHIA. MEU NOME DAVINA, CRESCI NUMA CIDADE MUITO BOA, MAS COM MUITA DIFICULDADE. AOS 10 ANOS COMECEI A TRABALHAR COM MEUS PAIS NA ROÇA. EU E MEUS IRMÃO NÃO TEVE A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR PORQUE TIVE QUE TRABALHAR PARA AJUDAR MEUS PAIS.

AOS 28 ANOS DE IDADE VIM PARA SÃO PAULO TRABALHAR E NUNCA MAIS VOLTEI. TRABALHEI MUITO EM CASA DE FAMÍLIA, FÁBRICAS. TIVE MEUS FILHOS, DUAS MENINAS E UM MENINO E ADOTEI DOIS MENINOS.

E MINHA VIDA EM SÃO PAULO NÃO FOI FÁCIL, MAS HOJE TENHO MINHA CASA E HOJE ESTOU ESTUDANDO.

DAVINA ALVES DE ANDRADE / SÉRIE: 6ªA

UM POUCO SOBRE MIM

CHAMO-ME SARA, NASCIDA EM SÃO PAULO. MOREI COM MEU PAI ATÉ OS 13 ANOS, SOU FILHA DE PAIS SEPARADOS, NÃO TIVE MUITO CONTATO COM MINHA MÃE, ENTÃO AS LEMBRANÇAS SÃO POUCAS.

NA MINHA INFÂNCIA ERA LEGAL, BRINCAVA SEMPRE QUE PODIA COM MEUS SEIS IRMÃOS POR PARTE DE PAI. ALGUM TEMPO DEPOIS SAI DE CASA E FUI MORAR COM MINHA IRMÃ MAIS VELHA. ENTÃO SAI DA ESCOLA E COMECEI A TRABALHAR PARA AJUDAR EM CASA. MAS SEMPRE COM O PENSAMENTO DE UM DIA VOLTAR PARA A ESCOLA.

O TEMPO PASSOU, CONHECI O PAI DA MINHA FILHA, NÃO DEU CERTO, MAS SOUMUITO FELIZ POR TÊ LA EM MINHA VIDA. APÓS SEIS ANOS ME CASEI, TIVE OUTRO FILHO, E COM O PASSAR DO TEMPO ME SEPAREI, FUI TRABALHAR E CUIDAR DOS MEUS FILHOS. ACHANDO QUE ESTAVA TUDO BEM, DESCOBRI QUE MEU FILHO TINHA UMA DEFICIÊNCIA, NÃO FOI NADA FÁCIL PRA MIM NO COMEÇO, ENTREI EM DEPRESSÃO, MAS GRAÇAS A DEUS CONSEGUI SUPERAR. HOJE ELE VAI BEM, SABE LER E ESCREVER SOZINHO E FAZ TODOS OS ACOMPANHAMENTOS QUE PRECISA. JÁ EU APROVEITEI ESSA FASE DE EVOLUÇÃO DELE E VOLTEI PARA ESCOLA.

SARA COELHO DA SILVA/ SÉRIE: 6ªB

12

MEMÓRIAS

EU VIM DO ESTADO DE MINAS GERAIS E O NOME É COQUEIRAL. CHEGUEI EM SÃO PAULO AOS 19 ANOS, TRABALHEI DE BABÁ PARA ME SUSTENTAR. DEPOIS DE UM TEMPO FIZ UNS PEQUENOS CURSOS DE MANICURE E CABELEIREIRA, SÓ O QUE PODIA FAZER NA ÉPOCA, PORQUE NÃO TINHA ESTUDO. AÍ COMECEI A TRABALHAR NA PROFISSÃO EM QUE TRABALHEI POR 30 ANOS. AÍ TIVE UNS PROBLEMAS DE SAÚDE, PRECISEI DAR UM TEMPO. AÍ FUI PROCURAR UMA ESCOLA, ONDE ENCONTREI O CORA. ENCONTREI O CARLOS, QUE É DA SECRETÁRIA, QUE FOI MEU ANJO DA GUARDA E QUE ME DEU UMA PROVA. EU FIZ, PASSEI, ME MATRICULEI E COMECEI A ESTUDAR E ONDE TODOS ME ACOLHERAM COM MUITO CARINHO. PARA CONSEGUIR ESTUDAR ATÉ A QUARTA SÉRIE, CAMINHAVA SETE QUILÔMETROS TODOS OS DIAS. DEPOIS DE 50 ANOS, QUERO MUITO TERMINAR MEUS ESTUDOS.

MARIA DE NAZARETH SILVA PEREIRA SÉRIE: 7ªB

13

DEVEMOS LUTAR A FAVOR DOS NOSSOS DIREITOS!

