Jornal Folha Noroeste 186

Page 1

GASTRONOMIA PG. 12

REGIONAL PG. 14

Maçã com sabor de outono

Acessibilidade para todos Munícipes com mobilidade reduzida ainda enfrentam dificuldades nas subprefeituras da região

Confira duas receitas práticas com a fruta mais versátil da estação

NO

www.folhanoroeste.com.br

Ano IX - Nº 186 1ª quinzena Abril 2016

LEOPOLDINA  LAPA  PIRITUBA  FREGUESIA DO Ó  TAIPAS  JARAGUÁ

Cidade – Pg. 6

REGIONAL PG. 13

Praça Cornélia ganha reforma Obra prevê aparelhos de ginástica e manutenção

Por dentro da

legalidade Burocracia ainda emperra a regularização de imóveis na capital


NO

02

1ª Quinzena de Abril 2016

www.folhanoroeste.com.br

EDITORIAL

Confira a matéria na íntegra e fotos exclusivas em nosso portal www.folhanoroeste.com.br

Ronald Gimenez EXPEDIENTE

é jornalista e editor-chefe da Rádio SulAmérica Trânsito ronald.gimenez@terra.com.br

Diretor responsável

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Ricardo Lobo e Cláudio Nunes Jornalista responsável

Ronald Gimenez – MTB 23.373

REDAÇÃO Editora e redatora

Priscila Perez Assistentes de Noticiário

Gabriel Cabral e Miriã Arruda Repórteres

Anderson Silva e Cristina Braga

CRIAÇÃO Fotógrafo e Web Designer

Eugênio Pacceli Designer Gráfico

Gabriela Campagnoli Diagramação

Dorival Lopes Júnior

ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO

Rosângela Códolo e Janaína Mendes

IMPRESSÃO: S.A. O Estado de São Paulo (Tel: 3856-2424/2401) Tels: (11) 3904-7081 Comercial: 3902-2747 / 3904-7085 Site: www.folhanoroeste.com.br e-mail: contato@folhanoroeste.com.br Curta nossa página www.facebook.com/folha.noroeste Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

O SABOR MUDOU? Com o passar do tempo, o gosto das coisas não é mais o mesmo

C

omo estou ficando irreversivelmente mais velho a cada dia, sempre retrocedo no tempo para entender comportamentos, acontecimentos e até sabores. Em cada oportunidade que provo algo “retrô”, que está nas prateleiras há décadas, fico me perguntando: será que o gosto disso mudou ou é um problema do alimento sendo recebido pelo meu organismo?

Muita gente me fala que somos nós que mudamos. A ciência explica que as papilas gustativas, presentes, principalmente, na língua e em algumas partes do nariz, mas também em menor número no céu da boca, na garganta e no esôfago, são responsáveis pelo reconhecimento do sabor das diferentes substâncias. Será que são essas “papilas” que se desgastam a ponto de mudar algo que marcou a nossa Foto: Divulgação

Edson Vieira

vida? Ou você vai me dizer que o sabor da Fanta Laranja é o mesmo? E o Dadinho? O Chokito é completamente diferente. Só falei de coisas doces, mas a bolacha de água e sal e até o salgadinho Cheetos mudaram. Será que não há um jeito dos produtos terem fórmulas eternas, garantidas por lei? Os sabores, assim como as músicas, mexem com a nossa memória afetiva. As músicas não mudam. Então, por que raios os sabores ficam diferentes? Se forem as nossas papilas gustativas, será que não há um remédio para protegê-las? O mate com leite do Rei do Mate, da Avenida São João, jamais foi o mesmo depois do franqueamento da lanchonete. Até o churrasco grego deveria ser garantido por fórmula. Eu adoro um cereal chamado Choco Krispis. Aquilo tinha um sabor inesquecível pra mim. Pois bem, deixaram de fabricar o produto no Brasil. Os aficionados, como eu, tanto reclamaram que um carregamento chegou da Argentina e desembarcou na rede Walmart. Alucinadamente comprei. A textura é parecida, mas o sabor passou apenas perto daquele sentido na década de 80. Penso em criar um grupo e processar a empresa que produz os cereais Kellogg’s. Estou exagerando? Tenho certeza que você tem saudade de sabores que fizeram parte da sua vida. O gosto marca a nossa história. É por isso que as comidas feitas por nossas mães e avós continuam incomparáveis. Elas respeitam a tradição.



www.folhanoroeste.com.br

1ª Quinzena de Abril 2016

CONEXÃO NOROESTE – VEREADOR ELISEU GABRIEL

MAIS UMA SOLICITAÇÃO ATENDIDA

ELISEU GABRIEL E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

Informe Publicitário

04

Eliseu Gabriel: reconhecimento da comunidade No último dia 25 de março, durante a 20ª montagem de ‘A Paixão de Cristo’ na região de Pirituba, Parque São Domingos, Jaraguá e Parada de Taipas, o vereador Eliseu Gabriel foi homenageado pela sua ativa participação na comunidade. O espetáculo, grandioso, foi realizado por coletivos culturais locais, como Cia de Teatro Monfort (Paróquia São Luis Maria Grignion de Montfort), Comunidade Missão Mensagem de Paz, Grupo Teatral Arte de Viver (Paróquia Nossa Senhora das Dores) e Ministério de Artes Cristo Libertador (Paróquia Nossa Senhora de Fátima).

Vereador Eliseu recebe Eduardo Gudin na Câmara Municipal A Av. Paula Ferreira, na altura do número 1.600, está com a sua sarjeta totalmente refeita. A demanda partiu dos comerciantes da região e chegou ao gabinete do vereador Eliseu Gabriel.

O vereador Eliseu Gabriel entrega a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao músico Eduardo Gudin, no próximo dia 4 de abril, às 19h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Dentre os convidados, Zuza Homem de Mello, Gilberto Dimenstein, Arrigo Barnabé, Toquinho e muito mais. Gudin fará uma pequena apresentação com o grupo ‘Notícias Dum Brasil’ e com Thobias da VAI-VAI. “Esta homenagem é uma forma de a cidade de São Paulo agradecer ao Gudin pelo talento que ele entrega à cidade”, justifica Eliseu Gabriel.

Acompanhe: www.eliseugabriel.com.br


1ª Quinzena de Abril 2016

www.folhanoroeste.com.br

REGIONAL | por Miriã Arruda

Raimundo tem trânsito, buraco e mau cheiro por conta de vazamento de esgoto Problema ocorre há mais de três meses causando transtorno para a região uem passa pela Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do número 2.765, sentido Tietê Plaza Shopping, logo percebe o mau cheiro, a pista desnivelada e molhada, além do congestionamento no entorno. Tudo isso causado por um vazamento de esgoto que está ali, segundo moradores, há, no mínimo, três meses. “Esse trecho é uma vergonha. Esgoto a céu aberto e, quando chove, a calçada em frente fica intransitável”, reclama o leitor Cláudio Cruz, morador da região. Para Marco Antônio Selingarde, da Chácara Inglesa, que usa a via como rota cotidiana, o sofrimento é com o fluxo de veículos e a lentidão devido ao pavimento danificado pelo esgoto. E denuncia: “colocaram um duto flexível preto ao longo da RPM para disfarçar e, logo após a antiga entrada do Banespa, lançavam [o esgoto] na sarjeta”. Questionada, a Sabesp esclarece que “existe no local um empreendimento imobiliário particular em construção, cujos proprietários estão fazendo a rede de esgoto para as futuras ligações dos prédios”. Segundo a empresa, “o problema acontece em área de ocupação irregular, que faz lançamento de esgoto em via pública e na galeria de águas pluviais, não sendo responsabilidade da companhia a fiscalização”.

Foto: Elias Soliano

Q

Já a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá informa que “a obra em questão tem previsão de término para o fim de março e, após a conclusão, ela será repassada à Sabesp, que tem uma ligação de água para a comunidade não clandestina, pois há relógio de contagem ao lado do prédio que faz divisa com o terreno particular invadido”. Sobre o recapeamento, a regional ainda anuncia que é necessário esperar a resolução do problema de esgoto para ser refeito. “Um asfaltamento foi realizado 15 dias atrás, porém o esgoto já o danificou parcialmente”, finaliza. Veja esta e outras matérias em nosso portal: www.folhanoroeste.com.br

05


www.folhanoroeste.com.br

1ª Quinzena de Abril 2016

CIDADE Foto: Arquivo Folha Noroeste

NO

06

por Cristina Braga

Nova Lei de Zoneamento prevê mais tempo para legalizar Mais da metade dos imóveis estão irregulares em São Paulo

A

berta há três anos na Avenida do Anastácio, em Pirituba, a loja de roupas infantis, da proprietária Juliana Almeida Oichi, recebeu no ano passado uma multa de R$ 350 por não ter alvará de licenciamento da Prefeitura de São Paulo. Assim como ela, 80% das atividades econômicas da cidade estão irregulares. Com a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, sancionada em 23 de março pelo prefeito Fernando Haddad (PT), trechos da avenida se transformaram em ZC (Zona de Centralidade) e ZM (Zona Mista), permitindo comércio e serviços. Desde 2004, havia uma restrição no local: a via era classificada como ZER 3 (Zona Estritamente Residencial em logradouro) – categoria eliminada com o novo zoneamento. “A revisão fez uma leitura mais aprofundada para rever a vocação do bairro, reconhecendo a realidade local”, avalia Lúcia Martins Campos, especialista em Desenvolvimento Urbano da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) lutou para que dois pleitos voltados às atividades de baixo risco fossem contemplados: a desvinculação da regularidade do imóvel da licença de funcionamento e a adoção da fiscalização orientadora. Até então, os micro e pequenos empresários eram multados caso o

agente detectasse as irregularidades. Agora, com a nova lei, a fiscalização deixou de ser uma “bomba” na cabeça do comerciante. É bom frisar que essa regra “precisa ser regulamentada através de decreto”, lembra Antônio Carlos Pela, do Conselho de Política Urbana (CPU) da ACSP. Pela nova legislação, na primeira visita, o lojista será orientado para que possa providenciar a documentação necessária. A regularização deverá ocorrer em um prazo de, no mínimo, 60 dias após as instruções do fiscal. Já na segunda constatação da irregularidade, é lavrada a multa.

Subindo a laje

Ter um imóvel 100% regularizado em São Paulo não é fácil. Além da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que determina o que pode ser construído no local, é preciso levar em conta o coeficiente de aproveitamento da área – a chamada taxa de ocupação. Quando o proprietário ultrapassa a altura permitida (gabarito) ou utiliza integralmente o espaço para acelerar o retorno financeiro da loja, acaba desembocando na ilegalidade. “Quem alugar o local para comércio não vai conseguir o alvará de funcionamento. É uma cadeia que atrapalha desde o momento da edificação”, revela a arquiteta Leila Boccafusco. Muitas vezes, o pequeno empreendedor constrói sua loja com as próprias mãos, mas

80%

dos negócios da capital estão irregulares não tem acesso ao código de obras daquele território. Impostos como ISS (Imposto sobre Serviço) e INSS (dos empregados) sequer são recolhidos. Também há comerciantes que batem uma laje e fazem várias salas, excedendo a taxa de ocupação. “Na região noroeste, temos terrenos de 400 m² com 1,7 mil m² de área construída, inclusive subsolo, e duas frentes. Tudo isso vai esbarrar no código de obras, não permitindo assim a legalização”, enfatiza a arquiteta. Logo, o proprietário vai necessitar da anistia, que o isenta de algumas regras previstas nesse manual. É um recurso de projeto simplificado, sem necessidade de arquiteto, para conseguir o auto de regularização. Mas nem sempre a Prefeitura concede esse be-

nefício. A última vez foi em 2003. “Se você transformar a casa em local de trabalho, cobrir uma garagem ou subir um andar, já está irregular”, alerta Leila Boccafusco.

Proposta de desconto

Alexandre Tirelli, do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado, esteve na Distrital Noroeste da ACSP no último dia 29, onde apresentou um projeto de lei que utiliza critérios objetivos de potencial da função social da propriedade. “O empresário que é passível de compensação, por meio do desenvolvimento da atividade econômica, ganharia um desconto no IPTU – independente do zoneamento –, realizado de forma eletrônica, informando o número de empregados que ele possui na folha de pagamento”, esclarece. Em uma cidade como São Paulo, onde a expansão urbana é diversa e quase não há fiscalização, acabam se consolidando as irregularidades com o excesso de burocracia e a sobreposição de leis. “Não adianta querer consertar a cidade com normas que vão anistiar essas moradias. Em alguns casos, isso não tira a precariedade daquele imóvel ou a condição de risco”, pondera Tirelli. Segundo ele, é preciso rever os entraves burocráticos, a própria legislação e aumentar a eficiência do Estado. “É deixar de ter a visão meramente arrecadatória”, finaliza.



