__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

potencializando jovens talentos


princípios temos o sonho de construir ∑ princip∑l referênci∑ de or∂∑niz∑ç∑o do terceiro setor no p∑ís. de um l∑do, um∑ or∂∑niz∑ç∑o que sej∑ exemplo de imp∑cto no br∑sil e f∑ç∑ ∑ diferenç∑ n∑ vid∑ de milhões de jovens; do outro, um∑ or∂∑niz∑ç∑o que sej∑ exemplo de cultur∑ empreendedor∑, inov∑ç∑o, e que cresç∑ ∑celer∑d∑mente de form∑ ∑uto-sustentável. e é com ∑ c∑beç∑ foc∑d∑ em imp∑cto e cultur∑ de ne∂ócios que cri∑mos os princípios sobre os qu∑is ∑mp∑r∑mos o nosso tr∑b∑lho.

crescer, crescer, crescer… investir n∑ construç∑o de ∑tivos ser ∑gil, inov∑r e ∑ssumir riscos f∑zer m∑is, melhor e com menos imp∑cto soci∑l com sustent∑bilid∑de fin∑nceir∑ somos todos sócios e donos de resultado


históri∑ e inspir∑ç∑o Quando iniciamos nossas atividades, a Fundação Estudar já tinha o propósito claro de potencializar jovens talentos e empoderá-los para que fossem empreendedores de suas próprias vidas. Da concessão de bolsas de estudo por mérito, partimos para ajudar o jovem a descobrir novas fontes de inspiração e trilhar o seu caminho rumo à educação de excelência e às melhores oportunidades de trabalho. Criada em 1991, já oferecemos bolsas de estudo para mais de 500 brasileiros estudarem nas melhores escolas do mundo. Hoje esse grupo constitui uma comunidade de líderes de diversas áreas. Multiplicamos nosso impacto na sociedade através de produtos e serviços que levam inspiração, acesso a educação de excelência e orientação de carreira a milhões de jovens em todo o país. E para fazer tudo isso acontecer, gostaríamos de agradecer todos os nossos parceiros e apoiadores que acreditam nessa causa e sonham com um país melhor, em especial, nossos três mantenedores: Ambev, BTG Pactual e Falconi. Por fim, queremos agradecer os nossos fundadores e nossa fonte de inspiração: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira — empreendedores da própria vida que estão transformando o Brasil. Obrigado por despertarem o potencial de milhões de jovens de todo o país!


empreendedorismo como ∑titude per∑nte ∑ vid∑ “ nós precis∑mos descobrir os nossos instintos empreendedores e us∑-los p∑r∑ forj∑r novos tipos de c∑rreir∑. sej∑ você um ∑dvo∂∑do, médico, professor, en∂enheiro ou dono de ne∂ócio, hoje você t∑mbém precis∑ pens∑r em si próprio como empreendedor no com∑ndo de um∑ startup viv∑ e em const∑nte crescimento: su∑ c∑rreir∑.”

reid hoffm∑n, fund∑dor do linkedin


propósito de ser

potenci∑liz∑r jovens t∑lentos p∑r∑ que poss∑m ∑gir gr∑nde e tr∑nsform∑r o Br∑sil

A Fundação Estudar existe para despertar e desenvolver jovens talentos. Acreditamos no potencial empreendedor do ser humano, a partir do qual cada indivíduo tomar as rédeas de sua vida, agir grande e transformar o país.

potenci∑liz∑mos jovens t∑lentos de 15 ∑ 35 ∑nos que querem tr∑nsform∑r o Br∑sil n∑s se∂uintes áre∑s: empres∑ri∑l futuros líderes empres∑ri∑is

imp∑cto

empreendedorismo ∂overno e terceiro setor futuros líderes futuros líderes empreendedores públicos e soci∑is

∑c∑dêmico e científico futuros líderes ∑c∑dêmicos e científicos

Essa nova geração de líderes impactará diretamente o desenvolvimento socioeconômico do nosso país, gerando emprego, renda, inovações e políticas públicas que vão melhorar a vida de todos os brasileiros. Esses líderes servirão de exemplo para inspirarmos milhões de outros jovens a despertar o seu potencial!


como potenci∑liz∑mos t∑lentos Nesses mais de 20 anos de operação, tivemos o privilégio de acompanhar de perto a trajetória profissional de jovens brilhantes que chegaram aqui sem muita experiência, mas com muita vontade de fazer acontecer. Esses mesmos jovens se tornaram referência em diversos setores e nos ensinaram o ciclo contínuo de desenvolvimento que todos precisamos passar para chegar longe.


inspir∑ç∑o

estudo

c∑rreir∑

∑cesso ∑ rede de ∂ente bo∑

∑cesso ∑ estudo de excelênci∑ no mundo

∑cesso ∑ oportunid∑des de tr∑b∑lho

1

2

3

despert∑r exp∑nsão d∑s possibilid∑des e rot∑s de desenvolvimento

inspir∑ç∑o ∑prendemos com ∑ noss∑ comunid∑de de líderes que o primeiro p∑sso p∑r∑ potenci∑liz∑r jovens t∑lentos é cercá-los de ∂ente bo∑! ∂ente que já viveu m∑is, construiu m∑is e ∑prendeu m∑is. gente que é exemplo e nos inspir∑ todos os di∑s ∑ exp∑ndir os nossos sonhos, ∑ nos desenvolver e ∑ f∑zer m∑is e melhor p∑r∑ tr∑nsform∑r o Br∑sil.

conhecer busc∑ contínu∑ por conhecimento de excelênci∑

estudo ∑prendemos t∑mbém que, ∑o despert∑r o nosso potenci∑l, precis∑mos correr ∑trás de conhecimento que nos ∑jude ∑ che∂∑r ∑onde queremos m∑is rápido. este conhecimento de pont∑, ∑lém de enriquecer o nosso ferr∑ment∑l e ∑ noss∑ b∑g∑gem, t∑mbém contribui p∑r∑ exp∑ndir ∑s noss∑s possibilid∑des e sonhos.

ciclo contínuo d∑ vid∑

pr∑tic∑r contexto ide∑l p∑r∑ m∑ximiz∑r quem somos e o que queremos f∑zer

c∑rreir∑ por fim, ∑prendemos que não b∑st∑ despert∑r o nosso potenci∑l e busc∑r conhecimento de pont∑ se não ∑plic∑mos tudo isso n∑ prátic∑, ∑tr∑vés de um tr∑b∑lho que ofereç∑ ∑s condições ide∑is p∑r∑ desenvolvermos noss∑ c∑rreir∑ e no qu∑l poss∑mos m∑ximiz∑r quem somos e o que queremos f∑zer.


