Issuu on Google+

ano 02 | edição 17 fevereiro • março | 2013 distribuição gratuita

O que pensam as mulheres Em um bate papo descontraído cinco mulheres de personalidades, e histórias diferentes, contam o que elas pensam na atualidade

Sexualidade feminina Informações sobre sexo que você precisa saber, mas talvez não tenha tido coragem de perguntar.

Cuidado Dieta de revista pode ser perigosa.


editorial No próximo dia 08 comemoramos o dia internacional da mulher. Data marcada pela luta de mulheres por melhores condições de trabalho, reprimida com total violência, onde aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Celebrar a data teve por objetivo discutir o papel da mulher na sociedade atual. Outras mulheres também marcaram história e merecem nossa homenagem, são aqui lembradas ainda que resumidamente, suas passagens e conquistas. Inevitável é afirmar a evolução das mulheres ao longo do século, novos comportamentos passaram a ser aceitos e novos desafios surgiram. A luta por espaço no mercado de trabalho foi conquistada, abrindo novas indagações como a centralização das múltiplas tarefas no cotidiano. A sexualidade feminina também merece atenção, já que ainda esbarram em grilos, gerados principalmente pela falta de informação, e de diálogos abertos, como esclarece a sexóloga Tarciana Chuvas. Em busca de conhecer melhor o que pensam as mulheres, e os conflitos que as cercam, a Expressa mais nesta edição foi ouvi-las, através de um bate papo descontraído entre cinco mulheres de nossa comunidade, de personalidades, cultura e formações diferentes, onde dialogaram sobre o papel feminino da mulher atual. Edição Anterior

Retomando as atividades em 2013, a Expressa deseja estar ainda mais próxima de você, Para anunciar contato@expressamais.com.br informando e apresentando serviços de (16) 9254.7800 qualidade que estão ao seu redor. Publicação Mensal 6000 exemplares • Direção Geral: Para nossas leitoras nossos antecipados Priscila Zanon • Jornalista Responsável: Gustavo Clemente Mtb 57.369 • Comercial: contato@expressamais.com.br – “Parabéns ao seu dia, as suas lutas e (16) 9254 7800 • Projeto gráfico, criação e diagramação: Lula Amaral lula@lulaamaral.com (16) 8161 8048 • Criação e conquistas”. diagramação: ABS Produções absproducoes@hotmail.com • Fotografia: Marcelo Brigato 8821.2835

Boa leitura.

02 www.expressamais.com.br

A Revista Expressa Mais é uma publicação mensal de distribuíção gratuita Zona Sul de Ribeirão Preto, sendo Bonfim Paulista, 20 Condomínios, Mercadão da Cidade e Av. Presidente Vargas. A Expressa Mais não se responsabiliza pelos conteudos publicados em artigos assinados e declarações. A opinião da revista é expressa em seu editorial. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem a devida autorização.


Ela veste Fina Flor Silvia R. Maggioni G. dos Santos. Pedagoga, pós graduada em arte, música e teatro.

16 3972.2441 Praça Bonfim, 320 - Bonfim Paulista e-mail: lojafinaflor@hotmail.com Siga no


Grandes mulheres que fizeram História

Elas foram à luta por seus objetivos e tornaram-se exemplos para muitas gerações. Mesmo não tendo sido santas ou inocentes, marcaram a história. Não sendo possível aqui expor tantas outras, cabe a elas nossa homenagem


homenagem Mulheres provocaram mudanças em todas as áreas do conhecimento. Revolucionária

Anita Garibaldi: Ana Maria de Jesus Ribeiro (1821-1849) foi companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”. Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da sua época.

Coral Coralina: Os elementos folclóricos que faziam parte do cotidiano serviram de inspiração para que aquela frágil mulher se tornasse a dona de uma voz inigualável

Rainha

Cleópatra VII: Cleópatra Filopator Nea Thea (69-30 a.C.) herdou de seu pai o trono do Egito. Seus romances com Julio César e Marco Antonio converteram-na numa das soberanas com mais poder da antiguidade. Com sua vaidade desenvolveu tratamentos de beleza e maquiagens que originam as utilizadas na atualidade.

Heroína

Joana d'Arc: A combatente francesa (14121431) assumiu o comando do exército real em várias batalhas durante o reinado de Carlos VII. Foi morta na fogueira condenada por heresia. Em 1920 O papa Bento XV nomeou-a santa.

Missionária

Teresa de Calcutá: Gonxha Agnes (1910-1997) fundou a congregação, “Missionárias da Caridade” para ajudar aos pobres. Dois anos após sua morte, João Paulo II abriu a causa de sua canonização. Recebeu o Nobel da Paz em 1979.

Política

Indira Gandhi: Filha de Jawaharlal Nehru, o primeiro premiê da Índia, foi Primeira Ministra de seu país em duas ocasiões até seu assassinato em outubro de 1984. Estrategista e pensadora política brilhante. Governou por Poetisa 18 anos exercendo uma influência decisiva Cora Coralina: Ana Lins dos Guimarães Peina história daquele país e adquirindo uma xoto Bretas (1889-1985) era uma mulher simgrande reputação no mundo todo como líples, doceira de profissão, tendo vivido longe der política Como retaliação a seu governo dos grandes centros urbanos, alheia a modisfoi assassinada em 31 de outubro de 1984 mos literários, produziu uma obra poética rica por dois membros de sua guarda pessoal. em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Princesa Goiás. Diana de Gales: Conhecida como a princesa do povo (1961-1997) por sua atituCantora e atriz de solidária com os mais desfavorecidos, Carmen Miranda: Maria do Carmo Miranda da esteve casada com o príncipe Charles, Cunha (1909-1955) foi cantora e atriz luso-brasicom quem teve os príncipes William e leira e precursora do tropicalismo, sendo a maior Harry. Morreu ao lado do namorado celebridade em sua época. Faleceu em sua casa em um controvertido acidente de trânde Beverly Hills após colapso cardíaco fulminansito quando fugia da perseguição de te por causa da sua dependência de barbitúricos (efeito semelhante aos anestésicos). paparazzis. www.expressamais.com.br

05


Estilista Coco Chanel; Agradeça a Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971) por poder usar suas calças compridas e seu vestidinho tubinho preto. A estilista francesa inverteu os padrões da moda nos anos 20 e conseguiu atribuir ao vestuário feminino, peças masculinas, roupas que valorizam as curvas, e o corte acima dos ombros. Chiquinha da Silva causou polêmina nas altas esferas da sociedade ao levar a Música Popular Brasileira ao Palácio do Governo em 1914.

Dama de Ferro Margaret Hilda Roberts, ou Margareth Thatcher (1925), tornou-se em 1979 a primeira mulher a dirigir uma democracia moderna, sendo eleita como primeira-ministra do Reino Unido. Seu governo foi rígido e firme, o que lhe rendeu o apelido de Dama de Ferro. Recentemente, ela foi interpretada no cinema por Meryl Streep, papel que rendeu o Oscar à atriz.

Presidenta Dilma Rusself; Dilma Vana Rousseff (1947), economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores, atual e primeira mulher presidente da República Federativa do Brasil.

Musicista Chiquinha Gonzaga; Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847-1935), mais conhecida como Chiquinha Gonzaga foi compositora, pianista e regente brasileira. Educada em família de pretensões aristocráticas, teve de enfrentar a familia e após o marido que não lhe permitiam o contato com a música. Iniciou aos 11 anos sua carreira de compositora, e faleceu no carnaval ao lado de seu companheiro 36 anos mais jovem.

Pintora Tarsila do Amaral; Tarsila do Amaral (1886-1973) foi pintora e desenhista brasileira. É uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Para seguir sua arte abdicou-se de seu casamento já que o marido conservador se opunha ao desenvolvimento artístico de Tarsila, pois na época, a mulher só deveria cuidar do lar.

06

www.expressamais.com.br

Mulher por seus direitos Maria da Penha Maia Fernandes, brasileira e fundamental na criação da lei que aumenta o rigor das punições às agressões domiciliares sofridas pelas mulheres (Lei essa que foi batizada com seu nome). Nascida em Fortaleza no ano de 1945, lutou por vários anos contra as agressões sofridas pelo marido, até que este foi condenado. Hoje, com 67 anos, é líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher.

Você, Filha, amiga, namorada, amante, esposa, mãe, heroína: que com suas palavras orientam, pela vida educam, acarinham, amam e carecem de atenção e proteção. A você que origina da cultura e da força dessas e tantas outras mulheres que lutaram por seus direitos, prazeres e conquistas. Parabéns pelo seu dia!


antes

Cuidando do seu corpo e da sua mente Mais uma NOVIDADE para você: ALONGAMENTO E PERMANENTE DE CÍLIOS.

antes

permanente

Limpeza de pele Massagens relaxantes, drenantes e modeladoras. alongamento

Cuidados com acnes. Depilação com cera natural de chocolate, provocando menos dor. Ligue para mais informações e agende seu horário: 3972.1525 • 8167.3974


capa O que pensam as mulheres Em um bate papo descontraído, no Empório Buon Giorno, com cinco mulheres de personalidades, e histórias diferentes, fomos à busca do que elas pensam na atualidade. Assumindo cada vez mais um papel central na família e na sociedade, as mulheres já não precisam mais provar para o que vieram. A cultura atual permite a elas novas atitudes e comportamentos, como optar ou não, pelo casamento, maternidade, ou mesmo por pagar a conta, valendo aqui uma observação: Em consenso as mulheres entrevistadas disseram enxergar o ato como cavalheirismo, cortesia, o que significa afirmar, que apesar de independentes as mulheres atuais continuam românticas. Não sonham mais com o príncipe encantado, mas visam na figura masculina, coragem, força e proteção, confessando algumas delas, sentirem em determinados momentos, dificuldades em lidar com a sensibilidade dos homens contemporâneos. As questões afetivas fazem parte da mulher: carinho, zelo, paciência, sentido de serviço e compaixão. Qualidades que por um lado podem dar conotação de fraqueza são na verdade, a grande prova de poder e força que elas exercem na família, e no profissional. O romantismo entre elas é bem quisto, na mesma proporção que não aceitam a submissão como figura feminina. Preocupação com a aparência física permanece ativa, porém com uma ressalva a praticidade, os cuidados com a beleza devem ser possíveis de serem enquadrados na rotina do dia-a-dia. A pratica de horas com

08 www.expressamais.com.br

bobs nos cabelos ficou no passado, qualquer produção que leve mais que 30 minutos será descartada. A mulher em sua essência necessita e passou a se comunicar mais, incluindo as formas não verbais, isto explica a grande preocupação com a vestimenta, onde demostram quem são, do que gostam, de onde vem, qual é o papel social que assumem e, até mesmo, o humor contemplado em determinados dias. Para nossas entrevistadas, a mulher de hoje pensa em ser produtiva, ativa, independente, realizada profissionalmente, e competente nas múltiplas tarefas, que vão desde ser boa dona de casa, mãe zelosa, até profissionais bem sucedidas, tudo isso sem descuidar da beleza. E ainda somando o equilíbrio na relação com o parceiro, feminilidade, e o papel de intermediadora, classificando os últimos atributos como o “ápice da maturidade da mulher”.


Nádia Bonardi

36 anos, psicóloga, casada, mãe de 2 filhos. “Sou caseira, e amo minha família, mas sinto a necessidade da realização profissioal e independência”.

Gilmara Martins

23 anos, estudante de moda, solteira, seus filhos são seus gatos. “A minha atenção é voltada para artes, amo fotografia e expressão visual”

Célia Maria Moraes Dal Piccolo

40 anos, autônoma, casada, mãe de 1 filha. “Desde a infância sempre amei a casa cheia, tenho necessidade de pessoas ao meu redor”

Luciane Aparecida Vercesi

Vanda Alves Longo

46 anos, educadora, solteira, sem filhos. “Idealista, acredito na educação como formação do ser humano, e na politica como representação do povo”

47 anos, do lar, casada, mãe de 2 filhos. “Acompanhei cada uma das fases de meus filhos, ensinei a andar e a comer, e isso é para mim uma realização”.

Empório Buon Giorno. Av Independência, 1318 3625.8999

www.expressamais.com.br

09


É a força da mulher que movimenta o mundo e faz a vida acontecer.

Academia Bomfim

Trav. Santa Silvéria, 73 • 3972.0052 • 3972.0095


opinião Esse cara quem, eu? Calma, caro leitor, o titulo é Para mim um rei pode até perder a majestade, mas nunca somente para falar da Novela Salserá Rei por conta do destino. Rei é Rei. Roberto Carlos teve ve Jorge, do Rei Roberto Carlos e a feliz oportunidade de cantar para o Papa João Paulo II, e já do dia das mulheres. Quando era homenageou com canções, sua Mãe Dona Lady Laura, seu criança me lembro de ter acompaamigo Erasmo Carlos, ás gordinhas, ás mulheres de 40, o Branhado duas novelas: Que Rei Sou sil, com a música o progresso, enfim, o Rei está sempre surEu, da rede Globo de Televisão e preendendo seus fãs. Ana Raio e Zé Trovão, da antiga e extinta Rede Manchete. Depois não Agora, com o novo sucesso: “Esse Cara Sou Eu”, que por mais assisti a uma novela, exceto sinal foi muito bem escrita. O Rei forçou a barra. Penso que quando passa a propaganda dos caos homens, e me sinto inserido também, “deverão fazer tudo pítulos nos intervalos comerciais. o que esta escrita na letra”, para nosso bem. “Para preser var o romantismo e para nunca deixar a chama do amor Na história ambos disputavam se apagar”. Roberto Carlos é um homem de varias historia os campeonatos de montarias em de amor, conforme trecho de sua música “Essa é uma das touros. Como em toda novela tem muitas historias que acontecem comigo, Primeiro foi Suzy, um casal que se gosta, nela não era quando tinha lambreta. Depois comprei um carro e parei diferente. Acredito que o motivo de na contramão, tudo isso sem contar o tremendo tapa que assisti-la, era o fato de ter rodeios, catomei com a história do splich-splach”. valos. A outra, não me recordo muito bem, mas tinha o palhaço Cor Coram O Rei Roberto, romântico, carinhoso, e apaixonado, que virava mil cambalhotas e tinha também censurou, entrou na justiça para proibir a publiuma briga entre o Rei e os camponeses. cação do livro do jornalista Rui Castro: “As namoradas Gostava do cenário e torcia pelos camdo Rei”. Será que Roberto, “o cara” tem algo a esconponeses. der? Ou será que esse cara, esta escondendo, que ele é duas vezes o cara? Será? A atual Salve Jorge, que registra a pior audiência da Globo na faixa das Em uma coisa concordo com as letras das músicas 21h nos últimos 12 anos, como revelou do Rei. As mulheres precisam de: respeito, carinho, o repórter Alberto Pereira Jr, do jornal Foamor, proteção, força, presentes, compreensão, lha de S.Paulo. Não assisto, e pouco me paixão, até mesmo aquelas que gostam de serem importa o motivo da baixa audiência, reschamadas de tchutchuca, tigrinha e outras coisas. peito os amantes da dramaturgia, e a exA mulher por tudo o que ela representa na historia ploração das paixões humanas, e do sexo, da humanidade merece ter ao lado dela um grande apresentado de maneira “inteligente”, com amigo, companheiro e amante. Parabéns a todas as uma requintada técnica de imagens, som, mulheres. e um forte aparato de belas mulheres e rapazes que prendem a atenção do telespectador. Sem contar o mocinho que se ferra e um espertão que se dá bem. Com relação ao Roberto Carlos, não sou da geração da jovem guarda, não cresci ouvindo o calhambeque, muito menos quis andar no calhambeque, “assim como mil garotas estavam afim”. Gustavo Clemente jornalista


saúde Cuidado: Dieta de revista pode ser perigosa Estudo analisou regimes publicados em sete revistas femininas, e alerta como não cair nas armadilhas que podem fazer mal para sua saúde.

Quando estamos precisan- As principais armadilhas destacadas foram: do perder “uns quilinhos”, as dietas publicadas em revistas Alimentos milagrosos 66% das publicações analimostram-se como alternativas sadas traziam dietas com alguma alegação funcional, rápidas e fáceis. Mas não é bem porém muitos delas não possuem comprovação cientiassim. A Proteste (Associação fica. Brasileira de Defesa do Consumidor), analisou sete principais revistas femininas vendidas no Bra- Poucas orientam atividade física apenas 43% assosil: AnaMaria, Boa Forma, Corpo ciam a dieta a alguma atividade física. E 83% dos a Corpo, Dieta Já, Malu, Sou+eu e regimes são atestados por um profissional, às vezes, Viva, revelou que dietas publicadas médicos. Entretanto isso não é garantia de que a diepodem ser perigosas, principalmen- ta pode ser seguida sem receio. te, porque muitas delas prometem grande perda de peso em poucos Reeducação alimentar, as edições não levam em dias. consideração as necessidades nutricionais individuais. E, por isso, podem representar risco às A análise acendeu a luz vermelha, pessoas, especialmente em grupos vulneráveis, ao revelar que a média da relação de perda de peso em um mês, ofertada como gestantes, nutrizes, crianças e adolescennas dietas dessas publicações, são de tes, e em pacientes com fatores de risco para o 7 Kg. Com cardápios de dietas sem desenvolvimento de transtornos alimentares. possibilidade de substituição e pouca A fórmula para um emagrecimento rápido, orientação a atividades físicas. duradouro e saudável não é milagrosa, muito Para Bianca Alighieri jornalista, redatomenos secreta: bons hábitos alimentares atrera da Proteste e mestre em ciências da lados a atividades físicas regulares. É o que comunicação, há cinco anos estuda as explica o preparador físico Danilo Ribeiro* estratégias das revistas femininas para em entrevista a Expressa +. conquistar cada vez mais leitoras. Alighieri explica, que a artimanha está em convencer as mulheres de que elas devem E+: Programas de televisão também oferecem soluções rápidas para se alseguir um padrão estético semelhante ao cançar o almejado corpo, e expõe edudas celebridades, apresentado como um cadores físicos orientando a perda de conto de fadas. Onde as pessoas são belas peso rápido através do volume de e realizadas em suas vidas profissional, pessoal e amorosa. E quem não quer essa vida exercícios, isso é indicado para uma perfeita? Como se tudo fosse possível através pessoa iniciante? Qual o tempo médo viés estético. dio de exercícios indicado para a fase inicial?

12

www.expressamais.com.br


Não! Esses programas não são indicados. Para cada fase do treinamento temos um tempo mínimo de exercício. Tempo que é individual. Depende muito de variáveis como, estado de treinamento, alimentação, quantidade de massa magra corporal, condicionamento cardíaco, tempo de descanso, fatores psicológicos, entre outros. Mas de uma maneira geral, recomento para os iniciantes, pratica de exercícios físicos no mínimo 4 vezes por semana, com duração de aproximadamente 50 minutos.

Aeróbio, vem de utilização de oxigênio como fonte energética preponderante. Já o treinamento anaeróbio são exercícios que utilizam preponderantemente energia intra muscular, chamado de ATP-CP. Assim na musculação você consegue trabalhar o sistema anaeróbio, e se conseguir manter a frequência cardíaca, você também estará trabalhando o sistema aeróbio. Mas ainda, o mais importante para perda de peso, é aumentar a massa magra. E isso você consegue fazendo musculação, pois essa massa magra irá se transformar em tecido metabolicamente ativo, ou seja, irá queimar mais calorias durante o dia!

E+: Exercícios realizados em casa, ou em academias ao ar livre oferecem resultados estéticos? Tudo depende de algumas variáveis inerentes ao treinamento, tais como: Resposta individual ao treinamento, recuperação e alimentação. Em geral, variando exercíE+: É recomendado o uso de suplecios, intensidade e volume, pode sim dar mentos alimentares? bons resultados. Suplemento tem a etimologia de: o que está faltando, acrescentar. Se sua dieta já E+: Para a perda de peso é correto possui todos os nutrientes que você preciafirmar que os exercícios aeróbicos sa, pra que adicionar mais nutrientes? Isso é são os indicados? comércio. De fato, alguns suplementos poInfelizmente esse é um tencializam os efeitos dos nutrientes. Alguns dos mitos do treinaaumentam o metabolismo, atuanmento. Pra ser rápido, do em modificações hormonais. o treinamento aeróbio Para alcançar seus objetivos é (corrida, caminhada, andar preciso mudanças comporde bicicleta, nadar, etc) é tamentais. Dormir cedo, erroneamente classificado. mudar a alimentação, cortar o álcool, doces e refrigerantes, entre outros costumes errôneos.

*Danilo Ribeiro é educador físico, especialista em biomecânica e fisiologia, e treinamento funcional. Personal trainer, professor, e preparador físico de atletas e pilates.

www.expressamais.com.br

13


saúde E+: Na mídia encontramos vários equipamentos de ginástica passiva (como plataforma vibratória) os famosos “fique com o corpo perfeito assistindo sua TV em casa”, qual a sua opinião sobre estes equipamentos? Eles realmente funcionam? Isso é Marketing. Existe uma frase muito simples e direta: NO PAIN, NO GAIN! Ou seja, sem sofrimento, não há ganho. Esses aparelhos de ginastica passiva, não trabalham as fibras a ponto de gerar perda de peso ou definição muscular. O que eles podem proporcionar é aumentar o tônus muscular e o poder de contractilidade. Assim, você não vai perder a barriguinha assistindo Tv com o famoso AB SHAPPER. E+: Também cresce o número de lipoaspiração e plásticas de abdômen. É possível perder aquela barriguinha pós-gestação, com exercícios e alimentação? Sim, é possível. Claro que uma intervenção médica é mais fácil. Mas vale a pena correr tamanho risco? O mais importante é plantar a semente da qualidade de vida, dos bons costumes, da saúde, da pratica regular de exercícios. Lembre-se que a qualidade de vida é regida por quatro pilares. Boa alimentação, treinamento, descanso e controle do estresse. Se ajustarmos essas variáveis, a probabilidade de alcançarmos nossos objetivos, que pode ser perder aquela barriguinha que sobrou, ficara tangível.

14

www.expressamais.com.br

COMO O ESTUDO FOI REALIZADO Entre janeiro e abril de 2012 foram avaliados 80 exemplares de sete publicações direcionadas para o público feminino. Com parâmetros quantitativos e qualitativos para avaliar a principal dieta estampada na capa. Foi observado o valor calórico das dietas, se elas destacavam um grupo ou um alimento específico, se estavam associadas a medicamentos ou a atividade física, se traziam sugestão de cardápios entre outros parâmetros que você confere em detalhes no site www.proteste.org.br


Vontade, essa é a fórmula mágica. É o que comprovamos no depoimento de Ligia Cristina de Oliveira Cesar, 39 anos, que após um trauma, provocado pelo excesso de peso, passou dos 112kg para 69kg, com reeducação alimentar e atividade física. Ligia conta que devido o sobrepeso, passou a ter problemas no joelho, e em determinado dia estava com sua filha na época com 2 anos no colo, e se desequilibrou, a criança caiu e quebrou o dente. Culpada, sentiu que era hora de mudar. “Na época meu marido (in memorian) fazia dieta unida à medicação, e eu que já preparava os alimentos, passei a consumir, mas sem a utilização de remédios, já que eu não passei pelo acompanhamento médico, e perdi 43kg, em 1 ano. Reeduquei minha alimentação, e mantenho as medidas com alimentação e exercícios, há 6 anos”.

Ligia que perdeu 43kg, guarda como lembrança a antiga calça nº52, e uma cirurgia no joelho. www.expressamais.com.br

15


equilíbrio Pergunte para o terapeuta Minha filha (hoje com 05 anos) chupa o dedo ao invés de chupeta (que também não é certo, sei disso) desde a vida intrauterina. Já tentei de tudo, tudo mesmo pra ajudá-la a se livrar desse vício, mas está cada dia pior e cada vez mais constante. Quero saber qual sua opinião a respeito de tentar usar a terapia e se produz resultado positivo para que ela se livre de vez desse vício. Obrigada! Marcelle*

Pensando na sua pergunta devo Será que é o fato deles não serem perfeitos? dizer que fazer terapia traz resultado Será que queremos acalmar em nós a dor de vêpositivo para a nossa vida e de todos los sofrer? Já notou como alguns pais são tão ao redor em qualquer circunstância, exigentes com os filhos? Parece ser mais fácil pois nos aproxima de nossos exigir deles o que, por vezes, não conseguimos sentimentos verdadeiros, nos tornando exigir de nós mesmos... mais seguros e relaxados conosco e com a vida. Quando alguém muda, O hábito de sugar para o bebê é natural e todos ao redor se transformam. necessário para a absorção do mundo e não considero o hábito de chupar chupeta – na idade E quero contar para você um dos correta do bebê – ruim. O amadurecimento emocional e psíquico da criança em cada aprendizados mais importantes que fase (como de todos nós ao longo da vida) é recebi de uma terapeuta minha: “Nem tudo que nossos filhos são, representa que leva à mudança nos hábitos, crenças e um sucesso ou fracasso nosso”. Cada atitudes. filho é um SER e não apenas um produto de nós. Fico me perguntando se sua política do “já tentei de tudo, tudo mesmo...” não está Esse aprendizado é fundamental à colocando mais atenção e energia nesse medida que, muitas vezes, vemos aspectos ponto com sua filha e, por isso, reforçando o em nossos filhos que nos incomodam. E hábito e dificultando a mudança. eu sei que ver o filho chupando o dedo incomoda a maioria das mães. Mas vale a O primeiro passo necessário para um pena nos perguntarmos onde dói em nós, processo terapêutico bem sucedido é porque incomoda, tanto. estar incomodado com algo em si mesmo e querer transformação. A partir daí um terapeuta em contato com vocês poderá avaliar a possibilidade de iniciar um processo terapêutico. * o nome é fictício para proteger a identidade da leitora que enviou a pergunta

16

www.expressamais.com.br

Por Ana Luiza Feres Psicoterapeuta e Terapeuta Floral www.analuizaferes.blogspot.com


Uma equipe completa para vocĂŞ atingir seus objetivos.

3972.1829 | BarĂŁo de Ataliba, 88 www.superacaosportcenter.com.br


diversão Um casal vai a um psicólogo, após 20 anos juntos. Logo chegando no consultório, o terapeuta, jovem, bonitão, super malhado, pergunta qual é o motivo da consulta, e a mulher responde: - Pouca atenção, falta de intimidade, vazio, solidão, egoismo, falta de carinho, não me sinto amada e desejada...e por aí vai. O psicólogo se levanta, se aproxima da mulher, pede que ela também se levante, a abraça e a beija com paixão, enquanto o marido os observa impressionado. A mulher fica muda e se senta meio atordoada. O terapeuta vira para o marido e diz: - Isto é o que sua mulher precisa pelo menos 3 vezes por semana! Você consegue? O marido pensa um pouco e responde: - Bom, eu posso trazê-la segunda e quarta, mas... nas sextas, eu jogo bola! Calçados e Acessórios R.Iria Alves, 235 • 3972.3136

www.expressamais.com.br

25


cultura O Porão Curta-metragem tem suas gravações em Bonfim Paulista, e ator local como personagem principal. Bonfim Paulista será cenário no curta-metragem “O Porão”, produzido por Fernando Coelho e Cardoso Junior, com apoio dos Estúdios Kaiser de Cinema e Cineclube Cauim. O Curta tem como cenário o porão do casarão da tradicional família Bomfim, que preserva sua arquitetura histórica até os dias atuais. A história de ficção dramática traz a Europa em guerra, e Eliezer, um típico cidadão de classe média, jovem, trabalhador, casado, e obcecado por previsões, interpretado por Pipo Menegucci. O personagem baseado em um texto sensacionalista sobre o “Terceiro segredo de Fátima”, acredita que a guerra é apenas o início do apocalipse, e que o mundo irá acabar. Assim resolve construir um abrigo no porão de sua casa, para conscientizar as pessoas a se salvarem. Mas o que ele não imaginava é o quanto seria difícil faze-las acreditarem nele. As filmagens do curta iniciadas em Novembro 2012 serão apresentadas nos Estúdios Kaiser, e festivais de cinema. A exibição ao público está prevista para o final de Março 2013, na Mostra do Cineclube Cauim. Para o ator local, o trabalho e as gravações em sua cidade natal são motivos de realização, “É uma realização de algo que eu já vinha buscando há algum tempo, me identifico com o personagem no sentido da preocupação com aqueles que gostamos. Também tentaria salvá-los, mesmo que duvidassem da minha visão. E ter o filme gravado em minha cidade faz com que seja ainda mais especial. Agradeço ao diretor Cardoso Júnior e todos que fizeram parte da produção, a harmonia nas gravações foi fundamental para que o bom resultado viesse”, diz.

Responsáveis pela projeto e produção. Atores

Pipo Menegucci e Carla Marília Diretor

Cardoso Junior Produtor

Fernando Coelho Direção de Arte

Bruna Veiga Direção de Fotografia

Samuel Abad Figurinista

Fabiana Machado Som Direto

Kaue Spano Assistente de Direção

Tiago Calil Assistente de Produção

Ana Gouveia Assistente de Arte

Giovanna Gonzales Edição e Finalização

Lucas Pinheiro e Marcos Oliveira

www.expressamais.com.br

19


cultura O Por達o Making off


Em breve, uma novidade que vai deixar a Villa com รกgua na boca.


Sempre ao seu lado

Campanha de Reciclagem de óleo de cozinha. O óleo de cozinha usado descartado na pia é o mesmo que entope as redes de esgoto, e polui os rios. Junte o óleo usado, e traga ao Supermix, ele será transformado em sabão e sua arrecadação revertida para instituições beneficientes. É o Supermix e você ajudando a salvar o planeta

Rua Cel José da Silva, 166 Fone: (16) 3972-4020 - ENTREGA GRATUITA


direitos Cobrança indevida de anuidade de cartão de crédito bloqueado gera indenização De outro lado, o Código de Defesa do Con Várias pessoas em nossa cidade estão sumidor, em especial no seu art. 39, inciso III, sendo surpreendidas em suas residências reconhece como “prática abusiva o envio de com o recebimento de cartões de crédito produto ou serviço ao consumidor sem sua sem solicitação alguma. prévia solicitação”. Muitas vezes esses cartões têm anuidades Em outras palavras, nessas hipóteses o e começam a gerar dívidas para o consumidor, produto é considerado como amostra grásendo surpreendido por alguma comunicação tis, sancionando a conduta do fornecedor e informando que seu nome consta em serviços de dele retirando qualquer expectativa de vinproteção de crédito (SPC, SERASA e outros). culação obrigacional com o consumidor. A prática por parte de Bancos e Operadoras Toda e qualquer exigência não pode de Cartões é agressiva, pois por meio do envio de ser permitida e também todo e qualquer cartões de crédito sem solicitação, aproxima-se do risco (anuidade e taxas mínimas) ao consumidor desrespeitando sua privacidade e que consumidor deve ser eliminado. acaba gerando um ônus com anuidades.

Na ALVORADA PRESENTES, você encontra material escolar o ano inteiro e no volta ás aulas preparamos sua lista com muito carinho. Venha conferir as novidades !

ALVORADA PRESENTES Rua Antonieta Pucci Pippa, 273

3972-3748 ao lado da

DROGARIA ALVORADA Rua Antonieta Pucci Pippa, 265

3972-3295


Com base nos fatos e fundamentos acima, o Nesse sentido foi o julgamento de MM. Juiz julgou procedente a ação tornando o ação que tramitou na 7ª Vara Cível da débito inexigível e condenando a administradoComarca de Ribeirão Preto sentenciada ra de cartões de crédito ao pagamento de indepelo MM Juiz Thomas Carvalhaes Ferreinização por danos morais em 10 (dez) salários ra no processo nº 0025619-83.2011. mínimos. Segundo o Juiz “não houve prova do Portanto, caros leitores, fiquem de olho desbloqueio do cartão para uso, fato geraquanto ao recebimento de cartões de crédito dor que ensejaria a cobrança das despesas sem solicitação, pois muitas vezes os valores cobradas em faturas mensais”. de anuidade são cobrados após o recebi E mais, “se o produto não foi solicitado, mento, mesmo sem utilização alguma. nem tampouco utilizado, é indevida a cobrança representada pela inclusão restritiva Para mais informações do nome do não devedor em lista de inadimsobre este tema, ou sugestões, envie seu email para: plentes com acesso disponibilizado a outros vagnerleme@hotmail.com comerciantes em geral, cuja exposição afeta a dignidade do bom pagador, causando-lhe le Dr. Vagner M. Leme são passível de reparos”. Advogado civil, bancário, previdenciário e trabalhista. Ribeirão Preto - SP


sexualidade Informações sobre sexo que você precisa saber, mas talvez não tenha tido coragem de perguntar por Expressa Mais A sexualidade feminina ainda é vista como um tema polêmico, mesmo nos dias atuais, inclusive entre as próprias mulheres. A atenção a sexualidade vem significativamente mudando, é o que explica a Educadora Sexual, Consultora de Artes Sensuais, Striptóloga e Sex Coach, Tarciana Chuvas. Em 17 anos de pesquisa, conta testemunhar passagens fantásticas e trágicas em relação à sexualidade. E ainda diz que a mulher está começando a se conhecer, e o caminho para tal é colocar em discussão a sexualidade aberta, de forma didática e livre para questionamentos. Em entrevista a Expressa Mais, com fala segura e clara Tarciana afirma: É de responsabilidade da mulher, procurar pelo seu prazer, pois hoje há ferramentas e o que principalmente faltava, informação. 24

