FBAUL 2011*21 PRÉMIOS AWARDS
Este livro reúne um conjunto alargado de trabalhos de alunos e alumni da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa que, entre 2011 e 2021, foram nomeados ou premiados em alguma competição nacional ou internacional. Estamos convictos de que, ao termos conseguido reunir, através de uma chamada pública, 320 obras de 220 alunos formados nos nossos sete Departamentos — Arte Multimédia, Ciências da Arte e do Património, Desenho, Design de Comunicação, Design de Equipamento, Escultura e Pintura —, tornámos este evento num inolvidável registo do valor humano e da qualidade pedagógica e científica das Belas-Artes.
Os trabalhos aqui apresentados espelham a diversidade e o cruzamento disciplinar entre a arte, o design e as ciências do património. As Belas-Artes são um espaço privilegiado para o saber e a cultura, respondendo de forma atenta e positiva aos desafios que a globalização do conhecimento traz à universidade. Todos estes trabalhos revelam a capacitação académica e profissional dos alunos. As Belas-Artes são um lugar de aprendizagem e de experimentação que valoriza a transversalidade entre as práticas do design e da arte com os domínios da teoria e das teorias aplicadas, possibilitando aos alunos um percurso académico assente no diálogo entre a história das práticas artísticas e do design e os processos contemporâneos da criação. Trata-se de um lugar do conhecimento em que professores e investigadores, portadores de clara liberdade e de excelência pedagógica e científica, estabelecem pontes sólidas entre a transmissão do conhecimento académico e o modo como a arte e o design se relacionam hoje com o mundo profissional. Reconhecemos também a importância destes prémios para as Belas-Artes, principalmente pelos laços que se preservam entre alunos, alumni e a instituição. Dada a quantidade de prémios registados numa só década, perspetivamos que a edição destes livros passará a ter uma periodicidade mais regular. Este livro e a sua publicação on-line constituem-se como um fundo inestimável do reconhecimento da instituição por aqueles (alunos, professores e funcionários) que permanentemente a constroem e a projetam no futuro.
FERNANDO ANTÓNIO BAPTISTA PEREIRA CRISTINA AZEVEDO TAVARES SÉRGIO VICENTE
FBAUL 2011*21
PRÉMIOS AWARDS
ARTE MULTIMÉDIA
Criada como área disciplinar em 2004, Arte Multimédia é atualmente um dos mais recentes departamentos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, acolhendo práticas artísticas inter, multi e transdisciplinares concretizadas mediante o recurso a novas tecnologias e suportes e, neste contexto, fomentando a colaboração com outros departamentos da instituição ao nível do ensino e da investigação. Em estreita ligação com o Grupo de Investigação em Arte Multimédia do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) e o Interactive Technologies Institute como um dos pólos do Laboratory of Robotics and Engineering Systems (ITI/LARSYS), o departamento tem estabelecido parcerias com instituições de expressão cultural, académica e científica relevantes no panorama nacional e internacional, de que constituem exemplos o Instituto Superior Técnico, o Laboratório NOVA de Informática, a Faculdade de Ciências, a Reitoria da Universidade de Lisboa pelas Ciências da Sustentabilidade, o Instituto de Educação com o Ensino Artístico, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a Culturgest e a Gulbenkian.
A presente publicação reúne projetos artísticos desenvolvidos por alunos dos vários ciclos de estudo — licenciatura em Arte Multimédia nas áreas de Animação, Audiovisuais, Fotografia, Media Digitais e Performance; mestrado em Arte Multimédia nas vertentes Artes Interativas, Imagem em Movimento e Práticas Transmédia; e doutoramento em Belas-Artes na especialidade Arte Multimédia.
O conjunto das obras aqui apresentadas, resultado das respostas dos alunos e alumni à chamada de trabalhos da Faculdade, compreende uma parte dos que se destacaram com prémios ou outras distinções entre 2011 e 2021, constituindo uma amostra expressiva do reconhecimento que o trabalho dos alunos do departamento de Arte Multimédia tem tido a nível nacional e internacional. Realizadas no ambiente académico ou na sua extensão para o exterior, as obras exploram a fotografia com media digitais e analógicos, performance, arte sonora, intermédia, instalação, jogos interativos, realidades virtual e aumentada, e imagem em movimento nas vertentes de documentário e ficção.
Os artistas, estudantes e alumni que integram esta publicação, foram distinguidos em contextos como Prémios Arte Jovem Fundação Millennium BCP, Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, LOOPS.Lisboa, Novo Banco Revelação, RTP, Sonae Media Art, e em Festivais como Arouca Film, Bienal Jov’Arte, CAT Casa das Artes de Tavira, Cinenova, DOK Leipzig, Fotografia Lisboa Capital Verde 2020, InShadow Lisbon, Open City Documentary, Prague International Film, Prix Jeunesse Internacional, Monstra, Mostra de Jovens Criadores, New Born Short Film Agency, QueerLisboa, Split Video Art,
Temps d’Image. As distinções expandem-se pela participação em atividades como residências artísticas ou exposições individuais, e ainda no projeto Moon Gallery, na exposição Campus do Ars Electronica, e no programa Biennale College Cinema Virtual Reality da Biennale de Venezia.
A todos o departamento de Arte Multimédia agradece.
MÓNICA MENDES
CIÊNCIAS DA ARTE E DO PATRIMÓNIO
Os verdadeiros artistas plásticos, visuais e designers sempre foram cultos. A necessidade e justificação de conhecimentos teóricos foram, pela primeira vez, explicadas e sistematizadas por Alberti, no século XV, mas, muito antes, como referiram e defenderam Vitrúvio e Plínio-o-Velho, os artistas tinham obrigatoriamente de possuir erudição e sabedoria, além de capacidades técnicas. A melhor prática só podia existir com teoria e esta com aquela.
Atualmente, as Ciências da Arte e do Património, como refere Fernando António Baptista Pereira, são um verdadeiro campo expandido, de História da Arte, Estética, Teoria, Crítica, Museologia e Museografia, Curadoria, Conservação e Restauro, Educação Artística, entre outros. Alguns conhecimentos são mais teóricos, outros são mais práticos, uns mais artísticos, outros mais científicos. Porém, a Ciência e a Arte estão de mãos dadas, seja na compreensão da Arte e no estudo dos materiais constituintes, seja no diagnóstico e tratamento de bens culturais.
Em suma, as Ciências da Arte e do Património podem ser vistas como uma triangulação de teoria e produção artísticas e conhecimentos científicos.
A Licenciatura em Ciências da Arte e do Património está especialmente vocacionada para a formação de profissionais polivalentes no universo patrimonial (historiografia, museologia e conservação) e para a arte contemporânea, através da curadoria de exposições em galerias e museus, atividades ligadas à crítica e ao mercado da arte. As saídas profissionais da licenciatura compreendem, entre outras, a historiografia e crítica de ar te, museologia, curadoria de exposições em galerias e museus, conservação do património, mercado de arte (peritagem em antiquariato), turismo cultural e gestão do património.
Refira-se que os estudantes desta licenciatura podem complementar o seu percurso através da realização de um dos vários Minors oferecidos por outros departamentos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Do mesmo modo, o Departamento de Ciências da Arte e do Património oferece a todos os alunos da faculdade três Minors: Minor em Conservação e Património, Minor em Estética e Teorias da Arte e Minor em História da Arte.
Assim, este Departamento, além da licenciatura em Ciências da Arte e do Património, conta com os Mestrados em Crítica e Curadoria da Arte, desde 2014; Conservação de Arte Moderna e Contemporânea, desde 2013; Museologia e Museografia, desde 2001 e Educação Artística, desde 2008. Recorde-se que este Departamento, então Área, foi responsável pela criação do primeiro mestrado na faculdade, o Mestrado em Teorias da Arte, em 1998. Mais tarde, este ciclo de estudos originou o Mestrado em Crítica,
Curadoria e Teorias de Arte, em 2014, atualmente, Mestrado em Crítica e Curadora de Arte.
Mas o campo teórico das artes, no qual se insere este Departamento, revela uma outra dimensão surpreendente: a memória e uma verdadeira galáxia de ideias, conceitos e formas antigas e modernas, que os artistas e designers naturalmente devem investigar, interrogar e explorar nas respetivas criações plásticas, visuais e de design.
O Prémio selecionado é uma síntese e situa-se num campo expandido entre as ciências da arte e as práticas artísticas.
Nessas múltiplas ligações e expansões, o Departamento de Ciências da Arte e do Património é uma área científica, artística e técnica que vive como unidade própria, mas, simultâneamente, como um território transversal a todas as áreas do saber artístico e de design na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, auxiliando e complementando os vários saberes, desde a pintura e escultura, existentes na fundação, em 1836, da então Academia de Belas-Artes de Lisboa, até ao design de comunicação, design de equipamento, desenho, arte digital e à multimédia dos nossos dias.
ANA BAILÃO & EDUARDO DUARTE
Do desígnio e do desenho
A louvável iniciativa da Faculdade de recordar os alunos que foram agraciados por prémios ou distinções nos mais diversos domínios, através da exposição Prémios/Awards 2011-2021, da qual este catálogo dá notícia, tem um importante valor de referência. O domínio que cabe ao Desenho é tradicionalmente amplo e transversal: desenho de expressão artística, autónomo, aplicado ou integrado, em projetos de caráter expositivo, colaborativo ou editorial ou em áreas como o desenho científico, a ilustração, a banda desenha ou as tecnologias digitais nas suas múltiplas associações, são campos onde as manifestações das linguagens e expressões gráficas se revelam férteis em atividades e produções. Por isso, é sempre uma enorme satisfação ver aqueles que são ou foram nossos alunos serem distinguidos pelo seu trabalho nestes domínios, fora do contexto escolar. Constitui não só a prova e o reconhecimento do seu valor pessoal, mas também um exemplo para os atuais e futuros estudantes; e também um sinal de que, provavelmente, o espaço de formação e criação por onde passaram, e o trabalho e a partilha que em conjunto aí se pratica possa ter tido alguma influência. Numa sociedade cada vez mais competitiva, pautada por rankings e comparações de desempenhos, por vezes esquecemos o essencial: a construção do valor que nos definirá na vida depende sem dúvida do nosso talento, percurso e esforço individual, mas também das relações que se geram numa comunidade, nas trocas, sinergias e cumplicidades entre alunos, professores e instituição; aquilo que define uma escola de Belas-Artes. A primeira grande distinção dos estudantes da FBAUL é a de terem entrado numa licenciatura, naquela que é a maior escola de referência de arte e design a nível nacional. Incidentalmente, pela primeira vez neste ano de 2022, os alunos que ingressaram na licenciatura em Desenho tiveram a média mais alta de candidatura em cursos de ensino artístico universitário em Portugal. Como lidar com este peso? Como gerir as espectativas destes jovens que nos escolheram? Como responder aos legítimos desígnios de cada um? Este é um enorme desafio a que temos de estar à altura. As espectativas nem sempre são correspondidas: há trabalho a fazer de informação, transformação, formação; há uma responsabilidade coletiva e uma missão enquanto escola em garantir que as condições facultadas a cada aluno possam fornecer as bases para a concretização do seu desígnio individual na vida exterior à escola. Os prémios que estamos a recordar são um sinal dessa vida; mas também um sinal desse desígnio. O Departamento de Desenho tem desempenhado um papel central e estruturante na construção e preservação desse desígnio como escola. Além de participar de forma integrada na oferta graduada e pós-graduada de todos os cursos da Faculdade, através da vasta possibilidade de escolhas de unidades curriculares obrigatórias e optativas, possui também uma consolidada e diversificada formação especializada
DESENHO
em Desenho nos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento. Paralelamente, os projetos desenvolvidos pelo Grupo de Investigação em Desenho do CIEBA ou a recente abertura da Pós-Graduação de Ilustração e Narrativa Visual atestam a abertura e vitalidade das respostas com que procuramos contribuir como agentes desta comunidade.
Os estudantes e alumni presentes na exposição com obras selecionados na área de desenho foram os que responderam à chamada do open call lançado pela Faculdade. Refletem não apenas o talento do seu trabalho artístico, mas também as formações e especializações relacionadas com o desenho. Todos estes trabalhos são exemplos de uma vida que se constrói na escola e se projeta para além da escola. E a ausência de alguns alunos que neste arco temporal de dez anos também foram distinguidos e que infelizmente ficaram de fora desta mostra, seja por indisponibilidades várias (alguns estão no estrangeiro ou já não têm acesso às obras), seja por ausência de resposta (por comunicação que se escapou ou por contactos que se perderam), não desmerece este momento. Fica o testemunho da exposição e as menções identificadas no catálogo para memória futura. Em todo o caso, os trabalhos aqui apresentados dão sinal da diversidade dos vários domínios do desenho que acima referimos. A riqueza destes e de outros exemplos que também aqui poderiam figurar, certamente confirmam o desígnio que o desenho tem neste lugar que chamamos Faculdade. E nos lugares que fora dela se perspetivam.
AMÉRICO MARCELINO
DESIGN DE COMUNICAÇÃO
Escrever para um livro de trabalhos de alunos e antigos alunos e ainda por cima de alunos que foram reconhecidos pelo seu trabalho — prémios, distinções, menções — não se me afigurou como uma tarefa fácil.
Sobre o que iria escrever? Sobre o curso de Design de Comunicação? Sobre a Área disciplinar? Sobre as matérias abordadas? Sobre os professores? As instalações? Sobre como tudo isso concorre para que se criem situações de excelência que os faça presentes na sociedade e no mercado?
Estando, como estou, no final da minha presença como professora na Faculdade de Belas-Artes da ULisboa e como antiga aluna que sou da ESBAL e da FBAUL, tenho revisitado essas vivências, quer como aluna quer na tarefa que tive ao participar no crescimento dos alunos, e de os ver depois, na vida fazer muito mais do que aquilo que lhes foi facultado e dado a experimentar na escola.
Um dos momentos desse pensamento ficou escrito e publicado numa bela e louvável iniciativa das designers Joana Baptista Costa e Mariana Leão, De; Para: Cartas sobre Design — «um projeto de criação feito pela escrita, leitura e partilha de cartas abertas entre pessoas que têm o design como pensamento comum. Parte de uma pergunta colocada aos participantes: a quem gostaria de escrever uma carta?» — que vos convido a ler em www.cartas.design/carta-para-o-pai-gabriel/ (e todas as outras em www.cartas.design).
O destinatário destas cartas era uma escolha pessoal e decidi escrever ao meu pai, que tinha acreditado na minha opção, feita há quase cinquenta anos, de ser aluna da ESBAL em Design de Comunicação.
Durante os meus cinco anos de licenciatura nunca lhe consegui explicar o que era este curso e o que é que eu poderia vir a fazer com ele para ganhar a vida. Para o descansar — e porque eu própria não sabia muito bem o que andava a fazer — contava-lhe das disciplinas que tinha e dos resultados dos trabalhos que fazia: muito design gráfico que resultava de um enunciado a que respondia literalmente.
Depois de alguns anos de trabalho como professora em vários graus de ensino, acumulados com a prática de maquetagem e direção gráfica de jornais, comecei a perceber o que era esta profissão que escolhera um pouco às cegas.
Voltas dadas, deixei os jornais e entrei para esta instituição — que considero como a minha segunda casa — a ensinar Design anos alunos do primeiro ano — a “dolorosa” e gloriosa passagem do secundário para a universidade.
