Relatório Anual 2022 - Fundação Estudar

Page 1

RELATÓRIO ANUAL 2022

AMPLIANDO HORIZONTES

1


2


SUMÁRIO 05

MENSAGEM DE ABERTURA

06

30 ANOS DE FUNDAÇÃO ESTUDAR

12

LÍDERES ESTUDAR

16

CONHEÇA A TURMA 2022 DE LÍDERES ESTUDAR

34

PREMIAÇÕES E RECONHECIMENTOS

36

ESTUDAR FORA

44

NA PRÁTICA

50

SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

52

DOADORES, PARCEIROS E EQUIPE

58

MENSAGEM DO CONSELHO

3


Ampliando horizontes para o futuro Em 2021, celebramos os 30 anos de Fundação Estudar com uma série de ações educacionais muito especiais, tendo a participação de grandes professores e líderes de diversos setores do Brasil e do mundo.

ENCERRAMOS AS COMEMORAÇÕES orgulhosos de nossa trajetória, mas também conscientes da responsabilidade que toda nossa comunidade tem de contribuir para resolver problemas complexos do Brasil e de fazer com que a fundação seja ainda mais relevante a cada ano. 2022 marca o início da quarta década e o primeiro ano do novo planejamento trienal da Fundação Estudar. Concomitantemente, concluí os 3 anos da minha formação no OPM - Owner President Management, da Harvard Business School, que contribuiu para algumas decisões importantes do triênio. Dentre os vários frameworks de negócios que aprendi, destaco um simples, mas poderoso, que levo da aula “Building Great Organizations” do professor de liderança Boris Kroysberg. Uma análise do desempenho de grandes empresas que se mantiveram sólidas ao longo de quatro décadas identificou 4 fatores críticos de sucesso que todas tinham em comum e que levam uma organização a ser excelente: 1 uma estratégia bem definida e claramente comunicada, 2 uma cultura e valores de alta performance, 3 uma estrutura que simplifica a forma como as pessoas

4


Na Estudar, estamos buscando aprimorar estes princípios. Com o apoio da Bain & Company, criamos nosso planejamento estratégico trienal que pode ser sintetizado em cinco frentes de atuação.

Orientar melhor nossos milhões de usuários digitais através de uma jornada sobre estudo e carreira nos portais Na Prática e Estudar Fora, conectando os jovens a melhores oportunidades e levando-os a aprofundar seu conhecimento através dos programas da Fundação Estudar;

Formar uma comunidade de excelentes Tech Fellows, que ajudem a inspirar e influenciar cada vez mais jovens a aprenderem sobre tecnologia, contribuindo para a formação de talentos na área e redução de um dos riscos de desenvolvimento do país.

Nosso modelo de sustentabilidade financeira continua híbrido e se fortalece com cada vez mais empresas e doadores dispostos a contribuírem de forma mais expressiva e contínua. Nossos parceiros são como sócios dispostos a inovar e crescer e entendem que investimentos em educação fazem a diferença no longo prazo.

São elas:

Aumentar o market share do Prep dentre os estudantes brasileiros das melhores universidades dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que mantendo a excelência da taxa de aprovação;

Além de uma estratégia de impacto mais clara e integrada, a estrutura que fundamenta esta operação vai ganhar investimentos em dados e tecnologia, permitindo que a gente cresça de forma mais inteligente.

trabalham e 4 uma operação executada de forma consistente e norteada para satisfazer seus clientes.

Oferecer de forma contínua e mais profunda desenvolvimento para jovens em início de carreira o por meio da Escola de Liderança, modelo de assinatura digital acessível ao jovem e um novo modelo de negócio;

Não só acreditamos, mas temos evidências (até mesmo científicas) que as experiências, as oportunidades de carreira e de estudo que ofertamos aumentam o potencial de impacto de milhares de jovens e, assim, eles estão cada vez mais capazes e comprometidos a solucionarem os principais problemas do país. Nossos esforços são muitos mas têm o objetivo único de formar uma rede de gente que de fato transforma.

Contribuir com a formação de Líderes Estudar para que se tornem ainda mais transformadores, por meio do estímulo à cultura de excelência, fomento para criarem relações profundas e de alta qualidade, oportunidades de carreira e investimentos e acesso contínuo a conhecimento de excelência;

ANAMAÍRA SPAGGIARI Diretora Executiva da Fundação Estudar

5


Transformações gerando Transformações O legado das comemorações de 30 anos da Fundação Estudar, que aconteceram durante todo o 2º semestre de 2021, é um instigante material para as próximas gerações de líderes Na programação deste evento, contamos com muitas participações especiais:

PARA ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS, completar 30 anos é raro - menos de 5% delas chegam lá.

01. Júlia Evangelista e Roger Koeppl, Líderes Estudar 2012 e mestres de cerimônia do evento.

Alcançar este marco foi motivo para celebrar com orgulho a história que a Fundação Estudar trilhou até aqui impactando milhões de vidas pelo Brasil. Também representou um momento de reflexão sobre como aumentar ainda mais a nossa relevância na formação de Líderes Transformadores.

02. André Hamra, Líder Estudar 2017 e um dos aprovados para segunda bolsa em 2022, participa de momento de perguntas e respostas.

Para cumprir esses grandes objetivos, nada seria melhor do que usar as próprias comemorações de 30 anos da Fundação Estudar. E assim foi.

03. Carlos Henrique Pegurier, Líder Estudar 1996, faz sua pergunta no painel sobre Liderança e Talentos.

A partir de uma agenda educacional que colocou em voga temas relevantes para o futuro e foi conduzida por grandes especialistas e professores de renomadas universidades do mundo, criamos uma série de eventos, em diferentes formatos.

04. Espaço para networking durante o Lidera comemorativo de 30 anos da Fundação Estudar.

Eles aconteceram entre Junho e Dezembro de 2021, atualizando a visão global, democratizando o acesso ao conhecimento de ponta e preparando nossas redes de talentos para conduzirem mudanças fundamentais para o país.

05. Renan Ferreirinha, Líder Estudar 2013 e Deputado Estadual pelo Rio de Janeiro; Marcel Telles, Fundador e Conselheiro Vitalício da Fundação Estudar e Tiago Mitraud, ex Diretor Executivo da Fundação Estudar e Deputado Federal.

Disseminamos exemplos e geramos aprendizados de excelência em larga escala, com o apoio de parceiros de imprensa, e destacamos a cobertura do Lidera 2021 – 30 anos, feita pelo portal Exame.

6


1

2

3

4

5


6

7

9

8

10


A AGENDA ROBUSTA, TANTO EM TEMÁTICAS QUANTO EM PALESTRANTES, FEZ COM QUE MAIS DE

119.000

PESSOAS FOSSEM IMPACTADAS NAS REDES SOCIAIS DA FUNDAÇÃO ESTUDAR PELOS CONTEÚDOS GERADOS

DURANTE O LIDERA 2021.

06. Beto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles em painel com 4 jovens Líderes representando a comunidade em suas áreas de atuação - ciência, tecnologia, política, mercado financeiro e empreendedorismo: Giovani Rocha, Líder Estudar 2018; Pedro Franceschi, Líder Estudar 2014; Tábata Amaral, Líder Estudar 2013; e Tatiana Rezende, Líder Estudar 2007.

11

07. Ricardo Geromel, sócio da 3G Radar, em painel sobre a China, que deixou de ser um país miserável para se tornar, em breve, a maior potência global. 08. Formiga, medalhista olímpica pela Seleção Feminina de Futebol por duas vezes. 09. Anamaíra Spaggiari, Diretora Executiva da Fundação Estudar; Ana Paula Pereira, diretora executiva do Instituto Sonho Grande e Líder Estudar 2018; Marcel Telles, Fundador e Conselheiro Vitalício da Fundação Estudar; Mariana Monteiro, Diretora Executiva do Ismart e Luiza Guntovitch, da Telles Foundation e apoiadora da Frente Tech há 2 anos. 10. Os professores da Harvard Business School Claudio Fernandez-Araóz e Nitin Nohria compartilham sobre Liderança e Talentos. 11. Florian Bartunek, Presidente do Conselho da Fundação Estudar 12. Carlos Brito, Líder Estudar número 0 e ex CEO da Anheuser-Busch InBev, compartilha suas reflexões sobre como adaptou sua liderança nos últimos 30 anos e o que vê na relação entre negócios, governo e sociedade.

12


O que fica dos 30 anos da Fundação Estudar Foram mais de 30 horas de conteúdo de ponta sobre Liderança e Transformação compartilhado com nossas redes e disseminado em nossos canais

AULAS ESPECIAIS Com a participação de professores mundialmente reconhecidos, também fortalecemos nosso relacionamento com universidades de ponta como Harvard, Stanford e Oxford, e nos conectamos com novos nomes, trazendo inovação e diferentes perspectivas para os encontros. Também identificamos uma grande oportunidade de continuar nos aproximando de grandes figuras das universidades nos Estados Unidos para gerarmos ainda mais valor para a Comunidade de Líderes e rede estendida.

PERENIZAR TODOS os aprendizados compartilhados pelos nossos convidados e convidadas foi um desafio que, desde o início, permeou o processo de criação da agenda educacional comemorativa de 30 anos.

Ao todo, nossos convidados conduziram 6 aulas temáticas sobre Saúde, Liderança Transformadora, Tecnologias do Futuro, Sustentabilidade Econômica e Ambiental, Governança Democrática e Poder e Influência.

Acreditamos que transformar todo o conhecimento gerado por e para nossa rede - ao longo deste ano em que completamos três décadas - em um material que inspire, informe e influencie pessoas Brasil afora é nossa responsabilidade e parte da missão. Por isso, além da cobertura feita pelo portal Na Prática e por nossos parceiros de mídia, criamos um site institucional que reúne todo este conteúdo multimídia - do próprio Lidera, de nossas aulas especiais, de podcasts comemorativos e muito mais.

11

professores

8

Harvard University

2

Stanford University

+720 participantes

+1060

Acesse o site usando o QR Code acima.

participações NPS 82 dos 7 encontros

10

1

University of Oxford


“Os professores trouxeram perspectivas muito inovadoras. Foi excelente! Não só a convivência com outros bolsistas, mas também a troca franca de ideias onde uns aprenderam com os outros e se criou um ambiente super instigador.” Cláudia Elisa Soares LÍDER ESTUDAR 1997

“As sessões de Tecnologia foram extremamente marcantes! Temas fundamentais e discussões que seguem ecoando por aqui. Gostaria que tivessem eventos assim com mais frequência.” Ricardo Geromel PARCEIRO - SÓCIO DA 3G RADAR

30 ANOS POR 30 LÍDERES ESTUDAR Entre as ações comemorativas, também elaboramos uma série de mini podcasts com Líderes Estudar. O objetivo era entender como cada um deles têm deixado o seu legado e descobrir qual é a visão de futuro de quem já é referência em áreas essenciais para o desenvolvimento da sociedade.

André Penha

Entre eles, estão André Penha, Líder Estudar 2010, que compartilha a sua visão sobre Empreendedorismo; Felipe Rigoni, Líder Estudar 2017, que fala sobre como quer ver a política brasileira daqui há 30 anos e Ana Paula Pereira, Líder Estudar 2018, que comenta sobre a importância da educação de qualidade para alcançarmos igualdade de oportunidades.

Felipe Rigoni

Confira cada um destes conteúdos pelos QR Codes ao lado.

Ana Paula Pereira

11


Líderes Estudar Uma rede de líderes formados nas melhores universidades do mundo e com alto potencial para gerar grandes transformações no Brasil

HÁ 31 ANOS, a Fundação Estudar seleciona os jovens mais brilhantes do país, oferecendo bolsas de estudos para cursarem as melhores universidades do Brasil e do mundo. Esses jovens passam, então, a fazer parte da Comunidade de Líderes da Estudar, recebendo todo o suporte necessário para acelerarem o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Durante o processo de seleção do Programa, buscamos por talentos que tenham em comum:

Trajetória acima da média: mostrando capacidade de execução por meio de um histórico de conquistas e resultados fora da curva, levando em conta a sua realidade.

Potencial de impacto: com clareza de ambições futuras, coerência, foco e busca por conhecimento.

