Folha Noroeste 347

Page 1

Com 6 mil casos, Perdizes lidera ranking de furtos e roubos de celular em 2022

Incidência é maior em bairros nobres. No DP de Pirituba, foram mil boletins registrados

Moradores de Taipas protestam contra transformação de prédio da Fundação Casa em centro de acolhida

Comunidade reivindica equipamento cultural ou centro de convivência para idosos no local

Adriano Ongaro é exonerado e Marcos Zerbini assume a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá

Novo subprefeito propõe gestão colaborativa para melhorar a atuação da regional

Ano XVI – Nº 347 1ª quinzena de Abril 2023 www.folhanoroeste.com.br LEOPOLDINA
• PIRITUBA
JARAGUÁ • TAIPAS NO LAPA – REGIONAL – PG. 04
• LAPA
• FREGUESIA DO Ó •
Foto: Reprodução/Prefeitura de SP TAIPAS – REGIONAL – PG. 05
Foto: Reprodução/Prefeitura de SP
REGIONAL
PIRITUBA –
Novo Centro de Acolhida
Cidade
para Adultos (CA) em
Tiradentes

EXPEDIENTE

Diretor responsável

Edson Vieira

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Ricardo Lobo e Ricardo Luchi

Jornalista responsável

Ronald Gimenez - MTB 23.373

REDAÇÃO

Revisora: Priscila Perez

Assistentes de Noticiário: Priscila Perez

CRIAÇÃO

Web Designer: Lucas Charnyai

Diagramação: Dorival Lopes Júnior

ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO

Ricardo Lobo

IMPRESSÃO: S.A. O Estado de São Paulo

Administração: 2924-9508 - adm@folhanoroeste.com.br

Comercial: 98959-9367 - comercial@folhanoroeste.com.br

Site: www.folhanoroeste.com.br

Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Direito: aspectos jurídicos do bullying

Legislação não configura bullying como crime, mas define condutas para evitar a prática

Obullying ocorre desde uma simples brincadeira até a pressão psicológica de forma reiterada. A definição está na lei federal 13.185/2016 que define a prática do bullying e seus tipos. A legislação não configurou como crime, mas definiu condutas para evitar a prática. Embora o termo ainda não tenha sido tipificado penalmente, existe sim a interpretação do artigo 146 do Código Penal que configura criminalmente a conduta de constrangimento ilegal – e, assim, a jurisprudência vem adotando esse entendimento. Portanto, a justiça, por analogia, também vem adotando para casos de bullying a aplicação de crimes contra a honra.

Existem vários projetos de lei no Congresso para criminalização de bullying, mas ainda não há nenhum em vigor. A Constituição Federal assegura no artigo 5º, incisos V e X, “a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas”.

Assim, o texto garante que todos os indivíduos são livres para se expressarem, desde que sua expressão não atinja outros cidadãos. São crimes contra a honra a calúnia (falsa imputação de fato definido como crime), difamação (atribuição a alguém de um fato desonroso, mas não descrito como crime) e injúria (qualquer imputação, como insultos, de uma pessoa em relação a outra).

Tipos praticados

Verbal; moral (difamar, caluniar, disseminar rumores); sexual (assediar, induzir e/ou abusar); social (ignorar, isolar e excluir); psicológico (perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar); físico (agressão); material (furtar, roubar, destruir pertences de outrem) e virtual (depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social).

O local onde ocorre esse tipo de conduta pode ser físico ou virtual, a exemplo das escolas ou ambientes de trabalho. Para as questões do direito trabalhista, o termo correto é assédio moral e vem cada vez mais sendo aplicado, já que a pressão psicológica e o estado vexatório podem desencadear um grande abalo emocional, gerando transtornos na vida da pessoa. A lei ainda trata de forma muito subjetiva o caso, mas os juízes vêm aplicando sistematicamente contra empresas condenações judiciais para inibir esse tipo de conduta.

O que fazer na prática?

Fazer prints e provas da prática que vem sofrendo; menores de idade devem procurar os responsáveis para relatar os fatos; registrar Boletim de Ocorrência; procurar um profissional do direito para demandar ação judicial, buscando na justiça uma medida para eliminar a referida prática e receber a indenização pelo dano moral sofrido.

1ª Quinzena de Abril 2023 02 www.folhanoroeste.com.br NO
ARTIGO
Thiago Massicano é especialista em direito empresarial e do consumidor, além de sócio-presidente da Massicano Advogados - www.massicano.adv.br

PIRITUBA REGIONAL

Antônio Zerbini assume oficialmente a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá

Marcos

Após a Prefeitura anunciar Marcos Antônio Zerbini como o novo subprefeito de Pirituba/Jaraguá, o ex-deputado estadual assumiu oficialmente o cargo na última semana. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele falou sobre o desafio que é administrar um território tão vasto como Pirituba/Jaraguá e convocou a população para ajudá-lo nessa missão. “Juntos, podemos transformar a realidade da região. Pirituba/Jaraguá tem muitos problemas, mas tenho cer-

FIQUE SABENDO...

teza de que temos muitos amigos que vão nos ajudar a administrar a região.”

Ao que tudo indica, a nomeação de Zerbini foi bem recebida pela população, que ansiava por novos rumos para a regional desde a saída de Ronaldo Ligieri. “Agora vamos ver se os projetos de Pirituba andam”, disse a leitora Anna em nosso Instagram. “Só espero que essa gestão olhe melhor para o Jaraguá e Jardim Panamericano”, completou o seguidor Paulinho. Apesar das boas-vindas, a comunidade destaca que “há muito trabalho pela frente”.

Rua Faustolo na Lapa é interditada parcialmente para obras da Linha 6-Laranja

A Rua Faustolo, na Lapa, será interditada parcialmente – com passagem para pedestres –pelos próximos 30 dias em razão das obras da Linha 6-Laranja do Metrô. De acordo com a Linha Uni, consórcio responsável pela construção do ramal, a interdição ocorre na altura dos números 80, 86, 92 e 98 da via, sem a obstrução de garagens. No local, onde está sendo construído o poço de Ventilação e Saída de Emergência – VSE Faustolo, serão realizadas atividades de monitoramento do solo. Para garantir a segurança de pedestres e motoristas, a região estará devidamente sinalizada durante a execução das obras.

Perdizes registra mais de

em 2022

Os moradores da Freguesia estão ansiosos pelo fim dos transtornos causados pela construção da Linha 6-Laranja. Daqui a três anos, quando ela estiver a todo o vapor, mais de 600 mil pessoas vão utilizá-la diariamente. Mas, até lá, há muito solo a ser escavado. Segundo relatos, imóveis da região estão sofrendo danos estruturais por conta dessas obras, sobretudo na Avenida Miguel Conejo.

Uma hamburgueria acabou sendo interditada porque o solo afundou e apareceram rachaduras em várias paredes. Uma creche na região também foi interditada pela mesma razão. Para os moradores, esses problemas têm a ver com as águas subterrâneas que estão sendo retiradas para a passagem dos trens. Por conta das reclamações, a Acciona, que é responsável pela Linha 6, já inspecionou os imóveis e deu início aos reparos. Segundo a empresa, não existe risco de novos danos, pois todos os imóveis estão sendo monitorados.

A capital registrou no ano passado mais de 200 mil ocorrências envolvendo roubos e furtos de celulares. Na zona noroeste, a região de Perdizes foi a mais visada em 2022, com 6443 boletins de ocorrência registrados. A Lapa, por sua vez, contabilizou 2303 casos, enquanto Taipas somou 1941 boletins. Perus e Freguesia vêm logo em seguida com 1770 e 1606 registros, respectivamente. Já os distritos policiais de Pereira Barreto e Pirituba foram os que menos registraram esses tipos de crimes, com um pouco mais de mil casos. O DP de Vila Penteado também ficou entre os menos visados, com 937 registros.

Por aqui, três vias se destacam pela quantidade de casos de roubo e furto de celulares. A primeira é a Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda, com 726 ocorrências. Na sequência aparecem a Francisco Matarazzo e a Raimundo Pereira de Magalhães, em Pirituba, com 644 e 504 ocorrências, respectivamente.