www.expressamais.com.br


E+: Em suas palestras você explica que sexo é uma questão social, por quê? T.Chuvas: O sexo move o mundo, T.Chuvas: Vejo responsabilidades mudando de sempre foi assim e está bem longe mãos. Fomos reprimidas sim, pois não tínhamos de mudar. A sedução está em tudo voz. Hoje temos. Fomos repressoras sim, pois e em todos, um bebê de 3 meses não tínhamos conhecimento. Hoje possuímos. já sabe que para conseguir o que Passamos por fases e hoje atravessamos a fase da quer, basta chorar. Um vendedor conscientização. Com mais conhecimento e voz, seduz para vender, um advogado podemos exigir o melhor que merecemos ter. seduz para ganhar a causa e até um Toda revolução é válida, pois traz discussão. Hoje religioso tem de seduzir sua plateia. só em saber que temos poder sobre nosso corpo Seduzir não é apenas uma conotação é uma vitória. É nossa responsabilidade, nosso sexual, é social. Sedução é poder prazer, pois agora temos todas as ferramentas de convencimento, é persuasão, é que nos faltavam. charme e um diferencial nas pessoas de sucesso. A ótima notícia é que tudo E+: Os homens sentem medo da mulher isso pode ser treinado, desenvolvido segura sobre sua sexualidade? e aperfeiçoado. Sedução é uma arte T.Chuvas: Só quando ela não sabe dosar seu que pode ser aprendida. Sexualidade poder. Homens não gostam de mulheres também. masculinizadas e infelizmente hoje a mulher confunde muito independência e masculinidade. Sou a favor e luto muito pela feminilidade. É um poder absoluto e não precisamos abrir mão de nossa independência e charme. A segurança sexual é consciência corporal. Quando uma mulher se conhece e domina seu corpo, ela auxilia seu parceiro de forma E+: Fazer sexo tem idade? sutil, sem assustar nem intimidar e ainda T.Chuvas: Não tem idade. Tenho muito o faz se sentir um super-homem, pois o orgulho de ter alunas com 80 anos. Tenho ponto G do homem é o ego. Costumo exemplo de viúvas, que conheceram o prazer dizer nos cursos que não adianta depois do falecimento de seus parceiros. E por aprender uma infinidade de técnicas que isso? Porque como elas sempre viveram sexuais se não sabe como aplicá-las. O em uma época sem voz nem vontade, não modo de fazer é tão importante quanto sabiam o que poderiam ter. Hoje com cursos os ingredientes numa receita. e acessórios certos, podemos descobrir e aumentar a libido de uma mulher na menopausa. E+: Existe sexo sem penetração? T.Chuvas: E dos bons. Algumas escolas E+: A sexualidade feminina passou de re- avançadas orientais trabalham o primida (impedida de conhecer a própria prazer pontual (orgasmo), e o prazer sexualidade, servidora da reprodução e do supremo (no corpo inteiro). Claro homem), para repressora (meu marido não que isso requer muito estudo, treino me dá orgasmos, não me procura) após a re- e paciência do casal. O homem volução sexual nos anos de 1960 a 1970. Qual pode ter até 4 orgasmos secos sem seu ponto de vista? penetração e sem ejacular, tamanho

“A mulher que confessa não gostar de sexo, na verdade não conhece o prazer, por não conhecer seu corpo”


sexualidade é o poder dos exercícios pélvicos masculinos, aliado a técnicas de respiração. Temos o péssimo vício ocidental de concentrar toda nossa atenção e energia somente nos genitais, ignorando mares de prazer que se escondem no corpo.

conhece o prazer, não conhece seu corpo. A sexualidade é única e deve ser exercitada com e sem parceiro

E+: O Ponto G existe? E+: Como a ditadura do corpo perfeito altaT.Chuvas: O ponto mais sensível mente em moda, atrapalha a mulher em seus existe sim. Não é um botão mágico, relacionamentos? mas com as ferramentas certas e com T.Chuvas: Atrapalha e muito. Elas se sentem um ritual específico é possível ter escravas das revistas, blogs e TVs. Como orgasmos incríveis com a penetração se produção traduzisse alguma realidade. por conta desse ponto. O que acontece Isso as faz se sentir feias, menores e nada é que a anatomia feminina é específica, sedutoras. A sensualidade nunca foi, nem será mas cada corpo é único e funciona de condicionada a corpo perfeito. Ainda bem! forma diferente. O mesmo toque tem Costumo dizer que é bem mais fácil e barato respostas diferentes em cada mulher. É ser gostosa, charmosa e boa de cama do que preciso paciência e boa vontade. Tenho perfeita de corpo. No final das contas, é o que cursos específicos de orgasmos e todas as faz a diferença. Pois corpo perfeito é futebol formas de encontrá-lo. É muito procurado arte, quem ganha campeonato é gol e gol inclusive por viúvas que nunca tiveram é pimenta, charme, segurança e confiança. prazer O mais irônico disso tudo é que é a mulher quem critica. O homem não é paranoico E+: Qual orientação você deixa para as com o corpo da mulher. É ela quem tem garotas que aguardam por sua primeira que fazer as pazes com o espelho. vez? T.Chuvas: Informação. Simplesmente salva. E+: Como resgatar a autoestima seNão somente de doença e gravidez, mas xual? de uma decepção física e emocional. Fazer T.Chuvas: Muitos responderiam “se amor apaixonada é uma experiência única e amando”. Mas, gosto de trabalhar mágica. Se a adolescente tem uma orientação com a teoria de que só amamos sexual realista de sua família, saberá a melhor o que conhecemos. Então só hora para ela, e não para ele. Infelizmente a podemos elevar nossa autoestima maioria cede a uma chantagem emocional se conhecendo profundamente. do parceiro. E por medo de perder acaba As mulheres principalmente não queimando etapas importantes de sua vida. conhecem seus corpos. Não foram orientadas para tocá-lo e conhecêE+: Porque nossa cultura cultua o sexo bom lo. Sem conhecimento não podemos no namoro, porém menos interessante no consertar nem melhorar. Não temos casamento. A convivência atrapalha? referência para saber o que é bom T.Chuvas: O frisson das descobertas passa, ou não. A mulher que confessa os mistérios vão se desvendando, seduzir já não gostar de sexo na verdade não não é uma conquista. O que não quer dizer que a convivência atrapalha. Isso só acontece se o casal não se compromete em manter a 26 www.expressamais.com.br


Todas as ferramentas são válidas para lhe fazer feliz. Parabéns pelo seu dia.

Dr. Roberto W. Coronatto

Consultório em Bonfim Paulista: 3972.2233 R. Prof. Felisberto Almada, 521 • Centro

Profª. Drª. Elaine Coronatto

Consultório em Ribeirão Preto: 3610.9946 • 3636.3681 R. Dr. Álvaro Costa Couto, 71 • Higienópolis

Cirurgião Dentista Cirurgiã Dentista


sexualidade E+: Em 2012 a trilogia do livro qualidade da relação. Se a convivência for “50 tons” foi um best seller, exaustiva o distanciamento frequente é saudável principalmente no universo fee necessário. Mulheres vivem se queixando de minino. Em se tratando de um que seus parceiros não a procuram mais, eu digo: romance sadomasoquista, como “esconda-se novamente!”. Todo relacionamento você associa esse interesse? precisa de investimento. Revisitar o que o casal T.Chuvas: Nada demais, a adorava fazer, ser, vestir, comer, beber e dizer abordagem foi diferente, o interesse são os primeiros passos. pelo desconhecido é notório. Mas a grande fantasia da mulher E+: As abordagens sobre sexo na internet, continua sendo o amor romântico. novelas, filmes e seriados, contribuem para A abordagem do BDSM (Bondage, a informação sexual? Essa comunicação Disciplina, Dominação, Submissão, propicia a iniciação precoce à sexualidaSadismo e Masoquismo), foi muito de? válida para quem não conhece bem as T.Chuvas: Infelizmente sim, a influência é variantes da sexualidade, o que deu um brutal e não há fiscalização de qualidade na horizonte mágico para a grande maioria TV aberta. O modismo antecipa o interesse. das mulheres que se imaginavam em E quem não se enquadra no grupo da moda situações nada convencionais. É bom se sente excluída do mercado da sedução, para ela saber que existe, mesmo que não tamanha falta de autoestima. São meninas coloque muita coisa em prática. em busca do corpo perfeito, são meninos em busca de números para fazer bonito com a turma. Não adianta abordar prevenção e Para saber mais: gravidez precoce na TV e não falar que a www.tarcianachuvas.com Próxima palestra em Ribeirão Preto orientação sexual deve começar em casa, Data: 19.03.2013 / 19h pois a criança tem seu primeiro contato Local: Hotel Taiwan / R$ 30,00 com o universo sexual a partir dos 2 Exclusiva para mulheres / 18 anos. anos de idade, o despreparo dos pais é Convites: Racco Vila Seixas. R.Bernardino de campos, 1608. assustador. A internet é uma armadilha sem tamanho, pois não existe filtro de qualidade nas informações. E+: O ciclo hormonal interfere no interesse sexual feminino? T.Chuvas: Sim, mas existem tantos recursos para equilibrar o período e manter a libido que hoje não há desculpas para deixar a vida sexual de lado. Tudo é questão de prioridades e interesses, quando a mulher se conhece bem o sexo é incrível e sendo assim ela vai fazer de tudo para que nada atrapalhe.

28

www.expressamais.com.br


social Confira o que rolou nos desfiles de carnaval. A Acadêmicos de Bonfim apresentou uma grande festa no céu, a Unidos da Villa homenageou o circo do Biriba, e o Bloco do mé desfilou na avenida com muito chopp e criatividade. Fotos gentilmente cedidas: Benjamim Quintiliano e Marcelo Porto.

www.expressamais.com.br

29


social

30

www.expressamais.com.br


social

Tudo em 6x Parcelamento no cheque ou cartão A vista 10% desconto.

R. Antonieta Pucci Pippa, 217 • 3972•2779


social

e quem Cuidando bem dde você. sempre cuidou

3972.3797 • 8162.6616

32

Rua Sete de Setembro, 151 - Bonfim Paulista www.expressamais.com.br

EMERGÊNCIA 24 HORAS


Locais e profissionais para todos os tipos de festas em Ribeirão e região

Seu evento começa aqui!

10 anos!

www.nositedafesta.com.br

(16) 3972-1171 • Rua José Gilune, 386 • Bonfim Paulista • SP Arte em Fotografar com

Mariana Manço fotografia

• Foto mês do bebê • Foto lembrança • Revista de fotos (fotolivro) • Aniversários, casamentos e eventos em geral.

Agende seu horário 8198.6847 • 3972.0409 marianafotoseeventos@gmail.com


social

32

www.expressamais.com.br


Faça sua Festa com a Equipe da

Carlito´s Eventos! Aniversário Infantil Decoração completa, lembranças, recreação infantil, pintura facial e convites. 15 Anos Decoração completa com enxoval, lembranças e cerimonial. Casamento e Bodas Criação e montagem do evento, decoração completa com enxoval de igreja e salão e cerimonial, equipe de fotografia, DJ e muito mais! Agende seu horário e realize seu sonho! carlitoseventos2010@gmail.com (16) 3972 0409 / (16) 3972 0079 Rua : Professor Felisberto Almada, 527 Centro - Bonfim Paulista/SP


Trabalhamos para você mostrar cada vez mais a sua beleza.

Dr. Ronaldo Armando Alves

Especialista em aparelhos móveis e removíveis, ortopedia funcional dos maxilares, restauração, canais, gengiva, próteses, pediatrias, cirurgias, reabilitação oral e implantes. Atendimento provecto ou particular

Rua. Dr. Gregório, 125 • 3972.1461


Revista ExpressaMais | Edição 17 - Fevereiro 2013