ME CHAMO LOURIVAL RENAN NUNES RODRIGUES, SOU DE SÃO PAULO, TENHO 23 ANOS. PASSO MUITA HUMILHAÇÃO NO MEU TRABALHO. ESTRESSANTE DEMAIS. MUITAS COISAS PARA EU FAZER SOZINHO. FICO MUITO BRAVO. NÃO TENHO MEUS DIREITOS, NÃO TENHO HORA PARA SAIR. TRABALHO DE MADRUGADA E NÃO VIVO A MINHA VIDA, VIVO A VIDA DO PATRÃO, NÃO A MINHA. ENTÃO SOU MUITO DESTRATADA. NÃO VIVO, NÃO SAIO, MINHA VIDA É MUITO DOLORIDA. EU ESTUDO E TRABALHO E VOU PARA CASA, SÓ ISSO. DEVEMOS LUTAR A FAVOR DOS NOSSOS DIREITOS!

MEU FUTURO É SER UM HOMEM DIFERENTE, DAR COISAS BOAS PARA MEUS PAIS E TER UM FUTURO BRILHANTE PELA FRENTE.

LOURIVAL RENAN NUNES RODRIGUES SÉRIE: 7ªB

14

MEMÓRIAS

A MINHA MÃE CONHECEU O MEU PAI NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, MAS O MEU PAI É DO ESTADO DE PERNAMBUCO. ELES COMEÇARAM A NAMORAR. E LOGO VEIO O CASAMENTO, LOGO MAIS VEIO O PRIMEIRO FILHO E AÍ POR DIANTE, NÃO PAROU, TEVE NOVE FILHOS.

MEU PAI TRABALHAVA NUMA PADARIA PARA SUSTENTAR OS SEUS FILHOS. E A MINHA MÃE TRABALHAVA TAMBÉM, TINHA O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO DE TRABALHO. COM DIFICULDADE, COMEÇARAM A JUNTAR DINHEIRO E AÍ COMPRARAM UM SÍTIO, AÍ FICOU BEM MELHOR. É O POUCO DA MINHA HISTÓRIA QUE EU SEI.

VERA LUCIA DA SILVA OLIVEIRA SÉRIE: 7ªB

MEMÓRIAS NO CEARÁ

UM DIA, NO CEARÁ, EU ENCONTREI UMA COBRA E FUI BUSCAR MEU PAI PARA PEGAR A COBRA. O NOME DA COBRA É SUCURI. A COR DELA É MARROM E PRETA. ELA É MUITO PERIGOSA. MEUS IRMÃOS TAMBÉM FORAM VER A COBRA.

QUANDO ERA PEQUENO E MORAVA NO CEARÁ, BRINCAVA DE BORBOLETA E ARCO ÍRIS. E TAMBÉM GOSTAVA DE COMER MANGA VERDE E MADURA COM O MEU IRMÃO.

FELIPE MESSIAS BARBOSA SÉRIE: 7ªA

15

MINHAS MEMÓRIAS

SOU FILHO DE UMA FAMÍLIA DE NOVE IRMÃOS.

MEUS PAIS NORDESTINOS, MUITO RELIGIOSOS, MAS UMA FAMÍLIA FELIZ.

MEU PAI TRABALHAVA EM UMA FÁBRICA DE PAPEL E PAPELÃO.

FORAM ANOS MUITO DIFÍCEIS, COM POUCO SALÁRIO PARA SUSTENTAR NOVE FILHOS.

UM DIA COMENTOU COM O GERENTE QUE ESTAVA DIFÍCIL SUSTENTAR NOVE FILHOS COM POUCO SALÁRIO E O GERENTE FICOU EMOCIONADO, CONTOU PARA MEU PAI QUE TINHA QUATRO FILHOS, E SUGERIU QUE PRECISARIA DE UMA PESSOA PARA AJUDAR NOS SERVIÇOS DOMÉSTICOS.

MEU PAI DISSE A ELE QUE TINHA UM FILHO QUE ERA IDEAL PARA O QUE ELE PRECISAVA.

NO MESMO DIA, FUI ENTREGUE PARA ESSA FAMÍLIA, MESMO CONTRA A VONTADE DA MINHA MÃE.

FUI ARRASTADO E COLOCADO DENTRO DE UM CARRO, SEM SABER QUAL SERIA MEU DESTINO.

EU TINHA APENAS SETE ANOS.

FUI APRESENTADO À SEGUNDA FAMÍLIA E NO MESMO DIA JÁ PASSARAM O QUE SERIA OS MEUS DEVERES. LIMPAR A CASA, O QUINTAL E CUIDAR DE UM CACHORRO. SENDO UM INFERNO ESSE CACHORRO, PEGUEI SARNA EM TODO MEU CORPO INCLUSIVE NA CABEÇA.

