Quarta-feira
Ratinho Junior apresenta Paraná no Japão com objetivo de ampliar exportações
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (07) de uma reunião com o viceministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Atsushi Nonaka. Ao lado de outros gestores estaduais e de representantes de empresas paranaenses, ele tratou da possibilidade de abertura do mercado consumidor japonês à produção de proteínas suínas e bovinas do Paraná.

Feirão de Emprego de SJP acontece nesta quarta-feira (08) e oferta mais de 400 vagas
É morador de São José dos Pinhais e está desempregado?
Aproveite a oportunidade do Feirão de Emprego para voltar ao mercado de trabalho. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB), realiza mais uma ação nesta quarta-feira, 08 de março.

O Feirão de Emprego terá 16 empresas participantes e mais de 400 vagas em diversas áreas. O local escolhido para receber a inciativa é a Praça da Juventude, no Guatupê, das 9h às 16h.
É fundamental que os candidatos compareçam ao Feirão de Emprego com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física ou digital, além do currículo atualizado.

Força de trabalho feminina na Prefeitura de Curitiba
é formada por 21 mil mulheres
Mais de 21 mil mulheres trabalham na Prefeitura de Curitiba. Elas representam quase 80% do total de servidores, considerando o contingente de 26.561 pessoas ou CPF. Parte dos servidores tem duas matrículas, como professores (Docência I e II), médicos e outros profissionais da área de saúde. Considerando o total de matrículas, 23.143 pertencem a mulheres. Servidor de carreira, o prefeito Rafael Greca comemora a presença das mulheres na Prefeitura de Curitiba. “Elas sempre estiveram aqui, sempre tiveram um olhar atento para os desafios da Prefeitura e as necessidades da nossa população, buscando as melhores estratégias para os diversos programas e projetos municipais. Temos orgulho dessa característica da nossa equipe”, afirma o prefeito.

Para avançar no assunto, Ratinho Junior formalizou um convite aos representantes do Governo do Japão para que visitem o Paraná e conheçam fábricas e frigoríficos instalados no Estado. O objetivo é dar mais agilidade ao processo de habilitação dos frigoríficos paranaenses junto ao país asiático, que já é um dos maiores mercados importadores da produção estadual de frango. “O Japão representa um potencial econômico enorme para a exportação da agroindústria paranaense. Queremos expandir o mercado consumidor da proteína animal no Estado, o que incentivará o crescimento do PIB”, afirmou o governador. “Apesar das tratativas diplomáticas entre o governo federal e o país asiático, nós buscamos demonstrar aos representantes japoneses a qualidade e os diferenciais das empresas e da produção do Paraná”. Em 2022, as exportações do Paraná para o Japão totalizaram US$ 545,3 milhões. Atualmente, o país é o 12º maior mercado comprador do Estado, cujo ranking é liderado pela China, Estados Unidos e Argentina. Do montante total de exportações do último ano, US$ 274,5 milhões foram oriundos da carne de frango, o que representa 50,3% do volume total das vendas ao país asiático e demonstra o potencial para outras proteínas animais pr oduzidas no Paraná.

Parque das Águas de Pinhais recebe Caminhada em homenagem a Mulher

No domingo (5), o Parque das Águas de Pinhais recebeu a Caminhada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A atração, já tradicional no mês em comemoração ao aniversário do município, foi promovida pela Prefeitura de Pinhais por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, desta vez também em menção à Semana da Mulher. De acordo com a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a união se faz necessária no que diz respeito às conquistas do público feminino. “Além da atividade física e o cuidado com o corpo, este evento se faz importante para lembrar que nós mulheres devemos nos manter unidas. Ainda temos que conviver com a violência e precisamos avançar muito em várias outras questões para que consigamos conquistar nossos espaços e só o faremos se estivermos unidas”, salientou.
Varejo paranaense
Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) divulgada nesta terça-feira (7), confirma que o varejo paranaense fechou 2022 com alta de 3,97%. Os setores com maiores crescimentos de vendas no acumulado do ano foram combustíveis (26,33%), livrarias e papelarias (23,03%),
calçados (21,12%), óticas, cine-foto-som (17,4%) e vestuário e tecidos (10,17%).

CAIXA CULTURAL CURITIBA TRAZ PROGRAMAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AOS 330 ANOS DA CIDADE NO MÊS DE MARÇO
O evento Curitiba 330 Anos: Circuito Artístico contará com visita mediada, exibição de filmes, aula-espetáculo e palestras
O setor com maior crescimento de venda no acumulado do ano fora o de combustíveis com 26,33%. (Imagem: Freepik)

Varejo paranaense
Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) divulgada nesta terça-feira (7), confirma que o varejo paranaense fechou 2022 com alta de 3,97%. Os setores com maiores crescimentos de vendas no acumulado do ano foram combustíveis (26,33%), livrarias e papelarias (23,03%), calçados (21,12%), óticas, cine-foto-som (17,4%) e vestuário e tecidos (10,17%).
Soja no Paraná
Os produtores paranaenses de soja poderão produzir aproximadamente 20,89 milhões de toneladas de soja nesta primeira safra 2022/2023. Maior colheita registrada no Paraná. A produção representa um aumento de 70% no volume em comparação com a safra 2021/2022, quando foram produzidas 12,31 milhões de toneladas.
Fundo do Sul
O governador em exercício Darci Piana debateu com deputados de diversos partidos e lideranças do setor produtivo, na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em Curitiba, a criação do Fundo Constitucional do Sul, destinado aos municípios com baixo IDH nesta região do País. O modelo é semelhante aos existentes na s regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem como objetivo equilibrar desigualdades econômicas e sociais. “É fundamental termos consciência que essas regiões precisam de investimentos e que o fundo vai ajudar muito os estados do Sul”, destacou o governador em exercício, Darci Piana.
Dia da Mulher
Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Li ma, proposta de autoria dos deputados Ademar Traiano e Alexandre Curi e das deputadas que integram a bancada feminina, foi concedido pela primeira vez nesta terça-feira (7) pela Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa homenageou dez mulheres que se destacam em suas atividades e representam a força, garra e determinação da mulher. O prêmio é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Rosy de Macedo Pinheiro Lima foi a primeira deputada estadual paranaense.
No mês de aniversário de 330 anos da capital paranaense, a CAIXA Cultural Curitiba oferece uma programação voltada para os artistas locais com o evento Curitiba 330 Anos: Circuito Artístico que contará com visita mediada, exibição de filmes, aula-espetáculo e palestras.
Entre os homenageados, estão a artista visual Efigênia Rolim, o artista gráfico e muralista Poty Lazzarotto, a cantora e atriz Stellinha Egg, o cineasta Sylvio Back, o escritor e cineasta Valêncio Xavier e o músico Waltel Branco. Confiram a programação da CAIXA Cultural para este mês festivo:
Filmes:
O longa Lance Maior, de 1968, dirigido por Sylvio Teatro, será exibido na CAIXA Cultural e o público poderá conversar sobre a obra com a especialista Rosane Kaminski. A exibição foi no dia 05 de março, das 18h às 20h30.
Também será exibido o documentário
A Noiva do Céu Estrelado (2022) sobre o processo de criação da artista Efigênia Rolim, conhecida por criar obras de arte com papeis de bala. O filme será comentado por Lisangela Danelutti Storti e, logo após a exibição, haverá uma oficina prática inspirada na poética da artista. O evento será presencial no dia 18 de março, das 18h às 19h (exibição do filme) e 19h às 20h (roda de conversa).
Encontros culturais e palestras:
No encontro História dos Museus de Curitiba serão apresentadas as histórias das coleções, que estão ligados ao processo de implantação de instituições semelhantes
em outros estados brasileiros. O encontro ocorrerá presencialmente no dia 04 de março, das 15h às 16h30.
No Dia Internacional da Mulher, o encontro Artista do Acervo: Djanira homenageia a artista Djanira da Motta e Silva (1914-1979), a fim explorar a vasta produção da pintora e debater as relações de sua obra com diferentes aspectos da cultura brasileira. Serão dois encontros, um presencial no dia 08 de março, das 18h30 às 20h, e outro virtual no dia 21 de março, das 14h às 15h30.
O evento Vox Urbe receberá a cada noite dois poetas para leituras e bate papo com ambientações cênicas e sonoras criadas para cada apresentação. Serão seis noites de apresentações e uma de roda de conversa, todas presenciais, nos dias 09, 10, 16, 17, 22, 23 e 24 de março, das 19h30 às 21h30.
Em uma aula-espetáculo, os participantes assistirão à uma palestra junto à execução de composições do artista Waltel Branco que serão realizadas pelo especialista em sua obra Cláudio Menandro. O evento será presencial no dia 11 de março, das 18h às 19h30.
As composições da cantora Stellinha Egg (1914--1991) serão apresentadas na palestra ministrada pela flautista Ana Paula Peters. O encontro ocorrerá presencialmente no dia 12 de março, das 18h às 19h30.
Na Roda de Leitura: poemas de Alice Ruiz, serão apresentadas a produção literária e o cancioneiro da poeta e
letrista nascida em Curitiba, com mais de vinte livros publicados e músicas gravadas. O encontro será no dia 19 de março, das 15h às 16h30. No encontro Valêncio Xavier contém multidões, o público terá a oportunidade de trocar ideias sobre as produções literárias e cinematográficas do artista com o cineasta William Biagioli, que está adaptando para o cinema o romance O Mez da Grippe. A atividade ocorrerá no Teatro da CAIXA, no dia 26 de março, das 18h às 19h30.
Na visita mediada por Daniela Pedroso, o Roteiro a Pé: Poty nos muros e nos livros, além de comentar sobre o artista, os participantes apreciarão Lazzarotto nos murais das ruas e pelas ilustrações de livros como Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e Cobra Norato, de Raul Bopp. A visita mediada começará na CAIXA Cultural Curitiba e seguirá para o SESC Paço da Liberdade e a Biblioteca Pública do Paraná no dia 25 de março, das 10h às 12h.
Na atividade online Poty: um muralista brasileiro, será abordada a produção do muralista em diálogo com a história da arte latino-americana para visitar obras de arte públicas por meio da ferramenta Google Earth. O encontro será no dia 29 de março, com duas turmas, às 10h e às 14h.

Exposição:
Dando sequência à programação de março, a CAIXA Cultural apresenta a exposição MYTHOLOGIA com obras inéditas do prodígio da pintura paranaense, Felipe Scandelari. A exposição terá abertura em 24 de março, às 19h, com visitação de 25 de março a 28 de maio de 2023.
Mais informações da programação e sobre as inscrições estão disponíveis pela página da Caixa Cultural Curitiba.


