31072025

Page 1


Paraná volta a realizar Conferência de Políticas para as Mulheres após 10 anos

Evento reúne representantes do Governo e da sociedade civil para discutir avanços e desafios nas políticas públicas.

São José dos Pinhais fortalece frota do transporte coletivo com 13 novos ônibus sustentáveis

Na manhã fria desta quarta-feira (30), a Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt) realizou a entrega de 13 novos veículos que passam a integrar o sistema de transporte coletivo do município. A cerimônia aconteceu na Praça do Verbo Divino, no Centro da cidade, e contou com a presença de autoridades municipais, servidores públicos, representantes das empresas concessionárias e membros da comunidade.

Os novos veículos atenderão as linhas dos Lotes 1 e 2 — sendo 10 incorporados à frota da empresa São José e 3 à da empresa BRT. Todos os ônibus são equipados com motores Euro 6, tecnologia que reduz significativamente a emissão de gases poluentes, contribuindo para um transporte mais sustentável e alinhado às normas ambientais mais recentes.

Abertura da temporada de desfiles do 9º Boqueirão

Fashion lota plateia da Rua da Cidadania

Começou na noite desta terça-feira (29/7), na Rua da Cidadania do Boqueirão, a semana de desfiles do 9º Boqueirão Fashion/Semana de Moda de Curitiba. O prefeito Eduardo Pimentel estava na plateia da atração e comentou sobre as próximas novidades em torno do maior evento público de moda do Brasil. Pimentel disse que o Boqueirão Fashion está prestes a entrar para o calendário anual de eventos da cidade e que a marca de cerveja artesanal Bodebrown, produzida no bairro, vai criar um rótulo comemorativo para o décimo ano do evento, em 2026. “É o reconhecimento de Curitiba ao ecossistema da moda a esse evento que cresce a cada ano”, afirmou o prefeito. Na primeira noite, o público pode apreciar dois desfiles da Curitiba Mostra Moda: “Sinfonia dos Corpos”, assinada por Tallyton Laender, e “Teatro dos Bonecos”, de Tony Monteiro.

Iniciou nesta terça-feira (29) a V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Foz do Iguaçu, realizada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), o evento segue nesta quarta-feira (30) e encerra nesta quinta-feira (31). No evento, representantes do poder público e da sociedade civil vão debater ações e propor diretrizes que promovam os direitos das mulheres em todo o Estado. A programação inclui palestras, atividades em grupo, apresentações culturais e a eleição das delegadas que representarão o Paraná na etapa nacional da conferência, em Brasília. A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, lembrou que o Paraná volta a realizar esta Conferência após dez anos, reforçando o compromisso com a escuta ativa e a construção participativa de políticas públicas voltadas à equidade de gênero. Para ela, a realização da conferência marca um novo ciclo de articulação entre governo e sociedade civil.

“Tem lugar para todo mundo, tem espaço para todas. E aqui, vocês têm muitos faróis. Faróis que não irão ofuscar ninguém. Pelo contrário. Cada uma dessas mulheres incríveis está aqui para mostrar o caminho, para que ele seja mais fácil para nós e para todas as que vierem depois de nós”, afirmou. Leandre enfatizou que o evento é resultado de uma ampla mobilização em todo o Estado. Ao todo, foram realizadas 225 conferências municipais, sendo 207 presenciais e intermunicipais e outras 18 no formato de lives temáticas, promovendo escuta ativa com diferentes segmentos da sociedade.

Prefeitura aprimora ações de lazer inclusivo para crianças com deficiência e neuroatípicas

Cerca de 80 famílias participaram do Histórias que Incluem no último sábado (26/7), evento mensal de lazer direcionado a crianças com deficiência e neurodivergentes. O número de inscrições superou as expectativas, e a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), ampliou o atendimento diante da demanda. Como forma de diversificar as opções de lazer para esse público, a Semel vai promover uma sessão especial de cinema no dia 9 de agosto (sábado), no Centro Cultural. O objetivo é estimular o treino de habilidades, como funções executivas, gestão financeira, tempo de espera, interação e participação social. As vagas são limitadas e a participação requer inscrição prévia para a criança e um acompanhante. As atividades de inclusão promovidas pela Semel são elogiadas pelas famílias participantes.

O Paraná já tem quatro representantes garantidos na Copa do Brasil de 2026: Operário Ferroviário, campeão estadual; Maringá, vice; e Athletico-PR e Londrina, semifinalistas. Ao todo, 76 clubes já confirmaram vaga na competição. A edição 2025 co- meçou nesta terça-feira (29),

Editais página 3 com as oitavas de final. O Paysandu é o único classificado diretamente para a terceira fase de 2026.

Foto: Robson Mafra
Página 2
Copa do Brasil
Quinta-feira
Página 4

Prefeito Eduardo Pimentel com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e demais autoridades, lança a integração da linha metropolitana Araucária/Fazenda Rio Grande, que passa a ter ponto de embarque e desembarque no terminal Tatuquara. Curitiba, 29/07/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM TRANSPORTE COLETIVO

Nova integração no Terminal Tatuquara economiza até 1h20 no deslocamento para Araucária e Fazenda Rio Grande

A nova integração metropolitana entre o Terminal Tatuquara com os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande vai gerar uma economia de 40 minutos, somente na ida, para os passageiros. Se considerados ida e volta, significa 1h20 a menos de tempo de deslocamento. A conexão começou a funcionar nesta terça-feira (29/7), com o embarque e desembarque da linha metropolitana I11Araucária/ Fazenda Rio Grande no terminal, que recebe cerca de 34 mil passageiros/dia.

“É com grande alegria que implantamos essa integração e tornamos o Tatuquara um terminal metropolitano. São 40 minutos de economia na ida e mais 40 minutos de economia na volta. É qualidade de vida para a população, que pode aproveitar esse tempo com sua família, com o esporte, com lazer”, disse o prefeito Eduardo Pimentel, ao inaugurar a integração no terminal Tatuquara na manhã da terça-feira (29/7).

A integração vai evitar que os moradores locais e da região precisem se deslocar até o Terminal do Pinheirinho para acessar os dois municípios metropolitanos. “Com isso também desafogamos o terminal Pinheirinho, que é o mais movimentado da cidade”, disse Pimentel.

A linha funciona nos dias úteis, das 5h20 às 20h05, com 24 partidas diárias, com frequência de 35 minutos.

“Essa integração era uma demanda da população da região que estamos atendendo a partir de hoje e que vai ajudar muito na rotina dos passageiros que precisam ir e voltar dos municípios vizinhos. Essa nova conexão dá continuidade ao processo que iniciamos em 2017 de retomar a integração metropolitana. Ela vai beneficiar principalmente os moradores da região do en-

torno aqui do Rio Bonito, que pediram muito essa linha porque eles evitam fazer o caminho negativo até o Terminal do Pinheirinho para poder ir até a Fazenda ou Araucária”, disse o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Segundo ele, o primeiro dia de funcionamento na nova integração já registrou uma ocupação de 60% a 70%, o que deve fazer com que nas próximas semanas a frota aumente para que passageiros possam se deslocar com mais conforto.

“A região cresce muito, tem muita demanda, a população precisa de muita coisa. Mas os projetos estão saindo do papel. Essa integração é uma conquista muito boa para a população. Agora é aguardar o Restaurante Popular, que deve ficar pronto em 60 dias, que vai ser bem importante também”, comemorou Vania Maria Gregorovicz, de 72 anos, que mora há 25 anos na região.

Para o aposentado José Luiz Gonçalves, de 66 anos, a Prefeitura atendeu uma demanda de mais de uma década para ligar o Tatuquara a municípios metropolitanos. “Vai ajudar principalmente quem trabalha, que vai sair mais tarde de casa”, disse.

Tatuquara-Centro Essa é a segunda grande demanda da população que utiliza o Terminal Tatuquara atendida pela Prefeitura em menos de um ano.

Em agosto do ano passado, a Prefeitura colocou em operação a linha 707Tatuquara/Centro, com trajeto de 46,9 km. O Ligeirinho traz uma economia de 30 minutos no tempo de deslocamento dos passageiros da região, que antes tinham que ir do Tatuquara até o Terminal Pinheirinho para então fazer a conexão para o Centro da cidade.

“Com a integração metropolitana, o Terminal Tatuquara passa a ser também conexão para o Centro de Curitiba para os passageiros de Araucária e Fazenda Rio Grande”, lembrou Maia Neto. O presidente da Urbs ressaltou também os outros projetos para o transporte coletivo anunciados neste ano, como a meia tarifa aos domingos e feriados, a tarifa zero para quem procura emprego, a patrulha do transporte coletivo e a entrega de 162 novos ônibus para a frota do transporte coletivo.

Visitas

Logo após o evento no terminal Tatuquara, o prefeito visitou a aldeia indígena Kakané Porã, onde conferiu o novo campo de futebol e a nova pavimentação implantadas para a comunidade que vive no local. Pimentel também conversou com a líder comunitária Anadir Ribeiro de Moura, que coordena um grupo com 18 idosas que fazem artesanato e recebeu o prefeito com um café da manhã. O prefeito ouviu reivindicações e elogios para os projetos da Prefeitura na região. “A linha Tatuquara-Centro é muito boa. Eu comecei a usar desde o primeiro dia que foi implantada”, disse Anadir. Presenças Também estiveram presentes ao evento o presidente da Amep, Gilson dos Santos; o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kusma; vereadores; o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz César; o presidente do Setransp e da CWBUS, Ângelo Gulin; representantes das operadoras de ônibus; o diretor de Mobilidade Urbana da Urbs, Sérgio Luis de Oliveira; o diretor de Urbanização, Aldemar Venâncio Martins Neto; além de gestores e funcionários da Urbs.