Encontrei o que fora a minha experiência como aluna completamente transfigurada: no que se ensinava, como se ensinava — muito pensamento, muita pesquisa, muita leitura orientada, muitos filmes e exposições para ver… —, como se experimentava e, principalmente, como se dava consciência de cidadania ao ato de fazer design e de ser designer.
Aprendi e participei na continuidade dessa mudança.
Essa parte, o prazer que tive em ensinar em Belas-Artes, já só a pude escrever na minha carta ao meu pai, na sua ausência.
Nessa carta (que estive tentada em reproduzir aqui) onde falava das alegrias do trabalho — porque falava de mim como aluna e professora —, senti que faltava referir a existência mais importante desta labuta: os alunos.
Mais do que do curso de Design de Comunicação, da Área Disciplinar, das matérias abordadas, dos professores, das instalações, de como tudo isso concorre para que se criem situações de excelência, faltava falar/escrever sobre os alunos: a razão maior de se ser professor.
Os alunos que acompanhei no início da construção do seu caminho a aprender, a criar laços com os seus pares — presentes e futuros — e a experimentar e partilhar trabalhos, foram sempre o melhor no meu gosto de ensinar.
Nesse cadinho que são as salas de aula — professores/alunos, aprender/ ensinar — e no projetar onde se experimenta e aprende, formam-se os muitos designers de comunicação em nome próprio ou em parcerias que crescem dentro da faculdade e continuam fora dela.
Esses designers — muitas vezes com projetos de iniciativa própria — são tantas vezes escolhidos por instituições e empregadores, pela forma como inscrevem o papel do designer na sociedade: como indivíduos ativos, agentes transformadores da vida das pessoas, participativos e pró-ativos na mudança do mundo. Cidadãos de corpo inteiro.
Esse seu trabalho, é inúmeras vezes reconhecido com prémios nacionais e internacionais, distinções e escolhas para integrar mostras, como aqui acontece.
Estes ex-alunos, designers, são uma presença continuada e viva na sociedade onde representam o Design de Comunicação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Bem hajam.
CÂNDIDA RUIVO
DESIGN DE EQUIPAMENTO
Há quase 50 anos que ingressaram os primeiros alunos em Design de Equipamento na escola que é hoje a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, a qual, por sua vez, vai já a caminho dos 2 séculos de existência. Poderemos tentar uma ideia da real dimensão do que é hoje esta faculdade e esta área de conhecimento e ensino, ao conseguir imaginar a multidão de todos aqueles que se formaram ao longo de todos os anos deste intervalo de tempo.
Mas o que importa mesmo, dir-se-ia, para qualquer instituição de ensino, é saber o que estes seus alunos têm feito depois dela saírem. Porque só assim poderemos compreender efetivamente quais foram os resultados e consequências dos contributos dos docentes, das aulas e de toda a restante escola para cada um desses percursos.
Poder-se-á assumir que, ao vivermos uma época onde nunca foi tão fácil encontrar e contactar pessoas, seria simples conseguirmos coligir toda esta informação. Pelo contrário, e como imediatamente se apercebe quem a tal se prontifica, é ainda uma tarefa complexa e exigente, para além de contínua e infindável.
Um livro e uma exposição de alunos premiados dos últimos 10 anos evidencia-se como uma excelente alternativa, pelo menos para retratar o que é, até hoje, o Design de Equipamento da FBAUL.
É possível que, nalguns aspectos, acabe por ser uma mostra parcial do real universo a que pertence, mas também é certo que já permite atestar a transversalidade e a constância da qualidade dos trabalhos, especialmente através da ampla diversidade de gerações de autores que aqui estão agora representados. Será assim possível, espera-se, que todos possamos conhecer melhor qual o contributo da comunidade pertencente a esta área de conhecimento e ensino para a cultura, a ciência, a indústria e os restantes setores da economia e da sociedade, não só do nosso país, como da Europa ou mesmo o resto do mundo. E é também, afinal, uma oportunidade única de reencontro e de comemoração, para além, claro, de um motivo de grande orgulho, dado o reconhecimento dos vários sectores e quadrantes que agora também se apresenta.
CRISTÓVÃO VALENTE PEREIRA
Re(com)figurações
As obras que aqui se dão a conhecer representam a prática contemporânea da Escultura e as re(com)figurações dos seus autores ao longo do seu percurso artístico. O distanciamento de 10 anos em relação à exposição anterior permite compreender as evoluções da prática escultórica, dos seus contextos, caminhos, comprometimentos, materializações e agências.
A escultura trabalha com conceitos e materialidades que medeiam e transformam, em certa medida, o conhecimento humano. Estas agências materiais discursivas exprimem contemporaneamente um tempo pós-processual, de relacionamentos humanos e não humanos, do envolvimento de ambientes, matéria, e processos, e seus modos discursivos. Na verdade, enquanto prática artística, a escultura é subsidiária do desejo contemporâneo de ultrapassar o binómio natureza (matéria ou objecto) e cultura (o sujeito ou o social) que o paradigma linguístico trilhou. Assim, as práticas discursivas e materiais são relacionáveis. É nesta aproximação entre o fazer, pensar, e ou vice-versa, pensar, fazer, e voltar a pensar, que se percebe que o trabalho dos artistas presentes está inevitavelmente ligado à sua formação em Escultura na FBAUL. E este é sem dúvida o resultado do comprometimento da instituição no desenvolvimento do ensino da escultura, das suas práticas de investigação, concepção e produção. Projecto, pensamento escultórico, tecnologia, investigação baseada na arte, configuram dimensões estruturais que reflectem as unidades curriculares do curso, e que preparam os discentes para a prática reflexiva, sem dúvida indispensável à formação dos escultores.
Estamos todos de parabéns!
ESCULTURA HELENA ELIAS
Constatámos, com redobrada satisfação, que houve uma grande adesão de antigos e atuais alunos para a realização da presente publicação solicitada pela Presidência da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Esta satisfação traduziu-se não tanto pela quantidade, mas sobretudo pela qualidade dos trabalhos apresentados, cujo reconhecimento mereceu a atenção e premiação por entidades exteriores à Faculdade, tais como, galerias, espaços museológicos, instituições municipais e de freguesias, colecionadores de empresas públicas ou privadas.
Acresce a existência de uma mais valia na diversidade de propostas respeitantes aos meios técnico-expressivos utilizados: pintura sobre tela; serigrafia; carácter gráfico; desenho; vídeo; fotografia;... e inclusivé cinema, fruto de uma formação que permitiu e permite uma resposta cultural e artística diversificada.
Este evento, pela quantidade e qualidade das propostas apresentadas, mereceria a realização de uma exposição colectiva alargada a todos os aderentes. Porém, dado o carácter seletivo e sobretudo a exiguidade dos espaços expositivos, temos como compreensível e importante salientar a necessidade que existiu de uma seleção dos trabalhos apresentados.
PINTURA
JOÃO PAIS
ALEXANDRE ALAGÔA
ALICE DOS REIS ANA BARATA MARTINS ANA INÁCIO ANA MALTA | NUMPÁRA ANA NOBRE ANA ROCHA DE SOUSA ANA ROMÃOZINHO ANDRÉ GOUVEIA ANDRÉ SANTOS MARTINS ANDREIA BATISTA, ARIANA PARRILHA & ANDRÉ FIDALGO ÂNGELA FONSECA ATLAS PROJECTOS BÁRBARA JASMINS
BEATRIZ ANTÃO RODRIGUES & LARA BEERENHOUT FERREIRA BEATRIZ COELHO BEATRIZ MANTEIGAS BRÍGIDA MACHADO
BRUNO RAMOS CATARINA QUINTAS CATARINA VASCONCELOS CLÁUDIA RITA OLIVEIRA CLÁUDIA SIMÕES CLÁUDIO ROBERTO COLECTIVO 4.16 CONCEIÇÃO ABREU CONSTANÇA SARAIVA
DANIELA VIÇOSO DANIEL CARAMELO DIOGO DIAS JOÃO ELENA SANMIGUEL URBINA ELIANE GORDEEFF & CLÁUDIO ROBERTO EVA GASPAR FÁBIO COLAÇO
FERNANDO ARANDA FRANCISCA TORRES FRANCISCO PAINÇO SANTOS FRANCISCO PINTO GABRIEL RIBEIRO
HENRIQUE NETTO
HUGO GUERREIRO HUGO LAMI HUGO MACIEL HUGO PEDRO SERRA
ILHAS STUDIO
IVO RELVEIRO JÉSSICA BURRINHA
JOANA AFONSO
JOANA BRÍGIDA
JOANA DURÃES
JOANA FERREIRA
JOANA PAIVA SEQUEIRA
JOANA SOUTO MATEUS
JOÃO ABREU VALENTE JOÃO BERNARDO DOS SANTOS JOÃO CRISTÓVÃO LEITÃO JOÃO MARQUES
JOÃO MOTTA GUEDES
JORGE VAZ GOMES JOSÉ AUGUSTO & MARIA JOÃO FREIRE JOSÉ TABORDA
LEAH SARAIVA LEONOR FONSECA LÍGIA FERNANDES LISA H. MOURA LUI AVALLOS LUISA DA ROCHA MADALENA PEQUITO MANÉ PACHECO MANUEL JUSTO MARCO BALESTEROS MARCO MOREIRA MARGARIDA BOLSA MARGARIDA FERNANDES MARIA BRUNO NÉO MARIA FRANCISCA DE ABREU AFONSO MARIA LUZ MARIA LUÍSA CAPELA MARIA MÁXIMO
MARIANA COSTA E SILVA MARIANA FARIA MARIANA FRIAS MARIANA ROMÃO MARIANO PIÇARRA MÁRIO BERNARDO MÁRIO LINHARES MARYAM SHIMIZU MAURA LAUS MIGUEL ARRUDA NÁDIA RODRIGUES RIBEIRO NADYA ISMAIL NUNO LACERDA OKSANA ZAHRYVA PATRÍCIA CARVALHO & TIAGO MINDRICO PAULO CARMO PAULO LOURENÇO RENATO JAPI RICARDO SOUSA RODRIGO GOMES ROMANO SARAIVA RUNA (RUTE NORTE) SANTOS ROCHA SARA BICHÃO SIBILA LIND SÍLVIA MATIAS SOFIA MASCATE SÓNIA CARVALHO STUDIO AH-HA SUSANA CARVALHO TATIANA NEQUETE TERESA HUERTAS TIMELESSNESS
22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50 52 54 56 58 60 62 64 66 68 70 72 74 76 78 80 82 84 86 88 90 92 94 96 98 100 102 104 106 108 110 112 114 116 118 120 122 124 126 128 130 132 134 136 138 140 142 144 146 148 150 152 154 156 158 160 162 164 166 168 170 172 174 176 178 180 182 184 186 188 190 192 194 196 198 200 202 204 206 208 210 212 214 216 218 220 222 224 226 228 230 232 234 236 238 240 242 244 246 248
WEBERSON SANTIAGO OUTROS PRÉMIOS
ALEXANDRE ALAGÔA
Lisboa, 1994.
Vive atualmente no Luxemburgo. Trabalha com vídeo e som. Licenciado em Arte Multimédia na vertente de Audiovisuais (2015), Mestre em Audiovisuais (2018), e Pós-Graduado em Arte Sonora (2019) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* alagoa_alex@hotmail.com www.alexandrealagoa.com @alexandrealagoa
22
GRID
23
2021
Prémio Melhor Filme Festival Split Video Art, Croácia
Lisboa, 1995.
Artista visual, trabalha em Lisboa. Mestrado em Fine Arts, Sandberg Instituut, 2018. Licenciatura em Arte e Multimédia, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016. Expôs, a solo e em grupo, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Porto), Kunsthalle Lissabon (Lisboa), 5ª Bienal de Design de Istambul (Istambul), RADIUS CCA (Delft), Galeria Municipal do Porto (Porto), PuntWG (Amesterdão), Galerie InSitu (Paris), Display (Praga), Gallery e Lehmann + Silva (Porto), entre outros. Os seus filmes foram exibidos no Palais de Tokyo (Paris), EYE Film Museum (Amesterdão), Platform Vdrome e Museum of the Moving Image (NYC), bem como em vários festivais internacionais de cinema. É co-fundadora da Pântano Books, uma editora literária e de poesia.
24
* www.alicedosreis.net ALICE DOS REIS
Mood Keep
Prémio Visio / Lo Schermo dell’Arte Young Talent Acquisition Prize, Florença, Itália 2018
25
ANA BARATA MARTINS
Lisboa, 1989.
Atualmente trabalha como artista visual através da bolsa de produção artística da Konstnarsnamnden (IASPIS). Obteve o mestrado de Artes Visuais (2016) pela Universidade Konstfack (Estocolmo). É licenciada em Arte Multimédia — vertente Ambientes Interactivos (2011) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
*
baratamartins.ana@gmail.com www.anabaratamartins.com
26
La Maison Portugaise Projeto selecionado Prémio Novo Banco Revelação 2017
27
ANA INÁCIO
Lisboa, 1999.
Atualmente trabalha na área da fotografia. Frequenta o mestrado em Ensino de Artes Visuais no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em parceria com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
É licenciada em Arte Multimédia (2020) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* anarrinacio@gmail.com anainacio.myportfolio.com @fxge_
28
Dois Mil e Vinte Menção especial II Prémio Fotografia: Lisboa Capital Verde
29
2020
ANA MALTA | NUMPÁRA
Lisboa, 1996.
Atualmente, para além de artista visual, trabalha no departamento de comunicação, produção e promoção de 3 projectos culturais: as Carpintarias de São Lázaro — Centro Cultural, a Galeria Belo-Galsterer e o Lisboa à Prova — Concurso Gastronómico. É licenciada em Pintura (2018) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e concluiu o mestrado em Gestão de Indústrias Criativas pela Universidade Católica do Porto (2020).
* anamalta.numpara@gmail.com www.anamaltanumpara.com @num.para
30
NONCHALANCE
Trabalho selecionado Prémio “A Arte Chegou ao Colombo”, Museu Coleção Berardo
31
2021
ANA NOBRE
Ourique, 1984. Artista, Doutorada em Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. O seu trabalho: considerado como parte da sua vida; a vida comum a tudo o que existe, a jorrar ininterruptamente. O seu objectivo: aumentar a energia vital e a consciência da mesma.
* ananiananobre@gmail.com www.abababab.pt @ana.nobre.nobre
32
Sem título [série Do Abismo ao Aberto — Mapa da Vida (desenhos do corpo-mundo)] Artista selecionada Residência Artística Salutem: à tua saúde 2017
33
ANA ROCHA DE SOUSA
Lisboa, 1978.
Nasceu em Lisboa, trabalha pelo mundo. Realizadora, argumentista, artista plástica e atriz. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e com Mestrado em Cinema pela London Film School. O seu trabalho cruza as múltiplas formas de arte. No cinema enquadra-se no realismo social onde retrata o real com ficção procurando mudança e impacto real. No 77º Festival de Veneza estreou LISTEN que veio a vencer mais de 30 prémios nacionais e internacionais.
* anarochasousa@gmail.com www.anarochasousa.co.uk @anarochasousa
34
Listen Prémios oficiais Bienal de Veneza: Leão do Futuro; Leão Prémio Especial do Júri Orizzonti Prémios oficiais paralelos às competições, Bienal de Veneza: Sorriso Diverso Veneza (Causas Sociais); Prémio CasaWabi Prémio da Crítica Independente de Veneza: Bisato D’Oro (Melhor Filme)
35
2020
ANA ROMÃOZINHO
Lisboa, 1996.