Assessoria de Imprensa da CAIXA
Imprensa.sul@caixa.gov.br
(41) 3041-1565
Fomento Paraná
A parceria entre a Fomento P araná e as Agências do Trabalhador para a disponibilização de microcrédito aos empreendedores vai continuar. O presidente da Fomento, Heraldo Neves, e o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, assinaram o acordo de cooperação técnica que renova o programa. Expoingá
A venda dos ingressos para a Expoingá 2023, em Maringá, no norte do Paraná, já está disponível para venda. A feira, entre 4 a 14 de maio no Parque de Exposições, terá diversas atrações. Os bilhetes custam a partir de R$ 10. A venda dos ingressos deve ser adquiridos através do https://www.guicheweb.com.br/expoinga2023_21127
Nota Paraná
O programa Nota Paraná, da Secretaria Estadual da Fazenda, liberou R$ 30 milhões em créditos de parte do ICMS aos consumidores. A partir da liberação, os usuários podem consultar se receberam créditos por meio do site do programa.
Cidadania Honorária
A Câmara Municipal de Curitiba entregou ao ex-governador Orlando Pessuti (MDB) o título de Cidadão Honorário da capital paranaense.
Usina solar
A usina solar instalada sobre o aterro sanitário do Caximba, desativado em 2010, está prestes a se tornar um novo símbolo da cidade de Curitiba, conhecida como capital ecológica já há vários anos. A obra será entregue pelo prefeito Rafael Greca (PSD) no aniversário de Curitiba, em 29 de março, dentro da comemoração dos 330 anos da capital.
Etapa de fusão
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a federação que deve ser formada entre o PP e o União Brasil é um passo para a fusão entre as duas legendas. O deputado avalia que o País terá, em alguns anos, apenas sete ou oito partidos, devido à reforma eleitoral de 2017, o que dificulta o acesso de agremiações pequenas e com pouca capilaridade nacional aos recursos dos fundos partidário e eleitoral.
Prazo final
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) afirmou que o prazo para que o governo Federal tome uma decisão a respeito do pedágio no Paraná: final de março. Se isso não ocorrer até lá, o Estado assumirá a responsabilidade sobre as rodovias estaduais da nova concessão, enquanto as rodovias ficarão sob controle da União. “Mas ninguém quer isso. Queremos um acordo e esperamos sair desse imbróglio com uma solução”, afirmou.
IBGE
O IBGE abriu processo seletivo para 339 vagas de nível médio.A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Mais informações no link: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/363882023-01-agente-de-pesquisas-e-mapeamento-e-supervisor-de-coleta-e-qualidade-complementar.html.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e por tais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson
Rua Amintas de Barros, 164 – Centro/Conj 46 – CEP 80.060-205
Fones: (41) 3024-6766 - Email: cial@ctbametropole.com.br
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR - Fones: (41) 3383-6650

Departamento Comercial / Administrativo
Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02 Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal
Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400 As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal
União feminina a favor do campo
A participação das mulheres dentro e fora da porteira tem ganhado força nos últimos anos. É incontestável que elas vêm conquistando espaços e demonstrando competência para atuar em diversos segmentos do setor agropecuário. Alguns números corroboram. São quase 1 milhão de mulheres comandando propriedades rurais no Brasil, sendo 104 mil na região Sul, conforme dados do Censo Agropecuário 2017 (último realizado). Essa mesma pesquisa mostra que, a cada dez lideranças no campo pelo menos duas são mulheres. Como se refere a uma realidade de seis anos atrás, podemos apostar que esses números cresceram ainda mais.

No Paraná, esse movimento ganhou ainda mais força quando, em 2021, a FAEP identificou a necessidade de promover um espaço específico para impulsionar a presença das mulheres no setor agropecuário, criando a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF). Desde então, podemos constatar que o espírito de liderança entre as mulheres está avançando a passos largos no meio rural paranaense.

Nos eventos promovidos pela FAEP, esse cenário feminino já é uma realidade irrefutável. Na série de encontros “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, que reuniu mais de 2,5 mil participantes em dez municípios do Paraná, em junho de 2022, 46% do público eram formados por mulheres. No Encontro Estadual de Líderes Rurais, em dezembro do ano passado, mais de 70% eram mulheres, entre os 4 mil participantes que vieram a Curitiba.
A Comissão Estadual de Mulheres da FAEP também tem objetivos locais, como a criação de grupos femininos nos sindicatos rurais do Paraná. Desde a criação, foram formadas 50 comissões locais, que já somam mais de 1,7 mil mulheres engajadas no sistema sindical. Com essa estratégia, elas estão mais organizadas e determinadas a assumirem papéis importantes na tomada de decisões.
Mas o trabalho não para, já que essas mulheres têm sede de desenvolvimento e conquista. Em 2023, as nossas coordenadoras da Comissão Estadual vão acompanhar de perto as comissões locais já consolidadas, além de incentivar a criação de novos grupos. Participação em eventos técnicos e feiras também estão na lista de ações. E, como sabemos que conhecimento é fundamental para o crescimento, capacitações técnicas também estão no radar das nossas mulheres do agro.
Todo esse trabalho tem resultado em reconhecimento além dos limites do Paraná. A Comissão Estadual de Mulheres da FAEP foi citada pela revista Forbes na lista “50 Grupos de Mulheres do Agro do Brasil”. Ao longo de 2023, diversas federações estiveram na nossa sede para conhecer o nosso trabalho, com a intenção de formar a sua comissão de mulheres. Recentemente, a própria Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) decidiu criar uma comissão nacional de mulheres inspirada no trabalho que temos realizado aqui. Resumindo, essa é mais uma marca que o Paraná está deixando na agropecuária brasileira.
Esses reconhecimentos nos enchem de orgulho e, sem dúvida, motivam ainda mais a mobilização feminina no Paraná. Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, com desafios e obstáculos. Mas, diante do que vimos até agora, podemos esperar muitas conquistas e iniciativas inspiradoras por parte destas mulheres do campo. Essa é a virada de chave que a agropecuária precisa para se tornar ainda mais competitiva e robusta. Pois, como as nossas mulheres reverberam com seu grito de guerra a cada encontro: “O Paraná precisa de nós!”
Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR
Ao lado de outros gestores públicos e empresários paranaenses, Ratinho Junior se reuniu com o vice-ministro da Agricultura do Japão para tratar da possível venda da produção de carne suína e bovina do Estado ao país asiático
Ratinho Junior apresenta Paraná ao vice-ministro da Agricultura do Japão com objetivo de ampliar exportações
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terçafeira (07) de uma reunião com o vice-ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Atsushi Nonaka. Ao lado de outros gestores estaduais e de representantes de empresas paranaenses, ele tratou da possibilidade de abertura do mercado consumidor japonês à produção de proteínas suínas e bovinas do Paraná.
Para avançar no assunto, Ratinho Junior formalizou um convite aos representantes do Governo do Japão para que visitem o Paraná e conheçam fábricas e frigoríficos instalados no Estado. O objetivo é dar mais agilidade ao processo de habilitação dos frigoríficos paranaenses junto ao país asiático, que já é um dos maiores mercados importadores da produção estadual de frango.
“O Japão representa um potencial econômico enorme para a exportação da agroindústria paranaense. Queremos expandir o mercado consumidor da proteína animal no Estado, o que incentivará o crescimento do PIB”, afirmou o governador.
“Apesar das tratativas diplomáticas entre o governo federal e o país asiático, nós buscamos demonstrar aos representantes japoneses a qualidade e os diferenciais das empresas e da produção do Paraná”.
Em 2022, as exportações do Paraná para o Japão totalizaram US$ 545,3 milhões. Atualmente, o país é o 12º maior mercado comprador do Estado, cujo ranking é liderado pela China, Estados Unidos e Argentina. Do montante total de exportações do último ano, US$ 274,5 milhões foram oriundos da carne de frango, o que representa 50,3% do volume total das vendas ao país asiático e demonstra o potencial para outras proteínas animais produzidas no Paraná.
Presente na comitiva, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou o fato do Paraná ter obtido, em 2021, o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação. No mesmo ano, a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) chancelou o Estado como uma zona livre de peste suína clássica independente. Ratinho Junior aproveitou a oportunidade para agradecer a manifestação favorável do Japão nesses pleitos em nível global.
O Paraná atualmente é o segundo maior produtor nacional de suínos (atrás apenas de Santa Catarina), mas há um movimento, induzido pela chancela sanitária, de expansão da produção. Foi inaugurada, no ano passado, a maior indústria de suínos da América Latina. Trata-se de uma unidade frigorífica da Frimesa em Assis Chateaubriand, na região Oeste, que recebeu um investimento de R$ 1,3 bilhão. O frigorífico deve começar a operar neste mês com uma capacidade de abate de 7.880 suínos/dia, mas a meta da cooperativa é chegar a 11 mil abates diários até 2031.
O Estado também tem outras grandes unidades habilitadas pelo sistema de inspeção para exportação em Bocaiúva do Sul e Ibiporã (Frigorífico Rainha da Paz), Carambeí (Seara), Cascavel (Coopavel), Castro (Castrolanda), Iporã (BMG), Laranjeiras do Sul (Kaefer), São Miguel do Iguaçu (Friella) e Toledo (BRF).
“Pudemos demonstrar a capacidade do Paraná em produzir em escala, com preços atrativos e seguran-
ça sanitária, ampliando os laços comerciais com o Japão”, informou Ortigara. “Os japoneses vão analisar o convite do governador e propuseram avançar de forma conjunta na habilitação da carne bovina e suína, ideia à qual não nos opusemos para não retardar o processo”.

Na pauta da reunião, também estiveram a possibilidade de ampliação das exportações de ovos ao Japão, que tem dificuldades de importação de países vizinhos devido à gripe aviária. Os representantes trataram ainda sobre a possibilidade de atração de novos investidores japoneses no mercado da seda no Paraná, que é um segmento em que o país possui grande expertise.
FEIRA DE ALIMENTOS
A missão comercial liderada pelo governador Ratinho Junior também esteve presente na Foodex, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia e que reúne cerca de 1.485 expositores de 40 países em Tóquio, na capital do Japão. Além de visitar outros estandes, a comitiva foi até o espaço destinado ao Brasil, onde 16 empresas brasileiras (quatro paranaenses) estão expondo seus produtos.
Realizada anualmente, a Foodex Japan é uma oportunidade de negócios para os profissionais da indústria alimentícia. As categorias incluem produtos agrícolas, pães e cereais, ervas aromáticas e especiarias, sopas, cerveja, aguardente, água mineral, refrigerantes e serviços de transporte, entre outros produtos.


O governador conversou com representantes do Grupo Sama, um grupo de empresas brasileiras de mel e derivados que já exporta para o Japão e que possui negócios com produtores de Ponta Grossa, Prudentópolis e Arapoti. Ele também esteve reunido com representantes da Seara, que exporta carne de frango ao país a partir de fábricas instaladas em Rolândia, Jacarezinho, Santo Inácio e Lapa.
AGENDA
Também compõe a comitiva paranaense o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva; o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luís Henrique Fagundes. O deputado federal Luiz Nishimori e o deputado estadual Marcel Micheletto também estiveram na agenda com o vice-ministro. Acompanham o encontro, em missão empresarial, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro; e representante da embaixada do Brasil no Japão e das empresas JBS e Frimesa.
A comitiva tem encontro agendado com o governador da província japonesa de Hyogo, Motohito Saito, para tratar de negócios e da relação de amizade entre a província e o Paraná, e fará uma visita à Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) visando a expansão das relações comerciais bilaterais. A missão também terá reuniões com diretores das empresas Mitsui Busan, Nissin e Marubeni, além da Sumitomo Rubber, que anunciou recentemente um investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de pneus em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba.

Com uma metodologia própria, programa envolve Governo do Estado e municípios e leva ações de saúde, educação, habitação, geração de renda, apoio à agricultura familiar.
O objetivo é alavancar a superação de famílias vulneráveis
Programa Nossa Gente Paraná ajuda famílias vulneráveis a superarem dificuldades
Depois de muitos naufrágios e idas e vindas de uma vida difícil, Denise Aparecida dos Santos, de 52 anos, encontrou paz em Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, com o apoio do programa Nossa Gente Paraná, do Governo do Estado. Ela se fixou em terra firme para realizar os seus sonhos e ter um lar para chamar de seu.
“Não fosse esse programa, não sei onde eu estaria hoje”, conta a Denise, que vive há cerca de um ano com o filho caçula, de 11 anos, na casa própria. “Quando ficamos indo e voltando, não sabemos o que pode acontecer no meio do caminho. A gente fica sem rumo e sem proteção. Isso aqui é uma proteção para mim, foi minha oportunidade de construir raízes”.

A metáfora do naufrágio não vem à toa na história de Denise. Em uma das dinâmicas no CRAS de Prudentópolis, ela se enxergou na personagem da história "Naufrágio", apresentada pelas assistentes sociais e cujo o enredo fala de uma menina que sobrevive a vários afundamentos, sempre se reinventando após os insucessos. Foi o que fez com que ela refletisse sobre seus próprios naufrágios: nascida em Prudentópolis, foi entregue ainda bebê a uma família da cidade vizinha de Imbituva, onde foi criada. Com os percalços da vida, esse círculo se manteve, e Denise, que teve seis filhos, também precisou deixar as crianças com os parentes por algum período.
Segundo ela, a convivência com os pais adotivos não foi boa, e teve que passar a infância cuidando dos outros filhos do casal. Já adulta, viveu por sete anos em Foz do Iguaçu e mais 11 anos em Curitiba, onde, afirma, “as coisas não foram nada fáceis”. Na Capital, trabalhou em duas ONGs, que atendiam moradores de rua, prostitutas e usuários de drogas.
Há seis anos retornou a Prudentópolis, onde a filha mais velha morava, e se reaproximou da família biológica. “Eu não queria vir de jeito nenhum, só voltei porque não tive outro jeito. Assim que cheguei e comecei a construir minha casa, logo fui colocada no projeto de habitação. Se tivesse chegado um mês depois, que era meu plano, eu teria perdido essa oportunidade”.
Denise foi incluída no programa Nossa Gente, passou a ser uma das beneficiadas na ação de Requalificação Urbana e ganhou um lar, onde vive hoje com o filho Ícaro. “Na época eu não queria ter me mudado para cá, vim contra a minha vontade, mas foi o que mudou a minha vida. Eu precisei vir para ganhar a minha casa que eu sonhei ter a vida inteira”, afirma.
Graças aos atendimentos do Nossa Gente, ela também cumpriu outros objetivos de vida. No mesmo dia em que se identificou com a história da menina náufraga, Denise colocou no papel outros dois sonhos: escrever um livro e fundar uma ONG. Um deles acabou de ser cumprido. O ebook sobre o que aprendeu na vida, com relatos de histórias de mulheres que ela conheceu, foi lançado no mês passado, mas a ideia é também publicá-lo no formato físico.
A transformação na vida de Denise é uma entre outras 60 mil famílias do Paraná atendidas pelo programa que envolve o Estado e os municípios, em uma atuação intersetorial, para resolver questões relacionados à moradia, saúde, educação, segurança alimentar, empregabilidade e geração de renda. Ele acontece no campo e na cidade.
“O programa foi um divisor de águas na vida dela porque permitiu superar uma dificuldade. É muito bonito ver ela e outras mulheres realizando os seus sonhos e tendo suas vidas transformadas”, afirma Aline Fernandes, assistente social do CRAS de Prudentópolis que ajudou o processo de Denise em nível local.
REFERÊNCIA NACIONAL
Com uma metodologia própria para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, programa é gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, com a participação de outras pastas e órgãos estaduais e municipais, e se tornou referência nacional no atendimento integral de famílias mais vulneráveis. Atualmente, 30 mil são acompanhadas. O Nossa Gente é mais um exemplo da série "Paraná, o Brasil que dá certo".
O programa ficou entre os três primeiros lugares do Brasil no Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, da Rede Estratégia ODS; foi vencedor por duas vezes do Prêmio Sesi ODS, em 2019 e em 2021, e finalista, em 2016, do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, do então Ministério do Desenvolvimento Social. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financiou o programa, destacou em diferentes publicações a metodologia inovadora que identifica, acompanha e guia as famílias rumo à reintegração social.
“O trabalho executado pelos técnicos do Nossa Gente é louvável, por levar emancipação às famílias mais vulneráveis do Paraná. Histórias como a da Denise nos dão ânimo para que possamos melhorar esse atendimento cada vez mais”, afirma o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. “O trabalho multissetorial é um diferencial, pois garante um desenvolvimento global das famílias acompanhadas”.
A estrutura do Nossa Gente também permitiu que o Paraná atendesse com mais agilidade as famílias afetadas pela pandemia de Covid-19, como apontou o especialista sênior da Divisão de Saúde e Proteção Social do BID, Francisco Ochoa. O banco de dados do programa foi utilizado como base, por exemplo, para a execução emergencial do Cartão Comida Boa, que também se tornou política de Estado para auxiliar as famílias vulneráveis.
Além disso, desde o seu lançamento, em 2012, diversos estados e municípios procuraram o Paraná em busca de referências para o desenvolvimento de iniciativas e programas próprios de acompanhamento familiar. O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo federal no aprimoramento metodológico do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), também inclui o programa como referência.
ACOMPANHAMENTO INTEGRAL
As ações intersetoriais do programa buscam o atendimento integral dos beneficiários, para que eles supe-
rem a situação de vulnerabilidade. Para isso, são feitos encaminhamentos individualizados das famílias para atendimento de saúde e educação, por exemplo, além de transformações mais profundas, com a melhoria das condições de moradia e acesso ao mercado de trabalho.
“Vulnerabilidade social não é apenas a limitação de renda, mas também limitação no acesso a direitos básicos nas áreas de saúde, educação, habitação, trabalho e qualificação profissional”, explica Everton de Oliveira, assessor técnico do Nossa Gente. “Com esse programa, há uma interação entre as diversas áreas de governo, com participação dos municípios, para oferecer um pacote de ações para que essas famílias superem suas vulnerabilidades”.
O primeiro passo é identificar aquelas que estão em maior vulnerabilidade. Para isso, o programa conta com um indicador que avalia as informações contidas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVF) foi elaborado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) especificamente para o programa. O indicador é aplicado em um sistema próprio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, que além de identificar as famílias mais necessitadas, permite acompanhar o avanço na superação. A partir daí entram em cena as equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos municípios, que fazem uma busca ativa para convencê-las a participar do programa. Atualmente, 385 das 399 cidades paranaenses aderiram ao Nossa Gente. Eles contam com um comitê local, formado por funcionários do CRAS, CREAS, unidades de saúde, escolas, Agências do Trabalhador e outros serviços públicos.
“As equipes fazem então um diagnóstico das famílias, para conhecer suas vulnerabilidades e demandas, mas também suas potencialidades, sonhos, os vínculos com o território e a comunidade”, explica Oliveira. “Em cima desse diagnóstico é elaborado um plano de ação para o acompanhamento ao longo de dois anos, que é feito tanto de forma individual como coletiva. A ideia é que, após esse período, as condições mínimas de vulnerabilidade sejam superadas”.
Segundo ele, alguns problemas podem persistir após esse período, mas as condições mínimas são sempre atendidas, para que sejam superados problemas como crianças fora da escola, sem vacinação, pessoas sem documento civil, sem acesso à água ou a presença de trabalho infantil.
dária, de atendimento a famílias do campo.
Desde o início do programa Nossa Gente, o Renda Agricultor Familiar beneficiou 8.078 famílias, das quais 71 quilombolas, 311 indígenas e 6.948 chefiadas por mulheres, alcançando 27.533 pessoas. A proposta busca melhorar a situação de segurança alimentar, além de desenvolver atividades de geração de renda e promover o acesso a políticas públicas de proteção social.
“O diferencial de todas essas ações é que não é simplesmente repassar o recurso para as famílias, mas colocálas em uma lógica de acompanhamento. Ela está sendo olhada e analisada em todas as suas dimensões, por isso a importância do comitê local com a intersetorialidade, porque os profissionais estão sempre próximos de quem é atendido”, destaca Oliveira.
EXEMPLO DE GRAZI
Na cidade de Flórida, no Noroeste, vive outra família que teve a vida transformada pelo Nossa Gente. Grazielly Fernandes Rodrigues, de 34 anos, é mãe solo de duas filhas. Em 2021, ela também recebeu uma casa pelo programa. Até então vivia de aluguel e a renda que tinha atendia apenas as necessidades básicas. “Não tinha muita perspectiva com o que eu ganhava. Tinha uma rotina muito cansativa, não tinha como conseguir uma moradia, não tinha sonhos e projetos”, conta. Ao participar do programa e com a conquista da casa própria, tudo isso mudou. “Fui muito bem acolhida pela equipe do CRAS e pude ter outra visão. O acolhimento foi tão grande, com palestras, conversas com psicólogo, que aquele sonho foi nascendo de novo, melhorei minha autoestima e pensei em outras possibilidades de vida”, afirma. Agora Grazielly tem um emprego formal, melhorou a renda e começou a estudar Serviço Social com o objetivo de ajudar outras famílias a transformarem sua história. “Tivemos uma palestra sobre planejamento financeiro que me ajudou a começar me organizar. Assim consegui juntar dinheiro, melhorei minha casa e com o que gastava com aluguel, passei a pagar parte da faculdade, já que recebi uma bolsa de 50%. Foi uma virada total na minha vida”, complementa.
Rosinara Ciavolela, assistente social do CRAS de Flórida, comemorou essa conquista. “A gente já tinha vínculo com essas famílias, mas com o programa criamos uma ligação mais forte. Eram famílias em situação de vulnerabilidade muito grande, mas que puderam ter novos sonhos”, afirma.
FAMÍLIAS DO CAMPO
Além do acompanhamento pelas equipes do CRAS e dos comitês intersetoriais, algumas famílias são inseridas nos projetos vinculados ao programa, desenvolvidos por secretarias e órgãos parceiros.
Junto à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar/Emater (IDR-Paraná), por exemplo, são desenvolvidos dois projetos, o Renda Agricultor Familiar e o Inclusão Produtiva Soli-
Os agricultores familiares são acompanhados por um extensionista do IDR-Paraná, que constrói junto com a família um projeto de estruturação da propriedade, que pode abranger as áreas de saneamento básico, produção para o autoconsumo e apoio a processos produtivos. Eles recebem um auxílio financeiro de R$ 3 mil para executar essas ações, que incluem a construção ou melhoria das instalações sanitárias, a proteção de fontes de água, a plantação de uma roça ou criação de animais e a geração de renda por meio de atividades agrícolas ou não-agrícolas. Iniciado em 2021, o Inclusão Produtiva Solidária atendeu até agora 560 famílias rurais, 14 quilombolas, 78 indígenas e 508 delas chefiadas por mulheres, beneficiando quase 2 mil pessoas. A ação atende grupos de famílias, que são orientadas a elaborar um projeto de produção coletiva, com assistência técnica dos extensionistas do IDR-Paraná. Podem ser desenvolvidas atividades agrícolas – hortas, pomares e pequenas unidades de transformação, como panificados, massas e conservas; e não-agrícolas, como salão de beleza, artesanato, costura e outros interesses do grupo. Cada família recebe um auxílio de R$ 4 mil para realizar essas atividades.
HABITAÇÃO
Para garantir uma moradia digna aos beneficiados, a Cohapar desenvolve, no âmbito do Nossa Gente, os projetos de requalificação urbana e de redução do deficit habitacional. Os projetos são construídos nas regiões incluídas como prioritárias no Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS).
O projeto de requalificação atende comunidades que vivem em áreas de risco ou ocupações irregulares. As famílias são retiradas dessas regiões por um período e recebem um aluguel social. Enquanto isso, a Cohapar requalifica todo o local, com a construção de novas casas, pavimentação, implantação de esgoto e iluminação pública.
Para a redução do déficit habitacional dos municípios, as famílias atendidas recebem uma casa sem custos, já que a construção dessas unidades é financiada pelo BID. As duas modalidades do programa recebem investimentos de cerca de R$ 120 milhões e abrangem 41 municípios. Até o momento, 1.017 moradias já foram entregues e outras 345 estão em construção.
CAIXA D’ÁGUA BOA
Em parceria com Sanepar, o programa também promove o projeto Caixa d’Água Boa, em que as famílias recebem uma caixa d’água e um kit instalação, além de R$ 1 mil de auxílio, para que elas façam a instalação na sua casa, o que permite a qualidade e garantia no abastecimento de água, principalmente em períodos de interrupção de fornecimento.
Entre 2017 e 2022, 5.500 famílias que não tinham o equipamento em sua residência foram atendidas, beneficiando aproximadamente 17,7 mil pessoas. Neste ano o projeto entra em uma nova fase, com a previsão de atender 2 mil moradias.
SÉRIE “Paraná, o Brasil que dá certo” é uma série de reportagens da Agência Estadual de Notícias. São apresentadas iniciativas da administração pública estadual que são referência para o Brasil em suas áreas.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza café em homenagem às mulheres do campo
Câmara de SJP faz exposição e promove debate no Dia da Mulher
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAG), realiza durante toda essa semana um café em homenagem às mulheres do campo, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
A iniciativa começou ontem, na sede da Semag (Rua Veríssimo Marques, 1801) e segue até a próxima sextafeira (10), das 8h às 11h45 e das 13h às 17h.
“Estamos realizando um café especial em homenagem às agricultoras e também se estende a todas às mulheres
da nossa cidade. Devemos cada vez mais buscar o respeito e a valorização que merecemos”, disse a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gustavo S. Mello, junto de sua equipe, ressaltou a importância das agricultoras e de todas as mulheres para o município e reafirmou o convite para que compareçam até a SEMAG para o café em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
São José dos Pinhais realiza a 1ª Cãominhada das Forças Policiais
A Procuradoria Especial da Mulher, vinculada a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, terá uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março. As atividades começam cedo, com um café da manhã oferecido a todas as mulheres da Casa. Um encontro que promove interação entre as servidoras dos mais diversos departamentos. Para destacar e relembrar a passagem de mulheres no cenário político da cidade, a Procuradoria da Mulher organizou uma exposição rica em informações.