LAPA REGIONAL FREGUESIA REGIONAL 1ª Quinzena de Abril 2023 04 www.folhanoroeste.com.br
folha.noroeste jornalfolhanoroeste Curta nossa página
seis mil ocorrências de furtos e roubos de celular
Moradores da Freguesia afirmam que obras da Linha 6 estão danificando os imóveis

Gastronomia

Doce Páscoa

Transforme o Ovo de Páscoa em uma caprichada sobremesa

OVO DE COLHER DE BOLO DE CENOURA E BRIGADEIRO

*por Nestlé

Ingredientes

1 cenoura média

1/2 xícara (chá) de óleo

2 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha

1/2 colher (sopa) de fermento em pó

1 leite condensado (caixa ou lata)

150 g de chocolate meio amargo

1 colher (sopa) de manteiga

1 caixinha de creme de leite

2 ovos de Páscoa ao leite (185 g cada)

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata bem a cenoura, o óleo, os ovos e o açúcar. Junte a farinha

de trigo e o fermento em pó e misture bem até obter uma massa homogênea. Despeje a mistura em uma assadeira de 20 x 20 cm, untada com óleo e polvilhada com farinha, e leve ao forno médio (a 180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar, esfarele e reserve. Para fazer o brigadeiro, leve o leite condensado, o chocolate e a manteiga ao fogo e cozinhe por, aproximadamente, oito minutos. Ao final, acrescente o creme de leite, misture bem e reserve. Agora é hora de montar o Ovo de Páscoa: para isso, distribua uma xícara de bolo de cenoura sobre uma das metades e cubra com um pouco do brigadeiro. Em seguida, coloque mais uma camada de bolo e cubra novamente com mais um pouco de brigadeiro. Utilize uma colher para fazer o acabamento e repita o processo com as demais cascas.

Taipas se mobiliza contra transformação do prédio da Fundação Casa em centro de acolhida por Redação

Moradores e comerciantes de Taipas, na zona noroeste, seguem mobilizados contra a transformação do antigo prédio da Fundação Casa, desativado desde 2020, em centro de acolhida para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para a comunidade, falta diálogo, pois a Prefeitura não teria levado em consideração as verdadeiras necessidades da região, onde há escassez de equipamentos culturais e de saúde. Segundo os manifestantes, a população não foi ouvida. “Parada de Taipas é uma região esquecida. O poder público não vem aqui. Gostaríamos que fosse instalado um equipamento cultural ou um centro de convivência para idosos”, pontuou Adelina Gomes, uma das manifestantes que esteve em frente ao prédio da

PIRITUBA/LAPA REGIONAL

Terminais

Os terminais Pirituba, Lapa, Cachoeirinha, Casa Verde e Jardim Britânia, todos administrados pelo consórcio SP Terminais Noroeste, vão ganhar totens de água potável para uso gratuito dos passageiros. Em cada local será instalado um equipamento. Já no Terminal Pinheiros, haverá duas unidades.

A iniciativa é fruto de uma bem-vinda parceria entre as empresas Florescer Brasil, Água AMA e

Rua Ilha da Juventude no último sábado, 25 de março. Na TV Globo, o prefeito Ricardo Nunes falou sobre a situação em Taipas. “Estão dizendo que vamos levar a Cracolândia para lá. Não existe essa possibilidade. O equipamento é um CAE, um centro de acolhimento especial destinado para famílias, mulheres ou idosos.”

Mesmo sendo questionado pela população, o projeto segue em andamento na capital. Na última terça-feira, 28 de março, foi inaugurado mais um centro de acolhida, desta vez no distrito de Cidade Tiradentes, na zona leste, com capacidade para 70 pessoas. Além de dormitórios, o equipamento disponibiliza banheiro com chuveiro, café da manhã, almoço e jantar. No local, os acolhidos e familiares terão acesso a acompanhamento psicológico, reuniões com atenção à saúde e atividades ocupacionais.

Ambev. De acordo com a Florescer Brasil, os terminais foram escolhidos em razão da grande circulação diária de pessoas. Além disso, a oferta gratuita de água vai beneficiar cerca de 420 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social que frequentam os nove terminais geridos pela concessionária. Os lucros obtidos com o projeto também serão destinados para ações de acesso à água e esgoto em comunidades vulneráveis, como as aldeias do Jaraguá.

