Page 1

Faces – Isabel Guimarães

Trabalho de Astrologia Nível 1 Os 12 Signos e… as respetivas Heroínas dos Contos de Fadas

Filipa Martinho

1


Faces – Isabel Guimarães Abril 2018

Trabalho de Astrologia Nível 1 Os 12 Signos e… as respetivas Heroínas dos Contos de Fadas

Curso Ministrado por Prof. Carmen Guedes Ferreira

Filipa Martinho Abril 2018

2


Índice

- Introdução

4

- Polaridade, Triplicidade e Quadriplicidade dos 12 Signos

5

- Os 12 Signos e… respetiva Heroína dos Contos de Fadas

7

- Conclusão

32

- Bibliografia

33

3


Introdução

Desde sempre a humanidade teve curiosidade em conhecer de que era feito o universo, as influências deste e as mensagens que lhe transmitia, pois, partindo deste pressuposto, reconhece-se que, como disse Lluís Gilbert “A força que move o sol e as estrelas é a mesma que move a alma humana!” A Astrologia apresenta-se então como essa arte milenar de conhecimento sobre os astros e a relação destes com a vida na Terra e com a nossa alma humana, pois desde o momento do nascimento de cada ser, há uma espécie de bilhete de identidade astral, configurado pelo nosso sistema solar e que nos fornece os dons, aptidões, orientações em relação ao propósito que se vem desenvolver. Conhecer os vários planetas, o sol, a lua, as constelações, compreender os seus ciclos e significados, oferece através da astrologia, um conhecimento mais amplo de si mesmo e do mundo que o rodeia, tornando a experiência da vida na Terra, não só mais complexa, mas antes mais completa e profunda. Este trabalho fala dos 12 signos, sua influência, respetivos regentes, cujos nomes estão associados a deuses arquetípicos e que por isso me inspirou a associar a cada signo, os arquétipos de heroínas dos Contos de Fadas, porque tal como a astrologia, os contos de fadas “são tão antigos como o tempo” e acredito que fazer a ligação entre os 12 signos e respetiva heroína, poderia oferecer uma perspetiva diferente que auxiliasse no conhecimento como também na compreensão, pois no futuro de cada vez que virmos uma heroína, podemos facilmente lembrar o signo desta de acordo com as suas características principais. Espero que gostem, se divirtam e sobretudo fomentem o vosso conhecimento.

4


Polaridade, Triplicidade e Quadriplicidade dos 12 Signos

Signos

Fogo

Água

Ar

Terra

Cardinais

Carneiro

Caranguejo

Balança

Capricórnio

Fixos

Leão

Escorpião

Aquário

Touro

Mutáveis

Sagitário

Peixes

Gémeos

Virgem

Polaridade (Masculino/Feminino) Os signos podem ser masculinos, sendo estes os signos de fogo e ar. O masculino representa a energia masculina yang, o homem, a semente, a ação, o dar. Ou Podem ser femininos, sendo estes os signos de água e terra. O feminino representa a energia feminina yin, associado à mulher, que recebe, geradora de vida.

Triplicidade (Fogo, Água, Ar, Terra) Os signos de Fogo representam a energia, atividade, vitalidade. As pessoas destes signos tendem a ser apaixonadas, criativas, espontâneas, entusiastas, otimistas, independentes e confiantes.

Os signos de Água representam intuição, sensibilidade, emotividade. As pessoas destes signos tendem a ser empáticas, compassivas, sonhadoras, imaginativas e inspiradas, como a água que se molda, podem ser também algo influenciáveis!

5


Os signos de Ar representam a comunicação, o movimento, as ideias. As pessoas destes signos tendem a ser analíticas, expressivas, de mente rápida e ativa. São também objetivas, comunicativas, curiosas e algo indecisas.

Os signos de Terra representam a estabilidade, a segurança, a praticidade. As pessoas destes signos tendem a ser realistas, pragmáticas, persistentes, pacientes e algo materialistas.

Quadriplicidade (Cardinal/Fixo/Mutável) Os signos Cardinais representam inícios, crescimento, evolução, o impulso, a atividade, a energia. Marcam o início de uma estação. As pessoas destes signos tendem a ser ativas, tomam a iniciativa e põem coisas em movimento.