Atualmente trabalha nas áreas do desenho, da pintura, da escultura, do vídeo e da fotografia, sobre temáticas ligadas à ideia de jogo e de linguagem. Frequenta o doutoramento em Belas-Artes, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com o apoio de uma bolsa da FCT (2021-). É licenciada (2018) e mestre (2021) em Pintura, ambos os ciclos realizados na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* romaozinho.a@gmail.com anaromaozinho.weebly.com @anaromaozinho
36
Sem título #12
Trabalho selecionado Feast on Paper, Shanghai International Paper Art Biennal
37
2021
ANDRÉ GOUVEIA
Setúbal, 1983. Fundador e director criativo da INNGAGE. Professor Assistente Convidado na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Licenciado (2006) e Mestre (2011) em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Frequenta o Doutoramento em Belas-Artes na mesma instituição.
* andre.gouveia@inngage.pt www.inngage.pt @gouveia__andre
38
39
2019
Star of Galaxy 1º prémio Samsung Mobile Design Competition
ANDRÉ SANTOS MARTINS
Leiria, 1994.
Vive, trabalha e estuda em Berlim, atualmente em intercâmbio em Tóquio. Trabalha entre media art e cinema. Licenciado em Arte Multimédia — Audiovisuais (2017) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Estuda de momento no programa de Art and Media da Universität der Künste Berlin.
40
* andremartinsuk@gmail.com
41 Memorial Feed Finalista 2ª edição Prémio Sonae Media Art 2017
ANDREIA BATISTA, ARIANA PARRILHA & ANDRÉ FIDALGO
“Sea of Roses”, criado por André Fidalgo Silva (Instituto Superior Técnico), Andreia Batista (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e Ariana Parrilha (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), no âmbito do concurso anual “2020 LIFE.LOVE. GAME DESIGN CHALLENGE”, organizado pelo Diretor Executivo da organização Jennifer Ann’s Group, Drew Crecente. O jogo aborda o tema da violência no namoro entre os jovens, focando-se em concreto no impacto que a cultura tem na visão sobre o tema, através da desconstrução de estereótipos de género e de padrões de relações abusivas.
42
Sea of Roses 2º prémio
Concurso Video Games Exploring Culture’s Influence on Dating, Jennifer Ann’s Group 2020
43
ÂNGELA FONSECA
Lisboa, 2000.
Atualmente dedica-se às práticas artísticas como freelancer, especialmente à escultura envolvendo relações entre objetos construídos, corpo e espaço em atos performativos e escultóricos com intenções participativas. Operando e explorando estas relações através de meios artísticos díspares, como a fotografia, vídeo, desenho, pintura, etc.. É licenciada em Escultura — Minor em Meios Transversais da Pintura (2021), pela Faculdadede Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* angela.24.fonseca@gmail.com egitoanjo.wixsite.com/angela-fonseca @_angela.fonseca_
44
Lote 26 Menção honrosa Prémio Internacional de Artes Plásticas Cidade da Guarda 2021
45
ATLAS PROJECTOS
GONÇALO SENA NUNO DA LUZ
A ATLAS Projectos é uma publicadora de livros de arte e estúdio de design, fundada em 2008 por André Romão, Gonçalo Sena e Nuno da Luz. Todas as publicações e projetos são desenhados e editados pelo coletivo, em colaboração próxima com diferentes intervenientes, autores, artistas e editores. Atualmente, está sediada em Lisboa e é operada pelos artistas e designers Gonçalo Sena e Nuno da Luz.
GONÇALO SENA Cascais, 1984. Artista plástico, designer gráfico e editor. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2007) e mestrado pelo Dutch Art Institute (2012). Desde 2007, expõe regularmente em instituições e galerias, nacional e internacionalmente.
NUNO DA LUZ Lisboa, 1984. Artista sonoro, designer gráfico e editor. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2007), completou o Mestrado de experimentação em Artes e Política pela Sciences Po Paris (2015). É atualmente doutorando em Ciências e Tecnologias da Arte pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Desde 2009, expõe regularmente em instituições e galerias, nacional e internacionalmente.
* info@atlasprojectos.net www.atlasprojectos.net @atlasprojectos
46
Joana Escoval: Mutações. The Last Poet 1º prémio Prémio Design de Livro, DGLab
47
2021
BÁRBARA JASMINS
Ponta Delgada, 1994. Atualmente trabalha em Lisboa e em São Miguel. Frequenta o mestrado de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* barbarajasminsart@gmail.com @barbarajasmins
48
Oculto-monstro#1 Trabalho selecionado European Glass Context
49
2021
BEATRIZ ANTÃO RODRIGUES & LARA BEERENHOUT FERREIRA
BEATRIZ ANTÃO RODRIGUES
Lisboa, 2000.
Licenciada em Design de Equipamento pela FBAUL (2021). Frequenta o mestrado de Engenharia de Materiais no IST, da Universidade de Lisboa e desenvolve projetos na área de design (2022). Desenvolveu o projeto “Namiko”, tendo sido atribuído o 1º prémio em Design de Equipamento, no concurso Jovens Criadores de 2021 e participou na exposição “Comemoração do Dia Internacional dos Centros Históricos” (2022). Participou na exposição “Trampolim”, (2016) e na publicação “Cria No1 — Azul” (2018).
* beatriz.antao.rodrigues@gmail.com linkedin.com/in/beatriz-rodrigues00 @thisisnamiko
LARA BEERENHOUT FERREIRA
Cascais, 2000. Licenciada em Design de Equipamento pela FBAUL (2021). Foi-lhe atribuído o 1º prémio na categoria de Design de Equipamento, no concurso Jovens Criadores de 2021 com o projeto “Namiko”, e esteve presente na exposição “Comemoração do Dia Internacional dos Centros Históricos” (2022).
* lara.beerenhout.ferreira@gmail.com linkedin.com/in/larabeerenhout @laraferreira05
50
NAMIKO
1º prémio (categoria Design de Equipamento) Mostra Nacional de Jovens Criadores
51
2021
BEATRIZ COELHO
Porto, 1995. Vive e trabalha em Lisboa. É licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2018) e mestranda em Pintura pela mesma Faculdade.
* lopescoelhobeatriz@gmail.com www.beatrizcoelho.com @beatrizllcoelho
52
In between Vencedora Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP Prémio Residência Artística — Centro Português de Serigrafia 2018
53
BEATRIZ MANTEIGAS
Lisboa, 1990.
Atualmente trabalha enquanto artista plástica, investigadora e diretora associativa. É finalista de Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Desenho. É licenciada em Pintura (2011) e mestre em Anatomia Artística (2014), ambos pela Faculdadede Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* info@beatrizmanteigas.com www.beatrizmanteigas.com @beatrizmanteigas
54
Madona 1 Prémio (categoria Pintura) Concurso Jovem Criador Aveiro 2013
55
BRÍGIDA MACHADO
Évora, 1980. Atualmente trabalha em Pintura. É licenciada em Pintura (2004) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* info.brigidamachado@gmail.com www.brigidamachado.info @bm.atelier
56
57
2021
Picos Artista selecionada 4ª edição Drawing Room Lisboa
BRUNO RAMOS
Lisboa, 1975. Atualmente trabalha na área do cinema e fotografia. Frequenta o doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É pós-graduado com o mestrado em Cinema Documental pelo Goldsmiths College (2011), Londres.
* mail@brunoramos.work www.brunoramos.work
58
FACTORY Prémio
FUSO — Anual de Video Arte Internacional de Lisboa
59
2012
CATARINA QUINTAS
Sintra, 1996. Atualmente trabalha na área do desenho. Frequenta o mestrado de Desenho na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É licenciada em Desenho (2018) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* catarina.v.quintas@gmail.com catarinaquintasart.wordpress.com @catquintas
60
JAPÃO, UMA TERRA DE POETAS 1º prémio Concurso de Apoio à Criação Artística da Fundação Oriente
61
2021
CATARINA VASCONCELOS
Lisboa, 1986.
Actualmente trabalha na sua próxima longa metragem com o título de “Pintura Inacabada” e no estúdio de design gráfico ilhas studio fundado em 2013. É licenciada em Design de Comunicação (2009) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, pós-graduada em Antropologia Visual (2011) pelo ISCTE-IUL e tem um MA em Visual Communication (2013) pelo Royal College of Arts, Londres.
* catavasconcelos@gmail.com @catavasconcelos
62
A Metamorfose dos Pássaros Seleção, 2021
Submissão oficial de Portugal aos prémios Óscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América.
Prémios, 2021
Victoria Film Festival (Best Documentary Prize) [Canada]
Panorama Coisa de Cinema (Special Jury Prize and Audience Feature Film Prize) [Brazil]
Molodist International Film Festival [Ukraine] (Special Mention)
One World Romania | International Human Rights & Documentary Film Festival (Special Jury Award, Audience Award) [Romania]
Brussels International Film Festival (Jury’s Special Mention, European Young Jury Award) [Brussels]
Caminhos do Cinema Português (Special Mention from Federação Internacional dos Cineclubes, Best Director Award, Revelation Award, Audience Award) [Portugal]
Prémios, 2020
Berlinale — Berlin International Film Festival (FIPRESCI Award) [Germany]
Vilnius International Film Festival (Best Film Award) [Lithuania]
Taipei Film Festival (Special Jury Prize) [Taiwan]
DokuFest International Documentary and Short Film Festival (Best Feature Film) [Albania]
Pesaro Film Festival (Lino Miccichè Award, Giuria Studenti award) [Italy]
IndieLisboa — International Film Festival (Best Director in a Portuguese Feature Film, Audience Feature Film Award) [Portugal]
Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (Best Film Zabaltegi — Tabakalera) [Spain]
Olhar de Cinema — Festival Internacional de Curitiba (Audience Award, Best Artistic Contribution Award) [Brazil]
Golden Apricot Film Festival (Golden Apricot Grand Prize) [Armenia]
New Horizons Film Festival (Grand Prize for Best Feature Film, Audience Award) [Poland]
FIDOCS 24: Santiago International Documentary Festival (Best Film — International Competition, Best First Feature Film) [Chile]
63
CLÁUDIA RITA OLIVEIRA
Loulé, 1976.
É montadora e realizadora. Criou recentemente a produtora Madame Filmes para trabalhar sobre a invisibilidade da mulher.
É licenciada em Design de Comunicação pela UAlg, tem o grau de bacharelato em Montagem pela ESTC e fez a pós-graduação em Arte Multimédia na FBAUL.
* claudiaritaoliveira@gmail.com www.madamefilmes.pt www.facebook.com/naovivi.filme
64
© João Sargaço
Cruzeiro
Seixas
—
As Cartas do Rei Artur
Produção: Jumpcut Prémio do Público Prémio RTP Competições, Riscos, Heart Beat e da Terra à Lua — Doclisboa 2017
65
CLÁUDIA SIMÕES
Sintra, 1998.
Artista plástica e editora de um jornal independente: o S/ Título. Atualmente trabalha também na área de fotografia e curadoria. Frequenta o mestrado de Crítica, Curadoria e Teorias de Arte e é licenciada em Arte Multimédia, percurso Fotografia (2019) ambos na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. * claudia.stsimoes@gmail.com
66
@__________clau
eternidade fugaz [série] Projeto selecionado II Prémio Fotografia: Lisboa Capital Verde 2020
67
CLÁUDIO ROBERTO
Rio de Janeiro, Brasil, 1971. Graduou-se em Design Gráfico (1995) pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou como ilustrador/ infografista ou animador para jornais impressos e sites de esportes. Desde 2015 em Portugal, concluiu o Mestrado em Arte Multimédia — Audiovisuais (2018), na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Cláudio é co-diretor da empresa Quadro Vermelho Produções, desenvolvendo e produzindo projetos de animação, ilustração e design.
* claudio.qvp@gmail.com www.quadrovermelho.com.br @quadrovermelho
68
METAMORFOSES
Projeto selecionado Festival MONSTRA
69
2021
ANDRÉ SOUSA ANDREIA CONSTANTINO BERNARDO CALDEIRA SÍLVIA MATIAS
O Colectivo 4.16 (2012-2015) foi um pequeno estúdio de design de comunicação constituído por quatro jovens licenciados em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Inquietos, decidiram dar continuidade à ligação que criaram durante o curso. * info@colectivo416.com
70
@colectivo4_16 COLECTIVO 4.16
DESIGN, CRISE E DEPOIS Prémio (categoria Design Gráfico) Jovens Criadores ’14
71
2014
CONCEIÇÃO ABREU
Sintra, 1961.
Atualmente trabalha nas áreas do desenho, dos têxteis, da fotografia e do vídeo. Doutorada em Arte e Design pela FBAUP (2018). Mestre em Arte Multimédia — Fotografia, pela FBAUL (2012). Licenciada em 2010 com Bacharelato em 1989 em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Projeto Individual em Pintura (2000) da Escola Ar.Co. Estudos Completos de Pintura (1998) da Escola Ar.Co.
* abreuconceicao@hotmail.com www.conceicaoabreu.com @conceicaoabreu_artist
72
..and around ... and around ... and around... (co-criação com Carlos Coelho Costa) Melhor curta-metragem experimental 1ª Edição New Born Short Film Agency, Berlim
73
2016
CONSTANÇA SARAIVA
Lisboa, 1985.
Licenciada em Escultura (2009) e mestre em Museologia (2012) pela FBAUL. Constança Saraiva é uma artista visual, investigadora e designer residente em Roterdão, Holanda. Os seus projetos de arte socialmente implicada desenvolvem-se em diferentes meios — um deles, e seu preferido — o livro. Publicou diversos livros como artista, autora, investigadora e designer editorial. Pensa nos livros como arquivos poéticos de um determinado assunto, projeto ou pessoa — como objetos que permitem não apenas documentação, mas também contar histórias que inspiram e transformam.
* constancasaraiva@gmail.com www.constancasaraiva.com @constancasaraiva
74
Arte e Comunidades
— Um Arquivo Poético sobre o Envelhecimento Community Art — A Poetic Archive on Aging Projeto selecionado Best Portuguese Book Designs
75
2014
DANIELA VIÇOSO
Licenciada em Pintura pelas Belas-Artes de Lisboa (2012) e mestre em Ilustração pela Kingston University de Londres (2015). Tem vindo a investigar e trabalhar temas ligados ao folclore, património imaterial, imaginário popular e quotidiano português, sobre os quais também faz recolha activa há vários anos. A outra face do seu trabalho incide em torno da cultura popular japonesa e suas influências — com destaque para a cultura de “doujinshi” (fanzine) e os géneros de mangá “boy’s love”, “shoujo”, “josei”, entre outros.
* danielavicosooo@gmail.com danielavicoso.format.com @_xarem
76
77
2019
Cantiga d’Erasmo Prémio bronze
13º
Japan International Manga Award
DANIEL CARAMELO
Fundão, 1979.
Design de Equipamento na FBAUL 1997/2003. Prémio Gulbenkian e Prémio FLAD Jovem Designer. Inicía vida profissional na Companhia dos Riscos, segue para a Escofet, Martín Azúa e Diego Fortunato em Barcelona, destaca os projectos para Ferran Adriá, Camper, Droog. Com Bárbara Fachada inicia a LINHABRANCA, destaca a colecção Ar Puro para a AMOP, cenografias Modalisboa e Experimenta Design. Colabora com Miguel Vieira Baptista e lecciona Design no IPT. Co-fundador da Diverge Design, destaca as máquinas de café para a DeltaQ. Co-fundador da WeADD focada na inovação para clientes como a AAA, Prozis, Teka e Hovione. Inventor de múltiplas patentes.
* daniel.caramelo@weadd.com www.weadd.com @weadd_official
78
Time (Máquina de Café)
Red Dot Design Award, 2016 Bronze Award, Canton Fair Design Awards, 2016 German Design Award Winner, 2017 Good Design TM Award, 2017
79
DIOGO DIAS JOÃO
Portimão, 1994. Licenciatura em Design de Equipamento, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Integrou alguns projectos na plataforma cultural Arquivo 237. Trabalha com o designer Fernando Brízio, colabora com diversos artistas e, em paralelo, desenvolve projecto no atelier de forma independente. Tem apresentado trabalho em exposições colectivas.
80
* diogo.dias.joao.atelier@gmail.com
MEMORY DEVICE
Projeto selecionado Troféu para European University Film Awards 2016
81
ELENA SANMIGUEL URBINA
Logroño, Espanha, 1984. Atualmente trabalha na área da ilustração, do desenho e da pintura mural. Tem trabalhos na galeria Jóia de Lisboa e desde 2018 considera-se retratista urbana, desenha pessoas em cada cidade por onde viaja com o projeto Retratos ao vivo. Trabalha como artista visual, é ilustradora e muralista. É licenciada em Belas Artes pela universidade complutense de Madrid (2012), fez o último ano da licenciatura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAUL). É graduada como Técnica superior de design e ilustração (2006) na ESDIR Escuela Superior de Diseño de La Rioja, Logroño, Espanha.
* elena_sanmi@hotmail.com www.elenasanmi.com @elena_sanmiguel_urbina
82
Retratos da gente do bairro de Lavapiés 1º prémio Festival de Arte Urbano CALLE Lavapiés, Madrid, Espanha 2020
83
ELIANE GORDEEFF & CLÁUDIO ROBERTO
ELIANE GORDEEFF
São Paulo, Brasil, 1967. É investigadora colaboradora no CIEBA-FBAUL (Portugal), contribui com o site europeu sobre animação zippyframes.com e desenvolve projetos animados. Doutora em Multimédia, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Portugal) / CNPq (Brasil), mestre em Artes Visuais e Designer Gráfica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Autora do livro sobre animação stop motion, “Aesthetic Interferences, the stop motion technique in animated narrative” (2018).
* a.interferences@gmail.com www.aestheticinterferences.com youtube.com/egordeeff @quadrovermelho
CLÁUDIO ROBERTO
Rio de Janeiro, Brasil, 1971. Graduou-se em Design Gráfico (1995) pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou como ilustrador/ infografista ou animador para jornais impressos e sites de esportes. Desde 2015 em Portugal, concluiu o Mestrado em Arte Multimédia — Audiovisuais (2018), na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Cláudio é co-diretor da empresa Quadro Vermelho Produções, desenvolvendo e produzindo projetos de animação, ilustração e design.
* claudio.qvp@gmail.com www.quadrovermelho.com.br @quadrovermelho
84
85
13º Arouca
2015
Life Melhor filme (categoria Animação)
Film Festival
Lisboa, 2000.
Trabalha atualmente na área de fotografia e instalação. Frequenta o Curso de Projeto no Atelier de Lisboa. É Licenciada em Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2021). Os seus trabalhos tendem a ponderar a noção de Alma, Corpo e Gênero, resultando em obras de um cariz bastante pessoal e íntimo.
* eva.cs.gaspar@gmail.com @evagaspaar
86
EVA GASPAR
The Holy Bible Trabalho selecionado Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP
87
2021
FÁBIO COLAÇO
Lisboa, 1995. Atualmente vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em Escultura (2016) e mestre em Arte Multimédia — Performance e Instalação (2018) pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.
* fabiomscolaco@gmail.com www.fabiocolaco.com @fabiocolacostudio
88
89 Lost Fund 1º prémio Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP 2019
FERNANDO ARANDA
Cidade do México, México, 1983. Trabalha a paisagem através da pintura, do desenho, da gravura e da fotografia. Frequenta o doutoramento em Media-Artes na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. É licenciado em Artes Visuais pela Faculdade de Artes e Design da Universidade Nacional Autónoma do México (2010). Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2018).
* info@fernandoaranda.art www.fernandoaranda.art @_fernando.aranda_
90
ENTRE MONTANHAS Menção honrosa
Bienal Internacional de Arte de Espinho
91
2021
6ª
FRANCISCA TORRES
Lisboa, 1987.
Designer de comunicação fundadora do estudio Francis, vive e trabalha entre Barcelona e Lisboa. É licenciada em Design de Comunicação pela FBAUL (2009) e pos-graduada em Design Editorial na ELISAVA — Barcelona School of Design and Engineering (2012). Paralelamente à sua actividade profissional, é editora e escritora de Voices, uma série de entrevistas a designers e educadores internacionais feita em colaboração com o departamento Graphic Elisava.
* contact@byfrancis.pt www.byfrancis.pt @franciscatorres.work
92
93 Body and Soul 1º prémio Prémio LAUS 2013
FRANCISCO PAINÇO SANTOS
Covilhã, 1998.
Vive e trabalha entre Lisboa e o Parque Natural da Serra da Estrela. É licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2020), onde frequenta, atualmente, o mestrado na mesma área.
* franciscopaincosantos@gmail.com @franciscopaincosantos
94
40º21 39.0”N7º37 18.1”W III
Prémio aquisição Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP
95
2021
FRANCISCO PINTO
Alcácer do Sal, 1991. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes (2014). Completou o Mestrado em Arte Multimédia nesta mesma instituição (2019). Em 2017 frequentou o curso Int. Contemporary Art — Slade School of Fine Art — Londres.
* franciscopinto80@gmail.com www.franciscopinto.org @franciscopinto50
96
Tree Watching 1º prémio II Prémio Fotografia: Lisboa Capital Verde
97
2020
GABRIEL RIBEIRO
Rio de Janeiro, Brasil, 1990. Trabalha na interseção da fotografia com a escultura. É licenciado em Fine Art Practice na Chelsea School of Art and Design (Londres, 2014).
É Mestre em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (Lisboa, 2021). Participa de residências artísticas e exposições a nível nacional e internacional. Em 2021 ganhou o Prémio Arte Jovem — Fundação Millenium.
* gbrlrbr@icloud.com www.gabrielribeiro.net @gbrlrbr
98
Liquid Picture I Trabalho selecionado Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP 2021
99
HENRIQUE NETTO
São Paulo, Brasil, 1991. Atualmente trabalha na área das artes visuais. Frequenta a licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
100
* henriquem.netto@gmail.com
Camuflagem em Plástico #1 Menção honrosa XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II
101
2021
HUGO GUERREIRO
Portimão, 1994. Atualmente vive e trabalha Portimão. É licenciado em Pintura (2018) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* hugoguerreiro2010@hotmail.com hugoguerreiro2010.wixsite.com/meusite @hugommguerreiro
102
103
2019
Monstruosamente inconformado Vencedor 3ª edição Prémio Paula Rego
Coimbra, 1994. Hugo Lami é atualmente representado pela galeria Tsivrikos Shake em Londres e tem exposto internacionalmente desde 2017. Em 2022 expôs na Feira de arte na Cidade do México, Zona Maco. Em Londres fez parte da exposição de grupo Salon e realizou a exposição individual Over the Clouds. Lami fez o curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes, 2016. Seguiu a sua formação como estudante convidado na Kunstakademie em Düsseldorf, 2017 e concluiu o Mestrado de Escultura no Royal College of Art em Londres, 2019.
* hugolamip@gmail.com www.hugolami.com @hugo.lami
104
HUGO LAMI
A criação de um Mundo Vencedor Emerging Artist Award 2021, Neon Gallery
105
2021
HUGO MACIEL
Lisboa, 1988.
Atualmente trabalha na área da Gravura Numismática na INCM e Escultura Pública como freelancer. Doutorando em Belas-Artes, Escultura. Licenciado em Escultura (2009) e Mestre em Escultura pública (2012), pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
*
hugomaciel.esc@gmail.com www.hugomaciel-escultor.com
106
Crescimento na Vida Argentina 2º prémio
XXVI competição internacional de escultura, Bienal del Chaco, Resistencia, Argentina
107
2014
HUGO PEDRO SERRA
Lisboa, 1992. Actualmente trabalha na Wewood no Porto no desenho e desenvolvimento de produtos e mobiliário, dividindo o seu foco de interesse entre design, direcção artística e gastronomia. É licenciado em Design de Equipamento (2014) na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, e frequentou o mestrado em Food Design (2016), na Scuola Politecnica di Design, em Milão.
* hugofpserra@gmail.com hugopedroserra.com @hugopedroserra
108
Winehouse Prémios
Jovens Criadores, 2014 DMY International Design Festival, Berlin, 2016
109
ILHAS STUDIO
CATARINA VASCONCELOS MARGARIDA RÊGO
Londres, Reino Unido & Lisboa, 2013. O ilhas studio foi fundado em 2013 por Catarina Vasconcelos (Lisboa, 1986) e Margarida Rêgo (Lisboa 1986) ambas licenciadas em Design de Comunicação (2019) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e com mestrado pelo Royal College of Arts, Londres, em Visual Communication (2013). Desde a sua formação o ilhas studio tem vindo a trabalhar sobretudo com o meio cultural e artístico em Portugal, Estados Unidos da América, Inglaterra, Espanha, Marrocos, Alemanha, Bélgica entre outros.
* info@ilhastudio.com www.ilhastudio.com @ilhastudio
110
ZONA, An Investigation Report Trabalho selecionado Prémio Design de Livro, DGLab, 2018 PhotoEspaña, 2017 Prémio DOCfield Dummy Award, Barcelona, 2016
111
Rio Maior, 1993.
Vive e trabalha na cidade de Lisboa. Recorre à fotografia enquanto registo documental, arqueológico ou mesmo antropológico. Numa relação directa com o médium fotográfico, procura que o seu trabalho seja um elo de ligação entre o mundo real e um acto criativo. O seu olhar procura questões como a posição do Homem em função do seu meio, da sua relação com os seus homónimos presentes e ausentes, e dessas suas acções e consequências.
* ivo.relveiro@gmail.com www.ivorelveiro.eu
112
IVO RELVEIRO
Sem titulo (Da ontologia do Ser) 1º prémio IV edição Prémio de Fotografia de Sintra
113
2018
JÉSSICA BURRINHA
Barreiro, 1993.
Atualmente trabalha com terra compactada, procurando destacar sempre, a simplicidade e a pureza dos materiais essenciais. A beleza do seu trabalho reside na continua mudança das suas esculturas, que se degradam e regeneram, considerando-as como “esculturas vivas”. É licenciada em Escultura (2016) e tirou o mestrado em Escultura (2020), ambos na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* jburrinha@gmail.com www.jessicaburrinha.com @jessicaburrinha_sculpture
114
Sufoco I Menção honrosa 4ª Bienal Internacional Arte de Gaia, Vila Nova de Gaia 2021
115
Oeiras, 1989. Atualmente trabalha na área de ilustração e é docente na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. É licenciada em Pintura (2011), mestre em Desenho (2015) e doutorada em Desenho (2019), todos os ciclos de estudo foram realizados na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
www.joanaafonso.com
116
*
@joanaafonso JOANA AFONSO
117
O BAILE (com Nuno Duarte) Vencedora Prémio Nacional Amadora BD 2013
Lisboa, 2001.
Frequenta a pós-graduação Digital Experience Design e é licenciada em Design de Comunicação (2022), ambos na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Desde criança demonstrou um dom para as artes, pelo qual decidiu seguir a área das Artes tanto no ensino secundário como no ensino superior. No entanto, busca sempre aprofundar outras áreas e obter mais experiências, tais como fotografia, ilustração e o design de moda, uma das suas grandes paixões.
118
* @j0ana.brigida JOANA
BRÍGIDA
119 Sentimental 1º prémio Concurso Paez nas Belas-Artes 2021
JOANA DURÃES
Lisboa, 1986.
Joana Durães vive e trabalha em Lisboa. Licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (2008). Colaborou com a Drome Magazine em Roma / Itália e foi bolseira da Fundação Oriente na Academia de Collotype no Atelier Benrido em Quioto / Japão. A sua prática abrange design editorial, identidade corporativa, design de exposição e design digital.
*
info@joanaduraes.com www.joanaduraes.com
120
Ce Qu’il Reste (de Bénédicte Blondeau) Menção honrosa Prémio Design de Livro, DGLab
121
2020
JOANA FERREIRA
Lisboa, 1991.
Atualmente trabalha como artista 2D digital na Miniclip Portugal. É Licenciada em Arte Multimédia — vertente Animação pela Faculdade de Belas-Artes (2014), tendo também tirado outros cursos profissionais na ETIC (2012) e na Barcelona Art Academy, em Espanha (2017).
* j.ferreira.pouet@gmail.com www.behance.net/pouet @j.f.pouet
122
Estudos de Confinamento Trabalho selecionado (categoria Pintura) Mostra de Jovens Criadores 2021
123
JOANA PAIVA SEQUEIRA
Lisboa, 1997.
Atualmente encontra-se a frequentar um estágio no Serviço Educativo na Fundação Museu do Oriente. Frequentou o mestrado e a licenciatura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em Escultura.
Mantém-se ativa como presidente da Associação Art is Underground, criada em abril 2021. É responsável pela secção de Escultura do Gabinete de Arquitetura e Artes LabART.
124
* joanapaivasequeira@gmail.com
Vencedora Concurso “O Mar e Motivos Marítimos” 2018
125
Giroscópio
JOANA SOUTO MATEUS
Guarda, 1985. Atualmente trabalha nas áreas das artes visuais e biblioteconomia. É licenciada e mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2011.
* joanadearte@gmail.com joanasoutomateus.wordpress.com/portfolio @joanasoutomateus
126
Retrato de Faioum Menção honrosa Bienal Jovem 2015 Jov’Arte 2015
127
JOÃO ABREU VALENTE
Lisboa, 1984.
Atualmente trabalha na área de Design de Produto com estúdio próprio, o STUDIO JAV. É Licenciado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2008) e Mestre em Contextual Design pela Academia de Design de Eindhoven (2012).
*
joaoabreuvalente@gmail.com www.studio-jav.com @studio_jav
128
Teapot’set
Prémio Daciano da Costa (Design Produto) (categoria Estudantes-finalistas)
129
2015
JOÃO BERNARDO DOS SANTOS
Lisboa, 1993.
Atualmente trabalha em Escultura, Medalha e Desenho. Frequenta o segundo ano do Mestrado em Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É Licenciado em Estudos Gerais com Major em Expressão Plástica (2018) pela Universidade de Lisboa.
* joaobernardoescultor@icloud.com www.joaobernardo.art @joaobernardo_art
130
Monumento à Comunidade Intermunicipal — Região de Aveiro
1º prémio
Concurso “Monumento Artístico Comemorativo dos 30 Anos em Comunidade Intermunicipal (1989-2019)”
131
2019
JOÃO CRISTÓVÃO LEITÃO
Lisboa, 1990.
Licenciado em Teatro — Dramaturgia (Escola Superior de Teatro e Cinema) e mestre em Arte Multimédia — Audiovisuais (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa).
Enquanto criador, desenvolve projectos instalativos e de vídeo, tendo também colaborado com SillySeason, Rabbit Hole, VIDEOLOTION, Ana Jezabel e António Torres, Teatro do Vão, João Pedro Fonseca, Rodrigo Pereira, Diego Bragà, Rodrigo Teixeira e João Estevens.