AQUELA SENHORA, PASSOU A CUIDAR DAS FERIDAS COM IODO.

AOS DOZE ANOS DECIDI O QUE QUERIA FAZER.

DECIDI QUE QUERIA TRABALHAR COM MODA.

FOLHEANDO ALGUMAS REVISTAS ME ENCANTEI COM O COLORIDO DOS TECIDOS.

AOS DEZESSETE ANOS MEU TIO ME TIROU DESSA CASA E ME LEVOU PARA MORAR NO RIO DE JANEIRO.

COLOCOU PARA TRABALHAR EM UMA LOJA DE ROUPA.

AOS VINTE ANOS VIM PARA SÃO PAULO ONDE FUI TRABALHAR NAS GRANDES LOJAS DE SHOPPING.

FIZ MUITOS CURSOS RELACIONADOS AO MEU TRABALHO.

16

MINHA PROFISSÃO.

CASEI, SOU PAI DE UM FILHO HOJE COM 33 ANOS, ME SEPAREI. SOU CASADO PELA SEGUNDA VEZ E FELIZ COM A PESSOA QUE ESTOU.

PAI E MÃE FALECIDOS, SETE IRMÃOS VIVOS, COM OS QUAIS TENHO UM BOM RELACIONAMENTO.

ESSAS SÃO MINHAS MEMÓRIAS, UM POUCO DELAS. AGRADEÇO A DEUS POR TUDO E FELIZ POR ESTAR AQUI E AINDA NA PROFISSÃO QUE ESCOLHI.

EDMILSON JOSÉ TAVARES

SÉRIE: 6ªB

MINHAS MEMÓRIAS

OI, MEU NOME É ADRIANA E VIM FALA UM POUCO DA MINHA VIDA. JÁ SOFRI MUITO, MAS É ASSIM MESMO, PORQUE SEI QUE QUEM LUTA, CONQUISTA. SOFRI, LUTEI, MAS GRAÇAS A DEUS ESTOU AQUI E CHEGUEI ATÉ AQUI E ME ORGULHO MUITO DE ESTAR NA ESCOLA CORA CORALINA.

ADRIANA DA SILVA SÉRIE: 6ªA

17
HOJE SOU VITRINISTA, DECORADOR DE AMBIENTE, CONSULTOR DE MODA E SOU FELIZ NA

MINHAS MEMÓRIAS

EU NASCI E NÃO FUI CRIADA COM MINHA MÃE. EU SEMPRE QUERIA O AMOR DA MINHA MÃE, MAS ELA NUNCA DEU. MINHA MÃE GOSTA DA MINHA IRMÃ MAIS VELHA. MINHA IRMÃ MAIS VELHA SEMPRE TEVE TUDO. AÍ NÓS CRESCEMOS REVOLTADOS. AÍ EU SEMPRE QUIS TER MINHA FESTA DE 15 ANOS, MAS NÃO TIVE, AÍ MINHA IRMÃ MAIS VELHA TEVE. MINHA MÃE SEMPRE FOI DIFERENTE DO MEU PAI. MEU PAI SEMPRE DEU AMOR PROS QUATRO FILHOS DELE. NUNCA DEIXOU FALTAR NADA PRA NÓS. E MINHA MÃE SEMPRE ESQUECIA DO MEU ANIVERSÁRIO. SOU DO DIA 24/12/2003 E MINHA MÃE SEMPRE FALOU QUE ESQUECEU PORQUE É NATAL E PRA ELA AS FESTAS ERAM MAIS IMPORTANTES E MINHA MÃE SEMPRE FALANDO QUE EU NÃO DEVIA ESTUDAR E ELA SEMPRE FALANDO QUE EU NÃO DEVIA. E ELA SEMPRE DANDO PALPITE NA MINHA VIDA. AGORA QUE EU SOU MAIOR, ELA QUE MANDA EM MIM. ELA NÃO QUER QUE EU NAMORE. ELA NÃO QUER QUE EU ESTUDE E EU NÃO VOU ABANDONAR MEUS ESTUDOS POR NADA. PORQUE NUNCA FUI CRIADA POR ELA. EU E MINHA MÃE NÃO NOS BATEMOS. EU CRESCI, E NA MINHA MENTE ELA NUNCA FOI MINHA MÃE. FUI CRIADA COM OS MEUS AVÓS E MEU PAI.