TAIPAS REGIONAL 1ª Quinzena de Abril 2023 05 www.folhanoroeste.com.br
Pirituba, Lapa e Cachoeirinha terão totens de água potável para uso gratuito por Redação
NO
Foto: Reprodução/Nestlé

Espaço do leitor

Capinação na Rua da Cooperação

Abri um protocolo no início do mês passado para capinação na Rua da Cooperação, região de Taipas. É uma via que tem muitos buracos também. Nesse local não há moradias nem comércios, mas a circulação de pedestres é grande. A capinação dessa área seria de competência da Sub Pirituba, mas o serviço acontece raramente. Eu ligo sempre na regional e registro protocolo, sendo que não haveria necessidade disso tudo porque o serviço deveria ser feito regularmente, de dois em dois meses pelo menos. Antigamente, quando eu ligava para a regional, alegavam que faltava equipe para fazer o serviço – isso há dois anos. Hoje em dia, eu estou tentando falar com a subprefeitura, já mandei e-mails e fotos relatando o problema, mas a capinação continua não sendo feita 100% na região. Recentemente, a Rua da Cooperação passou por capinação, mas o local fica muito tempo sem a devida zeladoria. Quem sente na pele esse problema é quem não anda de carro, como mães com crianças e pedestres. É uma situação muito desagradável.

*o leitor preferiu não se identificar

RESPOSTA

Assessoria de Imprensa

Subprefeitura Pirituba/Jaraguá

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pirituba/ Jaraguá, realiza varrição na Rua da Cooperação, região de Taipas, duas vezes na semana e capinação uma vez por mês. A última ação ocorreu no dia 20 de março. As chuvas de verão e a intensidade do sol neste período do ano aceleram o crescimento do mato. Na região de Pirituba, em 2022, foram reformados 1.157,00 metros de área de passeio, podadas 5.233 árvores e realizados 4.089.570,00 m² de corte de mato e grama. A população pode solicitar serviços de zeladoria por meio do Portal 156 ( sp156.prefeitura. sp.gov.br/portal ), pelo aplicativo da Prefeitura e via central de atendimento telefônico no número 156.

Calçada e corte de mato

Gostaria que a Folha Noroeste intercedesse junto à Prefeitura para resolver uma situação na Avenida Miguel de Castro, em Pirituba, que está com mato alto na calçada. O problema é na altura do número 700, mas não adianta só cortar. É necessário refazer a calçada cimentada. Por conta desse

Fale conosco

Envie sua demanda para jornalismo@folhanoroeste.com.br ou via WhatsApp (9 9997-1947) com as seguintes informações: nome completo, telefone e endereço.

problema, fica difícil de estacionar o carro por ali, já que o carona não tem como descer. Aguardo novidades.

*o leitor preferiu não se identificar

RESPOSTA

Assessoria de Imprensa

Subprefeitura Pirituba/Jaraguá

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá, informa que realiza a varrição do local duas vezes na semana e a poda ocorre uma vez por mês. A calçada entrou em programação para reparo até o final do mês. Na região de Pirituba, em 2022, foram reformados 1.157,00 metros de área de passeio, podadas 5.233 árvores e realizados 4.089.570,00 m² de corte de mato e grama. O munícipe pode solicitar serviços por meio do Portal 156 ( sp156.prefeitura.sp.gov.br/ portal ), pelo aplicativo SP156 e via central de atendimento telefônico da Prefeitura no número 156.

Poda de árvore

Na Rua Dr. Valentim de Queiróz, esquina com a Stéfano Mauser, em Pirituba, existe uma árvore que está

inclinada em direção à via. Ela já causou muitos estragos na fiação elétrica, pois os galhos estão muito baixos. Por duas vezes, os caminhões passaram e quebraram os fios, queimando vários aparelhos. Já reclamamos, mas não obtivemos retorno.

Débora

RESPOSTA

Assessoria de Imprensa

Subprefeitura Pirituba/Jaraguá

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pirituba/ Jaraguá, realizou vistoria na árvore do endereço citado, que foi encaminhada para a ENEL. Após a poda dos galhos que estejam em contato com a fiação elétrica, será realizado o serviço também por parte da Subprefeitura. Em 2022, na região de Pirituba / Jaraguá, foram podadas 2467 árvores. Em 2023, já foram 290 unidades. A população pode solicitar o serviço de poda de árvore por meio do Portal 156 ( sp156.prefeitura.sp.gov.br/ portal ), pelo aplicativo SP156 e via central de atendimento telefônico da Prefeitura no número 156.

1ª Quinzena de Abril 2023 06 www.folhanoroeste.com.br
Imóveis & Classificados NO 1ª Quinzena de Abril 2023 07 www.folhanoroeste.com.br
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.