* joaopcleitao@gmail.com www.joaocristovaoleitao.com
132
O Retrato de Ulisses
Vencedor Grande Prémio LOOPS.LISBOA — Temps d’Images/MNAC
133
2015
JOÃO MARQUES
Coimbra, 2001. Atualmente frequenta o primeiro ano do Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É licenciado em Desenho pela mesma instituição.
* joaolol.marques999@gmail.com @joao_artem
134
135
2021
Olhar Próximo Prémio (categoria Pintura) Concurso Jovens Criadores
JOÃO MOTTA GUEDES
Lisboa, 1995.
Licenciado e Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa (2013-2018) e pela Universidade NOVA de Lisboa (2018-2021), conclui atualmente o Mestrado em Pintura da Faculdade de Belas Artes (2019). Foi aluno intercambista na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e fez o curso de desenho e pintura e, a residência artística na escola Mart. É membro do projecto de investigação, Cosmopolitanism: Justice, Democracy and Citizenship without borders, tendo participado em múltiplas conferências e publicações académicas. Expõe regularmente o seu trabalho desde 2019, integrando várias exposições colectivas. Em Setembro de 2020 é lhe atribuído o prémio de pintura Alunos da FBAUL na Ermida, bem como em Novembro do mesmo ano o 1º prémio na categoria vídeo sénior do prémio Filo-Lisboa 2020. O seu trabalho integra várias coleções privadas em Portugal e em França.
*
j.damottaguedes@gmail.com www.joaomottaguedes.com @joaomottaguedes
136
Escrevendo o poema infinito Vencedor 1ª edição Prémio de Pintura “Alunos da FBAUL na Ermida” 2020
137
JORGE VAZ GOMES
Lisboa, 1980.
Estudou realização na ETIC em Lisboa, fotografia na escola de artes ar.co e é mestre em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Trabalhou alguns anos em televisão, onde trabalhou como realizador e argumentista. Como ator, participou também em várias séries de ficção, e também em longas--metragens de realizadores como Rita Nunes, Vicente Alves do Ó e André Marques. Dirigiu as curtas “Sobre a mesa”, 2010; “O Quarteirão”, 2015; “Jean-Claude”, 2016, (menção especial do júri do IndieLisboa, seleção oficial do War on Screen Festival); e “mapa-esquisito” 2018, (Competição Nacional IndieLisboa 2018, prémio de melhor cinema português no festival Cinenova). Está agora a fazer doutoramento na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e na Sorbonne-Nouvelle, em Paris, e foi um dos participantes da IDFA Academy 2021. Em 2022 estreia a sua primeira longa-metragem, uma pesquisa sobre o bisavô soldado da Primeira Guerra Mundial, “Soldado Nobre”.
*
jvgomes@gmail.com www.jorgevazgomes.com @jorgevazgomes
138
Mapa-esquisito (2018) Prémio Melhor Filme Português Festival Cinenova FCSH-NOVA
139
2019
JOSÉ AUGUSTO & MARIA JOÃO FREIRE
JOSÉ AUGUSTO
Lisboa, 1996. Atualmente trabalha na área de Design Industrial. Frequenta o mestrado de Design de Equipamento com especialidade em Design de Produto da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É licenciado em Design de Equipamento pela mesma faculdade (2017).
MARIA JOÃO FREIRE
Lisboa, 1993. Atualmente trabalha na área de Design Industrial. É licenciada em Design de Equipamento (2016) e Pós-Graduada em Design de Equipamento com a especialidade em Design de Produto (2017), ambos na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
maria.jr.freire@gmail.com
140
* jar.augusto26@gmail.com
*
141
Grab the Water 1º prémio Fundação We Are Water — Roca Design Challenge 2018
JOSÉ TABORDA
Lisboa, 1994.
Atualmente trabalha sobretudo na área da escultura, video, som, biologia, cognição, óptica, percepção, entre outras. Licenciado em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2018). Estudou igualmente Fine Arts na Bauhaus Universität em Weimar, Alemanha (2017). * www.josetaborda.com
142
@_josetaborda
Reality N.2 Vencedor Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP Prémio Bauhaus Essentials
143
2018
Joanesburgo, África do Sul, 1999. Frequenta atualmente o mestrado de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Participa no atelier )aberto( desde 2013.
*
leah.saraiva@gmail.com @_fui_embora_daqui_
144
LEAH
SARAIVA
Sombras debaixo da minha árvore (Mourão) Trabalho selecionado Concurso “O Sol Marca a Sombra”
145
2021
LEONOR FONSECA
Lisboa, 1989.
Atualmente trabalha na área de fotografia e design. É licenciada em Arte Multimédia — vertente Audiovisuais (2012) e pós-graduada em Discursos da Fotografia Contemporânea (2016), ambos na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* leonor.fonseca.photo@gmail.com www.leonor-fonseca.com @leonorfonseca
146
© Inês Silvestre
coming soon
Projeto selecionado
BF18 — Bienal Fotografia Vila Franca de Xira
147
2018
LÍGIA FERNANDES
Setúbal, 1985.
Atualmente trabalha enquanto artista visual e nos coletivos Lisbon Drawing Club, Artistas Anónimos, Mais uno+1 e Art&Craft Refúgio. É licenciada em Desenho (2018) e mestre em Pintura (2022), com o tema “Artes visuais, narrativas e comunidades”, ambos pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É também licenciada e mestre em Economia, pela UCP-FCEE (2009).
* ligiampfernandes@hotmail.com linktr.ee/ligiafernandes @ligiampfernandes
148
149
1º
Prémio SGPCM-FBAUL 2019
As Mulheres Africanas da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa
prémio
Lisboa, 1990.
Designer de comunicação, filha de mãe alemã e pai português, atribui à sua infância crescida numa quinta a jogar GTA uma variedade de referências deveras ecléctica. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa em 2011, trabalhou no estúdio ps.2 arquitetura + design, em São Paulo (Brasil) e adquiriu o seu mestrado em Espaços e Comunicação na HEAD Genève (Suíça) em 2017. Dirige atualmente o estúdio Frau im Mond e colabora com o maat — Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, enquanto mantém o seu projecto Alien Magazine.
* hello@frau-im-mond.com www.frau-im-mond.com @lisa_hmoura
150
LISA H.
MOURA
Alien Magazine: Aliens of Extraordinary Ability Distinção
Bourses déliées du Fonds cantonal d’art contemporain (Cantonal Fund for Contemporary Art Grants), Genève
151
2019
Mogi Mirim, Brasil, 1992. Realizador em Cinema e Realidade Virtual. Atualmente trabalha como diretor criativo na Mundivagante Studio, uma produtora audiovisual com sede em Lisboa. Mestre em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* lui@mundivagante.studio www.luiavallos.pt @lui.avallos
152
LUI AVALLOS
Handwritten Seleção
DOK Leipzig, Open City Documentary Festival Prague International Film Festival
153
2021
Lisboa, 1960.
Consultora nas áreas de museologia e expografia, curadoria, planeamento e implementação de exposições, e gestora de projectos e programas.
É também artista independente, trabalha com diversos meios de expressão e múltiplos materiais. Através da arte faz um alerta para temas sociais e humanos, com base na sua experiência de vida, e inspirada por poetas e filósofos. Frequentou no Ar.Co. os cursos de desenho (2012) e de pintura (2015). É licenciada em ciências da arte e do património pela faculdade de belas-artes da universidade de lisboa (2019), onde frequenta o mestrado em museologia e museografia.
* art.luisa.da.rocha@gmail.com www.luisadarocha.com @luisadarocha
154
LUISA DA ROCHA
TEMPUS
Bolsa de estudo por mérito Direção Geral do Ensino Superior (DGES) 2019-2020
155
MADALENA PEQUITO
Lisboa, 1996.
Atualmente trabalha na área de pintura no seu atelier. É especializada em Realização Plástica do Espetáculo pela Escola António Arroio em Lisboa (2014), é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (2018), e frequentou um Mestrado em Arts and Cultural Enterprise na Central Saint Martins, Londres (2022).
* mmadopequito@gmail.com madalenapequito.cargo.site @madalenajpequito
156
157
JOV’ARTE —
2019
Para 2019 eu quero… Menção
Bienal Jovem
MANÉ PACHECO
Portalegre, 1978. Vive e trabalha em Lisboa. Estudou e exerceu na área de Ambiente antes de ingressar na FBAUL, onde terminou o curso de Arte Multimédia com a Distinção de Mérito da Universidade de Lisboa e o Prémio BPI/FBAUL 2010. Ambas as áreas de formação se manifestam num corpo de trabalho que aborda a ecologia das relações (de poder) e que se expande através do desenho, escultura, instalação, vídeo, fotografia e performance.
158
Período azul Vídeo finalista LOOPS — Festival Temps d’Image
159
2018
MANUEL JUSTO
Lisboa, 1994.
Trabalha actualmente como artista e videógrafo em Basel, CH. Completou o Mestrado no Institut Kunst da HGK em Basel, CH em 2020 e a Licenciatura em Pintura na FBAUL em 2016. Recebeu o Diplôme National d’Arts Plastiques na ESA em Tarbes, FR, em 2015.
* manel.justo@gmail.com cargocollective.com/manueljusto @justomanel
160
Brique#3 (Rayon)
1º prémio (categoria Escultura) XIII Edição do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II 2017
161
MARCO BALESTEROS
Évora, 1978.
Marco Balesteros licenciou-se em Design de Comunicação pela FBAUL. Explora o livro como território expandido e espaço performativo. Iniciou esta investigação no mestrado da Werkplaats Typografie e na Jan Van Eyck Academy. Fundador do estúdio Letra. MB é professor/curador no DELLI e professor adjunto convidado no Mestrado em Design Gráfico da ESAD. CR. É co-fundador com Alexandre Balgiu e Sara Vaz do T-I-M-E, The Institute of Mirrors and Echoes. Desenvolve com Sara Vaz a ESCOLA PROVISÓRIA PARA NADA, projecto artístico e pedagógico entre a ruralidade e os grandes centros urbanos.
* m.b@letra.com.pt www.letra.com.pt @marco_balesteros
162
Trienal de Arquitectura
2019 —
The
Poetics of Reason Prémios Tokyo Type Directors Club, 2021 ADG-FAD, LAUS (Design de Livro), 2020
163
Favaios, Vila Real, 1978. Atualmente trabalha como artista plástico, e frequenta o doutoramento em Creación e Investigación en Arte Contemporánea pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo, orientado pela Professora Doutora Anne Heyvaert.
* m.a.moreira@gmail.com www.marcomoreira.pt @marco_moreira__
164
MARCO MOREIRA
Counterpoint Trains Vencedor
Prémio Nacional para alunos de Artes Visuais Carpe Diem Arte Jovem 2017
165
MARGARIDA BOLSA
Lisboa, 2000.
Frequenta a licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Está neste momento em ERASMUS na Bauhaus-Universität Weimar. Frequentou a escola de dança EDCN. Desde outubro de 2021 participou em 9 exposições coletivas em várias cidades de Portugal e integrou a revista PULSAR, Plataforma do Pandemónio, e o livro fotográfico ANGLES MORTS, Atelier Obscura. Recebeu ainda o 2º prémio no âmbito do projeto Soft Art organizado pelo atelier Pendão & Prior.
166
@frame_bag
* margaridabmh@gmail.com
Bolor / Meio limão com bolor Menção honrosa Exposição “Bons Tempos”, Galeria Útero
167
2019
MARGARIDA FERNANDES
Lisboa, 2000.
Atualmente trabalha na área de Pintura. Artista visual e professora de pintura a óleo e acrílico no Atelier Internacional de Belas artes. É licenciada em Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2022).
* margaridacf30@hotmail.com margaridasketches.com @margaridacf30
168
Apresentação do eu Menção honrosa Prémio Infante D. Luís Às Artes, Salvaterra de Magos
169
2021
MARIA BRUNO NÉO
Lisboa, 1985.
Atualmente trabalha na área de design de produto. Frequenta o doutoramento em Design na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e é investigadora no centro de investigação ID+. É mestre em Design Industrial e Produto — vertente de Produto pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2019) e licenciada em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2008).
* mariabrunoneo@gmail.com www.mariabrunoneo.com @mbruneo
170
Mesas
Projeto selecionado
Design Residence MORE DESIGN, MORE INDUSTRY — Art on Chairs, Paredes
171
2012
MARIA FRANCISCA DE ABREU AFONSO
Lisboa, 1994.
Atualmente trabalha na área de produção de cinema, fotografia e design. É licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2015), mestre em Arte Multimédia — vertente Fotografia (2018) e pós-graduada em Discursos da Fotografia Contemporânea (2019), ambos na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* franciscaabreuafonso@gmail.com cargocollective.com/mfdeabreuafonso @mfdeabreuafonso
172
Seda sobre Papel Trabalho selecionado Prémio CAT (Casa das Artes de Tavira) 2018
173
Lisboa, 1999.
Atualmente vive e trabalha em Lisboa, conciliando as artes plásticas com vários projetos coletivos, destacando-se o coletivo feminista MANAS (Lisboa, 2018). Em 2021 terminou a Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, tendo passado pela Licenciatura em Design Industrial da ESAD.CR. Entre Fevereiro e Junho de 2020, estudou na University of Ljubljana Faculty of Arts, Eslovénia, a cargo do programa Erasmus.
* mluz.contact@gmail.com www.marialuz.net @mcorreialuz
174
MARIA
LUZ
O Verão de 2020 Menção honrosa XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II
175
2021
MARIA LUÍSA CAPELA
Porto, 1997.
Licenciada em Pintura (2019) pela FBAUL. Estudou na Accademia Albertina di Belle Arti di Torino pelo ERASMUS+. Ganhou o Prémio Revelação na XV Edição do Prémio D. Fernando II (2019) no Museu das Artes de Sintra. Recentemente teve a sua 1ª exposição individual VERDECER AO SOL (2022) na Galeria Spazio Nuovo|Roma. Exposições coletivas: I Think I Made You Up (2022) | Évora; Contemporary Istanbul (2021) | Turquia; BARBEITO (2020) | Casa-Museu Medeiros e Almeida.
* luisacapelacarvalho@gmail.com www.marialuisacapela.com @marialuisacapela
176
Eu sou paisagem em um, em dois, em três Prémio revelação XV Edição do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II
177
2019
MARIA MÁXIMO
Alcácer do Sal, 2001. Vive e trabalha em Lisboa. Atualmente frequenta a licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Maria foi distinguida com: (2021) “Alunos da FBAUL na Ermida — prémio de pintura 2a edição”; Nas exposições coletivas destaca: (2021) “Sonhos de Guerra e Paz”, no Museu Militar; (2021) “Trauma Response”, na Duplex; (2021) “Hammer Time”, na Zaratan — Arte Contemporânea (2022) e “Depois do Banquete”, no Teatro Thalia.
* mariamaximo@edu.ulisboa.pt umbigolab.com/pt/profile/mariamaximo @mmaximoacc
178
Na Barragem; Placenta condicionada & Cabine Fossilizada Trabalho selecionado 2ª edição Prémio de Pintura “Alunos da FBAUL na Ermida”
179
2021
MARIANA COSTA E SILVA
Angra do Heroísmo, 1980. Atualmente é designer-formadora-fazedora da FAZ com as tuas mãos. É licenciada em Design de Equipamento pela FBAUL (2004).