ELA FEZ O PAPEL DE MÃE PORQUE ELA SÓ DÁ ATENÇÃO QUANDO EU ESTOU MAIOR E JÁ SEI FAZER O QUE BEM ENTENDER. MEU PAI NUNCA ME PROIBIU DE FAZER O QUE EU QUERO, MAS ELE SEMPRE ME DEU CONSELHOS. MINHA MÃE QUER QUE EU E MINHAS IRMÃS SEJAM SÓ DELA E HOJE EM DIA EU E ELA NÃO TEMOS MAIS CONTATO. NÃO FALO MAIS COM ELA E MINHA VIDA SÓ ESTÁ INDO PRA FRENTE DEPOIS QUE EU ME AFASTEI DE TODO MUNDO. E HOJE EM DIA SOU MUITO FELIZ E EU NÃO QUERIA QUE MINHA VIDA SE REPETISSE

ANA PAULA DE SOUZA LIMA SÉRIE: 8ªB

18

ILHÉUS

EU SOU SAMARA E QUERO FALAR DA MINHA HISTÓRIA.

EU FUI PRA ILHÉUS EM TEMPO DE FESTA DE IEMANJÁ, EM 2 DE FEVEREIRO.

EM ILHÉUS TEM MUITAS PRAIAS BONITAS E UMA DELAS É A PRAIA DO MILIONÁRIOS E TEM OUTRA QUE É A PRAIA DE CURURUPE E TEM MAIS.

O POVO DA BAHIA GOSTA DE MUITAS FESTAS DO CANDOMBLÉ E DA UMBANDA E DA QUIMBANDA TAMBÉM E AS PESSOAS JOGAM FLORES PRA ELA NO MAR E A IEMANJÁ PEGA AS FLORES NO FUNDO DO MAR. ESSA ORIXÁ É MÃE DE TODOS OS ORIXÁS. ELA É MÃE DE OXUM E DE OXOSSI E DE OGUM. ELA É MULHER DE OXALÁ E NÃO É MÃE DE TRÊS ORIXÁS QUE SÃO OXUMARÉ E IANSÃ E A IEMANJÁ É MÃE DE CORAÇÃO DE OBALUAÊ, ELES SÃO FILHOS DE NANÃ. NANÃ DEIXOU OBALUAÊ NO MAR DE LURAMA E IEMANJÁ OUVINDO AQUELE CHORO DAQUELE MENINO PEGOU OBALUAÊ E COM ELA NO FUNDO DO MAR FOI MORAR. ELE É O ORIXÁ DA CURA E VEM MEU PAI ME BANHAR COM PIPOCA.

“EU FUI DO CANDOMBLÉ E AGORA EU TO NA IGREJA”.

O POVO VESTE NA FESTA DE IEMANJÁ ROUPA DE SANTOS, QUEM ERA FILHO OU FILHA DESSA ORIXÁ VESTIA AZUL E QUEM ERA FILHO OU FILHA DE OXUM VESTIA AMARELO.

EU E A MINHA AVÓ NESSA FESTA ERA FILHA DE CABEÇA DE IEMANJÁ.

EU CHEGUEI EM ILHÉUS DE CARRO COM O PAI DE SANTO E COM A MÃE DE SANTO.

A MÃE DE SANTO ERA TAMBÉM FILHA DA OXUMEPÁ.

E O PAI DE SANTO ERA FILHO DE OXÓSSI.

E A MINHA AVÓ ERA FILHA DE OXUMARÉ COM OGUM DE LEI.

ELES PEGAM COMIDAS PRA LEVAR.

E AGORA EU SÓ PENSO EM DEUS PORQUE EU NÃO QUERO MAIS ISSO. ESTOU NA IGREJA E NÃO QUERO SAIR NUNCA MAIS.

SAMARA COSTA GUEDES SÉRIE: 7ªA

19

MEUS MEDOS

MEDO DE FALAR. FALAR PARA QUÊ? NÃO SEI COMO VÃO ME ENTENDER

SORRIR, SORRIR PARA QUÊ? SERÁ QUE VÃO ENTENDER? QUE PODE SER ALEGRIA DE LEVEZA.

E NA HORA DE ALMOÇAR, PREFIRO COMER AQUELE ARROZ QUEIMADO SÓ PARA VER TODOS SE DELICIAREM

MEDO DE VOLTAR A ESTUDAR, QUEM VAI TER PACIÊNCIA PARA ME ENSINAR?

VEM A MIM A PALAVRA DE DEUS: “SEJA FORTE E CORAJOSO! NÃO FIQUE DESANIMADO, NEM TENHA MEDO, PORQUE EU, O SENHOR, SEU DEUS, ESTAREI COM VOCÊ EM QUALQUER LUGAR PARA ONDE VOCÊ FOR!

ANTONIZIA MESQUITA

SÉRIE: 8ªA

20

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
EMEB Cora Coralina - Histórias e Narrativas dos Estudantes da EJA by Formação EJA Diadema - Issuu