NO

08

www.folhanoroeste.com.br

1ª Quinzena de Abril 2016

Saúde

A IMPORTÂNCIA DO

Fonte: Reprodução/Ceiop

check-up odontológico

GEOS  GRUPOS DE ESTUDOS ODONTOLÓGICOS E SERVIÇOS CROSP 3.692

INFORMAÇÕES E CONSULTAS

Quem já passou por um problema odontológico e teve uma dor de dente sabe o transtorno que isso pode causar. Em geral, estas desagradáveis situações acontecem à noite, aos finais de semana, em viagem de férias ou momentos antes de uma importante reunião de trabalho. Mas será que isso não poderia ser evitado? Certamente que sim! Afinal, sabemos que é melhor prevenir do que remediar. A Odontologia Moderna tem o foco na manutenção da saúde bucal, através da prevenção. A maioria das pessoas não procura o dentista pelo simples fato de achar que o tratamento pode ser caro. Na realidade, um tratamento odontológico pode se tornar elevado quando o paciente procura atendimento e a doença já está instalada ou necessita fazer uma reabilitação oral, pois já perdeu alguns ou vários dentes, dependendo da saúde bucal da pessoa. Essa situação poderia ser evitada se tivesse sido feita, anteriormente, uma simples prevenção

Fonte: Reprodução/Uniodontojp

Cd responsável: Prof. Dr. João Bausells CROSP 4328. Reconhecido pelo MEC portaria 965 – DOU 15/10/07

Frequentar o dentista torna-se barato, já que a prevenção é mais simples e fácil de ser realizada. Como a maioria da população tem problemas bucais relacionados a doenças causadas por placa bacteriana e cáries, deve-se dar atenção especial para a prática da prevenção em casa e no dentista, para economizar tempo e dinheiro. Algumas técnicas de escovação, uso correto do fio dental, indicações de produtos específicos como creme dental e colutório, além de alguns cuidados, podem ajudá-lo a manter a saúde bucal e proporcionar bem-estar geral, não só prevenindo contra cáries, gengivite e halitose, como também podendo auxiliar no diagnóstico e tratamento de algumas doenças sistêmicas, como é o caso do diabetes, por exemplo. Fazendo seu check-up em nossa clínica, você receberá atendimento personalizado e especial, podendo fazer uso de equipamentos de última geração como radiografias digitais e imagens via câmera intraoral. Desta forma, será encaminhado para especialistas de cada área para que receba o melhor tratamento possível. Estaremos prontos para atendê-lo de maneira humanizada e eficiente, pois sabemos o quanto é importante ter um sorriso bonito e saudável, e acreditamos que são nas mais simples atitudes do dia a dia que estão as grandes conquistas da sua vida. Comece agora! Marque sua consulta e venha conhecer nossa clínica. Dra. Ligia Bio (CROSP 101.601)

site: www.clinicageos.com.br e-mail: odontogeos@yahoo.com.br Rua Luiz Elias Attie, 489 - Parque São Domingos - São Paulo/SP - Fones/fax: 3904.4774 / 3906.0736 / 3904.6649


NO

1ª Quinzena de Abril 2016

www.folhanoroeste.com.br

ESPECIAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO | por Miriã Arruda

Escola no Jaraguá é exemplo de inovação e criatividade Foto: A2 Fotografia/Gilberto Marques

E.E Ítalo Betarello está entre as 178 instituições reconhecidas pelo MEC

R

09

essurgindo das cinzas – literalmente –, a Escola Estadual Ítalo Betarello, no Jaraguá, passou por uma surpreendente transformação e recebeu nova direção, notas melhores e o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Um dia marcada por alunos usuários de drogas, má administração e cenário de um incêndio proposital, em 2011, a escola teve um recomeço após muito trabalho e dedicação. Hoje, a unidade é bem avaliada no MEC, alcançando as 178 instituições educacionais brasileiras, entre organizações não governamentais, escolas públicas e particulares, que são exemplos de inovação e criatividade na educação básica, das 682 entidades inscritas. Um modelo de educação para os moradores do bairro, o Ítalo conquistou também o primeiro lugar no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar) da Diretoria de Ensi-

no Norte 1 e vem lutando para um ensino de qualidade em um ambiente agradável. As aulas teóricas de sextas-feiras, por exemplo, deram lugar a oficinas práticas de coral, pintura em tela, jornal e artesanato, em que os alunos aplicam os ensinamentos dos dias anteriores, envolvendo todas as disciplinas. A presidente do Conseg Parada de Taipas/ Jaraguá, Adriana Brambilla, acompanhou de perto o passado tenebroso do colégio, que acredita ser, hoje, um espelho para outras instituições da zona noroeste. Segundo ela, o método adotado pela unidade tem obtido resultados através do esforço dos profissionais e estudantes. “O trabalho da diretoria, professores e funcionários tem contribuído de maneira muito positiva para a formação dos jovens, através de uma metodologia inovadora”, elogia. Veja esta e outras matérias em nosso portal: www.folhanoroeste.com.br