* marianacostaesilva@gmail.com www.marianacostaesilva.com @marianacostaesilvaCreatedBy
180
181
2021
FAZ com as tuas mãos Finalista New European Bauhaus Prizes
MARIANA FARIA
Rio de Janeiro, Brasil, 1978. Atualmente trabalha como mediadora cultural no Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian e participa no projeto ENTRE: Investigação em Mediação Artística e Cultural no âmbito do CIED/ESELx. Frequenta o mestrado de Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e é licenciada em Mediação Artística e Cultural pela Escola Superior de Educação de Lisboa (2021).
182
* faria.g.mariana@gmail.com
Idiossincrasia
Prémio (categoria Poesia) Prémio Belas Letras IPL 2019
183
MARIANA FRIAS
Lisboa, 2002.
Atualmente estuda na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, tendo terminado o segundo ano no curso de Pintura. Em 2021, ganhou o primeiro prémio na open call “CALL x ARTIST”, organizada pela Revart, o que levou à participação na exposição “Milano Interior Design Week”, em Milão. Teve a oportunidade de participar em algumas exposições coletivas, das quais se destacam as Galerias Abertas da Faculdade de Belas-Artes, em 2022, e a Exposição MOUSA no Instituto Superior Técnico de Lisboa, em 2022.
* mianafriascosta@gmail.com @marianafrias_art
184
185 Sem título 1º prémio CALL x ARTIST, RevArt 2021
MARIANA ROMÃO
Lisboa, 1994.
Artista visual multidisciplinar que trabalha maioritariamente com fotografia. Vencedora de: Programa de Intercâmbio Artístico Lisboa-Budapeste (2022); fez parte dos artistas publicados no livro Portuguese Emerging Art e ganhou o prémio Emerge (2018); 2º prémio da Bienal Jov’arte (2017). É licenciada em Arte Multimédia (2016) e pós-graduada em Discursos da Fotografia Contemporânea (2017), ambos pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
*
mariana.romaoo@gmail.com @marianaromaoo
186
Aurora Prémio exposição individual Portuguese Emerging Art — EMERGE 2018
187
MARIANO PIÇARRA
Beja, 1960.
Exerce atividade profissional na Fundação Calouste Gulbenkian, docente na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, fotógrafo e designer independente. Licenciatura Design de Equipamento (ESBAL 1986). Como fotógrafo realizou 14 exposições individuais e participou em 25 exposições coletivas. Como designer projetou mais de 100 exposições. Recebeu mais de 20 prémios, sendo Prémio Nacional de Design, Design de Interiores — Prémio Pádua Ramos (2015). A exposição 360º — Ciência Descoberta (F.C.G., 2014), foi distinguida pela APOM como “Melhor Trabalho Museográfico”.
188
* @marianopicarra
360º — Ciência Descoberta (FCG) Prémio Pádua Ramos (categoria Profissionais)
189
2015
MÁRIO BERNARDO
Lisboa, 1942.
Actualmente continua a fazer clínica (Senologia) e trabalha em fotografia e pintura. Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa (1966), Doutoramento em Medicina pela Universidade de Lisboa (1974) e Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (2014). Médico de Unidade de Fuzileiros em Moçambique na Guerra Colonial (1968-1969), Chefe de Serviço de Cirurgia no IPOFG — Lisboa e Prof. Catedrático na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, até 2007.
* mbernardo2007@gmail.com facebook.com/mario.bernardo.1612
190
Abraço 1º prémio Concurso de Fotografia, Ordem dos Médicos 2019
191
MÁRIO LINHARES
Lisboa, 1980.
Atualmente é professor de desenho em Portugal e dá formação em vários países. Frequenta o doutoramento em Desenho na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É mestre em Ensino das Artes Visuais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017), licenciado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2009) e bacharel em Design Paisagístico pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (2002).
* mrlinhares@campus.ul.pt @linhares.mr
192
Diário de Viagem
— COSTA DO MARFIM Prémio “Coup de Cœur” (categoria Carnet de voyage international) Festival “Rendez vous du carnet de voyage”
193
2014
MARYAM SHIMIZU
São Paulo, Brasil, 2000. Atualmente trabalha nas áreas da pintura, instalação, performance e vídeo. Frequenta a licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2019-2023).
*
maryamshimizu@gmail.com @maryamshimizu
194
Encontro & Sob a Asa Trabalhos selecionados 2ª edição Prémio de Pintura “Alunos da FBAUL na Ermida”
195
2021
Funchal, 1994. Atualmente trabalha na área da Pintura e Escultura. Começou a Licenciatura em 2012-2013 na Faculdade de Belas Artes da Universidade de La Laguna, em Tenerife; na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Málaga, 2013-2014, acabando por licenciar-se em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2017-2021). *
196
@mauralaus
lausmaura@gmail.com
MAURA LAUS
197
2019
Dimissío Menção JOV’ARTE — Bienal Jovem
MIGUEL ARRUDA
Portugal, 1943.
Licencia-se em Escultura da ESBAL (1968) onde recebeu os Prémios de Escultura Mestre Manuel Pereira em 1968 e Rui Gameiro em 1969. Em 1989 licencia-se em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Inicia a carreira académica em 1969 como Professor Adjunto a que se seguem as categorias de Auxiliar, Agregado e Catedrático, tendo exercido também as funções de Presidente do Conselho Directivo da ESBAL. A sua obra tem sido apresentada e publicada em Portugal e no estrangeiro e distinguida com vários prémios e nomeações.
198
Sun Tile
Prémios
German Design Awards, Design, 2018
Iconic Awards: Interior Innovation, Design, 2017
Red Dot Awards, Design, 2017
Silver A´Design Awards, Design, 2017
Good Design Awards, Design, 2017
199
NÁDIA RODRIGUES RIBEIRO
Leiria, 1984.
O seu trabalho desenvolve-se sobretudo no campo da imagem fotográfica. Integra o corpo docente do Departamento de Artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Licenciada em Artes Plásticas — Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2008) e em Fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar (2012). *
200
nadiarodriguesribeiro@gmail.com
Sem título — 11.07.12 [série Flora] Vencedora 9ª edição BES Revelação
201
2013
NADYA ISMAIL
Lisboa, 2001. Atualmente trabalha como artista visual. Frequenta a licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* nadya.dc.ismail@gmail.com nadyaismail.weebly.com @nadya.disso
202
Sem título Vencedora Prémio Bons Tempos, Casa d’Artes ÚTERO
203
2021
Lisboa, 1983. Atualmente trabalha na área de Vídeo-arte, Ilustração, Pintura e Educação Artística. É licenciado em Pintura (2008) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* nunolacerda.weebly.com
204
NUNO LACERDA
205
2ª edição Prémio Sonae Media Art 2017
Samarra Finalista
Sumy, Ucrânia, 1994. Atualmente vive e trabalha em Lisboa. Estudou Design de Comunicação na The National Academy of Fine Arts and Architecture, Kyiv, Ucrânia (2014), frequentou licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2020).
* oksanazahryva@gmail.com @oksanazahryva
206
OKSANA ZAHRYVA
Sem título
Vencedora Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP Prémio Residência Artística — Centro Português de Serigrafia
207
2020
PATRÍCIA CARVALHO & TIAGO MINDRICO
PATRÍCIA CARVALHO
Vila Franca de Xira, 1996. Licenciada em Arte Multimédia — Audiovisuais (2017) e Mestre em Design de Comunicação e Novos Media (2020), ambos pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente encontra-se a trabalhar como UX Designer e Frontend developer na área de autenticação digital — na empresa nórdica Signicat. É cofundadora do estúdio Muchísimo, um espaço para projetos criativos que prioritizam uma user experience acessível e divertida.
* patricia.rcarvalho96@gmail.com www.muchisimostudio.com @pats.carvalho
TIAGO MINDRICO
Almeirim, 1995. Licenciado em Design Gráfico e Multimédia (ESAD.CR) e Mestre em Design de Comunicação e Novos Media (FBAUL). Desenvolve estudos no Doutoramento de Belas-Artes, especialidade Arte Multimédia (FBAUL — ITI, LARSyS), enquadrado num programa MIT Portugal. É ainda responsável de comunicação no projeto de investigação ViViDo, que tem por objetivo a criação de uma plataforma de gestão da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.
* tiagomindrico@gmail.com @umindrico
208
209 LIB 2º prémio UX Hackathon @ ergoUX 2019
Lamego, 1975. Atualmente, trabalha como motorista de Táxi, em Lisboa. É licenciado em Design de Comunicação (2015) e pós-graduado em Digital Experience Design (2016), ambos pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Mestre em Ciências da Comunicação — Cinema e Televisão pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2020) e Mestre em Desenho pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2022).
210
* pcarmofbaul@gmail.com PAULO
CARMO
Vencedor
Concurso “Homenagem em calçada portuguesa aos profissionais que se destacaram no combate à pandemia COVID-19”
211
2021
PAULO LOURENÇO
Lisboa, 1965.
Vive e trabalha em Lisboa, como artista, serigrafo e técnico de gravura na FBAUL. Terminou o Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2016) Licenciou-se em pintura na mesma instituição (2013). Desde 2001 participou em mais de uma centena de Exposições Individuais e Coletivas em Portugal, Brasil, África do Sul, França, Espanha, Itália, Dinamarca, Holanda, República Popular da China, Polónia e Japão.
212
* paulourencos@gmail.com @paulourencos
Linhas
I e II Vencedor VI Bienal Iberoamericana de Obra Gráfica Ciudad de Caceres
213
2015
Cruzadas
RENATO JAPI
Rio de Janeiro, Brasil, 1979. Atualmente vive e trabalha em Lisboa, entre artes plásticas, maioritariamente instalação, e design. É licenciado em Design de objetos (2000) pela Universidade do Rio de Janeiro, Brasil, Mestre em Arte em vidro (2016) pela Universidade Nova de Lisboa e Doutor em Belas-Artes — Arte Multimédia (2022) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
* renatojapi@gmail.com @renatojapi
214
Star Drop
Trabalho selecionado para o primeiro museu permanente na Lua — Moon Gallery
215
2019
Lisboa, 1993.
Licenciado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas-Artes (2016), atualmente trabalha entre as áreas do design de produto e da fotografia. É baseado entre o Porto e Lisboa.
216
* www.ricardo-sousa.com
RICARDO SOUSA
Destroyed instant film (Blush Pink) 2º prémio
V Edição Prémio de Fotografia de Sintra
217
2019
RODRIGO GOMES
Faro, 1991.
Atualmente trabalha remotamente como professor no curso de Arte Digital e Design para a Faculdade Jiangxi Normal University em Nanchang, China e no seu atelier em Lisboa. Mestrado Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2018), Pós-Graduação Artes Sonora na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2016), Licenciatura Artes Visuais — Escultura de Universidade de Évora (2015).
* rodrigo.amgomes@gmail.com www.rodrigogomes.xyz @rodrigoamgomes
218
219
2017
Estivador de Imagens 1º prémio Prémio Sonae Media Art
ROMANO SARAIVA
Leiria, 1997. Atualmente trabalha na área do design, das artes plásticas e no ensino de artes visuais. É licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2019) e mestre em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário através do Instituto de Educação e da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2022).
* saraiva.romano@gmail.com @romano_saraiva
220
Indagação Universal N. 1:
O Dilacerar da Gravitação Menção honrosa (categoria Escultura)
XVI Edição Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II 2020
221
RUNA (RUTE NORTE)
Lisboa, 1974.
Frequenta o mestrado em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Licenciou-se no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (1996). Completou o curso de Pintura na Sociedade Nacional de Belas-Artes (três anos letivos, 2005). Estudou fotografia no Cenjor: Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (182 horas de formação, 2018).
* info@rutenorte.com www.rutenorte.com @rute_norte
222
223
2021
The
Crying Caveman
Trabalho selecionado Milan Design Week 2021
SANTOS ROCHA
1998, Cascais. Carolina Santos Rocha licenciou-se no Curso de Escultura, na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (2017-2020). Atualmente encontra-se a frequentar o Mestrado em Ensino de Artes Visuais no Instituto de Educação de Lisboa, em colaboração com a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. A sua vida profissional divide-se entre o seu trabalho como Professora de Oficina de Artes do 1º ciclo, colaboradora e artista na galeria de artesanato Galeria5050, em Cascais, e os seus projetos enquanto artista plástica, contando com a sua participação em diversas exposições coletivas
* carolina.rocha.arte@gmail.com @santos.rocha.arte
224
Tenho vozes na cabeça Menção honrosa XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II
225
2021
Lisboa, 1986.
Licenciatura (2011) e Mestrado (2008) em Artes Plásticas, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, Portugal. Frequentou várias residências artísticas, como: Finisterrae (Ouessant, FR, 2022); Cité Internationale des Arts, (2019, Paris, FR); PIRA Centro ADM (2016, Cidade do México, MX); Residency Unlimited (2012, Nova Iorque, EUA). Foi bolseira do Instituto Francês (2019, 2022), da Fundação Calouste Gulbenkian (2014) e da Fundação Luso-Americana (2022).
226
* www.sarabichao.com @sarabichao
SARA BICHÃO
© Carolina Vieira
Mapa Trabalho selecionado 1ª edição Prémio FLAD Desenho
227
2021
Braga, 1990. Atualmente trabalha como jornalista multimédia no jornal Luxemburger Wort, no Luxemburgo. É licenciada em Arte Multimédia, vertente Audiovisuais, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2011) e tem um mestrado em Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2015).
* sibilalind@gmail.com cargocollective.com/sibilalind @sibilalind
228
SIBILA LIND
Chá da meia-noite Prémio do público (melhor curta-metragem) Festival QueerLisboa 2015
229
SÍLVIA MATIAS
Portugal. Sílvia Matias (Studio SM) Designer Independente e Diretora de Arte. Certificado de Excelência 2022 do Type Directors Club, The One Club for Creativity de Nova Iorque. Depois de colaborar com diferentes estúdios na Europa, como Fabrica Research Center (IT), Folch (ES), Solid Dogma / Vhils (PT) e Pentagram (UK), estabeleceu-se como Designer Independente, numa rede entre clientes e colaboradores. O seu trabalho é culturalmente orientado e posicionado para marcas e instituições globais. Paralelamente foi co-fundadora do programa Canvas Talks (Women Makers) em Milão.
* hello@silviamatias.com www.silviamatias.com @silviafmatias
230
Ghost Productions Prémio LICC, London International Creative Competition
231
2021
Abrantes, 1995. Atualmente vive e trabalha em Viena, Áustria. É licenciada em Pintura (2013) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e mestre em Belas Artes (2020), pela Hochschule für bildende Künste Hamburg.
* info@sofiamascate.com www.sofiamascate.com
232
SOFIA
MASCATE
Canapés Trabalho selecionado Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP 2018
233
SÓNIA CARVALHO
Portugal, 1978.
Artista plástica, performer e investigadora [ID+ (UA/DeCA] e CIEBA]. Investigadora subsidiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Atualmente frequenta o Doutoramento em Belas-Artes, especialidade de Pintura, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
234
Struggle Like A (Wo)Man #1
Performance de Sónia Carvalho Curadoria: Jorge Reis; Gestão do projeto: Daniela Ambrósio; Fotografia: Marisa Bernardes; Figurinos: Guita Gonçalves; Produção: EMERGE; Parceiros: Associação Incluir+ e Câmara Municipal de Torres Vedras Projeto selecionado Festival Novas Invasões
235
2019
© Marisa Bernardes
STUDIO AH-HA
CAROLINA CANTANTE CATARINA CARREIRAS
Studio AH-HA (2011-2018) foi um atelier de design gráfico e comunicação criado por Carolina Cantante e Catarina Carreiras. Desenvolveu projectos em diferentes áreas e diversos países, do design de exposições a novos media, identidade, publicidade, webdesign, interiores, fotografia e ilustração. O atelier visava uma abordagem holística da imagem gráfica, trabalhando em proximidade com o cliente em todas as fases do processo — filtrando as suas ideias, inspirações e motivações e convertendo-as em projectos criativos e sem lugares comuns.
