

Estado recebe diretoria do Centre Pompidou para projeto no Paraná avançar mais

no
São José dos Pinhais abre inscrições para novos cursos profissionalizantes gratuitos
Estão abertas as inscrições para novos cursos profissionalizantes gratuitos em São José dos Pinhais. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, busca capacitar os sãojoseenses e ampliar as chances de inserção e crescimento no mercado de trabalho.
As oportunidades contemplam áreas técnicas e de produção. As formações são destinadas a pessoas com mais de 14 anos, com exigência variável quanto à escolaridade. As aulas têm início no dia 4 de agosto e serão realizadas no Senai, das 18h30 às 22h30. As inscrições são presenciais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, no Centro de Qualificação e Capacitação, localizado na Avenida das Américas, nº 1.500/1.420 – Bairro São Cristóvão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3134-0038.


Nesta segunda-feira (28), o Governo do Paraná recebeu a visita de uma comitiva do Centre Pompidou, um dos mais importantes centros de arte moderna e contemporânea do mundo, com sede em Paris. A missão técnica no Brasil tem como objetivo avançar na implementação do Centro Pompidou Paraná, o primeiro satélite oficial da instituição francesa nas Américas, que será construído em Foz do Iguaçu a partir de 2026. A equipe francesa é composta por Julie Narbey, diretora-geral do Centre Pompidou; Gaële de Medeiros, diretora de Desenvolvimento Internacional e de Negócios; e Florie Yall, diretora de Assuntos Jurídicos e Finanças. A visita ao Paraná inclui agendas em Curitiba e Foz do Iguaçu entre os dias 28 e 30 de julho, conduzidas pela equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Seec).
Em Curitiba, as representantes do Pompidou participaram de uma reunião de trabalho no Museu Oscar Niemeyer (MON), seguida de visitas técnicas a importantes espaços culturais da capital, como o próprio MON, o Memorial Paranista, o Parque das Pedreiras, a Ópera de Arame, a Rua da Música e o Museu Paranaense. O tour contou com apoio da Prefeitura de Curitiba.
Nesta terça-feira (29), a comitiva estará em Foz do Iguaçu, onde as representantes do Pompidou de Paris visitarão a usina de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu. Durante a estada, haverá ainda uma nova agenda de reuniões técnicas com a equipe da Secretaria de Estado da Cultura e o poder público municipal: prefeitura, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu.
A missão integra os esforços do Governo do Estado para internacionalizar a cultura paranaense, consolidar o Paraná como um polo cultural relevante e estimular intercâmbios com instituições de referência global.
Cursos de qualificação da Prefeitura de Pinhais já beneficiaram 312 pessoas em 2025

A oferta de cursos profissionalizantes e qualificações estão entre as prioridades da Prefeitura de Pinhais ao longo de 2025. No primeiro semestre, 312 pessoas já passaram por algum tipo de formação com foco no mercado de trabalho dentro do Programa Capacita Pinhais. Todos eles receberam um certificado de conclusão. A partir de agosto, novas turmas serão abertas, com previsão de formar mais centenas de profissionais para atuar como soldador, mecânico industrial, eletricista predial, operador de empilhadeira, inspetor de qualidade e técnico de logística básica e avançada. Os treinamentos, voltados a moradores da cidade, são coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde).

Caminhos do Peabiru
As oficinas do Programa
a revitalização da Unidade de Educação Integral (UEI) Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no bairro Uberaba. As obras, com investimento de R$ 445 mil, foram entregues pelo prefeito Eduardo Pimentel. A UEI atende 60 estudantes (30 pela manhã e 30 de tarde). A Secretaria Municipal da Educação realizou reforma total da cozinha, banheiros, esquadrias, calçamento em paver, construção de parque e cancha de areia, muro, calçadas, adequação de instalações elétricas e sanitárias, além da pintura externa e interna e troca de todo o piso. “Educação é prioridade. Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Música, Arte, Empreendedorismo, tudo que vocês aprendem dentro da escola é muito importante”, disse o prefeito.
Rota Turística Caminhos do Peabiru chegam a mais duas regiões do Paraná entre os dias 29 e 31 de julho, somando 15 municípios participantes. Na semana anterior, o projeto percorreu três regiões e envolveu representantes de 31 cidades. Ao todo, 97
municípios integram o programa e receberão as atividades presenciais até 13 de agosto.

Editais página 3
Encontro
Petit comité com representantes do Museu Pompidou (França). Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
A Regional Cajuru recebeu, nesta segunda-feira (28/7),
Terça-feira



Prêmio
IBest
Dois aplicativos da Prefeitura de Curitiba estão entre os melhores do Prêmio iBest
Eles já estão na palma das mãos dos curitibanos e agora têm sua utilidade reconhecida nacionalmente. Os dois aplicativos da Prefeitura de Curitiba, Curitiba App e Saúde Já, estão entre os Top 20 do Prêmio iBest na categoria Governo Municipal. A classificação reforça o protagonismo da capital paranaense na oferta de soluções digitais que facilitam o acesso da população aos serviços públicos.
Desde a primeira edição, em 1996, o Prêmio iBest é considerado a maior referência no reconhecimento da excelência na internet no Brasil. Atualmente, é o maior prêmio do país e também do mundo, com aproximadamente 31 milhões de usuários únicos somente em 2024.
Ao integrar a lista dos 20 melhores aplicativos de governo municipal, os apps ganham visibilidade nacional. No entanto, entre os curitibanos, eles já fazem parte da rotina.
Para o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa, a tecnologia tem sido uma aliada para aproximar a Prefeitura dos cidadãos. “Esses aplicativos mostram que é possível oferecer serviços públicos com agilidade, transparência e foco nas pessoas. Curitiba tem feito da inovação uma ferramenta de inclusão e cuidado”, afirma.
Saúde Já
Desde o lançamento, em 2017, o Saúde Já conquistou 2,3 milhões de usuários e tornou-se a principal ferramenta de comunicação entre a Se-
cretaria Municipal da Saúde (SMS) e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba. Pelo aplicativo, é possível armazenar exames médicos no celular, além de acessar diversas outras informações de saúde, como vacinas pendentes, agendamentos, atestado médico para apresentar à empresa, exames laboratoriais e prescrições para retirada de medicamentos. Já foram registradas 150 milhões de mensagens enviadas, 663 mil consultas agendadas em serviços especializados e 900 mil documentos médicos, principalmente receitas, disponibilizados para agilizar o atendimento e facilitar o acesso à informação.
Segundo a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, receber a indicação pelo aplicativo Saúde Já Curitiba no Prêmio iBest é um reconhecimento muito importante, uma vez que o aplicativo é uma ferramenta que traduz a inovação, a eficiência e o cuidado com que tratamos a saúde pública em Curitiba.
"Essa indicação mostra que estamos no caminho certo. O Saúde Já Curitiba é mais do que um app: é uma expressão da nossa política pública de saúde digital, que valoriza o tempo do curitibano e promove a organização do sistema de forma inteligente. É uma conquista coletiva, fruto do trabalho de muitas equipes da Prefeitura, que têm como prioridade o bem-estar da população. Ver esse esforço reconhecido nacionalmente reforça nosso compromisso de seguir investindo em tecnologia e humanização no cuidado à saúde”, afirma a secretária
Curitiba App Desde 2019, o acesso a informações da Prefeitura foi ampliado com a criação do Curitiba App, o primeiro aplicativo integrado para smartphones e tablets desenvolvido por uma capital brasileira. Ele se consolidou como o principal hub digital da administração municipal.
Com a plataforma, o cidadão tem acesso a mais de 600 serviços. É possível consultar e pagar impostos como o IPTU, buscar informações sobre equipamentos públicos, se informar sobre eventos na cidade e acessar notícias oficiais.
Um dos recursos mais utilizados é a consulta de horários e itinerários de ônibus em tempo real, ferramenta essencial para quem utiliza o transporte coletivo. O aplicativo também integra o programa Curitiba Lê, que disponibiliza um acervo de livros digitais para leitura gratuita diretamente na plataforma.
O diretor de Inovação e Inteligência de Dados, Thiago André Costa, explica que, além da página inicial com os principais ícones de serviços, o Curitiba App conta com um mecanismo de busca eficiente, tudo em um ambiente simples e acessível. O reconhecimento nacional, segundo ele, é reflexo de um trabalho contínuo de evolução digital.
“Estamos sempre ouvindo os curitibanos e aprimorando os canais de atendimento. O Curitiba App e o Saúde Já são exemplos de como a tecnologia pode transformar a relação do cidadão com a cidade, de forma simples e efetiva”, diz o diretor.