inspir∑ç∑o

comunid∑de de líderes d∑ fund∑ç∑o estud∑r

O coração da Fundação Estudar é a nossa rede de bolsistas. Hoje esta comunidade de líderes dos mais diversos setores impactam diretamente a vida de milhões de pessoas através de suas histórias. Todos os anos partimos em busca da nova geração de jovens talentos que querem fazer a diferença em suas respectivas áreas de atuação. A partir da entrada nessa comunidade de líderes, acompanhamos de perto seu desenvolvimento durante a sua trajetória. Através de tecnologia, criamos iniciativas de escala que disseminam o que aprendemos com nossa comunidade, potencializando milhões de jovens em todo o país.

inspir∑ç∑o ∑cesso ∑ rede de ∂ente bo∑

pro∂r∑m∑ de bols∑s prêmio jovens inspir∑dores prêmio estud∑r ciênci∑ brilli∑nt

2

desenvolvimento pro∂r∑m∑s de desenvolvimento e ∑cesso ∑ comunid∑de mentori∑ comunid∑de

3 produtos

pro∂r∑m∑s seletivos e prêmios ∑bertos

produtos

produtos

1

seleç∑o

dissemin∑ç∑o produtos de l∑r∂∑ esc∑l∑ p∑r∑ dissemin∑r conhecimento conteúdo


pro∂r∑m∑ de bols∑s O Programa de Bolsas é o carro chefe da Fundação Estudar. Há mais de 20 anos, selecionamos os jovens mais brilhantes do país oferecendo bolsa de estudos para cursarem as melhores escolas do mundo e o convite para fazer parte da nossa comunidade de líderes. Selecionamos jovens que desejem atuar nas 4 áreas ao lado e esperamos que esses jovens se tornem as grandes referências em seus setores, impactando outros. Conheça a turma de bolsistas 2013 no final do relatório.

4 ∑re∑s de lider∑nç∑ n∑ fund∑ç∑o estud∑r % de c∑ndid∑tos no p∑inel fin∑l de seleção 2013

28% 28% 26% 18%

empres∑ri∑l futuros líderes empres∑ri∑is empreendedorismo futuros líderes empreendedores ∂overno e terceiro setor futuros líderes públicos e soci∑is ∑c∑dêmico e científico futuros líderes ∑c∑dêmicos e científicos

seleção 2012 • Mais de 8 mil inscritos • 29 selecionados seleção 2013 ytd • Mais de 11 mil inscritos • 26 selecionados


prêmio jovens inspir∑dores

co-re∑liz∑ç∑o

resultados 2012 • 8 mil inscritos • 10 jovens finalistas • 4 jovens premiados

O Prêmio Jovens Inspiradores tem como objetivo revelar talentos que serão líderes no Brasil — jovens que, acima de tudo, querem mudar o mundo onde vivem e fazer a diferença. Além de selecionar esses jovens, o prêmio é uma bandeira para destacar a necessidade da formação de

metas 2013 • Mais de 12 mil inscritos • 10 jovens finalistas • 3 jovens premiados

novas lideranças e disseminar histórias inspiradoras. Os premiados recebem uma bolsa de estudo para curso de férias, programa de mentoring e participação na Comunidade Estudar.

resultados 2013 ytd • Mais de 6 mil inscritos


prêmio estud∑r ciênci∑ O Prêmio Estudar Ciência surgiu com o objetivo de selecionar e apoiar estudantes brasileiros de ensino

universit∑rios com foco em ex∑t∑s

o p∑ís

br∑sil

não tem nenhum prêmio nobel

médio com alto potencial na área de exatas. Queremos formar nossos futuros prêmios Nobel e fomentar inovações disruptivas na sociedade. Por meio de parcerias com algumas das principais competições nacionais (Química, Física, Robótica, Informática,

chile

35%

chin∑

50%

Ciências, Astronomia), selecionamos anualmente 50 estudantes que recebem bolsa de estudos de inglês e nosso programa de orientação de carreira online.

28%

não tem nenhum∑ med∑lh∑ fields

“f∑zer p∑rte do estud∑r ciênci∑ é um∑ respons∑bilid∑de enorme. est∑r entre os 50 ∑lunos do p∑ís inteiro é um reconhecimento do meu esforço e dedic∑ção volt∑dos à pesquis∑ e à ciênci∑. o prêmio é exemplo de investimento e ∑poio ∑ inov∑ção, ciênci∑ e tecnolo∂i∑ e cert∑mente proporcion∑rá ∑s oportunid∑des que ∑lmejo p∑r∑ o meu futuro: estud∑r en∂enh∑ri∑ em um∑ universid∑de de pont∑ nos eu∑.”

“represento o ∑cre em conferênci∑s n∑cion∑is e intern∑cion∑is com o objetivo de deb∑ter e propor melhori∑s p∑r∑ ∑ educ∑ção no p∑ís. ∑ p∑rticip∑ção no estud∑r ciênci∑ me ∑jud∑rá ness∑ missão. ∑s experiênci∑s que ∑dquiri t∑mbém me ∑jud∑rão ∑ ∑tu∑r junto ∑o ensino d∑s ciênci∑s e incentiv∑r o desenvolvimento de polític∑s públic∑s rel∑cion∑d∑s ∑o tem∑.”

j∑n∑in∑ p∑noch, selecion∑d∑ n∑ mostr∑ br∑sileir∑ de ciênci∑ e tecnologi∑

∑ndré luc∑s buriti, selecion∑do n∑ olimpí∑d∑ br∑sileir∑ de ∑stronomi∑ e ∑stronáutic∑


brilli∑nt

pl∑t∑form∑ online de identific∑ç∑o de jovens t∑lentos em ex∑t∑s

lanÇamento

Dentro da nossa estratégia de encontrar os melhores

Julho 2013

talentos no Brasil, a Fundação Estudar trouxe para o Brasil a Brilliant, uma plataforma online de identifi-

meta 2013

• 10  mil jovens brasileiros

cadastrados na plataforma

resultado 2013 ytd

• 8 mil jovens cadastrados em 1 mês

cação de talentos do ensino fundamental e médio em exatas. A brilliant.org é uma organização social com fins lucrativos localizada no Vale do Silício.


mentori∑

despert∑r e desenvolver o potenci∑l de jovens t∑lentos O Programa de Mentoring da Fundação Estudar é o carro-chefe dos programas de desenvolvimento da nossa comunidade de jovens talentos. Seu objetivo é conectar esses jovens a profissionais com longa experiência de mercado para acelerar suas respectivas curvas de desenvolvimento.

propost∑ de v∑lor

como funcion∑

quero ser mentor

d∑r suporte ∑o desenvolvimento profission∑l de jovens t∑lentos e dissemin∑r conhecimento entre os profission∑is m∑is experientes e os m∑is novos, consider∑ndo o que é prioritário p∑r∑ o exercício d∑s diferentes funções e contextos do merc∑do de tr∑b∑lho.

