Modelo arq caio

Page 1

JARDIM ORIENTAL EM SAO PAULO - Um Refúgio De Tranquilidade E Paz

|

1


INTRODUÇÃO O crescimento urbano tem criado metrópoles cada vez mais aglomeradas, perigosas, estressantes e poluídas, transformando a paisagem um turbilhão de edificações que são construídas a cada dia, e assim diminuindo exponencialmente o contato da população com regiões naturais. As áreas verdes, tem se tornado além de uma questão de estética e lazer, uma questão de qualidade de vida e também preservação ambiental, seguindo alinhada do desenvolvimento da cidade. Essa necessidade que o homem tem de se relacionar com um ambiente primórdio presente em toda evolução humana, tem se transformado através dos séculos, sendo moldadas dentro de cidades como pequenos pulmões que nutrem a população e a cidade, através de qualificação no ambiente físico, biológico, territorial, social e econômico, como defende Adjalmes Ferreira (2005).

Esses novos espaços são criados através de parques, praças e Jardins, em que alguns casos misturamse com uma paisagem natural já existente. Segundo Eduardo Gonzalo (2010), os parques são lugares de encontro e irradiação de uma nova que rejeita toda forma de violência e discriminação e que apela à dimensão sagrada da mente humana para liberdade e sentido. Através desta afirmação, concluise que esse espaço projetado pode ser frequentado por pessoas de diferentes crenças, costumes, culturas e formas de viver, rentabilizando uma diversidade cultural em prol de um objetivo em comum: a busca pelo bem estar. É fundamentando nesta ideia da necessidade da população e na análise de um terreno inserido numa região que pode favorecer os moradores da cidade de São Paulo e de Osasco, que foi definido os objetivos centrais desta proposta de Trabalho Final de Graduação.


JUSTIFICATIVA O conceito do Jardim de Estilo Oriental proposto pode ser entendido de uma forma errônea se não analisar a dimensão do terreno de implantação. Este Jardim, por sua escala, pode ser estabelecido como um parque a princípio, mas que no processo projetual, será desenvolvido um conceito singular para o projeto. Nesta etapa do trabalho há questões que devem ser respondidas. Inicialmente, de forma mais simplória, o motivo de fazer um parque é o ponto de partida para o entendimento da proposta de intervenção.

“”

“OS PROBLEMAS URBANOS ENFRENTADOS NA ATUALIDADE... ...CAUSAM SÉRIOS PREJUÍZOS À SAÚDE FÍSICA E MENTAL DA POPULAÇÃO.”

“Os problemas urbanos enfrentados na atualidade, tais como poluição do ar e da água, enchentes, ruídos em excesso, entre outros, causam sérios prejuízos à saúde física e mental da população” (LONDE; MEDEIROS 2014) e é a partir deste ponto onde é possível notar que a ausência de áreas verdes destinada ao lazer ou até mesmo ao refúgio para a sociedade, conduz o desenvolvimento humano em direção oposta ao crescimento. Uma determinada região pode ser avaliada em sua qualidade urbana através dos equipamentos dispostos para a população, de modo a não criar segregações e sim criar uma mistificação do espaço com usos e ocupações que transpareça segurança, proporcione lazer adequado, infraestrutura de qualidade e postos de extensão de serviços públicos. Na tabela ao lado é possível conferir as principais formas de degradação presentes na ausência de áreas verdes e os principais benefícios (FUNDAÇÃO CIDE,2004). A relação que o parque/praças/ áreas verdes tem com o entorno, é de fundamental importância para alguns aspectos ambientais e sustentáveis além da qualidade de vida, como por

exemplo, diminuir a velocidade dos ventoseaocalordoentorno,melhoriano ar em função ao processo de oxigenação das árvores, proteção de fauna e flora, barreira sonora, sombreamento da região, convívio entre as pessoas e a natureza e relaxamento. Segundo Patrícia Londe e Paulo Mendes (2001), o poder público deve se preocupar em planejar e a partir de políticas públicas, garantir a qualidade de espaços de lazer e cultura na cidade em decorrência ao aumento populacional ocorrido nas últimas décadas, para que possa assim garantir espaços atrativos, de qualidade e segurança para o desenvolvimento humano. Com base nesses dados, foi analisado uma área de conturbação entre Osasco e São Paulo, que poderia favorecer a população de ambas as cidades, com um terreno localizado numa região de fácil acesso à meios de transporte público metroviário e viário. O terreno está localizado numa área de forte predominância residencial, mas com incidência de indústrias perto. A propostadeumprojetoturísticofavorece o desenvolvimento local, melhorando a segurança e investimentos de setor público e privado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.