Caminhos do Peabiru As oficinas do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru chegam a mais duas regiões do Paraná entre os dias 29 e 31 de julho, somando 15 municípios participantes. Na semana anterior, o projeto percorreu três regiões e envolveu representantes de 31 cidades. Ao todo, 97 municípios integram o programa e receberão as atividades presenciais até 13 de agosto.
Caminhos do Peabiru II
Ogura/SECOM
Foto: José Fernando
Nesta semana, a região de Reserva recebe as oficinas no dia 29 de julho, abrangendo Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Palmeira, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi e Reserva. Já no dia 31 de julho, é a vez da região de Paranaguá, que inclui Antonina, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá. As atividades contam com palestras sobre a importância histórica do percurso e oficinas práticas com mapas e planejamento turístico regional.
Fora da Copa
O Paraná Clube anunciou que não disputará a Taça FPF 2025, que dá vaga à Copa do Brasil. Em nota oficial, o clube alegou razões financeiras, estratégicas e estruturais para a desistência. A decisão também considera o calendário e o processo de reestruturação com a venda da SAF. Sem divisão nacional, o time segue sem calendário oficial para o restante da temporada.
Políticos influentes
Seis paranaenses figuram entre os 100 políticos mais influentes do Brasil no Instagram, segundo ranking inédito da plataforma MonitoraBR em parceria com a Zeeng. Entre os nomes estão Sargento Fahur, Deltan Dallagnol, Renato Freitas, Índia Armelau, Sérgio Moro e Delegado Matheus Laiola. A lista é liderada por Nikolas Ferreira (MG), superando Bolsonaro e Lula.
Partido Novo
O vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, oficializa sua filiação ao Partido Novo no dia 8 de agosto, às 19h, na Sociedade Thalia. O ato contará com lideranças como Romeu Zema, Marcel Van Hattem e Deltan Dallagnol. Martins deixou o PL na última semana e agradeceu a Jair Bolsonaro, a quem prestou solidariedade.
Prefeitura Empreendedora
Estão abertas, a partir de 6 de agosto, as inscrições para a 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que reconhece boas práticas de gestão municipal voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios. Podem participar prefeitos(as) e administradores(as) regionais de todo o Brasil. A iniciativa premia projetos em etapas estaduais e nacional. Inscreva-se no site do Sebrae.
Apoio emergencial
O Governo do Paraná vai adotar medidas para proteger empresas afetadas pela tarifa de 50% anunciada pelos EUA. O pacote inclui oferta de crédito, flexibilização de prazos e uso de créditos de ICMS como garantia. As ações foram discutidas com o setor produtivo e podem ser ampliadas conforme a evolução do cenário.
Apoio emergencial II
Fomento Paraná e BRDE disponibilizarão mais de R$ 400 milhões em crédito emergencial. Empresas poderão renegociar parcelas de empréstimos e acessar recursos com juros reduzidos. O Estado também estuda reforçar o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) para apoiar os setores mais atingidos. Banho de rio
Parque Nacional do Iguaçu inaugura trilha com banho de rio. Visitantes das Cataratas do Iguaçu agora podem tomar banho no rio São João, dentro do Parque Nacional, em Foz do Iguaçu. A novidade integra o novo Circuito São João, com 1,9 km de trilha por mata e corredeiras. O acesso está incluso no ingresso regular (a partir de R$ 105) e custa R$ 23 para moradores locais. É ouro!
A ginasta paranaense Mariana Vitória conquistou ouro inédito com a Seleção Brasileira na etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica em Milão. A equipe superou Japão e China com 52.850 pontos no conjunto geral. O grupo também levou bronze na série mista. O próximo desafio será o Mundial no Rio. Conta de luz
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que agosto terá bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto do sistema tarifário. Isso significa um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. A decisão foi motivada pela queda no volume de chuvas e maior uso de usinas termelétricas, que encarecem a geração de energia. Bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos de geração de energia. Na bandeira verde, não há cobrança extra. A amarela acrescenta R$ 1,89 a cada 100 kWh. A vermelha patamar 1 gera acréscimo de R$ 4,46, e a patamar 2, de R$ 7,87 por 100 kWh. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br






Furtos e roubos de celulares caem 21% no Paraná; número de aparelhos recuperados cresce 50%
Estado registrou a 4ª maior queda do País no número de furtos e roubos a celulares, passando de 40.723 em 2023 para 32.368 em 2024. Já o número de aparelhos recuperados cresceu 49,7%, chegando a 1.711 telefones devolvidos aos seus donos no ano passado
O Paraná registrou a 4ª maior queda do País no número de furtos e roubos a celulares em 2024, na comparação com 2023. Segundo o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última semana, a redução foi de 21% na soma dos dois tipos de crime, passando de 40.723 para 32.368 em números absolutos.
O Estado também obteve a 4º maior variação no número de aparelhos recuperados pelas forças de segurança.
Com a redução no número de ocorrências envolvendo celulares, a taxa no Paraná a cada 100 mil habitantes passou de 346,5 para 273,7. No País, esse índice é de 400,2. O Estado só ficou atrás de Piauí (-29,7%), Goiás (-26,6%) e Roraima (22,3%) em relação às maiores diminuições nos números de furtos e roubos entre um ano e outro da análise.

Se considerado somente o crime de furto de celulares (quando a ação não envolve violência), o número de ocorrências reduziu 20,5%, passando de 28.685 em 2023 para 22.936 em 2024. Foi a segunda maior
redução no País, atrás apenas de Goiás, com -24,5%. Esse resultado fez com que a taxa a cada 100 mil habitantes passasse de 244 para 194 no Estado. Quando isolado o crime de roubo, a redução é ainda maior, de 22,1% entre 2023 e 2024, caindo de 12.038 para 9.432. A taxa desse tipo de ocorrência diminuiu de 102,4/100 mil habitantes para 79,8/100 mil habitantes. No Brasil, a taxa é mais que o dobro do Paraná, de 176,3 a cada 100 mil habitantes.
Números da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) apontam que o cenário de queda nos números de furtos e roubos de celulares apontado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública em 2024 continua em 2025. De janeiro a maio, houve queda de 45,6% na comparação com 2018, passando de 23.608 casos naquele ano para 12.826 nos primeiros cinco meses de 2025.
RECUPERAÇÃO
Outro dado analisado pelo Anuário diz respeito à quantidade de celulares recuperados pelas forças de segurança, com crescimento de 49,7%. Foram

1.711 aparelhos devolvidos aos seus donos em 2024, contra 1.136 em 2023. Foi o 4º maior avanço do País na taxa de devolução, atrás de Santa Catarina (132,6%), Acre (67,9%) e Rondônia (59,1%), e empatado com Roraima.
“Esse resultado é reflexo direto dos investimentos em tecnologia, infraestrutura e planejamento, somados a uma integração plena e eficiente entre as nossas polícias, que hoje atuam de forma coordenada e estratégica. A recuperação de celulares é apenas um dos muitos exemplos de como esse modelo impacta positivamente a vida da população”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira. HOMICÍDIOS, ROUBOS E DROGAS
Dados do 19º Anuário de Segurança Pública também mostram que homicídios dolosos caíram 10% e o número de roubos reduziu 23,7% no Paraná em 2024, em relação a 2023. O Paraná não tem nenhum município entre os mais violentos do País e está entre os seis com as menores taxas de mortes vi-
olentas intencionais, acima da média nacional.
Outro destaque é o volume de apreensão de drogas, com o Paraná responsável por mais de um terço de todos os entorpecentes retirados de circulação no Brasil no ano passado. O Estado respondeu por 36,5% das apreensões de maconha e cocaína no País em 2024. Foram 769,4 mil kg (769 toneladas) apreendidos, tanto pelas forças de segurança estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil), quanto pelas forças federais. Em todo o País foram retiradas de circulação cerca de 2,1 milhões de quilos de drogas.
ORIENTAÇÃO
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta as vítimas de furto e roubo de celulares a registrarem Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima. Em casos de furtos, a ocorrência pode ser registrada pelo site da PCPR. É importante informar o IMEI do aparelho no momento da confecção do BO, dado essencial para o rastreamento dos aparelhos. O código pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do iOS vinculada.

Foto: PCPR




Governo do Paraná implementa medidas para ajudar empresas na crise dos EUA
As medidas que serão implementadas envolvem oferta de crédito, flexibilização de prazos para investimentos já acordados e utilização de créditos de ICMS homologados no Siscred para monetizar ou usá-los como garantia na tomada de recursos.
O Governo do Estado vai implementar uma série de medidas para proteger as empresas paranaenses que serão afetadas pelas tarifas de importação de 50% anunciadas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Dirigentes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Receita Estadual e de outras secretarias se reuniram com representantes do setor produtivo ao longo da semana para ouvir as demandas sobre o tema e buscar caminhos para amenizar os impactos da taxação americana caso ela entre em vigor a partir do dia 1º de agosto (próxima sexta-feira).
As medidas que serão implementadas envolvem oferta de crédito, flexibilização de prazos para investimentos já acordados e utilização de créditos de ICMS homologados no Siscred para monetizar ou usá-los como garantia na tomada de recursos. Os impactos sobre os setores ainda são incertos e o Governo do Estado não descarta adotar novas medidas ao longo das próximas semanas. "É nosso dever ajudar a manter a economia do Paraná forte nesse momento de incertezas. Estamos trabalhando ao longo de alguns dias nesse pacote e vamos continuar dialogando com o setor produtivo para avaliar os próximos passos", afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
No âmbito da Secretaria da Fazenda, empresas afetadas pelo tarifaço com crédito de ICMS na receita estadual poderão utilizá-lo parcialmente para monetização, giro ou como garantia na tomada de recursos. A estimativa de impacto financeiro da medida vai depender de adesão e avaliação individual. Outra ferramenta disponibilizada será a flexibilização de prazos de investimento das empresas enquadradas no programa Paraná Competitivo para que não fiquem sem fôlego.
Também serão implementadas medidas de oferta de crédito com a Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Empresas atingidas pelo desequilíbrio nas vendas poderão solicitar adiamento de pagamento de parcelas de empréstimos já tomados dentro das regras estabelecidas pelo Banco Central.
Outras medidas envolvem a disponibilidade de oferta de recursos no BRDE e na Fomento Paraná para alavancar recursos imediatos para as empresas. A disponibilidade deve ultrapassar R$ 400 milhões dentro das duas instituições financeiras. O Governo do Paraná também estuda aporte de capital no Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) para oferecer mais recursos no mercado com juros baixos para empresários dos setores mais atingidos.
Conforme o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, as políticas de auxílio serão implementadas para preservar as empresas. “O Governo do Paraná é sensível a essas demandas e quer colaborar para o enfrentamento dessa dificuldade, principalmente no esforço de manter os empregos, as cadeias produtivas e ajudar no enfrentamento dessa dificuldade que deve começar de maneira bem concreta em agosto”, explica.
O Paraná vende, em média, US$ 1,5 bilhão por ano em produtos aos Estados Unidos. Neste ano, até junho, foram US$ 735 milhões. Os principais produtos são madeira e derivados (MDF, esquadrias, portas, etc), mas nos últimos quatro anos mais de 90 grupos de produtos paranaenses alcançaram o mercado norte-americano, como máquinas, combustíveis minerais, plástico, alumínio, açúcar, café, adubos, borracha, produtos farmacêuticos, móveis, peixes, óleos vegetais, entre outros.