∑ fund∑ção estud∑r f∑z o matchin∂ entre jovem e mentor. ∑mbos p∑ss∑m por um pro∂r∑m∑ de form∑ção e ∑utoconhecimento oferecido pel∑ lhh-dbm. dur∑nte um ∑no, eles se encontr∑m em sessões mens∑is de mentorin∂ p∑r∑ discutir os princip∑is des∑fios do jovem e tr∑b∑lh∑r o seu ∑utodesenvolvimento.

m∑nde em∑il p∑r∑ steph∑nie@estud∑r.or∂.br

lanÇamento

meta 2013

resultado 2013 ytd

Julho 2013

• Formar 80 mentores  • Mentorar 80 jovens 

• Mais de 100 mentores interessados  • 80  jovens selecionados


∑cesso ∑ comunid∑de

rede exclusiv∑ de t∑lentos e líderes de divers∑s ∑re∑s

c∑fés e encontros de rel∑cion∑mento

fórum executivo

pl∑t∑form∑ di∂it∑l

todos os meses tr∑zemos líderes de renome p∑r∑ tom∑r um c∑fé com nossos bolsist∑s, cont∑r su∑ tr∑jetóri∑ de vid∑, ∑prendiz∑dos, f∑l∑r do setor de su∑ ∑tu∑ção e discutir os des∑fios de crescimento n∑ c∑rreir∑.

o fórum executivo foi inspir∑do n∑ metodolo∂i∑ do ∏po (∏oun∂ presidents' or∂∑niz∑tion) e tem como objetivo ∑ troc∑ de experiênci∑ entre os membros m∑is seniores d∑ comunid∑de, que ocup∑m c∑r∂os de lider∑nç∑.

∑ p∑rtir d∑ dem∑nd∑ de nossos bolsist∑s e d∑ rede fech∑d∑ d∑ estud∑r, l∑nç∑mos em ∑∂osto de 2013 um∑ pl∑t∑form∑ di∂it∑l exclusiv∑ p∑r∑ noss∑ comunid∑de p∑r∑ f∑cilit∑r ∑ comunic∑ção e rel∑cion∑mento entre os membros.

este ∑no já tivemos ∑ presenç∑ de ∂r∑ndes líderes do meio empres∑ri∑l como m∑rcos lutz (cos∑n), ∑lex∑ndre s∑ntoro (vetri∑), ∑lex∑ndre s∑i∂h (pátri∑), kevin efrusy (∑ccel p∑rtners), entre outros.

o pro∂r∑m∑ é ∑uto∂erido pelos próprios bolsist∑s que or∂∑niz∑m encontros mens∑is p∑r∑ discutir questões pesso∑is e profission∑is.


estudo

∑cesso ∑ melhores opções de estudo no mundo

A plataforma de estudo da Fundação Estudar tem como objetivo direcionar os jovens para as melhores opções de estudo no mundo dentro de suas respectivas áreas de atuação. Apoiamos o jovem desde informação e orientação sobre áreas de estudo, cursos e universidades, até o processo completo de application para cursos de graduação no exterior. Também seguimos em busca de melhorias contínuas de nosso tradicional programa de bolsas para graduação, pós-graduação e intercâmbio no Brasil e no mundo. Nosso sonho é resolver a vida do jovem no que diz respeito ao acesso a uma educação de qualidade.

estudo ∑cesso ∑ estudo de excelênci∑ no br∑sil e no mundo

prep∑r∑ç∑o prep∑r∑ç∑o em todo o processo de application p∑r∑ curs∑r ∂r∑du∑ç∑o no exterior prep pro∂r∑m prep course

3 produtos

estud∑r for∑

2 produtos

produtos

1

inform∑ç∑o e orient∑ç∑o inform∑ç∑o de qu∑is ∑re∑s e cursos se∂uir

∑cesso e fin∑nci∑mento opções de fin∑nci∑mento dos estudos pro∂r∑m∑ de bols∑s crowdfundin∂


estud∑r for∑

one stop shop  p∑r∑ quem quer estud∑r for∑

Que surpresas um intercâmbio pode te trazer? Confira os desafios e os aprendizados de brasileiros no CSF

A cada ano mais jovens brasileilanÇamento

como contribuir

ros vão estudar no exterior: em

Junho 2013

Colunista: escrevendo textos

2012 chegamos a 170 mil pesso-

sobre estudar fora

as. O Estudar Fora nasce com o

Disseminador: replicando nossos

sonho de aumentar consideravel-

conteúdos nas redes sociais

mente o número de jovens brasi-

Doador: doando recursos

leiros nas melhores universida-

financeiros para o portal

des do mundo. Oferecemos tudo

meta 2013 • 250 mil visitantes únicos  resultado 2013 ytd • 122 mil visitantes

únicos em 3 meses

o que o jovem precisa para acessar um bom curso no exterior: inmais informações

formação, orientação, preparação,

giana@estudar.org.br

financiamento e contato com uma

www.estudarfora.org.br

rede de pessoas que já passaram por essa experiência.


crowdfundin∂

primeir∑ pl∑t∑form∑ online de bols∑s col∑bor∑tiv∑s

lanÇamento Abril 2013 meta 2013 • Arrecadar R$ 282 mil para

custear o 1º ano de estudos

de 14 alunos resultado 2013 ytd • Mais de R$250 mil arrecadados,  fora o matching do Banco BTG

Pactual O Crowdfunding nasceu da iniciativa dos próprios alunos do Prep Pro-

como contribuir

gram que se juntaram para fazer uma “vaquinha” online para financiar

Doador: doando qualquer valor

seus estudos no exterior. A Fundação Estudar oficializou a ideia e criou

via plataforma online para um

uma plataforma colaborativa em que os 14 alunos participantes contam

dos jovens

seus projetos pessoais, sonhos e conquistas. Além das doações consideráveis que os estudantes conseguiram com centenas de pessoas, o Banco BTG Pactual reforçou a campanha ao decidir doar até R$ 15 mil por aluno, de acordo com os resultados que conseguissem gerar. Dentro de alguns anos, tudo o que receberem será retornado à Fundação Estudar para ajudarmos novos jovens.


prep pro∂r∑m m∑is br∑sileiros n∑s top schools  do mundo

resultados 2012 • 34  jovens preparados

• 29 entraram em universidades

• Preparamos 4 dos 6 brasileiros aprovados em Harvard

meta 2013 • Preparar 100 jovens 

• Taxa de aprovação de 70%  resultado 2013 ytd • 100 jovens selecionados

• Início do programa em abril como contribuir Mentor: doando horas para orientar jovens estudantes Doador: doando recursos financeiros para o programa Parceiro: doando produtos e serviços aos estudantes

O Prep Program é um programa seletivo e 100% gratuito de preparação para estudantes de alto potencial entrarem nas melhores universidades do mundo para cursar a graduação. Nasceu do sonho de quatro brasileiros que estudaram nos Estados Unidos — Wolff Klabin, Thiago Picolo, Samuel Elia e Álvaro Piquet — de proporcionar essa oportunidade a outros jovens. Inclui orientação completa para o application: mentoria, apoio financeiro, curso online e suporte constante.