No corredor principal, que antecede o plenário da Casa, haverá uma amostra de fotos e detalhes de mulheres que protagonizaram a política da cidade, entre vereadoras, senadora e prefeita. Também, a primeira servidora pública de São José dos Pinhais.
Responsável pela Procuradoria da Mulher e única mulher atualmente eleita na Câmara de São José dos Pinhais, a vereadora Fátima de Paula (Podemos) destaca a importância dessa programação.
“Essa é uma data da qual devemos refletir e termos sororidade. Lembrar que somos únicas, que não somos adversárias, isso é um pensamento machista que nos foi imposto. Tem espaço para todas nós trabalharmos em parceria para o bem da sociedade, ocupando cada uma o seu espaço”, acredita ela, que está em seu segundo mandato e desde os 16 anos atua como agente transformadora da cidade.
RODA DE DISCUSSÕES
Logo depois, é a vez de colocar assuntos relevantes em debate: autoconhecimento e protagonismo: a importância da mulher na construção da sociedade. Esses temas serão direcionados com a presença da prefeita da cidade de São José dos Pinhais, Nina Singer, e a psicóloga Vania Rocha. Esse encontro tem parceria também com a prefeitura e com o Conselho dos Direitos da Mulher de São José dos Pinhais (CMDM). Todas as mulheres estão convidadas a participarem.
MARÇO LARANJA
Integra a programação da Câmara de São José dos Pinhais, na quarta-feira (8), uma audiência pública da Força Sindical do Paraná para debater o Março Laranja. Sob a organização do vereador Denilson Grilo, o objetivo do encontro é debater esse projeto que quer propor mecanismos e ações no combate à violência doméstica; promoção da igualdade salarial, oportunidades e de inclusão; além de outros temas de interesse da mulher. Essa audiência pública acontece no plenário da Casa e será transmitida pela TV Câmara, a partir das 14 horas.
Estudantes universitários marcam presença em Prestação de Contas na Câmara

Com o objetivo de aproximar tutores e seus cães de estimação, de uma forma divertida e saudável, São José dos Pinhais realiza no próximo domingo (12), a 1ª Cãominhada das Forças Policiais, com saída da Praça do Verbo Divino, sentido Parque São José. As inscrições para a atividade já estão abertas e devem ser realizadas pelo link https:// bit.ly/3YtlOW6.
Além de promover a qualidade de vida e bemestar por meio da prática de exercícios físicos e apresentar a importância do trabalho dos canis policiais no enfrentamento da
criminalidade, a cãominhada ainda incentiva a adoção e castração no município de São José dos Pinhais.
A programação terá início pela manhã e segue até o período da tarde, como você pode conferir a seguir:
8h15: concentração no ponto de partida da cãominhada (Praça do Verbo Divino);
9h: início da caminhada de 1,2 km até o Parque São José;
10h às 14h: evento de adoção e vacinação (até acabarem as doses);


10h30: aulão de adestramento;
11h30: concurso cão mais simpático; 14h: concurso cão e donos
mais parecidos; 15h: atração musical Johaine e banda; 17h: encerramento.
Durante todo o evento haverá também posto de coleta de doação de ração para cães e gatos, interação com cães policiais, informações sobre castração, pintura no rosto e brincadeiras com as crianças.
A 1ª Cãominhada das Forças Policiais é uma realização da Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (SEMUSEG) –Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Penal do Paraná e com o apoio do Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
ALUGO SOBRADO EM IPANEMA
Fone: 99718-9656
Servidores, moradores e estudantes de São José dos Pinhais participaram da Audiência Pública de demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais referentes ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2022 da Câmara Municipal e da Prefeitura de São José dos Pinhais. O encontro aconteceu nessa terça-feira (28), no plenário da Câmara, e foi presidida pelo vereador Bira do Banco, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.

O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, entre o artista plástico David Wang, autor das obras, e a deputada Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher da Assembleia e uma das proponentes da mostra.Créditos:Valdir Amaral/Alep
Exposição abre as comemorações do Dia Internacional da Mulher
Mostra com obras do artista plástico David Wang, propostas pelas deputadas Cloara Pinheiro (PSD) e Cantora Mara Lima (Republicanos), está exposta no Espaço Cultural da Casa

