
1 minute read
Iphan convoca representantes da sociedade civil para desenvolver candidatura do Forte dos Reis Magos a Patrimônio Mundial
VALORIZAÇÃO
Fecomércio RN faz parte do Comitê que está discutindo o tema
Advertisement
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), finalizou no início de março, uma oficina de elaboração do Plano de Conservação do Forte dos Reis Magos, realizada pela CoordenaçãoGeral de Conservação (CGCO) e pelo Núcleo de Educação Patrimonial do Departamento de Cooperação e Fomento (Nep/Decof) do Iphan. O equipamento turístico é candidato a Patrimônio Mundial, em candidatura seriada com outras 19 fortificações, construídas para a defesa do Brasil, entre os séculos XVI e XIX.
A ação integra o I Plano de Gestão de Bens Culturais Materiais (PGBCM), que tem como prioridade, dentre as linhas de atuação, a valorização da arquitetura militar das fortificações brasileiras.
Ainda para o primeiro semestre de 2021, estão programadas a confecção de oito planos de conservação de fortificações e quatro diretrizes para
texto VIRGÍNIA FRANÇA
atuação, onde serão usadas ferramentas virtuais, nuvens de palavras e metodologias participativas, nas quais a reflexão é provocada por uma série de perguntas voltadas para fomentar a participação. E, até o final do ano, o I PGBCM pretende formular, em parceria com o Ministério da Defesa (MD) e a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), o Programa de Valorização das Fortificações Brasileiras.
Além dos responsáveis técnicos do Iphan, participaram também da oficina representantes da comunidade de Natal e os membros do Comitê Técnico Estadual referente à Fortaleza dos Reis Magos, que dentre eles, está o engenheiro Aníbal Barbalho, representando a Fecomércio RN.