REVISTA TRIBUNA ED. 232

Page 1

AÚNICAREVISTA MUNICIPALISTADAPB

CÍCERO AUTORIZA OBRAS DE CONTENÇÃO E PROTEÇÃO DA CALÇADINHA DO CABO BRANCO

FAMUP COMEMORA 28 ANOS DE ATUAÇÃO EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

ALPB INSTALA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO COOPERATIVISMO

EDIÇÃO 252 | ABRIL/2023 | R$ 15,00

Fundador Bosco Gaspar

Diretor Presidente Manoel Raposo

Diretor Financeiro Marcelo Raposo

Diretor de Circulação

Josenberg Lima, Alcides Santos e Sales Ferreira

Diretor de Eventos Sandro Galvão

Conselho Editorial

Manoel Raposo, Nonato Guedes, Assis Cordeiro e Nena Martins

Colaboradores

Fábio Cardoso, Des. Serpa, Dr. Klécius Leite Fernandes, Josenberg Lima, Nena Martins, Cleanto Gomes, Assis Cordeiro e Ilka Cristina

Editor Responsável Manoel Raposo

Redação

Assis Cordeiro, Nena Martins, e Nonato Guedes

Projeto gráfico e diagramação

EstampaPB - (83) 98866-6297

Fotos

Ilka Cristina, Elizenda Sobreira, Nyll Pereira, assessorias, SecomPB, SecomJP, ALPB, Freepick, Pixaby. internet, Senado Federal e arquivo pessoal

Tiragem 5.000 (cinco mil) exemplares

Esta revista circula em todo o Estado da Paraíba. É um produto de publicação jornalística de responsabilidade da A TRIBUNA - Serviço de Publicidade Ltda.

CNPJ: 41.585.489/0001-98 mrcomunicacaoltda@yahoo.com.br

Rua Avenida Francisca Moura, 434, sl 505 cxpst 27centro - Cep: 58.013-440 - João Pessoa/PB

Fones: (83) 98741-2184 / 99619-7538

Nesta edição da Revista Tribuna o leitor confere que o mês de abril foi recheado de atividade política na Paraíba, tanto em âmbito local, quanto regional e nacional. No dia 28 o Estado recebeu dois importantes encontros de lideranças políticas regionais e nacionais. O primeiro foi a Assembléia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste, que aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa e foi coordenado pelo governador João Azevêdo, que está à frente do órgão desde o início de seu segundo mandato. Na ocasião João teve um importante protagonismo em discussões fundamentais para o Nordeste e para a Paraíba. A cobertura completa o leitor confere na matéria de capa, produzida pelo jornalista Nonato Guedes.

O segundo encontro foi a reunião que tratou da reforma tributária e contou com a presença do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), do secretário extraordinário para a reforma tributária, Bernard Appy, e do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), relator do texto da reforma.

O cenário político paraibano começa a se definir em função dos alinhamentos necessários para as eleições municipais do próximo ano. Na coluna Bastidores, de Manoel Raposo, o leitor confere os detalhes desta dinâmica. Na cobertura feita pelo jornalista Assis Cordeiro o leitor conferirá ainda a dinâmica administrativa dos principais municípios do Estado. O cenário social e cotidiano fica, como sempre, competentemente coberto pelos colunistas e colaboradores de nossa revista. Tenham todos, uma boa leitura.

06

João lidera uma das mais produtivas reuniões do Consórcio Nordeste

11

Michel Henrique é novo Procurador de Prerrogativas na ALPB

13

Com apoio do Sebrae, eventos enaltecem e proporcionam visibilidade para a caprinocultura no Cariri

EDITORIAL

Ranking dos Políticos: Efraim é parlamentar mais bem avaliado do país

Líder do União Brasil no Senado, o senador paraibano Efraim Filho é o parlamentar mais bem avaliado do país em 2023, segundo o Ranking dos Políticos (htttps://www.politicos.org.br/). A iniciativa da sociedade civil avalia senadores e deputados federais e classifica-os por meio de notas, de acordo com critérios de combate a privilégios, ao desperdício e à corrupção no poder público.

Apos quatro legislaturas como deputado federal, Efraim Filho exerce seu primeiro mandato no Senado Federal este ano. Na Casa, foi escolhido pelo União Brasil para liderar a bancada de nove senadores eleitos. Em abril deste ano dois projetos de sua autoria foram aprovados pelos membros do Senado: o Projeto de Lei Complementar 139/22, que visa uma transição gradual para a readequação dos municípios em índices de distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, e a proposta que busca a valorização dos agentes de trãnsito por meio do apoio do Fundo Nacional de Segurança Pública, com o intuito de garantir melhores condições de trabalho e capacitação para esses profissionais.

Para Efraim Filho, o segredo está em “trabalhar muito, com dedicação e afinco”. Ele adiantou: “Recebo com alegria esse reconhecimento de liderança, de primeiro lugar no Ranking dos Políticos, mas com dobrado senso de responsabilidade. Isso só me estimula a trabalhar com mais dedicação e afinco na construção de consensos e soluções que visem ao desenvolvimento socioeconômico do país e, especialmente, da nossa Paraíba”.

Várias lideranças da região do Cariri Paraibano anunciaram filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) do governador João Azevêdo, durante evento de filiação em João Pessoa.

Se filiaram ao partido os prefeitos da região do Cariri, Anna Lorena (Monteiro), João Batista (Barra de São Miguel), Bira Mariano (Camalaú), Tiago Castro (Cabaceiras), Genivaldo Tembório (Prata), Nananda (Livramento) e Marcílio (Santa Cecília).

Ainda se filiaram ao PSB a vice-prefeita de Serra Branca, Dra. Alda, vereador de São João do Cariri, George Aquino, o ex-vereador João Sator (Zabelê), entre outras lideranças da região do Cariri.

Prefeitos integrantes de outras legendas aliadas prestigiaram o evento e reforçaram apoio ao governador João.

• 4 REVISTA TRIBUNA
BASTIDORES
|
MANOEL RAPOSO
mrcomunicacaoltda@yahoo.com.br
Sete prefeitos da região do Cariri anunciam filiação ao PSB de João Azevêdo

Presidente da Amcap parabeniza prefeitos e prefeitas no dia 11 de abril

No dia 11 de abril se comemorou o Dia do Prefeito. A Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano – Amcap orgulha-se de representar mais de 30 municípios da região. A entidade parabenizou todos os prefeitos e todas as prefeitas pelo dia e por se dedicarem por essa causa que visa melhorar a qualidade de vida nos Municípios.

