10 minute read

Alimentos funcionais

Contextualização

A força de uma alimentação funcional e a criação de produtos com esse viés acompanham o desenvolvimento de pesquisas científicas, que, ano após ano, descobrem meticulosamente o que cada ingrediente pode trazer em termos de benefícios à saúde. Nesse sentido, os alimentos funcionais são componentes fundamentais quando o tema é saudabilidade, principalmente quando os produtos começam a se valer de substâncias bioativas e outros elementos de matriz biológica dos alimentos.

Os produtos agregam valor quando comprovadamente podem apresentar efeitos benéficos à saúde e/ou quando essenciais à manutenção e ao bom funcionamento do organismo. Outro aspecto a ser considerado é que os alimentos funcionais são importantes para o controle de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão etc.

Também surgem outras demandas dos consumidores frente às mudanças sociais ocorridas durante e após a pandemia. Nesse aspecto, as marcas de alimentos, bebidas e serviços de alimentação precisam informar melhor, para ajudar os consumidores a se sentirem capazes de tomar decisões assertivas que protejam sua saúde. As marcas de alimentos, bebidas e food service que mais se destacam são as atendem consumidores que buscam produtos que conseguem aliar sabores, cores, texturas e aromas à saudabilidade, o que traz uma boa experiência de consumo.

Os ingredientes naturais continuam no gosto dos consumidores

Os ingredientes naturais são importantes para os produtos alimentícios, pois são tidos como mais saudáveis e permitem prologar o frescor natural dos alimentos por mais tempo. Além disso, os ingredientes naturais podem ajudar em outro fator preponderante e que leva um consumidor decidir ou não por um produto: o melhor sabor.

De acordo com a Innova Market Insights, o uso de ingredientes orgânicos em lançamentos de alimentos e bebidas está aumentando globalmente, apresentando um crescimento de mais de 5% ano a ano, se comparados os lançamentos de 2020 e 2021. Os principais posicionamentos dos lançamentos mundiais de produtos rastreados com ingredientes orgânicos em 2021 estão na própria categoria dos orgânicos (86%), nos claims de sem glúten (31%) e na expansão de alternativas veganas (29%).

Orgânicos

A procura por produtos orgânicos aqui no Brasil cresceu 63%, em 2021. O dado consta da pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil, realizada com consumidores de todas as regiões do país. Veja a seguir alguns lançamentos.

Sabor árabe

A Ecobras trouxe ao mercado o homus orgânico. O prato típico de países do Oriente Médio, à base de grão de bico e gergelim, ganhou a versão orgânica em 3 sabores: tradicional com gergelim, com pimentão vermelho e mostarda com ervas finas.

Refrigerante Orgânico

Parece mentira, mas existe. A Wewi, empresa pioneira, lançou uma bebida orgânica e 100% natural, um refrigerante livre de conservantes, sódio e de qualquer ingrediente artificial.

De olho nessa linha significativo. Nesse sentido, a inflamação crônica pode surgir de fatores ambientais, como toxinas encontradas no ambiente ou falta de atividade física, e de fatores dietéticos, como altos níveis de açúcar ou toxinas encontradas em certos tipos de alimentos.

A Mãe Terra investe pesado em claims orgânicos. As opções incluem produtos para preparações (como farinhas) e opções mais saudáveis para o café da manhã ou para um lanche rápido, como aveias ou biscoitos.

O grande pilar que ajuda a reforçar a imunidade são os componentes saudáveis da nossa alimentação. Para tal, não faltam materiais e ingredientes que possam fortalecer o sistema imunológico humano. A NutriConnection encontrou vários alimentos com essa característica.

• Mirtilo, cranberry, framboesa, açaí, goji berry

• Alimentos fermentados (iogur te, kombucha, kefir, chucrute).

Realfooding : conceito que ganha espaço

O realfooding é um movimento que promove o consumo de alimentos saudáveis, em que não há lugar para alimentos muito processados, visando a melhoria da saúde populacional pela alimentação. Os alimentos podem, sim, passar por um certo processamento, desde que mais benéficos e seguros. Exemplos disso são aqueles embalados a vácuo, o azeite extravirgem, os pães 100% integrais, o chocolate amargo ou o cacau em pó acima de 70% e as bebidas vegetais sem adição de açúcar.

Uma boa maneira de entender esse conceito é pensar nos rótulos. Em geral, esses produtos não levam mais que cinco ingredientes. Na Europa, a Danone já se movimentou e lançou um produto com viés realfooding e conta com a parceria de influenciadores.

Alimentos que aumentam a imunidade

Como dissemos, um sistema imunológico forte é a base de uma boa saúde geral. Como a imunidade continuou sendo uma das principais preocupações em 2022, as marcas podem adotar uma abordagem holística para ajudar a fortalecê-la.

Embora as causas dos problemas imunológicos sejam variadas, há algum consenso de que a inflamação crônica e os fatores relacionados ao estresse podem desempenhar um papel muito que exigem boa disponibilidade de energia e concentração. Mas há espaço para inovação?

• Especiarias (gengibre, açafrão, canela).

• Vegetais crucíferos (brócolis, couve de Bruxelas, repolho).

• Nozes e sementes (amêndoas, nozes, sementes de girassol).

• Frutas cítricas (laranjas, limões, limas, kiwis, toranjas).

Quem aproveitou a onda de proteção à saúde imunológica foi a Activia, da Danone, com a linha Immune System. O produto segue a tendência da saudabilidade e tem probióticos ativos, que contribuem para uma flora intestinal saudável, além de vitamina A, que ajuda a normalizar o funcionamento do sistema imunológico.

O iogurte parece ser uma opção poderosa no cardápio para manter uma alimentação saudável e melhorar a imunidade. Veja a linha da Frimesa, por exemplo, com três sabores diferentes e que coloca a imunidade em primeiro plano, com o Imune C. Já a Ginger Rescue trabalha com diversos produtos feitos de gengibre. Um deles é o ginger shots, composto por gengibre, limão e pimenta caiena. Além de ser uma bebida refrescante, tem propriedades que contribuem para a boa imunidade. Trata-se de uma bebida que favorece a sua energia, com seus 30% de sumo de gengibre, sem possuir cafeína.

A Puroverde, por sua vez, investe seus esforços no Kombucha, rica em vitamina C, polifenóis antioxidantes e probióticos que fazem bem ao nosso organismo. A bebida é gaseificada e feita com base na fermentação de chás, frutas e especiarias; é uma alternativa mais sustentável e saudável às bebidas convencionais.

Quer um brigadeiro? Que tal um funcional que te dê um boost ?

A Pronutrition possui brigadeiros funcionais, cada um com uma funcionalidade. O boost tem o objetivo de proporcionar mais concentração, performance mental e produtividade. Já o good nighzzz tem foco no sono, e o anti-TPM reduz todos os sintomas da tensão pré-menstrual com ingredientes naturais, regulando o humor e os hormônios.

A funcionalidade com o propósito de aumentar a energia não para por aí. A marca Rockstar Recovery, da Pepsico, é um energético com adição de colágeno. Isso oferece um suporte aos consumidores que procuram descansar e se hidratar após o treino ou em preparação para qualquer tipo de atividade.

Produtos amigáveis para quem tem alergia alimentar

As alergias alimentares são extremamente comuns. Elas afetam cerca de 6% dos adultos e 8% das crianças – e as pesquisas indicam que essas porcentagens estão aumentando. Trata-se de um desafio!