Alinhamento com a Fundação Estudar: tanto em termos de valores quanto com a cultura de giveback.

De 1991 a 2022, saltamos de 3 bolsistas para uma rede formada por 790 Líderes Estudar. 12


Este crescimento foi acompanhado por uma melhoria contínua no processo de seleção e recrutamento para conseguirmos, ano após ano, identificarmos os jovens de maior potencial e tornar cada etapa de avaliação ainda mais eficiente.

2022

790 bolsistas

2013

443 bolsistas

2006

225 bolsistas

“Entre jovens com tanta excelência acadêmica e grandes destaques em suas trajetórias, o que faremos para conseguir avaliar potencial? Para responder essa pergunta, buscamos ajuda de um dos maiores especialistas do mundo em talentos, o Professor de Harvard e sócio da Egon Zehnder, Claudio Fernández-Aráoz, que contribuiu com feedbacks sobre nosso processo e um treinamento para a equipe da Fundação Estudar” PATRÍCIA AGUIAR Líder Estudar 2007, Head de Redes e Seleção

1998

1991

115 bolsistas

Em 2022, o Programa de Bolsas Líderes Estudar selecionou 30 novos bolsistas, sendo 13 para pós-graduação e 17 para graduação. “A participação da própria Comunidade durante o processo de seleção foi essencial. Contamos com a ajuda de 167 Líderes Estudar, que doaram mais de 1355 horas do seu tempo!”, destaca Patrícia.

3 bolsistas

13


PÓS-GRADUAÇÃO

NÚMEROS DO PROCESSO LÍDERES 2022

3 Master

17

6 MBA

Finalistas

(10.038 inscritos) 4 MPA/MPP

33.876

INSCRITOS 104 Bolsistas ajudaram a divulgar o Programa em Universidades 286 Inscrições foram feitas pela rede da Fundação Estudar e, delas, 165 foram indicações de Líderes Estudar

3.164

FINALIZADOS

516

4 PhD

47%

dos candidatos que chegaram à etapa final são de pós-graduação. Com este número, atingimos a maior taxa de pós-graduação entre os finalistas nos últimos 3 anos.

66

ENTREVISTAS COMITÊ INDIVIDUAIS DE LEITURA 12 Entrevistadores

1.320 VÍDEOS

227

36

PAINEL COM FINALISTAS BOLSISTAS 48 Bolsistas na seleção 90 Entrevistas técnicas

ÁREA DE ATUAÇÃO

ÁREA DE ATUAÇÃO

HARVARD: Top School mais representativa, com 8 dos 17 finalistas de pós-graduação.

6 Empreendedorismo e Gestão Privada 5 Governo e Gestão Pública 2 Terceiro Setor 2 Saúde 2 Pesquisa Acadêmica

5 Governo e Gestão Pública 5 Empreendedorismo e Gestão Privada 5 Saúde 2 Terceiro Setor 2 Pesquisa Acadêmica

2 Duplo diploma

3 Graduação no Brasil

19

26%

Finalistas

(23.838 inscritos)

da Comunidade de Líderes ajudaram diretamente a entregar o processo de seleção do Programa de bolsas Líderes Estudar

14 Graduação no exterior

GRADUAÇÃO 14

30

SELECIONADOS PARA A TURMA 2022


CONHEÇA O PERFIL DOS LÍDERES ESTUDAR 2022 1

2

Pará

47%

Rio Grande do Norte

1

Ceará

foram indicados pela rede da Fundação Estudar (Comunidade de Líderes e Parceiros).

39%

1

2

1

Distrito Federal

2

Goiás

3

Minas Gerais

3

Paraná

3

1

Rio de Janeiro

Santa Catarina

47%

1 UC Berkeley

3

1 UNB

26

1 Stanford*

1 Pomona College

1 Notre Drame

1 Northwestern

1 Minerva

1 Embry-Riddle Aeronautical

1 Duke

1 Denison University

1 Carnegie Mellon

2 Columbia*

dos finalistas para graduação são das 10 melhores universidades americanas (Ivy Leagues + Ivy Like - Stanford/MIT).

São Paulo

UNIVERSIDADES 20 universidades, sendo que Harvard, UPenn e Columbia são as mais frequentes. 5 das 10 Ivy League/Like estão representadas na turma (*)

9 Harvard*

32%

9

1 UCL

dos finalistas para pós-graduação são das 10 melhores universidades americanas (Ivy Leagues + Ivy Like - Stanford/MIT).

2 UPenn*

76%

1

Rio Grande do Sul

1 UChicago

foram parte do programa Prep Estudar Fora.

1

1 Yale*

17%

Pernambuco

Sergipe

1 UNIFESP

participaram de cursos e/ou eventos do Na Prática da Fundação Estudar.

1 USP

são das 10 melhores universidades americanas (Ivy Leagues + Ivy Like (Stanford/MIT).

1 University of Akron

52%

PELA PRIMEIRA VEZ Segundo Patrícia, os grandes destaques da Turma 2022 de Líderes Estudar são o grande número de aprovações em Harvard e o fato de que, pela primeira vez, as mulheres são maioria entre os selecionados.

dos finalistas para graduação concluíram ensino médio em institutos federais, colégios militares ou escolas técnicas estaduais. 15


Líderes Estudar Turma 2022


Bárbara Marinho 27 ANOS, NEUROSURGERY UNIVERSITY COLLEGE LONDON

PÓS-GRADUAÇÃO Amaral Medeiros 28 ANOS, MBA – UNIVERSITY OF CHICAGO

AMARAL APRENDEU desde cedo o poder do empreendedorismo e da educação para transformar vidas. Conquistou bolsas nas melhores escolas privadas de sua cidade e aos 14 anos, comprou seu primeiro computador ao vender aos vizinhos queijos e leite que trazia do interior. Cursou Engenharia Mecatrônica na USP e estudou Tecnologia Criativa na Universidade de Twente, na Holanda. Amaral co-criou um projeto de ensino de programação em escolas públicas que virou case de Stanford e liderou uma parceria com o Governo de Singapura para ensinar matemática a 50 mil alunos. Na ChatClass, startup de Inteligência Artificial, liderou o time de marketing, vendas e operações, fazendo a empresa crescer de 0 a 500 mil alunos. Em 2021, foi eleito Forbes Under 30 e entrou na rede de líderes da Fundação Lemann. Atualmente, é conselheiro na ChatClass e trabalha com produto no isaac. Seu objetivo de longo prazo é fundar uma EdTech na América Latina para capacitar 50 milhões de jovens e adultos.

17

AINDA CRIANÇA, Bárbara precisou lidar com a descoberta de um câncer em sua irmã que tinha apenas 8 anos de idade era o Glioblastoma Multiforme, o tumor neurológico de pior prognóstico, com sobrevida estimada de apenas 7%. A situação fez com que Bárbara descobrisse a sua missão: ajudar pessoas com tumores deste tipo. Aprovada em Medicina na UnP, foi aceita para o Ciência sem Fronteiras, na Queen Mary University of London e acumulou diversos reconhecimentos, incluindo uma bolsa do Santander e o Ildsjel Prize por sua excelência. Foi a primeira brasileira a estudar Space Medicine na NASA, e na Universidade do Texas, se tornou responsável pela pesquisa em saúde da missão para Marte. Concluiu pósgraduação em Pesquisa Clínica por Harvard e foi aceita para o MRes de Neurocirurgia da University College London, 3º melhor programa do mundo. Durante a pandemia, trabalhou na Inteligência Epidemiológica da OMS em Washington e como Subinvestigadora na pesquisa para a vacina contra o COVID-19, pela Universidade de Oxford e CPeCLIN. Também é CEO da Nation, empresa focada em International Educational Development.


Cristina Castellan 29 ANOS, MBA – COLUMBIA UNIVERSITY

A FORMAÇÃO de Cristina misturou duas crenças principais: a de que os estudos dariam a ela mais oportunidades do que as que seus pais tiveram e a de que não existe nada que não possa ser consertado. A combinação de estudiosa e de fazedora moldou a sua personalidade e a sua forma de encarar o mundo. No Ensino Médio, ganhou uma bolsa para se preparar para o vestibular e estudava de segunda a sábado das 7h às 20h. Foi recompensada com a aprovação em Economia na USP, se formando em 5º lugar. Trabalhou no maior hedge fund do Brasil, Verde Asset, onde foi a primeira estagiária a receber um bônus por performance. Em 2017, se juntou ao time da Fundação Lemann, onde teve a carreira mais acelerada da história da organização. Aplicou para MBA em 3 das melhores universidades do mundo: MIT, Yale e Columbia, sendo aceita em todas. No longo prazo, quer ser CEO de uma grande fundação, resolvendo pelo menos um problema social complexo e relevante do Brasil.

Diego Scardone 34 ANOS, MID-CAREER MASTER IN PUBLIC ADMINISTRATION – HARVARD UNIVERSITY

MESTRE EM Estudos Latino Americanos pela Universidade de Oxford e bolsista do Banco de Desenvolvimento Latino Americano, Diego é o primeiro da sua família a conquistar um diploma de ensino superior. Aos 18 anos, se mudou com a família para o Reino Unido buscando melhores oportunidades. Formou-se em Ciência Política pela Universidade de Birmingham, recebendo o William Morton Memorial Award por excelência acadêmica, e também foi campeão universitário britânico no judô. Após 9 anos vivendo no exterior, retornou ao Brasil para se dedicar à carreira pública. Foi assessor parlamentar do Senador Lindbergh Farias, onde liderou a equipe técnica durante seu mandato e, em 2019, recebeu o convite do Deputado Marcelo Freixo para compor a sua equipe legislativa, onde coordena as áreas de direitos humanos e segurança pública. O objetivo de Diego é usar o seu conhecimento e a sua experiência para ser parte de uma nova geração de legisladores, altamente qualificados e engajados socialmente.

18


Izabel Ferreira 31 ANOS, MASTER IN PUBLIC ADMINISTRATION – COLUMBIA UNIVERSITY

Flávia Beatriz Cruz 30 ANOS, MBA – STANFORD UNIVERSITY

NASCIDA E criada em Salvador, Flávia se mudou para São Paulo aos 19 anos para cursar Administração de Empresas na FGV, onde foi selecionada para o quadro de honra (top 5%) da escola em 2012. Começou a sua trajetória profissional em um estágio de férias na Endeavor e logo conquistou uma vaga na área de Corporate Banking no J.P. Morgan. Pela sua alta performance, foi contratada como Analista e promovida para Associate, cobrindo empresas multinacionais e locais de diversas indústrias. Em 2019, fez uma transição para o Nubank, onde fez parte da equipe que desenhou e lançou o primeiro produto de seguros do banco digital. Em seguida, tornou-se líder do time, levando a um crescimento de mais de 500 mil apólices. Após o MBA, planeja voltar para o Brasil e focar no desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo do país.

19

IZABEL TEVE uma formação crítica e construtivista que a fez sonhar, desde muito jovem, em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem especialização em Direito Administrativo pela PUC-Minas. Durante a graduação, foi bolsista de extensão e o projeto “recaj nas escolas”, do qual foi co- autora, ganhou o prêmio de melhor projeto de extensão em educação pela UNIFESP. Também foi contemplada pelo Programa Minas-Mundi, realizando um intercâmbio na França. Encontrou a sua vocação na gestão pública e ingressou no programa de trainees da Vetor Brasil, trabalhando por 2 anos na Secretaria de Governo do Maranhão. Seus resultados fizeram com que recebesse um convite para assumir uma área que gerencia mais de R$24 bilhões e 20 servidores no Governo de Minas Gerais. Após o MPA, pretende regressar ao Brasil para trabalhar com políticas públicas, em posições de maior escalão. No longo prazo, sonha em ser Ministra de Estado.