prep course

m∑is br∑sileiros n∑s top schools do mundo

Com toda a expertise desenvolvida no Prep Program, criamos o Prep

lanÇamento

Course, um programa online de

Junho 2013

preparação para quem quer estudar fora. O programa é oferido gratuitamente em uma plataforma de mooc (Massive Open Online Course) e inclui video-aulas, materiais complementares e interações com a coordenação do programa.

resultado 2013 ytd • Mais de 6.000 inscritos de todos  os estados do Brasil

meta 2013 • Mais de 1.000 pessoas

• Mais de 1.000 estudantes já  iniciaram o programa

iniciando o curso

• 30% de retenção dos iniciantes • Alta taxa de satisfação com o programa

como contribuir Doador: investindo no programa Parceiro de conteúdo: compartilhando sua expertise complementar para oferecermos uma orientação ainda mais completa


post de b∑rb∑r∑ cruvinel sobre nossos produtos de estudo

Eu pensei: “Por que não?”. Eu queria ir estudar em alguma universidade nos eua, acabava de surgir uma oportunidade. Ajuda nunca é demais, certo? Então eu resolvi me inscrever. O resultado quem segue esse blog já sabe: entrei para o programa e ele me ajudou absurdamente nos meus applications. Está certo que não foi assim para todos os mentees, mas eu dei bastante sorte e fui orientada por uma mentora incrível e tive bastante ajuda da coordenação do programa.

http://barbara.olimpiadascientificas.com/2013/06/24/fundacao-estudar/

Daí saíram os resultados, e omg! Eu estava sem bolsa. Como eu faria para ir para os eua? Então, a fe lançou a E assim eu fui ajudada pela primeira vez pela Fundação

plataforma de crowdfunding para conseguir o dinheiro

Estudar [fe]. Eu ouvi falar da fe pela primeira vez em 2011,

para a minha bolsa e para outros tantos mentees do

quando eu estava começando minhas pesquisas sobre como

Prep Program de 2012. Daí meu nome foi para os jornais

ir estudar nos eua. Desde então, eu não imaginava quão

e, apesar de a exposição ter me gerado aspectos bastante

presente ela se tornaria na minha vida.

negativos, me trouxe muitas coisas boas também, como conhecer melhor o ifusp, conhecer gente fantástica,

Foi através de um post feito na página da fe que eu ouvi

conseguir centenas de apoiadores etc. Foi assim que a fe

falar pela primeira vez do Prep Program, que na época era

me ajudou de maneira significativa pela segunda vez.

do Instituto de Liderança do Rio [il-rio] e que agora é da própria Fundação Estudar. Entrando no link, havia o se-

Veio então o processo do Programa de Bolsas da fe, o mais

guinte texto:

antigo projeto da Estudar e um dos mais complicados de entrar. Este ano foram 11 mil candidatos para 30 vagas.

Programa auxilia jovens interessados em estudar nos

Ok, teve gente muito, muito, muito boa que não entrou

eua .

O Instituto de Liderança do Rio [il-rio], organiza-

(eu mesma fiquei bastante chateada). Mas eu entrei! \o/

ção que fomenta o desenvolvimento de liderança no Brasil

E fiquei feliz porque, apesar de o valor da bolsa da fe não

por meio de apoio à educação, anuncia a inscrições para

cobrir muita coisa do total da universidade, ele cobre uma

o Prep Program, que estarão abertas até 31 de maio. O

parte e é uma ajuda bastante bem-vinda. Fora isso, não

programa tem como objetivo ajudar jovens estudantes

teve uma vez que eu tenha entrado na sede da Estudar ou

brasileiros a ingressarem nas melhores universidades dos

em um dos eventos da fe em que eu não tenha conhecido

Estados Unidos, como Columbia, Harvard, Stanford e Yale.

gente muito boa naquilo que faz, gente que inspira. Assim,

Os candidatos que passarem pela triagem da il-rio recebe-

a fe começou a me ajudar pela terceira vez de maneia bas-

rão mentoring  como preparação para o processo seletivo

tante relevante. Agora, espero poder retribuir em dobro

das universidades. Além disso, os participantes poderão

tudo o que ela fez e tem feito por mim.

ganhar bolsas de estudo parciais ou integrais. Para mais informações, acesse www.ilrioprep.com.


depoimentos do imp∑cto n∑ vid∑ dos jovens

“em momentos de desespero, qu∑ndo tudo p∑reci∑ que i∑ “o processo seletivo nos eu∑ é bem m∑is ∑br∑n∂ente que o d∑r err∑do, meu mentor e ∑ coorden∑dor∑ do prep me br∑sileiro e requer ∂r∑nde dedic∑ção. o prep pro∂r∑m me ∂uiou no processo, sej∑ n∑ prep∑r∑ção às entrevist∑s, orient∑v∑m e motiv∑v∑m ∑ se∂uir ∑diante. o pro∂r∑m∑ foi n∑s liter∑lmente centen∑s de revisões de red∑ções ou no muito import∑nte p∑r∑ o meu sucesso no ∑pplic∑tion!” preenchimento de lon∂os formulários , contribuindo p∑r∑ minh∑ ∑ceit∑ção em f∑culd∑des extrem∑mente seletiv∑s, sendo st∑nford m∑is seletiv∑ que qu∑lquer outr∑ f∑culd∑de top.” l∑wrence mur∑t∑, prep ∑lumni 2012 ∑prov∑do em st∑nford universit∏

iv∑n t∑deu, prep ∑lumni 2012 ∑prov∑do no m∑ss∑chusetts institute of technolo∂∏


c∑rreir∑

∑cesso ∑ melhores opções de c∑rreir∑

A plataforma de carreira surge com o objetivo de apoiar o jovem em sua trajetória profissional. Desde a escolha de sua área de atuação até preparação e acesso às melhores oportunidades de trabalho.

c∑rreir∑ ∑cesso ∑ oportunid∑des de tr∑b∑lho

jovem profission∑l

prep∑r∑ç∑o prep∑r∑çao p∑r∑ ∑cess∑r o merc∑do

l∑bor∑tório estud∑r lider∑nç∑ n∑ pr∑tic∑

3 produtos

port∑l de c∑rreir∑s

2 produtos

produtos

1

inform∑ç∑o e orient∑ç∑o inform∑ç∑o e orient∑ç∑o de qu∑is ∑re∑s e c∑rreir∑s seguir

∑cesso ∑cesso ∑ oportunid∑des de tr∑b∑lho

lig∑s universit∑ri∑s


port∑l de c∑rreir∑ one stop shop de c∑rreir∑ p∑r∑ jovens

A Fundação Estudar tem o objetivo de criar em 2013 o maior e melhor portal de carreira do Brasil para apoiar jovens talentos nos seus desafios profissionais e de carreira. lançamento em 2013

propost∑ de v∑lor dissemin∑r mindset e v∑lores d∑ fund∑ção estud∑r entre universitários e recém-form∑dos.