ACONTECE

PERDIZES

Denise Fraga está em cartaz no TUCA com “Galileu Galilei” A atriz global retorna ao TUCA (Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) para mais uma temporada da peça “Galileu Galilei”, de Bertolt Brecht, com direção de Cibele Forjaz. O espetáculo narra a história do cientista que, em pleno século 17, afirmava que o Sol era o centro do universo. Ao contestar os dogmas da Igreja, Galileu Galilei foi perseguido pela Santa Inquisição e obrigado a negar suas ideias. No elenco estão Ary França, Daniel Warren, Lúcia Romano, Maristela Chelala, Vanderlei Bernardino, Jackie Obrigon, Luís

Mármora, Silvio Restiffe e Théo Werneck. QUANDO: até 10/04 – sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h. ONDE: Teatro da Universidade Católica de São Paulo/Rua Monte Alegre, 1.024 – Perdizes. QUANTO: R$ 50 (sexta) e R$ 70 (sábado e domingo).




www.folhanoroeste.com.br

1ª Quinzena de Abril 2016

Gastronomia

Veja outras receitas com maçã em nosso portal www.folhanoroeste.com.br; clique em gastronomia Fotos: Divulgação

NO

12

Applefest

Por um outono com sabor de maçã e cheio de gostosuras

Filé de frango com maçã verde Ingredientes 120 g de peito de frango 2 maçãs verdes em cubos 1 colher (sobremesa) de margarina 1/2 copo de vinho branco Sal, alho, pimenta-do-reino e limão a gosto

Dica do Chef

Salada Waldorf Ingredientes 10 nozes médias 3 talos de salsão picados 2 colheres (chá) de sal 1 maçã Granny Smith (verde) 1 colher (sopa) de suco de limão 1/2 xícara (chá) de maionese 1 pitada de pimenta-do-reino branca moída Salsinha crespa (para decorar)

Atente-se na hora de escolher a fruta: prefira a de cor viva, firme e com a casca lisa. Evite machucados na superfície, pois podem conter micro-organismos. Maçãs bem vermelhinhas são as mais doces.

Modo de preparo Leve as nozes ao fogo, mexendo bem, até ficarem crocantes (aproximadamente cinco minutos). Retire do fogo e reserve. Em uma panela com ½ litro de água fervente e 1 colher (chá) de sal, disponha os talos de salsão e cozinhe por 30 segundos. Retire do fogo, escorra a água e passe o salsão em água fria. Paralelamente, pique a maçã em cubinhos (descarte o miolo e as sementes), coloque em uma tigela com água e adicione o suco de limão. Reserve. Junte o salsão, o sal restante, a maionese, a pimenta e misture bem. Incorpore as nozes e a maçã na hora de servir. Decore com salsinha.

• Molho de queijo 100 g de queijo cottage 1/2 cebola ralada 2 gemas

Modo de preparo Abra os filés com uma faca para ficarem finos e tempere com sal, alho, pimenta e limão. Deixe descansar por uma hora. Recheie com os cubinhos de maçã e enrole como um rocambole. Utilize uma linha grossa para amarrar. Em seguida, disponha o frango em uma assadeira antiaderente, pincele com a margarina e regue com o vinho. Leve ao forno baixo por aproximadamente 40 minutos. Molho: coloque as gemas em uma tigela e leve ao banho-maria, mexendo até engrossar. Na sequência, desligue o fogo e mantenha em banho-maria. Bata os demais ingredientes no liquidificador, despeje sobre as gemas e misture bem até engrossar. Ao final, coloque sobre o frango e sirva.


1ª Quinzena de Abril 2016

www.folhanoroeste.com.br

Anuncie: 3902-2747 REGIONAL | por Cristina Braga

Praça Cornélia recebe equipamentos de ginástica Verba disponível será aplicada também na manutenção do local Foto: Cristina Braga/Folha Noroeste

A Subprefeitura Lapa ressalta que já houve a instalação de equipamentos e brinquedos no local. “Porém, diante do estado de conservação dos aparelhos e por problemas de segurança, eles foram removidos”, informa a regional. Pelo cronograma, a reforma ficaria pronta em 17 de janeiro, mas o prazo foi estendido devido ao período de chuvas. Entre as intervenções pretendidas, têm destaque a manutenção dos bancos em madeira e a execução de reparos em toda a extensão da praça.

A

Praça Cornélia, localizada na Vila Romana, ganhará novos ares com a reforma que está sendo realizada, desde março, pela Prefeitura de São Paulo. Ainda que bucólica e tombada pelo patrimônio histórico em 2009, a área verde passa por revitalização com a instalação de equipamentos de ginástica e a execução de serviços de manutenção, na ordem de R$ 139.949,32, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

Mais verde, por favor

Com a reforma em andamento, as flores que ornamentavam o coreto, plantadas pelo Coletivo Green SP, em frente à Paróquia São João Vianney, foram retiradas. O Conselho Participativo Municipal da Lapa já se movimentou pedindo informações, por meio de ofício, ao subprefeito José Antônio Queija sobre o espaço, agora cimentado. Veja esta e outras matérias em nosso portal: www.folhanoroeste.com.br

13

comercial@folhanoroeste.com.br


14

www.folhanoroeste.com.br

1ª Quinzena de Abril 2016

REGIONAL | por Gabriel Cabral

As subprefeituras são acessíveis para todos? Regionais estão minimamente adaptadas para atender munícipes com mobilidade reduzida

ACONTECE

PIRITUBA

Arte Nuclear tem exposição de quadros assinada por Olímpio Travitzky Dezesseis quadros de óleo sobre tela, de Olímpio Travitzky, estão expostos na Casa de Cultura Arte Nuclear, o mais novo espaço cultural de Pirituba. O artista apresenta sua primeira mostra após 25 anos desenvolvendo trabalhos realistas e hiper-realistas. O endereço, que será transformado em eixo integralizador, tem como objetivo preservar o patrimônio histórico da arquitetura local, além de fomentar a economia criativa. QUANDO: todos os domingos, das 14h às 21h. ONDE: Rua Dr. João Batista Bernardes Lima, 773 - Chácara Inglesa. QUANTO: entrada gratuita.

ACONTECE

BARRA FUNDA

Foto: Reprodução

Nova edição do Festival de Churros O festival mais gostoso do Memorial está de volta. Se você ficou com água na boca já na primeira edição, é hora de repetir a dose e saborear a guloseima em suas diversas versões – doce, salgada, frita e assada. E para completar a comilança, também haverá barracas de

M

uitos deficientes físicos enfrentam grande dificuldade para se locomoverem na região noroeste da cidade. Além da topografia, com muitas subidas e descidas, o caminho repleto de degraus e buracos não ajuda em nada esses cidadãos. Será que, pelo menos, as subprefeituras têm infraestrutura para recebê-los? Nem todas. Na Sub Pirituba/Jaraguá, são três andares, além do térreo e subsolo. Porém, não há rampas nem elevadores para facilitar o deslocamento. Por isso, o atendimento de munícipes com mobilidade reduzida acontece no térreo. E para participar das oficinas no terceiro andar? Segundo a assessoria, se houver necessidade, o encontro é transferido para o CPO, “onde há uma infraestrutura completa de acessibilidade”. A Praça de Atendimento é térrea e está apta para receber munícipes com necessidades especiais, diferentemente da sede. A Subprefeitura Lapa tem apenas dois andares. No térreo, onde há a prestação de serviços aos cidadãos, o espaço é todo acessível. O piso superior, entretanto, não tem a mesma

acessibilidade, sendo utilizado, preferencialmente, por funcionários administrativos. Já a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia é a regional com a estrutura mais completa. Ela também tem dois andares, mas possui elevador, rampa, piso tátil e estacionamento exclusivo.

Trabalhadores sem acesso

Fica no ar o que aconteceria com funcionários deficientes que poderiam vir a trabalhar nessas unidades públicas. Tanto a Subprefeitura Lapa quanto a Pirituba/ Jaraguá não estão preparadas para receber profissionais com mobilidade reduzida. Ou seja: apenas a Sub Freguesia/Brasilândia conta com o “salvador” elevador. Em resposta, a assessoria de imprensa da Lapa ressalta que o prédio na Rua Guaicurus é tombado, o que torna qualquer reforma mais delicada e burocrática. “A intenção é promover novas intervenções a fim de aprimorar a situação de nossos equipamentos”, concluiu. Veja esta e outras matérias em nosso portal: www.folhanoroeste.com.br

comidas e bebidas no local. QUANDO: dias 09 e 10/04 – sábado e domingo, das 9h às 22h. ONDE: Memorial da América Latina/Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda. QUANTO: entrada franca – os valores dos doces variam de acordo com as barracas.



16

www.folhanoroeste.com.br

Fale conosco

e-mails do leitor Praça Portinari (via WhatsApp) Olá, Folha Noroeste. Minha filha de seis anos ficou indignada com a sujeira na praça em frente ao Hospital Portinari, na Vila Jaguara. Passamos rapidamente pelo local, saímos do hospital e fomos para o ponto de ônibus. Não nos conformamos com a sujeira que estava ali. Seria legal se alguém pudesse adotar essa praça, como já acontece com outras áreas verdes. O ambiente ficaria mais bonito. *O leitor não quis se identificar

Resposta Assessoria de Imprensa Subprefeitura Lapa A Subprefeitura Lapa esclarece que a área citada recebe rotineiramente serviços de limpeza e conservação. Os serviços de varrição são promovidos conforme programação, pelo menos três vezes por semana. No dia 05/03, nossas equipes realizaram serviços de capinação e limpeza no local.

Saída do Condomínio Bandeirantes Aproveitando o gancho da reclamação do leitor Antônio Carlos Carreira, na última edição, gostaria que engenheiros da CET explicassem por que os tempos dos semáforos, na saída do condomínio dos Bandeirantes, em frente ao Shopping Tietê Plaza, têm os mesmos intervalos para quem sobe e desce a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. Qual é o interesse maior? Em horários de pico, qual é o número de usuários do condomínio? E para piorar, outros conjuntos residenciais estão sendo construídos na região, o que poderá ampliar a quantidade de usuários da avenida. Com a palavra, CET. Silvio Rossi

Resposta Assessoria de Imprensa Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) A vistoria técnica realizada pela Companhia mostrou que a sinalização

1ª Quinzena de Abril 2016

Envie sua demanda para jornalismo@folhanoroeste.com.br ou via WhatsApp (9 9997-1947) com as seguintes informações: nome completo, telefone e endereço. existente na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães atende à demanda de veículos, desde os limites de município com Caieiras até o acesso à Marginal do Rio Tietê, com condições de segurança e fluidez do viário. Os tempos semafóricos são ajustados buscando o equilíbrio entre as questões relativas a extensões de fila, segurança e tempos de espera, priorizando as travessias de pedestres, a circulação do transporte coletivo e de cargas, além do transporte individual. Os demais condomínios instalados nesta via são classificados pela CET como Polos Geradores de Tráfego. As incorporadoras ficam responsáveis pela implantação de uma série de medidas de impacto viário, como sinalização, alterações geométricas, tecnologia de operação e monitoramento de tráfego, cujo objetivo é melhorar os acessos e a circulação viária no local.

Abuso (via WhatsApp) Quero registrar uma denúncia de abuso e impunidade. Durante a semana e, principalmente, aos sábados e domingos, os motoristas estacionam na contramão, sobre a calçada, na Rua Engenho da Serra, esquina da Avenida Paula Ferreira. Fazem isso na certeza da impunidade. Há placas sinalizando que é proibido estacionar, mas ninguém respeita a garagem dos moradores. Nem os pedestres são poupados. Já ligamos muitas vezes e nenhum fiscal aparece no local. Também solicitamos a mudança para mão única, mas não há resposta. Precisamos de ajuda. Quem sabe assim façam algo pela população, já tão sofrida. Este é nosso último recurso. *O leitor não quis se identificar

Resposta Assessoria de Imprensa Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) A CET esclarece que a via é fiscalizada periodicamente por agentes de trânsito da Companhia. No período de 10/11/2015 a 10/03/2016, foram lavradas quatro ocorrências por estacionamento irregular. Este trabalho

efetivo será mantido pela CET para coibir desrespeitos ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por fim, destacamos que, sempre que necessário, a população pode solicitar fiscalização, serviços e manutenção ligando gratuitamente para o telefone 1188, que atende 24 horas por dia, ou então enviar o pedido através do site www.cetsp.com.br.

Calçada ausente Venho através deste canal pedir atenção da nossa Subprefeitura Pirituba/Jaraguá. Os moradores dos conjuntos residenciais Bandeirantes, Recanto das Andorinhas e outros que utilizam a Avenida Chica Luiza, que liga o bairro Sol Nascente à Estrada Turística (Ponte da Rodovia dos Bandeirantes), não têm calçada em nenhuma mão. Os pedestres são obrigados a dividir espaço com os carros. Fora isso, a avenida fica intransitável quando chove, já que alguns pontos alagam. Precisamos que monitorem a área onde muitos jogam entulho - incluindo a empresa responsável pela coleta, que recolhe o lixo e deixa os sacos na guia. Shirlem Oliveira

Resposta Assessoria de Imprensa Subprefeitura Pirituba/Jaraguá A Subprefeitura Pirituba/Jaraguá informa que as calçadas mencionadas pela leitora são particulares. A fiscalização notificará os proprietários para possíveis procedimentos. Sobre a limpeza da área citada, as equipes de limpeza manual de bueiros e de hidrojato limparão os ramais e bueiros do local - desta maneira atenuaremos os alagamentos. Estamos à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

Problemas no trânsito Gostaria de solicitar aos órgãos de trânsito responsáveis uma análise da Rua Banabuiu, que fica ao lado do futuro Instituto Federal. Atualmente, como a via é de mão dupla, os carros ficam estacionados em ambos os lados, dificultando a passagem de veículos.

Solicitamos a alteração desta via para mão única, ligando a Rua Maestro Arturo de Angelis à Avenida Mutinga, ou então a proibição de estacionamento no local. Roseli Lisboa

Resposta Assessoria de Imprensa Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) A CET informa que, após vistoria técnica, elaborou um projeto de sinalização horizontal e vertical na Rua Banabuiu, visando proibir o estacionamento de carros irregulares entre a Avenida Mutinga e a Rua Maestro Arturo de Angelis. Este projeto visa melhorar as condições de segurança e fluidez do viário. O projeto será executado de acordo com o cronograma de implantação da Diretoria de Sinalização da CET.

Fiscalização das lojas (via WhatsApp) Trabalho na região da Lapa e gostaria de saber se não existe mais fiscalização por parte da Prefeitura em relação às placas de sinalização das lojas. Tenho visto vários estabelecimentos enormes com pequenos anúncios, enquanto lojas minúsculas instalam painéis gigantes, poluindo ainda mais o visual do bairro. *O leitor não quis se identificar

Resposta Assessoria de Imprensa Subprefeitura Lapa A Subprefeitura Lapa esclarece que mantém um trabalho diário de fiscalização e apreensão de propagandas irregulares. Nossas equipes promovem rotineiramente ações para remoção de cartazes de postes, placas, faixas e banners dos bairros, além das providências fiscais aos estabelecimentos que não cumprem a legislação vigente. Neste caso, agradecemos a colaboração do munícipe e pedimos para identificar os locais em que foi constatada a existência das placas, a fim de adotarmos as medidas necessárias. Vale lembrar que, somente em 2016, foram removidos mais de 464 faixas, 703 placas, 49.913 banners e mais de 90.000 cartazes de postes na região.


1ÂŞ Quinzena de Abril 2016

www.folhanoroeste.com.br

17


NO

18

www.folhanoroeste.com.br

1ª Quinzena de Abril 2016

Imóveis & Classificados

Classificados PROJETOS CONSTRUÇÕES E REFORMAS Telhados, alvenaria, piso e revestimento, elétrica e hidráulica, textura e pintura, forros e divisórias drywall, impermeabilização e acabamentos em geral. Mão de obra especializada em 6x s/ juros. Tels. (11) 3537-0178 / 7753-0797 / 94029-7865 (WhatSapp)

COTA CONTEMPLADA Crédito de R$ 300 mil p/ imóvel compra construção. Quitação ou Cap. de Giro. Entr. de R$ 33 mil + saldo devedor. Contato c/ propr. Tel. 11-97017-6744 VENDA TITULO Clube Campestre Jaraguá. Valor: 10.000,00. Contato: Alexandre 11-9943-16047 ou valeria 11-99132-1600.

ALUGO SALÃO COMERCIAL No Jaraguá - + de 100m2, c/ WC e mezanino. Ótima localização. Interessados maiores informações no tel.: 3975-4692. BELEZA E ESTÉTICA Estética corporal e facial - Vários tipos de massagens. Somente p/ público feminino - Pq. S. Domingos. Contato: Cel. 97629-1956 - WhatsApp.

ALUGO STO. ELIAS CASA: 3 dorms., sala coz., 3 wc’s, quintal, 2 vagas. Todos grandes, ótimo p/ Cs. Repouso, Creche, Escritório. RS 3.300,00. SALÃO: 130m c/ trifásico RS 2.800,00 Tels.: 99794-7362 / 99742-4009.

comercial@folhanoroeste.com.br


1ÂŞ Quinzena de Abril 2016

www.folhanoroeste.com.br

19



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.