Juliana Kagami 29 ANOS, MASTERS IN HUMAN DEVELOPMENT & EDUCATION – HARVARD UNIVERSITY

JULIANA ACREDITA que a sua carreira profissional começou aos 12 anos, quando conquistou a sua primeira vaga na seleção brasileira de natação. No ensino médio, recebeu 100% de bolsa para estudar e foi morar sozinha em São Paulo. Enquanto atleta, estabeleceu 4 recordes nacionais e representou o Brasil em 3 campeonatos internacionais. Conquistou uma bolsa atlética parcial na Missouri State University, e, em seguida, transferiu seus estudos para St Francis College, onde recebeu full-tuition e se formou com honras, com um duplo-diploma em Economia Internacional e Estudos de Culturas Internacionais. Logo depois, entrou para o mundo da educação e, na Fundação Estudar, liderou o programa Prep Estudar Fora, se tornando responsável pela aprovação de 27% dos brasileiros na Ivy League, MIT, Stanford e Caltech. Recentemente, foi aceita para mestrado em educação em Harvard e Columbia, com o qual planeja ganhar expertise em desenvolvimento humano. No longo prazo, deseja criar uma ONG que atue no eixo entre esporte e educação de ensino superior.

João Dantas 33 ANOS, PHD IN ROBOTICS – CARNEGIE MELLON UNIVERSITY

JOÃO VIVEU em Fortaleza até os 17 anos, quando decidiu seguir carreira militar na Força Aérea Brasileira. Desde então, já morou em diversos lugares e hoje reside em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Tornou-se Fellow do Instituto Four e ao concluir o Programa ProLíder, co-fundou a Emerge, criada para unir jovens cientistas e suas tecnologias com a indústria nacional. Atualmente faz PhD em Robótica no ITA e na Carnegie Mellon University e, como 1º Tenente, conduz pesquisas de Inteligência Artificial aplicada à Defesa no Instituto de Estudos Avançados. Co-fundou o 1º Centro de Modelagem e Simulação das Forças Armadas e criou a Brazilian Armed Forces Research Association (BAFRA) para unir os pesquisadores brasileiros no exterior realizando estudos voltados para o crescimento tecnológico do setor de Defesa. João quer desenvolver o polo aeroespacial do Brasil, criando a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, aos moldes da organização americana DARPA.

20


Juliana Quintanilha 31 ANOS, PHD IN MOLECULAR & CELL BIOLOGY UNIVERSITY OF CALIFORNIA BERKELEY

FASCINADA POR física, matemática e biologia, Juliana passava horas na Biblioteca de Londrina, estudando tópicos avançados nesses assuntos. Sua excelência acadêmica sempre foi destaque: ela foi aprovada em 1º lugar nos vestibulares da UNESP, UFSCAR e UEL, fez 82 de 89 questões na Fuvest/USP e obteve nota máxima histórica em seu curso. Profissionalmente, começou a sua carreira como analista na McKinsey, logo após o seu mestrado em Biologia do Câncer no Hospital Sírio-Libanês. Em seguida, migrou para M&A e se juntou à Artica, uma boutique de excelência no Brasil. Atualmente, Juliana está no primeiro ano de seu PhD em Molecular Biology em UC Berkeley e, em paralelo, trabalha em um fundo de Venture Capital da Suíça. Após o PhD, pretende contribuir com a criação de startups de biotecnologia, que traduzam avanços científicos em potenciais aplicações clínicas para o tratamento de doenças ainda sem cura.

Lucas Monteiro Paes 23 ANOS, PHD IN APPLIED MATHEMATICS HARVARD UNIVERSITY

LUCAS NASCEU em Mesquita, na Baixada Fluminense, e a educação sempre foi vista como a única maneira de transformar o seu destino. Ele cursou Matemática na Universidade Federal Fluminense, onde recebeu Menção Honrosa de Mérito Acadêmico por possuir um dos maiores CRs da instituição (13 premiados de 50.000 alunos) e ganhou bolsa de mestrado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o melhor do hemisfério sul. Aos 18 anos, foi estagiário na EPE e desenvolveu um algoritmo relacionado ao petróleo que é utilizado até hoje, impactando a vida de todos os brasileiros. Em 2021, formou-se na graduação, no mestrado e iniciou o PhD em Matemática Aplicada em Harvard, recebendo a Behring Foundation Fellowship. Seu sonho é continuar aplicando seu conhecimento em Machine Learning para o bem social, participando ativamente da revolução tecnológica no Brasil e aumentando a produtividade do país, estagnada há 30 anos.

21


Mateus Dos Santos 22 ANOS, PHD IN NEUROSCIENCE IN BIOLOGICAL AND BIOMEDICAL SCIENCES PROGRAM – YALE UNIVERSITY

NASCIDO EM Belém do Pará, Mateus cresceu rodeado pela fauna e pela flora amazônica, o que fez com que desenvolvesse uma curiosidade enorme pelo funcionamento da natureza. Ele se tornou a única pessoa da América Latina a vencer o Prêmio Jovem Neurocientista por duas vezes. Além disso, ganhou o Prêmio Destaque da Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará, fruto de seu excelente desempenho acadêmico. Em colaboração com outros pesquisadores, tem 4 artigos publicados em periódicos internacionais de renome, como os vinculados ao grupo Nature. Como resultado da sua trajetória acadêmica, em 2021, foi laureado com uma bolsa da Comissão Fulbright para o seu PhD em Neurociências no Programa de Ciências Biológicas e Biomédicas, na Universidade de Yale. O sonho de Mateus é mudar a realidade educacional da Amazônia, contribuindo para transformar uma das regiões com pior IDH da América Latina em um ponto de desenvolvimento científico.

Vinicius Bueno 27 ANOS, MASTER IN PUBLIC ADMINISTRATION IN INTERNATIONAL DEVELOPMENT (MPA/ID) HARVARD UNIVERSITY

VINICIUS TEM como propósito construir um Brasil em que qualquer criança, independentemente de origem social ou qualquer outra característica, tenha amplas oportunidades para conquistar seus sonhos. Em busca desse objetivo, concluiu duas graduações ao mesmo tempo Administração Pública na FGV e Economia na USP, com excelente desempenho acadêmico em ambas. Tornou-se o primeiro a receber bolsa do programa Global Citizens Program, para intercâmbio acadêmico e profissional pelo The Washington Center. Vinicius trabalha há mais de 5 anos com políticas educacionais de larga escala - na Fundação Lemann, no Ministério da Educação e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), onde lidera o Gestão da Aprendizagem, projeto prioritário que impacta mais de 3 milhões de estudantes. Também elaborou cursos para trainees do Vetor Brasil e trabalhou no Comitê Nacional Democrata, escrevendo briefings para as lideranças do partido, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

22


GRADUAÇÃO Ana Clecia Almeida 22 ANOS, MECHANICAL ENGINEERING UNIVERSITY OF AKRON

Yan Tadeu Kaled

ANA NASCEU em um povoado com

26 ANOS, MASTER OF ENGINEERING IN COMPUTATIONAL SCIENCE – HARVARD UNIVERSITY

YAN DESCOBRIU seu fascínio por artes, tecnologia e empreendedorismo com os videogames e a música. Cursou Administração de Empresas na FGV e Matemática Aplicada e Computacional no IME-USP, onde se formou com média de 9.3, em 1º lugar. Já atuou como pesquisador no NeuroMat e no FGV-Pesquisa, onde criou a GvCoin, uma criptomoeda para a academia. Yan fundou a EdTech HiSolver e programou a sua primeira versão, lançada em turmas de cursos de verão da USP em 2022. Em seguida, montou um time para levar o produto ao mercado e fez uma parceria com a empresa Meta Bots, negociando projetos com Cultura Inglesa e Hospital Albert Einstein, e servindo cursinhos populares e professores da USP e da FGV com ambientes educacionais dedicados. Na escola de engenharia de Harvard, ele quer desenvolver novas tecnologias para revolucionar o acesso e a interatividade na educação, resolvendo o problema de baixo engajamento e alta desistência em sistemas educacionais de todo o Brasil.

23

pouco mais de 2 mil habitantes em Sergipe. Estudante de escola pública durante toda a sua jornada educacional, acumulou medalhas e menções honrosas em Olimpíadas acadêmicas. Foi a primeira pessoa da sua família a se formar em uma universidade e a mais jovem operadora contratada da General Electric para trabalhar na maior usina termoelétrica da América Latina. Atualmente estuda engenharia mecânica e concentração em química na University of Akron, nos Estados Unidos, e seu próximo passo é trabalhar no Los Alamos National Lab como especialista de projeto, convertendo sistemas movidos a gás natural para hidrogênio. Ana tem o sonho de ajudar a humanidade a prosperar através dos conhecimentos obtidos com a exploração espacial. Para isso, seu plano é se tornar astronauta e engenheira aeroespacial.


Andressa Ojeda 21 ANOS, AEROSPACE ENGINEERING EMBRY-RIDDLE AERONAUTICAL UNIVERSITY

NASCIDA EM uma cidade pequena do Paraná, Andressa sempre sentiu que precisava correr atrás para criar as suas próprias oportunidades. No Ensino Médio, foi selecionada para fazer intercâmbio do Rotary e cursou o 3º ano nos Estados Unidos, onde fez estágio no Discovery Museum, participou do Advanced Space Academy da NASA e acabou sendo aceita em 5 universidades. No seu primeiro semestre de Engenharia Aeroespacial, ganhou um voo de pesquisa em microgravidade com a ZeroG, ao lado de pesquisadores da NASA e da Agência Espacial Japonesa. Atualmente, é estagiária no maior laboratório de física de partículas do mundo, o CERN, nos Estados Unidos, trabalhando com a mais complexa máquina já criada, o Grande Colisor de Hádrons. A ambição de Andressa é ser a primeira mulher brasileira a se tornar Astronauta, fazendo contribuições significativas para a Agência Espacial Brasileira, com o objetivo de ajudar o país no avanço da tecnologia espacial.

André Victor Oliveira 20 ANOS, BIOCHEMISTRY AND GLOBAL HEALTH NORTHWESTERN UNIVERSITY

NASCIDO COM pé torto congênito, André vivenciou as dificuldades do sistema de saúde. Ter acesso a tratamentos era um desafio e, inconformado, ele sempre buscou soluções. Técnico em Farmácia pelo IFRJ, coordenou a execução e a implementação de linhas de pesquisa na área de Produtos Naturais, conquistando mais de 25 prêmios nas maiores feiras científicas do Brasil e do mundo. Além disso, ganhou 10 prêmios olímpicos, e por dois anos, foi contemplado como um dos melhores alunos de química do Rio de Janeiro. Foi aprovado em 1º e 3º lugar na UFRJ e na USP, respectivamente, para cursar Farmácia-Bioquímica, mas tornou-se bolsista do PREP Estudar Fora e conquistou uma vaga na Northwestern University. André deseja continuar aproximando a ciência da educação, descobrindo o tratamento para doenças globais e aplicando seu conhecimento para produzir medicamentos eficazes e baratos, impactando o setor de saúde pública do Brasil.

24


Carolina Lindquist 18 ANOS, POLITICAL SCIENCE HARVARD UNIVERSITY

NATURAL DO interior de São Paulo e bolsista integral no Ensino Médio brasileiro e estadunidense concomitantemente, Carolina graduou-se com uma média de 9,78/10 e de 3.99/4, respectivamente. Ela liderou a criação do primeiro curso de inglês gratuito na sua cidade e, com a iniciativa, foi reconhecida como empreendedora social pela Ashoka no Brasil e recebeu R$25.000 para investir em sua organização no Prêmio Prudential. Também se tornou a primeira brasileira a ser reconhecida como Global Teen Leader. Em um estágio na Fundação Lemann, apoiou a criação de um guia de implementação de políticas de recomposição das aprendizagens para gestores de mais de 50 distritos escolares. Atualmente, trabalha nas áreas de política educacional e fiscalização no Gabinete Compartilhado, uma estrutura inovadora no Congresso Nacional. Recebeu 8 aceitações em universidades dos Estados Unidos, incluindo aprovações com bolsa completa em Harvard, Stanford, Yale, Duke e Dartmouth. Depois de se formar, planeja voltar ao Brasil para promover políticas públicas sistêmicas em busca de um país mais justo e com menos desigualdades estruturais.