O presidente da Amcap e prefeito, Adriano Wolff, fez questão de parabenizar os colegas gestores e destacou as lutas diárias que todos vivenciam na defesa dos seus municípios. “Há muito o que comemorar. Apesar das dificuldades, a pauta municipalista avançou muito no sentido de um pacto federativo mais justo. Ainda temos muitos desafios, mas cada vez mais estamos avançando. Nós prefeitos enfrentamos lutas diárias, pois somos nós quem estamos mais próximos da população, que vivenciamos

os anseios de nossa gente, portanto, é importante a nossa união para avançarmos mais ainda na defesa dos municípios”, disse Adriano Wolff.

Diante disso, a Amcap parabenizou todos os prefeitos e prefeitas pelo seu dia e por se esforçar a cada dia para melhorar ainda mais a convivência no seu Município.

Paraibano Gervásio Maia é indicado para integrar CPMI de 8 de janeiro

A direção nacional do PSB indicou o paraibano deputado federal Gervásio Maia (PB) para integrar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro.

Conforme o site Antagonista, a indicação de Gervásio teve o aval do líder do PSB na Câmara dos Deputados, Felipe Carreras (PE).

O parlamentar paraibano esteve na comitiva que acompanhou o presidente Lula (PT) em viagem a Portugal.

CPMI

do 8 de janeiro

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) foi criada pelo presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, no dia 26 de abril, para investigar os atos de ação e omissão ocorridos no dia 8 de janeiro.

A criação se deu com a leitura, no Plenário do Congresso, do requerimento apresentado pelo deputado André Fernandes (PL-CE), que obteve número regimental de assinaturas (1/3 dos membros de cada Casa).

Outro nome que teve indicação foi o de Duarte Júnior, que teve a ‘autorização’ do ministro da Justiça, Flávio Dino, de quem o parlamentar é próximo.

REVISTA TRIBUNA • 5
Presidente da AMCAP e prefeito de SSU, Adriano Wolff Fonte Cariri Ligado

João lidera uma das mais produtivas reuniões do Consórcio Nordeste

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), liderou no último dia 28 de abril, no Centro de Convenções de João Pessoa, uma das mais produtivas reuniões do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste), que ele passou a presidir neste segundo mandato. Em um único dia o Estado sediou dois importantes eventos para a região: a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio e a reunião que tratou da reforma tributária, com a presença do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), do secretário extraordinário para a reforma tributária, Bernard Appy, e do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), relator do texto no Legislativo. “Foi um dos maiores momentos que o Consórcio já teve”, resumiu Azevêdo.

Governadores e governadoras de Estados nordestinos, ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, secretários estaduais e parlamentares participaram ativamente das discussões e, nas declarações à imprensa, destacaram os avanços alcançados, depois de cerca de quarenta anos de debates. O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse ter constatado de perto os avanços em torno

de propostas de simplificação da reforma tributária, combinadas com sugestões de equidade nos recursos para a União, Estados e municípios. Segundo o parlamentar, os consensos que estão sendo produzidos vão possibilitar que o texto que está sendo elaborado pelo Grupo de Trabalho na Câmara seja levado a Plenário ainda neste primeiro semestre, antes da deflagração do recesso legislativo. “O ambiente verificado em João Pessoa foi extremamente favorável à celeridade das pautas agitadas”, ressaltou o dirigente da Câmara.

O deputado Aguinaldo Ribeiro opinou que a reforma tributária vai, finalmente, se impondo como uma questão federativa, o que lhe empresta caráter de urgência e prioridade, para além das conveniências políticas e partidárias de senadores e deputados federais com assento em Brasília. O governador João Azevêdo endossou as manifestações, pugnando com vistas a uma repartição justa entre os cidadãos que ganham mais e os cidadãos que ganham menos, fortalecendo-se, em paralelo, o equilíbrio entre os entes federados. “Pela primeira vez - explicou o relator Aguinaldo Ribeiro - há um sentimento de consenso, em décadas, para uma modificação no sistema tributário que seja equânime”. Ele

destacou como relevante nesse contexto o papel que tem sido desempenhado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que listou a concretização da reforma tributária no topo das suas prioridades imediatas no terceiro mandato que está empalmando na Presidência da República. “A vontade política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá mais consistência ao movimento que ganha adesões e consensos”, acrescentou o parlamentar do Progressistas.

Pelas palavras do presidente Arthur Lira, até a primeira quinzena de junho estará sendo votado no Parlamento o arcabouço fiscal para que o país tenha regras na utilização dos recursos públicos, vindo, na sequência, ainda no primeiro semestre, a colocação em discussão da reforma tributária. Os governadores e participantes dos eventos do Consórcio Nordeste tiveram, ainda, a oportunidade de discutir as energias renováveis, um tema muito caro a todos os Estados do Nordeste, além de outras pautas importantes, como o acordo do Consórcio com o PNUD, acordo de protocolo do Consórcio

• 6 REVISTA TRIBUNA

Nordeste com o Ministério do Desenvolvimento Social.O primeiro tema abordado foram energias renováveis, com a explanação de especialistas no assunto, a exemplo do deputado federal Danilo Forte. Na ocasião, foram apresentados aspectos como legislação e a questão tributária. Um dos principais desafios apontados na explanação foi o descompasso existente entre a capacidade de geração, muito grande,e a de transmissão, ainda incipiente e que terá nos leilões a principal oportunidade de solução. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, disse que a realização de leilões pelo governo federal na transmissão será fundamental. “Nós não podemos abrir mão desses leilões. Energias renováveis são um tema que não é importante apenas para o Rio Grande do Norte ou para a Paraíba, mas é um tema importante para o Brasil”, expressou. O secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, anunciou algumas conquistas do Consórcio Nordeste como o Fundo de Investimentos da Região, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

(BNDES), com recursos destinados a áreas como educação, saneamento básico e infraestrutura. Outro anúncio foi o acordo com o PNUD, que vai possibilitar que o Consórcio Nordeste receba recursos externos diretamente para investimentos em seus projetos, tendo ficado marcada para cinco de maio em Fortaleza uma reunião para aprofundar as discussões sobre energias renováveis, com entidades como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os gestores do Nordeste se reuniram em João Pessoa com os ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social e Márcio Macêdo, da Secretaria Geral da Presidência. Na oportunidade, os representantes do governo federal discutiram programas voltados ao combate à fome, à inserção no mercado de trabalho e abastecimento de água. Ainda foi apresentado aos governantes o calendário das plenárias estaduais do Plano Plurianual Participativo do governo federal.

O governador da Paraíba e presidente do Consórcio Interestadual do Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, João Azevêdo, destacou a importância do diálogo permanen-

te com o governo federal parfa a resolução das demandas regionais. “O Consórcio cumpre mais uma vez o seu papel de trazer as discussões do país para o interesse dos Estados, com pautas importantes, a exemplo das energias renováveis, de políticas de assistência social e de fortalecimento da democracia, o que coroou nosso evento com extremo êxito”, observou. O ministro Wellington Dias afirmou que o encontro foi uma oportunidade de apresentar um caminho de integração ainda maior com os governadores do Nordeste. “Vamos trabalhar para celebrar dois importantes pactos, o Nordeste Sem Fome, dentro do Brasil Sem Fome, e pela Inclusão Socioeconômica, por meio da qualificação com emprego, empreendedorismo e formação de cadastro reserva para que pessoas do Cadastro Único tenham a carteira de trabalho assinada e a chave do seu negócio, tendo acesso ao emprego e renda. Nós ainda vamos liberar R$ 230 milhões para a construção de 36 mil cisternas nessa primeira etapa no Nordeste”, revelou.

Já o ministro Márcio Macêdo destacou a ação efetiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para restabelecer o pacto federativo com a união com todos os Estados e a sociedade civil. “Nós queremos fazer essa construção de mãos dadas para que possamos gerar emprego e renda e isso se faz conjuntamente. Sabemos da importância do Consórcio Nordeste e queremos recuperar a participação social, com a realização de 27 Plenárias Estaduais para mobilizar a sociedade e debater as propostas para o PPA, a fim de que o povo coloque as suas impressões digitais no desenvolvimento do país”, comentou.

REVISTA TRIBUNA • 7

Cícero Lucena autoriza obras de contenção e proteção da calçadinha do Cabo Branco

Um dos principais pontos de lazer e convivência de João Pessoa vai voltar a ter condições adequadas de infraestrutura. Trata-se da calçadinha do Cabo Branco, cujo trecho mais próximo à ladeira passará por obras de contenção e proteção. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Cícero Lucena no dia 27 de abril.

O trecho em questão fica localizado na Avenida Cabo Branco, entre o número 4.492 e a rotatória que dá acesso à ladeira. O segmento estava deteriorado devido ao avanço do mar, o que causou a queda da parede de proteção, de trechos da calçada, da ciclofaixa e a desestabilização de um pier de contemplação do mar.

“Essa é uma ação que envolve proteção ambiental, preservação do nosso patrimônio e garantia de espaços de lazer para as pessoas. Estamos buscando tecnologias utilizadas mundialmente para conseguir uma obra de qualidade e de durabilidade. Agimos com responsabilidade para fazer o que precisa ser feito com embasamento, estudos e amparados pela ciência”, afirmou Cícero Lucena.

A contenção da calçadinha consiste na primeira etapa da obra. Ela inclui a implantação de estacas-prancha, tecnologia utilizada no mundo todo, para evitar que a movimentação do mar degrade a parede da calçadinha. As estacas-prancha possuem encaixes que permitem formar uma parede de retenção contínua. Além disso, será

feita a recomposição da área que sofreu erosão para nivelamento da calçada.

A segunda etapa da obra compreende a reestruturação da própria calçadinha e dos equipamentos públicos. Serão refeitas a calçada e a ciclofaixa, além da implantação de paisagismo, bancos, academias da terceira idade e do espaço de contemplação. O investimento total é de R$ 7,4 milhões.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Rubens Falcão, a tecnologia de estacas-prancha permite uma execução mais rápida da obra e durabilidade de, no mínimo, 50 anos. Ele ainda destacou que as duas etapas da obra devem andar juntas.

Estiveram presentes no evento deputado estadual João Gonçalves; os vereadores Bosquinho, Marcos Bandeira, Damásio Franca, Thiago Lucena e Fernando Milanez; o secretário municipal do Planejamento, José William Montenegro; e o secretário executivo da Infraestrutura, Luciano Pereira; entre outros auxiliares da gestão municipal.

• 8 REVISTA TRIBUNA
Prefeito Cícero Lucena

CMJP homenageia conselheiro do TCE-PB Fernando Catão

Com plenário e as galerias repletos de autoridades e figuras ilustres da capital paraibana, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão solene, no dia 28 de abril, para entregar o Título de Cidadão Pessoense e a Medalha Cidade de João Pessoa ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Fernando Rodrigues Catão, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa. O conselheiro exerceu o cargo de presidente do TCE-PB durante o biênio de 2021 e 2022. O vereador Milanez Neto (PV) propôs a homenagem e presidiu a sessão, que foi secretariada pelo presidente interino da CMJP, vereador Bosquinho (PV).

Em seu discurso de justificativa, o vereador Milanez Neto enfatizou que não era fácil falar do homenageado pela proximidade entre eles, já que o homenageado foi seu mentor na carreira política. “Comecei a sonhar na política ao lado do doutor Catão e lembro que em 5 de maio, no aniversário de 50 anos de meu pai, Catão falou para eu ajudar na campanha de Cássio Cunha Lima. Trazia no sangue a política e tive mais do que um professor, tive um amigo e um con-

selheiro que me moldou na vida pública. Vivi muita coisa e, após 21 anos como vereador de João Pessoa, pude realizar esta solenidade para entrega de homenagens, resgatando um Título de 1999 e uma Medalha de 2023”, explicou.

Milanez destacou que o conselheiro já ajudou a planejar e cuidar do estado da Paraíba ao auxiliar nos Governos de Ronaldo e de Cássio Cunha Lima, além de muitos outros políticos que escutaram seus conselhos. “Deu um show no TCE fazendo história em duas gestões nas quais inovou com a implantação de tecnologia no órgão. Conheci um Catão carinhoso, um pai extraordinário, cujos filhos devem se orgulhar porque em seus mais de 40 anos de vida pública segue uma carreira limpa e honesta. Nunca perdeu a forma de andar, de ser e de fazer. Hoje a cidade reconhece o que o senhor foi e é para João Pessoa e Campina Grande.

Onde estiver estará trabalhando os três turnos, só parando quando deve. O mais importante dos obstáculos é saber vencê-los. A única coisa que peço é que Deus continue iluminando sua vida e que o senhor doutor continue sendo espelho para todos nós”, finalizou.

O secretário de Gestão Governamental de João Pessoa, Diego Tavares, representando o prefeito Cícero Lucena (PP), afirmou que acompanhou a trajetória do conselheiro desde pequeno e destacou que Fernando Catão é “um homem que pensa à frente do seu tempo”. O secretário ainda veiculou vídeo do prefeito destacando a alegria de saber que o conselheiro se tornará seu conterrâneo. “Somos dois filhos de outras cidades que o destino aproximou para fazer o bem a João Pessoa”, ressaltou Cícero Lucena em vídeo, que não pôde estar presente por participar de evento com governadores e ministros no mesmo horário.

Já o senador Veneziano Vital do Rego (MDB) destacou o perfil do homenageado, que, segundo ele, é caracterizado pela seriedade: “Nunca deixamos de identificar e salvaguardar marcas que Fernando Catão sempre trouxe, de seriedade, integridade e de comprometimento com as questões públicas. É o que faz com que nós hoje prestemos essa homenagem”.

REVISTA TRIBUNA • 9
Título de Cidadão Pessoense e a Medalha Cidade de João Pessoa ao Conselheiro do TCE-PB, Fernando Rodrigues Catão

TRE e TCE debatem atos ilícitos em gestões públicas e buscam fortalecer a fiscalização nos períodos eleitorais

Odesequilíbrio no pleito eleitoral, em decorrência de atos ilícitos por parte de gestores públicos, que se aproveitam do cargo para nomear e conceder benefícios com justificativas sociais em períodos proibitivos, foram algumas das preocupações levantadas pelos palestrantes do Seminário “Impacto das Irregularidades da Gestão Pública”, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral -TRE, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, no dia 28 de abril.

O evento foi aberto pela presidente do TRE, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão, ao lado do presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz Filho, e destinado a gestores públicos, políticos, postulantes a cargos eletivos, operadores do Direito e estudantes. Estiveram presentes diversas autoridades, entre as quais a procuradora regional eleitoral Acácia Soares Peixoto Suassuna, o conselheiro André Carlo Torres Pontes, a procuradora do MPC/TCE-PB, Isabella Barbosa

Marinho Falcão, e a defensora pública geral Madalena Abrantes.

Parceria

A desembargadora Maria de Fátima agradeceu a parceria com

o TCE e falou da importância do evento, que se propôs a debater um dos temas intrigantes da Justiça Eleitoral: As prestações de contas dos candidatos. De forma antecipada, observou ela, o TRE, com o apoio técnico do Tribunal de Contas, orienta os postulantes às eleições do próximo ano, e alerta quanto às irregularidades detectadas nas contas eleitorais e que podem levar à cassação de mandatos.

O conselheiro Nominando Diniz reiterou as palavras da desembargadora e pontuou quanto ao aumento das contratações temporárias que se realizam nos municípios em períodos que antecedem as eleições. Ele enfatizou que em muitos dos casos, sob justificativas que não condizem com a realidade, há postulantes que formam “esquadrões de defensores”. É nesse senti-

do que os poderes judicantes e os órgãos de controle precisam buscar meios para inibir os atos ilícitos e conter as desigualdades”, disse.

Conferência

A conferência de abertura foi proferida pelo advogado Marcelo Weick Pogliese, que atualmente exerce o cargo de assessor especial na Presidência da República e é doutor em direito eleitoral. Ele levantou a questão das mudanças ocorridas na nova Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 14.230/21) e seus efeitos na Justiça Eleitoral, destacando a importância dos acórdãos do Tribunal de Contas na instrução dos processos, referindo-se ainda às alterações no texto, quanto à classificação do dolo, que deixa de ser genérico e passa a ser específico.

• 10 REVISTA TRIBUNA

Michel Henrique é novo Procurador de Prerrogativas na ALPBB

Deputado Michel Henrique:

“É mais um desafio para o nosso mandato"

Oadvogado e deputado estadual

Michel Henrique (Republicanos) é o novo procurador de prerrogativas parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba, mais uma função que assume em seu primeiro mandato. A Procuradoria de Prerrogativas Parlamentares é um órgão político e terá por finalidade promover, em colaboração com a Mesa, a defesa da Casa de Epitácio Pessoa, dos seus órgãos e membros quando atingidos em sua honra ou imagem perante a sociedade, em virtude do exercício do mandato ou das suas funções de representação institucional.

A nova missão do deputado é a de representar os parlamentares, judicial e extrajudicialmente, postulando a defesa da honra, da imagem, das prerrogativas e das imunidades por atos praticados em razão de suas atividades institucionais, além de solicitar atuação da Polícia da Assembleia e outras forças policiais para identificação de autores de condutas ofensivas à honra ou à imagem do Poder e dos seus integrantes, bem como em caso de ocorrência ou iminência de ocorrência de fatos típicos previstos na Lei 14.197, de 2021, que trata dos crimes contra o Estado Democrático de Direito, após consulta prévia à Mesa Diretora.

Também faz parte da função do procurador promover o encaminhamento ao Ministério Público de notícias-crime em caso de infrações contra a honra, imagem e prerrogativas dos parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba, realizar atividades e eventos que fortaleçam a imagem da Procuradoria de Prerrogativas Parlamentares perante a Casa e a sociedade, elaborar parecer técnico à Mesa da Casa, sugerindo o desagravo público de deputado ou deputada que tiverem sua honra ou imagem maculada, bem como quando violadas suas imunidades ou prerrogativas parlamentares.

“É mais um desafio para o nosso mandato, mas já estamos atuando em casos de ameaças, a exemplo da direcionada à deputada Danielle do Vale e iremos atuar em conjunto com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Procuradoria-Geral do Estado e OAB para que esse tipo de ato seja punido devidamente. Não vamos tolerar ameaças, chantagem de quem quer que seja, fake news e demais ações que ataquem a honra e a atuação dos parlamentares, bem como a Assembleia Legislativa da Paraíba”, destacou o procurador Michel Henrique.

REVISTA TRIBUNA • 11

Famup comemora 28 anos de atuação em defesa dos municípios

AFederação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) chega a 28 anos de atuação em defesa dos municípios e da população paraibana, comemorados no dia 7 de abril. A entidade tem ganhado destaque nacional pelas lutas protagonizadas, a exemplo da PEC 391/17 (PEC do 1%) – que teve origem na Paraíba em uma mobilização de prefeitos na Praça do Meio do Mundo – e que garantiu aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de todo país. Atualmente, a federação vem brigando para que as cidades não

percam recursos em decorrência da redução populacional apontada por dados preliminares do Censo do IBGE.