Os signos Fixos representam posse, estabilidade, materialidade. Marcam o meio de uma estação. As pessoas destes signos tendem a gostar de realização, de estabilidade e são determinadas. Têm dificuldade em aceitar as mudanças.

Os signos Mutáveis representam mudança, movimento e transformação. Marca o fim de uma estação. As pessoas destes signos tendem a ser flexíveis e adaptáveis, ajudam as coisas a mudar e estão em constante movimento.

6


Os 12 Signos e‌ as respetivas Heroínas dos Contos de Fadas

7


Signo Carneiro

Mulan

8


Signo Carneiro (Masculino/ elemento Fogo/ Cardinal/ Músculos, Cabeça) Planeta Regente: Marte (iniciativa, força, impulso, sexualidade) Casa 1 (Eu, Imagem, como me vejo, projeção pessoal, aparência) Palavras chave: Atividade, espontaneidade, coragem, iniciativa Heroína: Mulan

Era uma vez… A mulher de Carneiro! Por natureza impulsiva, apaixonada, determinada e fiel às suas convicções. Pioneira, gosta de lutar por aquilo em que acredita. Tem grande energia e vitalidade. Livre e independente, jamais se submetendo aos padrões culturais. É honesta consigo mesma e com as suas causas pelas quais está disposta a lutar. Naquilo em que acredita, ela toma a iniciativa e avança sem questionar… Por isso a mulher Carneiro pode ser associada à heroína guerreira Mulan! Não se adapta aos padrões culturais da sociedade onde vive, pois sente que isso faz com que seja infiel à sua essência. Determinada e corajosa, vai para a guerra sem dizer nada a ninguém, tudo pela causa de ajudar o seu pai e defender a sua pátria. Destemida, ela aprende a lutar ao lado dos homens, local onde faz verdadeiros amigos e onde se sente de igual para igual, pois uma mulher Carneiro não se coloca “atrás” de ninguém, e tem força de vontade para seguir a verdade do seu coração. Ter um verdadeiro propósito e segui-lo com força, coragem e espírito de iniciativa é o que move uma mulher Carneiro e são essas as características que fazem de Mulan a heroína associada a este bravo signo.

9


Signo Touro

Branca de Neve

10


Signo Touro (Feminino/ elemento Terra/ Fixo/ Órgãos da garganta e pescoço) Planeta Regente: Vénus (amor, romantismo, parceria, valores) Casa 2 (Valores, autoestima, finanças, bens) Palavras chave: Consolidação, estabilidade, conforto, segurança Heroína: Branca de Neve

Era uma vez… A mulher Touro! Sensual, amorosa e gentil, feminina. Gosta de usufruir dos prazeres que a vida oferece, gosta por isso de conforto e de ter bens materiais que proporcionem beleza, pois é preocupada com a aparência. Preocupa-se com o que tem, com o que veste, mas também com aquilo com se alimenta, gosta sobretudo de qualidade. É habitualmente calma e paciente e pode sentir alguma dificuldade em fazer mudanças, mas não se deixem enganar, quando finalmente decidem, vão pelo que desejam com toda a vontade! A heroína que associei a este signo é a Branca de Neve, nasceu já princesa rodeada de luxo, a mãe deu-lhe um nome que a inspirou. Branca de Neve tem essa beleza, delicadeza. Quando ela é obrigada a ir para o meio da floresta, procura uma casa acolhedora para se abrigar, a casa dos anões, onde em troca do conforto ela se disponibiliza também a cozinhar… Além disso, no conto original, a bruxa visita-a três vezes, levando um travessão envenenado para o cabelo, um corpete apertado e só por último a maçã, claro que a vaidade de Branca de Neve a faz desmaiar nas duas primeiras vezes e só na última ela “morre”. Conforto, boa comida e vaidade são características bem marcadas na mulher de touro. Esperar pelo príncipe em vez de sair da área de conforto, no entanto também ensina a ser paciente e a saber esperar, o que também vincula aqui uma taurina!

11


Signo GĂŠmeos

Alice (no PaĂ­s das Maravilhas)

12


Signo Gémeos (Masculino/ elemento Ar/ Mutável/ Pulmões, sistema respiratórios) Planeta Regente: Mercúrio (Comunicação, intelectualidade, curiosidade) Casa 3 (viagens curtas, rede local, irmãos, vizinhos) Palavras chave: Movimento, comunicação, dinamismo intelectual Heroína: Alice no País das Maravilhas

Era uma vez… A mulher do signo de Gémeos! A está em constante movimento, adora partilhar ideais e aborrece-se com quem não a entusiasme. Muito comunicativa e com uma natureza dual, tanto é doce como agressiva. Curiosa, observadora e comunicativa, adora novidades e não se adapta à rotina, por isso tantas vezes exerce várias atividades ao mesmo tempo, o que faz também com que se distraia e disperse. Adora tudo o que estimule a sua intelectualidade, como ler, escrever. Às vezes tem dificuldade em compreender os seus próprios sentimentos, como também de assumir compromissos pois gosta de liberdade e muitos contactos sociais. Surpreende sempre quem a rodeia pelo seu constante movimento e novidade. Alice no País das Maravilhas representa bem a mulher do signo de gémeos… Gosta de novidade, envolve-se nas suas distrações e apesar deste aspeto não a levar muito a aprofundar algo, ao mesmo tempo, a sua curiosidade leva-a a conhecer o seu mundo interno, procurando resposta que estimulem a sua intelectualidade e sempre travando conversas interessantes com as figuras mais abstratas, mas para uma mulher gémeos só assim faz sentido. Gosta de experimentar, testar, gosta de conhecer, socializar… assim é a Alice, assim são as geminianas!

13


Signo Caranguejo

Rapunzel (Enrolados)

14


Signo Caranguejo (Feminino/ elemento Água/ Cardinal/ útero, seios, estômago) Planeta Regente: Lua (Instinto, inconsciente, a mãe, sensibilidade) Casa 4 (Fundações, família, antepassados, lar) Palavras chave: Recetividade, criação, proteção, emotivo Heroína: Rapunzel

Era uma vez… A mulher do signo Caranguejo! Aquela que está muito ligada aos aspetos mãe e filha. Se por um lado pode ser muito maternal, por outro também está muito ligada ao ser a filha, daí ser muito sensível, protetora e emotiva, mas também se pode tornar cruel se necessário. Muito intuitiva e imaginativa e sendo este signo regido pela Lua, não esqueçamos que apesar de toda a sua amorosidade, isto não significa que não possa liderar e brilhar, tirando partido de cada uma das suas facetas, tal como a lua. Para as mulheres deste signo é importante criarem, seja filhos ou projectos, algo que lhe dá sentido. Sendo muito ligada ao lar e ao seio familiar, nomeadamente à mãe ou ao seu papel como mãe, por isso me lembrei de Rapunzel como a heroína representante deste signo… Rapunzel tem os seus sonhos, mas ao mesmo tempo muito ligada ao lar (torre) e à sua mãe da qual receia desanimar se ousar sair da sua torre, onde passa a maior parte do seu tempo a criar. No entanto, é fundamental para ela ousar libertar-se do seu complexo materno para amadurecer e encontrar o seu papel no mundo e é isso que acontece no conto da Disney, é tão engraçado ver como ela procura seguir o seu sonho ao mesmo tempo que sente a culpa de trair a mãe. Este conto mostra como é fundamental resolver esta questão maternal, para que a mulher de Caranguejo se possa libertar e expressar com liberdade os seus dons e criatividade no mundo… Tal como faz o seu planeta regente na sua fase cheia!

15


Signo LeĂŁo

Jasmin (Alladin)

16


Signo Leão (Masculino/ elemento Fogo / Fixo / Coração, coluna vertebral) Planeta Regente: Sol (Identidade, o pai, projeto de vida) Casa 5 (autoexpressão, filhos, diversão, criatividade) Palavras chave: Autorrealização, criatividade, radiância Heroína: Jasmim (Alladin)

Era uma vez… A mulher do signo Leão! Aquela que se sente uma rainha e gosta de ser tratada como tal, muitas vezes por trás de alguns atos que realiza está a vontade de reconhecimento. Gosta de ser vista por onde passa. Dona de uma forte identidade, sabe bem o que quer e não suporta submeter-se a algo que a condicione, procura antes com a sua soberanidade criar as suas próprias regras. Não se pode negar que aquilo que faz é também de coração, mas gosta de ser recompensada! Muito criativa, dinâmica e adora ser aplaudida pelo que faz, pelo que é comum que procure ocupar posições de destaque. A Princesa Jasmim é a heroína ideal de um signo Leão. Ela não é a protagonista principal do filme, mas capta imediatamente os holofotes para si. Brilha por onde passa, é bela, generosa e leal, preparando-se já para ser uma futura rainha. Não aceita nem admite submeter-se nem que ousem comandar a sua vida, inclusive apoia e está ao lado do seu amado Alladin e inspira-o a amadurecer. Curiosamente o animal doméstico da Princesa Jasmin pode não ser um leão, mas é um tigre, no fundo um felino que representa precisamente a sua força e garra!

17


Signo Virgem

Cinderela

18


Signo Virgem (Feminino/ elemento Terra/ Mutável / Funções digestivas, intestinos) Planeta Regente: Mercúrio (Comunicação, mentalidade, análise) Casa 6 (Serviço, ambiente de trabalho, saúde) Palavras chave: Organização, minucioso, trabalhador, higiénico) Heroína: Cinderela

Era uma vez… A mulher do signo Virgem! A que tem um dom natural de inteligência e organização, pois gostam que o seu entorno esteja agradável e arrumado. São muito perspicazes em relação às pessoas. São de ideias e opiniões próprias e bastante comunicativas, estes aspetos podem dar-lhe alguma arrogância, pois como gostam de detalhe e aprofundar questões, por vezes têm esse sentimento de acharem que sabem mais que os outros. São muito ligadas à natureza e a tudo que envolva cura, por isso é natural que tenham profissões relacionadas com o serviço e o bemestar aos outros. Muito hábeis no artesanato e trabalhos manuais. As emoções mais intensas só serão demostradas ao longo do tempo e depois de sentirem confiança. É também uma mulher misteriosa, prática, realista e eficiente! As facetas da mulher Virgem lembram a heroína Cinderela, uma princesa que é prática, trabalha atrás dos holofotes, organizando e limpando a casa como uma atividade que a ajudaria a ultrapassar a morte do seu pai. Gosta de trabalhos manuais, ela própria faz/recupera o vestido que leva ao baile. Misteriosa e que efetivamente apenas revela quem é e os seus sentimentos ao príncipe quando este consegue superar várias provações, como procura-la incansavelmente e provar que a ama e aceita Cinderela como ela é na realidade.

19


Signo Balanรงa

Belle (A Bela e o Monstro)

20


Signo Balança (Masculino/ elemento Ar/ Cardinal/ Rins, umbigo, aparelho urinário) Planeta Regente: Vénus (Amor, parceria, romantismo) Casa 7 (Parcerias, relações, adversários) Palavras chave: Equilíbrio, relacionamentos, diplomáticos Heroína: Bela (Bela e o Monstro)

Era uma vez… A mulher do signo de Balança! Ama a beleza, a elegância, a gentileza… Não apenas a nível estético, mas também a nível intelectual. São diplomáticas e amam o conhecimento teórico. Gostam de estar com pessoas e sabem passar conhecimento com beleza e sofisticação. Também adoram cuidar da beleza delas mesmas através de boas roupas, acessórios. São amáveis, mas tendem por vezes a reprimir as suas emoções o que é paradoxal porque ao mesmo tempo desejam muito uma relação. Balança é o signo da relação com o outro, das associações, do casamento, mas estas mulheres adoram também ser rodeadas e presenteadas pela beleza em tudo o que as rodeia. Todas estas facetas podem associar-se a Bela, é uma mulher que além de efetivamente ser bela, ela embeleza-se de conhecimento pois adora ler. É pragmática inteligente e equilibrada. Na animação, ela não se deslumbra com a musculatura do seu pretendente Gaston, mas antes com a inteligência do Monstro e no fundo ela acaba por fazer uma aprendizagem, amar para além da aparência e é esse aspeto que a torna numa princesa (quando casa com o príncipe Adam – o Monstro) o que a faz ao mesmo tempo rodear-se de tudo quanto é belo, viver num palácio repleto de beleza e mordomias.

21


Signo EscorpiĂŁo

Esmeralda (O Corcunda de Notre Dame)

22


Signo Escorpião (Feminino/ elemento Água / Fixo / Órgãos sexuais, intestino) Planeta Regente: Plutão (Transformação, poder, submundo) Casa 8 (Oculto, poderes secretos, morte, heranças) Palavras chave: Relações íntimas, intuição, poder, magnetismo) Heroína: Esmeralda (Corcunda de Notre Dame)

Era uma vez… A mulher de Escorpião! Intensa, transformadora, profunda. Ela é incrivelmente forte e poderosa, não tolera a traição, a covardia e a deslealdade, tendo uma tendência para a vingança ou completa frieza se o sucedido a marcar profundamente. Ao mesmo tempo ela é capaz de se sacrificar pelo que acredita e acha justo. Sente de forma intensa e profunda, diria quase em capacidade de fusão, pois as ligações que estabelece são de alma. É uma lutadora, com uma energia inesgotável e com grande capacidade de renovação. É uma mulher mágica e por isso pode identificar-se com o que esteja ligado à magia e ao oculto, seja para transformação dela mesma ou eventualmente como algo que poderá servir enquanto manipulação. Não é uma princesa, mas é certamente uma heroína… Estou a falar da cigana Esmeralda que representa bem uma mulher de Escorpião. Esmeralda é uma bailarina intensa e uma sedutora natural e muito magnética (ela conquista 3 homens no conto, fazendo com que um deles se debata com a sua própria sombra) ao mesmo tempo pode ser sarcástica e usa do seu poder magnético e irónico também para defender e lutar por aquilo em que acredita! É acusada de ser bruxa no filme, porque efetivamente ela utiliza vários truques de magia como, por exemplo, fazer-se desaparecer, ao mesmo tempo que tem uma grande conexão espiritual. É uma mulher que mergulha e faz mergulhar nas profundezas da alma quem se cruza com ela, para depois surgir a renovação!

23


Signo Sagitário

Mérida (Brave)

24


Signo Sagitário (Masculino/ elemento Fogo / Mutável / Ancas, coxas, fígado) Planeta Regente: Júpiter (Sabedoria, expansão, convicções, espaço) Casa 9 (Viagens ao estrangeiro, educação superior, leis (justiça)) Palavras chave: Sabedoria, entusiasmo, otimismo, liberdade, viagens) Heroína: Mérida (Brave)

Era uma vez… A mulher de Sagitário! Adora liberdade e explorar a vida! É bem-disposta, divertida, nada dada a rotinas e gosta de abraçar causas para o bem-estar da humanidade. Adora viajar, pois isso permite-lhe conhecer o mundo e estabelecer novos conhecimentos culturais e sociais. Também com determinado interesse por religião ou mitologia, algo que ela pode explorar na medida em que viaja. É por vezes exagerada até no que diz, não medindo as palavras e nem sempre faz o que ela mesma fala. Pode ter alguma tendência para “fuga para a frente”, olhando para o futuro e ignorar o presente. É intuitiva, comunicativa e para desenvolver algo, tem de sentir paixão pelo que faz, é isso que a move, pois ama a vida! Mérida é a heroína que representa a mulher sagitário… É bem-disposta, comunicativa, mas não se adequa aos padrões tradicionais, pois recusa casarse apenas pela tradição, se o fizer, teria de ser por amor. Gosta de liberdade, de cavalgar na floresta de arco e flecha (centauro – sagitário) e todo o processo que envolve a história, proporciona também a Mérida a conquista pelo amadurecimento, pois às vezes os sagitários gostam de desfrutar de jovialidade constante. Tudo isso faz com que Mérida, acreditando num futuro melhor para os reinos, procure que estes se pacifiquem e encontrem a paz entre todos… O tal bem-estar pela humanidade típico do signo sagitário.

25


Signo Capricรณrnio

Tiana (A Princesa e o Sapo)

26


Signo Capricórnio (Feminino/ elemento Terra/ Cardinal / Ossos, articulações, dentes) Planeta Regente: Saturno (Concentração, tempo, responsabilidade) Casa 10 (Ambições, metas, expressão profissional) Palavras chave: Responsabilidade, esforço pessoal, disciplina, ambição Heroína: Tiana (A Princesa e o Sapo)

Era uma vez… A mulher do signo de Capricórnio! Naturalmente responsável e determinada. Trabalha com afinco, disciplina e ambição para chegar onde quer. O foco dela está na estrutura e progressão, nomeadamente na carreira, deseja ir verdadeiramente longe e o seu esforço é direcionado para tal. Tem um estilo elegante, mas com um toque por vezes cínico ou sarcástico e incomoda-a verdadeiramente ver quem se dê à preguiça ou leviandade. O seu objetivo é ser ela mesma, ter sucesso naquilo em que empreende sem depender de ninguém, por isso ela procura organizar e calcular com método cada passo que dá no sentido do sucesso. Pode aparentar ser frágil, mas na verdade é uma mulher de ferro, por isso este perfil se adequa tanto à princesa Tiana! Tiana não nasceu princesa e não teve propriamente a vida facilitada, tendo sempre trabalhado muito e de forma árdua com o foco no seu objetivo… Ter o seu próprio negócio, com uma estrutura incrível, repleta de sucesso, por isso, trabalha dia e noite. Casar nem está nos seus planos, ela quer vencer por ela mesma através do sonho profissional. Faz-lhe imensa confusão o comportamento do príncipe, sedutor, rodeado de luxo, o que o torna infantil e irresponsável e com quem Tiana acaba por conviver e cujo processo a convida a confiar na vida e em quem a rodeia, algo que para alguém de capricórnio nem sempre é fácil, que gosta de ter o controlo da situação, pois só assim acredita que chegará longe.

27


Signo Aquรกrio

Elsa (Frozen) 28


Signo Aquário (Masculino/ elemento Ar/ Fixo/ Tornozelos, pernas, sistema circulatório) Planeta Regente: Úrano (Originalidade, revolução, excentricidade) Casa 11 (Afinidades sociais, grupos, amizades, visões políticas) Palavras chave: Humanitarismo, consciência, amigável, original) Heroína: Elsa (Frozen)

Era uma vez… A mulher do signo de Aquário! Uma idealista, é aquela que “pensa fora da caixa”, forte e independente, tem muitas vezes a sensação de que é incompreendida e por isso às vezes pode transparecer uma certa arrogância por achar que é mais evoluída de pensamento em relação a quem a rodeia. É sem dúvida uma revolucionária que defende aquilo em que acredita. Não é propriamente a fada do lar e privilegia a sua independência. Como acredita que as suas ideias são evolucionárias pode tornar-se algo inflexível em mudar. Como signo de elemento ar, tem também alguma dificuldade em lidar com as emoções o que faz com que tenha de aprender compreender os seus sentimentos e assim poder tornar-se uma revolucionária com um coração mais humano. A heroína Elsa de Frozen lembra uma mulher aquariana, com um poder fora do comum, com o qual inicialmente nem ela mesma sabe como lidar e ao mesmo tempo sentindo-se incompreendida em relação ao que a rodeia, sentese por isso uma rebelde sem causa e isso provoca-lhe um isolamento arrogante que ela acredita ser positivo para não ter de lidar com o mundo que não a compreende. Mas com o tempo ela é convidada a lidar com as suas emoções através do amor da sua irmã Anna, o que ajuda a Rainha Elsa a transformarse numa líder repleta de visão e inovação, mas ao mesmo tempo com amor, o que a torna mais humana para o seu povo.

