GNARUS|1
Artigo
A ORIGEM DO DEBATE SOBRE O DEUS ÚNICO E O SURGIMENTO DA IDEIA DA TRINDADE NO ÂMBITO CRISTÃO (SÉCULOS III E IV D.C.) Por: Flávio Henrique Santos de Souza RESUMO : Neste artigo abordaremos a discussão do Deus que é tido como uno, mas que é apresentado de forma trina no âmbito do pensamento cristão. Nem todos os grupos cristãos da Antiguidade (como também da contemporaneidade) comungavam com esse ideário, e, ainda hoje é uma questão que disponibiliza fortes embates entre alguns cristãos (trinitarianos e unitarianos). Como também, muito debate entre historiadores e teólogos. Mas, será que o Antigo Testamento faz alusão ao chamado dogma Trindade? Será que os primeiros escritores cristãos fizeram menção da Trindade no que, posteriormente, veio a se chamar Novo Testamento? É o que discorreremos ao longo dessa pesquisa. Palavras-chave: Cristianismo, Trindade, Judaísmo, Monoteísmo.
Introdução
valor da circuncisão na assembleia de Jerusalém1, a
É
notório que o cristianismo “bebeu” da
fé cristã em menor escala ainda continuou com
fonte judaica no tocante a diversos
influências judaizantes no seu âmago teológico.
preceitos e leis hebraicas, que tiveram
Destarte, a maior parte dos cristãos assim como os
uma nova roupagem ao serem alocadas
judeus tem a perspectiva na crença do Deus único.
no cerne do seu corpo doutrinário. E isso veio se
O Deus que é tido como o criador do universo,
reverberar no que é chamado de tradição judaicocristã. A despeito de ter ocorrido o cisma da crença cristã quanto ao arcabouço de crenças judaicas no século I d.C. após a controvérsia do
1
Atos 15. Disputa “teológica” ocorrida aproximadamente no ano de 49 d.C. em Jerusalém entre os representantes dos cristãos judaizantes e Paulo de Tarso, defensor da missão gentílica de cristianização. Nessa reunião, ficou decidido que os gentios que abraçassem a fé cristã não precisariam seguir algumas questões do rito mosaico. JOHNSON, Paul. História do Cristianismo. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2001, p. 11-12.