Copa do Brasil O Paraná já tem quatro representantes garantidos na Copa do Brasil de 2026: Operário Ferroviário, campeão estadual; Maringá, vice; e Athletico-PR e Londrina, semifinalistas. Ao todo, 76 clubes já confirmaram vaga na competição. A edição 2025 começou nesta terça-feira (29), com as oitavas de final. O Paysandu é o único classificado diretamente para a terceira fase de 2026. Eleição partidária Durante a convenção estadual do MDB, realizada neste sábado (26), o deputado federal Sérgio Souza foi eleito presidente do partido no Paraná. Em chapa única, a eleição simbolizou a união e a confiança entre os convencionais. Renato Adur segue como vice-presidente estadual. “Seguimos juntos por um Paraná mais justo, democrático e desenvolvido”, destacou Adur.

Prestação de contas

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), realiza nesta quinta-feira (31) um encontro regional de prestação de contas em Umuarama. O evento reforça sua articulação política pelo estado e ocorre sob o lema “A força do trabalho do paranaense e os desafios para o futuro”. Curi é apontado como nome forte para a sucessão de Ratinho Júnior em 2026. A reunião reunirá prefeitos, lideranças e militantes da região.

Redução de tarifas

Governadores de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo enviaram carta à CAMEX pedindo o adiamento da redução de tarifas para veículos eletrificados SKD e CKD. Eles alertam para riscos à indústria automotiva, com impacto em empregos e fornecedores. A medida pode enfraquecer a política industrial construída nas últimas décadas.

Sesc Paraná Ulisses Fernando de Moraes Rodrigues assumiu, na segunda-feira (28), o cargo de diretor regional interino do Sesc Paraná. Colaborador da instituição há quase 13 anos, ele substitui Carlos Alberto de Sotti Lopes. Ulisses já atuou nas áreas de RH, Relações do Trabalho e Infraestrutura. É bacharel em Administração e possui MBA em Gestão de Pessoas.

Voos Os aeroportos internacionais de Curitiba e Foz do Iguaçu movimentaram mais de 4 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2025, alta de 18,2% em relação a 2024. O crescimento reflete o aumento de voos nacionais e internacionais e a força do turismo paranaense. Mais de 22 mil passageiros eram estrangeiros. Foz se aproxima dos índices pré-pandemia. Vacinação nas escolas Na volta às aulas, o Governo do Paraná reforça a vacinação nas escolas para atualizar carteiras e ampliar a proteção de estudantes. A campanha já aplicou 126 mil doses em mais de 1.100 unidades. A ação conjunta das secretarias de Saúde e Educação mira doenças como gripe, Covid-19, HPV e poliomielite. Dia dos Pais Quase metade dos paranaenses pretende presentear no Dia dos Pais, segundo pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae/PR. O comércio deve ser impulsionado por itens como roupas, calçados e perfumes. O tíquete médio estimado é de R$ 161,25. Curitiba lidera a intenção de compra, e a região Oeste tem o maior valor médio por presente. Mapa da Fome O senador Flávio Arns (PSB-PR) celebrou a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU, pela segunda vez. Segundo ele, a conquista reflete os avanços de políticas públicas como o Bolsa Família, o reajuste do salário mínimo e o BPC. Arns destacou a importância da proteção social para combater a fome. A saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU significa que o país reduziu significativamente o percentual de sua população em situação de subalimentação.

Caravana

O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) encerrou uma caravana por 32 cidades do Paraná, ao lado da deputada Rosângela Moro, após percorrer mais de 5 mil km durante o recesso parlamentar. O roteiro terminou em Foz do Iguaçu. Ele destacou o compromisso com o mandato e afirmou que ainda não decidiu sobre disputar o governo do Estado em 2026. Moro também reforçou a transparência no uso de emendas e críticas ao governo federal.

Prestação de Contas

No dia 8 de agosto, Cambé sediará oficinas do TCE-PR para aprimorar os questionários da Prestação de Contas Anual (PCA) de 2025, conforme a metodologia do ProGov. A capacitação é voltada a gestores das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, RPPS, Transparência e Administração Financeira. As atividades ocorrerão no Sesi local, das 8h30 às 17h.

Lei Magnitsky O governo dos EUA aplicou sanções ao ministro Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky. A Lei é aplicada em casos de punição a envolvidos em corrupção ou violações de direitos humanos. A legislação prevê bloqueio de bens, contas e proibição de entrada no país. Criada em 2012, a norma foi ampliada em 2016 para ter alcance global. A decisão marca um raro uso da lei contra um magistrado estrangeiro. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

- Curitiba/PR -

cial@ctbametropole.com.br

Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com chicolustosa1@outlook.com Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná Filiado a ADIPR – Associação dos Jornais e Portais do Paraná Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Merconet ADIPR Ricardo Takiguti (41) 98405-2344 As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

Vereadores participam da entrega de 13 novos ônibus para São José dos Pinhais

Na quarta-feira (30/7), a Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt) da Prefeitura de São José dos Pinhais realizou a entrega de 13 novos veículos que passam a integrar o sistema de transporte coletivo do município. A cerimônia aconteceu na Praça do Verbo Divino, no Centro da cidade, em frente à Câmara Municipal, e contou com a presen-

ça de autoridades, servidores públicos, representantes das empresas concessionárias e membros da comunidade. Participaram da entrega dos ônibus os vereadores Andrei Gondro, Débora Chemin, Gesiel Gonçalves, Jean Zanchetta, José Possebon, Luiz Monteiro, Luiz Paulo, Pastora Adriana Rocha e Ton Rodrigues.

Segundo informações da

prefeitura, os novos veículos atenderão as linhas dos Lotes 1 e 2 — sendo 10 incorporados à frota da empresa São José e três à da empresa BRT. Todos os ônibus são equipados com motores Euro 6, tecnologia que reduz significativamente a emissão de gases poluentes, contribuindo para um transporte mais sustentável e alinhado às normas ambientais mais recentes.

Com início da operação previsto para 1º de agosto, os veículos devem beneficiar diretamente mais de 750 mil usuários por mês. A entrega reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização do transporte coletivo e a melhoria da qualidade de vida da população.

Créditos: André Nunes/CMSJP

1º Seminário da Promoção da Igualdade Racial debate Educação Antirracista

O Plenário Segismundo Salata, da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, recebeu na terça-feira (29/7) o 1º Seminário da Promoção da Igualdade Racial, realizado pela Superintendência de Cidadania da Prefeitura de São José dos Pinhais. Aberto à comunidade, o evento marcou um novo capítulo no diálogo sobre equidade racial no município, debatendo o tema “Educação Antirracista e a Construção de uma Sociedade Mais Justa”. Estiveram presentes os vereadores Luiz Paulo, Bira do Banco, Debora Chemim, Luiz Monteiro, Professor Assis e Sabrina Oliveira, o vice-prefeito Delegado Michel, o superintendente Juliano Martins, além de autoridades do município e representantes do governo do Estado ligadas às políticas da Igualdade Racial, como a professora Clemilda Santiago Neto e Aloisio Nascimento, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná.

A programação trouxe ainda atividades culturais, como contação de histórias e apresentações de samba, de ONGs e entidades ligadas às comunidades tradicionais. Créditos: André Nunes/CMSJP

Paraná volta a realizar Conferência de Políticas para as Mulheres após 10 anos

Evento reúne representantes do Governo e da sociedade civil para discutir avanços e desafios nas políticas públicas voltadas às mulheres; desigualdade salarial, qualificação profissional e combate à violência estão entre os principais temas. Evento ocorre após 225 conferências municipais.

Iniciou (29/7) a V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Foz do Iguaçu, realizada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), o evento segue nesta quartafeira (30) e encerra na quinta-feira (31). No evento, representantes do poder público e da sociedade civil vão debater ações e propor diretrizes que promovam os direitos das mulheres em todo o Estado. A programação inclui palestras, atividades em grupo, apresentações culturais e a eleição das delegadas que representarão o Paraná na etapa nacional da conferência, em Brasília.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, lembrou que o Paraná volta a realizar esta Conferência após dez anos, reforçando o compromisso com a escuta ativa e a construção participativa de políticas públicas voltadas à equidade de gênero. Para ela, a realização da conferência marca um novo ciclo de articulação entre governo e sociedade civil.

“Tem lugar para todo mundo, tem espaço para todas. E aqui, vocês têm muitos faróis. Faróis que não irão ofuscar ninguém. Pelo contrário. Cada uma dessas mulheres incríveis está aqui para mostrar o caminho, para que ele seja mais fácil para nós e para todas as que vierem depois de nós”, afirmou. Leandre enfatizou que o evento é resultado de uma ampla mobilização em todo o Estado. Ao todo, foram realizadas 225 conferências municipais, sendo 207 presenciais e intermunicipais e outras 18 no formato de lives temáticas, promovendo escuta ativa com diferentes seg-

mentos da sociedade. A conferência conta com a presença de mais de 600 delegadas e representantes dos 32 territórios regionais do Estado. Já no primeiro dia, mais de 1.000 pessoas participaram da programação em Foz do Iguaçu.

A abertura da V Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres teve a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que reforçou a importância do diálogo e da construção coletiva.

“Esta Conferência é um espaço para debatermos a realidade. Nós sabemos que aqui no Paraná tem quase 12 milhões

de habitantes, e desses, 51,27% são mulheres. A ideia é debater: como vivem essas mulheres? Onde elas estão? Quem está na zona urbana, rural? As mulheres negras, empresárias, professoras, indígenas, quilombolas. É um momento muito importante para ter uma perspectiva coletiva, pública, de participação das mulheres num processo que é oficial, legitimado pela sociedade”, afirmou.

O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, destacou os resultados positivos já alcançados no Estado. “No primeiro semestre de 2025, o Paraná liderou a geração de

empregos formais para mulheres na região Sul, com mais de 42 mil novas vagas ocupadas por trabalhadoras. Isso é resultado de políticas públicas estruturadas, como o Qualifica Paraná, que já formou mais de 1.700 mulheres só neste ano”, pontou.

"Ainda temos muito a fazer, mas seguimos firmes no compromisso de promover a igualdade de gênero por meio da qualificação, renda e dignidade para todas as mulheres paranaenses", disse.

FÓRUM

As mulheres que estão em Foz do Iguaçu também tiveram a oportunidade

de participar do 1° Fórum dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher do Paraná, espaço inédito para fortalecimento da articulação entre municípios, Estado e União na implementação de ações voltadas à promoção da igualdade de gênero. A presidente do CEDM/PR, Ivanete Paulino Xavier, relembrou o percurso histórico que permitiu a realização da quinta edição do evento. “Essa caminhada não começou hoje! Devemos celebrar aquelas que vieram antes de nós, que semearam, regaram e colheram os frutos de centenas de conferências municipais, quatro conferências estaduais e quatro conferências nacionais. Essa quinta jornada também não foi fácil”, reforçou. AVANÇOS

Durante a conferência, a secretária Leandre Dal Ponte realizou a entrega da minuta do projeto de lei que cria o Sistema Estadual de Políticas para as Mulheres no Paraná. O documento foi entregue em mãos à presidente do CEDM/PR. “É a continuação de uma política de Estado. Uma política que vai ficar, que vai ajudar a construir um Estado mais justo, mais igualitário, que não vai deixar ninguém para trás. Porque tudo que estamos fazendo aqui é apenas a base dessa grande construção”, ressaltou a secretária. PRESENÇAS

Também participaram da abertura a deputada federal Lenir Cândida de Assis; a deputada estadual Mabel Canto, líder da bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná; a deputada estadual Cloara Pinheiro, procuradora da mulher da Alep; a deputada estadual Flávia Francischini, primeira vice-presidente da Mesa Executiva da Alep; e as deputadas estaduais Ana Júlia Ribeiro, Cristina Silvestri, Márcia Huçulak e Luciana Rafagnin.

Detran-PR vai às escolas para reforçar orientações sobre segurança no trânsito

Ação é uma parceria com o Batalhão de Polícia do Trânsito e acontece em Curitiba e mais 18 cidades. Equipes técnicas estão presentes ao longo da semana nos horários de entrada e saída de colégios para abordar estudantes e pais, conversar sobre leis de trânsito e entregar materiais informativos

Com o retorno às aulas de mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), deu início a visitas a escolas para levar aos alunos conhecimentos sobre segurança viária. Equipes técnicas estão presentes ao longo da semana nos horários de entrada e saída de colégios para abordar estudantes e pais, conversar sobre leis de trânsito e entregar materiais informativos, em diversas cidades do Estado.

Além de Curitiba, as ações acontecem em mais 18 cidades: Londrina, Goioerê, Porecatu, Marilândia do Sul, Foz do Iguaçu. Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa, Sarandi, Paranaguá Jaguariaíva, Francisco Beltrão, Pato Branco, Arapongas, Almirante Tamandaré, Colombo, Capanema e Bandeirantes.

O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, explicou que a volta às aulas é uma oportunidade para reforçar o protagonismo dos jovens e garantir que todos sejam respeitados no trânsito. “O presente e o futuro do Paraná podem estar atravessando a rua e a gente tem que cuidar para que crianças e adolescentes tenham o respeito que merecem. O trânsito no período de férias é um pouco mais tranquilo, mas a movimentação que se inicia nessa semana é de responsabilidade de cada um que está à frente de um veículo”, afirmou.

“O Detran está totalmente ativo para que tenhamos tranquilidade nesse momento, promovendo comportamentos conscientes e desen-

corajando práticas de risco, como pegar rabeira nos biarticulados. Além disso, procuramos conscientizar pais, responsáveis e motoristas que circulam nessas áreas sobre o exemplo como principal forma de educação”, completou.

AUMENTO DO FLUXO

De acordo com o chefe do Departamento Executivo de Escola Pública de Trânsito do Detran-PR, Breno Ferreira, com o reinício das atividades escolares o fluxo de veículos e pedestres aumenta significativamente no entorno dos estabelecimentos de ensino, elevando o

risco de sinistros. “Por isso, as ações visam conscientizar sobre o respeito às regras de trânsito, com foco especial nas entradas e saídas das aulas”, disse. Nas escolas estaduais, a maioria dos alunos tem entre 12 e 18 anos e já circula sozinha ou em grupos, cuja autonomia aumenta a responsabilidade individual e exige atenção redobrada. De acordo com a educadora de trânsito do Detran-PR Dayana Cavalli, as ações educativas para este público são feitas com linguagem mais direta e participativa. “Apresentamos placas instagramáveis com frases de impacto e convidamos eles a se tornarem multiplicadores da mensagem, publicando fotos nos stories”, disse. Para os pais, responsáveis e motoristas, as mensagens também são diretas. Alertam sobre os riscos da pressa, da distração, da imprudência, da fila dupla, do excesso de velocidade e do uso do celular ao volante, reforçando o papel do adulto como modelo de conduta.

ORIENTAÇÕES DIRETAS

Pelo BPTran, a auxiliar de Comunicação Social, soldado Thays Rosa, participou dos trabalhos nesta segunda-feira (28) em Curitiba e destacou a importância da abordagem junto aos estudantes.

“Falamos com eles sobre como atravessar a rua, utilizar sempre a faixa, andar pela calçada e sempre se fazer visto no trânsito. Também aproveitamos para rapidamente orientar aos pais sobre o cinto de segurança, não utilizar o celular ao volante e nem bebida alcoólica, enfim, para serem responsáveis e bons exemplos para os seus filhos”, disse.

Prefeitura aprimora ações de lazer inclusivo para crianças com deficiência e neuroatípicas

No último sábado, famílias lotaram Ginásio Tancredo Neves no evento Histórias que Incluem; em agosto haverá sessão especial de cinema

Cerca de 80 famílias participaram do Histórias que Incluem no último sábado (26/7), evento mensal de lazer direcionado a crianças com deficiência e neurodivergentes. O número de inscrições superou as expectativas, e a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), ampliou o atendimento diante da demanda. Como forma de diversificar as opções de lazer para esse público, a Semel vai promover uma sessão especi-

al de cinema no dia 9 de agosto (sábado), no Centro Cultural. O objetivo é estimular o treino de habilidades, como funções executivas, gestão financeira, tempo de espera, interação e participação social. As vagas são limitadas e a participação requer inscrição prévia para a criança e um acompanhante. As atividades de inclusão promovidas pela Semel são elogiadas pelas famílias participantes. No sábado, Vera Lúcia dos Santos, moradora do Vargem Grande, levou o filho Vitor, de 6

anos, ao evento Histórias que Incluem pela primeira vez. Ela já tinha ouvido falar sobre os encontros, mas geralmente trabalha aos sábados e ainda não tinha conseguido comparecer. “Ele está amando, foi em todos os brinquedos. Está muito bem organizado, gostamos muito”, disse ela. Felipe Javorski e Mayara, pais de Melissa, 6 anos, a levam com regularidade ao evento. Eles moram no bairro Estância Pinhais. “A gente procura manter o compromisso de sempre vir

Transpinhais: trecho da Rua Carlos Drummond de Andrade tem bloqueio para obras

Intervenções estão previstas até esta quarta (30), no trecho entre as ruas Casimiro de Abreu e Guilherme Ceolin, no bairro Vargem Grande

As obras de infraestrutura urbana da Transpinhais teve novas intervenções no trânsitoque aconteceram atéontem quarta-feira (30). A Rua Carlos Drummond de Andrade estará bloqueada no trecho entre as ruas Casimiro de Abreu e Guilherme Ceolin, no bairro Vargem Grande. A programação de serviços pode sofrer alterações devido às condições do tempo.

Nesta semana, a empresa contratada por meio de licitação realiza serviços de preparação nas camadas abaixo da pista que será asfaltada e obras do sistema de drenagem na Rua Carlos Drummond de Andrade. Além disso, as equipes executam meio-fio e reestruturação de calçadas em trecho da Av. Ayrton Senna da Silva, com trânsito livre.

A Prefeitura de Pinhais investe em uma nova infraestrutura viária que engloba uma extensão de aproximadamente 4 quilômetros e 300 metros, ao longo da

linha férrea. Parte das obras contempla a margem da ferrovia junto à Av. Ayrton Senna da Silva, com extensão de 1,72 Km; e outra parte ladeia a linha férrea junto das Ruas Carlos Drummond de Andrade, Carlos Poulhmann e João Wilker Rodrigues, com extensão total de 2,57 km.

Os serviços abrangem obras de terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação em asfalto, meio-fio, sinalização viária, iluminação pública e rede de distribuição urbana, calçadas, acessibilidade, paisagismo e revitalização da ponte sobre o Rio Palmital.

A construção, que inclui revitalizações e criação de parques lineares, está inserida no programa de investimentos Avança Pinhais, que aporta R$ 300 milhões em diversas melhorias de infraestrutura no município, sendo que a primeira fase da Transpinhais recebe mais de R$ 20 milhões destes recursos.

aqui. É um ambiente legal, esse lazer não tem preço. Ela interage com outras crianças, tem acesso a alguns brinquedos que a gente não tem em casa, aproveita bastante essas opções diferentes”, conta ele. Entre as atividades para os participantes estavam brinquedos infláveis; cama elástica; camarim de pintura e cabelo; jogos; livros; desenhos para colorir; piscina de bolinhas; e óculos de realidade virtual, oferecido pela Guarda Municipal de Pinhais. A Universidade

Livre do Esporte (ULE) também ofertou atividades especiais no sábado. Serviço

Saiba mais sobre o Histórias que Incluem com a Diretoria de Lazer, Inclusão e Qualidade de Vida por meio do telefone: (41) 99234-3574

Sessão especial de cinema 9 de agosto, às 14h Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann Inscrições pelo link, vagas limitadas

Audiência

para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) será promovida na próxima segunda-feira (4)

População poderá participar ativamente no planejamento do orçamento municipal para o próximo ano, contribuindo com a destinação dos recursos públicos

A população de Pinhais pode participar diretamente na definição dos destinos dos recursos públicos. Na próxima segunda-feira, dia 4 de agosto, a prefeitura realizará Audiência Pública para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. O evento será realizado no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, a partir das 18h30. Destaca-se que a LOA é o instrumento pelo qual o poder público prevê a arrecadação de receitas e fixa a realização de despesas para o período de um ano. A finalidade do orçamento é cumprir, ano a ano, as etapas do Plano Plurianual (PPA), em consonância com o que foi estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Além da Audiência Pública, solicitações podem ser enviadas por meio do Questionário Permanente do Orçamento. Disponível no site da prefeitura, a ferramenta de coleta de sugestões é viabilizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo). O objetivo do formulário é dar aos cidadãos a oportunidade de opinar sobre a destinação dos recursos financeiros do município, de registrar opiniões, reclamações e sugestões para cada secretaria, além de avaliar os serviços prestados pela administração municipal.

Serviço

A Audiência Pública para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 será realizada na próxima segunda-feira, 4 de agosto, a partir das 18h30 no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, localizado na Rua 22 de Abril, 305, Centro.

Turismo noturno no Paraná ganha força com rotas culturais, história, música e gastronomia

Exemplo é o Tour Curitiba Sombria, roteiro temático, que percorre pontos do centro com narrativas baseadas em lendas e fatos históricos. Há bares dedicados ao rock and roll, rota da cerveja que se espalha pelo Interior, passeios para curtir estrelas e astronomia. A tudo isso se soma a gastronomia e natureza, como a caminhada noturna no Parque Vila Velha O viajante que chega no Paraná na hora do crepúsculo encontra cenários atípicos e envolventes. Seja guiado pela luz da lua em trilhas silenciosas ou sob refletores de um palco de rock, a noite revela novas sensações e descobertas. É o turismo noturno que cresce em várias regiões, conectando cultura, história, música, gastronomia e natureza. Em Curitiba, os passeios noturnos assumem nuances sensoriais. Um exemplo é o Tour Curitiba Sombria, roteiro temático aos sábados à noite, que percorre pontos do centro trazendo narrativas baseadas em lendas e fatos históricos, com visita a um memorial de cinzas, ambientação cênica e degustações de pratos típicos, terminando o trajeto no Gato Preto, famoso bar curitibano, que funciona até às 7h há mais de 40 anos.

Outra experiência é a Visita Noturna ao Cemitério São Francisco de Paula, uma imersão de três horas sob a luz da lua cheia. A cidade dos mortos revela muito mais do que o silêncio das sepulturas: esculturas, simbolismos, arquitetura tumular e trajetórias de personalidades locais são apresentadas com riqueza de detalhes. O secretário de Turismo, Leonaldo Paranhos, destaca que o turismo noturno é uma faceta do Estado, oferecendo um caleidoscópio de descobertas e aventuras. “Locais icônicos, experiências noturnas que surpreendem e movimentam a economia, valorizando e ampliando as ofertas que o Paraná tem como destino turístico”, afirma. Segundo o presidente do Instituto de Turismo de Curitiba, Rodrigo Dalla Bona, a Capital tem um potencial imenso de atrações para os amantes desta opção de lazer. “O turista busca imersão e diversificação, e a noite curitibana oferece um cenário riquíssimo para isso”, disse. “Temos as nossas feiras noturnas, que já são um charme à parte, e queremos aprimorar a nossa gastronomia e explorar novas atividades que proporcionem vivências únicas à noite.

Nosso objetivo é diversificar as opções para que cada visitante encontre aqui uma experiência à sua medida”, completa.

CENA URBANA Curitiba, conhecida como a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”, possui mais de 80 bares dedicados ao rock. Em julho, celebrações em locais como Tork n’ Roll, 92 graus e Jokers Pub marcam o Dia Mundial do Rock. A Rua da Música, no Parque Jaime Lerner, e a Rua Itupava são conhecidos polos gastronômicos e culturais da cidade. No Centro Histórico, o Largo da Ordem abriga lugares tradicionais, como o Bar do Alemão, fundado em 1979. A Rota da Cerveja Artesanal, lançada em 2024, integra os atrativos da gastronomia noturna, com cerca de 100 cervejarias-bar em todo o Estado. A maioria está em Curitiba, as demais se concentram em Entre Rios (distrito de Guarapuava), em Guarapuava, Foz do Iguaçu, Maringá e Pinhais. Oferecem degustações, visitas guiadas e informações sobre a cena cervejeira e processo de produção. Em Guarapuava, quatro cervejarias conquistaram 17 medalhas no Brasil Beer Cup 2024: a Água do Monge, Irmandade Cervejaria Artesanal, Jordana Bier e a Hank Biern. Em Foz do Iguaçu, a 277 Craft Beer teve dois rótulos eleitos como os melhores do mundo. Já em Maringá, a Sabores do Malte foi eleita em 2024 como a melhor cervejaria no Concurso Brasileiro de Cerveja, de Blumenau.

EXPERIÊNCIA NOTURNA

Conforme explicou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, o turismo noturno não é um segmento, mas se fortalece como alternativa de lazer durante a noite. “Além de permitir que o visitante tenha novas sensações, faz com que ele continue consumindo no destino. É positivo para quem visita, que volta para sua cidade com boa impressão da viagem, e movimenta a economia local”, afirma.

Além da Capital, outros destinos se destacam no cenário estadual com experiências noturnas. Em Foz do Iguaçu, o passeio Céu das Cataratas permite admirar as quedas d’água sob iluminação especial, enquanto o projeto Cosmos Iguassu proporciona experiências de astronomia. O passeio acontece no Belmond Hotel das Cataratas, Gran Meliá Iguazú e Sanma, mediante agendamento.

No Marco das Três Fronteiras, turistas têm apresentações culturais e o Wonder Park Foz oferece espetáculos noturnos temáticos. O Complexo Dreams Park Show tem cinco opções de passeios noturnos: Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Bar de Gelo, Vale dos Dinossauros e o Magic Dinner Show, uma fusão de apresentações circenses.

O secretário de Turismo de Foz, Jin Bruno Petrycoski, ressalta que a cidade possui experiências noturnas complementares à programação diurna, possibilitando uma estadia única no destino. “Essa atmosfera que une nossos atributos naturais, possibilita uma imersão sensorial diferenciada e nos torna cada dia mais competitivos nas tomadas de decisões dos viajantes”, disse.

Seguindo no Interior do Paraná, atividades noturnas conectam natureza e cultura, como a caminhada no Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa. Também é nos Campos Gerais que a natureza oferta mais uma experiencia quando a noite chega. A visitação ao Buraco do Padre combina a beleza da furna iluminada de forma especial, com a gastronomia típica.

O Parque do Ingá, em Maringá, realiza a "Noite dos Morcegos", entrelaçando a ciência e a aventura. O Gralha Azul Eco Park, em Turvo, proporciona noites com fogueira e observação de estrelas. Em Pitanga e Roncador, apreciadores de vinho encontram opções como Maestá e Paraíso Hildegart. O Recanto da Casa Antiga, em Manoel Ribas, é perfeito para observar estrelas e ouvir cachoeiras.

Renault Group nomeia François Provost como CEO e diretor

O Conselho de Administração do Renault Group, reunido na data de hoje sob a presidência de Jean-Dominique Senard, decidiu – seguindo a recomendação do Comitê de Governança e Remuneração – nomear François Provost como Chief Executive Officer da Renault S.A. e Presidente da Renault s.a.s., bem como administrador da Renault S.A. e da Renault s.a.s., pelo período de quatro anos a partir de 31 de julho. François Provost, que anteriormente desempenhava a função de Chief Procurement, Partnerships and Public Affairs Officer é um executivo experiente, com 23 anos de carreira no Grupo. Com uma trajetória internacional em funções operacionais e estratégicas, profunda compreensão dos desafios do setor e visão estratégica, François Provost conta com as qualidades necessárias para continuar a acelerar a transformação do Renault Group. Além disso, suas competências permitirão garantir a continuidade da expansão do Grupo, principalmente em escopo internacional e por meio de parcerias, para acelerar sua agilidade estratégica e manter os altos padrões de performance, respeitando os valores da empresa.

Ao final da reunião do Conselho de Administração, Jean-Dominique Senard declarou: “Tenho certeza que François Provost vai saber comandar o Grupo com discernimento e determinação, em um ambiente que exige ao mesmo tempo rigor na execução, visão estratégica e capacidade de inovação. Em um setor que atravessa profundas mudanças, sua determinação e senso de responsabilidade serão verdadeiros diferenciais para orientar as equipes e dar continuidade à nossa dinâmica. No Renault Group, não há espaço para paradigmas. Com o conhecimento da empresa e expertise deste executivo, poderemos concluir a implementação do nosso plano estratégico, finalizar os termos do próximo plano e garantir uma execução bem-sucedida. Estou ansioso para trabalhar com ele. E aproveito para agradecer calorosamente ao Duncan Minto, por ter atuado como CEO interino nestas duas semanas”. Assim que foi nomeado, François Provost declarou: “Sinto ao mesmo tempo orgulho e gratidão ao receber esta nomeação. Agradeço calorosamente ao nosso Presidente do Conselho, JeanDominique Senard, bem como ao Conselho de Administração, pela confiança que estão depositando em mim. Neste momento, meus pensamentos se concentram principalmente nas equipes do Grupo, que têm me acompanhado ao longo destes 23 anos. Vou dedicar toda minha energia e paixão para contribuir, junto com nossos 100.000 colaboradores, concessionários, fornecedores e demais parceiros, para o desenvolvimento do nosso grupo, que é um dos grandes florões da indústria francesa há 127 anos. O Renault Group conta com bases sólidas, equipes comprometidas, uma excelente gama de produtos, marcas fortes e um modelo organizacional inovador. Todos estes diferenciais vão ser de grande valia para acelerar nossa transformação, em um contexto a cada dia mais exigente para o nosso setor. Vocês podem contar com meu comprometimento e determinação para escrevermos, juntos, a próxima página da nossa história”.

François Provost Nascido em 1968, François Provost é formado pela Escola Politécnica da França e Engenheiro-Chefe do Corpo Técnico das Minas naquele país. Depois de seu início de carreira na alta administração, entrou para o Renault Group em 2002, onde desempenhou funções de direção na França e na Europa, principalmente como CEO da Renault-Nissan Portugal, de 2005 a 2008. Em 2010, sua trajetória fez uma virada internacional, tornando-se CEO Adjunto da Renault Rússia, responsável pelas operações e, posteriormente, como Presidente e CEO da Renault Samsung Motors na Coreia, durante 5 anos. Depois disso, foi Diretor de Operações na China, na região ÁsiaPacífico e, por fim, Head de Desenvolvimento Internacional. Em 2023, passou a fazer parte do Leadership Team do Grupo como Chief Procurement, Partnerships and Public Affairs Officer. De Lisboa a Seul, passando por Moscou e Shangai, o executivo desenvolveu sua experiência e visão estratégica, desempenhando um papel-chave na implementação de grandes parcerias com players internacionais, como a Nissan, Geely e Aramco. Sobre o Renault Group O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que está se reinventando. O Grupo se baseia na complementariedade de suas 4 marcas – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis aos seus clientes. Presente em 114 países, o Renault Group vendeu 2,265 milhões de veículos em 2024. O grupo emprega mais de 98 mil colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de tecnologias e serviços inéditos, além de uma nova gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040. Saiba mais: https:// www.renaultgroup.com/fr/

Governadores do Sul e Sudeste solicitam à União adiamento da redução tarifária para veículos eletrificados

Os governadores destacam que a aprovação dos pedidos pode desestimular a industrialização, prejudicar fornecedores nacionais e comprometer milhares de empregos qualificados. O documento aponta ainda que a medida pode enfraquecer a política industrial brasileira construída ao lo ngo de décadas.

Os governadores de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo enviaram no começo da noite desta terça-feira (29) uma carta ao vice-presidente do Brasil e presidente da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), Geraldo Alckmin, manifestando preocupação com a possibilidade de aprovação, pela CAMEX, da redução das tarifas de importação para veículos eletrificados nas modalidades semidesmontadas (SKD) e completamente desmontadas (CKD).

Representando os estados que concentram a maior parte da produção automotiva nacional, os governadores alertam para os riscos que a medida pode trazer à indústria local. Os governadores destacam que a aprovação dos pedidos pode desestimular a industrialização, prejudicar fornecedores nacionais e comprometer milhares de empregos qualificados. O documento aponta ainda que a medida pode enfraquecer a política industrial brasileira construída ao longo de décadas.

"As medidas em análise, se aprovadas nos moldes pleiteados, podem representar risco de desestí-

mulo à industrialização local e gerar efeitos adversos na cadeia automotiva como um todo. A substituição da produção local por montagens de kits importados com baixo valor agregado tende a comprometer empregos, fragilizar fornecedores nacionais e enfraquecer a política industrial construída ao longo de décadas", afirmam os governadores.

Na carta, os governadores se comprometem a buscar soluções que promovam a reindustrialização sustentável, a transição para uma economia de baixo carbono, o fortalecimento da indústria automotiva nacional e o investimento em inovação tecnológica para enfrentar os desafios da economia verde.

O texto pede para que a CAMEX adie a decisão, garantindo a preservação da capacidade produtiva instalada e o equilíbrio entre abertura comercial e desenvolvimento industrial, e que o governo federal estabeleça um canal de diálogo com os estados produtores e fabricantes de veículos automotores. A carta é assinada pelos governadores Ratinho Junior (PR), Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ), Eduardo Leite (RS), Jorginho Mello (SC) e Tarcísio de Freitas (SP).

Foto: Sergio Mendonça

Deputado Goura (PDT) apresenta projeto de lei para eliminar espécies invasoras na bacia do Rio Iguaçu

Proposta autoriza a pesca, o abate e o transporte do peixe Dourado nas bacias hidrográficas do Rio Iguaçu e do Atlântico Sudeste. O objetivo é fazer o controle ambiental desta espécie predadora.

O deputado estadual Goura (PDT) propôs projeto de lei que autoriza a pesca, o abate e o transporte do peixe Dourado nas bacias hidrográficas do Rio Iguaçu e do Atlântico Sudeste. O objetivo é fazer o controle ambiental dessa espécie predadora e a preservação da ictiofauna (conjunto das espécies de peixes de uma determinada região) endêmica das referidas bacias.

O projeto de lei 516/2025 altera a Lei 19.789/2018, que dispõe sobre a proibição da captura, do embarque, do transporte, da comercialização, do processamento e da industrialização do peixe da espécie Salminus brasiliensis ou Salminus maxillosus, o peixe Dourado.

Conforme justificativa do projeto, o Dourado é nativo da bacia do Rio Paraná, mas não das bacias do Atlântico Sudeste e do Iguaçu, o que o torna uma espécie predadora nessas localidades.

Como espécie predadora, ele se alimenta de peixes menores, a exemplo do Lambari, incluindo espécies nativas e endêmicas, aumentando ainda mais as ameaças de extinção.

“Por isso, o Dourado deve ter sua pesca incentivada como forma de abate nas bacias onde ele não ocorre naturalmente. A lei em vigência impede o seu abate e, portanto, sua proliferação nesses locais vem causando um sério desequilíbrio ambiental”, argumentou Goura.

Bacia do Rio Iguaçu

Segundo estudos científicos citados na justificativa do projeto apresentado, a bacia do Rio Iguaçu é considerada um dos principais centros de biodiversidade de peixes do mundo, com 70% das espécies consideradas endêmicas e mais de 20% das espécies descritas listadas sob algum nível de ameaça na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), bem como diversas espécies ainda não descritas.

A bacia do Iguaçu possui muitas espécies endêmicas (que ocorrem naturalmente apenas nesta região), não sendo encontradas em nenhuma outra bacia do mundo. Ou seja, sua extinção local significa a extinção da própria espécie.

Segundo os estudos, a bacia do Iguaçu abriga 93 espécies nativas, das quais 13 ainda não foram classificadas.

A explicação científica para esse alto endemismo é que a formação das Cataratas do Iguaçu e de outras quedas d’água ao longo da bacia desencadeou um processo conhecido na biologia como vicariância, no qual populações de peixes foram isoladas. Algumas permaneceram acima das quedas (na parte superior da bacia), enquanto outras ficaram abaixo. É com base nesse processo que se definem as espécies nativas do Rio Iguaçu, que são aquelas que evoluíram exclusivamente na porção superior da bacia ao longo de milhões de anos, em contraste com as espécies que habitam a região abaixo das cataratas, pertencente à bacia do Rio Paraná.

Conforme explica o pesquisador Iago Vinícius Geller, é nesse contexto que se insere a confusão recorrente na identificação do Dourado como espécie nativa do Rio Iguaçu, quando, na verdade, trata-se de uma espécie nativa apenas da bacia do Paraná, ou seja, naturalmente distribuída abaixo das cataratas.

Iago é autor da tese “Invasões biológicas na Bacia do Iguaçu: uma abordagem integrada dos impactos ecológicos, socioculturais e políticos”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Ciências Biológicas.

Bacia do Atlântico Sudeste

No total, a bacia do Atlântico Sudeste possui área de 229.972 km², distribuída nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no litoral paranaense.

No Paraná, o Rio Ribeira do Iguape está inserido na bacia do Atlântico Sudeste. Ele nasce no Parque Nacional dos Campos Gerais (Ponta Grossa) e

recebe vários afluentes em seu percurso. É o principal rio da bacia do Vale do Ribeira e, além do Paraná, banha o estado de São Paulo, desaguando no complexo estuarino lagunar de Iguape, Cananeia e Paranaguá. Alterações propostas

A lei em vigor veda, pelo prazo de oito anos, a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização do Dourado em todo o Paraná, ressalvada a modalidade “pesque e solte”. A proposta apresentada permite a pesca, o abate e o transporte dessa espécie nas bacias do Rio Iguaçu e Atlântico Sudeste durante o ano todo, e proíbe o incentivo, a promoção ou a realização de atividades de pesca esportiva na modalidade “pesque e solte” do Dourado nas referidas bacias hidrográficas, bem como a introdução ou reintrodução da espécie nesses locais. Além disso, acrescenta que, na modalidade “pesque e solte”, a soltura deverá ser feita no mesmo local e imediatamente após a captura, obedecendo aos manejos adequados.

Justificativa

Estudos científicos indicam que o Dourado é uma espécie nativa do sul da América do Sul, naturalmente dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e Jacuí (bacia do Prata) e drenagens da Laguna dos Patos, sendo encontrada ainda na Bolívia, nas bacias do Rio Mamoré e alto Rio Chapare, bacia Amazônica.

A lei em vigência impede o seu abate porque considera, erroneamente, a espécie como nativa da bacia do Iguaçu e Litorânea. Esse erro colabora para sua proliferação nesses locais e, portanto, o aumento do risco de desequilíbrio ecológico.

“Ou seja, a atual legislação sobre o tema está na contramão das ações estaduais e federais de combate a espécies não nativas. Nesse sentido, entendemos que as políticas ambientais do Estado do Paraná devem ter como objetivo a proteção de espécies nativas e o combate às não nativas, por isso apresentamos essa proposta de alteração da Lei 19.789/2018”, argumentou o deputado Goura.

Carta ao IAT e Notícia de Fato ao MPPR

O pesquisador Iago Geller, juntamente com outros pesquisadores especialistas, como o doutor Jean Ricardo Simões Vitule, da Universidade Federal do Paraná, encaminhou Carta Aberta de Repúdio ao Instituto Água e Terra (IAT), em 30 de abril de 2025, na qual apontam a redação errônea e a generalização das normas na Portaria 223, de 28 de abril de 2025, do IAT, e da Lei 19.789/2018.

Em 12 de maio de 2025, os pesquisadores protocolaram Notícia de Fato no Ministério Público do Paraná (MPPR), na qual solicitam a “apuração da legalidade, bem como a revisão dos dispositivos normativos estaduais que estejam em desacordo com os princípios da proteção da biodiversidade, da gestão por bacias hidrográficas e do controle de espécies exóticas invasoras”.

Créditos: Rafael
Bertelli/Mandato Goura

INDÚSTRIA TÊXTIL

Döhler entra para o ranking das empresas mais inovadoras do Sul do Brasil

A gigante têxtil Döhler acaba de receber o Prêmio Campeãs da Inovação pela conquista do 7º lugar em Santa Catarina e 25º lugar no ranking geral entre 80 empresas reconhecidas.

Além disso, o case da Döhler – a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil – foi eleito o mais inovador de SC.

A entrega do reconhecimento ocorreu (24/7), em Curitiba (Paraná).

Lucas Döhler, diretor industrial da companhia, recebeu os certificados e explicou aos presentes como funciona a toalha Marrocos feita parceria com o programa de rastreabilidade SouABR, da Abrapa.

Isso porque, ao apontar a câmera do celular para o QR code presente na tag da toalha, o consumidor vai saber de qual fazenda veio o algodão, passando pela Fiação, Tecelagem até o produto chegar às prateleiras.

Em cada etapa os dados são inseridos em uma plataforma que usa a tecnologia blockchain para impedir qualquer alteração.

A Döhler, inclusive, foi a marca com o maior número de peças rastreadas do Brasil em 2024, segundo relatório divulgado pelo SouABR.

Foram, no total, 131,6 mil peças rastreadas.

A PREMIAÇÃO

Com mais de 20 anos de trajetória, a premiação "Campeãs da Inovação", do Grupo Amanhã em parceria com o IXL Center, reconhece empresas que se destacam por suas ideias inovadoras e soluções criativas, além de impulsionar o crescimento sustentável e a competitividade no mercado.

É uma das mais importantes pesquisas do gênero no país e contempla cerca de 70 perguntas divididas em eixos que verificam a fundo a vocação de inovação de uma empresa.

Portanto, investir em inovação é essencial para que as empresas permaneçam relevantes, competitivas e sustentáveis a longo prazo, finalizou Udo.

Ao todo, mais de 300 empresas de Santa Catarina, Paraná e do Rio Grande do Sul se candidataram ao prêmio Campeãs da Inovação.

Dessas, 80 foram selecionadas para entrar no ranking.

Na categoria têxtil, apenas a Döhler foi selecionada e entrou para lista das mais inovadoras com case campeão em SC. Lucas Döhler comentou:

“Com essa iniciativa, a gente ajuda a promover uma cadeia têxtil cada vez mais responsável e entregamos valor ao cliente porque ele passa a ter acesso a todos os detalhes de cada elo produtivo".

Udo Döhler, presidente do Conselho de Administração da Döhler, diz: “Historicamente, a Döhler tem compromisso com inovação, sustentabilidade e responsabilidade social”. "Ser reconhecida por este prêmio é uma grande conquista e reforça o papel fundamental da inovação no crescimento, na adaptação ágil às mudanças do mercado e na criação de novas oportunidades de negócio”.

Texto: Noticenter

Lucas Döhler, diretor industrial da companhia

São José dos Pinhais fortalece frota do transporte coletivo com 13 novos ônibus sustentáveis

Na manhã fria desta quarta-feira (30), a Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt) realizou a entrega de 13 novos veículos que passam a integrar o sistema de transporte coletivo do município. A cerimônia aconteceu na Praça do Verbo Divino, no Centro da cidade, e contou com a presença de autoridades municipais, servidores públicos, representantes das empresas concessionárias e membros da comunidade.

Os novos veículos atenderão as linhas dos Lotes 1 e 2 — sendo 10 incorporados à frota da empresa São José e 3 à da empresa BRT. Todos os ônibus são equipados com motores Euro 6, tecnologia que reduz significativamente a emissão de gases poluentes, contribuindo para um transporte mais sustentável e alinhado às normas ambientais mais recentes.

Durante a cerimônia, o secretário de Urbanismo, Transportes e Trânsito, Lucas Pigatto, destacou o impacto positivo da renovação da frota para o dia a dia da população.

“Essa é mais uma oportunidade de colaborarmos com o desenvolvimento de São José dos Pinhais. É um compromisso assumido com nossa sociedade de melhorar o transporte público, e os novos ônibus são equipados

com a mais alta tecnologia. Além disso, vale destacar que temos uma tarifa convidativa e integração com todas as cidades da Região Metropolitana de Curitiba”, afirmou o secretário.

Com início da operação previsto para 1º de agosto, os veículos devem beneficiar diretamente mais de 750 mil usuários por mês. A entrega reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização do transporte coletivo e a melhoria da qualidade de vida da população.

Entre os principais diferenciais dos novos veículos estão: Wi-Fi gratuito Tomadas tipo USB e USBC para carregamento de ce-

lulares

Espaço reservado para cadeirantes e cães-guia

Elevador de acessibilidade

Bancos estofados e preferenciais

Vidros fumês com proteção contra raios UV

Tapete antiderrapante

Balaústres encapsulados com alças de apoio

Sistema de aviso de fechamento das portas

Sistema que permite abertura das portas apenas com o veículo totalmente parado Capacidade mínima para 85 passageiros por viagem O vice-prefeito de São José dos Pinhais, Delegado Michel, destacou que a modernização do transporte coletivo em São José dos Pinhais vem sendo realizada de for-

ma progressiva e que a realidade antes de 2020 era outra.

“Com os 13 novos veículos entregues nesta quartafeira, o município soma 57 ônibus renovados e quem ganha é a nossa população. Os novos ônibus garantem mais conforto e segurança aos passageiros, inclusive aos motoristas. Essa parceria com as empresas de transporte público tem dado certo e apresentado frutos positivos”, enfatizou o vice-prefeito.

A meta da administração municipal é renovar 100% da frota de transporte coletivo do município, assegurando que os veículos atendam aos padrões de acessibilidade, segurança e sustentabilidade exigidos para um serviço público de excelência.

Cadastro e recadastro do Passe Escolar e Universitário estão abertos para o 2º

semestre de 2025

Estudantes que desejam utilizar o Passe Escolar e Universitário no 2º semestre de 2025 já podem realizar o cadastro ou recadastro para obtenção do benefício. O passe garante 50% de desconto nas tarifas do transporte público, tanto em linhas urbanas quanto metropolitanas, contribuindo para a permanência dos alunos nas instituições de ensino e ajudando a reduzir gastos com deslocamento.

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é destinada a alunos que moram no município e estudam em escolas ou universidades locais ou de cidades vizinhas, conforme os critérios estabelecidos pela Lei Municipal nº 59/97 e suas atualizações.

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA:

Formulários preenchidos e assinados pelo estudante ou responsáveis (disponíveis no site da Prefeitura: https:/ /www.sjp.pr.gov.br/secretarias/secretaria-educacao/programas/passe-escolar);

Declaração de matrícula atualizada (original); Cópia do RG ou Certidão de Nascimento do estudante; Cópia do CPF do estudante (obrigatório); Cópia do RG dos pais ou responsáveis; Cópia do comprovante de residência atualizado em nome dos pais ou responsáveis; Cópia do comprovante de renda atualizado em nome dos pais ou responsáveis.

ONDE ENTREGAR A DOCUMENTAÇÃO:

Alunos da rede municipal: devem entregar os documentos na secretaria da escola onde estão matriculados; Estudantes de escolas particulares ou de outros municípios: devem entregar a documentação na Secretaria de Educação (Praça 8 de Janeiro, nº 225 – Centro); Universitários: devem apresentar os documentos no Protocolo Geral da Prefeitura (Rua Passos de Oliveira, nº 1101 – Centro). Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (41) 3381-6677 ou (41) 3282-5465. Os formulários e orientações estão disponíveis no site da Prefeitura.

Sábado Animado em Família será neste fim

de semana com diversão gratuita para todas as idades. Participe!

Neste sábado, 2 de agosto, a partir das 13h30, a Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) de São José dos Pinhais realizará o Sábado Animado em Família. O evento será realizado no Centro de Vivência Cultura João Senegaglia — localizado na Rua XV de Novembro, nº 1.820, no Centro, e promete diversão para crianças, jovens e adultos com uma programação cultural gratuita e atrações que misturam arte, lazer e integração. A proposta do evento é fortalecer o vínculo entre as famílias e promover o acesso à cultura por meio de uma programação inclusiva, lúdica e interativa. O público será recebido com diversas atividades simultâneas: brinquedos infláveis, gibiteca, camarim de pintura e uma oficina de pintura coletiva com a artista Bobbie Goods, convidando os participantes a soltarem a criatividade. A partir das 14h, haverá uma aula experimental de FitDance, que promete agitar o público com coreografias animadas. Em seguida, às 14h30, a imaginação ganha espaço com a tradicional contação de histórias. Para encerrar a tarde, às 15h, a Oficina de Bonecos apresenta um espetáculo teatral para encantar crianças e adultos. No mesmo horário, haverá também uma visita mediada ao Museu Municipal Atílio Rocco, localizado na Rua XV de Novembro, nº 1.660.

das

Serviço: Data: Sábado, 2 de agosto; Horário: A partir
13h30; Local: Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) – Rua XV de Novembro, 1.820 – Centro; Entrada gratuita

PROJETO PILOTO

Curitiba implanta sistema inteligente de travessia para aumentar segurança dos pedestres no trânsito

Curitiba conta com mais uma inovação para a segurança no trânsito. Na manhã da terça-feira (29/7), o prefeito Eduardo Pimentel acompanhou o início do funcionamento do Sistema Inteligente de travessia, na Rua Petit Carneiro, no bairro Água Verde. O prefeito destacou o perfil inovador e pioneiro de Curitiba, com a escolha da cidade para implantação do primeiro projeto piloto dessa tecnologia instalado na América Latina.

“A tecnologia mostra aos motoristas que tem alguém atravessando a rua, através de um sensor que funciona por meio de energia solar, sustentável. Essa inovação vai nos ajudar no nosso objetivo principal do trânsito, que é salvar vidas. A meta é reduzir os atropelamentos e acidentes na cidade de Curitiba, buscando morte zero no trânsito”, afirmou Eduardo Pimentel, prefeito.

O superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, explica que a tecnologia foi desenvolvida por uma empresa húngara, que escolheu o município para realizar os testes do projeto, ainda em desenvolvimento na Europa.

“O sistema de travessia inteligente funciona com um sen-

sor óptico que detecta a presença do pedestres, e a partir desse momento aciona uma sinalização piscante amarela bem forte, e na sequência um laser ilumina os pés dos pedestres, fazendo um campo de visualização muito grande para o motorista. Isso faz com que o motorista perceba a presença do pedestre a longa distância, garantindo uma travessia segura”, ressaltou Pessuti.

Ele destacou que a faixa inteligente amplia a segurança dos pedestres, facilita a travessia de pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiências visuais, além de otimizar o fluxo de veículos para reduzir os congestionamentos.

“A superintendência de trânsito trabalha para salvar vidas no trânsito, e esse projeto une tecnologia e educação como aliados para evitar acidentes. Registramos no ano passado 850 atropelamentos na cidade, e esse projeto garante uma travessia mais segura, com ampla sinalização dos pedestres enquanto atravessam a via,” acrescentou Bruno Pessuti, superintendente de Trânsito de Curitiba.

O diretor-geral da empresa húngara responsável pela tecnologia, Nagy László, revelou que

escolheu Curitiba para sediar os testes dessa tecnologia pelo perfil inovador da cidade, no âmbito das tecnologias e também na área do trânsito. A intenção com o projeto piloto é homologar a tecnologia no município e eventualmente expandir para as regiões onde há grande movimento de pedestres durante a noite, principalmente nos pontos onde não há semáforos para travessia de pedestres. Tecnologia LED e acessibilidade

A Prefeitura de Curitiba já investe deste o início do ano em novas tecnologias para ampliar

a acessibilidade e garantir a segurança dos pedestres. A região central recebeu barras de LED instaladas junto às faixas de pedestres, que estão sincronizadas com os semáforos, para facilitar e tornar mais segura a travessia de pedestres. O sistema emite luzes verdes ou vermelhas no chão, indicando o momento certo para atravessar a rua.

A tecnologia foi instalada com foco em acessibilidade, modernidade e mobilidade urbana. Desde março, já foram instaladas 58 barras de LED em pontos estratégicos da cidade, com investimento de mais de

meio milhão de reais. Os cruzamentos da Visconde de Guarapuava com Alferes Poli e da Conselheiro Laurindo com XV de Novembro foram os mais recentes a receber a novidade.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna, a iniciativa reforça a proteção dos pedestres.

“A implantação das barras de LED é mais uma ação da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, para priorizar a sinalização, garantir o bom fluxo de trânsito, e acima de tudo, proteger as pessoas”, afirmou Vianna.

A inovação também beneficia pedestres que caminham distraídos, como aqueles que utilizam o celular durante os deslocamentos. “Através de barras de LED no chão, a iluminação verde orienta o pedestre, que muitas vezes está desatento e não olha para o semáforo. Nesse caso, pode se orientar através da barra de LED, fazendo sua travessia no momento adequado”, explicou o superintendente de Trânsito.

Além das barras de LED, a Prefeitura de Curitiba intensificou as ações voltadas à mobilidade urbana.

Para o auxiliar de serviços gerais Lúcio de Oliveira, que tra-

balha no Teatro Guaíra, a instalação das barras de LED é importante para orientação. “Eu achei bom, ficou bem legal. Nos ajuda a atravessar, principalmente à noite", afirmou. Já para Natália Cury, que frequenta à região da Avenida Visconde de Guarapuava, a inovação chamou principalmente a atenção de sua filha mais nova. “Tem nos ajudado sim, nos obriga a prestar atenção no semáforo, tornando a travessia mais segura”, concluiu. Pontos estratégicos As barras estão sendo instaladas em pontos estratégicos de Curitiba, em regiões com grande fluxo de pedestres, como shoppings centers e estádios de futebol. Já foram contempladas com a tecnologia a Rua Amintas de Barros com Alfredo Bufren; Conselheiro Laurindo com Rua Treze de Maio; Rua Conselheiro Laurindo com Rua XV de Novembro; Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Buenos Aires; Rua Brasílio Itiberê com Rua Buenos Aires; Rua Brigadeiro Franco com Avenida Presidente Getúlio Vargas; Avenida Getúlio Vargas com Rua Desembargador Motta; Rua Amâncio Moro com Rua Mauá; e Rua Mário Tourinho, na altura do Parque Barigui.

Fotos: José Fernando
Ogura/SECOM

Proposto atendimento psicológico a motoristas de ônibus

Projeto de lei da vereadora Delegada Tathiana reconhece impactos emocionais da atividade e sugere atendimento em saúde mental em Curitiba

Com a proposta de reduzir o risco de acidentes graves e cuidar da saúde emocional dos profissionais que operam o transporte coletivo da capital do Paraná, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) apresentou um projeto de lei, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que institui prioridade no atendimento psicológico e psiquiátrico a motoristas de ônibus da cidade, quando os sintomas estiverem relacionados ao exercício da função. O projeto de lei está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (005.00377.2025).

A proposta da Delegada Tathiana visa garantir o atendimento preferencial em todas as unidades de saúde municipais e conveniadas aos motoristas que apresentarem transtornos mentais ligados ao estresse do trabalho, como ansiedade, depressão, burnout, esgotamento físico e emocional. A identificação do vínculo profissional deverá ser feita por meio de documentação oficial. O projeto determina que o atendimento prioritário se dará nos casos em que os sintomas estejam relacionados ao exercício da atividade profissional.

“Esses profissionais estão diariamente submetidos a uma rotina marcada por estresse extremo, jornadas prolongadas, trânsito intenso, pressão por horários rigorosos, exposição a situações de violência urbana e constante vigilância operacional”, argumenta a autora. “Tudo isso favorece o surgimento de quadros como ansiedade, depressão, esgotamento emocional e outros transtornos psíquicos”, reconhece a Delegada Tathiana. O projeto prevê a criação de programas de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, de forma individual ou em grupo para esses trabalhadores.

Segurança viária e valorização do trabalhador do transporte

Segundo a justificativa, os transtornos psicológicos, quando não tratados, podem afetar o tempo de reação, a atenção e a tomada de decisões dos condutores de ônibus, aumentando o risco de acidentes. “Curitiba já registrou ocorrências envolvendo motoristas em sofrimento psicológico que resultaram em colisões e atropelamentos com morte, gerando impactos irreversíveis para as famílias atingidas e traumas profundos para os condutores”, afirma a Delegada Tathiana.

O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob relatoria do vereador Fernando Klinger. Antes disso, já passou por avaliação técnica da Procuradoria Jurídica da Casa e pela Seção de Referência Legislativa, que apontou não haver proposições semelhantes em tramitação. Por José Lázaro Jr.

Projeto autoriza Prefeitura a fechar locais envolvidos com receptação

Sócios que estejam repassando ou ocultando produtos de origem criminosa, como furto e roubo, poderão ter seus estabelecimentos fechados pela Prefeitura de Curitiba. Iniciativa é de João Bettega

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa um projeto de lei de autoria do vereador João Bettega (União) que autoriza a Prefeitura de Curitiba a fechar locais que estejam envolvidos no repasse de bens ilícitos ao consumidor. Após a conclusão do processo administrativo, a cassação será efetivada no prazo máximo de 72 horas, ocorrendo o lacre do estabelecimento matriz e das suas filiais. De acordo com o vereador, o objetivo é reforçar o combate ao crime de receptação.

“O presente projeto de lei tem como objetivo reforçar o combate ao crime de receptação, que alimenta uma das principais engrenagens do ciclo da criminalidade urbana: o comércio de bens roubados ou furtados. Infelizmente, muitos estabelecimentos funcionam como destino final de produtos oriundos de crimes, estimulando indiretamente práticas como o roubo de celulares, fios de cobre, bicicletas, eletrodomésticos e outros bens de fácil revenda”, afirma Bettega.

Para que a cassação esteja dentro dos termos do artigo 180 do Código Penal, os sócios que constam no contrato social da empresa, sejam eles

pessoas físicas ou jurídicas, devem estar adquirindo, recebendo, transportando, ocultando, depositando, vendendo ou tendo qualquer forma de intermediação de produto oriundo de furto, roubo ou outro crime patrimonial (005.00383.2025).