oferecer inform∑ção e orient∑ção de como tr∑nsform∑r o br∑sil ∑tr∑vés de divers∑s c∑rreir∑s em diferentes setores

∑jud∑r o jovem ∑ ∑cess∑r oportunid∑des de tr∑b∑lho n∑s m∑is divers∑s áre∑s do conhecimento


jovem profission∑l pro∂r∑m∑ de orient∑ç∑o de c∑rreir∑

O Portal de Carreira da Fundação Estudar já nasce com um programa de orientação online. A iniciativa tem como objetivo levar orientação de qualidade aos jovens brasileiros, contribuindo para que sonhem mais alto e façam escolhas profissionais que potencializem seus talentos e impacto. O programa, criado na estrutura de um mooc (Massive Open Online Course), é realizado por dois especialistas em orientação de carreira e oferece conteúdo de autoconhecimento, oportunidades de estudo e perspectivas de carreira.

lanÇamento

resultado 2013 ytd

Junho 2013

• Mais de 1500 inscritos

meta 2013

como contribuir

• Oferecer o curso a 1000  estudantes

• 20% de retenção dos iniciantes • Alta taxa de satisfação  com o programa

Doador: investindo no programa Mentor: doando tempo para discutir carreira com os jovens


l∑bor∑tório estud∑r form∑ç∑o de jovens lider∑nç∑s

O Laboratório Estudar é um programa de formação voltado para jovens de alto potencial que desejam dei-

∑lc∑nce do progr∑m∑

xar a sua marca na sociedade. Através de um processo de seleção, formação e integração únicos, a Fundação Estudar impulsiona os participantes a desenvolverem suas idéias, atuarem em redes e aprimorarem as competências necessárias para atingir grandes objetivos.

lançamento Agosto 2012 resultados 2012 • 1200 jovens inscritos • 250 jovens treinados metas 2013

s∑o p∑ulo - sp rio de j∑neiro - rj belo horizonte - m∂ br∑síli∑ - df porto ∑le∂re - rs recife - pe

• Treinar 600 jovens resultados 2013 ytd • Mais de 1100 jovens inscritos • Início do programa em julho • 58 jovens em treinamento


depoimentos

“est∑v∑ já ∑ qu∑se um ∑no estud∑ndo o merc∑do p∑r∑ ∑ ∑bertur∑ de um ne∂ócio próprio. estud∑ndo, estud∑ndo e estud∑ndo, m∑s f∑lt∑v∑ ∑quele empurrão p∑r∑ decidir qu∑l c∑minho se∂uir e começ∑r ∑ coloc∑r em prátic∑. o l∑bor∑tório estud∑r foi o empurrão que f∑lt∑v∑! montei ∑ minh∑ empres∑ e hoje estou me dedic∑ndo ∑o meu verd∑deiro sonho.”

“o l∑bor∑tório estud∑r é um∑ experiênci∑ incrível p∑r∑ você se inspir∑r e s∑ir com ∑ certez∑ de que o seu sucesso, n∑ form∑ que você ∑ssim o vê, está muito m∑is próximo que você im∑∂in∑ e depende ∑pen∑s de você. t∑mbém é um∑ experiênci∑ incrível p∑r∑ conhecer pesso∑s re∑lmente comprometid∑s com os seus ide∑is.”

bárb∑r∑ rezende l∑bor∑tório estud∑r 2012 – edição belo horizonte

dou∂l∑s ∂i∂lioti l∑bor∑tório estud∑r 2012 – edição são p∑ulo


lider∑nç∑ n∑ pr∑t c∑

inspir∑ç∑o ∑tr∑vés de exemplos

O Liderança na Prática surge para incentivar jovens com potencial de liderança a sonhar e agir grande, através dos exemplos de vida e carreira de líderes da atualidade. Consiste em uma série de talk-shows em univesidades onde presidentes de grandes empresas compartilham suas histórias com jovens universitários, fornecendo conteúdo inspirador e de qualidade.

edições re∑liz∑d∑s f∂v-sp romero rodri∂ues, busc∑pé insper ∑ntonio m∑ciel neto, suz∑no fe∑-usp l∑ércio cosentino, totvs unic∑mp márcio utsch, ∑lp∑r∂∑t∑s jewc m∑teus b∑ndeir∑, f∑lconi puc-rio otávio ∑zevedo, ∑ndr∑de ∂utierrez ufm∂ s∑lim m∑tt∑r, loc∑liz∑ unb p∑ulo b∑silio, ∑ll ufpr mi∂uel kri∂sner, o boticário ufrj mário ch∑d∏, spoleto f∂v-sp sér∂io ch∑i∑, nextel con∑je-eneej m∑rcelo odebrecht, ∂rupo odebrecht

resultados 2012 • 5000 universitários participantes


li∂∑s universit∑ri∑s

∑cesso ∑ oportunid∑des de merc∑do

As Ligas Universitárias nascem da demanda de jovens universitários acessarem com mais eficiência os mercados que têm interesse. As Ligas são organizadas pelos próprios alunos e tem como objetivo levar informação de carreira, preparação e acesso a diversos setores.

lançamento em 2013

propost∑ de v∑lor contribuir p∑r∑ ∑ form∑ç∑o profission∑l e ∑cesso ∑ ∑re∑s específic∑s. ex: merc∑do fin∑nceiro, ∂est∑o empres∑ri∑l, empreendedorismo

re∑liz∑r ∑tivid∑des de c∑p∑cit∑ç∑o

promover ∑ ∑re∑ de ∑tu∑ç∑o no meio universit∑rio

∂er∑r oportunid∑des de envolvimento e in∂resso ness∑s ∑re∑s


bolsistas que p∑trocin∑dores quitaram pesso∑s júridic∑s [julho-2012 ∑ julho-2013] bolsas 2012-2013 ∑ll∑n ∑∂ui∑r b∑stos [1993] mb∑ - st∑nford universit∏

m∑ntenedores ∑mbev b∑nco bt∂ p∑ctu∑l f∑lconi consultores de result∑dos e∂re∂i∑ cum l∑ude

∑m∑ur∏ m∑rtins t∑k∑ki [2009] ∑dministr∑ção de empres∑s - f∂v / bri∂h∑m ∏oun∂ universit∏

do∑ções entre r$ 350.001,00 - 750.000,00

fund∑ção lem∑nn summ∑ cum l∑ude

∑ndré cl∑rk juli∑no [2001] mb∑ - new ∏ork universit∏ d∑niel c∑stilho de oliveir∑ [2006] ∑dministr∑ção - fec∑p

do∑ções entre r$ 200.001,00 - 350.000,00

instituto ∑r∑p∏∑ú - ∂uilherme peirão le∑l it∑ú-unib∑nco m∑xim∑ cum l∑ude do∑ções entre r$ 100.001,00 - 200.000,00

m∑theus edu∑rdo m∑rtins [2007] en∂enh∑ri∑ ∑mbient∑l - usp são c∑rlos n∑th∑li∑ wurzler bellizi∑ [2009] mb∑ - st∑nford universit∏ rodolfo chun∂ [2005] mb∑ - h∑rv∑rd business school