* facebook.com/studioahha
carolinacantante@gmail.com www.c-studio.co
catarinacarreiras@gmail.com www.thismustbetheplace.studio
236
237
13
2015
Portfolio Studio AH-HA 2011/2015 Prémio Young Guns
Art Directors Club
SUSANA CARVALHO
Lisboa, 1990.
Atualmente trabalha na área de Ilustração. É licenciada em Pintura (2014) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Tem um Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (2017) pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Participa em exposições nacionais e internacionais nas áreas de Gravura, Desenho, Pintura, Instalação e Arte Digital desde 2010. No seu processo de trabalho aborda situações críticas no mundo e outras temáticas atuais.
* susanacarvalhoart@gmail.com www.susanacarvalho.pt @susanacarvalhoart
238
Estamos Juntos Vencedora (categoria Ilustração/Arte Digital) Concurso Sardinhas Festas de Lisboa
239
2020
TATIANA NEQUETE
Porto Alegre, RS, Brasil, 1983. Atualmente trabalha como guionista, realizadora e editora de vídeo. Cursa o doutoramento em Artes Performáticas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Licenciada em Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil, 2006 e Mestre pela Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha, 2013.
* tatinm@gmail.com producaocastelodep.wixsite.com/ tatinequete @tatiananequete
240
241
2021
Oráculo das Borboletas Amarelas 1º prémio Festival comKids — Prix Jeunesse Iberoamericano
TERESA HUERTAS
Figueira da Foz, 1953. Artista visual nas áreas da fotografia, multimédia, instalação. Frequenta o mestrado em Arte Multimédia — Práticas Transmédia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1975). Foi distinguida pelo Prémio BF20 — Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (2021) com a obra ATMÓS [passagens #1] e nomeada para o Prémio do Concurso de Fotografia Purificación García (Madrid, 2008). Expõe individualmente desde 2006 e colectivamente desde 1995.
242
* tehuertas@gmail.com
243
BF20
2020
ATMÓS [Passagem #1] 1º prémio
— Bienal Fotografia Vila Franca de Xira
TIMELESSNESS
O Departamento de Arte Multimédia da FBAUL foi convidado para o reconhecido festival Ars Electronica, na edição comemorativa do seu 40º aniversário. No âmbito da Campus Exhibition, Timelessness reuniu obras desenvolvidas por estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento: Adriana Moreno, Ana Teresa Vicente, Andreia Batista, André Fidalgo Silva, Luís Morais, Miguel Ribeiro, Joana Resende, João Batista, Noel Martins, Pedro Gonçalves, Hugo Rocha, Pedro Soares, Régis Costa de Oliveira, com direção técnica de Pedro Ângelo e António de Sousa Dias, com curadoria de Mónica Mendes e Ana Teresa Vicente.
244
* aec.belasartes.ulisboa.pt
Timelessness
Projetos selecionados Festival Ars Electronica, Linz, Áustria
245
2019
Brasil, 1983. Ilustrador, autor de livros ilustrados e professor. Mestre em Desenho pelas Belas-Artes da Universidade de Lisboa, especialista em Ilustração pela Autónoma Academy, especialista em Design Gráfico pela FAAP.
* webersonsantiago@gmail.com www.webersonsantiago.com @weberson83
246 WEBERSON
SANTIAGO
A MENINA QUE NÃO QUERIA LIVROS
1º prémio Prémio de Ilustração Livros Horizonte / Belas-Artes ULisboa
247
2019
OUTROS PRÉMIOS
AALEXANDRA RAMIRES
Elo
Curta-metragem animação selecionada 45ª edição Festival Internacional Cinema Toronto, Vencedor categoria Animação no Festival Curtas-metragens Vila do Conde No 56º Festival Internacional Cinema de Chicago, Prémio Competição Nacional Vistacurta: Viseu, cinema & outros desvios, 2020
ALEXANDRE ESTRELA
Motion Seekness
Projeto selecionado Best Portuguese Book Design 2010-2013, 2014
ALICE DOS REIS
Subcorrente
Prémio Novo Banco Revelação, vídeo, 2019
ANA BALIZA, ANDRÉ CEPEDA, ANDRÉ PRÍNCIPE, ZÉ PEDRO CORTES, URS STAHEL Ballad of Today
Projeto selecionado Best Book Design from All Over the World, 2021
ANA CARDOSO
Projeto selecionado Prémio Novos Artistas Fundação EDP, 2017
ANA TERESA ASCENÇÃO
A casa e o mundo Selecionado Best Book Design from All Over the World, 2019
*
Paisagens Imprevistas — Outros lugares para as artes performativas Selecionado Best Book Design from All Over the World, 2021
ANDRÉ COSTA
The Universal Chair 2º Prémio Mobility Category, Autonomous for all of us, 2017
* Kennedy Eleven 2º Prémio Ben Kennedy Design Competition, 2015
*
Little John Menção Honrosa Auto(R) — Futurvision Machines of the underworld, 2014
*
Martini Racer
3º Prémio Radical Sportster Category, Daytona Bike Week, 2º Prémio Radical Sportster Category “Rat´s Hole”, 2014; 1º Prémio Custom Motorcycle Challenge, 2013
*
Schneider Cup Special 3º Prémio Local Motors — Cruiser Design Challenge, 2013
*
Two Faces
1º Prémio W4W — Wheelers for Warriors skin competition, 2012
*
The Terminator 2º prémio IMTS skin competition, 2012
*
ANA ROMÃOZINHO
Vencedora Prémio Novo Talento Desenho, Viarco e Drawing Room, 2021
*
Vencedora Prémio Arte Jovem Millennium BCP, categoria Aquisição Fundação Millennium BCP, 2020
ANDRÉ GOUVEIA (INNGAGE)
Orizon
Vencedor no German Design Award, 2021 e no Good Design Award, 2020
* EcoX Green Good Design Award, 2021
* Soul
Finalista AD Challenge Design Award 19, 2020
* BeEco
Vencedor European Product Design Award, 2020
* Natura
Vencedor BID20 — Bienal IberoAmericana of Design, 2020; Nomeado German Design Award, 2019; Vencedor Red Dot Design Award, 2017
* Dual
Vencedor Good Design Award, 2019
* Arcus
Vencedor Good Design Award, 2019; Vencedor IDA / APDC, 2018
*
Wondercover
Vencedor no Independent Toy Award e no European Product Design Award, 2017; Menção Honrosa IDA Design Award, 2016
* Delta
1º Prémio Concurso Nariz do Cavalo, 2017
* Elite
1º Prémio Concurso Nariz do Cavalo, 2017
*
Team Lucky 21
Vencedor Concurso Rally Fighter, Local Mortors do Arizona, EUA, 2013; Menção Honrosa Terra Prix 2085, 2011
Tek Lumber
1º Prémio Guilherme Award, 2016; 2º Prémio A Design Award, 2015
ANDRÉ SANTOS MARTINS
Memorial Feed
Finalista 2ª edição do Prémio Sonae Media Art, 2017
Retrato Colectivo: 60 pessoas
1º Prémio JOV’ARTE | Bienal Jovem, 2015
ANDRÉ ROMÃO
Vencedor 9ª edição Prémio BES Revelação, 2013
ÂNGELA FERREIRA
Vencedora Prémio Novo Banco Photo, 2015
BÁRBARA SAYS… (DESIGN STUDIO)
A Imagem Paradoxal. Francisco Afonso Chaves (1857-1926) História do crime Selecionados Best Book Design from All Over the World, 2018
BEATRIZ FILIPE & SOFIA VASCO Up & Down
Vencedoras Prémio Roca One Day Design Challenge 2021
CECÍLIA CORUJO Paintingland
1° Prémio CAT — 2015/2016
DDANIEL CARAMELO
8Shot Hovione (Inalador) Red Dot Design Award, 2020; Bronze Winner Medical Design Excellence Award, 2021 * Rhino_01 SIE,( Barreira Rodoviária) iF Design Award, 2019 Garrafa Neo PROZIS German Design Award Special e Good Design TM Award, 2017
ANTÓNIO SILVEIRA GOMES & PAULO FREITAS
Laboratório de Curadoria /Curators’ Lab Selecionado Best Portuguese Book Design 2010-2013, 2014
ANTÓNIO SILVEIRA GOMES
Logo Depois da Vírgula O Livr-o-mem — Paulo d’Cantos na Palma da Mão Selecionados Best Portuguese Book Design 2010-2013, 2014
ATLAS PROJETOS Zetetics, a taxilogy of Pictorial Knowledge
Selecionado Best Portuguese Book Design 2010-2013, 2014
BBÁRBARA BULHÃO
Mostra Nacional Jovens Criadores 2018, Nova SB, 2019
*
Prémio Revelação XIII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2017
* Demanda
Vencedora Artes e Talentos, 2016 Finalista Palavras na Cidade, British Council Portugal Arts, 2014
BEATRIZ MÓNICA
Vencedora Concurso Troféu Comemorativo “Centro das Taipas 30 Anos”, 2018
BEATRIZ NETO
Tábula Rasa 1º prémio 9ª edição JOV’ARTE | Bienal Jovem, 2019
BEATRIZ ROQUE ANTUNES
Vencedora concurso Logótipo Jornada Mundial da Juventude 2023, 2020 BERNARDO CARVALHO & PLANETA TANGERINA Trocoscópio Praia-Mar Selecionados Best Portuguese Book Design 2010-2013, 2014
DEALMEIDA ESILVA
Selecionado 13.ª edição Prémio Novos Artistas Fundação EDP, 2019 DEMATOS (LUÍS MIGUEL GUERREIRO DE MATOS) Anosa Menção Honrosa JOV’ARTE | Bienal Jovem, 2015
DIOGO EVANGELISTA Vencedor 9ª edição Prémio BES Revelação 2013
E
ELIAS GATO Orlando, o Caracol Apaixonado Vencedor categoria ilustração 2ª edição Prémio Literatura Infantil Pingo Doce, 2017
CCATALINA SANDULESCU Menção Honrosa XIV Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2018
CATARINA QUINTAS
2° Prémio Concurso de Ideias para Criação de Escultura da ANAFRE, 2021
ELISA AZEVEDO Menção Honrosa IV Edição Prémio de Fotografia de Sintra, 2018
* Selecionada BF20 — Bienal Fotografia Vila Franca de Xira, 2020
BÁRBARA CABRAL Prémio excelência Creative Karuta Awards 2019-20
FFÁBIO COLAÇO
Prémio Revelação XIII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2017
*
Nomeado Artes e Talentos, Palácio das Artes, Porto, 2016
FERNÃO CRUZ
Vencedor Prémio Arte Jovem Millennium BCP, 2017
FRANCISCO PAINÇO SANTOS
Série de Fotografias Analógicas 3º Prémio Concurso Fotografia Lisboa Capital Verde 2020, 2021
HUGO FILIPE PEDRO SERRA Prémio Jovens Criadores, 2016 DMY — Berlin, 2016
HUGO MACIEL
Tango Menção especial Júri, I Simpósio Internacional de Escultura, Marcos Juarez, Argentina, 2014
*
Da Infinitude à Realidade Prémio Jovem Medalhista, Congresso Internacional Medalha FIDEM, Sofia, Bulgária, 2014
*
Sem Título II Prémio de Escultura, Salúquia às Artes, Moura, Portugal, 2012
*
GGONÇALO PENA
Selecionado 1ª edição Prémio FLAD Desenho, 2021
HHENRIQUE LOJA
Prémio Novo Banco Revelação 2017
HENRIQUE PAVÃO
Finalista 13.ª edição Prémio Novos Artistas Fundação EDP, 2019
*
Nomeado Prémio Novo Banco Revelação, 2016
*
Prémio Edstrandska Stiftelsens, 2016
* Bolsas FLAD (2022); Fundação Marcelino Botín (2021); Royal Academy of Arts Stockholm (2016); Fundação Calouste Gulbenkian (2015)
HUGO BERNARDO
Selecionado 6ª edição Prémio Arte Jovem Millennium BCP, 2021
Tensão e Almado Ferro 1º Prémio Internacional Escultura, ARTIS X Festival Artes Visuais, Seia, Portugal, 2011
*
Tensão e Almado Ferro I Menção Honrosa, IV Prémio Ibérico Escultura Pública, Serpa, Portugal, 2011
I
IGOR JESUS
Selecionado Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2017
*
Selecionado categoria Artes Plásticas Prémios Novos 2015
ILHAS STUDIO
Colagem/Coragem — Sobre a consciência das mãos Selecção Best Book Design From All Over the World 2020
*
Carlos Relvas (1838-1894) — Visitas inéditas de Portugal. A fotografia nos salões europeus Prémio APOM melhor catálogo 2020; Selecção Best Book Design From All Over the World 2019
*
Misho
Seleção Best Book Design From All Over the World, 2018
INÊS BRITES
Flutuo I: Eu posso estar na terra flutuando Menção JOV’ARTE | Bienal Jovem, 2015
INÊS SILVA & MIGUEL AMARAL (2Ø3 Two O Three)
Relógio Orbita 2º Prémio Associative Design Guilherme Award, 2018
ISABEL CORDOVIL
O Bloqueio Secção In My Shorts Queer Festival, 2019
ISABEL MADUREIRA ANDRADE
Menção Honrosa, 13ª edição Prémio Novos Artistas Fundação EDP, 2019
ISABEL MARTINS
Torre
Menção Honrosa JOV’ARTE | Bienal Jovem 2015
IVIE BRAGA & SOFIA ALMEIDA NUNES Vencedoras 1ª edição Concurso Redesign ‘Are You Redi?’, 2018
Boom Festival 20 years: A Visual and Oral History Selecção Best Book Design From All Over the World, 2019
JOANA DURÃES
How to Fly
Selecionado Best Book Design
J
From All Over the World, Stiftung Buchkunst e ADAGP MAD Artist Revelation Award, categoria Best Photography Book of the Year Award PHotoESPAÑA2020
Selecionado Best Book Design
From All Over the World, Stiftung Buchkunst, e na categoria Best Photography Book of the Year
Award, PHotoESPAÑA2018
Selecionado Kassel/Beijing Fotobook Festival, 2016 Menção honrosa Docfield Dummy Award
JOANA ESCOVAL
Prémios Novos, categoria Artes Plásticas, 2015
*
11ª edição Prémio Novos Artistas Fundação EDP, 2015
*
Prémio BES Revelação, 2012
JOANA GALEGO
Sem título Prémio CAT — 2015/2016, 2017
JOANA PAIVA SEQUEIRA
Degelo
* Prémio Revelação XIV Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2018
JOÃO DUARTE
Medal I
2º Prémio Concurso internacional Medalhas Ophthalmologia optica et vision in nummis, 2014
*
Agraciado com a MSSS Medal of Honor Medallist Honoris Causa — FIDEM XXXIII Art World Congress, 2014
Gegenüberstellung, Eigenheim Gallery, Berlim, 2019 Vencedor Escultura XIV Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2018
*
Prémio Bauhaus Essentials Prize, 2017
JOSÉ TEIXEIRA
JOÃO FRANCISCO CABRAL CORREIA
Emuná
1º Prémio Concurso Nacional Contar o Holocausto, Associação Memoshoá, 2016
The Eye as a Symbol & etc 3º Prémio Concurso internacional de Medalhas Ophthalmologia optica et vision in nummis, 2014
JOSÉ VIANA
Button Balance Chair Art on Chairs, 2014-15
JOÃO MARIA PACHECO
Menção Honrosa Pintura XIV Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2018
JOÃO MOURO
Prémio EDP Novos Artistas, 2013
JOÃO ALVES
o tempo perguntou ao tempo… Selecionado Share Prize XIV, 2021
JOÃO CRISTÓVÃO LEITÃO
O Retrato de Mónica Secção In My Shorts do Queer Festival, 2019; Prémio Votação do Público, Fundação EDP, 2014; Menção Especial VIDEOFORMES, 3è Festival International d’Arts Numériques; Prémio Jovem Realizador, Fundação INATEL
*
O Retrato de Irineu Prémio Aquisição Fuso — Fundação EDP, 2014
JORGE CATARINO
2º e 3º Prémios Concurso de Cartoon do AmadoraBD, 2012
JOSÉ SOTTOMAYOR
Vencedor Prémio Arte Jovem Millennium BCP, categoria Aquisição Centro Português de Serigrafia, 2019
*
Selecionado XV Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2019
L K
KÁTIA RODRIGUES MARTINS
4ª edição Concurso Nacional de Design — Home Sweet Home by Siemens, 2014
LAURA PEIXOTO
Selecionada Concurso Prémio Nacional Arte Jovem, CARPE DIEM, 2017
LEONOR FONSECA
Folha a3 Prémio Proposta, II Prémio Fotografia: Lisboa Capital Verde 2020, 2021
LEONOR VEIGA DE OLIVEIRA MATOS GUILHERME
Humanities Dissertation Prize, International Convention of Asian Scholars, 2019
JOSÉ TABORDA
Selecionado 71st edition of Jeune Création, Fiminco Foundation in Paris, France, 2021
* Wasser Obra selecionada para a imagem de divulgação da exposição EGO vs. ECO — eine
LÍGIA FERNANDES
Legado a Alguém por Existir Menção honrosa Fertilid’art Concurso de Expressão Artística, 2020
Obra selecionada Prémio ZET Gallery/FBAUL, 2020
*
Desenhos selecionados Prémio Paula Rego, 2017, 2018, 2019
*
Prémio Caixa Geral Depósitos, 2018
LISA H. MOURA
Espaces & Communication: Projets Diplômes, HEAD-Genève; Selecionado Graphic Design Festival Scotland e 11ª Bienal Brasileira Design Gráfico, 2016
*
Alien Nation: Parade 0 Selecionado exposição Designs for Different Futures, Philadelphia Museum of Art, 2019- 2020
LUÍSA BAETA
Prémio Bienal BF14 — Bienal de Vila Franca de Xira, 2014
LUZ RIVARA
Menção Honrosa XIV Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2018
MMADALENA MATOSO
Não é nada difícil Vencedora da 22.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, 2018
MARCO PESTANA Col de Madaméte Prémio Revelação XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2021
*
Menção Honrosa XIV Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2018
MARCO PIRES
11ª edição Prémio Novos Artistas Fundação EDP, 2015
MARCO ZECCHINATO
MANÉ PACHECO
Menção Honrosa IV Edição Prémio de Fotografia de Sintra, 2018
Vencedor 1ª edição do Prémio EGF — Belas-Artes, 2017
LÚCIA PRANCHA
Visões de Albinos Vencedora Novo Banco Revelação, 2014
LUI AVALLOS
Queer Utopia
Projeto finalista Biennale College Cinema — Virtual Reality, Biennale de Venezia, 2021
* Desconexo Menção honrosa Festival Internacional La Cabina e Seleção Oficial no Festival Internacional de Havana, Outfest Los Angeles, Chéries-Chéris Paris, HOF Filmtage, Mix Copenhagen, 2020
*
Além de Nós
Prémio Best Valentine no Rabbit
Heart Poetry Film Festival e Seleção Oficial no InShadow Lisbon, Saint-Petersburg International Film Festival, 40 NORTH Dance Film Festival, 2018
LUÍS LÁZARO MATOS
Prémio EDP Novos Artistas, 2013
MARCO BALESTEROS
Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão Prémio Design de Livro, DGLab, 2018 *
T2019
Selecionado Best Book Design from All Over the World, 2020 *
Today I’m just a butterfly sending you a sentence Projeto Design, assistido por Pedro Sousa, selecionado Best Book Design from All Over the World, 2020
MARCO MOREIRA
Selecionado XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Fundação Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal, 2022 *
Selecionado XXI Bienal
Internacional de Arte de Cerveira. Fundação Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal, 2020 *
Vencedor Concurso Novos
Artistas 2018, Fundação Bienal de Cerveira. Vila Nova de Cerveira, Portugal, 2018
MARGARIDA ALVES
Prémio Concurso Artes e Talentos, 2016 *
Prémio Aquisição da Bienal de Cerveira, 2013 * Finalista no Art Laguna Prize, Veneza, 2012 *
1º prémio Concurso Encontrarte, Amares, 2011
MARGARIDA FERNANDES Sem título Menção Honrosa III Bienal de Desenho de Almada, 2020
MARGARIDA LESTRA SALVADOR O Presente
Vencedora do Prémio Paula Rego — 1ª edição, 2016
MARIA
BRUNO NÉO
Neo Social Design project
Selecionada Exhibition Designsalon event, Landesgalerie gallery representing Europe 28, Linz, Austria, e para representar Portuguese Design for Europe’s Designing Women, 2019
MARIA DA LUZ NOLASCO
CARDOSO
Museografias de Acontecimentos Prémio Estudos de Museologia — APOM Associação Portuguesa de Museologia, 2021 *
Entre o museu … rostos Prémio APOM categoria Filme, 2020
MARIA FRANCISCA AZEVEDO JARDIM
2º Prémio 4º concurso virtual, 1ª edição, pintura, gravura e design gráfico, da Art Is Underground
MARIA INÊS ALVES
Menção Honrosa XIV Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2018
MARIANA COSTA E SILVA
Confeitaria da Mala Cut furniture Ambiente, Feira de Frankfurt, 2012 Finalista no concurso So You Think You Can Pitch, 2012
*
Cuco Toys
3º Prémio Concurso Energia de Portugal, Jornal Expresso, EDP, CGD, 2012
Innovation Award, Design. 2020; Architecture Masterprize, Design, 2019; Good Design Award, Design, 2019; A´Design Awards, Design, 2019
*
TAP VIP Lounge
Silver A´Design Awards, Design de Interiores, 2018; Architecture Masterprize, Design de Interiores,2018
MARIANA PESSOA Da Série Cal Menção Honrosa Prémio CAT, 2015/2016
MARIANA ROMÃO
Cronos
2º Prémio JOV’ARTE | Bienal Jovem, 2017
* Spherical Red Dot Design Awards, Design, 2016
*
Captain Cork Good Design Award, Design, 2015
MUSA PARADISÍACA (EDUARDO GUERRA & MIGUEL FERRÃO)
Finalistas da 1.ª edição do Prémio FLAD de Desenho, 2021
*
MARIANA SILVA Vencedora da 11.ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, 2015
MATILDE MARTINS
O Observador Sentado Vencedora Pintura XIII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra — D. Fernando II, 2017
Vencedores dos Prémios Novos, Artes Plásticas, 2015
* Prémio EDP Novos Artistas, 2013
NNADYA ISMAIL O Anjo Mudo
Selecionada XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II, 2021
MARIA JOÃO ESTEVÃO
Vencedora do concurso PAEZ-FBAUL, 2021
MARIA MARTINS
Gruas Dançantes
2º Prémio 9ª edição JOV’ARTE | Bienal Jovem, 2019
MARIA TERESA OLIVEIRA
Selecionada 6ª edição Prémio Arte Jovem Millennium BCP, 2021
MIGUEL ARRUDA Cork Block
A´Design Award, Design, 2021
*
Nuvem
New York Design Awards, Design de Iluminação, 2021; A´Design Awards, Iluminação, 2020; LIT Design Awards, Iluminação, 2020
*
Lisbon Light
Good Design Awards, Design de iluminação, 2021; New York Design Awards, Design de iluminação, 2021
*
Cork Trunk Iconic Awards: Innovative Interiors, Design, 2020; German
NICOLETA SANDULESCU
Casa Corpo I” e Casa Corpo II 1.º Prémio VII Edição do Prémio de Fotografia de Sintra, 2021
*
Comeste? Sim, Mãe
Prémio Paula Rego — 2ª edição, 2017
*
Vencedora do XXX Salão de Primavera / Prémio Rainha Isabel de Bragança, 2017
NUNO DA LUZ Environments
Selecionado Best Book Design from All Over the World, 2020
SENA
Matter fictions
Selecionado Best Book Design from All Over the World, 2018
PPAULO FREITAS & SOFIA GONÇALVES
Época de Estranheza em Frente ao Mundo
Selecionado Best Portuguese Book Design 2010-2013, 2014
PAULO PARRA
Cadeira-Biblioteca — Durão Barroso Art on Chairs 2014-15
RENATA FERRAZ
Corpo sem órgãos Vídeo selecionado 13ª edição InShadow — Lisbon Screen Dance Festival, 2020 RITA MARQUES & LAURA PEREIRA EcoApp Projeto vencedor 1ª edição da Academia Electrão (categoria Digital Electrão), 2020
RODRIGO GOMES
D-NORMAL/V-ESSAY Awards Floating Projects, Hong Kong, 2021
*
PEDRO HENRIQUES
Finalista da 1.ª edição do Prémio FLAD de Desenho, 2021
* Mixers
Vencedor Novo Banco Revelação, 2014 Finalista do Prémio EDP Novos Artistas, 2013
PEDRO MIGUEL GONÇALVES
Irene
Vencedor Queer Festival 19, Secção In My Shorts, 2015
RRAQUEL MEDEIROS & RITA SOARES
Twin
Projeto vencedor ROCA ONE DAY DESIGN CHALLENGE, 2019
RAUL CUNCA
MPB (Música Popular Brasileira)
— Chico Buarque Art on Chairs 2014-15
Black Raven Award The New Art Fest, Portugal, 2020
*
Grant For International Artistic Production Fundação Calouste Gulbenkian, 2019
*
Prémio de Mérito — Jovem Revelação, Câmara Municipal de Silves, 2019
*
Prémios Novos — Artes Plásticas, 2018 RUNA (RUTE NORTE) Vencedora Prémio Galeria Art2act / AEFBAUL, 2021
*
Vencedora Prémio Key Elements Studio, School of the Art Institute of Chicago (SAIC), 2021
SSARA ROCHA SILVA Cacilhas
Menção honrosa 8ª edição JOV’ARTE | Bienal Jovem, 2017
* CTT / Cova da Piedade / Almada / 2015 Menção honrosa JOV’ARTE | Bienal Jovem, 2015
SIBILA LIND
Vom Opfer zur Täterin, 2021 Prémio Jornalismo Amnistia Internacional Luxemburgo, 2021
* 23 Hours
Prémios Melhor Montagem e Melhor Fotografia, Concurso Lostweekend, 2021 *
Schwarz ist meine Hautfarbe Menção Honrosa Prémio Jornalismo Amnistia Internacional Luxemburgo, 2020 *
Pedrógão Grande: Eis que fazem novas todas as coisas Menção Honrosa Prémio Jornalismo — Direitos Humanos & Integração (Unesco), 2019 Menção Honrosa Prémio Jornalismo AMI — Jornalismo Contra a Indiferença, 2019 *
A vida de Claude Prémio Jornalismo Amnistia Internacional Luxemburgo, 2019 *
O mundo de Jó Prémio Jornalismo — Direitos Humanos e Integração (Unesco), 2018 *
Anatomia de uma ópera, 2017 Prémio Gazeta Revelação 2016, 2017
SOFIA CAETANO GOD Projeto finalista Prémio Sonae Media Art, 2017
SOFIA PÊGA
Vencedora Concurso Internacional para o lógotipo do 50º aniversário da INAPA, 2015
SUSANA CARVALHO Todos no Mesmo Barco 3º Prémio AtuaArte 4ª edição, Rio Maior, 2021
*
Lynx Pardinus
2º Prémio Concurso “O Lince Sob Perspetiva” — Penamacor (Museu Municipal de Penamacor) —
NUNO DA LUZ & GONÇALO
Castelo Branco, 2020
*
Blue Mirror
Amber Award 5th “Enter into Art” International Installations, Cultural Center Cologne-Mülheim; City Library Bonn-Bad Godesberg; Town Hall Foyer of Bad Ems; Bad Breisig, “Kulturbahnhof”; Bernkastel-Kues, Museum Nicholas of Cusa, Alemanha, 2019
*
Paisagem como Espelho II Menção Honrosa II Prémio Jovem Escultura e Pintura Artur Bual — 1ª Edição Pintura — Amadora (Círculo Artístico Artur Bual), 2018 *
Kemet Menção Honrosa Ilustração Contemporânea Portuguesa, 2018 *
A Paisagem Invisível Menção Honrosa XXVII Salão de Primavera: Prémio Rainha Isabel de Bragança, 2014
SUSANA CARVALHO (ATELIER CARVALHO BERNAU)
Alexander Gutke O Livro dos AA Orla
Fabrico Próprio Selecionados Best Portuguese Book Designs 2010-2013, 2014
TTIAGO RUSSO DA SILVA Flatware
Projeto vencedor 4ª edição do Concurso Nacional de Design — Home Sweet Home by Siemens, 2014
VVIVÓEUSÉBIO (ANDREIA ALMEIDA, JOANA SOBRAL, JOÃO SILVA, RAFAEL LOURENÇO)
Fora de Escala — Desenhos e Esculturas 1960-70 Luís Possolo — Um arquitecto do Gabinete de Urbanização do Ultramar
Selecionados Best Portuguese Book Designs 2010-2013, 2014
WILSON MATIAS & BERNARDO CAMPOS
Touchment
Selecionado Industrial Design Served, 2013
Y
YURI FIRMEZA
Apenas um Gesto Ainda nos Separa do Caos Prémio Aquisição Fundação EDP/ Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), Fuso Festival, 2019
W
FACULDADE DE BELAS-ARTES
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa [+351] 213 252 100
comunicacao@belasartes.ulisboa.pt www.belasartes.ulisboa.pt
COORDENAÇÃO
Fernando António Baptista Pereira Presidente FBAUL
Cristina Azevedo Tavares Vice-Presidente FBAUL Sérgio Vicente Vice-Presidente FBAUL
COMISSÃO CIENTÍFICA
Arte Multimédia: Mónica Mendes Ciências da Arte e do Património: Ana Bailão & Eduardo Duarte Desenho: Américo Marcelino
Design de Equipamento: Cristóvão Pereira
Design de Comunicação: Cândida Ruivo Escultura: Helena Elias Pintura: João Pais
APOIO À EDIÇÃO
Isabel Nunes, Teresa Sabido, Leonor Marques
GESTÃO FINANCEIRA
Isabel Vieira (coordenação), Carla Soeiro, Catarina Vicente, Lurdes Santos, Rosa Loures
DESIGN
Tomás Gouveia
isbn 978-989-8944-73-3 dl 506428/22
Lisboa, 25 de outubro 2022
© b a 2022.
© dos textos e das fotografias, os autores.
EDIÇÃO