“A proposta também reforça a responsabilidade dos sócios e gestores por adotar práticas adequadas de controle e verificação da origem dos produtos comercializados [...]. O projeto respeita o devido processo legal administrativo, assegura o direito de defesa e está plenamente alinhado com os princípios da moralidade, segurança pública e prote-

ção ao patrimônio da sociedade”, complementa o parlamentar. Quando o projeto entrará em vigor?

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) emitiu parecer pela devolução ao autor, o que representa a necessidade de ajustes técnicos ou jurídicos para prosseguimento da análise legislativa. De acordo com o Regimento Interno, João Bettega deverá responder às observações feitas pelo colegiado, sob risco do projeto ser arquivado. Se o documento continuar tramitando na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e chegar à votação em plenário, caberá à Prefeitura regulamentar as formas de defesa administrativa cabíveis às sociedades afetadas por esta Lei e se for aprovado e sancionado, a lei entrará em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial de Curitiba.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC. Supervisão do estágio: José Lázaro Jr. Edição: José Lázaro Jr.

**Notícia revisada pelo estudante Letras Celso Kummer Supervisão do estágio: Ricardo Marques

De acordo com o artigo 180 do Código Penal, os repasses de bens ilícitos, como celulares roubados, podem levar ao fechamento de estabelecimentos (Foto: Carlos Costa/CMC)

De acordo com o artigo 180 do Código Penal, os repasses de bens ilícitos, como celulares roubados, podem levar ao fechamento de estabelecimentos (Foto: Carlos Costa/CMC)

Revisão do Plano Diretor de Curitiba será tema de reunião nesta quinta-feira

Reunião entre a Comissão de Urbanismo e técnicos do Ippuc será às 9h30, com transmissão pelo YouTube da Câmara de Curitiba

Nesta quarta-feira (30), às 9h30, a Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A reunião extraordinária do colegiado faz parte do cronograma de revisão do Plano Diretor de Curitiba, a lei que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano da cidade. Presidida por Rafaela Lupion (PSD), a Comissão de Urbanismo também reúne os vereadores Laís Leão (PDT), vice-presidente, Da Costa (União), Indiara Barbosa (Novo) e Pier Petruzziello (PP). Além dos membros do colegiado, foram convidados para a agenda Serginho do Posto (PSD), Fernando Klinger (PL) e Marcos Vieira (PDT), representantes da Câmara Municipal no Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), além de Rafaela Lupion (veja a lista de representação externa).

Do Ippuc, são esperados o coordenador executivo do processo de revisão do Plano Diretor, Rafael Mueller; o diretor de Planejamento, Thomaz Machado Teixeira Ramalho; a diretora de Informações, Mônica Máximo da Silva; o arquiteto e urbanista da diretoria de Projetos, Fabiano Borba Vianna; e Maurício Meyer, do setor de Uso do Solo. A reunião será realizada na Sala da Diretoria de Apoio às Comissões (DAC), localizada no subsolo do Palácio Rio Branco (entrada pelo Anexo 1 da CMC). O debate também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara de Curitiba. *Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer Por Fernanda Foggiato Supervisão do estágio: Ricardo Marques

Educação antirracista é tema de debate em Curitiba

Educadora e especialista em relações étnico-raciais, Jussara Santos propõe reflexões urgentes sobre acolhimento, afeto e representatividade

A educação antirracista é o tema central de uma conversa potente que reúne as vivências e pesquisas da educadora Jussara Santos. No dia 7 de agosto, a partir das 18h30, ela lança o livro Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas, na Telaranha Livraria & Café, em Curitiba.

Doutora em Educação e especialista em relações étnico-raciais, Jussara discutirá no evento a importância do acolhimento, da representatividade e do enfrentamento ao racismo desde os primeiros anos de vida.

Publicado pela Papirus Editora, o livro é fruto das experiências da educadora, que compartilha reflexões profundas sobre a falta de colo a bebês e crianças negras, e ressalta como o afeto e a presença ativa dos adultos são fundamentais na construção de uma sociedade mais justa.

O evento é voltado a educadores, famílias e todos que desejam se aprofundar na luta antirracista. A autora convida o público a experimentar, por meio da troca de experiências, a potência transformadora do colo.

Serviço:

Lançamento do livro “Democratização do colo:

Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas”

Data: 7 de agosto (quinta-feira)

Horário: A partir das 18h30

Local: Telaranha Livraria & Café

Endereço: R. Ébano Pereira, 269 – Centro, Curitiba

Entrada: Franca

Sinopse: Esse livro é fruto de escuta realizada durante os 20 anos em que a autora atuou na educação infantil. Pesquisas indicam que, historicamente, bebês negros ganharam e ganham menos colo e precisam ser mais independentes, uma vez que suas presenças são ostracizadas em instituições educacionais. A obra faz uma convocação para que o colo seja direito de bebês e crianças negros, migrantes, indígenas, brancos e traz possibilidades de caminhos, além de reflexões sobre a implementação da Lei n. 10.639/2003, que assevera o ensino da história e cultura africana e afrobrasileira. Cenas reais do cotidiano e pedidos de mães negras compõem esse texto, que espera contribuir para a formação continuada de educadores de espaços formais e informais, mães, pais, familiares e pessoas comprometidas com a formação antirracista e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Nova edição do Ilha do Mel Jazz Festival reúne mais de 90 atraões musicais durante todo o mês de agosto

Durante os fins de semana do mês de agosto (sexta–feira a domingo), a Ilha do Mel, em Nova Brasília, recebe a nova edição do Ilha do Mel Jazz Festival.

Com uma programação repleta de atrações para toda a família, o evento contará com apresentações de jazz music, atividades de pintura ao vivo, aulas de ioga na praia, exposição de quadros e obras de arte de artistas locais, oficina de pintura para as crianças, educação ambiental, entre outros. Toda a programação é gratuita.

“Estamos muito felizes em poder proporcionar esse grande evento cultural para os moradores e turistas na Ilha do Mel. Temos a expectativa de receber um público de cerca de 40 mil pessoas, oferecendo atividades culturais, consciência ambiental e muita diversão para toda a família”, comenta Giselle Furtado, uma das organizadoras do Ilha do Mel Jazz Festival.

Serão mais de 90 atrações musicais, entre cantores e bandas, que passarão pelo festival, entre eles, o cantor e compositor Wes Ventura, o músico Derico, o cantor e mú-

sico Nego Blue da Ilha do Mel, entre outros. A programação completa será disponibilizada no perfil oficial no instagram: @ilhadomeljazz.

O Ilha do Mel Jazz Festival tem produção da Loba do Mar Eventos, com patrocínio da Heineken e apoio da Fecomércio, Sesc, Senac, Secretaria do Turismo do Paraná e Rádio Transamérica

Serviço:

Ilha do Mel Jazz Festival

Data: Fins de semana de agosto (sexta-feira a domingo)

Programação gratuita

Rede social oficial: instagram: @ilhadomeljazz.

Produção: Loba do Mar Eventos

Patrocínio: Heineken

Apoio: Fecomércio, Sesc, Senac e Secretaria do Turismo do Paraná, Rádio Transamérica

Sesc PR lança primeiro prêmio de artes visuais com doação de obras para o acervo da instituição

O Sesc PR acaba de lançar a primeira edição do Prêmio Sesc de Artes 2025 – um edital inédito voltado à valorização da cultura e produções independentes, com seleção de obras em linguagem bidimensionais. A iniciativa tem como principal objetivo selecionar obras de arte que comporão o acervo permanente da instituição, reafirmando o compromisso com a difusão cultural, formação de plateias e oportunidades de apreciação, e o incentivo aos artistas visuais do estado e do país.

A chamada pública está aberta até o dia 4 de agosto de 2025 a artistas visuais brasileiros, com inscrições gratuitas. Serão aceitas obras em diferentes linguagens — como pintura, desenho, gravura, ilustração, fotografia, colagem, mixed media, entre outras formas de expressão contemporânea, todos de classificação livre.

Podem participar da seleção artistas (pessoa física ou jurídica) e galerias de arte. Serão aceitas obras de arte de autoria própria, coautoria ou representadas por galerias de arte oficiais, desde que as obras sejam adequadas para instalação em parede.

O edital prevê a inscrição em três categorias, de acordo com o valor da premiação. Categoria 1 para obras de R$ 10 mil; Categoria 2 para obras de R$ 5 mil e Categoria 3 para obras de R$ 2.500. Cada proponente poderá se inscrever em mais de uma categoria, mas no máximo três obras serão aceitas.

A comissão de seleção será formada por profissionais do setor de cultura do Sesc PR que avaliará critérios como qualidade e relevância artística, singularidade e criatividade, trajetória profissional e clareza. Serão selecionadas até 12 obras, que poderão integrar o acervo do Sesc PR e compor o Catálogo de Obras de Artes Visuais da Coleção de Artes Sesc Brasil, podendo ser exibidas em mostras, exposições itinerantes e projetos de arte-educação e nas unidades de serviço do Sesc PR pelo estado. Segundo a gerente de cultura do Sesc PR, o prêmio representa um marco para a política de acervo da instituição. “Mais do que premiar, queremos contribuir para a preservação da memória artística e ampliar o acesso do público às artes visuais”, afirma Mariah Fank.

O edital completo com todas as orientações está disponível no site do Sesc PR.

SERVIÇO 1º Prêmio Sesc de Artes

Encerramento das Inscrições: às 23h59 de 4 de agosto de 2025

Divulgação do Resultado: a partir de 1º de setembro de 2025

Edital disponível em: https://www.sescpr.com.br/edital/premiosescdearte2025/ Informações: eventos.culturais@sescpr.com.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.