∑ll - ∑méric∑ l∑tin∑ lo∂ístic∑ ∂p investimentos instituto semei∑ – pedro p∑ssos e f∑míli∑ instituto votor∑ntim it∑ú bb∑ jpmor∂∑n votor∑ntim industri∑l m∑∂n∑ cum l∑ude

rodri∂o menezes h∑n [1997] economi∑ - universit∏ of chic∑∂o sus∑n∑ cordeiro ∂uerr∑ [2009] mp∑ intern∑tion∑l development h∑rv∑rd universit∏

do∑ções entre r$ 50.001,00 - 100.000,00

3∂ c∑pit∑l - bern∑rdo vieir∑ hees ∑mil ∑ssistênci∑ médic∑ intern∑cion∑l cox c∑pit∑l m∑n∑∂ement fund∑ção fil∑ntrópic∑ ∑rym∑x polo c∑pit∑l ∂estão de recursos ltd∑.

cum l∑ude

do∑ções entre r$ 25.001,00 - 50.000,00

p∑cific investimentos - verônic∑ serr∑ parceiros operacionais ∑tmo di∂it∑l british council burst cje-fiesp colé∂io motivo colé∂io s∑nto ∑ntônio cri∑cittá m∑rketin∂ ceno∂ráfico cultur∑ in∂les∑ deloitte touche tohm∑tsu ∑uditores independentes dm9ddb dmrh / ci∑ de t∑lentos dux institute ezle∑rn fk p∑rtners ∂rupo ∑bril ∂rupo máquin∑ pr icts ∂lob∑l insper mb∑ empres∑ri∑l outb∑ck ste∑khouse primeir∑ escolh∑ m∑xin tv universid∑de de br∑síli∑ vieir∑, rezende, b∑rbos∑ e ∂uerreiro ∑dvogados virid


pesso∑s físicas [julho-2012 ∑ julho-2013] m∑gn∑ cum l∑ude do∑ções entre r$ 50.001,00 - 100.000,00

c∑rlos ∑lves de brito cláudio ∂∑rci∑ cláudio josé c∑rv∑lho de ∑ndr∑de flori∑n b∑rtunek cum l∑ude do∑ções entre r$ 25.001,00 - 50.000,00

pedro henrique coury m∑c dowell p∑trocin∑dores do∑ções entre r$ 10.001,00 – 25.000,00

∑ndre street edu∑rdo pontes h∑ns lin m∑teus ∑ffonso b∑ndeir∑ peter rodenbeck r∑∏mundo ornell∑s freire neto ric∑rdo m∑rques ∂∑rci∑s rosi∑ne pecor∑ colaboradores do∑ções até r$ 10.000,00

∑d∑m roth sin∂erm∑n ∑n∑ p∑ul∑ m∑rtinez ∑ndrew reider c∑mil∑ de oliveir∑ ∂onç∑lves c∑rlos fern∑ndo vieir∑ ∂∑mbô∑ cláudio m∑urício freddo colin butterfield edu∑rdo f∑ri∑ de c∑rv∑lho elsen christi∑n c∑rv∑lho c∑rmo fern∑ndo quint∑n∑ merino fr∑ncisco loffredi rodolfo

∂∑briel∑ c∑seff ∂uim∑rães ∂uilherme bokel c∑tt∑-pret∑ j∑son m∑tthew d∏ett jo∑n∑ c∑nedo de b∑rros joão l∑io p∑z de melo so∑res john m∑rcos hindm∑rsh luc∑s mour∑ s∑nt∑n∑ luis felipe ∑d∑ime m∑rcelo pechino h∑ll∑ck mich∑el esrubilsk∏ p∑ulo h∑roldo m∑nnheimer ren∑t∑ s∑wchuk mour∑ ric∑rdo c∑m∑r∂o veir∑no e is∑bel lustos∑ veir∑no ric∑rdo mollic∑ jourd∑n rodri∂o vil∑rdo vell∑ sus∑n l∏ons thom∑s prufer e ∑m∑nd∑ w∑rd wolff kl∑bin

conselho ∑ndré esteves ∑nn∑ victori∑ lem∑nn ∑ntonio c∑rlos ∑u∂usto ribeiro bonchristi∑no c∑rlos ∑lberto d∑ vei∂∑ sicupir∑ cecíli∑ de p∑ul∑ m∑ch∑do sicupir∑ flori∑n b∑rtunek joão c∑stro neves jor∂e p∑ulo lem∑nn m∑rcel herrm∑nn telles m∑rcelo s∑ntos b∑rbos∑ m∑teus affonso b∑ndeir∑ p∑ulo cez∑r c. br∑nco ch∑ves de ∑r∑∂ão ren∑to m∑zzol∑ rodri∂o leon∑rdo ∑nunci∑to

comitê executivo flori∑n b∑rtunek m∑rcelo s∑ntos b∑rbos∑ ren∑to m∑zzol∑ rodri∂o leon∑rdo ∑nunci∑to

time ∑lex∑ndre thomé ∑m∑nd∑ w∑rd ∑m∑uri bordini moureir∑ ∑n∑m∑ír∑ pereir∑ sp∑∂∂i∑ri souz∑ c∑et∑no c∑rrez∑tto cássio ∑lex∑ndre p. silv∑ ∑lkmin d∑niel ribeiro quint∑ d∑nilo de p∑ulo santos dou∂l∑s meir∑ pereir∑ de melo erik∑ fern∑ndes d∑nt∑s ∂er∑ldo f∑bio ric∑rdo jun∂ tr∑n ∂i∑n∑ ∑ndonini l∑il∑ p∑r∑d∑-worb∏ m∑rcio m∑s∑ki tomi∏oshi m∑ri∑n∑ ∂onç∑lves de sous∑ m∑riel be∑triz vieir∑ r∑f∑el neves bi∑zão ren∑t∑ pereir∑ mor∑es rodri∂o c∑pel teles ro∂ério ∑r∑∂ão qu∑resm∑ steph∑nie velozo crispino t∑m∑r∑ str∑n∂ lous∑d∑ th∑∏l∑n ∑u∂usto bodd∏ toth ti∑∂o de lucc∑ pizzolo ti∑∂o lim∑ mitr∑ud de c∑stro leite


fin∑nceiro (demonstr∑ç∑o de result∑dos)

demonstr∑ção do result∑do p∑r∑ o exercício findo em 31 de dezembro de 2012 (em r$, cent∑vos omitidos) not∑