Erick Medeiros 23 ANOS, VISITING UNDERGRADUATE STUDENT HARVARD UNIVERSITY

AOS 13 ANOS, Erick começou a conviver com problemas de saúde mental que duraram toda a sua adolescência. Motivado a usar a sua experiência para ajudar outras pessoas, foi o voluntário mais jovem da história do CVV. Também foi a primeira pessoa da sua família aprovada em uma universidade, conquistando o 2° lugar no curso Medicina na UFRN. Após participar do ProLíder, criou o Projeto Enlace, que já levou apoio psicoemocional a mais de 1500 crianças e adolescentes da periferia de sua cidade. Erick irá se tornar o primeiro jovem do seu estado a cursar graduação em Harvard, mas seu sonho mesmo, é voltar para contar o que aprendeu nessa jornada. Após estudar neuropsicologia e gestão de saúde, pretende liderar a transformação do SUS no Brasil, ampliando as ações do Projeto Enlace para referenciá-lo como um modelo de política pública para cuidar da saúde mental de jovens.

25


Gabriel Ronatty 22 ANOS, MEDICINA – UNIFESP

AOS 12 ANOS Gabriel já sabia que queria ser aprovado no vestibular de Medicina. Aos 13, passou na ETEC mais concorrida de São Paulo e com 16 desenvolveu uma pesquisa que visava a construção de um pâncreas bioartificial, recebendo 6 prêmios nacionais e internacionais, além de reconhecimento na maior feira de ciências do mundo, a Intel Isef em Los Angeles. Escolheu a Unifesp para cursar Medicina e atualmente desenvolve pesquisa na área de Neurodesenvolvimento em parceria com a Columbia University. Ao longo da sua trajetória, buscou retribuir as oportunidades que recebeu, auxiliando na criação de um projeto que amparou alunos de ETECs para estudarem com 100% de bolsa no cursinho Anglo. Gabriel tem se dedicado ao programa de MD-PhD, que o permitirá concluir o curso de medicina com título de doutor. Ele deseja se especializar em Neurocirurgia e criar um grupo de pesquisa e inovação, possibilitando o reconhecimento internacional da pesquisa médica brasileira por meio de maiores incentivos acadêmicos.

Guilherme Coube 18 ANOS, JEROME FISHER PROGRAM IN MANAGEMENT & TECHNOLOGY – UNIVERSITY OF PENNSYLVANIA

APAIXONADO POR engenharia, empreendedorismo e sustentabilidade, Guilherme teve contato com o mundo dos negócios desde muito cedo. No Ensino Médio, estagiou com um ex-funcionário da NASA, recebeu duas patentes americanas e publicou um artigo de energia sonora na revista científica International Studies–Coepta. Participou do programa Prep Estudar Fora, recebendo 17 aprovações em universidades americanas e 8 bolsas de mérito. Atualmente, cursa um duplo-diploma em engenharia mecânica e finanças no Jerome Fisher M&T Program de UPenn. Fundou o Spark, clube de empreendedorismo na Avenues, entrevistando líderes como Jorge Paulo Lemann e Henrique Dubugras e estagiou no Project Nibbler, construindo um eletrodoméstico que imprime novos produtos em 3D usando lixo. Também fundou a ONG Conecta Soluções de Impacto, que provê internet para mais de 250 famílias na comunidade Jardim Panorama e trouxe o primeiro kit da Starlink ao Brasil. Sua ambição é desenvolver tecnologias de baixo carbono no Brasil, fomentando um ecossistema de inovação para solucionar problemas ambientais.

26


Letícia Campos 23 ANOS, GLOBAL SURGERY AND SOCIAL CHANGE – HARVARD UNIVERSITY

Leonardo Gomes 19 ANOS, COMPUTER SCIENCE AND ECONOMICS DENISON UNIVERSITY

LEONARDO É nascido e criado em Uberlândia, Minas Gerais. Foi campeão escolar de Xadrez durante o Ensino Fundamental e no Ensino Médio começou a se interessar por programação e robótica. Aos 15 anos, empreendeu pela primeira vez, comprando e vendendo tênis que não estavam disponíveis na sua cidade. Ele fundou a 034Sneakers, empresa que se tornou a maior do setor em Uberlândia e uma das maiores do país. Em 2020, decidiu encarar outro desafio: ao lado de um sócio criou a Sync, startup que permite que qualquer lojista crie seu catálogo digital em menos de 3 minutos. Hoje a startup conta com mais de 30 mil assinantes e Leonardo vendeu a sua participação para ir atrás de seu sonho de estudar nos Estados Unidos, onde pretende acelerar seu crescimento profissional em Ciência da Computação. Após concluir a graduação, quer voltar ao Brasil para empreender novamente, dessa vez com o conhecimento e conexões adquiridas no exterior, tendo interesse nas áreas de Recursos Humanos e IA.

27

LETÍCIA COMPLETOU o ensino fundamental e médio no Colégio Boa Viagem, em Recife, graças à bolsa integral que recebeu devido ao seu desempenho acadêmico. Durante o período escolar, conquistou menções honrosas e medalhas em olimpíadas estaduais e nacionais. Com 17 anos, foi aprovada no vestibular de medicina na Universidade de Pernambuco e, em seguida, assumiu a diretoria de intercâmbios de pesquisa da filial brasileira da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina, coordenando estágios de cerca de 400 estudantes brasileiros para 60 países. Atualmente, trabalha como administradora de projetos na Fundación SPINE, localizada em Buenos Aires, para conseguir parte do financiamento do programa de treinamento “Program in Global Surgery and Social Change”, sediado na Harvard Medical School. Após completá-lo, ela deseja se dedicar à residência médica em cirurgia por 5 anos. Com ambas formações, seu objetivo é abrir um laboratório de pesquisa e inovação para melhorar a qualidade dos serviços de cirurgia brasileiros.


Luiza Fontes 18 ANOS, LITERATURE AND HISTORY UNIVERSITY OF PENNSYLVANIA

Lívia Pinaso 20 ANOS, MEDICINA – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

CRIADA NA periferia de São Paulo, Lívia foi uma criança curiosa. Sua mãe teve câncer quando ela tinha 12 anos e, juntas, passaram por todo o tratamento. Foi assim que descobriu a sua vocação: queria ser médica e cientista para cuidar das pessoas. Ao concluir o curso Técnico em Química, ganhou o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, se tornando a representante do Brasil na Suécia na World Water Week. Como voluntária, co-fundou a Polluters Out Brasil e foi convidada a ser colaboradora de linguagens da Mock COP, projeto da Organização dos Estudantes pela Sustentabilidade do Reino Unido para inclusão de jovens na diplomacia climática. Foi, então, promovida a Diretora de Operações Continentais para a Campanha do Tratado Mock COP 26 e convidada para ser Reverse Mentor na The Open University, na Inglaterra, lecionando sobre Meio Ambiente e Saúde. Atualmente, cursa Medicina na Faculdade de Ribeirão Preto, é Diretora do Departamento Científico do Centro Acadêmico e Presidente da Liga de Oncologia. Seu grande objetivo é se formar como Oncologista para usar sua experiência e interesses em diplomacia climática e saúde planetária para trabalhar na OMS.

28

AOS 18 anos, Luiza já tem trabalhos publicados em 15 revistas literárias internacionais e é ganhadora de mais de 10 concursos, em 5 países diferentes. Fez estágio em 3 editoras norte-americanas e a sua escrita já foi reconhecida pela Universidade de Cambridge e pela School of The New York Times. Aos 15 anos, co-fundou o Por Um Mundo Melhor, projeto social que já impactou mais de 3 mil crianças em comunidades de baixa renda, democratizando o acesso à literatura e fomentando o gosto pela leitura. Atualmente, é co-diretora do Lidere-se, uma academia de liderança para meninas latinoamericanas, que já arrecadou R$ 35 mil em fundos e realizou parcerias com a Embaixada dos EUA e a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Enquanto empreendedora social, foi reconhecida como Jovem Transformadora Ashoka e Global Teen Leader. No futuro, Luiza pretende atuar contra a desigualdade de gênero e promover a democratização da arte e da literatura por meio de práticas educacionais, além de se tornar referência na área de Literatura para o Brasil enquanto escritora, pesquisadora e educadora.


Manuella De Carvalho 22 ANOS, BUSINESS ANALYTICS AND ECONOMICS – UNIVERSITY OF NOTRE DAME

SEMPRE ENGAJADA em atividades extracurriculares, Manuella participou de diversas olimpíadas científicas, conquistando méritos em mais de 27. Foi reconhecida como “Carioca Nota 10” pela Revista Veja, representante brasileira no Prudential Spirit of Community Award em Washington, delegada da Youth Assembly na sede das Nações Unidas e fez parte da delegação que representou o Brasil na jornada Warren Buffett. Em 2018, co-fundou o negócio social Play for a Cause, que em 2021, atingiu a marca de mais de R$ 1.000.000 doados para 49 instituições. Atualmente, é Diretora de Relações Corporativas da empresa, trabalha para o centro de empreendedorismo da sua universidade, o IDEA Center, e integra o time de relações corporativas da BRASA global. Manuella sonha em tornar a Play for a Cause responsável por conectar o esporte profissional ao social, mudando o jogo da desigualdade. Através do empreendedorismo social, quer ser a primeira brasileira ganhadora do prêmio Nobel.

Marcela Barros 19 ANOS, CIÊNCIA POLÍTICA – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)

NATURAL DE Goiânia, Marcela sempre teve facilidade para liderar, mas ao chegar no 3° ano do ensino médio, desenvolveu burnout e depressão. Durante esse período, resolveu dar aulas gratuitas para estudantes da rede pública e, ao ver a desigualdade entre o ensino público e privado do Brasil, acabou encontrando seu propósito: lutar pela educação. Foi eleita presidente da Miniempresa - programa da Junior Achievement, obtendo 300% de lucro e sendo medalhista em 4 das 5 categorias possíveis. Foi mentorada no projeto Culture Politics e participou da simulação da Onu Junior. Iniciou os estudos em Ciência Política na UNB e foi Gerente de Projetos da Strategos, empresa Júnior do curso. Atualmente é coordenadora de mobilização de rua da pré-campanha do candidato a deputado federal José Frederico. O sonho de Marcela é se tornar deputada federal para promover a melhora da educação brasileira e contribuir para a igualdade de oportunidades.

29


Maria Julia Castro 19 ANOS, SOCIAL SCIENCES MINERVA UNIVERSITY

CRESCIDA NO interior de Goiás, Maria Júlia sempre procurou por desafios dentro e fora da sala de aula. Foi assim que descobriu a sua primeira paixão: a Robótica, e passou a colecionar medalhas em olimpíadas desde o Ensino Fundamental. Foi aprovada em 4 universidades do exterior, escolhendo a inovadora Minerva University, onde faz Designing Societies, um curso interdisciplinar de ciências sociais focado em mudanças em escala. Trabalhou em 3 empregos simultâneos para ajudar a custear os estudos e, por meio de um programa inovador da sua faculdade, morou em São Francisco e em Seoul, na Coreia do Sul. Hoje, passa seu Summer como assessora de campanha do précandidato a Deputado José Frederico e se prepara para lecionar no Yale Young Global Scholars. Em longo prazo, seu sonho é se tornar Ministra da Educação no Brasil, desenhando políticas públicas efetivas e inovadoras que toquem nas três dimensões da educação: acesso, permanência e aprendizagem.

Nathalie Arruda Milbradt 18 ANOS, GOVERNMENT & ECONOMICS HARVARD UNIVERSITY

NATHALIE ESTUDOU em escolas públicas até o 4º ano do Ensino Fundamental, quando recebeu uma bolsa de estudos em um colégio particular de sua cidade. Logo depois, foi agraciada com outra bolsa em um curso preparatório para o concurso de admissão do Colégio Militar. Aos 10 anos, foi aprovada em 3º lugar, sendo a melhor colocada do cursinho. No Colégio Militar, graduou-se em 1º lugar geral, obtendo também a maior nota no ENEM. Aos 17, foi aceita com bolsa integral na Harvard University, onde pretende cursar Ciência Política e Economia. Profissionalmente, atuou como mentora na Apply Prep e também com consultorias próprias, atendendo jovens de todo o país. Atualmente, trabalha como ECL Mentor na Crimson Education, aprimorando suas habilidades de gestão de pessoas por meio do contato com estudantes do mundo inteiro. Após a graduação, Nathalie quer retornar ao Brasil para concorrer à Deputada Estadual pelo Rio Grande do Sul.

