Revista Divulgar Escritor

Page 42

Especial de Natal e Fim de Ano

Entrevista escritor Leandro Campos Nasci em Liberdade Minas Gerais, em 02 de julho de 1972, segundo filho entre quatro irmãos, atualmente moro na cidade hidromineral de Caxambu Minas Gerais. Filho do casal Sebastião Alves e Maria Vanda e casado com Rosilene Alessandra há vinte anos. Tenho dois filhos, Braian Anderson e Brendow Alisson. Sou irmão da escritora e poetisa Deuseli Campos Alves, e amigo do Escritor Rone Wulff Filho, talvez esta seja origem da minha veia artística. Não vou citar obras e títulos em minha biografia, vou fazê-la de forma diferente. Relatarei a minha biografia ao decorrer desta entrevista. “os poetas vão amar, os leitores de romances vão se surpreender, e a literatura brasileira conhecera a nova forma de escrever. Romance? Ficção? Narrativa? Poesia? Ou simplesmente O Conto de Leandro Campos Alves.” Boa Leitura!

É a elas que eu dediquei esta obra. Muitos irão se identificar com o tema abordado. Em quem você se inspirou para escrever seu livro? Leandro Alves - Quando procurei compor meu romance, eu não fui longe busca-lo, bastou-me olhar ao meu redor, e com olhar um pouco mais próximo ainda, olhei para dentro de minha própria família e aos nossos amigos. Misturando fatos reais com um pouco de ficção, a obra foi se construindo. Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Escritor Leandro é um prazer contarmos com a sua participação no projeot Divulga Escritor. Conte-nos, que temas você aborda em seu romance “Instinto de Sobrevivência”? O que o motivou a escrever sobre estes temas? Leandro Alves - Eu sempre andava pelas ruas de minha cidade e observava as pessoas envelhecendo, as rugas ditas como expressão da idade em cada uma delas, e estas marcas deixava a minha sensibilidade em alta só em imaginar, o que aquelas pessoas teriam vivido? Qual seria a sua história de sofrimento, lutas, vitórias e alegrias para chegar até aquela idade? Leandro Alves - Quando eu via uma pessoa idosa sendo mal tratada por jovens, eu ficava furioso, não aceitava estas atitudes de desrespeito. Foi pensando nestas pessoas que imaginei em escrever este romance.

42

Revista Divulgar Escritor • dezvembro de 2013

Conte-nos sobre a construção da história que compõe “Instinto de Sobrevivência” houve mudanças no decorrer da escrita ou correu tudo como você tinha planejado no inicio da escrita do livro? Leandro Alves - A primeira visão que tive, foi o olhar distante de uma senhora idosa fechando o olho para a vida, para abrir para sua eternidade, e durante os últimos segundos de seu presságio, ela lembra toda sua história de vida, os sofrimentos, desilusões, alegrias, amores e a constituição de sua família, mas regado por passagens de bom humor. A partir daquele instante eu comecei a narrar a sua saga, por isso o olho distante da capa fazendo referência à história, e as palavras finais na sinopse do livro que dizem. “O nascer que se fez no abrir de seus olhos e findou no fechamento dos mesmos”. Uma única ressalva a este livro, quem leu a boneca primeiro aconselhou-me a publicá-lo com os erros tragos pela minha dislexia, mas em respeito ao leitor e a literatura brasileira, eu


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.