29


Signo Peixes

Ariel (A Pequena Sereia)

30


Signos Peixes (Feminino/ elemento Água / Mutável / Parte psíquica, pés) Planeta Regente: Neptuno (Transcendência, espiritualidade, ilusão) Casa 12 (Isolamento, o divino, o transcendente, mundo interior) Palavras chave: Espiritualidade, intuição, imaginação/sonho Heroína: Ariel (A Pequena Sereia)

Era uma vez… A mulher do signo Peixes! Romântica por natureza, intuitiva, compassiva, mas também completamente sonhadora e imaginativa… Faz mesmo lembrar uma princesa de contos de fadas: sensível, romântica, vulnerável e que espera pelo seu salvador. Muitas vezes relaciona-se em fantasia, outras quando o faz é vivendo a sua fantasia, o que faz que quando o seu objeto não corresponda a tal, facilmente se desiluda e afasta-se. Sim, as piscianas têm esse dom de serem românticas, mas podem também ser muito escorregadias, ao mesmo tempo são detentoras de uma alma misteriosa, pois há um mundo que é só seu… O que fantasia! Na desilusão e tristeza ela pode abandonar completamente o que desejava ou estar apenas fisicamente presente, mas de alma ausente. Ela pode também ser intuitiva e mediúnica, o que com a maturidade poderá ter profissões ligadas à compaixão e à alma humana, pois será uma pessoa detentora de sábios conselhos… Aqueles que vêm da alma! A princesa Ariel poderá ser do signo de peixes e não apenas por ser uma sereia… Ela é uma romântica, sensível que se perde nos seus sonhos e fantasias (por causa disso ela esquece-se do espetáculo no palácio do pai). Sonha com um amor irreal e vive-o na sua imaginação, procurando fazer os possíveis para tornar o seu sonho realidade nem que isso tenha um preço elevado, pois deseja experimentar o sonho. O conto mostra que lutar por uma fantasia pode ser algo arriscado pois pode por em causa quem verdadeiramente se é, mas ao longo desse processo, Ariel amadurece e quando aceita a sua condição, é que acontece a transformação.

31


Conclusão A Astrologia tem essa sabedoria de nos permitir conhecer não só o universo que nos rodeia, mas sobretudo conhecer sobre nós mesmos, compreender as influências co cosmo em nós oferece-nos essa sensação de fazer parte do todo. Cada signo, cada planeta, cada movimento do universo nos recorda que o que se manifesta fora, manifesta-se também dentro de nós! Realizar este trabalho reforçou o meu conhecimento sobre os temas abordados ao longo deste primeiro nível, procurei criar uma simbiose entre duas áreas que me apaixonam e que estão presentes de uma ou de outra forma no nosso inconsciente coletivo! Conhecer cada heroína dos Contos de Fadas e atribuir-lhe um signo de acordo com as características de cada uma, foi desafiante mas ao mesmo tempo estimulante e divertido e que me permitiu ampliar e compreender melhor cada signo e responder com maior empenho e assertividade ao que me foi proposto neste trabalho de Astrologia nível 1.

32


Bibliografia - D. March, Marion e McEvers, Joan (1981): Curso Básico de Astrologia, editora Pensamento - Arroyo, Stephen (1975): Astrologia, Psicologia e os Quatro Elementos, editora Pensamento - Parker, Julia e Derek (2010): Manual Completo de Astrologia, Civilização editora - Hall, Judy (2007): Bíblia da Astrologia, editora Dinalivro - von Franz, Marie-Louise (2010): O Feminino nos Contos de Fadas; Editora Vozes - Apontamentos Astrologia

- www.astro.com - www.cafecomjung.com - www.opsicologoonline.com.br

Imagens http://www.jirkavinse.com/ http://www.covenantoflove.net/scripture/evangelicals-and-their-magicbook-an-exercise-from-the-pulpit/

33

Os 12 signos e...as respetivas Heroinas dos Contos de Fadas  

Trabalho de final do Curso de Formação Profissional em Astrologia - nível 1 pela formanda Filipa Martinho com a formadora Carmen Ferreira

Os 12 signos e...as respetivas Heroinas dos Contos de Fadas  

Trabalho de final do Curso de Formação Profissional em Astrologia - nível 1 pela formanda Filipa Martinho com a formadora Carmen Ferreira

Advertisement