31/12/12

31/12/11

1,187,585 2,303,313 82,753 3,573,651

964,295 2,579,962 71,893 3,616,150

custos e despesas bols∑s de estudo

-848,210

-885,085

pesso∑l

-957,809

-701,632

projetos e ∑dministr∑tiv∑s

-2,446,046

-1,468,251

depreci∑ção e ∑mortiz∑ção tot∑l dos custos e despes∑s

-18,501 -4,270,566

-15,553 -3,070,521

receit∑s fin∑nceir∑s

554,530

440,689

despes∑s fin∑nceir∑s

-63,624

-42,137

490,906

398,552

-206,009

944,181

receitas do∑ções - pesso∑ físic∑ do∑ções - pesso∑ jurídic∑ inscrições tot∑l de receit∑s

1

resultado financeiro

result∑do fin∑nceiro tot∑l

superavit (deficit) do exercício not∑ 1: inclui r$ 625.000 c∑pt∑dos em 2012 m∑s diferidos p∑r∑ projetos de 2013

1


balanço patrimonial levantado em 31 de dezembro de 2012 (em r$, centavos omitidos) ∑tivos

31/12/12

31/12/11

4,532,829 614,854 9,099 5,156,782

4,383,156 636,057 88,202 5,107,415

1,012,297 54,868 1,851

1,012,297 61,333 2,687

tot∑l dos ∑tivos n∑o circul∑ntes

1,069,016

1,076,317

total dos ativos

6,225,798

6,183,732

31/12/12

31/12/11

circulantes provis∑o p∑r∑ féri∑s e enc∑r∂os soci∑is provis∑o p∑r∑ bônus fornecedores receit∑ diferid∑ de projetos tot∑l dos p∑ssivos circul∑ntes

4,532,829 614,854 9,099 9,099 5,156,782

4,383,156 636,057 88,202 88,202 5,107,415

patrimônio social p∑trimônio soci∑l tot∑l dos ∑tivos n∑o circul∑ntes

1,012,297 1,069,016

1,012,297 1,076,317

tot∑l dos ativos

6,225,798

6,183,732

circulantes c∑ix∑ e equiv∑lentes de c∑ix∑ ∑plic∑ções fin∑nceir∑s outros créditos tot∑l dos ∑tivos circul∑ntes não circulantes investimentos imobiliz∑do int∑n∂ível

p∑ssivos e p∑trimônio soci∑l


bolsist∑s 2013

jovens de ∑lto potenci∑l futuros líderes br∑sileiros


1. ∑nderson fermini∑no rodri∂ues 19 anos, empreendedorismo, babson colle∂e pro∂r∑m∑dor desde os 11 ∑nos. já é um empreendedor di∂it∑l e desej∑ cri∑r nov∑s empres∑s foc∑d∑s em internet e tecnolo∂i∑. 2. bárb∑r∑ cruvinel s∑nti∑∂o 18 anos, física, yale university ∑p∑ixon∑d∑ por pesquis∑, desej∑ ser reconhecid∑ n∑ áre∑ ∑c∑dêmic∑. ∑cumulou 12 prêmios em competições científic∑s, dest∑c∑ndo-se ∑ med∑lh∑ de bronze no torneio intern∑cion∑l de jovens físicos — ∑ melhor cl∑ssific∑ção br∑sileir∑ n∑ históri∑ do evento. 3. die∂∂o ∑rm∑ndo vieir∑ thom∑z 23 anos, en∂enharia química, ufmg ∑lmej∑ ser pesquis∑dor e empreendedor, ∑li∑ndo descobert∑s científic∑s ∑ startups. seu projeto ∑tu∑l vis∑ solucion∑r problem∑s de corrosão em superfícies metálic∑s. 4. die∂o r∑f∑el dutr∑ do v∑lle de oliveir∑ 24 anos, direito, uerj desej∑ se∂uir c∑rreir∑ n∑ defensori∑ públic∑. busc∑ li∂∑r ∑ ∑c∑demi∑ à socied∑de e tr∑zer imp∑cto ∑o poder le∂isl∑tivo ∑tr∑vés de su∑ produção científic∑. 5. felipe ∑m∑r∑l de m∑ttos 26 anos, mba, university of pennsylvania quer ∑li∑r educ∑ção e tecnolo∂i∑ p∑r∑ tr∑nsform∑r o br∑sil. p∑r∑ isso, está desenvolvendo um∑ pl∑t∑form∑ online que prep∑r∑ estud∑ntes p∑r∑ o enem. 6. filipe edu∑rdo de oliveir∑ fr∑nç∑ 25 anos, mba, harvard university tr∑b∑lhou com fundos de private equity, lider∑ndo oito pesso∑s e um orç∑mento de 200 milhões. pl∑nej∑ empreender, prov∑velmente n∑ áre∑ de lo∂ístic∑.


7. guilherme recen∑ cost∑ 28 anos, llm, yale universit∏ doutor∑ndo em direito processu∑l civil, com foco em ∑rbitr∑∂em. pretende tr∑b∑lh∑r em um ór∂ão re∂ul∑dor como o cvm ou o cade, busc∑ndo um p∑ís m∑is liber∑l e que fomente o desenvolvimento econômico. 8. joão luc∑s de lim∑ pinheiro 22 anos, en∂enhari∑ eletrônica, ita ∑lmej∑ cri∑r ∑ m∑ior empres∑ de tecnolo∂i∑ do p∑ís. dentre seus projetos, encontr∑-se o que vis∑ reduzir os custos e ∑ument∑r ∑ produtivid∑de no cultivo de c∑m∑rão e tilápi∑. 9. joice to∏ot∑ 29 anos, joint degree mba + ma in education, stanford university ∑uxiliou n∑ reestrutur∑ção do pl∑no de c∑rreir∑ de 30 mil professores do est∑do do ∑m∑zon∑s. busc∑ melhor∑r ∑ educ∑ção públic∑ no p∑ís, sonh∑ndo em cheg∑r ∑ secretári∑ executiv∑ do mec. 10. josé frederico l∏r∑ netto 29 anos, mpp - master in public polic∏, harvard universit∏ p∑rticipou d∑ construção do pl∑no de reform∑ educ∑cion∑l de goiás, que fez o est∑do s∑lt∑r de 16º p∑r∑ 5º lu∂∑r no ideb. desej∑ continu∑r ∑tu∑ndo no setor público, possivelmente se c∑ndid∑t∑ndo ∑ um∑ eleição no futuro. 11. luc∑s c∑mpos p∑hl 26 anos, phd em ciências econômicas, university of rochester ∑ficion∑do por teorem∑s. desej∑ ∑plic∑r técnic∑s de m∑temátic∑ ∑v∑nç∑d∑ n∑ solução de problem∑s encontr∑dos no mundo de ne∂ócios, desde ∑nálise de riscos ∑té hi∂h-frequency tr∑din∂.

12. luc∑s de brito roch∑ 22 anos, en∂enharia civil, ita c∑ptou 2,5 milhões em investimentos p∑r∑ o curso pré-vestibul∑r sem fins lucr∑tivos que presidiu. ∑lmej∑ ser ceo de um∑ ∂r∑nde empres∑ p∑r∑ imp∑ct∑r muit∑ ∂ente com seu tr∑b∑lho. 13. luc∑s m∑rtins zomi∂n∑ni mendes 29 anos, mba, stanford university ∑o prest∑r vestibul∑r, p∑ssou em 1º lu∂∑r ∂er∑l n∑ usp, unic∑mp e fgv. hoje, é cofund∑dor e cmo d∑ se∂und∑ m∑ior v∑rejist∑ online de produtos de belez∑ do br∑sil. seu objetivo é se∂uir empreendendo ne∂ócios n∑ internet. 14. luiz fern∑ndo d∑ silv∑ sous∑ 21 anos, direito, puc-rio tornou-se bolsist∑ ism∑rt devido ∑o seu desempenho escol∑r. seu sonho é ∑jud∑r estud∑ntes com pouc∑s condições fin∑nceir∑s ∑ entr∑rem em excelentes universid∑des, ∑lém de inspir∑r outros jovens d∑ rocinh∑ e outr∑s comunid∑des ∑ se∂uirem seu c∑minho. 15. l∏s∑ndr∑ golh∑th knopp alves 27 anos, mba, universit∏ of chic∑∂o desej∑ empreender, cri∑ndo su∑ própri∑ startup. seu ∂r∑nde interesse pel∑ áre∑ de educ∑ção sur∂iu ∑pós experiênci∑s m∑rc∑ntes que teve com tr∑b∑lho voluntário ness∑ áre∑. 16. m∑ri∑n∑ rodri∂ues lopes 22 ∑nos, ciências econômicas, ufmg tr∑nsform∑ção soci∑l é o que lhe move. já se envolveu com divers∑s ongs e hoje tr∑b∑lh∑ no movimento min∑s, inici∑tiv∑ do ∂overno de min∑s ger∑is que vis∑ busc∑r soluções p∑r∑ problem∑s soci∑is do est∑do.


17. m∑teus scherer schwenin∂ 17 anos, ciências econômicas, insper já leu m∑is de 100 livros sobre fin∑nç∑s. quer tr∑b∑lh∑r com fundos de private equity, ∂erindo investimentos e desmistific∑ndo o merc∑do de ∑ções. 18. n∑di∑ moh∑mmed elm∑ss∑l∑mi ∑y∑d 19 anos, engenharia de materiais, ime ∑lmej∑ ser professor∑ e pesquis∑dor∑ n∑ áre∑ de bioengenh∑ri∑. seu sonho é descobrir ∑lgo que contribu∑ p∑r∑ ∑ regener∑ção de tecidos hum∑nos. em su∑ inici∑ção científic∑, pesquis∑ substitutos p∑r∑ tecidos e ossos. 19. n∑tháli∑ d∑ conceição leite dos s∑ntos 17 anos, física, bryn mawr college quer revolucion∑r ∑ educ∑ção no p∑ís ∑tr∑vés d∑ c∑p∑cit∑ção de nossos professores. ∑ind∑, está desenvolvendo um site com inform∑ções p∑r∑ ∑uxili∑r jovens ∑ escolherem su∑s c∑rreir∑s. vici∑d∑ em escrever, desej∑ um di∑ public∑r um livro. 20. r∑f∑el ∑ugusto d∑ silv∑ gonç∑lves 24 anos, engenharia eletrônica, ime conse∂uiu verb∑ de fin∑nci∑mento coletivo e está estrutur∑ndo um∑ pl∑t∑form∑ de ensino online. ∑tr∑vés dest∑ tecnolo∂i∑, desej∑ f∑cilit∑r o ∑cesso à educ∑ção de qu∑lid∑de por pesso∑s de b∑ix∑ rend∑. 21. r∑lf henrique frinzi toenjes 21 anos, administração, insper curs∑ três f∑culd∑des ∑o mesmo tempo, com excelente rendimento ∑c∑dêmico em tod∑s. possui um∑ ∑∂ênci∑ de publicid∑de e desej∑ continu∑r empreendendo, concili∑ndo lucro com imp∑cto soci∑l positivo.

22. ren∑n ferreirinh∑ c∑rneiro 19 anos, ciências econômicas, harvard university foi condecor∑do coronel-∑luno do colé∂io milit∑r do rio de j∑neiro. p∑rticip∑nte do prep pro∂r∑m, foi ∑prov∑do em 8 universid∑des no exterior. desej∑ cri∑r um∑ fund∑ção p∑r∑ identific∑r cri∑nç∑s com ∑lto potenci∑l e ∑judá-l∑s ∑ ∑lc∑nç∑rem seus objetivos. 23. ren∑to souz∑ s∑n∑bri∑ 21 anos, engenharia eletrônica, ita tr∑b∑lhou em empres∑ júnior, foi diretor do centro de empreendedorismo e presidente d∑ equipe de robótic∑ d∑ universid∑de. desej∑ ∑brir um∑ empres∑ de tecnolo∂i∑ em eletrônic∑ volt∑d∑ à indústri∑, ∑ssim como mostr∑r que este é um c∑minho viável p∑r∑ outr∑s pesso∑s. 24. rodri∂o ferreir∑ d∑ ros∑ 20 anos, matemática e física, yale university já estud∑v∑ físic∑ ∑v∑nç∑d∑, ál∂ebr∑ line∑r, ∑nálise re∑l e pro∂r∑m∑ção ∑ntes do ensino médio. f∑l∑ oito idiom∑s ∑lém do n∑tivo. quer tr∑b∑lh∑r como pesquis∑dor e professor universitário, investi∂∑ndo ∂r∑ndes teorem∑s d∑ m∑temátic∑. 25. stel∑ luz ∑ndre∑tt∑ herschm∑nn 26 anos, llm, duke university tr∑b∑lhou como ∑ssessor∑ jurídic∑ no ministério público do rio de j∑neiro, cuid∑ndo de ∑v∑li∑ções de imp∑cto ∑mbient∑l e estudos de licenci∑mento. quer desenvolver ∑ áre∑ de direito ∑mbient∑l no p∑ís, possivelmente ∑brindo um∑ ong no r∑mo. 26. victor venturi 17 anos, engenharia mecânica, caltech desde os 9 ∑nos pr∑tic∑ e compete no x∑drez. desej∑ re∑liz∑r um tr∑b∑lho inov∑dor envolvendo ener∂i∑ renovável e n∑notecnolo∂i∑, encontr∑ndo soluções que imp∑ctem ∑ vid∑ de milh∑res pesso∑s.


Este relatório foi composto com as fontes Chronicle e Politica. Os papéis utilizados foram Supremo Duo Design 250g/m² para capa e Paperfect Offset 104g/m², ambos da Suzano Papel e Celulose. A impressão fica a cargo da Pancrom, em julho de 2013.

Profile for Fundação Estudar

Relatório Anual 2013  

Relatório Anual 2013  

Profile for estudar
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded