Esp11-GnarusUFAM-debate acerca das lutas

Page 1

GNARUS-UFAM - 86

Artigo

A QUESTÃO FUNDIÁRIA NO BRASIL E A LUTA PELA TERRA: UMA BREVE DISCUSSÃO HISTORIOGRÁFICA Por Gabriel Cruz Carneiro e Yannara Moreira Gomes RESUMO: Não se pode discutir quaisquer questões referentes aos conflitos sobre a terra sem antes buscar dar voz ao protagonismo do camponês nesses espaços de lutas, e nesse sentido, se faz necessária uma discussão que remonte os vários momentos de conflitos e resistências na história do país na tentativa de tornar claro o quão longínqua se faz a história das disputas de sangue pela terra no Brasil, e nesse sentido, o presente artigo busca construir um panorama geral que percorre do início da colonização do que viria a ser Brasil, até os anos da ditadura, tendo esse limite temporal sido escolhido por conta do período republicano em seu nascimento e com incidência maior no contexto do governo militar, o grande marco temporal da longa duração das sangrentas lutas e das firmes resistências camponesas em relação as disputas de terra, servindo também esse recorte-fim como forma proposta de trazer uma base historiográfica as discussões mais contemporâneas acerca do tema, objetivando fomentar, a partir dos diversos trabalhos evocados, terreno para um debate atual, mas também de séculos, acerca dos conflitos pela terra, menos na tentativa de esgotar as questões a serem discutidas e mais na busca por uma abertura de espaços de diálogo. Partindo desta problemática, reunimos os trabalhos de diversos autores que discutem historicamente a questão fundiária no Brasil, desde o início da colonização portuguesa até os anos de repressão levados a cabo pela Ditadura Civil-Militar, em que nós, a partir destes primorosos trabalhos, buscamos privilegiar as ações de resistência camponesa, como as articulações sindicais, ou ações de guerrilha, presentes já no período republicano, mas também os conflitos e as políticas centralizadoras e elitistas em todo o processo histórico brasileiro. Palavras Chaves: latifúndio, concentração de terras, camponês, trabalhador.

Da Chegada Portuguesa à Ditadura: Uma Breve Discussão

A

questão da terra no Brasil é uma problemática que existe desde antes do território ter essa nomenclatura, começou precisamente com a chegada dos portugueses naquele que seria um “Novo Continente” e não deixou de existir até os dias de hoje, como José Luiz Alcantara Filho e Rosa Maria Oliveira Fontes pontuam em seu artigo chamado “A formação da propriedade e a concentração de terras no Brasil1”, em que “o Brasil está entre 1 ALCÂNTARA FILHO; FONTES, 2009, p. 64

Gnarus Revista de História - UFAM - FEVEREIRO - 2020

os países mais desiguais do mundo, [...] por todo o território brasileiro é possível identificar grandes disparidades sociais, dentre elas na distribuição de renda e de terra2. A terra foi e ainda é grande motivo de lutas e de mortes por todo o solo brasileiro e nesse sentido Lucas Guedes Vilas Boas comenta em seu “Considerações sobre a concentração fundiária no Brasil” em que essa [...] concentração de terras reverbera em inúmeros processos, como a migração cam2 FILHO, José Luiz Alcantara; FONTES, Rosa Maria Oliveira. A formação da propriedade e a concentração de terras no Brasil. Revista de História Econômica & Economia Regional Aplicada, [S. l.], 2009, p. 64.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.