3 minute read

ENTREVISTA

Entrevista – Gedson Nunes

Diretor de Educação Profissional do Senac Rio Grande do Norte

Advertisement

texto KATIANE GOMES

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de desemprego no RN ficou em 15,8% em 2020, a maior dos últimos nove anos. Os dados evidenciam a crescente dificuldade de inserção em um mercado que exige pessoas cada vez mais qualificadas e em sintonia com as principais necessidades de cada setor.

É neste contexto que atua o Senac, instituição do Sistema Fecomércio RN, que, além de oferecer qualificação de excelência, investe em ferramentas que visam colaborar com a inclusão de trabalhadores no mundo profissional, como explica o diretor de Educação Profissional da instituição, Gedson Nunes, em entrevista à Conexão Fecomércio.

Diante de um cenário com números tão negativos, qual a importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho? É extremamente importante que as pessoas percebam a importância da qualificação profissional, especialmente neste cenário econômico tão negativo que estamos passando. Para as empresas, todas elas, o cenário não é bom. Precisarão, mais do que nunca, encontrar as pessoas certas no mercado para continuar fazendo, com eficiência e eficácia, sua entrega à sociedade. Para isso, é preciso ter pessoas preparadas no seu quadro de colaboradores. Todas as pessoas, mesmo as que estão trabalhando, e, especialmente, as que estão em busca de emprego, precisam estar prontas para esse mercado. Então, adquirir novas competências é fundamental e para isso é necessária uma preparação; uma qualificação adequada.

O que o Senac RN oferece neste contexto?

O Senac RN é um grande observador das necessidades profissionais buscando oferecer uma formação profissional prática e direcionada às necessidades das empresas. Para

isso, a todo momento estamos lançando novos cursos em todas as áreas do conhecimento para atender as demandas que o mercado exige. São dezenas de cursos nas áreas de Comércio e Negócios, Tecnologia da Informação, Gastronomia, Saúde, Idiomas, Beleza, entre outros. Todos os nossos cursos buscam atender às necessidades do mercado. Neste contexto atual, o Senac RN também se reinventou criando um novo portfólio de cursos para atender às mudanças de comportamento trazidas pela pandemia. Então, em todas as áreas do conhecimento, lançamos novos cursos, atualizados com o mercado.

O SENAC RN TAMBÉM TEVE QUE SE REINVENTAR PARA CONTINUAR OFERECENDO FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE QUALIDADE PARA O RIO GRANDE DO NORTE.

Gedson Nunes

Diretor de Educação Profissional do Senac RN

Com tantas mudanças rápidas, sobretudo no âmbito tecnológico, trabalhadores de diversos segmentos precisaram se reinventar. Como o Senac se adaptou às novas demandas no mundo profissional?

O Senac RN também teve que se reinventar para continuar oferecendo formação profissional de qualidade para o Rio Grande do Norte. Criamos a Sala de Aula Virtual e 15 dias após o início da pandemia mais de 90% dos nossos alunos já estavam de volta às aulas, com todo o padrão de qualidade que o Senac oferece. Observando o cenário das empresas do Comércio, Serviços e Turismo, desenvolvemos vários cursos para ajudar as empresas a buscar um posicionamento do mercado de forma on-line. Fizemos vários cursos, tanto para Vendas On-line como também Cursos de Boas Práticas de combate à Covid-19 para todos os segmentos do Comércio, Serviços e Turismo.

Além do ensino profissional, o Senac oferece algum serviço que facilite a inserção dos seus alunos no mercado de trabalho?

Sim. Com o Senac Empregabilidade fazemos a ponte entre as empresas e nossos alunos. Temos mais de 1.600 empresas que priorizam a oferta de suas vagas a profissionais que foram alunos do Senac. Isso se deve ao alto nível profissional no qual os alunos do Senac são formados. Também oferecemos um serviço de preparação dos alunos para as empresas. É um serviço gratuito, que entre muitas outras vantagens, amplia a empregabilidade dos nossos alunos, através das dicas e orientações profissionais, como se comportar em uma entrevista de emprego, elaborar seu currículo, entre outras informações.

Quais os resultados dessas iniciativas?

Em funcionamento desde o ano de 2009, o serviço já encaminhou mais de 13 mil ex-alunos para ocupar vagas de emprego nos segmentos de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado. Por ano, são cerca de 1.000 ex-alunos selecionados e inseridos profissionalmente nas mais de 1.600 empresas cadastradas.

This article is from: