
2 minute read
Palavra Final
O momento de pandemia passou? A verdade é que podemos ver que a tendência é a superação dos piores momentos. Sim, a normalidade vai se restabelecendo, mas o mundo, bastante afetado por tudo que passou, ainda se ressente. Há uma vontade enorme de voltar aos antigos costumes: viver com a família e socializar, sair de casa para ir ao shopping, ter refeições fora do lar, trabalhar e desfrutar do lazer, de festas, férias e passeios.
O consumidor quer voltar ao normal
Em contrapartida, o cenário que encontramos é de instabilidade social, política e econômica. Esse panorama, sem dúvidas, afeta nossas decisões.
Imunidade, energia e cognição continuam na prioridade
Os cuidados com a saúde vão continuar. Cognição, controle do humor, cuidados gastrointestinais, busca por sono reparador e equilíbrio geral estarão nas prioridades do consumidor. Isso continuará influenciado o consumo de suplementos alimentares, suas inúmeras plataformas de saúde e variadas opções. Um mercado mais competitivo, que busca novos princípios ativos com boa biodisponibilidade e absorção, influencia o desenvolvimento de novos produtos. Nunca esqueça que o consumidor busca sentir os benefícios de forma clara e prontamente reparadora. Nootrópicos e adaptogênicos são conceitos que podem ser bem trabalhados e proporcionar boas oportunidades de mostrar suas contribuições para a saúde.
O sabor conta...
Consumidores buscam produtos com benefícios de saúde, mas não abrem mão do bom sabor, um aspecto sempre importante. Visual atrativo, sensorial e reológicos, como a textura, continuarão predominando. Notas cítricas e achocolatadas seguem em alta.
Ainda há muitas oportunidades. Para melhor entendimento, não deixe de conectar à sessão “Palavra Final” com a opinião NC emitida ao final de cada tendência. As partes são complementares e ajudarão a entender melhor os conceitos aqui apresentados.
Proteínas, um mundo de oportunidades...
O mundo ainda caminha na busca da segurança alimentar. Quantidade suficiente de alimentos, em condições apropriadas de consumo e acessíveis continuarão merecendo atenção, com destaque para as proteínas, sem importar a fonte (de origem animal, vegetal e análogos, oriunda de multiplicação celular ou de fermentação de biomassa). O importante é garantir equilíbrio. Há muito espaço para todas as proteínas, o que inclui suas formas metabolizadas secundárias, como aminoácidos e hidrolisados (colágenos e outros peptídeos biodisponíveis).
E food service com cardápios mais saudáveis e sustentáveis.
O aspecto saudável continuará a impulsionar o food service em 2023 e ganha espaço na preferência dos consumidores que se alimentam fora de casa ou por escolhas em aplicativos. O conceito de comida caseira se amplia com a categoria comfort foods, em que a experiência de consumo tenta reproduzir fielmente a receita feita em casa. Também cresce a oferta dos mocktails, bebidas originalmente alcoólicas oferecidas em miméticos sem álcool. Sem falar da onda de robotização, que permitirá um atendimento muito mais personalizado.
A regulação de alimentos impulsiona a inovação
Há total mudança de posição, com um novo marco regulatório que obriga a se fazer uma revisão da comunicação nutricional dos rótulos, gerando uma excepcional oportunidade para inovar. Espera-se que rapidamente as empresas de ingredientes e aditivos ofertem soluções para abrir muitas oportunidades.
No mundo corporativo: startups e sustentabilidade continuaram a crescer
FoodTechs e startups do mundo dos alimentos revisam seus posicionamentos estratégicos, adaptando-se às novas realidades globais de mercado. As FoodTechs continuam a criar oportunidades únicas, potencializadas por avanços da biotecnologia, pela necessidade de redução de perdas de alimentos, aproveitamento de partes do processamento ( upcycling) e sustentabilidade. Ainda vem muito mais, na medida em que o conceito de ESG avança com uma prática mais responsável da sustentabilidade aliada à nutrição, gerando novas oportunidades.
E a sociedade: pós-covid ou long covid
Surge uma miríade de oportunidades conectadas à vida pós-pandêmica. Nessa última seção de tendências, procuramos mostrar mais alternativas, além já das apresentadas nas seções anteriores e trazer oportunidades, ainda influenciadas pelo período pandêmico. Aparentemente, são tendências que vieram para ficar, adaptadas aos novos estilos de vida de um consumidor muito mais atento à sua saúde, mais espiritualista e assolado por um marketing holístico.
O incrível metaverso está aqui também...
Embora sem ser uma tendência ainda, o textobônus traz uma clara explicação do metaverso, a realidade virtual, e suas interações com o consumidor. É a nova vida digital.