GAMA 5

Page 36

36

todo lo erótico que daba el hecho de hacer guantas o calzones, y se incorporó a mi trabajo. (Entrevista realizado por Drys, febrero, 2009)

Rodrigues, Maria Regina (2015) “Os corpos toilette de Vilma Villaverde.” Revista Gama, Estudos Artísticos. ISSN 2182-8539, e-ISSN 2182-8725. Vol. 3 (5): 27-36.

A cor também foi alterado pela artista, antes usava engobes para representar cenários e as pessoas de época, agora faz opção por cores intensas e vidrados, não apenas para dialogar com os sanitários, mas como um olhar para a nova realidade vivida. Aspectos conclusivos O presente texto abordou a cerâmica contemporânea por meio da temática da apropriacãotrabalhada por três tipos de olhares: a fotografia antiga como suporte da construção das escuturas e os relevos e, por fim, a apropriacão do objeto utilitário como passagem para a arte. Essas três abordagens foram elencadas como categorias de análise para pensarmos como a artista percorrreu diferentes procedimentos na cerâmica. No entanto, a escolha da artista não foi aleatória, pois seu projeto poético foia alterando para encontar um meio proprio de construir sua obra, em especial peças integradas com os objetos utilitários. A partir da descoberta do bidê, suas obras parecem sair dos artefatos sanitários de uma maneira surpreendente. A artista levou para o público (a galeria) um material que em geral é usado pelas pessoas num espaço privado (objetos sanitários), criando diferentes esculturas, na maioria femininas. A narrativa apresentada pela artista demostra um diálogo entre o material escolhido e sua ação, porém, fica evidente o contraste entre o material industrial apropriado, das figuras por ela modeladas. Com estas obras, Villaverde desenvolve uma poética que se manifesta um tipo de realismo fantástico, onde há ironia e humor, criando meios e recursos para expressar. Nesse sentido, o presente trabalho não somente propõe-se apresentar o processo de uma artista contemporânea por meio de seus processo, como também apresentar o resultado dessa produção cerâmica contemporãnea.

Referências Museo de Arte Lopez Claro. Silvio Oliva Drys (2009) Silencios: Vilma Villaverde. Catálogo. Buenos Aires, Argentina, 06/03 al 25/03 de 2009. Perez, Karine Gomes (2008) “Apontamentos Sobre o Conceito de Apropriação e seus Desdobramentos na Arte Contemporânea.” Revista Digital Art & — ISSN 1806-2962 — Ano VI — Número 10 — Novembro — Webmaster [Consult. 20150115].

Disponível em http://www.revista.art.br/ site-numero-10/trabalhos/42.htm Rodrigues, Maria Regina. 2004 Obras em processo: interações comunicacionais no processo de criacão de duas ceramistas brasileiras. Doutorado em Comunicacão e semiótica. PUC/SP. Salles, Cecília Almeida (2004) “Espaço de eloquência”. In: Manuscritica: revista de crítica genetica., São Paulo, nº 12, jan. p.159-169


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.