As comemorações do Dia Internacional da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná foram abertas na segunda-feira (6), com o início da exposição do artista plástico David Wang. A proposição é da procuradora especial da Mulher no Legislativo, deputada Cloara Pinheiro (PSD), e da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (Republicanos). Ambas fizeram o convite ao artista chinês, radicado em Londrina. São 22 obras com o tema “Mulher” para homenagear a data de 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Apesar de longa carreira e com exposições nas mais renomadas galerias de arte do mundo, Wang nunca havia exposto em Curitiba. Por isso, selecionou alguns quadros do seu acervo pessoal para expor na Casa.
Especial
O presidente Ademar Traiano (PSD) compareceu ao evento de abertura, acompanhado do artista Wang e das deputadas Cloara Pinheiro (PSD) e Maria Victória (PP). Ele pode visitar a exposição e acompanhar as explicações do artista sobre as técnicas utilizadas em cada obra. “O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa hoje está irresistível, com essa exposição feita pelo David Wang, especialmente para as comemorações do Dia das Mulheres. Eu tive a oportunidade de olhar todos os quadros e perceber o tamanho da sua importância, principalmente pela bagagem que o David traz nesse campo cultural”, disse o presidente Traiano.
“Eu quero parabenizar o artista e a deputada Cloara, que nos permitiram receber aqui na Casa obras de arte tão significativas que mostram as potencialidades do mundo cultural do estado do Paraná e, principalmente, essa vocação extraordinária do David”, concluiu.
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), visitou e exposição e disse que “o tema da exposição é fundamental para marcar esta semana, já que a arte é apenas uma das expressões artísticas onde as mulheres se destacam, através de sua sensibilidade apurada, com forte presença na vida artística deste país". O parlamentar também ressaltou "a importância cada vez mais crescente das mulheres na sociedade, embora elas ainda continuem sendo vítimas de preconceito e da violência".
Homenagem
Adeputada Clora Pinheiro explicou o porquê de trazer este artista. “Quando me falaram vamos fazer algo diferente para Semana da Mulher eu falei, pera aí, eu conheço o David Wang, esse chinês mais londrinense do mundo, e eu conheço todas as obras que ele tem feito sobre a mulher, então que tal levar para a Assembleia e valorizar nossos artistas do Paraná? E é a primeira vez que ele está expondo aqui em Curitiba, ele já vez exposições ao redor do mundo é reconhecido nas melhores galerias de arte de Nova York, no México, na China e em todo lugar e eu, como procuradora da Mulher, precisava fazer a diferença e homenagear todas as mulheres do Paraná como uma exposição como esta”, contou.
Emoção
Wang também disse estar muito feliz e emocionado em poder expor no Espaço Cultural da Assembleia e pela primeira vez em Curitiba. Ele contou como escolheu as obras e quais as técnicas utilizadas. “Eu não sou um artista de estilo único, eu gosto é de trabalhar com diversas técnicas. Busco uma coisa chamada liberdade. Toda técnica, tema e estilo, elas são ferramentas onde posso trabalhar e pintar o que eu quiser, como quiser e quando eu quiser”, comentou o artista.
“Para selecionar essa exposição de tema ‘Mulher’, eu busquei muito a questão da emoção. A unidade que tem nessas obras é a emoção e eu sempre quis buscar isso nos meus quadros, usando todas as técnicas. Tem óleo, acrílico e fogo sobre tela, e muitas outras. São técnicas que eu uso para trazer este sentimento para as pessoas que olham as minhas obras”, explicou.
“Eu gosto, eu sempre pintei muito o universo feminino, porque a mulher é uma obra de arte de Deus que eu sempre retrato, o seu corpo, o seu sentimento e a sua leveza. Eu tenho uma coleção de 4 mil obras e posso dizer que em torno de 3 mil, tem o tema voltado à mulher”, concluiu Wang. Serviço
A exposição é aberta a toda comunidade e permanece no Espaço Cultural da Casa até o dia 15 de março, de segunda à sexta, das 9 às 18 horas. Por Antônio Dilay
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, sessão especial da CCJ será comandada por deputadas
A reunião será presidida pela deputada Mabel Canto (PSDB) e terá na vice-presidência a deputada Flávia Francischini (União). Abertura ficará por conta do presidente da Comissão, deputado Tiago Amaral (PSD).
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 8 de março, a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (07) será comandada por deputadas. A reunião será presidida pela deputada Mabel Canto (PSDB). A deputada Flávia Francischini (União Brasil) será a vice-presidente. O anúncio foi feito pelo presidente do grupo de trabalho, deputado Tiago Amaral (PSD). Com a composição inédita, a CCJ vai analisar uma série de projetos de lei que instituem políticas públicas voltadas para proteção contra a violência e defesa da dignidade feminina. A pauta traz proposições que instituem regras contra assédio, violência e importunação. Também privilegiou projetos que protegem a família e a gestante.
Outras quatro parlamentares –suplentes na Comissão – vão ocupar a cadeira de titulares: Ana Júlia (PT), Marcia Huçulak (PSD), Marli Paulino (SD) e Cantora Mara Lima (Republicanos). No total, a CCJ terá nesta terça-feira seis mulheres entre os membros titulares. "Será uma sessão com a participação efetiva das mulheres. Fiquei muito honrada com o convite do presidente para presidir a CCJ neste dia em que serão debatidos projetos em prol das mulheres paranaenses, com as deputadas sentadas na Comissão, praticamente com a paridade que gostaríamos de ver no Poder Legislativo", disse Mabel Canto.
Para o deputado Tiago Amaral, o fato sinaliza um passo importante para a política do Estado e demonstra a qualidade técnica das parlamentares. "Quero convidar a todos para acompanhar esse momento histórico em que a presidência da CCJ será exercida pela deputada Mabel Canto, tendo como vice-presidente a deputada Flávia Francischini. Elas são membros da Comissão e retratam a força e capacidade da mulher de nosso Estado", afirmou.
Pauta
A maioria dos projetos tratando da defesa da mulher é de autoria feminina. Além disso, a ideia é de que as deputadas assumam a relatoria das matérias. Estão previstos na pauta o projeto de lei 01/ 2023, de autoria da Bancada Feminina da Assembleia, que altera a Lei nº 19.701/2018, que dispõe sobre a violência obstétrica, sobre direitos da gestante e da parturiente, e revoga a lei nº 19.207/ 2017, que trata da implantação de medidas de informação e proteção à gestante e à parturiente contra a violência obstétrica. A proposição determina a criação de áreas específicas de internação para parturientes de natimortos ou com óbito fetal em separado das demais. A matéria também estabelece que, nestes casos, fica garantido à parturiente o direito a presença de um acompanhante de livre escolha durante todo o período de internação.
Já o projeto de lei 90/2019, da deputada Cristina Silvestri (PSDB), dispõe sobre o direito de preferência na matrícula e na transferência da matrícula dos filhos de mulheres vítimas de violência doméstica. O texto prevê que o direito é garantido às crianças em que a guarda definitiva ou provisória cai-
ba às mulheres vítimas de violência. Para ter acesso ao benefício, as mulheres deverão apresentar cópia do boletim de ocorrência com a descrição dos fatos e com a intenção de representar judicialmente o suposto agressor. Também serve como comprovante a cópia da decisão judicial que concede medida protetiva. Por fim, a proposição veda qualquer tipo de discriminação com as famílias que requeiram o direito à preferência.
Também na pauta, o projeto de lei 127/2021, das deputadas Mabel Canto (PSDB) e Cristina Silvestri (PSDB), dispõe sobre a vedação de corte de fornecimento de serviço de água, energia elétrica, gás canalizado e telefonia por inadimplência quando a contratante for mulher de baixa renda vítima de violência doméstica e familiar sob medida protetiva. A medida proíbe que as concessionárias dos suspendam pelo prazo de 180 dias o fornecimento. A legislação prevê a apresentação de uma série de documento comprobatórios para se ter direito ao benefício, como o termo de deferimento de medida protetiva, a declaração de atestado de dependência financeira do agressor e um documento comprovando renda mensal inferior a um salário mínimo. O descumprimento da determinação pode resultar em multa de 10 a 100 vezes a Unidade Padrão Fiscal do Paraná (UPF-PR), estipulada em R$ 129,81 para março de 2023.

As parlamentares debatem ainda o projeto de lei 478/2022, da deputada Cristina Silvestri (PSDB), que assegura o direito das mulheres de terem acompanhamento de uma pessoa de sua livre escolha nas consultas e exames em geral nos estabelecimentos públicos e privados de saúde no Paraná. O texto determina que o acompanhamento seja obrigatório em casos que envolvam algum tipo de sedação. O direito poderá ser exercido sempre considerando as orientações de Normas Técnicas que disponham sobre os procedimentos para garantir a atenção humanizada às pessoas com suspeita e ou denúncia de violência sexual. A proposta determina que estabelecimentos de saúde deverão afixar cartaz ou painel digital, de forma visível e de fácil acesso, para in-
formar o direito garantido pela legislação.
O projeto prevê penalidades que podem ir desde advertência escrita, verbal, suspensão ou demissão, no caso de funcionários, até multa de 8 a 45 UPF/PR. Os valores arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo Estadual da Mulher ou a outros projetos destinado às prevenção da violência contra a mulher.
Demais propostas
O projeto de lei 72/2022, do deputado Douglas Fabrício (CDN), dispõe sobre as diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada à mulher e ao recémnascido no alojamento conjunto no Estado. De acordo com o texto, o objeto da matéria é garantir alojamento conjunto e a amamentação por livre demanda após o parto. A proposição define como Alojamento Conjunto o local em que a mulher e o recém-nascido sadio permaneçam juntos, em tempo integral, logo após o nascimento até a alta. Entre outras medidas, a legislação garante ao recém-nascido saudável o direito de seguir com a mãe para alojamento conjunto após a saída da sala de parto, não devendo ser utilizado berçário de observação. Também determina que o recém-nascido tenha garantida a presença de um acompanhante quando necessitar de internação. "É de suma importância que o recém-nascido permaneça com a mãe após o nascimento, pelo seu bem-estar, intimidade, amamentação e muito importante, para a sua segurança", argumenta o parlamentar, na justificativa matéria. Os dispostos na proposta valem para serviços de saúde, públicos e privados, hospitais universitários e de ensino.
Já o projeto de lei 661/2021, de autoria da deputada Cristina Silvestri (PSDB), altera a Lei 18.868/2016, que cria diretrizes gerais para implementação e uso do dispositivo de segurança preventiva para mulheres e idosos em situação de violência doméstica e familiar. A alteração moderniza a legislação anterior, determinando que o dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), conhecido como Botão do Pânico, poderá ser em forma analógica ou digital. O dispositivo poderá ser disponibilizado por meio de aplicativo de ce-

lular, relógio inteligente ou qualquer outra forma desenvolvida que facilite a utilização e ampliação do atendimento. Por fim, será analisado o projeto de lei 06/2023, da deputada Maria Victória (PP), que estabelece prioridade para a tramitação de processos onde o interessado é pessoa com doença rara. O texto determina a preferência de tramitação nos órgãos da Administração Pública Estadual dos procedimentos administrativos em que figurem como parte ou interessada pessoa com doença rara. Para ter direito ao benefício, é necessário um atestado por laudo médico emitido ou validado por profissional vinculado ao Sistema Único de Saúde. Também é possível realizar a comprovação baseado em qualquer outro meio de prova apresentado. Mesmo sem um diagnóstico definitivo, mas havendo fundados indícios da existência da doença, há a possibilidade de se garantir o benefício. A proposta define como doença rara os casos que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.
Executivo
Durante a sessão plenária desta segunda-feira (06), o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), realizou a leitura da mensagem 11/2023, encaminhada pelo governador do Estado, com o texto do substitutivo geral ao projeto de lei 27/2023, de autoria do Poder Executivo. A matéria altera uma série de Leis e faz adequações na legislação de criação e instituição de entidades da Administração Direta e Serviços Sociais.
De acordo com Traiano, o substitutivo também inclui a criação da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (SEMI) e traz a necessidade da criação e instituição do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher. Por isso, o presidente solicitou a inclusão do projeto de lei na pauta da CCJ desta terça-feira. "Como estamos na semana do Dia Internacional da Mulher, gostaria de solicitar ao presidente da CCJ que pautasse este projeto para amanhã. Se estivermos em condições, gostaríamos de tramitar a matéria já na sessão de quarta-feira", disse Traiano. Por Thiago Alons o
Em menção às comemorações do aniversário de 31 anos do município, a atração foi promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Parque das Águas de Pinhais recebe Caminhada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
No último domingo (5), o Parque das Águas de Pinhais recebeu a Caminhada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A atração, já tradicional no mês em comemoração ao aniversário do município, foi promovida pela Prefeitura de Pinhais por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, desta vez também em menção à Semana da Mulher.
De acordo com a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a união se faz necessária no que diz respeito às conquistas do público feminino. “Além da atividade física e o cuidado com o corpo, este evento se faz importante para lembrar que nós mulheres devemos nos manter unidas. Ainda temos que conviver com a violência e precisamos avançar muito em várias outras questões para que consigamos conquistar nossos espaços e só o faremos se estivermos unidas”, salienta.
Para a deputada estadual, Marli Paulino, propor ações que reforcem a importância das atividades físicas é essencial. “Sabemos o quanto é necessário participarmos de eventos que promovam saúde e bem estar, esta é uma preocupação que deve estar sempre presente no nosso dia a dia.