Ao longo da sua trajetória, a Famup vem assegurando para os municípios paraibanos parcerias importantes na condução das administrações, com realização de cursos sobre Lei de Licitações, Pregões, Controle Interno, transparência e preservação do meio ambiente, como o projeto Reciclo. A entidade também encabeçou lutas municipalistas e teve papel de destaque no enfrentamento da pandemia da covid-19. “É muito bom ver que a Famup tem conseguido trabalhar

sempre em parceria com os prefeitos e prefeitas da nossa Paraíba. Conquistamos muita coisa nos últimos anos e temos trabalhado incansavelmente para conquistar ainda mais. A união e as parcerias feitas com os Governos do Estado e Federal, Tribunal de Contas, Ministério Público e com a nossa bancada de parlamentares estaduais e federais têm proporcionado muitos frutos positivos para o municipalismo. Nesse dia tão especial, quero agradecer aos prefeitos e prefeitas que são os verdadeiros responsáveis por esse crescimento da nossa entidade. São parceiros nessa caminhada de luta em defesa dos nossos municípios”, declarou o presidente George Coelho.

Mais uma vez, a Famup teve uma atuação de destaque durante a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 27 a 30 de março deste ano, com a apresentação, pelas prefeitas, do Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’, criado pela Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (Semdh) e pela Secretaria de Estado da Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação.

Durante a Marcha, os gestores paraibanos também se reuniram com a bancada federal paraibana para apresentar demandas essenciais aos municípios. Eles pediram o apoio para temas como Piso da Enfermagem, que pode causar um colapso na saúde dos municípios; o Piso do Magistério, que não existe uma lei que obrigue os municípios a conceder os reajustes; a questão do Censo 2022, que afetou o coeficiente populacional dos municípios na divulgação prévia, além da compensação das perdas do ICMS sobre os combustíveis que prejudicou os municípios com perdas que chegam a R$ 21 bilhões.

• 12 REVISTA TRIBUNA

Com apoio do Sebrae, eventos enaltecem e proporcionam visibilidade para a caprinocultura no Cariri

Com uma vasta cadeia produtiva, que abrange desde o aproveitamento da pele até a produção de derivados do leite, a caprinocultura é uma das principais vocações econômicas do estado e esteve em destaque durante eventos promovidos por três prefeituras paraibanas. Os eventos, que contaram com o apoio do Sebrae/PB, foram realizados em Santo André, Alcantil, Boqueirão e Santa Cecília, movimentando a economia local.

Iniciando as atividades, o município de Santo André promoveu, no dia 27 de abril, a sexta edição da Festa da Cabra Rainha, que se estendeu até o dia 30 com atividades gratuitas. Entre os destaques da programação, a realização de torneio leiteiro, leilão de animais e oficinas técnicas. Além disso, a sexta edição da Cabra Rainha ofereceu visibilidade para outros potenciais da região, como a Feira das Mulheres Empreendedoras e a Feira de Artesanato.

Já nos dias 29 e 30 de abril, houve a II Mostra de Caprinocultura Leiteira de Alcantil, que proporcionou visibilidade para os produtores rurais do município e

da região. De acordo com a Prefeitura, a produção leiteira de Alcantil já se aproxima dos 2 mil litros mensais, reforçando a importância da atividade para a economia municipal.

Por essa razão, a programação gratuita do evento contou com uma palestra sobre melhoramento genético em cabras de leite, além de uma degustação de queijos e outros derivados produzidos na região. Durante a Mostra, também foram realizados um torneio leiteiro e apresentações culturais.

Por sua vez, o município de Santa Cecília promoveu, entre 28 de abril e 1º de maio, a 17ª edição do Leite Fest. Com foco na caprinocultura e na bovinocultura, a programação também foi gratuita,

oferecendo aos participantes uma exposição do artesanato e da gastronomia local, além de competições esportivas e apresentações culturais. Já a programação técnica do evento contou com a exposição e comercialização de animais, além de torneios leiteiros com premiação para os melhores colocados.

De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco da Silva, as programações marcaram o início de uma série de eventos que a instituição vai apoiar ao longo do ano, com a proposta de fortalecer a cadeia produtiva da caprinocultura e a sua importância para a economia paraibana..

Festa do Peixe

Também entre os dias 28 e 30 de abril, o Sebrae/PB apoiou a realização da primeira edição da Festa do Peixe, no município de Boqueirão. Unindo programação técnica e cultural, o evento gratuito celebrou e enalteceu a produção de peixe, que é uma das principais atividades econômicas do município. Entre os destaques da programação, a realização de palestras técnicas, espaço gastronômico, competições esportivas e feira de artesanato.

REVISTA TRIBUNA • 13
C o b re eber um a a o apertado e verdadeiro. � im o am de M e.

Feliz dia das M es!

PREFEITURA MUNICIPAL

M es, se sintam a a adas.

Hulk e Camila festejam primeiro aniversário de Zaya

O jogador paraibano Hulk e sua esposa Camila comemoraram dia 20 de abril, em grande estilo, o primeiro aninho da filha Zaya. A elegante festa contou com um tema especial e a princesa Zaya teve direito ao mundo mágico de um circo criado especialmente para ela, familiares e amigos que juntos festejaram seu primeiro aniversário.

O circo da linda Zaya contou com a presença da dupla Patati e Pa-

tatá e o Galo Doido, mascote atleticano que alegrou os convidados.

O glamouroso evento foi realizado na Pampulha, em Belo Horizonte(MG).

A pequena Zaya nasceu em Miami, Estados Unidos, no dia 18 de abril de 2022.

Zaya foi muito esperada pelo casal, e o craque não segurou a emoção, publicou uma intensa mensagem em suas redes sociais: "É

o nosso sonho se tornando realidade. O dia foi mágico, lindo, exatamente como imaginávamos. E no picadeiro do circo da Zaya teve muito amor, muita felicidade, amigos, familiares, diversão, e muita benção, porque Deus está presente em todo lugar em que nós estivermos. Um agradecimento especial para todos os parceiros incríveis. A festa foi maravilhosa. Que Deus os abençoe" Página do instagram @hulkparaiba.

• 16 REVISTA TRIBUNA SOCIAL NENA MARTINS | Jornalista | nenamartinsjornalistapb@gmail.com

ALPB instala Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo

AAssembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, no dia 25 de abril, para instalar a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (Frencoop-PB). O evento, proposto pelo deputado Eduardo Carneiro, que presidirá a Frente, aconteceu no “Auditório João Eudes da Nobrega” e reuniu representantes de várias entidades relacionadas ao cooperativismo no estado.

Lembrando que o cooperativismo é grupo de pessoas que se unem para poder ajudar no crescimento e no desenvolvimento do país, o deputado Eduardo Carneiro disse que o objetivo da Frente Parlamentar é promover a discussão “para poder ajudar a estimular, fomentar e, cada vez mais, incentivar as cooperativas em toda a Paraíba para gerar mais emprego, renda e

oportunidades para o maior número de pessoas possível”.

O deputado revelou que a Frente vai percorrer todo o estado, coletando informações, catalogando experiências e buscando sugestões para formulação de políticas públicas voltadas ao cooperativismo.

O deputado George Morais, vice-presidente da Frente, ressaltou que o cooperativismo significa a união de forças buscando o desenvolvimento social, econômico e a sustentabilidade. Ele acredita que o movimento vai criar raízes muito fortes na Paraíba, gerando frutos para o estado. “É esse o nosso desejo, é essa a nossa missão, através dessa sessão especial, para que o cooperativismo – que tem serviços prestados através da junção de esforços e de habilidades – possa deixar a sua maraca na Paraíba”, afirmou.

O empresário Francisco Nunes Almeida, presidente do Farol do Desenvolvimento da Paraíba, disse que a entidade nasceu com alguns propósitos muito bem definidos e que poderá colaborar com a Frente Parlamentar pelo crescimento do cooperativismo do estado. Para o executivo André Pacelli, presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) na Paraíba, a criação da Frente Parlamentar é uma iniciativa muito importante, que permite que a Assembleia Legislativa se engaje no processo, criando políticas públicas para o cooperativismo no estado.

No final do evento, o deputado Eduardo Carneiro anunciou que a Frente Parlamentar vai compilar as ideias trazidas pelo setor produtivo de todo o estado da Paraíba em um documento entregue ao deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro, relator da Reforma Tributária no Congresso Nacional.

REVISTA TRIBUNA • 17

Jesus Brabinho

Admiro as coisas leves, maneiras, contrapondo-se naturalmente às pesadas, que às vezes embrutecem as pessoas, causando mal, deles incuráveis. A leveza das coisas assume papel importante na feitura das mesmas, dos atos de tudo que se movimenta no planeta terra, ou seja, o que movimenta o sol e a chuva por exemplo.

Acredito que a leveza da escrita se encontra na crônica, no conto ou na poesia. Por isso muitas delas são eternas. Por outro lado, acredito e creio na mansidão do Cristo, perdoando os pecados e pregando ao mundo como o manso e humilde de coração, tão bem colocado no sermão da montanha. Mas tenho cá minha admiração pelo Jesus brabinho, ao enfrentar as coisas do mundo com palavras menos afetuosas.

Antecipo meu pedido de perdão cristão por este breve comentário, não usando seu nome em vão, pois, na verdade, repito, trata-se da minha admiração por Jesus visto pelo lado avesso.

Algumas passagens são registradas como a da expulsão dos vendilhões do templo de chicote na mão, afirmando que a casa do seu pai era a casa de oração. Passagens outras são registradas ao responder aos emissários de Herodes Antipas, para mim antipático:

- Diz àquela raposa que ainda terei três dias de pregação e logo após voltarei a Jerusalém, disse Jesus.

Gosto muito também quando, resistindo à tentação, diz:

- Afasta-se de mim Satanás.

São caminhos e palavras diferentes daquelas pregações ao dizer que os mansos herdarão a Terra, por isso são bem-aventurados. No período da Semana Santa, pego-me assistindo à Paixão de Cristo, o que faço desde a juventude no Cine Metrópole, de saudosa memória de todos nós, inclusive de José Bezerra Filho.

Ali, numa daquelas cadeiras comendo pipocas, eu me regozijava com a altivez e brabeza de Jesus.

É verdade que Jesus usou muito o silêncio como resposta às armadilhas dos fariseus, travestidos de ignorantes para encontrar o mestre em contradições e levá-lo, ao final, ao holocausto que finalmente conseguiram.

Assim os dias vão se passando, com os movimentos do sol e da lua, as alternâncias da guerra e da paz, de bravuras e de calmarias, e o mundo vai girando na esperança de uma palavra sincera que seja de mansidão ou de certa bravura que o próprio Cristo não pode se furtar.

• 18 REVISTA TRIBUNA
XXXXXXXXXXXX
PONTO DE VISTA

UM FILÓSOFO CONTRA A INJUSTIÇA

Um dos maiores nomes do Iluminismo se insurgiu contra a condenação injusta de toda uma família de Protestantes acusada de uma morte que não cometera

“Tratado sobre a tolerância”, de Voltaire (1694 - 1778), nascido François-Marie Arouet, é uma das relíquias literárias que de tempos em tempos nos são “devolvidas pelas traças da ignorância” para comprovar duas verdades: que a Razão sublima as boas ações e que a intolerância é a centelha da injustiça. Pois bem. O caso que serviu de embasamento para o libelo de Voltaire ocorreu na cidade francesa de Toulouse. Na segunda metade do século 18 a intolerância religiosa grassava em cada família, pois católicos e protestantes viviam em completa dissonância. Ambas as facções se defrontavam nas ruas e não eram poucas as mortes. Não faltava quem não buscasse pretexto para incendiar ainda mais essas relações com

histórias inventadas. Era comum ainda a produção de falsas provas contra o acusado, fosse de que credo fosse. Em nome de Deus se cometia as mais estapafúrdias injustiças por meio de julgamentos sumários e execuções sem provas.

Em Toulouse residia uma tranquila família cujo chefe, João Calas, era um próspero comerciante. Além da esposa e do marido residiam ainda vários filhos e uma criada que já acompanhava a família há décadas. Afora a criada e um filho de nome Marco Antônio, todos os demais Calas eram protestantes. É provável que o fato a ser narrado tenha ocorrido em 13 de outubro de 1761. Nesse dia a família recebeu, para jantar, um jovem amigo de nome Lavaisse, recentemente chegado de Bordeaux.

Marco Antônio os acompanhou na refeição, mas, estranhamento, o jovem, de 28 anos, desapareceu logo após o jantar. Quando desceram, Lavaisse e Pedro Calas (um dos filhos de João) encontraram Marco Antônio, num canto da loja, enforcado. O desespero tomou conta de todos. A mãe se descontrolou, o pai quase vai à loucura e o fato foi comunicado às autoridades. Logo uma aglomeração de curiosos se formou na frente da residência dos Calas. É aí que começa o histórico de infortúnios daquela família. Alguém, no meio da multidão, conforme relata Voltaire, daria a senha fatídica: João Calas teria enforcado o filho como punição por ter Marco Antônio se recusado a professar o credo protestante. A história foi repetida por toda a cidade e vizinhanças. Vieram, então, os adendos. O crime teria sido perpetrado pelo pai com a colaboração da mãe, dos irmãos e do amigo Lavaisse. Este entrou na história como a pessoa que fora a Toulouse, proveniente de Bordeaux, especialmente para assassinar o jovem Calas.

Aos amigos o suicida já manifestara o desejo de tirar a própria vida. Não se ajustava a nenhuma profissão, era tido como violento

• 20 REVISTA TRIBUNA nunesnonato1@gmail.com

e não poderia exercer o ofício de advogado. É que para isso necessitava de um “certificado de catolicidade”, o qual não obtivera. E assim a situação foi se complicando cada vez mais. Sem perspectivas futuras, o pobre moço encontrou no suicídio a solução final para os problemas que o afligiam. Uma fatalidade que viria a ocorrer exatamente no dia da visita do jovem Lavaisse. Na sequência dos fatos, Voltaire, no seu Tratado..., conta que logo os católicos transformaram o morto em mártir. Apareceram milagres, fenômenos, aparições e outras coisas típicas do fanatismo mais pernicioso. O suicida fora inumado da maneira mais extravagante e em meio a um grave clima de comoção.

Por sua vez, todos os Calas foram presos e como tal passaram a aguardar a sentença. O destino daquela família estava agora nas mãos de treze (13) magistrados. No início do processo sete (7) dos treze eram a favor de uma análise mais acurada de todo o processo. Ao final, a condenação de João Calas foi aprovada por 8 dos 13 juízes, pois dois dos que a princípio eram contra a condenação mudaram de opinião. E assim o pobre pai foi condenado a morrer no “suplício da roda”, uma forma de punição em que a vítima era manietada até a morte. A senhora Calas, mais os filhos e o jovem Lavaisse seriam soltos por força de apelos e também pelo mea-culpa daqueles injustos magistrados.

Voltaire, que fixara residência em Ferney (hoje, com muita justiça, Ferney-Voltaire) passou a escrever em favor daquela infortunada família. Em conseqüência, aumentou o ódio que já nutria contra a Igreja

Católica. As práticas dos representantes de São Pedro eram o tema central dos escritos daquele que recebera um tomo à parte na monumental História da Civilização, de Will (e Ariel) Durant.

Em nome da Razão e da liberdade de expressão, recomendo a leitura do livro “Tratado sobre a Tolerância”. Lógico, para aqueles que vêem na Justiça Divina um alento para as injustiças do Homem.

REVISTA TRIBUNA • 21

Soledade intensifica ações e enfrentamento à violência escolar

Considerando os recentes acontecimentos de casos de violências nas escolas, alguns com finais trágicos em várias partes do país, a prefeitura de Soledade-PB intensificou recentemente a atenção às iniciativas pedagógicas e ao serviço de patrulhamento escolar já desenvolvidos no município há alguns anos.

Em termos de Educação, um dos desequilíbrios mais latentes e que tem provocado uma preocupação e reflexão profunda nas últimas décadas diz respeito à violência, seja física ou psicológica, a qual percorre os ambientes domésticos, trilha os caminhos do caos social e adentra no universo escolar em todos os seus graus de perversidade, de banalidade e até mesmo na forma de sintomas das mazelas pelas quais muitos sujeitos estão acometidos, na maioria das vezes sem perspectiva de

retorno ou recomeço. Considerando tudo isso, a atual administração municipal de Soledade buscou os caminhos pedagógicos, sociais, psicológicos, neurológicos, e outros amparados na lei, que possam vislumbrar os caminhos mais viáveis para lidar com esta situação.

Política da não violência e patrulha escolar

Nos últimos anos a gestão municipal, por meio da secretaria de Educação e Cultura, colocou as equipes pedagógicas e as gestões escolares para desenvolverem ações que trabalhem a não propagação da violência nos ambientes de ensino e aprendizagem.

Também foi implementado um apoio direto da força preventiva, através do serviço de patrulhamento escolar, desenvolvido pelos membros da Guarda Municipal. A atual gestão tem mantido uma satisfatória realidade na

s egurança das escolas, adotando medidas preventivas tanto de ordem estrutural, quanto humana e pedagógica, garantindo a integridade física dos alunos, professores e dos funcionários.

Dentre as ações implementadas está a capacitação dos membros da guarda municipal para administrarem situações adversas; a realização de trabalho com famílias e alunos na proliferação da cultura de paz e mediação de conflitos; o atendimento psicológico promovendo o apoio socioemocional, além das palestras sobre as informações falsas e o pânico que elas podem gerar dentro das escolas.

Entre as decisões já adotadas e as que, mesmo em vigência há algum tempo, estão sendo constantemente reestruturadas destacam-se o monitoramento e o trabalho pedagógico sobre o mal uso das tecnologias, principalmente, as que envolvem redes sociais, por exemplo, dentre outras medidas.

• 22 REVISTA TRIBUNA MUNICÍPIO

SEGURANÇA

EM SOLEDADE

Através do serviço de patrulhamento escolar desenvolvido pelos membros da Guarda Municipal, a gestão de Soledade tem mantido uma satisfatória realidade com relação à segurança das escolas, tendo adotado decisões e medidas preventivas tanto da ordem estrutural e humana quanto pedagógicas, garantindo a integridade física dos alunos, professores e funcionários através da PATRULHA ESCOLAR. Com a capacitação dos membros da guarda municipal para administrarem situações adversas; realização de um trabalho com as famílias e os alunos na proliferação da cultura d e p a z e m e d i a ç ã o d e c o n  i t o s ; a t e n d i m e n t o p s i c o l ó g i c o p r o m o v e n d o o a p o i o socioemocional; palestras sobre as informações falsas que possam gerar o pânico dentro das escolas.

Desde 2019 a PATRULHA ESCOLAR garante e tem sido cada vez mais resiliente, otimista e defensora dos verdadeiros pilares da Educação, acreditando sim que, como proferiu sabiamente o mestre Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” E assim tem sido a nossa missão!

ESCOLAS COM
E S C O L A R
PREFEITURA MUNICIPAL Secretaria de Educação e Cultura

Jarques Lúcio comemora com obras e ações os 64 anos de Emancipação Política de São Bento

Os 64 anos de Emancipação Política do município de São Bento, comemorados, oficialmente, no último dia 29 de abril de 2023, foi marcado por um encadeamento de ações, com destaque para a entrega da Comenda Manoel Lúcio, maratona, entregas de obras e realização de cerimônias religiosas.

Homenagens merecidas

A entrega da ‘Comenda Manoel LúA entrega da ‘Comenda Manoel Lúcio’ foi um dos momentos mais destacados das comemorações. Diversas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento social e para a história recente do município foram agraciadas com a homenagem. Foi o caso do engenheiro agrônomo e escritor Genival Soares da Silva, autor do Hino e do livro “Raízes Históricas do Município de São Bento”. Na ocasião também recebeu a comenda o senhor Armando Adonias Filho (Armandinho das Redes Santa Luzia), além da professora Jacy Dias da Costa, responsável pela confecção da bandeira do município. Ainda receberam as comendas o empresário Francimar Alves do Nascimento (Francimar da Pancor) e o agente dos Correios, Francisco Alves do Nascimento, mais conhecido por Francisco dos Correios.

‘Arraiá Balançando a Rede’ e anúncio de investimentos

Após a homenagem, o prefeito Jarques Lúcio participou de uma live institucional, no seu gabinete, na sede da prefeitura, ladeado por assessores de comunicação, secretários, representantes do Poder Legislativo e do segmento empresarial, na qual fez um balanço geral da gestão, lançando, inclusive, um pacote de obras e serviços do ano em curso, orçado em quase R$ 42 milhões. Na ocasião, o gestor anunciou também as atrações do ‘Arraiá Balançando a Rede’, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Julho..

Corrida da Emancipação

À tarde, por volta das 16h30, o gestor participou da ‘1ª Corrida de

Emancipação Política do município’, com 139 atletas de São Bento e de estados vizinhos, que abrilhantaram as comemorações do aniversário da nova cidade, dando um exemplo de como proporcionar saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Às 17h, o prefeito foi até a Praça da Rua Velha, onde participou do evento religioso da Consagração ao Imaculado Coração de Maria.

O ciclo de atividades da independência política da terra da rede durou uma semana e foi fechado na manhã do último dia 30 de abril, com as primeiras laqueaduras de animais do município de São Bento, na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), por meio do ‘Programa Castramóvel’, que vai priorizar os procedimentos para animais de rua.

• 24 REVISTA TRIBUNA
MUNICÍPIO

Prefeitura de Santo André realiza

6ª edição da ‘Festa da Cabra Rainha’ e comemora Emancipação Política

Omunicípio de Santo André-PB, localizado na ‘Região Geográfica Imediata de Campina Grande’, a 235 quilômetros da Capital João Pessoa, realizou entre 27 e 30 de abril a ‘6ª edição da Festa da Cabra Rainha’, que além de divulgar o potencial econômico local, também busca valorizar a caprinocultura, a gastronomia caprina e incentivar o consumo dos derivados de leite de cabra. Na ocasião, houve exposição de caprinos e ovinos, alvoradas, ordenhas, apresentações culturais e oficinas de capacitação. A organização do evento destinou R$ 12 mil para premiação do torneio leiteiro e R$ 18 mil para o julgamento de pista, para a escolha da ‘Cabra Rainha 2023’, além de troféus para os campeões.

Santo André está localizado no Cariri paraibano e nos últimos anos tem se destacado pela dinamicidade da atual gestão municipal, que tem conseguido cada vez mais apoio de parceiros importantes para o desenvolvimento local. O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e chegou com forte participação do empreendedorismo feminino.

A festa

“Para a realização da festa foi montada toda uma estrutura no centro da cidade, favorecendo a visibilidade do público aos animais.

Ao todo foram disponibilizadas 180 baias, com capacidade para cinco animais cada, totalizando 900 animais”, explicou o prefeito de Santo André, Edgley Amorim.

Ao longo de quatro dias, a programação foi desenvolvida des-

de as primeiras horas da manhã até a noite, divertindo e ampliando o conhecimento do público sobre a caprinocultura leiteira e de corte.

O ponto alto da festa foi a escolha da ‘Cabra Rainha’ da edição. A escolhida foi a que produziu mais leite e se destacou no evento. Para a escolha são feitas ordenhas e há ainda a apresentação dos animais. No final, aconteceu o banho de leite de cabra com a participação de produtores e autoridades.

A 6ª Festa da Cabra Rainha abre o circuito Apacco de eventos agropecuários na Paraíba. É uma realização da Prefeitura de Santo André-PB, organização da Secretaria de Agricultura e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Santo André (Acricosa), com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). O evento também conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), da Empaer, Banco do Nordeste e do Banco do Brasil.

REVISTA TRIBUNA • 25
MUNICÍPIO

15 ANOS

Maria Clara, neta da deputada Dra. Paula e do prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir, comemorou seus 15 anos em grande estilo com uma festa na cidade do Rio de Janeiro. Parabéns!

ENCONTRO

A jornalista e radialista Eliana

Alves, da rádio 104,9 FM Cruz das Armas, ao lado do amigo Henrique, presidente do Nosso Lar do Idoso. Ele que vem administrando com muita maestria a instituição.

ANIVERSÁRIO

No dia 19 de abril, a colunista social do Jornal A União, Messina Palmeira, comemorou seu aniversário no Restaurante Estaleiro, no bairro do Bessa. Na ocasião, a primeira-dama do estado, Ana Maria Lins, recebeu o Trófeu Maria da Penha. Josemberg Lima e Wilma estiveram também no evento.

EM BRASÍLIA

O deputado estadual Branco Mendes, o deputado federal Murilo Galdino e o assessor parlamentar Wamberto Mendes marcaram presença no evento da Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

COMEMORAÇÃO

O jornalista Gutemberg Cardoso ao lado de familiares e amigos na comemoração do aniversário da filha Sophia, que aconteceu recentemente no restaurante em João Pessoa. Ela que é estudante de medicina na Universidade Federal da Paraíba.

• 26 REVISTA TRIBUNA SOCIAL TRIBUNA | sandrogalvaojp@hotmail.com
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.