Em fórum da XP, governador Ratinho Junior apresenta políticas que modernizaram a gestão do PR
Governador participou no sábado (26) do painel “O Brasil que se Constrói nos Estados”, durante o evento Expert XP, ao lado dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de Goiás, Ronaldo Caiado
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou neste sábado (26), em São Paulo, do painel “O Brasil que se Constrói nos Estados”, durante o evento Expert XP, promovido pela XP Investimentos. Ao lado dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de Goiás, Ronaldo Caiado, Ratinho Junior defendeu áreas como educação, segurança pública e infraestrutura urbana como essenciais para alavancar o desenvolvimento de cidades, estados e do País.
O governador destacou o ajuste nas contas públicas realizado no Paraná desde 2019, o que possibilitou investimentos recordes que superam R$ 6 bilhões por ano, um dos maiores aportes do País. “O Paraná é hoje o Estado que tem a melhor saúde financeira e fiscal do Brasil. Isso mostra que quando você cuida bem do caixa, você consegue fazer justiça social, cuidar dos mais humildes e tirar do papel grandes programas, obras que ao longo da história se sonhava e não conseguia. Acho que o Paraná conseguiu dar esse salto”, afirmou.
“O Brasil passa por um momento de muitos desafios. É um País que gasta mais do que arrecada e não consegue entregar à população aquilo que é necessário para melhorar a vida das pessoas. Aqui tivemos a oportunidade de apresentar o que cada um de nós está fazendo nos seus respectivos estados, demonstrando que é possível governar bem e que o Brasil tem solução, desde que haja compromisso com a responsabilidade fiscal e com a população mais humilde”, acrescentou Ratinho Junior.
EDUCAÇÃO
O governador do Paraná ressaltou a importância de se investir em educação para que os demais setores possam também se desenvolver. E o investimento tem dado resultado. A educação pública paranaense alcançou o topo nos últimos anos, passando de 7º lugar em 2019 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), métrica do Ministério da Educação (MEC), para o 1º lugar em 2021, posto mantido na última avaliação, que teve como base o ano de 2023.
Como parte dessa estratégia, o Paraná também conta com o maior número de colégios cívico-militares do País, com 312 unidades funcionando neste modelo, e mais de 400 instituições com ensino integral, além de oferecer três merendas por turno escolar em todos os colégios, reduzindo a insegurança alimentar e aumentando o foco dos estudantes em sala de aula.
O Estado também desenvolveu o
programa Parceiro da Escola, que conta com empresas do ramo educacional cuidando da parte administrativa das unidades escolares, enquanto os diretores concentram-se na parte pedagógica do ensino. Atualmente são 82 escolas nesse modelo. Outra iniciativa importante é o programa de intercâmbio Ganhando Mundo, que em 2025 está levando 1.300 alunos para países de língua inglesa como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Em 2026, esse número será ainda maior, com duas mil vagas abertas para estudantes da rede pública de todo o Estado.
“Quem cuida das contas públicas cuida dos mais humildes, consegue cuidar das pessoas e fazer grandes projetos. O Paraná hoje é a maior referência em educação do País, algo que muito me orgulha, fruto também de uma organização financeira que realizamos no Estado”, comentou.
SEGURANÇA PÚBLICA
Entre os assuntos abordados durante o painel também esteve a segurança pública. Ratinho Junior lembrou que o Paraná está com os menores índices de criminalidade da história e, segundo o 19º Anuário da Segurança Pública, publicado nesta semana, é um dos estados mais seguros do País. Os homicídios dolosos caíram 10% e o número de roubos reduziu 23,7% no Paraná em 2024, na comparação com 2023. Para que esses números fossem alcançados, o governador destacou a construção de 14 presídios no Estado, o que fez com que as delegacias, que tinham sob custódia mais de 12 mil presos, pudessem focar na resolução de crimes; a criação da Polícia Penal; e a reestruturação das corporações.
“Somos o estado que mais soluciona crimes no Brasil. A nossa média é de 78% de resolução, enquanto que a média nacional não chega a 35%. Fizemos uma reestruturação das polícias, adquirimos armamento pesado, helicópteros com capacidade de fazer buscas noturnas com câmeras térmicas, enfim, fornecemos ferramentas e estrutura para os policiais”, disse, citando também a mais recente contratação de 604 policiais civis, a maior da história do Paraná.
Ainda sobre segurança pública, Ratinho Junior defendeu que cada unidade federativa possa legislar sobre determinados assuntos na esfera criminal. “O problema do Brasil não é prender, mas sim soltar bandido. Acredito que precisamos fazer uma mudança constitucional que permita
que cada estado possa legislar sobre a questão penal. Hoje se um bandido assassina um trabalhador, ele pega oito anos de cadeia. Com dois anos, está solto”, opinou. “Tenho certeza que se eu mandar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Estado, propondo que alguém que assassine um trabalhador receba uma pena de 40 anos de prisão, essa lei seria aprovada no dia seguinte,” acrescentou. “É uma mudança que precisa ser discutida.” DESENVOLVIMENTO URBANO O governador também apresentou programas voltados ao desenvolvimento urbano como forma de melhorar a vida das pessoas. Entre eles estão o Asfalto Novo, Vida Nova, que irá asfaltar toda a malha urbana de mais de 370 cidades do Estado com galeria pluvial e calçamento; o Ilumina Paraná, com a troca de luminárias convencionais por modelos LED, de maior durabilidade e mais econômicas; e o Casa Fácil Paraná, que já atendeu mais de 100 mil famílias em diversas modalidades para realizar o sonho da casa própria. “Estamos asfaltando 100% das vias com galerias, calçadas e iluminação de LED em diversas cidades ao mesmo tempo. São R$ 4,5 bilhões em investimentos, dinheiro do caixa do Estado com a colaboração da Assembleia Legislativa. Estamos tirando a poeira da casa da Dona Maria, do seu José, com grandes programas de urbanização”, explicou Ratinho Junior. “No Casa Fácil são mais de R$ 2 bilhões investidos na política habitacional que se tornou modelo para outros 16 estados.” EXPERT XP O Expert XP é um dos principais eventos do setor de investimentos do mundo. Celebrando sua 15ª edição, teve início na sexta-feira (25) e segue até este sábado (26) no São Paulo Expo. O evento soma mais de 100 horas de palestras com personalidades como Arnold Schwarzenegger, Rodrigo Santoro, Al Gore, Kelly Slater e grandes nomes no mercado financeiro, tecnologia, esporte e sustentabilidade.
PRESENÇAS
Participaram do evento o diretorgeral da Secretaria de Estado da Comunicação, Eduardo Pugnali; e o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná (agência de atração de investimentos do Estado), Giancarlo Rocco. Pela XP Investimentos participaram o CEO, Thiago Mafra, o diretor Institucional e mediador do painel com os governadores, Rafael Furlanetti, o diretor Financeiro, Victor Mansur, e o Relações Institucionais, Gustavo Riguetti.
Foto: Jonathan Campos/AEN



Cursos de qualificação da Prefeitura de Pinhais já beneficiaram 312 pessoas em 2025
Para Associação Comercial e Industrial do município, serviço garante oferta de talentos locais alinhados com a necessidade do mercado
A oferta de cursos profissionalizantes e qualificações estão entre as prioridades da Prefeitura de Pinhais ao longo de 2025. No primeiro semestre, 312 pessoas já passaram por algum tipo de formação com foco no mercado de trabalho dentro do Programa Capacita Pinhais. Todos eles receberam um certificado de conclusão. A partir de agosto, novas turmas serão abertas, com previsão de formar mais centenas de profissionais para atuar como soldador, mecânico industrial, eletricista predial, operador de empilhadeira, inspetor de qualidade e técnico de logística básica e avançada.
Os treinamentos, voltados a moradores da cidade, são coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) e são selecionados com base nas demandas do mercado de trabalho local. Ou seja: a Prefeitura de Pinhais prioriza o conteúdo formativo com maior potencial de empregabilidade na região. Um dos cursos com mais turmas abertas é justamente o de operador de empilhadeira, cargo bastante demandado em diversos segmentos da indústria e do comércio de Pinhais.
A prefeita Rosa Maria costuma destacar o compromisso com as ações que favorecem a empregabilidade. Para ela, essa é a política pública mais eficaz que um governo deve oferecer para sua população porque está diretamente relacionada com a geração de renda, dignidade, qualidade de vida e bem-estar.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais (Acipi), Clelsion Roderley Gazabin, também destaca a relevância dos cursos de qualificação do município. “Eles desempenham um papel crucial na formação e capacitação da mão de obra local, trazendo benefícios tanto para os cidadãos quanto para as empresas”, afirma. Ele destaca que os principais beneficiados são aqueles em situação de vulne-
rabilidade social. “Pelo acesso gratuito a essa qualificação, pessoas de diferentes origens e condições sociais têm as mesmas chances de desenvolvimento profissional, promovendo a inclusão e reduzindo desigualdades”, observa.
O empresariado também fica em vantagem, opina Gazabin. “Os cursos da prefeitura garantem que haja uma oferta de talentos locais alinhada com as necessidades do mercado, reduzindo a dificuldade de encontrar pessoal qualificado e fomentando o crescimento dos negócios instalados na cidade. Consequentemente isso trará novos investimentos, pois uma das maiores dificuldades dos empresários é a mão de obra capacitada. Outro ponto fundamental é o fortalecimento da economia local, com mais empregos e prosperidade aos empresários de Pinhais”, diz. Incrementar parcerias
A Semde pretende se aproximar ainda mais dos empresários que atuam em Pinhais. Uma das estratégias é aprimorar o mapeamento das empresas e suas demandas, para promover mais opções profissionais voltadas a essas áreas. Além disso, a Agência do Trabalhador de Pinhais disponibiliza espaço para as empresas selecionarem novos funcionários, utilizando o banco de currículos já existente.
O Programa Capacita Pinhais foi instituído pela Lei n.º 2874/2023, com o objetivo de qualificar e facilitar o acesso do trabalhador ao mercado de trabalho. As ações relacionadas visam atender principalmente a população que não tem recursos financeiros para qualificação profissional.
Serviço
Mais informações sobre o Capacita Pinhais na página de cursos da Semde ou pelo telefone (41) 99137-453


Pinhais sedia 1º Encontro de Conselhos de Alimentação Escolar da Região Sul
Evento foi realizado nos dias 24 e 25 de julho no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, no bairro Weissópolis
Nos dias 24 e 25 de julho, Pinhais sediou o 1º Encontro de Conselhos de Alimentação Escolar da Região Sul. O evento teve como objetivo oportunizar e ampliar o protagonismo dos conselhos e dos conselheiros de alimentação escolar estaduais e municipais como agentes executores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Presente no evento, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, deu as boas vindas aos presentes e destacou a importância do tema debatido. “Nossa cidade tem apenas 33 anos de emancipação política, mas temos sido referência em várias áreas. Eu fico bem feliz em sermos parceiros nesse primeiro encontro. Quando nós podemos contribuir, é realmente uma satisfação, enquanto poder público, enquanto parceiros de uma temática tão necessária, tão importante que é a alimentação escolar”, enaltece.
“No nosso município atendemos 13.800 crianças e servimos cerca de 34.000 refeições ao dia. Então é uma logística incrível e nossas crianças recebem uma alimentação realmente bem balanceada. É um trabalho dinâmico que envolve toda a comunidade escolar”, destaca. O presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Estado do Paraná, José Valdivino de Moraes, agradeceu a disponibilidade do município em receber o encontro. “Quero agradecer a receptividade e acolhida de Pinhais, na figura da prefeita Rosa Maria agradeço o apoio de todos. Fomos construindo coletivamente esse evento, pensamos em um encontro mais expositivo, entendo que temos aqui no Paraná uma boa referência em relação à alimentação escolar. Não só pensar em recursos, mas nós precisamos construir as bases pedagógicas, onde se transforma a alimentação escolar em conhecimento. Acho que são questões que nós precisamos trazer e olhar para isso”, reforça.
O encontro reuniu nutricionistas, responsáveis pela execução do PNAE, membros dos conselhos de alimentação escolar dos três estados do Sul, professores e educadores responsáveis pela manipulação dos alimentos, agricultores familiares, cooperativas, associações de agricultura familiar, pesquisadores, extensionistas rurais, acadêmicos da área de alimentação, entre outros. Os eixos trabalhados durante o encontro foram: qualidade na alimentação escolar, orçamento, ampliação de investimentos e prestação de contas; Alimentação escolar como condição para o acesso e permanência dos educandos na educação.
A equipe organizadora do evento foi composta por membros da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional - Fundepar, do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Alimentação Escolar dos Estados do Paraná, de Santa Catarina e do Grande do Sul. A ação também contou com o apoio dos Conselhos Estaduais e Municipais de Alimentação da região Sul, as Prefeituras de Pinhais e de Piraquara, Itaipu Binacional e a Federação de Pais e Mães de Alunos do Estado do Paraná (Fetamef).
Presenças
Também prestigiaram o encontro, a secretária de Governo de Pinhais, Ana Paula Cordeiro Mendes; a superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Leila Aubrift Klenk; a deputada estadual e coordenadora da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, Luciana Rafagnin; o procurador de justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior; a presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona; a diretora administrativo-financeira do Fundepar, Noemi Beatriz Grünhagen; o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Paraná, Carlos Eduardo Dias Pereira; a representante do Conselho Regional de Nutrição (CRN 8), Vanessa Crisostomo Martins; a vice-presidente do Conselho Federal de Nutrição, Carla Regina Galego; a nutricionista e coordenadora geral do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar do Paraná, (Cecane -PR), Caroline Opolski Medeiros; a assessora da diretoria do IDR Paraná, Solange Maria da Rosa Coelho; a coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Ana Lúcia Rodrigues. Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), Maurício Requião de Mello e Silva; a presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Ana Lice Bernardi; a presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de Santa Catarina, Júlie Alexandra Marchetti Poglia; o conselheiro do Conselho Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar, também presidente do Conselho de Alimentação Escolar do Mato Grosso do Sul, Brito Ribeiro; a chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) do Paraná, Márcia Stolarski; a coordenadora de mulheres da Regional de Curitiba da Federação dos Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Adriana Ribeiro; o representante da Central da Reforma Agrária CCA Paraná, Josenildo Arruda; a representante da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar, Silvia Mara Woiciechowski; a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-Paraná), Roseli Pittner; a agente educacional, merendeira e conselheira do Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Paraná, Celina Silva, no ato representou todas as merendeiras do estado do Paraná.
Escolas e cmeis recebem melhorias durante recesso escolar
Prefeitura intensificou serviços de manutenção e reformas nas unidades de ensino para a volta às aulas; O Cmei Enedina Alves Marques passou por manutenção e reforço de calhas

PMP)
As escolas e cmeis da rede municipal de ensino receberam uma série de melhorias em 2025. Diversos serviços foram intensificados durante as semanas de recesso. Entre as ações mais recentes, o Cmei Enedina Alves Marques passou por manutenção e reforço de calhas. Os trabalhos são executados pela Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Infraestrutura Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O retorno às aulas ocorre na próxima segunda-feira, 28 de julho. Aproximadamente 14 mil alunos estão matriculados na rede municipal, que atende crianças do Berçário ao Ensino Fundamental I, incluindo as primeiras etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Revitalização de parquinhos; Reforma de fachadas, salas de aula e coberturas; Ampliação de espaços; Pinturas novas em áreas internas e externas; Manutenção e reforço de calhas e telhados; Mais de 400 ventiladores novos instalados; 17.860 itens entregues aos alunos, incluindo mochilas, estojos e squeezes, além dos materiais escolares de uso coletivo.
O Cmei Enedina Alves Marques passou por manutenção e reforço de calhas. (Foto:







Oficinas da Rota Turística Caminhos do Peabiru chegam às regiões de Reserva e Paranaguá
As oficinas do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru chegam nesta semana a mais duas regiões, que somam 15 municípios, entre 29 e 31 de julho. Na semana anterior, três regiões receberam as reuniões, englobando representantes de 31 cidades. Servidores das Secretarias de Estado do Turismo e do Planejamento, junto com os do Serviço Social Paraná Projetos e consultores da Fadec-UEM, visitarão todas as regiões incluídas no projeto até 13 de agosto.
Os Caminhos do Peabiru são uma rota histórica de mais de 3 mil anos que atravessa o Paraná e vai até o Peru, conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico. Somente no território paranaense a rota tem um percurso de cerca de 2 mil quilômetros, passando por diversos sítios arqueológicos. O caminho era utilizado para fins de comércio e comunicação por povos indígenas como os Guarani, Kaingang e Xetá e, posteriormente, foi usado pelos incas e por exploradores europeus e jesuítas.
Ao todo, 97 municípios fazem parte do Programa Caminhos do Peabiru. Para melhor organização, estes foram divididos por regiões. Agora, elas estão recebendo as oficinas presenciais, onde ocorrem palestras com arqueólogos e historiados. Após as palestras, há as oficinas práticas em que os participantes têm acesso a mapas das regiões com informações sobre reservas indígenas, pontos turísticos, pontos de parada e ligações com os outros municípios.
“As oficinas presenciais do Programa Rota Turística aproximam os municípios do Governo do Estado. Esta é mais uma iniciativa do governo Ratinho Junior que traz a escuta a população paranaense, incentivando o desenvolvimento local, a geração de renda, o incentivo à cultura e a educação por meio da Secretaria do Planejamento”, comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia. “A realização desse projeto valoriza muito a história da nossa terra".
“As oficinas vão reforçar a conexão entre Estado e essas comunidades locais. Cada capacitação é um passo em direção ao fortalecimento do turismo sustentável e a participação ativa da população é essencial para o sucesso deste programa. Temos certeza de que juntos podemos transformar nossas riquezas culturais em potenciais turísticos, construindo um Paraná mais forte e unido”, falou o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos.
“Os Caminhos do Peabiru contam um pouco da nossa ancestralidade. Este é um momento muito importante para resgatarmos o que ficou

97 municípios fazem parte do Programa. Agora, as regiões estão recebendo as oficinas presenciais, onde ocorrem palestras com arqueólogos e historiados. Depois, há as oficinas práticas em que os participantes têm acesso a mapas das regiões com informações sobre reservas indígenas, pontos turísticos, e ligações com os outras cidades.

perdido por muitos anos”, disse a indígena kaingang Nira Kame, de Guarapuava.
A região de Paranaguá contempla as cidades de Antonina, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá. A de Reserva abarca Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Palmeira, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi e Reserva. Na semana passada, o programa passou pela região de Peabiru, com representantes dos municípios de Araruna, Tuneiras do Oeste, Quinta do Sol, Fênix, Barbosa Ferraz, Farol, Campo Mourão, Iretama, Corumbataí do Sul, Luiziana e Peabiru; de Turvo, incluindo os municípios de Pitanga, Nova Tebas, Manoel Ribas, Boa Ventura de São Roque, Cândido de Abreu, Roncador, Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Palmital, Laranjal e Turvo. Outra região que também foi sede das oficinas foi Juranda, nos municípios de Ubiratã, Altamira do Paraná, Boa Esperança, Mamborê, Nova Cantu, Campina da Lagoa, Goioerê, Janiópolis e Juranda. Confira abaixo as próximas datas e as localidades:
29/07/2025 - Reserva Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Palmeira, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi e Reserva. 31/07/2025 - Paranaguá
Antonina, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá.
04/08/2025 - Foz do Iguaçu
Céu Azul, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu e Foz do Iguaçu.
05/08/2025 - Realeza
Capanema, Planalto, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Nova Prata do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Realeza.
06/08/2025 - Cascavel
Campo Bonito, Boa Vista da Aparecida, Iguatu, Braganey, Corbélia e Cascavel.
08/08/2025 - Palotina
Altônia, Francisco Alves, Nova Santa Rosa, Maripá, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Nova Aurora, Guaíra, Terra Roxa e Palotina. 12/08/2025 - Lapa Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Balsa Nova, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Largo e Campo Magro.
13/08/2025 - Curitiba
Campina Grande do Sul, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Piraquara, Pinhais, Fazenda Rio Grande e Curitiba.






112 famílias rurais de Agudos do Sul ganham sistema de água tratada
Parceria do Governo do Estado e a Prefeitura da cidade vai beneficiar moradores da comunidade de Queimados de Cima. O município já tem cinco sistemas em parceria com a Sanepar que atendem cerca de 5 mil famílias. Foram assinados protocolos de intenção para levar o mesmo benefício a outras quatro comunidades.
Em Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, 112 famílias da comunidade de Queimados de Cima, na área rural do município, passam a contar um sistema de distribuição de água tratada. A obra faz parte do Programa Sanepar Rural, uma iniciativa do Governo do Estado, que reúne a Companhia de Saneamento do Paraná, prefeituras e comunidades em uma grande frente de inclusão social e saúde pública.
O projeto em Agudos do Sul instalou 7,5 mil metros de tubulações e um reservatório com capacidade de 25 mil litros. A água captada de um poço artesiano com vazão de 4,5 mil litros por hora passará por tratamento em uma casa de química especialmente construída no local.
O presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou que o programa reflete uma diretriz clara do governador Ratinho Junior, que é levar água tratada a todas as famílias do Paraná, independentemente da lo-
calização. “Estamos cumprindo a determinação do governador para atender toda a população paranaense. A zona rural não é uma obrigação contratual da Sanepar, mas é um compromisso social. É saúde pública, é qualidade de vida”, afirmou.
Além da Sanepar, o projeto contou com a participação da Prefeitura de Agudos do Sul, do Instituto Água e Terra (IAT), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e da própria comunidade.
O prefeito Genézio Ferreira comemorou a entrega do sistema e reafirmou a importância das parcerias. “Temos 80% da nossa população vivendo na zona rural. Com recursos próprios, seria impossível executar um projeto desse porte. Já temos cinco sistemas em parceria com a Sanepar, beneficiando cerca de 5 mil famílias. Isso representa saúde e dignidade”, destacou. Durante o evento, foram assinados
protocolos de intenção para levar o mesmo benefício a outras quatro comunidades do município: Taboão, Lagoa dos Pretos, Pavãozinho e Ribeirão Grande. O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, ressaltou a dimensão simbólica e espiritual do acesso à água tratada. “A água é vida, é a presença de Deus no mundo. Inauguramos aqui um poço que representa o bem que o Governo do Estado faz ao garantir água limpa e segura a quem mais precisa”, afirmou.
CONTRIBUIÇÃO DA COMUNIDADE
– Os moradores também colaboraram com doações fundamentais para o sistema. O terreno para perfuração do poço foi cedido por Maurílio e Tereza Ferreira, enquanto a área para instalação da caixa d’água foi doada por Vidal Pruchaki.
Maurílio Ferreira relembra com orgulho o início da história, em 2016. “As equipes estavam procurando um lugar para o poço,


e eu disse: podem testar na minha propriedade. Se der certo, será uma alegria ajudar. No dia seguinte, o poço já estava sendo perfurado”, recordou, emocionado.
O gerenciamento do sistema ficará a cargo da Associação de Moradores de Queimados de Cima, que assume os custos com energia elétrica, manutenção, substituição de equipamentos, compra de insumos para tratamento da água e contratações, quando necessárias.
A Sanepar continuará oferecendo suporte técnico e fornecerá hidrômetros para as ligações domiciliares em futuras ampliações ou melhorias. O presidente da Associação de Moradores, Adir Cavalheiro Ferreira, destacou que três pessoas foram capacitadas pela Sanepar para tratar a água e garantir o funcionamento do sistema. “A princípio, a tarifa ficou definida em R$40 mensais por 10 m³ de água por família, sem previsão de lucro, mas custear as despesas”, explicou.
SANEPAR RURAL
Criado há mais de quatro décadas, o Programa Sanepar Rural já realizou mais de 2.400 obras, com mais de 128 mil ligações implantadas. O número de pessoas beneficiadas chega atualmente a cerca de 520 mil moradores das zonas rurais do Paraná.
Mesmo com a redução da população rural – de 17% para 12% nos últimos 15 anos – cerca de 1,7 milhão de pessoas ainda vivem no campo. A Sanepar, com suas ações, já alcançou aproximadamente um terço dessa população.
O programa foi reconhecido nacionalmente em 2023 com o prêmio Guardiões pela Água, promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil. A categoria foi premiada na categoria Acesso à Água e Saneamento, que destacou as boas práticas da Sanepar na promoção da universalização do acesso à água potável.




Depois de São José dos Pinhais, Paraná em Ação vai para Paranaguá na quarta-feira
Programa itinerário da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) leva aos municípios uma série de serviços à população, como a emissão de documentos, atendimentos da Copel, Sanepar e prefeitura, bem como orientações jurítidas
Ir ao projeto Paraná em Ação, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, facilitou a vida do jovem Jonathan Rodrigues, de 16 anos. Rapidamente, ele pôde emitir o Título do Eleitor para poder votar pela primeira fez. Tudo graças ao atendimento que recebeu no programa itinerário da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), que além de emissão de documentos leva serviços e orientações jurídicas à população das cidades paranaenses. “Onde eu moro não tenho tanto acesso, vir aqui facilitou muito. Minha mãe fez as coisas dela, e eu aproveitei para fazer meu título”, disse o estudante.
Assim como Jonathan, milhares de pessoas aproveitaram os serviços oferecidos pelo Governo do Estado e pela prefeitura de São José dos Pinhais em um único local e de forma gratuita. Foram 4.678 atendimentos só no primeiro dia, entre emissão de documentos, encaminhamento para vagas de empregos, serviços de saúde, turismo, defensoria pública e assistência social. Para o Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, o Paraná em Ação é uma ação

para se exercer a cidadania. "O Paraná em Ação tem esse valor de aproximar os servidores públicos, que estão em atividade no Estado e nas prefeituras, da população. As-
sim podemos ouvir um pouco mais as pessoas, entender as suas demandas, suas necessidades, e como podemos ajudar", diz.
A partir desta quarta-feira (30), é
a vez dos moradores de Paranaguá, no Litoral do Estado, receberem o Paraná em Ação, que vai acontecer na Arena Albertina Salmon, na Rua Coronel Antônio Bittencourt, Ponta do
Caju. O evento vai até sexta-feira, 1º de agosto, das 9h às 17h. É a segunda vez que a cidade litorânea recebe a feira esse ano. “A primeira edição em fevereiro foi um sucesso, foram mais de 10 mil atendimentos. Para nós é uma satisfação, principalmente porque ele vem em um momento importante, no aniversário de 367 anos de Paranaguá. Com a parceria do governo do Estado podemos oferecer diversos serviços para a população", comenta. Serão vários serviços oferecidos, entre eles, testes voluntários de maternidade e paternidade, consultas a vagas de emprego, cadastro habitacional, serviços da Sanepar e da Copel, divórcio consensual e assistência social. Também são ofertados serviços culturais, promovendo a cultura local, musicalidade, realização de palestras para adolescentes e a apresentação de serviços do Estado.
Serviço: Paraná em
Ação em Paranaguá
Data: 30, 31 de julho e 1 de agosto
Horário: 9h às 17h
Local: Arena Albertina Salmon localizada na rua Coronel Antônio Bittencourt, Ponta do Caju.
Com mais professores e novidades, 1 milhão de alunos voltam às aulas no Paraná
Estudantes da rede estadual retomam o segundo semestre letivo com novidades no ensino integral, novos professores, programas de intercâmbio e reforço na infraestrutura escolar. O segundo semestre é muito importante por conta da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Ministério da Educação, que resulta no Ideb
A segunda-feira (28) marcou o retorno às aulas de mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual do Paraná – e, para muitos deles, esse recomeço vem com roupa nova e ambiente renovado. É o caso dos alunos do Colégio
Estadual Professor Algacyr Munhoz Maeder, no Bairro Alto, em Curitiba, uma das 408 escolas de ensino em tempo integral do Estado em que os estudantes começaram o semestre recebendo os novos uniformes escolares.
A entrega dos kits, compostos por 10 peças com camisetas, calças, bermuda, moletom e jaqueta, começou em julho e é uma das novidades deste semestre para os cerca de 80 mil alunos matriculados no modelo de tempo integral. “Isso vai ajudar muito as famílias que muitas vezes não tinham esse recurso disponível”, reflete a diretora da unidade, Rosana Rocha.

A distribuição dos uniformes segue ao longo dos próximos meses. Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a medida vai além da padronização visual. “Estamos garantindo igualdade, pertencimento e segurança para todos os estudantes, além de aliviar o orçamento das famílias. O uniforme também fortalece o vínculo com a escola e com o modelo pedagógico do ensino integral”, afirma.
Quem adorou a novidade foram os alunos. Para a estudante Isabelli Godar, de 15 anos, receber as peças foi motivo de celebração. “Ainda mais nesse frio, o moletom é muito quentinho e veio muita coisa”, conta.
Já para a pequena Tayná Gomes, de 12 anos, o uniforme representa segurança. “Foi muito maravilhoso essa ideia e até fora da escola, se a gente se machuca, as pessoas podem ajudar porque sabem da onde a gente é”, diz.
Para o avô da Tayná, Renato Correa, a iniciativa significa economia. “A gente ficava na procura da onde tinha mais barato e agora isso ficou muito bom, ela estava ansiosa pra esse começo de aula”, complementa.
IDEB
Segundo o secretário da Educação, Roni Miranda, o segundo semestre é muito importante por conta da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação, que resulta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A avaliação está prevista para o final de outubro.
“O Paraná é a melhor educação do Brasil segundo esse indicador, e estamos trabalhando para nos manter no topo. São duas aulas de matemática e duas aulas de língua portuguesa na semana para recompor a defasagem dos estudantes em anos anteriores”, detalha.
No último Ideb os estudantes do ensino médio das escolas paranaenses obtiveram as melhores notas de língua portuguesa do Saeb. A nota geral dos estudantes do Paraná no Saeb em língua portuguesa foi de 288,80, à frente de Goiás, com 287,46, e Espírito Santo, com 287,16.
Na prova de matemática do Saeb, que possui peso igualitário na definição da nota do Ideb dos estados, o desempenho do corpo estudantil paranaense também se manteve no topo do Brasil. Na classificação geral, que engloba escolas públicas e privadas, o Paraná obteve nota 283,89, a terceira maior do País, atrás apenas do Espírito Santo, com nota 286,96, e Goiás, com 284,64.
PARCEIRO DA ESCOLA
Um dos destaques da educação do Paraná em 2025 foi a implantação do programa Parceiro da Escola. O programa moderniza a gestão escolar ao transferir a parte administrativa e de infraestrutura para empresas especializadas, liberando os diretores para se dedicarem ao pedagógico. Uma pesquisa recente apontou aprovação de 86,5% dos pais nas escolas que já contam com o novo modelo. No colégio em Curitiba, desde o começo do programa, a reforma do muro com problema de infiltração foi solucionado, a segurança foi ampliada e o piso melhorado. “E estamos agora com um quadro muito bom de funcionários e quando, por exemplo, um professor está de atestado, não há aulas vagas, pois o Parceiro da Escola já tem monitores disponíveis para garantir que não haja aula vaga”, conta a diretora Rosana.
MAIS PROFESSORES
Outro reforço importante neste segundo semestre é a chegada de 988 novos professores efetivos, aprovados em concurso público. Eles irão atuar nas escolas de todas as regiões do Estado, fortalecendo o quadro de docentes. Somente nos últimos anos, já são mais de 4,5 mil professores efetivados.
A valorização da carreira docente também inclui a ampliação da jornada para dois mil professores e a oferta de formação continuada. No programa Ganhando o Mundo Professor, por exemplo, 250 docentes farão intercâmbio no Canadá. Já o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), em parceria com universidades estaduais, contará com a participação de dois mil profissionais.
“O objetivo é assegurar um ambiente cada vez mais preparado para o aprendizado, com mais professores, mais estrutura e mais oportunidades para todos os estudantes”, reforça o secretário.
PRÓXIMOS EMBARQUES
Além dos professores, o segundo semestre será de decolagens para centenas de alunos e gestores educacionais. Embarques do programa Ganhando o Mundo já começaram a movimentar o Aeroporto Afonso Pena. Até setembro, 150 estudantes seguem para o Reino Unido, 75 para a Irlanda e 100 alunos de escolas agrícolas embarcam para os Estados Unidos. Além disso, 200 diretores escolares, que irão conhecer práticas de gestão no Chile, e os 250 professores que viajarão ao Canadá. A edição 2025 do Ganhando o Mundo terá mais de 1.300 estudantes enviados ao exterior.
ESTRUTURA
Para garantir o conforto térmico nos dias mais quentes, o Governo do Estado entregou 11 mil novos aparelhos de arcondicionado no fim do primeiro semestre. A previsão é alcançar 20 mil equipamentos instalados até o fim de 2025.
“O Paraná está consolidando uma nova etapa para a escola pública. São R$ 300 milhões em investimentos em infraestrutura e reformas. Além de salas com ar condicionado, estamos entrando na última fase da substituição de salas de aula de madeira”, salienta. Com investimento de R$ 74 milhões, o Governo do Estado, por meio da Fundepar, já entregou mais de 320 novas salas de aula, o que representa cerca de dois terços da meta estabelecida.

Abertas as inscrições para a 9ª Caminhada na Natureza
– Circuito Colônia Marcelino

Já estão abertas as inscrições para a 9ª edição da Caminhada na Natureza – Circuito Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais. Promovido pela Secretaria de Turismo (Setur), o evento será realizado no dia 17 de agosto, domingo, com saída do Salão de Eventos da Capela São Pedro (Rua Antônio Claudino Sobrinho, n.º 176 – Colônia Marcelino). A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas clicando aqui. Com dois percursos em meio à paisagem rural da cidade, a caminhada proporciona contato com a natureza, prática de atividade física e uma experiência turística diferenciada.
O credenciamento dos participantes acontecerá das 7h às 9h, sendo obrigatório o cadastro prévio no site oficial. Os inscritos devem procurar a área de “inscrições antecipadas” para retirada da
pulseira de participação. A largada será às 8h, com previsão de encerramento até as 13h. Não há taxa de inscrição, mas a Setur solicita, de forma voluntária, a doação de 1 kg de alimento não perecível ou de 1 litro de leite, que será destinado a instituições beneficentes do município.
PERCURSOS
Os interessados poderão escolher um dos percursos disponíveis, sendo um de 13,2 km e outro de 5 km, ambos com nível de esforço avançado. Os trajetos incluem trechos de mata, subidas e descidas, obstáculos naturais, estradas rurais pavimentadas e não pavimentadas, além da passagem por propriedades locais.
ESTRUTURA E SEGURANÇA
Haverá estacionamento
para veículos e pontos de apoio com água ao longo do percurso. Além disso, uma infraestrutura completa, com veículos de apoio para resgate, ambulâncias e a Guarda Municipal estará à disposição.
ORIENTAÇÕES
AOS PARTICIPANTES
Leve sua caderneta do IDR para carimbo do passaporte; Traga garrafinha de água – haverá locais para reabastecimento; Alongue-se antes e depois da caminhada; Use roupas leves, calçado adequado e boné ou chapéu; Utilize protetor solar e repelente; Evite refeições pesadas antes da atividade; Mantenha a hidratação durante todo o trajeto;
O percurso não é adequado para carrinhos de bebê ou cadeiras de rodas;
Tenha atenção redobrada ao atravessar pontes, trilhas e áreas de mata, principalmente com crianças.
ALIMENTAÇÃO
Durante o evento, haverá café da manhã e almoço à venda no salão da igreja, além da comercialização de produtos coloniais por produtores locais.
SERVIÇO
9ª Caminhada na Natureza – Circuito Colônia Marcelino
Data: 17 de agosto de 2025 (domingo)
Horário: das 8h às 13h
Credenciamento: das 7h às 9h
Local de saída: Salão de Eventos da Capela São Pedro
Endereço: Rua Antônio Claudino Sobrinho, n.º 176 – Colônia Marcelino
São José dos Pinhais abre inscrições para novos cursos profissionalizantes gratuitos
Estão abertas as inscrições para novos cursos profissionalizantes gratuitos em São José dos Pinhais. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), busca capacitar os são-joseenses e ampliar as chances de inserção e crescimento no mercado de trabalho.
As oportunidades contemplam áreas técnicas e de produção. As formações são destinadas a pessoas com mais de 14 anos, com exigência variável quanto à escolaridade. As aulas têm início no dia 4 de agosto e serão realizadas no Senai, das 18h30 às 22h30.
NOVOS CURSOS DISPONÍVEIS
Técnico em Eletromecânica
Duração: 1.440 horas
Requisitos: Necessário ensino médio completo
Modalidade: Presencial conectado EAD
Semana da economia: Confira as ofertas no Armazém da Família de São José dos Pinhais

Semana de preços baixos no Armazém da Família de São José dos Pinhais! O programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag), que proporciona alívio ao bolso das famílias são-joseenses, traz novidades nos preços desta semana. Confira algumas promoções válidas até 1º de agosto:
Farinha de trigo Huth 5kg por R$ 9,99
Feijão preto Pé Vermelho 1kg por R$ 3,79
Óleo de soja Coamo 900ml por R$ 5,89
Arroz parboilizado Buriti 5kg por R$ 17,19
Papel higiênico 4 rolos Fofinho por R$ 4,29
CADASTRO
Para ter acesso ao programa Armazém da Família é necessário cumprir alguns requisitos, sendo eles: ter 18 anos ou mais, residir em São José dos Pinhais e possuir renda familiar mensal de até 3,5 salários mínimos. O cadastro pode ser realizado mediante a apresentação dos seguintes documentos de todos os membros do grupo familiar: Documento de identidade (RG e CPF); Comprovante de residência (contas de água, luz ou telefone fixo em nome do usuário ou cônjuge, emitidas nos últimos três meses); Comprovante de renda (contracheque, extrato do INSS, comprovante de seguro-desemprego, declaração do Imposto de Renda – se houver –, comprovante do CadÚnico ou, no caso de produtores rurais, extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP); O limite mensal de compras é de R$ 2.227,00 por pessoa cadastrada. Os pagamentos podem ser realizados em dinheiro, cartão de crédito, débito e também por meio de cartões alimentação das bandeiras Triocard, Personal, Abrapetite e Senff.
SERVIÇO
Armazém da Família
Endereço: Rua Claudino dos Santos, nº 32, ao lado do Terminal Central
Dia do Agricultor: Mais de 3 mil agricultores impulsionam a economia e fortalecem a área rural de São José

Técnico em Qualidade
Duração: 800 horas
Requisitos: Ensino médio incompleto
Modalidade: Presencial conectado EAD
Técnico em Mecatrônica
Duração: 1.360 horas
Requisitos: Ensino médio incompleto
Modalidade: Presencial
Técnico em Automação Industrial
Duração: 1.240 horas
Requisitos: Ensino médio incompleto
Modalidade: Presencial conectado EAD
Além dos cusos informados acima, há vagas abertas para outros cursos na área administrativa, de gastronomia e de tecnologia. Confira:
Ajustador Mecânico –10 vagas
Programação CLP – 7 vagas
Auxiliar Administrativo – 2 vagas
Controlador e Programador de Produção – 26 vagas
Aplicativos Básicos em Informática – 19 vagas
Preparo de Pizzas – 7 vagas
Preparo de Pães – 9 vagas
Preparo de Docinhos –11 vagas
Preparo de Tortas Doces – 15 vagas
INSCRIÇÕES
As inscrições são presenciais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, no Centro de Qualificação e Capacitação, localizado na Avenida das Américas, nº 1.500/1.420 – Bairro São Cristóvão.
É necessário levar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho digital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3134-0038.

Nesta segunda-feira (28), é celebrado o Dia do Agricultor e a Prefeitura destaca a importância da classe para o desenvolvimento do município. De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Gastão Vosgerau, a atuação desses agricultores garante o destaque a cidade.
“Graças aos nossos produtores, São José dos Pinhais é a cidade com maior produção agrícola da Região Metropolitana de Curitiba e a segunda maior produtora de morangos do Estado do Paraná”, afirma o secretário. Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), em 2019, a produção de hortaliças no município movimentou aproximadamente R$ 528 milhões.
Exemplo de dedicação ao campo e à produção de alimentos, o agricultor familiar Hamilton Possebon, de 71 anos, é reconhecido como o produtor mais antigo em atividade na Ceasa do Paraná.
Nascido e criado em São José dos Pinhais, Hamilton atua há mais de cinco décadas na agricultura e considera a profissão essencial para a sociedade.
“Se o agricultor não produz, ninguém come”, resume Possebon. Mesmo diante dos desafios diários, o agricultor destaca o orgulho de estar em constante contato com a terra e a natureza. “Faça chuva ou faça sol, de madrugada até o anoitecer, estamos sempre trabalhando”, completa.




Com direito a participação de Mickey, Minnie e outros personagens amados em todo o mundo, o show da Disney no Parque Barigui contará com mais de 30 artistas em cena.

Com datas de shows confirmadas, audições para o elenco do Natal Disney Curitiba 2025 estão com inscrições abertas
Curitiba será a primeira cidade brasileira a receber o Natal da Disney. Cantores e bailarinos interessados em brilhar na inédita apresentação este ano, no Parque Barigui, já podem se inscrever para as audições de seleção do elenco. O espetáculo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível, uma das grandes novidades do Natal de Curitiba 2025, vai ocorrer de 16 a 23 de dezembro e confirma que a capital terá a maior celebração de fim de ano da sua história
As inscrições para as audições do Natal da Disney em Curitiba já estão abertas e vão até o dia 31 de julho. Para participar basta ter mais de 18 anos e ter experiência profissional.
Além da seleção do elenco para a atração da Disney no Natal de Curitiba 2025, a Fundação Cultural de Curitiba também realiza credenciamento público para contratação dos artistas e técnicos que atuam nos espetáculos produzidos pela Prefeitura por meio da FCC.
"A programação do Natal de Curitiba fortalece a rede de economia criativa da cidade ao criar oportunidade de emprego e renda para artistas, artesãos, cenógrafos, figurinistas, maquiadores, carregadores, monitores e mão de obra especializada, como técnicos de luz e som”, destaca o prefeito Eduardo Pimentel. Ensaios
Em Curitiba, as audições presenciais do espetáculo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível serão de 4 a 6 de agosto e, nos dias 12 a 14 de agosto, ocorrem em São Paulo. A seleção final será no dia 15 de agosto, na capital paulista. Após a escolha dos artistas, os ensaios serão realizados em São Paulo (10/11 a 10/12) e em Curitiba (11 a 15/12).
Podem participar das audições bailarinos com experiência em diversos estilos: danças urbanas, contemporâneo, jazz, ballet clássico e danças esportivas. Cantores
podem ter todos os tipos vocais, com experiência em atuação e versatilidade para papéis cômicos e dramáticos.
Com direito a participação de Mickey, Minnie e outros personagens amados em todo o mundo, o show Disney Celebra: Um Natal Inesquecível contará com mais de 30 artistas em cena, cenários grandiosos, efeitos e figurinos especiais, trilha sonora original e uma narrativa criada especialmente para transmitir uma mensagem de esperança, união e celebração.

Disney no Barigui Além do espetáculo principal, que acontece no interior do Centro de Eventos Positivo, mediante compra de ingresso, o público poderá participar de duas experiências gratuitas no Parque Barigui. Na península do lago, próximo ao Centro de Eventos, haverá sessões do Cinema Disney ao Ar Livre, com exibições de conteúdos especiais do Disney+.
Crianças e adultos também poderão se encantar com as Ativações Temáticas Disney, espaços sensoriais e instagramáveis que serão criados no parque para proporcionar momentos de interação com o universo Disney, uma das maiores empresas de entretenimento do mundo.
A realização do espetáculo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível, em Curitiba, é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). As apresentações têm produção original da Disney Theatrical Group e da Disney Live Entertainment, com realização local da AirPromo, empresa responsável por viabilizar o projeto no Brasil.
Informações sobre horários e condições de venda do espetáculo serão anunciadas em breve pelos canais oficiais do evento e da programação de Natal de Curitiba 2025.
Natal de Curitiba 2025
Disney Celebra: Um Natal Inesquecível será um dos grandes destaques do Natal de Curitiba 2025, maior programação natalina e de fim de ano do Brasil. A abertura da edição deste ano ocorre no dia 25 de novembro. Moradores e turistas poderão aproveitar 43 dias de atrações, com apresentações até 23 de dezembro e decoração até 6 de janeiro de 2026. Mais de 150 espetáculos promovidos pela Prefeitura, patrocinadores e privados formarão o calendário



Vereador de Curitiba sugere medida contra “empresas de fachada” do tráfico
Cassação definitiva de alvará é a punição sugerida por João Bettega às empresas utilizadas para o tráfico de entorpecentes em Curitiba
Vereador João Bettega“É notório que muitos locais formalmente constituídos como empresas acabam sendo utilizados como fachada para o tráfico de entorpecentes, representando grave ameaça à segurança pública, à saúde da população e ao bem-estar das comunidades locais”, diz o vereador João Bettega (União), na justificativa de um projeto de lei com sugestões para coibir essas práticas na capital do Paraná. A proposição foi registrada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no dia 1º de maio e está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça.

O vereador João Bettega sugere, no projeto de lei, que a Prefeitura de Curitiba efetive a cassação definitiva do alvará de funcionamento “de sociedades civis, comerciais, industriais e assemelhadas” quando ficar comprovado o envolvimento delas com o tráfico de drogas. “A cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos comprovadamente envolvidos com o tráfico é medida necessária e proporcional para coibir essa prática, desestruturar organizações criminosas e proteger a ordem pública”, defende o parlamentar.
Para que isso ocorra, ressalva o vereador, é preciso que tenha havido a responsabilização delas pelo “devido processo administrativo”, atestando que o uso das empresas pelo tráfico tenha ocorrido “com o co-
nhecimento dos sócios”. “A cassação do alvará deverá ser efetivada no prazo máximo de 72 horas após a decisão administrativa definitiva, com o consequente lacre do estabelecimento matriz e de todas as filiais”, determina a proposição (005.00384.2025).
Projeto de lei é a regulamentação para Curitiba de dispositivo da Lei das Drogas O vereador João Bettega cita, na sua iniciativa para punir empresas envolvidas com o tráfico de entorpecentes, a Lei das Drogas (11.343/ 2006). Essa norma federal não cita diretamente sanções a empresas, mas determina, no seu artigo 33, punições para quem “importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas”.
No inciso III, do parágrafo primeiro deste artigo, a lei estende a responsabilização a quem “utiliza local ou bem de qualquer natureza de que tem a propriedade, posse, administração, guarda ou vigilância, ou consente que outrem dele se utilize, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, para o tráfico ilícito de drogas”. Bettega delega ao Executivo a regulamentação da proposta, inclusive a operacionalização da fiscalização. Por José Lázaro Jr. | *Revisão: Celso Kummer


Projeto é para ações judiciais decorrentes das atividades dos guardas municipais. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Proposta assessoria jurídica gratuita para guardas municipais
Projeto de lei de Olimpio Araujo Junior assegura apoio jurídico em processos ligados à função pública, aos guardas de Curitiba e suas famílias

Garantir assessoria jurídica gratuita aos membros da Guarda Municipal (GM) de Curitiba é o objetivo do projeto de lei apresentado pelo vereador Olimpio Araujo Junior (PL), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que prevê cobertura legal em processos civis, criminais ou administrativos relacionados ao exercício da função. “Oferecer suporte jurídico para os membros da nossa GM envolvidos em fatos decorrentes de atribuição legal é garantir-lhes a tranquilidade necessária para agir”, justifica o parlamentar.
A proposta assegura a prestação de assistência jurídica, inclusive a familiares, em casos de invalidez ou falecimento decorrentes da atuação funcional. A cobertura inclui custas processuais e honorários advocatícios, sem necessidade de reembolso por parte do servidor, ainda que o processo termine desfavoravelmente. A assistência também contempla demandas da família do guarda motivadas por sua condição funcional (005.00389.2025). Município poderá firmar convênio com Defensoria Pública Para efetivar o atendimento jurídico, o projeto prevê três possibilidades no âmbito da Prefeitura de Curitiba. Uma forma seria designar a função à Procuradoria-Geral do Município, mediante ato do chefe do Executivo. Outra é firmar convênio com a Defensoria Pública do Paraná, com canal exclusivo e atendimento preferencial, restando a opção de contratar escritórios de advocacia, respeitando as regras de licitação e a disponibilidade orçamentária. De acordo com o projeto de lei, a obrigação do Município subsiste mesmo em casos de aposentadoria ou morte do servidor, permitindo que cônjuges, ascendentes, descendentes ou parentes consanguíneos até o segundo grau possam requerer o benefício. “Não é razoável que os membros da Guarda tenham que arcar com os serviços advocatícios oriundos de demandas que se originam em decorrência de suas atividades”, argumenta parlamentar. Proposta busca reforçar segurança institucional dos agentes Na justificativa do projeto de lei, Olimpio Araujo Junior defende que a medida garante respaldo jurídico aos agentes que, por exercerem função de risco, podem ser alvos de ações judiciais ou administrativas. “Essa medida não isenta da responsabilidade em caso de culpa ou dolo, mas dá maior equilíbrio para que ele atue sem o receio de ter que absorver elevados custos na sua defesa”, afirma o vereador.
O projeto menciona que a proposta poderá ser implementada sem impacto financeiro direto, caso o Executivo opte por convênios com a Defensoria Pública ou com o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM). A proposta está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC. Por José Lázaro Jr. | *Revisão: Celso Kummer
Projeto veda cotas por identidade de gênero em concursos públicos
Proposta da vereadora Delegada Tathiana privilegia critérios técnicos nas seleções da administração pública de Curitiba


(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Vereadora Delegada Tathiana GuzellaA Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu um projeto de lei da vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) que proíbe a adoção de cotas, reservas de vagas ou critérios preferenciais baseados exclusivamente na identidade de gênero em concursos públicos, processos seletivos e programas da administração direta e indireta do município (005.00365.2025).
De acordo com a proposta, a vedação se aplica a concursos para cargos efetivos, processos seletivos para contratações temporárias e programas de estágio, bem como a editais de seleção para cursos, capacitações, benefícios e programas de incentivo sob responsabilidade da Prefeitura de Curitiba. Há, no projeto da Delegada Tathiana, uma ressalva, de que continuariam permitidas políticas públicas de inclusão que levem em conta múltiplos fatores de vulnerabilidade social, como cotas sociais e educacionais combina-
das. A parlamentar defende que a proposta “não pretende negar ou invisibilizar desigualdades estruturais enfrentadas por grupos específicos”.
“Essa medida busca garantir que os critérios de seleção sejam justos e equitativos, evitando possíveis distorções ou privilégios que possam surgir ao se considerar apenas a identidade de gênero como fator determinante”, afirma a Delegada Tathiana, para quem a iniciativa, quando aplicada em Curitiba, estabelecerá que o mérito e a qualificação técnica devem prevalecer nos critérios de seleção da administração pública. A iniciativa ainda não passou por votação em plenário, pois ainda está na etapa de apreciação pelas comissões temáticas da CMC, aguardando parecer da Comissão de Constituição e Justiça sobre a tramitação no Legislativo. Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques
Vedação a cotas por identidade de gênero valeria para todas as seleções públicas da Prefeitura
Lacre do estabelecimento deve ocorrer em até 72 horas após a conclusão do processo administrativo. (Imagem gerada por IA/ChatGPT Dall-E)



Nova edição do Ilha do Mel Jazz Festival reúne mais de 90 atraões musicais durante todo o mês de agosto
Durante os fins de semana do mês de agosto (sexta–feira a domingo), a Ilha do Mel, em Nova Brasília, recebe a nova edição do Ilha do Mel Jazz Festival.
Com uma programação repleta de atrações para toda a família, o evento contará com apresentações de jazz music, atividades de pintura ao vivo, aulas de ioga na praia, exposição de quadros e obras de arte de artistas locais, oficina de pintura para as crianças, educação ambiental, entre outros. Toda a programação é gratuita.
“Estamos muito felizes em poder proporcionar esse grande evento cultural para os moradores e turistas na Ilha do Mel. Temos a expectativa de receber um público de cerca de 40 mil pessoas, oferecendo atividades culturais, consciência ambiental e muita diversão para toda a família”, comenta Giselle Furtado, uma das organizadoras do Ilha do Mel Jazz Festival.
Serão mais de 90 atrações musicais, entre cantores e bandas, que passarão pelo festival, entre eles, o cantor e compositor Wes Ventura, o músico Derico, o cantor e mú-
sico Nego Blue da Ilha do Mel, entre outros. A programação completa será disponibilizada no perfil oficial no instagram: @ilhadomeljazz.
O Ilha do Mel Jazz Festival tem produção da Loba do Mar Eventos, com patrocínio da Heineken e apoio da Fecomércio, Sesc, Senac, Secretaria do Turismo do Paraná e Rádio Transamérica
Serviço:
Ilha do Mel Jazz Festival
Data: Fins de semana de agosto (sexta-feira a domingo)
Programação gratuita
Rede social oficial: instagram: @ilhadomeljazz.
Produção: Loba do Mar Eventos
Patrocínio: Heineken
Apoio: Fecomércio, Sesc, Senac e Secretaria do Turismo do Paraná, Rádio Transamérica





Danilo Gentili apresenta show especial em Paranaguá durante o aniversário da cidade
Em um oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos, show do humorista e apresentador ocorrerá no dia 29 de Julho, dia em que Paranaguá comemora 377 anos. Apresentação terá formato de grande comedy club, no Mega Rocio. Ingressos já estão disponíveis
Um dos maiores fenômenos da comédia dos últimos anos, o humorista e apresentador Danilo Gentili desembarca na cidade de Paranaguá, para apresentar um dos seus shows especiais de stand-up comedy, em comemoração aos 377 anos do município, em um oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos.
O evento ocorrerá no dia 29 de julho, feriado do aniversário da cidade, às 20 horas, em um formato inédito, no Complexo Turístico Mega Rocio (Praça Thomas Sheehan, S/N - Bairro Rocio). Os ingressos já estão disponíveis por meio da plataforma Sympla, com valores a partir de R$50, mais taxa.
Esta será a primeira vez que Paranaguá recebe o show de Danilo Gentili, assim como um evento no formato de um grande comedy club, contando com várias mesas (que podem ser compartilhadas) e serviço de bar, com comidas e bebidas disponíveis para o público, oferecendo uma experiência completa e de conforto, como ocorre nos maiores clubes de stand-up comedy do mundo.
“O público poderá dar muitas gargalhadas com as piadas afiadas do Danilo Gentili e, ainda, desfrutar de uma boa cerveja gelada e drinks, além de petiscos e comidinhas de boteco. Este formato de grande comedy club é sucesso por todo o mundo e está presente nos maiores festivais de humor do Brasil”, explica uma das produtoras do evento, Muga Riesemberg.
Danilo Gentili é comediante, apresentador, escritor, cartunista, repórter, publicitário, ator e empresário brasileiro. É reconhecido como um dos precursores e idealizadores do movimento do stand-up comedy do Brasil. Com mais de 30 milhões de seguidores em suas redes sociais, é apresentador do talk show The Noite, no SBT, conquistando a liderança de audiência na televisão aberta brasileira por muitas noites. Nos palcos, foi membro do Clube da Comédia Stand-Up e criou o Comédia ao Vivo. Na televisão, ganhou projeção nacional como repórter do programa humorístico “CQC”, exibido na Band. No mesmo canal, criou e apresentou o “Agora É Tarde” entre 2011 e 2014. Em 2016, apresentou o reality “Entubados”, no Sony Channel, e “A História Bêbada” (versão brasileira de Drunk History), no Comedy Central. Ao longo de sua carreira, publicou quatro livros: o primeiro, “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”, foi lançado em 2009 e ganhou uma adaptação para o cinema lançada em outubro de 2017; o segundo, “Politicamente Incorreto”, foi inspirado no show de stand-up homônimo e acabou virando uma série de TV; o terceiro, “A Vida e Outros Detalhes Insignificantes”, é uma coletânea de piadas de seus shows de stand-up; e por fim, “Droodles”, seu último lançamento, no qual inclui os desenhos (droodles) de um quadro de seu programa no SBT. Os ingressos LIMITADOS já estão disponíveis pela plataforma Sympla, com valores a partir de R$50 (+ taxa adm). A classificação é 16 anos. Meia-entrada conforme lei, para estudantes, idosos (60+), professores da rede pública, PcDs e acompanhantes, jovens de baixa renda cadastrados no CadÚnico e doadores regulares de sangue. Evento com acessibilidade e intérprete de Libras, com cadeiras reservadas e entrada prioritária para pessoas com mobilidade reduzida, pessoas do espectro autista e outras síndromes. Mais informações pelo perfil no Instagram @parnaxx.
Serviço:
Danilo Gentili Stand-Up Comedy Show em comemoração aos 377 anos de Paranaguá Oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos
Data: 29 de Julho
Horário: 20 horas
Local: Complexo Turístico Mega Rocio
Praça Thomas Sheehan, S/N - Bairro Rocio
Ingressos: A partir de R$50, mais taxa, pelo Sympla (limitados) Verifique formas de pagamento e parcelamento no crédito
Classificação: 16 anos.
Evento com mesas compartilhadas e serviço de bar