Boost diário de energia

O fitness e funcional andam lado a lado. As bebidas energéticas estão em alta e trazem cada vez mais inovação. Nesse cenário, ganham muita atenção as bebidas alternativas que ajudam a conferir maior disposição no dia a dia. Para isso, são utilizados estimulantes, como a cafeína, aumentando o nível de energia e, claro, promovendo melhor atividade cerebral. Esses estimulantes são comumente consumidos por pessoas que precisam ficar acordadas por longos períodos ou que precisam de um boost de energia para se sentirem dispostas. E aí que podem também entrar as atividades físicas,

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Alergia Alimentar, não há estatísticas oficiais, mas a prevalência parece se assemelhar à literatura internacional (cerca de 8% das crianças com até dois anos de idade e 2% dos adultos sofrendo algum tipo de alergia alimentar). Nesse cenário, as marcas têm um potencial incrível para desenvolver produtos que auxiliem essas pessoas, seja informando essa função nos rótulos ou criando alternativas com sabores semelhantes aos produtos que não têm essa característica.

Um case interessante é o da The Greater Knead, que produz bagels, pretzels e farinhas sem glúten e sem alérgenos. Esses bagels são feitos com ingredientes como farinhas de sorgo e de arroz e casca de psyllium.

Conforto mental com alimentos saudáveis

Uma boa alimentação pode aumentar a saúde e o bem-estar mental do consumidor da seguinte forma:

• fornecendo nutrientes suficientes para regular o humor;

• reduzindo o estresse oxidativo e a inflamação;

• equilibrando os níveis de bactérias intestinais benéficas;

• aumentando os efeitos de medicamentos.

É fato que os consumidores passaram a se preocupar ainda mais com a saúde mental após a pandemia. Uma pesquisa da Vittude, plataforma de terapia online, em parceria com a Opinion Box, mostrou que, entre 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, 57% dos entrevistados afirmam que passaram a cuidar mais da saúde mental após a pandemia.

Cada vez mais as marcas que lançam produtos de alimentação devem se preocupar em trazer esse aspecto. Assim, refeições e lanches saudáveis precisam apoiar a saúde mental dos consumidores, seguindo uma abordagem mais holística de saúde, na qual a nutrição pode auxiliar no bem-estar físico e mental. Por isso, alimentos funcionais que combatem a ansiedade foram populares durante a pandemia. Esse continua, porém, sendo um tema quente. Veja a seguir como o cuidado com a mente está na pauta das marcas.

Chocolate saudável

O chocolate é um ingrediente importante que ajuda no equilíbrio mental, contando com ingredientes como magnésio e GABA, que são calmantes e relaxantes. A empresa Pronutrition, com uma inovadora forma de consumir chocolate, transformou algo delicioso em um alimento melhor ainda, adicionando nele melatonina e extrato de uva. Com esses compostos, ele se torna um chocolate antiestresse, relaxante e que pode ser muito bem-vindo depois de um trabalho cansativo e estressante.

Sorvetes e boas noites de sono

Até mesmo um sorvete pode ter foco na funcionalidade. Com uma inovação bem interessante, a proposta da Nightfood é trazer uma sobremesa que ajudaria a dormir melhor. Os sabores variam desde descafeinado e menta a picles - contendo ingredientes amigáveis ao sono, como triptofano, magnésio e B6, mas também fibras prebióticas e enzimas digestivas. Pura inovação!

Alimentos com mais fibras crescem cada vez mais

Fibra é um termo geral que se aplica a qualquer tipo de carboidrato que seu corpo não consegue digerir. Mas o fato de seu corpo não usar fibra como combustível, não a torna menos valiosa para sua saúde geral. A fibra dietética pode oferecer os seguintes benefícios quando você a consome:

• redução do colesterol;

• promoção de peso saudável;

• Adição de volume ao trato digestivo;

• controle do açúcar no sangue;

• redução do risco de câncer gastrointestinal.

A Nestlé possui sua linha de fibras, FiberMais.