30


Wanghley Soares 19 ANOS, ELECTRICAL AND COMPUTER ENGINEERING – DUKE UNIVERSITY

Vitor Vavolizza 18 ANOS, COMPUTER SCIENCE – POMONA COLLEGE

FILHO ÚNICO de dois microempreendedores, Vitor sempre esteve envolvido no dia a dia da loja de alimentação saudável da família. Apaixonado por tecnologia, durante o Ensino Médio, fundou um clube de programação e levou a iniciativa para diversas outras escolas no país. Ele também desenvolveu uma rede social com foco em melhorar o cenário econômico do Brasil, sendo premiado 30 vezes em feiras de ciência nacionais e internacionais. Além disso, participou do curso de verão LaunchX e do ProLíder, onde recebeu bolsas integrais, e foi premiado em olimpíadas científicas e hackathons. Em 2022, se tornou mentor da Apply Prep e se candidatou ao Recruta Stone, um dos maiores processos seletivos de trainee do Brasil, tornando-se um dos 12 contratados entre mais de 40.000 inscritos, com apenas 17 anos. Após a graduação, ele planeja voltar ao Brasil e fundar uma startup no setor financeiro, para ajudar a transformar a realidade dos brasileiros por meio da tecnologia.

31

“SOU UM resolvedor de problemas”. É assim que Wanghley se define. Apaixonado pela união da ciência da computação, engenharia elétrica e computação quântica, ele pretende aplicar seus conhecimentos para o desenvolvimento de soluções de tecnologia em saúde. Foi selecionado como um dos 4 jovens inventores pelo MCTI na cooperação internacional BRICS YSF, na Índia, e já co-fundou 3 startups: a ScoutNet, rede social para escoteiros; a Underground Devs, de serviços de desenvolvimento e suporte em TI; e a Foxthon, que impulsiona a formação de jovens como profissionais a partir de hackathons. Atualmente, trabalha como mentor na Embaixada dos EUA no Brasil, é empreendedor social do Watson Institute em Boulder, pesquisador assistente no projeto Ticê e Mentor na Crimson Education. Após a sua graduação de engenharia elétrica e computação em Duke University planeja seguir com sua formação acadêmica e, em longo prazo, almeja empreender, desenvolvendo soluções para a área médica e de energia.


APROVADOS PARA SEGUNDA BOLSA Em 2022, Líderes Estudar que já fazem parte da Comunidade receberam uma segunda bolsa para continuarem os seus estudos nas melhores universidades do mundo. “Com essa iniciativa, além de valorizar os talentos da nossa rede, queremos potencializar o desenvolvimento destes Líderes. Acreditamos que, quanto mais conhecimento de ponta tiverem acesso, maiores serão as transformações que irão conduzir”, explica Patrícia Aguiar, Head de Redes e Seleção da Fundação Estudar.

GERANDO CADA VEZ MAIS VALOR PARA A COMUNIDADE DE LÍDERES O PAPEL DA FUNDAÇÃO ESTUDAR é formar cada vez mais lideranças que irão transformar o Brasil em várias áreas de atuação. Nesse triênio, o foco é aprofundar o apoio dado à Comunidade de Líderes, traçando ações baseadas em quatro pilares.

Os aprovados para segunda bolsa após etapas com o time e com o Comitê Executivo, são:

Cultura de excelência

Relações duradouras e de qualidade

Oportunidade de carreira relevante

Conhecimento de excelência

ANDRÉ HAMRA Líder 2017 – Finance & Accounting – UPenn / MBA Stanford

SAYURI MAGNABOSCO Líder 2017 – Bioengineering – Dartmouth / Masters in Engineering Management Dartmouth

Te convidamos a acompanhar de perto e desfrutar das iniciativas que serão propostas. 32


“​ Durante o último ano fizemos uma série de pesquisas para entender com os próprios bolsistas quais atividades agregam mais valor para as suas trajetórias. A partir dos resultados, estamos reformulando e criando produtos com 4 focos diferentes” PATRÍCIA AGUIAR Líder Estudar 2007, Head de Redes e Seleção

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS MAIS VALORIZADOS POR QUEM É DA REDE

Alguns bolsistas receberam investimentos e encontraram sócios na comunidade, outros desenvolveram habilidades de liderança, conseguiram emprego e fizeram amigos – acreditamos que mais Líderes Estudar podem ter acesso a essas vantagens de fazer parte da rede, mas ainda não estão aproveitando.

1.

2.

Ranqueie as experiências selecionadas anteriormente de acordo com o valor que tiveram para você.

% PARTICIPANTES QUE RANQUEARAM COMO TOP 5

Quais experiências a Fundação Estudar te proporcionou ao longo da sua trajetória na rede?

Investimentos

Inspiração Contratação

Mentoria

Amizades

Sócios

Habilidade Liderança

Networking (diferentes) Networking (similares) Giveback Debates

Projeto de impacto

Softskills Proximidade 3º Setor

Apoio pessoal

Acordos comerciais

Hard skills % PARTICIPANTES

33

Bolsa

Palestras de autoridades


GIVEBACK E EVENTOS DA COMUNIDADE

1

2

3

4

Entre Julho de 2021 e Junho de 2022, a participação ativa da Comunidade em iniciativas da Fundação Estudar resultou em 5.253h de engajamento, com 439 Líderes doando o seu tempo para a organização, sendo:

1434 h

dedicadas aos Grupos de Interesse

1191 h

dedicadas aos processos de seleção de novos bolsistas para o Programa de Líderes

1048 h

de suporte em projetos internos

467 h

apoiando o Prep Estudar Fora

526 h

PRÊMIO LÍDERES ESTUDAR DOADORES DO ANO Este prêmio vai para Líderes que se destacaram como apoiadores financeiros da Fundação Estudar. Além disso, este grupo traz outras contribuições essenciais, dando visibilidade do nosso impacto para potenciais doadores e ampliando a nossa rede de apoio.

em mentorias de times e de outros bolsistas

85 h

1

HENRIQUE DUBUGRAS Líder Estudar 2014

na facilitação dos Cursos do Na Prática

91 eventos

2

PEDRO FRANCESCHI Líder Estudar 2014

realizados com encontros presenciais em São Paulo, São Francisco, Boston, Nova York e Rio de Janeiro

79

eventos online

4

eventos híbridos

3

LUIS HEITOR GONÇALVES Líder Estudar 1994

8

4

eventos presenciais

PAULO PASSONI Líder Estudar 2003

34


JOICE TOYOTA Líder 2013 | Co-fundadora e Diretora Executiva, Vetor Brasil | Young Global Leader | Membro do Conselho da Fundação Estudar

TATI REZENDE Líder 2007 | Cabeça de Chave no Processo Seletivo de Líderes 2021 | Sponsor do Grupo de Interesse Pride

PRÊMIO LÍDER ESTUDAR DO ANO

PRÊMIO LÍDER ESTUDAR MAIS ENGAJADA

A premiação que reconhece o bolsista que teve grande destaque em sua trajetória, gerando transformações relevantes no último ano.

Este prêmio é oferecido para Líderes que se destacaram por doar tempo para a Fundação Estudar. Tati Rezende combina experiências em investimentos e operações de empresas na América Latina e nos Estados Unidos. Desde abril de 2020, atua como CFO global da Nuvemshop. Anteriormente, foi CFO e líder de operações da The Safe and Fair Food Company em Chicago. Tati também passou por instituições financeiras como Credit Suisse, KKR e Equity International. É formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com Mestrado em Ingegneria Gestionale pelo Politecnico di Milano e MBA com honras pela Universidade de Chicago. Tati mora em São Paulo com a sua esposa Aline e seus dois filhos, Leo e Guto.

Joice Toyota é co-fundadora e Diretora Executiva do Vetor Brasil. Formada em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e tem MBA e mestrado em Educação pela Universidade de Stanford. Antes do Vetor Brasil, trabalhou em consultoria estratégica e no governo de Goiás. Joice é líder da Fundação Estudar e Young Global Leader do World Economic Forum.

“Vejo a Fundação Estudar como um emaranhado de pontes que podem nos conectar a pessoas e oportunidades. Todo ano renovo minhas energias com os jovens e invisto ativamente em aprofundar algumas dessas possíveis conexões através de iniciativas informais ou formais, como o Grupo de Interesse Pride. O maior desafio pra mim é escolher onde alocar tempo no meio de tanta coisa legal!” TATI REZENDE Líder Estudar Mais Engajada em 2022

35


4874 inscritos

5906 inscritos

7561 inscritos

8403 inscritos

O PREPARATÓRIO GRATUITO e especializado da Fundação Estudar para jovens do Ensino Médio que desejam fazer a sua graduação no exterior teve recorde de inscritos em sua última edição.

3548 inscritos

Levando conhecimento de ponta e bolsas de estudo para jovens brasileiros que sonham com a graduação nas melhores universidades do mundo por meio de diferentes iniciativas

PREP ESTUDAR FORA

INSCRIÇÕES PARA O PREP ESTUDAR FORA

Estudar Fora

2017

2018

2019

2020

2021

Os números mostram um aumento contínuo do alcance do Prep e, para conseguir auxiliar mais jovens durante o processo de aplicação, - não só os aprovados para o programa, estamos trabalhando em massificar o impacto dos preparatórios, através de cursos gratuitos gravados e escaláveis. NÚMEROS DE IMPACTO

4,2 milhões

de sessões no portal estudarfora.org

40.669 h

assistidas no canal Estudar Fora, no Youtube

Além disso, continuamos buscando melhorias para que o acompanhamento do Prep seja cada vez mais efetivo e relevante para os estudantes. Nesse sentido, desde 2017 acompanhamos de perto o NPS* do programa. Desde então, elevamos nosso resultado em 75% e, com a última turma, conquistamos o valor máximo possível na escala, com 100 de NPS.

*O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica de satisfação do cliente.

36


RESULTADOS DO PREP ESTUDAR FORA EM 2021

8403

85

inscritos

aprovações

47

37

selecionados

aprovações em Top Schools

5 Georgia Institute of Technology 5 Rice University 4 Dartmouth College 4 University of Pennsylvania 4 Yale University 2 Northwestern University 1 Harvard University

40

1 Columbia University 1 Stanford University

Jovens Prep participaram da nossa preparação ao longo de 10 meses de 2021

1 University of Chicago

35

1 Johns Hopkins University 1 Amherst College 1 Carleton College

aprovados

1 Duke University 1 Middlebury College 1 New York University 1 Pomona College

87,5%

1 University of California--Berkeley

dos alunos Prep foram aprovados em universidades americanas

62,5%

foram aprovados em Top Schools**

1 University of Notre Dame

Em comparação com o ano anterior, aumentamos o percentual de aprovados, de 81% para 88%; e, em Top Schools, de 58% para 62,5%, igualando o melhor percentual da história do Prep.

**Top Schools: 31 universidades americanas, selecionadas como as melhores universidades dos rankings em diferentes especializações (majors).

37


Devemos considerar uma maior competitividade e a baixa taxa de aceitação das universidades, que atingiu sua mínima histórica. Acreditamos que dois grandes fatores influenciaram isso: muitas universidades se tornaram testoptional, o que acabou encorajando mais pessoas a aplicarem para universidades competitivas e um menor número de seats available, dado o grande número de estudantes que pediram gap year no ano passado.” JULIANA KAGAMI Líder Estudar 2022 e Coordenadora do Prep Estudar Fora.

CONHEÇA O PERFIL TURMA PREP 2021 1

1

Pará

Rio Grande do Norte

12

Ceará

1

Amazonas

1

Bahia

3

Distrito Federal

1

Goiás

3

Minas Gerais

3

Paraná

7

1

Rio de Janeiro

Santa Catarina

1

Rio Grande do Sul

5

São Paulo

13

feminino

27

masculino

42,5%

jovens de baixa renda (até 2 salários mínimos por pessoa) foram aprovados em universidades no exterior, sendo que 12 deles receberam aprovação em Top Schools;

92%

dos jovens aprovados receberam algum tipo de bolsa.


Entre aprovações e formaturas, uma nova geração de líderes vai se formando

A aprovação em Harvard foi um misto de emoções. Ela diz que se sentiu surpresa e incrédula por ter sido aprovada no ciclo de admissões mais competitivo da história. De 61.220 concorrentes, apenas 1.954 (cerca de 3,19%) foram aceitos. Enquanto Sofia começa a escrever a sua história em Harvard, Arthur finaliza seu ciclo na graduação.

CONSEGUIMOS TANGIBILIZAR o impacto do Prep Estudar Fora na vida de jovens brasileiros quando conhecemos as suas histórias.

Natural de Paracatu, município com menos de 100 mil habitantes em Minas Gerais, ele estudou em escolas públicas durante toda a sua trajetória acadêmica.

Todo ano, enquanto uma turma se forma, outra chega para ocupar espaço nas melhores universidades do mundo.

“Antes disso, não passava pela minha cabeça que um dia eu faria faculdade”, conta.

Representando essas gerações, a Prep Sofia Santos de Oliveira foi aprovada em Harvard, Stanford e Yale; enquanto o Prep Arthur Abrantes se tornou o primeiro brasileiro negro a se graduar em Harvard.

Aos poucos, começou a sonhar em estudar fora do Brasil. Sem conhecimentos de inglês, baixou aplicativos de línguas, viu filmes com legendas no idioma original e ouviu podcasts estrangeiros.

De Belo Horizonte e vinda de origem humilde, Sofia aprendeu inglês sozinha e estudou grande parte da sua vida em escolas públicas.

“Recomendaram que eu agisse como se minha vida dependesse daquilo. Foi o que fiz. Pratiquei conversação todos os dias”.

No 9º ano, conseguiu uma bolsa integral em um curso preparatório para vestibulares e, durante sua organização para a seleção de escolas federais, conheceu o Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos).

“Desde o ensino fundamental, eu já cogitava a ideia de ir estudar no exterior, mas era quase uma utopia. Eu não sabia exatamente como iria conseguir chegar lá.”

ARTHUR ABRANTES Graduado em Harvard

Arthur nem chegou a se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – preferiu se candidatar a 12 universidades americanas. “Foi um processo intenso. Escrevi de 2 a 3 redações para cada uma. Pratiquei muito a escrita, estudei gramática e fui entrevistado em inglês”, comenta. Deu certo! Agora, com o diploma de Harvard em mãos, Arthur irá começar a trabalhar como programador em uma startup dos Estados Unidos, na área de engenharia de software.

SOFIA SANTOS DE OLIVEIRA Aprovada em Harvard, Stanford e Yale

39


Ampliando o impacto na preparação de mais jovens brasileiros que desejam Estudar Fora Pensando em levar o conhecimento da Fundação Estudar sobre todo o processo de aplicação e preparação para aprovação nas universidades americanas, lançamos o primeiro curso gravado da frente Estudar Fora. PREP PÓS GRADUAÇÃO

EM PARCERIA COM a Fundação Lemann, o curso online e gratuito Prep Pós-Graduação foi lançado em Abril de 2022, e tem como objetivo aumentar a participação de brasileiros pretos e pardos e/ou de baixa renda nas pós-graduações de universidades do exterior. Para o desenvolvimento do curso, fizemos uma pesquisa com mais de mil jovens, que comprovou as hipóteses de que questões financeiras e falta de conhecimento em inglês são os principais obstáculos que os levam a desistir de fazer uma pós-graduação no exterior. Entre os dados, destacamos:

62%

dos respondentes que tinham interesse em estudar fora não sabiam se isso era possível diante da realidade que viviam

78%

acreditavam não ter inglês suficiente para estudar neste idioma

40

50%

afirmaram que o principal motivo para não estudar fora é o custo envolvido


“A partir desses dados e também de uma versão piloto feita com 34 estudantes, criamos um conteúdo para suprir a demanda por informações básicas sobre a pós-graduação no exterior. O curso conta com módulos inspiracionais e com ferramentas, tanto no que diz respeito às diversas formas de financiamento da pós-graduação, quanto em relação ao desenvolvimento do inglês. Além disso, os estudantes têm acesso às mentorias coletivas e workshops ao vivo para aprofundar em temas do processo de candidatura, como o próprio inglês e a escrita das redações”.

O curso tem como facilitadores Giovani Rocha, Líder Estudar 2018, e Juliana Kagami, Líder Estudar 2022 e Coordenadora do Prep Estudar Fora, e conta com a participação de profissionais de universidades como Columbia, MIT e University of Southern California e Minerva.

3600

inscritos com menos de 3 meses no ar.

50%

de pretos e pardos

65%

mulheres

BEATRIZ ALVARENGA Product Owner do Prep Pós

41


Ampliando nossas redes com talentos de Tecnologia A frente Tech, criada para atuar na lacuna que existe na formação de talentos da área, vem ganhando cada vez mais espaço dentro do pilar Estudar Fora.

TECH FELLOW

4.600

O PROGRAMA TECH FELLOW teve início em 2020 e tem a intenção de se tornar o maior celeiro de lideranças tech no Brasil - dando apoio financeiro por meio de bolsas de estudo e desenvolvimento de carreira para jovens de alto potencial, curiosidade intelectual e executores.

inscritos nas últimas edições

R$ 2,4 mi investidos em bolsas de estudos

Atualmente, temos 26 integrantes na comunidade de Tech Fellows, todos com trajetória e potencial de crescimento acima da média. “Entre as novidades do processo seletivo de 2022, tivemos o rebranding do programa, com nova identidade visual e nome, mais alinhados ao nosso público. Além disso, aplicamos melhorias na seleção, com o aprofundamento dos candidatos em perfis específicos (ex: dev, data science, robótica e etc)”, conta Ailton Cunha, coordenador da frente de Tecnologia da Fundação Estudar.

2021 1211 inscritos

2022 4285 inscritos

2021 228 finalizados

2022 681 finalizados

As mudanças ajudaram a meta de inscritos ser superada em 214% e a de finalizados* em 338%. “Alcançamos 61 candidatos brasileiros vindos das Top 40 Universidades dos Estados Unidos, conquistando 52% do market share”, completa Ailton. * Pessoas que terminaram a primeira etapa do processo de inscrição.

42


REDE E COMUNIDADES TECH

A REDE TECH da Fundação Estudar é formada por estudantes e profissionais de Tecnologia que já passaram por algum programa da Fundação Estudar e estudam fora do Brasil. Com calendário exclusivo de eventos e diferentes oportunidades de conexão, atualmente, a Rede conta com a participação de mais de 200 pessoas.

CC50 - O CURSO DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DE HARVARD, NO BRASIL

Paralelamente a este espaço, a Comunidade Tech Estudar é formada apenas por quem passou pelos programas Líderes Estudar e Tech Fellow.

Gratuito e online, o curso de Harvard traduzido pelo Líder Estudar 2015 Gabriel Guimarães e distribuído pela Fundação Estudar, segue impactando jovens brasileiros.

Ao olhar o panorama de brasileiros estudando nas Top 40 Universidades dos Estados Unidos, os resultados dessas iniciativas Tech começam a se tornar expressivos.

Já são:

200 mil inscritos

89%

195

brasileiros estudando Tech nas Top 40

dos alunos que fizeram o curso sentem-se mais confiantes para aplicar pra vagas de tecnologia após o curso

51,3% 100 fazem parte da Rede Tech

91%

estão mais interessados em seguir carreira em tecnologia após o curso

8,2% 16 destes são Tech Fellow

9,2% 18 destes são Líderes Tech

Além disso, parcerias de distribuição foram feitas com o Governo de Minas Gerais e com a Prefeitura de Fortaleza.

43


Na Prática Ampliando o impacto na carreira e no desenvolvimento de jovens com novas iniciativas, como a Escola de Liderança e a Wikitech

ESCOLA DE LIDERANÇA DESDE O ÚLTIMO ANO, novos modelos educacionais começaram a ser implementados na Fundação Estudar com intuito de unir diferenciais, como o contato com empresas e uma rede de lideranças inspiradoras, ao que os jovens mais querem e precisam, como acesso a oportunidades do mercado de trabalho e um direcionamento para as suas carreiras. Aliado a isso, buscando maior escala para nossos cursos de soft skills e olhando para o mercado, tivemos uma mudança no nosso modelo de negócios, migrando para o formato de assinatura. Surge, então, a Escola de Liderança - a edtech da Fundação Estudar.

NÚMEROS DE IMPACTO

10 milhões

de sessões no portal napratica.org

75.716 h

assistidas no canal Na Prática, no Youtube

Lançada em Maio de 2022, com atividades ao vivo, conteúdos gravados e a presença de grandes nomes do mercado, a plataforma de educação tem como objetivo ampliar a visão do jovem sobre as possibilidades e as oportunidades do mercado, desenvolvendo suas habilidades interpessoais e de liderança. Para Anamaíra Spaggiari, Diretora Executiva da Fundação Estudar, a Escola de Liderança representa uma jornada de autoconhecimento e inteligência emocional que reúne todo o conhecimento de mais de 30 anos de experiência em seleção e desenvolvimento de talentos do Brasil.

44


COM 3 MESES DE OPERAÇÃO, A PLATAFORMA JÁ CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE 1300 JOVENS.

Entre as atividades que podem ser encontradas, destacamos:

Lid Talks

Encontros em que Líderes Estudar compartilham as suas trajetórias, seus aprendizados e seus desafios, mostrando o que está por trás de grandes conquistas e de momentos difíceis.

“Utilizamos uma metodologia baseada em Harvard, Stanford e nas melhores universidades do mundo. Acreditamos que é preciso ir além do conteúdo para realmente colocar em prática desde o primeiro momento, instigando o jovem a executar, colocar a mão na massa, e tirar as ideias do papel”

Encontros com Empresas

Representantes das maiores empresas do Brasil se conectam com jovens promissores para compartilhar sobre o seu dia a dia e sobre as oportunidades do mercado de trabalho.

Mentoria Coletiva

Uma orientação prática e funcional, feita por especialistas nos temas escolhidos. Nela, os jovens podem aprender e trocar experiências com quem está passando pelos mesmos desafios.

ANAMAÍRA SPAGGIARI Diretora Executiva da Fundação Estudar

45


MASTERCLASS COM CARLOS BRITO Conheça a Escola de Liderança

FAZENDO PARTE da Escola de Liderança, as Masterclasses tem como objetivo fazer com que jovens tenham acesso a pessoas que são grandes nomes do mercado e lideram tendências em suas áreas de atuação. Assim, podem aprender, na prática, com quem já deixou o seu legado.

“Fizemos a gravação da Masterclass do Brito em Nova York, no prédio da AB InBev. Já o Pedro Franceschi, da Brex, retornou à Stone, em São Paulo, para gravar a sua – já dando um spoiler.”

Com um padrão cinematográfico de imagem, cenários modernos e maior dinamicidade no conteúdo, Carlos Brito, bolsista número 0 da Fundação Estudar, foi o segundo convidado a compartilhar seus aprendizados - Jorge Paulo Lemann foi o protagonista da edição de estreia do formato. Ex-Ceo da AB InBev, Brito é um líder reconhecido mundialmente e tem a sua Masterclass focada em liderança de times, etapas de desenvolvimento de pessoas, e decisões de carreira. A Masterclass já foi exibida para várias turmas do curso de Liderança da Fundação Estudar, para os bolsistas da Comunidade e, atualmente, é um dos conteúdos mais acessados na Escola de Liderança.

ANNA VALENZUELA Head de Produto, Tecnologia, Comunicação, Conteúdo Educacional e Editorial

46


Liderança Transformadora: O Programa Executivo da Fundação Estudar

COM A CHEGADA da Escola de Liderança, não tivemos apenas uma mudança no nosso modelo de negócios, mas também em todo o contexto em que nossos cursos estavam inseridos. Aproveitando este ciclo, enxergamos uma nova oportunidade, para atuar em uma frente que não havia sido desbravada até agora - a educação executiva. “Foi neste contexto que criamos o Programa Executivo - Liderança Transformadora. Com uma roupagem totalmente nova, ele bebe da fonte dos dois cursos mais consolidados da Fundação Estudar, o Liderança e o Facilitação Na Prática, que, juntos, já impactaram milhares de pessoas”, explica Anna Valenzuela, Head de Produto, Tecnologia, Comunicação, Conteúdo Educacional e Editorial. Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar nos sete valores e no modelo de liderança da Fundação Estudar, que há mais de 30 anos forma líderes que compreendem de forma clara seus sonhos e trabalham com integridade, execução e protagonismo para deixar legados significativos em suas áreas de atuação. Já o segundo módulo do Programa Executivo é inspirado no curso “Interpessoal Dynamics”, que há 45 anos é o mais procurado em Stanford e usado pela doutora Carole Robin para formações sobre liderança no Vale do Silício, para CEOs e investidores renomados.

Conheça o Programa Liderança Transformadora

47

“Temos o Salto, que é uma metodologia que ajuda a dar passos bem concretos em direção a objetivos que o participante deseja realizar na sua carreira, além de conteúdos gravados com grandes lideranças que irão inspirar durante todo o processo.” ANNA VALENZUELA


WIKITECH Para transformar o Brasil em um dos maiores hubs de jovens em tecnologia do mundo, a Wikitech surge com uma visão ambiciosa para o próximo triênio: Informar

3 milhões de jovens sobre carreira em Tech. Influenciar

600.000 jovens a seguirem carreira em Tech.

O objetivo é formar profissionais que consigam suprir a demanda estimada por 159 mil talentos até 2025, segundo a Brascom. Para isso, a plataforma reúne grandes nomes do mercado, como Brex, Stone, Nubank, Wildlife e Amazon AWS. Nela, os jovens poderão navegar pela trajetória de profissionais da área e entender mais sobre o dia-a-dia e o mercado pela perspectiva de quem já faz acontecer em empresas de destaque.

A CONFERÊNCIA DE CARREIRA DA FUNDAÇÃO ESTUDAR, DE VOLTA AO PRESENCIAL DEPOIS DE DOIS ANOS no formato online devido à pandemia, a Conferência de carreira da Fundação Estudar voltou ao modelo presencial, com as edições de Gestão Empresarial e Mercado Financeiro. Durante os dias 11 e 12 de Julho de 2022, na Amcham, mais de 400 jovens tiveram a oportunidade de se conectar com grandes empresas, por meio de mesas de relacionamento, painéis de conteúdo e pitch para recrutadores. Foram 4529 inscritos e 467 jovens selecionados, após aprovação por um processo seletivo feito pela própria Fundação Estudar, garantindo o alinhamento dos participantes com as empresas parceiras.

Todo o conteúdo fica organizado de forma acessível e gratuita!

Conheça o Wikitech Na Prática

48

Conferência Mercado Financeiro

Conferência Gestão Empresarial

190 jovens participantes

246 jovens participantes

11 empresas parceiras

16 empresas parceiras


REDE DE FACILITADORES E MEDIADORES Enquanto alguns voluntários atuam como embaixadores dos cursos da Fundação Estudar, outros, como Fernanda Andressa, se dedicam na facilitação do conteúdo.

111

voluntários

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO FOCADO EM FORMAÇÃO em impacto e liderança, o programa de voluntariado seleciona agentes multiplicadores da Fundação Estudar, para que disseminem os cursos de desenvolvimento pessoal, liderança e carreira em todos os estados brasileiros. Em contrapartida, os voluntários aprendem habilidades valiosas para o mercado e para a vida na prática, entre elas escuta e comunicação; rapport e negociação; gerenciamento de tempo e inteligência emocional.

720 voluntários 2021

16h

de conteúdo gratuito de formação em vendas e soft skills para cada voluntário.

339 voluntários janeiro – junho 2022

40h

em média de dedicação de cada voluntário ao longo do ciclo de 3 meses.

49

2.819 horas doadas

“Ser facilitadora voluntária da Fundação Estudar me proporcionou um ambiente seguro e com conteúdo de excelência para praticar a facilitação. Tenho certeza que essa experiência foi essencial para que eu pudesse me tornar facilitadora de programas de desenvolvimento gerencial no Governo de Minas, com gestores de diferentes níveis e áreas. Além disso, tive acesso a conteúdos que me proporcionaram mais autoconhecimento e com uma rede de gente boa que fez com que aumentasse minha régua. Isso refletiu na minha aprovação no processo seletivo da Vetor Brasil, na trilha profissionais públicos, na busca pelo desenvolvimento contínuo de uma carreira de impacto.” Fernanda Andressa


Sustentabilidade Financeira Em 2022, aumentamos o investimento em bolsas de estudo em 20%, com mais de 6 milhões de reais distribuídos.

POR MEIO DE DIFERENTES FONTES DE FINANCIAMENTO, HÁ 5 ANOS, A FUNDAÇÃO ESTUDAR SE TORNOU UMA ORGANIZAÇÃO HÍBRIDA, ATINGINDO A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA. Isso só aconteceu com o apoio de muita gente que acredita que a Educação pode transformar o Brasil. Nossa prioridade é sempre alocar os recursos para escalar o impacto, mantendo a qualidade e a excelência de todos os programas.


4%

R$ 635.128 Outros

16%

R$ 2.839.397 Doadores Tech

5%

R$ 942.632 Jovens

39%

R$ 6.852.479 Doadores

DE ONDE VÊM NOSSOS RECURSOS

17%

R$ 2.913.883 Fundadores

19%

R$ 3.298.905 Empresas

4%

16%

R$ 635.128 Outros

39%

R$ 6.852.479 Doações institucionais

R$ 2.839.397 Doações para inovação

FONTES DE FINANCIAMENTO

17%

R$ 2.913.883 Doações para bolsas de estudo de Líderes Estudar

24%

R$ 4.241.537 Receita de clientes dos programas

COMO APLICAMOS NOSSOS RECURSOS R$ 2.839.397 Frente Tech

R$ 1.584.449 Conferências

R$ 2.911.622 Cursos

R$ 1.321.226 Prep *Dados relativos ao período de Janeiro a Dezembro de 2021

51

R$ 1.559.364 Portais

R$ 604.209 Outros

R$ 4.619.960 Líderes


DOADORES E PARCEIROS

Parceiros Institucionais Apoio Financeiro

O APOIO DE NOSSOS DOADORES e parceiros, seja por meio de recursos ou de suporte, é essencial para que o impacto da Fundação Estudar chegue em cada vez mais pessoas, de maneira perene e sustentável.

MAJOR | FRENTE TECH A PA R T I R D E R$ 1 .0 0 0.0 0 0,0 0

Fundação Behring Fundação Brava Stone Co Telles Foundation Torto Family Foundation

Nossas parcerias institucionais representam uma das maiores fontes de receita da Fundação Estudar e nos trazem expertise para melhorias em nossas estratégia e/ou operação por meio do apoio a projetos. Em contrapartida, oferecemos diferentes tipos de benefícios, que incluem, mas não se limitam, ao acesso às nossas redes, divulgação de marca e marca empregadora, e participação em eventos.

PLATINA AC I M A D E R$ 3 0 0.0 0 0,0 0

Ambev Fundação Lemann Stone Co

Já nossos parceiros da Frente Tech são grandes apoiadores filantrópicos cuja doação é majoritariamente destinada às bolsas do Tech Fellow, além de projetos de criação e engajamento de jovens na área de tecnologia.

OURO E N T R E R$ 1 0 0.0 0 0,0 0 - 2 9 9. 9 9 9, 9 9

Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo Itaú Eleva Educação Lojas Renner S.A.

Em especial, agradecemos aos nossos doadores de longo prazo - 3, 5 ou 10 anos, que nos permitem iniciar todos os anos com a garantia de aproximadamente 6% das receitasda organização.

PRATA E N T R E R$ 5 0.0 0 0,0 0 - 9 9. 9 9 9, 9 9

“Sou doadora da Fundação Estudar pois acredito que o melhor investimento que alguém pode fazer é no conhecimento, na aprendizagem permanente e na experiência que o network da Fundação Estudar proporciona. A ideia do pledge de 10 anos surgiu observando outras organizações que buscam a perenidade. A Fundação Estudar foi e continua sendo muito importante para meu desenvolvimento e acredito demais na missão e no impacto que os Líderes da Estudar continuarão a ter no Brasil e no mundo.” VERÔNICA SERRA Líder Estudar 1995 e Doadora com Pledge de 10 anos

52

Tractian Santander Americanas S.A. BMA - Barbosa, Müssnich Aragão Advogados GPA Freitas, Leite e Avvad Advogados ETS, Educational Testing Service TozziniFreire Advogados Levy & Salomão Advogados B3 Dasa Hypera Pharma Minerva Foods Omega Energia Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown Total Express


Parceiros Institucionais Apoio a Projetos

Doadores Pessoa Física

MAJOR

ENDOWMENT

A PA R T I R D E R$ 1 .0 0 0.0 0 0,0 0

Carlos Brito e família Janaína e Bernardo Hees e família

Bain & Company Heartman House

MAJOR DONORS

OURO

A PA R T I R D E R$ 75 .0 0 0,0 0

ENTRE R$ 100.000,00 - 299.999,99

BETC VPBG - Vella Pugliese Buosi e Guidoni Advogados

PRATA E N T R E R$ 5 0.0 0 0,0 0 - 9 9. 9 9 9, 9 9

Enext Boston Consulting Group (BCG) ID_BR - Instituto Identidades do Brasil

Estrela Pledge de 3 anos de doação

Alberto Leite Ana Luiza e Ary Zanetta Antonio Brennand Associação IEP Claudio Haddad Close Friends da Maridu Eugênio Mattar Fabrício Bloisi Florian Bartunek Hans Lin Henrique V. Dubugras João Maurício G. de Castro Neves Lilian Feuer e Luis Stuhlberger Luciana Hall Luis Heitor Gonçalves Mariana Zander e Ricardo Fernandez Jr. Paulo Thiago Passoni Pedro Franceschi Piero Minardi Renato Antonio Secondo Mazzola Renato Bromfman Rogerio Pessoa C. de Albuquerque Salo Davi Seibel TNA Gestão Patrimonial Veronica Allende Serra

Estrelas Pledge de 5 anos de doação

Estrelas Pledge de 10 anos de doação

53

DIAMANTE E N T R E R$ 5 0.0 0 0,0 0 E R$ 74 . 9 9 9, 9 9

Amauri Chienmin Hong Ana Paula Martinez Antônio Bonchristiano Brasil Doce Lar - David e Robyn Beck Daniella Raimundo Eduardo Brenner Enio Shinohara Flavia Buarque de Almeida Flora Damin e Victor Paolillo Gustavo Pimenta Leonardo Bourbon Cabral Maria Fernanda Resende Quartiero Mauricio Luis Luchetti Maurício Nogueira Soufen Pedro Albuquerque Pedro Palma Ramiro Lopes de Oliveira Rodrigo Rocha Azevedo Rogério Melzi Silvio Frota Stephanos Velissaropoulos


PLATINA E N T R E R$ 2 5 .0 0 0,0 0 E R$ 49. 9 9 9, 9 9

Ana Paula Pereira Anderson Ferminiano Rodrigues Andre Caldas Oliveira André Reginato Bianca Fischer de Moraes Bridge One Investimentos Carlos Gambôa Claudia Elisa de Pinho Soares Cristina Artimonte Farjallat Duda Falcão Eduardo Mufarej Fábio Kapitanovas Fábio Tran Fernando Beyruti Frances Yumi Fukuda Alvim Gabriel Felzenszwalb Geraldo Moura Hugo Barra Isabel e Ricardo Veirano Joaquim Pedro Andrés Ribeiro Leonardo Prado Damião Marcos Toledo Martha Campos de Castilho Patrick de Piccioto Ricardo Pereira de Almeida Rodrigo Peixoto Galvão Rosiane Pecora Thiago Picolo Victor Lazarte Vinícius Guimarães Barbosa Wolff Klabin Yago Rosa da Silva

OURO E N T R E R$ 1 0.0 0 0,0 0 E R$ 2 4 . 9 9 9, 9 9

Adelmo Hideyoshi Inamura Alex Haegler Alexandre de B. Cruz e Guião André Luís Bannwart

Antônio Vicente La Camera Bruno e Luciana Levacov Carlos Watanabe Colin Butterfield Cristiane e Guilherme Bastos Grupo Raízes Gustavo Cellet Marques João Eduardo de Paula Machado João Pedro D’Almeida Makoto Yokoo Marcelo Gomes Condé Marcelo Lyra Machado de Carvalho Marcelo M Sampaio Márcio Afonso Assad Cohen Marcus Fontes Mário Carlos Fernandes Filho Max Fontes Pedro Drevon Pierre Moreau Ricardo Ermírio de Moraes Rodolfo Aranha Alves Barreto Rogerio Bonatti Silvia de Cassia Alves Filgueiras Stephanie Mayorkis Betenson

PRATA E N T R E R$ 1 .0 0 0,0 0 E R$ 9. 9 9 9, 9 9

Affonso Parga Nina Alain Phillipe Helder Auricchio Michel Allison Massao Hirata Amaury Martins Takaki e Thaís Fernandes Lori Ana Buchaim André Mendes da Silva Azor Bolton de Toledo Barros Beatriz Vidal Bruno Dreux Bruno Zanini Cassiano Carlos Jun Yamamoto Carolina de Moraes Carolina Gradim Oliveira Lyrio

54

Cristina Haruko Kawamoto Daniela Fusco Alcaro Daniele Valadão Levy Diego Antônio Moreira Diego Estrela Leal Eduardo Faria de Carvalho Fabio Futoshi Katayama Fernando Quintana Merino Gisele Simões Everett Iuri Miranda Jaime Pfaltzgraff Ribeiro Jaqueline Tortora Jayme Chataque de Moraes João Pedro Maya Júlio César Attílio Levi Clemente dos Santos Luiz Carlos Gomes Marcelo Ferreira Kingston Marcelo Setubal Carramaschi Marcos Chaves Ladeira Marcos Faria Gomes Mateus Ivar Carneiro Patrik Wälchli Paulo Cezar Aragão Paulo José Pinheiro Lemgruber Pedro de Freitas A. Bueno Vieira Pedro Loffredi Ridolfi Rafael de Simone Martines Roberto Cossi Rony Figueiredo Sousa Rubens Silva Moreira Sérgio Vailati Filho Sheide Chammas Stanley Ting Theo Sábio Leopardi Thiago Freire Feijão Moreira Valéria Leal Marinho de Andrade Freundt Victor Valadão Bicalho Vitor Mota Rodrigues da Silva Viviane Teixeira L. de Alencar Waldir Souza Conceição Wellington Trindade Vitorino


Líderes que restituíram sua bolsa NOME COMPLETO

GRAU

UNIVERSIDADE

André Bernardes

Pós-graduação

MIT

2018

Bárbara Oliveira Ramos

Pós-graduação

Tufts University

2006

Bruno Guidi Marcolini

Pós-graduação

Harvard Business School

2017

Caio Henriques Lo Bianco

Pós-graduação

FGV

2010

Camila Key Saruhashi

Pós-graduação

Stanford

2017

Carolina Lima Guimarães

Graduação

Yale University

2016

Deborah Barbosa Alves

Graduação

Harvard University

2011

Diego Alves Rodrigues de Souza

Intercâmbio

Grenoble-INP

2017

Felipe Rigoni Lopes

Pós-graduação

Oxford

2017

Gabriel Lima Guimarães

Graduação

Harvard University

2015

Georges Monteiro de Carvalho

Intercâmbio

INSA

2012

Gustavo Garcia Majzoub

Graduação

USP

2016

Gustavo Oliveira Coutinho

Graduação

Harvard University

2017

Illan Feiman Halpern

Graduação

MIT

2010

Isabel Hemerly Viegas de Lima

Graduação

University of California

2012

João Gabriel Costa Pinheiro

Graduação

Harvard University

2017

Joao Henrique de Aquino Vogel

Graduação

Harvard University

2012

Joao Henrique Paiva Avelino

Pós-graduação

Stanford University

2016

Kawoana Trautman Vianna

Graduação

UFRGS

2014

Luana Dias Gomes

Graduação

Stanford University

2010

Lucas Alvares Martin Garrido

Graduação

ITA

2009

Lucas Niemeyer C. Messina de Assis

Graduação

Instituto Militar de Engenharia

2017

Marcos Silva de Luca

Graduação

USP

2016

Mariana Georges Monteiro de Carvalho

Intercâmbio

INSA

2012

55

ANO BOLSA


Líderes que restituíram sua bolsa NOME COMPLETO

GRAU

UNIVERSIDADE

ANO BOLSA

Marina Palma Copola

Pós-graduação

Columbia University

2011

Martina Bergues

Pós-graduação

Princeton University

2020

Michel Augusto Ovando de Araujo Portas

Intercâmbio

MIT

2012

Nádia Leão Ferreira Dias

Graduação

Unicamp

2008

Pedro Montebello Milani

Graduação

Stanford University

2011

Plínio Pagnocelli Aguiar Ribeiro

Pós-graduação

Columbia University

2003

Rafael Gehrke

Graduação

University of Pennsylvania

2017

Rafael Matos da Cunha

Pós-graduação

Stanford University

2015

Rafael Mendes de Oliveira

Graduação

MIT

2007

Rodolfo Gomes Benevenuto

Pós-graduação

Trinity College Dublin

2016

Roger Leite Lucena

Graduação

ITA

2014

Rogerio Bonatti

Graduação

USP

2014

Silvia de Cassia Alves Filgueiras

Pós-graduação

Harvard University

2008

Thiago José de Melo Cardoso

Pós-graduação

University of Pennsylvania

2011

Víctor Domene Ribeiro dos Santos

Graduação

Harvard University

2014

DOAÇÃO DE BOLSAS

COMITÊ DE CAPTAÇÃO

via Endowment de Universidades Hans Lin MIT Sloan School of Management

Roberto Sallouti The Wharton School of the University of Pennsylvania

Alexandre Zyngier Ana Gabriela M. Pessoa Enio Shinohara Hans Lin Luis Heitor de Q. Gonçalves Paulo Thiago Passoni

Estrela Pledge de 3 anos de doação

56

Renato Antonio Secondo Mazzola Ricardo Camargo Veirano Rosiane Pecora Veronica Allende Serra


Parceiros Operacionais e Estratégicos PRESIDENTE DO CONSELHO

GERENTES

Florian Bartunek

Anna Valenzuela Erik Kenji Miyoshi Giuliana C. L. Reis Mariana Souza Panisi Patricia Silva Aguiar

VICE-PRESIDENTE Renato Antonio Secondo Mazzola

CONSELHEIROS VITALÍCIOS Carlos Alberto da Veiga Sicupira Jorge Paulo Lemann Marcel Hermann Telles

CONSELHO André Street de Aguiar Cecília de Paula Machado Sicupira Jean Jereissati Joice Toyota Lara Lemann Larissa Maranhão Maria Eduarda de A F Vasconcellos

COMITÊ EXECUTIVO Daniela Paula Sousa Andérez João Miranda de Oliveira Rebouças Brandão Makoto Yokoo Renato Antonio Secondo Mazzola

AGRADECIMENTOS Paulo Aragão e Antonio Bonchristiano pelos anos de dedicação ao Conselho.

DIRETORA EXECUTIVA Anamaíra Pereira Spaggiari Souza

EQUIPE Aaron Yuno Saiki Adriana Lacombe Coiro Ailton Arantes Cunha Ana Carolina Laudares Anais Levin Anita Fernandes Andere Beatriz Vilhena Alvarenga Bruna Aparecida Candido Caetano Carezzato Camila Mika Sassai Sato Carlos Eduardo C. Dias Reis Cindyneia Ramos Cantanhêde Cláudio Soares Do Nascimento Daniel Junio S. Rodrigues Débora Dias Teixeira Da Silva Débora Dietrich Ribeiro Deborah Setera Kövesi Diogo Viana Da Silva Driele Piva Érica Teixeira De Medeiros Fábio Araújo Fernanda Ribeiro G. Amorim Filipe Ribeiro De Morais Flávio Fernandes Da Silva Gabriela Matone Ejchel Gabriela Paraíso Gabriele Pinto De Oliveira Gabriella Lalli Martins Isabella Beck Isabelly Amaral Dias Da Silva Ivan Rocco Pacheco Janaina Paixao das Chagas Silva

57

João Victor Gomes Barbosa José Eduardo V. S. Júnior Joyce Leylane Rocha Lima Juliana Dos Reis Malagutti Juliana Mayumi Y. Kagami Kenia Saraiva Ribeiro Laura Sirimarco De Oliveira Letícia Pires Moraes Lorena C. De Oliveira Bernardes Lorena Stephanie S. dos Santos Luana Moretti Pereira Lucas Prata Feres Lucas Rodrigues Lomelino Maraí Fernandes Gomes Marcela Rios Da Silva Márcia Maria Dias Costanti Márcio Tomiyoshi Maria Clara César de Carvalho Mariane Roccelo Bonvicini Marina Machado Oliveira Mateus Scalet Silva Matheus Guedes Da Cruz Michele Puga Sarubbi Michelle Paula Berte Nogueira Natalia Rosa Muniz Sierpinski Nathalia Ruiz Clementin Otávio Paulino De Farias Junior Pamela Cristina Soares Pedro Henrique C. C. Arsênio Pedro Salviato D. A. Freitas Renata Tenório De Melo Rodrigo De Mata Marangon Stephanny Tonon Pessine Thais Cardoso De Oliveira Vitor Soares De Freitas Yasmim Patricia T. Sumitani Yasmin M. Makhamed

Textos: Letícia Moraes Edição: Letícia Moraes e Márcia Costanti Design: fabrizium.com


Mensagem do Conselho

à Ciência da Computação de Harvard, que traduzimos e disponibilizamos gratuitamente, ultrapassamos a marca de 200 mil inscritos e 5 mil concluintes.

Não é novidade dizer que tudo tem mudado extremamente rápido.

Nos últimos meses, também lançamos um novo modelo de negócios, que permite maior escala, por meio da Escola de Liderança e, pela primeira vez no processo seletivo do programa de bolsas Líderes Estudar, os candidatos relacionados ao setor público são de número equivalente ao de gestão privada. Nas próximas eleições, teremos 6 jovens que já passaram por programas da Fundação Estudar como candidatos, inspirando outras gerações. Fatos como esse evidenciam que os talentos que desenvolvemos estão cada vez mais ocupando posições políticas, de tomada de decisão, se tornando capazes de conduzir melhorias para o país e despontando como inspirações para as próximas gerações de jovens de alto potencial.

SE ANTES OS MODELOS e planos de negócios costumavam durar 20 anos, agora, devem sobreviver por 5, no máximo. Somado a isso, no Brasil, também temos um cenário de incertezas - tanto econômicas quanto políticas. Como, então, fazer com que a Fundação Estudar se mantenha relevante, perene e sustentável durante os próximos anos e décadas? Os desafios são maiores do que nunca e precisamos nos adaptar para continuar expandindo o nosso impacto.

Com consistência e um olhar apurado para o mercado, continuamos sempre em busca de inovações alinhadas com o que precisamos construir para chamar a atenção de jovens lideranças de diferentes áreas de atuação.

A partir dessas questões, criamos o planejamento trienal com o apoio da Bain & Company, definindo diretrizes para cada frente de atuação.

Assim, vamos criando referências em múltiplos setores da sociedade, pulverizando o nosso alcance e gerando mais transformações relevantes.

Começamos este novo ciclo com o endosso de nossos doadores, que ao longo do último ano fizeram o valor médio das doações quase dobrar, mostrando que acreditam cada vez mais neste projeto. Obrigado pela confiança!

Temos grandes desafios para o futuro, mas contamos com um time engajado em fazer a diferença e enfrentar todos os altos e baixos que são característicos de qualquer organização e mercado.

Algumas novas iniciativas também já começaram a apresentar resultados expressivos, como é o caso da Frente Tech, que visa contribuir para suprir a demanda do mercado de tecnologia, que vai precisar de meio milhão de profissionais até 2024, segundo dados da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais).

Por fim, não poderia deixar de direcionar novamente meu agradecimento aos parceiros e doadores que apoiam e acreditam na Fundação Estudar. Sigamos sendo cada vez mais relevantes para o Brasil!

Por meio do programa Tech Fellow, já distribuímos mais de 2 milhões em bolsas. No CC50 - Curso de Introdução

FLORIAN BARTUNEK Presidente do Conselho da Fundação Estudar

58


59