Aproveito também para ressaltar que esta é uma bela homenagem a este mês que marca as comemorações do aniversário de Pinhais e o Dia Internacional da Mulher”, afirma. Durante a abertura do evento, também estiveram presentes o presidente do da Câmara de Vereadores, vereador Marcinho, vereador Filho; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; a secretária de Saúde, Adriane Jorge Carvalho; a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte; o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart; a Miss Melhor Idade Edi Silva e o Mister Melhor Idade, Francisco Conte. Os personagens mais queridos do momento, os dinossauros Jorge e Juraci também marcaram presença.
O percurso de aproximadamente 7 km foi realizado em duas horas passando por alguns pontos da Estrada Ecológica e retornando ao Parque das Águas. Durante o evento foram realizados sorteios, oferecidas massagens rápidas, aulão de dança e alongamento.


Confira toda a programação do aniversário de 31 anos de Pinhais no site: www.pinhais.pr.gov.br/ 31anos

Pinhais 31 anos: População participou de mais em edição do Programa Justiça no Bairro, Feira de Serviços e PCPR na Comunidade
Evento em alusão ao aniversário da cidade foi realizado no último sábado (4), no Caic do bairro Maria Antonieta Foi realizada no último sábado (4), em Pinhais, no Caic do Maria Antonieta, mais uma edição do Programa Justiça no Bairro, Feira de Serviços e Polícia Civil do Paraná (PCPR) na Comunidade. O evento que é uma tradição na programação do aniversário da cidade mais uma vez foi realizado, e neste ano, marcou a comemoração de 20 anos de existência do Programa Justiça no Bairro.
Durante todo o dia, o público participou da ação recebendo atendimento gratuito para diversos serviços: atendimento jurídico para diferentes áreas/casos e emissão da carteira de identidade. No evento, as secretarias municipais deram informações e orientações sobre serviços públicos, e as pessoas que passaram pelo local puderam realizar por meio de uma parceria com o Senai, corte de cabelo, esmaltação e penteado. Além de tudo isso, também aconteceu a prestação de serviços da área da saúde e realização de atividades culturais e exposições.

Na abertura do evento, estiveram presentes a prefeita Rosa Maria; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná e idealizadora do programa Justiça no Bairro, Joeci Machado Camargo; a deputada estadual Marli Paulino; o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart; os secretários municipais Adriane Jorge Carvalho (Saúde), Anderson Mendes (Segurança e Trânsito), Bruno Sitima (Cultura, Esporte e Lazer), José Luiz Pedroza (Planejamento, Finanças e Orçamento), Marcio Mainardes (Governo), Ricardo Pinheiro (Desenvolvimento Econômico), Rosana Boeira Ilheu (Meio Ambiente), Rosangela Batista Duarte (Assistência Social); o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Elisa, Fabricio Souza, Filho, Jane Carteira; o gerente executivo do Sesc, Marcio Roberto Renaldin; o superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Dorival Selbach
Júnior; a diretora presidente do Pinhais Previdência, Keren Leticia Pereira; o controlador geral de Pinhais, Marcio dos Santos Resko; e o delegado chefe da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos, Luiz Carlos de Oliveira.
Entre os serviços mais procurados estavam o atendimento jurídico e a emissão da carteira de identidade. O morador do bairro Atuba, Antônio Rebouças Cunha Júnior, esteve presente para obter a curatela do filho, que tem 18 anos e é pessoa com deficiência (PcD). Ele comentou que durante a semana procurou o Cras que o encaminhou para o atendimento no programa Justiça no Bairro. Ao final, Antônio agradeceu pela prestação do serviço e atendimento recebido. “Pinhais está de parabéns. O Cras tem me dado assistência, assim como a Unidade de Saúde. Hoje, no Justiça do Bairro fui muito bem atendido por profissionais capazes, competentes que já providenciaram as necessidades do meu filho. Saio satisfeito porque saio daqui com a questão da curatela do meu filho resolvida e estou com o documento em mãos. Além da satisfação, também destaco a presteza e a qualidade do atendimento que foram muito bons”, disse ele.
A realização de mais um Justiça no Bairro e Feira de Serviços foi comemorado pela prefeita Rosa Maria que enalteceu a importância das ações para a comunidade local. “Atendemos a população com os serviços que elas mais precisam, principalmente os jurídicos, além daqueles das secretarias municipais. Neste ano, oferecemos uma novidade: a Delegacia Móvel, da Polícia Civil. Nestes 31 anos do município, recebemos como presente estes serviços que fazem a diferença na vida da nossa população. Estamos felizes pelo envolvimento da comunidade e gratos aos parceiros e servidores pela promoção deste importante evento”, afirmou Rosa Maria.
Força de trabalho feminina na Prefeitura de Curitiba é formada por 21 mil mulheres
Em Curitiba, presença
feminina faz a diferença nas obras da Pirâmide
Solar do Caximba
Mais de 21 mil mulheres trabalham na Prefeitura de Curitiba. Elas representam quase 80% do total de servidores, considerando o contingente de 26.561 pessoas ou CPF. Parte dos servidores tem duas matrículas, como professores (Docência I e II), médicos e outros profissionais da área de saúde. Considerando o total de matrículas, 23.143 pertencem a mulheres. Levantamento da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) mostra que existem cinco áreas que, separadamente, têm mais de 60% do total formado por mulheres. Entre as secretarias e órgãos com mais representatividade feminina estão a da Educação, com 95%, Saúde, com 83%, Fundação de Ação Social, com 76%, Comunicação Social, com 64%, e Fundação Cultural, com 61%.
Servidor de carreira, o
prefeito Rafael Greca comemora a presença das mulheres na Prefeitura de Curitiba. “Elas sempre estiveram aqui, sempre tiveram um olhar atento para os desafios da Prefeitura e as necessidades da nossa população, buscando as melhores estratégias para os diversos programas e projetos municipais. Temos orgulho des-

sa característica da nossa equipe”, afirma o prefeito.
LÍDERES
As mulheres da Prefeitura de Curitiba têm papel importante na gestão dos programas do Município. Atualmente 2.743 ocupam cargos de gerenciamento de equipes ou assessoramento técnico de projetos. Elas

representam 60% dos profissionais que ocupam essas funções.
Dentre elas estão as nove secretárias municipais e presidentes de autarquias e fundações, as dez superintendentes, as 61 diretoras, coordenadoras e assessoras das diversas áreas, além das três administradoras regionais.
Um dos maiores projetos de geração de energia renovável da América Latina, a Pirâmide Solar do Caximba está na reta final. Com entrega marcada para o dia 29, no aniversário de 330 anos de Curitiba, o projeto teve envolvimento de mulheres durante todo o processo. Desde o planejamento até a mão de obra, a presença feminina se mostrou fundamental. Em instalação desde março do ano passado, a usina conta com cerca de 8,6 mil módulos fotovoltaicos sobre o antigo aterro sanitário de Curitiba, desativado em 2010. A energia vai para a geração distribuída, resultando em economia para os cofres públicos – valor que vai poder ser investido em outras políticas públicas para a população. “Desde o começo, as mulheres estiveram presentes. Essa é mais uma oportunidade de serviço e aprendizado para elas. Existe uma dificuldade de encontrar empregos, então as oportunidades que possibilitam capacitações são importantes”, afirma a fiscal de obras, a engenheira Luciana Cardon Castro, que acompanha o andamento dos serviços desde o início.
MULHERES VÃO À OBRA
A operária Jurema Rodrigues, de 50 anos, e sua filha, Milena Rodrigues, de 22 anos, começaram a trabalhar no canteiro de obras da Pirâmide Solar há cinco meses. Juntas, mãe e filha chegam às 8h no antigo aterro e retornam às 17h para casa, no bairro Tatuquara.
Jurema já havia trabalhado em obras de prédios e edifícios, na área de limpeza. A magnitude da construção no Caximba permitiu que aprendesse novas habilidades. “Começamos montando as borboletas e então as cruzetas que formam a estrutura de concreto dos painéis, tarefas que eu nunca tinha feito antes. Agora eu estou no refeitório, mas foi um período de aprendizado”, conta. Milena, por sua vez, está sempre buscando oportunidades diferentes. Foi por isso que decidiu fazer a entrevista.
"Normalmente somos contratadas para a área da limpeza, então o trabalho em campo foi uma novidade que me atraiu. Agora com carteira assinada, acredito que vou voltar a trabalhar na área, pois a mão de obra sempre é necessária”, relata Milena.
As irmãs Schirlei, de 41 anos, e Cirlene Braz da Silva, de 37 anos, também têm carinho pelo trabalho pesado. Schirlei é profissional da construção civil há 15 anos e mãe solo de três filhos. Segundo ela, por mais cansativo que seja o canteiro de obras, a profissão foi o que sustentou sua família.
Segundo Janaina Antunes, de 41 anos, a mulher é o diferencial de uma obra.
Trajetória
de servidora da Prefeitura de Curitiba
reflete os avanços da sociedade
O cabelo na altura do ombro de Elisabete de Fátima Camargo revela a transformação da servidora que ingressou no quadro da Prefeitura de Curitiba antes de completar 17 anos de idade. Aos 62, Beta, como é chamada por todos, comemorou no primeiro dia de março 46 anos de trabalho como servidora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Ela é a servidora que trabalha há mais tempo no Prefeitura de Curitiba, e é uma das 21 mil mulheres que ajudam a contar a história da capital com o seu trabalho.

“A Prefeitura de Curitiba foi o meu primeiro e único trabalho, a vida inteira. Quando entrei, em 1976, eu era marcada por aquele cabelão que foi embora com os anos. Hoje, tanta coisa mudou e eu nem sinto que faz tanto tempo”, declara.
Ela ingressou no quadro como perfuradora, passou a digitadora, auxiliar de processamento de dados e atualmente pertence à carreira de técnica em processamento. Começou a trabalhar no Centro de Processamento de Dados do Ippuc, atualmente integra a equipe da área de geoprocessamento e secretaria a Diretoria de Informações.
A perfuração de cartões, sua atividade de estreia, era usada na área de informática no século passado. Os cartões perfurados passavam por leitoras de cartões e as informações eram processadas por um grande computador que armazenava dados de toda a Prefeitura (mainframe). Na época, não havia computadores pessoais para os servidores e impressoras
como as de hoje.
O contato com o universo de processamento de dados fez com que se interessasse pela área de informática bem jovem. Ela fez curso de técnica em processamento de dados e também de secretariado.
Mulheres no caminho
"Do início da minha carreira pra cá, as mulheres têm conquistado os seus espaços e crescido no mercado e isso é muito bom", declara ela, que viu muitas transformações na Prefeitura e na cidade. Já naquela época, Beta trabalhava ao lado de muitas mulheres.
“Com o trabalho todos esses anos, conquistei minha independência e autonomia, pude ajudar minha família. Muitas mulheres passaram pela minha vida. No Ippuc, aprendi muitas coisas e digo que devo muito do que eu sou a elas também", completa.
“Eu mesma já passei por diversos setores. Agora eu faço a medição das placas e confiro a numeração dos painéis, mas comecei montando as caixas que são a base da estrutura. Posso dizer que a mulher nunca deixa a desejar”, ressalta Janaina.
Essas são as cinco mulheres empregadas na obra do Caximba. Capazes de transitar entre o trabalho no canteiro, no refeitório e no almoxarifado da Pirâmide Solar, elas adicionaram organização e atenção aos detalhes à obra. A esperança é finalizá-la com uma nova gama de habilidades e um futuro com mais oportunidades. “O toquezinho de mulher é o destaque de toda obra, com certeza”, destaca Janaína.


PIRÂMIDE SOLAR DO CAXIMBA
A Pirâmide Solar faz parte do Curitiba Mais Energia, um conjunto de estratégias da Prefeitura para combater as mudanças climáticas. O programa inclui também a instalação de painéis no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui e na Galeria das Quatro Estações, do Jardim Botânico. Além da CGH Nicolau Klüppel, que gera energia a partir da queda d’água do Parque Barigui. “É uma obra pioneira, de vanguarda, porque é a primeira usina fotovoltaica em aterro sanitário na América Latina, um espaço onde não é possível fazer nada à medida que os resíduos se decompõem. É importante na questão de abatimento de custos com energia, e também porque é um projeto que utiliza um passivo ambiental para criar energia renovável”, explica a engenheira Luciana.
Seu Jorge e Alexandre Pires
Eleito o “Show do Ano” no Prêmio Multishow 2022, projeto “Irmãos” volta a Curitiba
Artistas se apresentam no dia 25 de março, no Viasoft Experience. Ingressos à venda pela plataforma do Disk Ingressos e pontos autorizados.
Projeto que reúne dois dos mais populares artistas brasileiros, nasceu durante a pandemia, após uma das lives mais assistidas no YouTube – somando aproximadamente 20 milhões de views.
A turnê, que estreou com shows sold out em arenas de Portugal, também esgotou ingressos em diversas cidades do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Teresina, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Brasília, Belo Horizonte, entre outras.
Após estremecer o Carnaval de São Paulo, Rio de Janeiro e litoral do Rio Grande do Sul, Alexandre Pires e Seu Jorge seguem encantando o Brasil com a já consagrada turnê “Irmãos”.
Eleito o “Melhor Show” no Prêmio Multishow 2022, os dois pilares da música brasileira estão arrastando milhares de pessoas por onde passam com o projeto, que é sinônimo de sucesso ao protagonizar irretocáveis performances com ingressos esgotados.
A turnê agora está de volta ao Paraná, mas, desta vez, para conquistar uma nova capital. A dupla se apresenta, no dia 25 de março, no Viasoft Experience – dentro da Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Os ingressos estão à venda pela plataforma Disk Ingressos e pontos autorizados. Mais informações no serviço abaixo.
Durante mais de duas horas, os artistas prometem esbanjar simpatia e carisma ao desfilar um repertório repleto de clássicos de suas carreiras, sucessos do samba e do pagode, além de relembrar grandes nomes da música brasileira como Tim Maia e Renato Russo, do Legião Urbana.
“Irmãos” é uma verdadeira homenagem à amizade e à história entre Seu Jorge e Alexandre Pires, que colocaram em prática o antigo sonho de uma parceria musical. Até o momento, esta tour soma mais de 35 per for mances.
A ideia do projeto inédito começou a crescer durante a pandemia, após os artistas protagonizarem uma das lives mais assistidas no YouTube, que atualmente soma quase 20 milhões de views, ou seja, ficou claro que o próximo passo seria dar vida ao projeto no palco.
O sucesso é ratificado com apresentações sold out nas cidades portuguesas de Lisboa e Guimarães, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Cuiabá, Campos dos Jordão, Belo Horizonte, Teresina, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, entre muitas outras.
O espetáculo é bem informal, intimista e conduz os fãs a caírem no samba e pagode, entre bate-papo sempre num tom descontraído e alegre, que caracteriza as conversas entre amigos.
O nome “Irmãos” é, precisamente, uma homenagem à história de amizade e união entre os artistas, que agora realizam um sonho antigo e dão vida a um projeto há muito desejado por meio da música.
MAIS SOBRE SEU JORGE
Considerado um dos artistas brasileiros mais populares, Seu Jorge há muito conquistou milhares de fãs e tem lotado e esgotado as principais casas de shows do Mundo. Seu Jorge, apelido que lhe seria dado pelo amigo e baterista Marcelo Yuka, alcançou a sua primeira realização profissional como músico em 1998, quando integrou a banda Farofa Carioca e lançou o disco Moro no Brasil em Portugal, no Japão e no Brasil.

Em 2004, gravou em Roma o videoclipe da música “Tive Razão”, com participação dos atores Willen Dafoe e Bill Murray. Em seguida lançou o DVD MTV Apresenta Seu Jorge e compôs com o músico BID a faixa e depois para o disco Bambas e Biritas Vol. 1. Ganhou o prêmio APCA de melhor cantor do ano por dois anos consecutivos, em 2003 e 2004. Em setembro de 2004 lançou o disco CRU em França e Inglaterra, resultando em cinco estrelas nos editoriais das revistas Rolling Stones, Elle France, Vogue France e participações em programas de TV.
Seu Jorge define-se como um cantor e compositor popular, que gosta de diversos gêneros musicais, mas cujo fundamento é o samba: “O samba é a nossa verdade, nossa particularidade, é nossa medalha de ouro, nosso baluarte, nosso estandarte brasileiro”.
MAIS SOBRE ALEXANDRE PIRES
Alexandre Pires é um dos artistas brasileiros mais consagrados no mercado da música internacional. Além de possuir diversos prêmios, é considerado também um ícone latino com mais de 18 milhões de discos vendidos. Levando aos palcos o melhor do samba romântico, Alexandre Pires iniciou sua carreira no final dos anos 80, liderando o grupo Só Pra Contrariar que conquistou uma vasta audiência.
Após anos de sucesso ao lado do SPC, começou a sua carreira a solo em 2001, da qual resultaram hits como “Você Tirou Minha Vida”, “Necessidade” e “É Por Amor”. Já em 2003, conquistaria um novo nível de reconhecimento internacional ao ser convidado por George W. Bush, então presidente dos EUA, para cantar na Casa Branca no mês em que se comemora a Descendência Hispânica no país. Desde então, o cantor tem lançado inúmeros trabalhos que renderam vários sucessos, como “Eu Sou O Samba” com participação de Seu Jorge e “Sissi”.
SERVIÇO CURITIBA/PR
Irmãos estrelando Alexandre Pires e Seu Jorge
Data: 25 de março – Sábado
Local: Viasoft Experience na Universidade Positivo
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Bloco da Reitoria – 2º andar – CEP 81280-330, Curitiba – PR
Horário: Abertura às 20h
Classificação: 18 anos (de 16 a 17 anos apenas acompanhado dos pais, menores de 16 anos não entram)
Vendas: https://www.diskingressos.com.br/event/4311
MATUÊ
CONFIRMA SHOW EM PONTA GROSSA
Pela primeira vez em Ponta Grossa, Matuê desembarca na cidade com um megashow, dia 20 de maio, no Sassaki Eventos. O artista que é um dos principais nomes do trap no Brasil apresenta grandes hits como ”Anos luz”, “Kenny G”, “Quer voar” e muito mais. Os ingressos estão à venda em Baladapp.
Nascido em Fortaleza, Matheus Brasileiro Aguiar –Matuê mudou para os Estados Unidos ainda criança e morou na Califórnia por três anos, onde foi exposto ao rap americano da época, especialmente as produções de Dr. Dre, Snoop Dogg e Eminem.
Assim ficou aficionado pelo gênero e logo na estreia com o álbum ‘Máquina do tempo’, tornou-se fenômeno de audiência com o disco que o colocaria em um patamar inimaginável – tornando-se o artista brasileiro com mais audições nas plataformas digitais em um mês somando 150 milhões. Com o hit “Quer voar”, por exemplo, a música foi tão ouvida na semana de lançamento que extrapolou o Brasil e figurou na parada global da Billiboard.
Setores disponíveis para o evento:
- PISTA – Um espaço amplo, o setor pista está localizado logo após a Área VIP. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).
- ÁREA VIP – Você mais perto do seu artista! Localizado em frente ao palco, a Área VIP possui visão privilegiada. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).
- CAMAROTE 12 PESSOAS – Vendido fechado para até 12 pessoas, os camarotes são uma ótima opção para quem quer curtir o evento com mais exclusividade. Setor localizado na lateral esquerda e não possui acesso à frente do palco.
- INDIVIDUAL CAMAROTE AVULSO – Também é possível comprar o ingresso avulso para o camarote coletivo. Setor localizado na lateral esquerda, com acesso parcial à frente do palco.
Serviços: MATUÊ EM PONTA GROSSA
Data: 20 de maio – Sábado
Local: Sassaki Eventos (BR-376, 300, Colônia Dona Luiza, Ponta Grossa/PR)
Horário: Abertura dos portões 21h/ Início dos shows 00h
Realização: AGE Entretenimento e Its Promoções
Classificação: +16 (16 e 17 anos podem ir desacompanhados e menores de 16 anos precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal)
Ingressos: https://baladapp.com.br/a/matue-pontagrossa-20-de-maio -de-2023/3448
DJONGA E MV BILL SE APRESENTAM EM CURITIBA
Evento reúne dois dos principais nomes do rap nacional no palco do Piazza Notte, dia 11 de março. Os ingressos estão à venda em Disk Ingressos e custam a partir de R$ 50 artista ficou famoso na cena de hip-hop por letras questionadoras focadas na luta do jovem brasileiro. Ele é conhecido por músicas como "Só Deus pode me julgar", "O Soldado Que Fica", "O Bagulho é Doido", entre outras.
Djonga volta à capital paranaense no sábado, dia 11 de março, no Piazza Notte (BR-116, 14934). Além da apresentação do rapper mineiro, na mesma noite, o evento apresenta show do carioca Mv Bill com participação especial de Kmila CDD. Os ingressos estão à venda em Disk Ingressos, custam a partir de R$ 50 e os preços variam de acordo com a modalidade e setor escolhido.

Nascido em Belo Horizonte, na Favela do Índio, Djonga cresceu no bairro de São Lucas, em Santa Efigênia. Começou sua carreira na rua, participando de saraus de poesia, onde iniciou o interesse pelo rap e logo começou a escrever suas próprias letras. Criou a DV Tribo ao lado do Hot Apocalypse, FBC, Clara Lima, Oreia e Coyote Beats e foi conquistando seu espaço na cena do hip-hop. Ele também foi o primeiro brasileiro indicado ao prêmio BET Hip Hop Awards, realizado nos Estados Unidos, e emplacou diversas músicas entre as mais ouvidas nos serviços de streaming do Brasil, com álbuns de sucesso como "Ladrão", "O dono do lugar" e "O menino que queria ser Deus".
Rapper e escritor, Alex Pereira Barbosa, o Mv Bill tem 49 anos e mais de 30 de carreira. Nascido no Rio de Janeiro, o

No show de Mv Bill, também não poderia faltar, a participação sempre especial de Kmila CDD, irmã do músico, conhecida pelas rimas nas versões da música "Estilo Vagabundo" que também sobe ao palco do Piazza Notte no evento realizado pela produtora Mobit.
Sem dúvidas, o público curitibano pode esperar um evento com apresentações fortes no palco, letras contundentes e uma noite que será um verdadeiro encontro de gerações repleto de clássicos do hip-hop.
Serviço

DJONGA E MV BILL com part. Kmila CDD
Data: 11 de março – Sábado
Local: Piazza Notte (BR-116, 14934 – Fanny, Curitiba/PR)
Horário de abertura da casa: 22h
Classificação: 18 anos
Realização: @mobit.live
Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/event/4493
Fafá de Belém se apresenta em Curitiba
Artista com uma das carreiras mais marcantes na música brasileira, Fafá de Belém, sobe ao palco do Teatro Positivo, em Curitiba, dia 17 de março Os ingressos já estão à venda.

A cantora já vendeu mais de 15 milhões de álbuns, entre Brasil e Portugal, e sempre cantou o que quis e gosta. Suas canções fizeram e fazem parte da vida dos brasileiros, seja em trilha sonora de novelas, seja nas rádios ou por intermédio de seus CDs e DVDs.

O repertório do show é formado por esses principais sucessos da sua carreira, que já completou 45 anos. O público poderá ouvir músicas como “Abandonada”, “Foi Assim”, “Nuvem de Lágrima”, “Coração do Agreste” e “Filho da Bahia”, entre outras.
Fafá se apresenta ao lado da banda completa (guitarra, baixo, bateria, teclados, percussão e metais), que tocam suas músicas nos arranjos tradicionais.
Helloween confirma show em Curitiba
Apresentação acontecerá no dia 20 de abril, na Live Curitiba - Pré-venda Clube Opus começa no 28 de fevereiro, às 10h Abertura de venda ao público em geral acontece a partir de 1 de março, às 10h - Ingressos em uhuu.com e pontos autorizados
A banda alemã Helloween, um dos maiores expoentes do heavy metal melódico mundial, confirmou recentemente nova passagem pelo Brasil e mais uma importante data foi adicionada a “United Forces Tour 2022-2023” no país.
O grupo se apresentará no dia 20 de abril, na Live, em Curitiba. A pré-venda para assinantes Clube Opus começa em 28 de fevereiro, às 10h e, ao público em geral, a partir de 1 de março, às 10h, e a abertura de venda para o público em geral acontece no dia 1 de março, às 10h. Esta é mais uma realização da Opus Entretenimento e tour assinada pela Mercury Concerts.
Os ingressos estão à venda pela plataforma uhuu.com e pontos autorizados. Os ingressos de MEIA-SOLIDÁRIA garantem 50% de desconto, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e/ou 1kg de ração não perecível para pet (cachorros ou gatos) a serem entregues no dia do evento. A produção do evento não se responsabiliza por bilhetes adquiridos fora dos canais de venda oficiais.
SOBRE A BANDA
Andi Deris (vocal), Michael Kiske (vocal), Michael Weikath (guitarra), Kai Hansen (vocal e guitarra), Markus Grosskopf (baixo), Sascha Gerstner (guitarra) e Dani Löble (bateria) retornam trazendo na bagagem o aclamado e poderoso autointitulado álbum “Helloween”, lançado em 2021, que tem conquistado as paradas do mundo.

No repertório, o grupo promete executar clássicos como “Eagle Fly Free”, “Power”, “Forever and One”, “Dr. Stein”, “I Want Out”, “Future World” e “How Many Tears”, além de novas composições como “Skyfall”, “Fear of the Fallen” e “Best Time”.
O Helloween é um dos nomes mais respeitados do metal mundial e reconhecido como o pioneiro do speed metal alemão. Na estrada desde 1984, tocaram em praticamente todos os grandes festivais como Rock in Rio, Wacken Open Air, Loudpark (Japão), na edição polonesa do Woodstock, emocionando mais de meio milhão de fãs como headliner.
Com mais de três décadas de carreira mundial, a banda percorreu o mundo inúmeras vezes e fez shows espetaculares ao lado de Iron Maiden, Scorpions e Ozzy Osbourne. Lançaram 15 discos de estúdio e quatro ao vivo, conquistaram 14 prêmios de ouro e seis de platina, além de vender mais de 10 milhões de discos.
O álbum “Keepers” é considerado um dos discos do metal alemão de maior sucesso de todos os tempos e a banda é reconhecida internacionalmente como um marco do power metal.
SOBRE A PRÉ-VENDA
O Clube Opus é um clube de vantagens exclusivas válido para eventos produzidos pela Opus Entretenimento em diferentes estados do Brasil. Recheado de benefícios, o sócio tem benefícios como desconto em ingressos, entrada preferencial, ações promocionais, pré-venda online de ingressos.
Para o Show da banda Helloween em Curitiba, o sócio do Clube Opus será beneficiado exclusivamente da seguinte forma:
Benefícios exclusivos da PRÉ-VENDA*:
- Parcelamento em 4x sem juros
- Congelamento de Lote (Compra de ingressos no valor do 1º LOTE);
Demais benefícios (válidos na pré-venda e pós pré-venda):
- Desconto de 55% em 2 ingressos por CPF**
- Entrada preferencial no dia do show
* Pré-venda ONLINE. A pré-venda Clube Opus será de 24 horas, iniciando no dia 28 de fevereiro de 2023 às 10h e terminando no dia 01 de março de 2023 às 10h. Benefícios exclusivos para associações realizadas até dia 27 de fevereiro de 2023, às 23h59.
** Desconto não acumulativo.
SOBRE A MERCURY CONCERTS
A Mercury Concerts é responsável pelo agenciamento de turnês internacionais na América Latina e também pela idealização e produção de shows e festivais de grande sucesso em todo o Brasil. Entre suas realizações nesses mais de 20 anos de história estão festivais como Monsters of Rock, Ruffles Reggae, Close-up Planet, Skol Rock, Kaiser Music e São Paulo Trip. Além disso, a Mercury também realizou no país shows e turnês de artistas de renome como AC/DC, Bon Jovi, Iron Maiden, Kiss, Yes, Black Sabbath, Guns N’ Roses e Aerosmith.
SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO
Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.
Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.
SERVIÇO
Opus Entretenimento e Mercury Concerts apresentam: HELLOWEEN
Data: 20 de abril de 2023
Local: Live Curitiba
Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo81050-040
Horário: 18h (abertura da casa)
Classificação: 18 anos. Menores de 18, somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais
Setores e valores:

PISTA PREMIUM - LOTE 1: a partir de R$ 270,00 + taxas
PISTA - LOTE 1: a partir de 125,00 + taxas
ÁREA VIP - LOTE 1: a partir de R$ 190,00 + taxas
DESCONTOS
• 50% Idoso: Lei Federal 10.741/2003 - obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto que comprove a sua condição.
• 50% Estudante: Lei Federal 12.933/13, Decreto Federal 8.537/15 e Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015 - obrigatória apresentação de Carteira de Identificação Estudantil (CIE).Consulte também: www.documentodoestudante.com.br
• 50% Professores de ensino público e privado mediante a carteira de identificação, con-
forme lei Estadual 15.876/2008
• 50% Portadores de Câncer, com o devido comprovante, conforme lei 18445 de 05/02/2015

• 50% Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, transcrita abaixo e Decreto 8.537 de 2015
• 50% Pessoas com deficiência: (e acompanhante quando necessário): Lei Federal 12.933/ 13 e Decreto Federal 8.537/15 - obrigatória apresentação do Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar no 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto
• 50% Doadores de sangue com carteira comprobatória de doação habitual, conforme Lei Estadual 13.964/2002.
• 50% Desconto para pessoas com o esquema vacinal completo contra a Covid-19.
• 50% Desconto para clientes associados (Sócio Torcedor) aos clubes de futebol de abrangência nacional, mediante comprovação através de carteirinha de sócio no dia do evento.
• 55% Clube Opus (Sócio). Desconto limitado a 2 ingressos por CPF por evento. Válido para compras somente através do site. Maiores informações https://clubeopus.com. (Em eventos que incide o desconto solidário)
• 50% MEIA-SOLIDÁRIA mediante a doação de 1kg de alimento e/ou 1kg de ração para cachorros ou gatos (insumos não perecíveis somente) no dia do evento.
# INGRESSO ONLINE : uhuu.com
Ponto de venda com taxa de serviço :
Shopping Crystal
Quiosque Piso L4
Endereço: R. Comendador Araújo, 731 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000
Horário de atendimento: segunda a sábado das 12h às 20h e domingo das 14h às 20h.
Bilheteria Local - Live Curitiba (Somente em dia de apresentação 2h antes)
Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo, Curitiba - PR, 81050-040
ATENÇÃO : Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos fora dos canais de venda oficiais.
Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso adquirido, caso contrário, o acesso não será autorizado.
Objetos proibidos : câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de áudio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda-chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.