Em 2021, foi lançado o sabor de suco verde, com ingredientes naturais de chá verde, couve, hortelã e limão. Além desses ingredientes, possui, na fórmula, goma guar e insulina, que são fibras insolúveis que também promovem benefícios ao intestino. lançou o TikTok Kitchen em cerca de 300 locais nos Estados Unidos da América (EUA), com a pretensão de transformar as refeições de seus vídeos em pratos reais que os usuários podem pedir.

Já o Duncan Hinez Perfect Size for 1 Cake, é uma mistura de bolo de porção única, considerada um deleite rápido e delicioso, que pode ser feito a qualquer momento. Atendendo à conveniência, o produto pode ir ao micro-ondas e conta com 18 sabores.

Já a empresa Happy TOT possui diversos produtos para o público infantil, ricos em proteínas e fibras. Um deles é a barra de cereais de banana e cenoura, que possui 4g de fibras e 2g de proteínas.

Coquetéis mais leves

A tendência sem álcool cresceu em popularidade e em disponibilidade em 2022. Conhecidos como mocktails, essas alternativas refrescantes têm um sabor tão delicioso quanto o real, sem os negativos efeitos negativos das bebidas alcoólicas. Há marcas que se aproveitaram do sabor das bebidas clássicas para apresentarem alternativas ousadas sem álcool. É o que fez a norte-americana Ritual Zero Proof, que lançou recentemente coquetéis sem álcool conversões de whisky, rum, gin e tequila.

Humor e alimentação

A empresa The Mood Food Company desenvolveu uma gama de produtos naturais que promovem o bem-estar, nutrem e conectam humor à boa alimentação. Um produto que se pode destacar é a barra de bem-estar 100% natural para crianças, feita com uma mistura de frutas, sementes e feijão, com aminoácidos naturais (como triptofano e tirosina), fibra prebiótica e ômega 3-DHA.

Home-cooking

Nos últimos anos, com todas as mudanças ocorridas pós-pandemia, as pessoas acabaram ficando mais íntimas da cozinha. Os motivos são diversos: mais tempo em casa, busca por uma alimentação mais saudável, ausência da ajudante para serviços domésticos, redução da renda, fechamento temporário dos restaurantes e até uma forma de lazer e momentos de distrações. De kits de refeição a receitas de tendências, sabores favoritos e muito mais, a inovação aqui tem muito espaço. A TikTok, rede social de vídeos,

Já a Kiro, marca brasileira, se inspirou na ideia de cerveja para recriar uma alternativa sem álcool, criando uma bebida com água, gengibre, vinagre de maçã.

Perspectiva e opinião

NutriConnection

• O uso de ingredientes orgânicos em lançamentos de alimentos e bebidas continua em total ascensão. O aumento global tem mostrado um crescimento de mais de 5% ano a ano, quando comparados os lançamentos de 2020 e 2021.

• O uso de ingredientes orgânicos em lançamentos de alimentos e bebidas também continua em total ascensão, aumentando globalmente e apresentando um crescimento de mais de 5% ano a ano, comparados os lançamentos de 2020 e 2021.

• A imunidade é uma tendência que permanecerá e a diversificação de produtos com esse propósito para além dos suplementos deverá ser a chave em 2023.

• Energia, disposição e o movimento fitness continuarão, em 2023, abrindo as portas para lançamentos de produtos inovadores.

• As alergias alimentares são um problema de saúde pública. Por isso, é importante que as marcas lancem produtos seguros para quem sofre com o problema e que sejam parecidos, em sabor e textura, com os convencionais.

• Os consumidores estão cada vez mais entendendo a importância de uma abordagem equilibrada para o bem-estar físico e mental e compreendem que é difícil ter um sem o outro.

• A tendência home-cooking mostra para a indústrias de alimentos que produtos com características de receitas caseiras são apreciados.

• Os mocktails acompanham a ideia do consumidor de drinks mais leves e sem efeitos posteriores desagradáveis. São uma ótima opção para quem deseja evitar o consumo de álcool e quer se manter hidratado.

This article is from: