REVISTA TRIBUNA _ED. 248_ DEZ. 2022

Page 1

Solenidade prestigiada e homenagens marcam 75 anos da Câmara Municipal de João Pessoa

Eleita nova direção executiva do Sebrae Paraíba para o quadriênio de 2023-2026 EDIÇÃO 248 | DEZEMBRO - 2022 | R$ 15,00

Fundador Bosco Gaspar

Diretor Presidente Manoel Raposo

Diretor Financeiro Marcelo Raposo

Diretor de Circulação Josenberg Lima, Alcides Santos e Sales Ferreira

Diretor de Eventos Sandro Galvão

Conselho Editorial Manoel Raposo, Nonato Guedes, Assis Cordeiro e Nena Martins

Colaboradores

Fábio Cardoso, Des. Serpa, Dr. Klécius Leite Fernandes, Josenberg Lima, Nena Martins, Cleanto Gomes, Assis Cordeiro e Ilka Cristina

Editor Responsável Manoel Raposo

Redação Assis Cordeiro, Nena Martins, e Nonato Guedes

Projeto gráfico e diagramação EstampaPB | estampapb@gmail.com

Fotos Ilka Cristina, Nyll Pereira, assessorias, SecomPB, SecomJP, ALPB, Freepick, Pixaby. internet, Senado Federal e arquivo pessoal

Tiragem 5.000 (cinco mil) exemplares

Esta revista circula em todo o Estado da Paraíba. É um produto de publicação jornalística de responsabilidade da A TRIBUNA - Serviço de Publicidade Ltda.

CNPJ: 41.585.489/0001-98 mrcomunicacaoltda@yahoo.com.br

Rua Avenida Francisca Moura, 434, sl 505 cxpst 27centro - Cep: 58.013-440 - João Pessoa/PB Fones: (83) 98741-2184 / 99619-7538

Há alguns anos a Revista Tribuna chegou à sua maioridade. Completando hoje seu 24º aniversário, a equipe que a compõe, capitaneada pelo seu Editor, Manoel Raposo, tem orgulho de fazer parte dessa história de resiliência e defesa dos princípios norteadores do bom jornalismo, neste caso, o jornalismo que cobre a dinâmica municipalista do Estado da Paraíba.

Ao longo de sua existência, os mais diversos atores sociais e políticos foram retratados por esta publicação, sempre no intuito de incentivar o desenvolvimento local e o espírito de cooperação que deve reinar em um Estado republicano, democrático e de direitos.

As inúmeras dificuldades pelas quais o país passou nos últimos anos, ensejaram desafios hercúleos para a manutenção dos poucos de veículos impressos que restam, particularmente os que não são de grande tiragem. No entanto, com o apoio de importantes parceiros, esta revista comemora mais um ano de vida, agradecendo a todos que contribuem direta e indiretamente para sua manutenção. Desejamos que ao terminar 2022, se encerre também a maior parte das dificuldades nele enfrentadas e sigamos para o novo ano com as bençãos de Deus e esperança em dias melhores. Obrigado a todos e tenham uma boa leitura.

06

Revista “Tribuna”, 24 anos: um marco histórico no jornalismo impresso

EDITORIAL 16

Ruy Carneiro prioriza Saúde dos paraibanos em emendas ao Orçamento da União de 2022

Hugo Mota aporta recursos importantes para a Saúde dos paraibanos

Desembargadora Maria de Fátima Cavalcanti Maranhão assume a presidência do TRE-PB

17
18

BASTIDORES

MANOEL RAPOSO | mrcomunicacaoltda@yahoo.com.br

BRANCO MENDES E ADRIANO GALDINO SÃO ESCOLHIDOS PELO REPUBLICANOS PARA DISPUTAR PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Os deputados estaduais Branco Mendes e Adriano Galdino, ambos do Republicanos, foram escolhidos pelos integrantes da sigla para disputar, respectivamente, o primeiro e segundo biênio da Assembleia Legislativa da Paraíba nas eleições que ocorrerão em fevereiro de 2023. Conforme apurou o ClickPB, a decisão foi tomada neste domingo (04). No fim do mês passado, o presidente do partido no estado, Hugo Motta emitiu uma nota sobre a importância da união na sigla.

"Com oito deputados estaduais eleitos, o Republicanos deve seguir unido para trabalhar firme e forte na defesa dos interesses do povo paraibano, com agenda programática que vise o desenvolvimento do estado e o bem-estar social" dizia trecho do material.

O Republicanos é o partido com maior número de cadeiras na assembleia e grande parte dos debates internos ocorriam para eleição do primeiro biênio. Nos últimos meses, além de Branco Mendes, outros nomes foram citados como possíveis candidatos, a exemplo de Wilson Filho.

Sobre a eleição do segundo biênio, recentemente foi divulgado, durante o programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, que Adriano Galdino teria uma lista com 27 apoiadores, ou seja, a grande maioria da casa legislativa, que tem 36 cadeiras.

Quem é Adriano Galdino

Adriano Cezar Galdino de Araújo tem 62 anos e iniciou a carreira política no fim da década de 1980, quando foi eleito vereador em seu município natal, Pocinhos. Na mesma cidade foi prefeito na década de 90, e voltou à prefeitura em 2000 onde permaneceu até 2008. Formado em Engenharia e Direito, foi eleito deputado pela primeira vez em 2010. Galdino atualmente é presidente da AL.

Quem é Branco Mendes

Natural de Aguiar, sertão paraibano, Ataíde Mendes Predosa, o 'Branco Mendes', foi vereador e presidente da Câmara em Alhandra, Litoral Sul do estado, onde também foi prefeito por oito anos. Em 2010 foi eleito deputado estadual pelo antigo DEM. Em 2020 tentou retornar a prefeitura de Alhandra, mas não obteve êxito. Em 2022, foi reeleito deputado estadual com 31.202 votos. Ele é formado em administração de empresas.

• 4 REVISTA TRIBUNA

Eleita nova direção executiva do Sebrae Paraíba para o quadriênio de

2023-2026

OConselho Deliberativo Estadual do Sebrae Paraíba (CDE) elegeu, no dia 21 de novembro, a nova diretoria para o quadriênio de 2023-2026, assim como o novo presidente do CDE.

O diretor-superintendente passará a ser Luiz Alberto Amorim, o diretor técnico, Lucélio Cartaxo, e a direção de administração e finanças da instituição continuará com João Monteiro da Franca Neto. Já o cargo de presidente do CDE passará a ser ocupado por Mário Antônio Borba. A posse dos eleitos será no próximo dia 2 de janeiro.

O novo presidente do CDE, Mário Antônio Borba, atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), parabenizou os eleitos para diretoria executiva e pontuou o novo momento de desenvolvimento da Paraíba. “Sem dúvidas, iremos fazer com que o Sebrae Paraíba se torne cada vez mais forte, e quem ganha com isso é o próprio estado”, afirmou.

O novo superintendente Luiz Alberto Amorim, que é técnico da instituição há 42 anos, destacou o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável da micro e pequena empresa. “O Sebrae é uma das mais reconhecidas pela sua contribuição à competitividade dos

pequenos negócios. Iremos fazer uma gestão com uma colaboração cada vez mais maior com as diversas entidades que atuam nesse sentido”, disse.

Já o novo diretor técnico, Lucélio Cartaxo, apontou que recebe o desafio com entusiasmo e responsabilidade. “O Sebrae é uma instituição de credibilidade e que tem um papel fundamental no crescimento do empreendedorismo, no desenvolvimento sustentável e na geração de emprego e renda do nosso estado e do nosso país”, ressaltou. Neto Franca, por sua vez, que continua ocupando a diretoria administrativo financeira, ressaltou que o período da pandemia fortaleceu o papel do Sebrae trazendo novas soluções para os pequenos negócios.

REVISTA TRIBUNA • 5

Revista “Tribuna”, 24 anos: um marco histórico no jornalismo impresso

Somente a obstinação, a paixão pelo jornalismo e o compromisso com a opinião pública explicam a trajetória de resistência da revista “Tribuna”, que completa neste mês de dezembro 24 anos de circulação ininterrupta na Paraíba e na região, tendo como foco maior a bandeira do municipalismo, mediante a divulgação de notícias sobre fatos do dia a dia na vida das cidades do Estado, do Litoral ao Alto Sertão. O marco se torna histórico e inigualável quando se leva em conta que a “Tribuna”, dirigida pelo jornalista, executivo e procurador Manoel Raposo da Costa, é o único órgão impresso, do gênero, com assiduidade comprovada, desafiando obstáculos materiais e falta de maior apoio por parte de representantes do poder público, apesar do alcance ou da repercussão de que desfruta. Na seara da Comunicação, subsiste o último jornal impresso da Paraíba - o mais que centenário

“A União”, dirigido por empresa criada pelo governo do Estado e que também atua com serviços de gráfica e editora.

“A cada mês que conseguimos colocar uma edição em circulação, pronta, acabada e com altíssimo nível de qualidade, é como se fosse a primeira vez. Eu tenho todos os motivos para desistir, quando sou confrontado com as dificuldades, as incom-

ele, gens, Manoel Raposo, ex-presidente da

preensões, a falta de apoio, mas ao mesmo tempo reflito sobre o quanto comandar a revista me realiza, e como me faz bem essa realização”, depôs Manoel Raposo, numa das suas falas sobre o significado que a “Tribuna” tem para ele, para os profissionais que colaboram com textos e reportagens, sempre atualizados, e para leitores que se sentem gratificados com o acesso à informação nos mais longínquos lugares do interior da Paraíba. Fundada pelo falecido jornalista João Bosco Gaspar, a “Tribuna” foi assumida por Manoel Raposo, ex-presidente da rádio Tabajara, sertanejo da cidade de Ibiara e figura proeminente em outras atividades sociais na Paraíba.

Manoel Raposo ressaltou que, em várias ocasiões, foi aconselhado a interromper o projeto da “Tribuna” e conta que as insinuações diminuíram diante da convicção de que ele não cede a tais apelos ou pressões, prefe-

• 6 REVISTA TRIBUNA
Manoel Raposo, dirigente da Revista TRIBUNA edição se

de celebrando o êxito de um sonho: a conquista de uma credibilidade ímpar entre o público para o qual é prioritariamente direcionada: os segmentos que contri-

rindo manter o compromisso de levar além-fronteiras o registro dos acontecimentos da Paraíba. Antes de tudo, a revista continua celebrando o êxito de um sonho: a conquista de uma credibilidade ímpar entre o público para o qual é prioritariamente direcionada: os segmentos que contribuem para o desenvolvimento da municipalidade na Paraíba. As mudanças sociais e tecnológicas produziram, no Estado, como de resto no país, reinvenções ou adaptações, com utilização massiva de redes sociais, como alternativa às ameaças de fechamento que acabaram ceifando veículos impressos tradicionais, como o “Jornal da Paraíba” e os jornais “Correio da Paraíba” e “O Norte”.

- A “Tribuna, num esforço inaudito, permaneceu de pé, tradicional e coerente com a filosofia a que se propôs, que é a de divulgar as potencialidades da Paraíba, sem deixar de abordar os seus problemas ou carências, valorizando, sempre, os feitos de gestões que estão comprometi-

das com realizações de interesse público. Desse ponto de vista, a cial, à medida que alerta poderes

das com realizações de interesse público. Desse ponto de vista, a “Tribuna” cumpre um papel social, à medida que alerta poderes públicos para urgenciar o atendimento de demandas encalhadas nos municípios ou quando busca sensibilizar as autoridades mais influentes para que encaminhem soluções, virando artífices do desenvolvimento das regiões onde atuam - externa Manoel Raposo. A revista conta com colaboradores como Fábio Cardoso, desembargador Serpa, doutor Klécius Leite Fernandes, Nena Martins, Nonato Guedes, Assis Cordeiros, Nonato Nunes, Cleanto Gomes, Ilka Cristina e Sandro Galvão. A especialidade é na cobertura das atividades administrativas, legislativas, políticas e ações sociais de todo o Estado da Paraíba.

Ainda este ano, nas eleições que se desenrolaram, quer para o governo do Estado, Senado Federal, Câmara, Assembleia Legislativa e, também, para a presidência da República, a “Tribuna” procurou marcar posição em

cima dos fatos, narrando episódios de bastidores sobre definição de candidaturas a cargos executivos e legislativos e ao mesmo tempo acompanhando o processo de disputa que foi travado, muitas vezes em condições acirradas. Dedicou capas atualizadíssimas à disputa pelo

assegurando o sucesso da “Tri-

cima dos fatos, narrando episódios de bastidores sobre definição de candidaturas a cargos executivos e legislativos e ao mesmo tempo acompanhando o processo de disputa que foi travado, muitas vezes em condições acirradas. Dedicou capas atualizadíssimas à disputa pelo segundo turno ao governo do Estado, quando ficou caracterizada, da mesma forma como destacou as vitórias do senador Efraim Filho, do União Brasil, do governador João Azevêdo à reeleição e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um terceiro mandato na Presidência da República. “É a combinação da atualidade dos fatos com a imparcialidade e com a agilidade na publicação, dado o caráter mensal, que continuará assegurando o sucesso da “Tribuna” na história política-administrativa e no panorama da imprensa paraibana”, conclui Manoel Raposo, esperançoso de melhores dias para o Estado e o País como um todo.

REVISTA TRIBUNA • 7

Eleições 2022 na Paraíba: Efraim foi

“fenômeno” ao se eleger senador

Ojovem deputado federal Efraim Filho (União Brasil) foi, indiscutivelmente, um “fenômeno” nas eleições majoritárias de 2022 na Paraíba, quando logrou conquistar a única cadeira ao Senado em disputa, enfrentando pesos-pesados como o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e a candidata apoiada pelo governador João Azevêdo, Pollyanna Dutra, do PSB, que ficou em segundo lugar. Efraim Filho, que exerce o quarto mandato na Câmara, já se projeta como um dos expoentes da nova legislatura no Congresso Nacional, pelas posições firmes e pela coerência com que procura pautar sua biografia. Ele se apresentou aos eleitores como um político “que entrega resultados”, massificando os recursos destinados para diferentes regiões da Paraíba, que viabilizaram empreendimentos de porte de interesse da população.

Filho do ex-senador Efraim Morais, que foi eleito em 2002 pelo ex-PFL, depois DEM e finalmente União Brasil, Efraim Filho revelou determinação diante dos obstáculos para seguir em frente com sua

jornada, recusando sondagens e convites para compor chapa de vice-governador e mantendo-se inflexível no projeto traçado de chegar ao Senado, reeditando a trajetória do pai. Coordenador da bancada federal paraibana em Brasília, nascido em João Pessoa, Efraim tem 43 anos e é formado em Direito em 2000 pela Universidade Federal da Paraíba, além de ter feito pós-graduação em direito do consumidor pela Universidade de Granada, na Espanha. Ele também tem pós-graduação pela Escola Superior da Magistratura.

Em 2014, foi membro da CPI da Petrobras. No ano seguinte, presidiu a CPI dos Fundos de Pensão. Eleito coordenador da bancada da Paraíba por quatro vezes, também foi líder do Democratas por três vezes, além de presidir a Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo. Obteve 617.477 votos, o equivalente a 30,82% dos votos válidos, tendo como primeiro e segundo suplentes André Amaral, do Pros, e Erik Marinho, do União Brasil, respectivamente.Bem articulado no Congresso Nacional junto a parlamentares de diversos partidos e respeitado em círculos empresariais e acadêmicos, com quem dialoga

sobre pautas específicas de interesse de tais segmentos, Efraim Filho surpreendeu a opinião pública paraibana ao precipitar a campanha ao Senado da República, deflagrada ainda em fevereiro de 2021. Foi um precedente na história política da Paraíba, onde a prática era a escolha de candidatos em gabinetes fechados, por imposição de cúpulas partidárias.

Efraim Filho, em cima do resultado obtido, avaliou que a decisão estratégica de antecipar a campanha foi acertadíssima. “Primeiro trabalhamos e conquistamos a confiança das pessoas, para só depois assumirmos a candidatura como projeção da vontade de mudança por parte de parcelas do eleitorado paraibano”, frisou, dizendo que focou os seus mandatos na destinação de recursos aos municípios como forma de

• 8 REVISTA TRIBUNA

garantir que seu trabalho na política chegasse para quem mais precisa. Analisando sua aceitação junto aos prefeitos municipais, Efraim Filho mencionou que as parcerias firmadas e honradas tiveram como pilares, principalmente, a acessibilidade e a confiança. “Sempre estive à disposição para atender telefonemas, conversar assuntos das cidades e receber em Brasília, de portas abertas, a todos que me procurassem, e foi dessa forma que conquistamos a confiabilidade”, acrescentou. Seu slogan foi “o foguete que não dá ré”, simbolizando uma pessoa que yem palavra, “do dito e feito e que não trai”.

Tendo como bandeiras principais a saúde e a geração de emprego e renda, além da defesa do empreendedorismo, Efraim deixa claro: “Tais bandeiras não vieram de um gabinete com ar condicio-

nado em Brasília, mas, sim, das ruas, do contato direto com as pessoas e do entendimento da real demanda de cada lugar”. Questionado várias vezes sobre sua posição política, Efraim procurou manter-se coerente com seus 16 anos de vida pública. “Sou de centro-direita, sempre fiz oposição ao PT. Tenho um perfil moderado, de equilíbrio, mas antes de qualquer coisa minha bandeira é a Paraíba e meu papel agora é como servidor da República, honrando os votos que recebi e levando recursos e ações para os paraibanos”. Acerca do compromisso com o empreendedorismo, destaca: “Quem luta pelo empreendedor garante milhares de empregos diretos e indiretos. Defender o pequeno e o micro empreendedor é defender a economia. Por isso, o forte comércio sempre foi uma das minhas principais pautas na Câmara e vai continuar a ser no Senado”.

Nos últimos dias, já como senador eleito, Efraim participou de um debate, junto com deputados federais e estaduais, na reitoria da Uniesp em Cabedelo, promovido pelo Farol do Desenvolvimento da Paraíba, reunindo expoentes de instituições acadêmicas. “Recebemos, na oportunidade, a Agenda do Desenvolvimento da Paraíba, com propostas que foram elaboradas após ampla discussão. As propostas relevantes irão nortear o nosso trabalho no Congresso Nacional, priorizando medidas e políticas públicas que precisam ser adotadas para impulsionar o desenvolvimento do Estado nas mais diferentes áreas, principalmente na geração de emprego e renda”, analisou. O documento elaborado pelos integrantes do Farol do Desenvolvimento constitui-se de 10 pilares

e 110 estratégias a serem cumpridas, que foram apresentadas pelo representante do Farol, Francisco Nunes. Como movimento de lideranças, o Farol foi criado em junho deste ano e é formado por setores da indústria, comércio, agropecuária, universidades, turismo, serviços e sociedade organizada.

Efraim foi enfático na sua fala: “Reafirmo o meu compromisso com a agenda de desenvolvimento do nosso Estado, sempre dialogando de forma transparente para entender quais as verdadeiras demandas. Nosso papel no Congresso Nacional é trazer políticas públicas e ter a mão estendida para iniciativas como essas”. O senador do União Brasil esclareceu que pretende fazer “oposição responsável” aos governos de João Azevêdo (PSB) na Paraíba e do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, sem deixar de atuar de forma independente. Quando cogitou a hipótese de ser candidato ao Senado ainda estava na base política do governador João Azevêdo e esperou, em vão,acenos de apoio por parte do chefe do Executivo. A esta altura, com compromissos já firmados com deputados e candidatos de partidos como o Republicanos, sentiu que não poderia mais recuar na pretensão. Aceitou, então, compor com a chapa do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), que disputou o segundo turno contra João Azevêdo. “Foi uma campanha memorável, histórica. Ficou faltando apenas a vitória de Pedro”, comentou Efraim Filho, asseverando que estará à disposição da Paraíba, em caráter permanente, para encampar suas principais reivindicações e contribuir decisivamente para o seu desenvolvimento.

REVISTA TRIBUNA • 9

Desembargador João Benedito

é eleito presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba para o biênio 2023/2024

OTribunal de Justiça da Paraíba realizou no dia 9 de novembro a eleição para escolha da nova mesa diretora (biênio 2023/2024). Os escolhidos foram os desembargadores João Benedito da Silva (presidente), Marcos William de Oliveira (vice-presidente) e Carlos Martins Beltrão Filho (corregedor-geral de Justiça). A eleição ocorreu durante a 17ª Sessão Ordinária Administrativa do Tribunal Pleno,

conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Na ocasião, também houve a eleição do diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma) para o biênio 2023/2024. O desembargador Ricardo Vital de Almeida, atual dirigente da instituição, foi reconduzido ao cargo por aclamação. Em seguida, foi feita a escolha do ouvidor geral e do ouvidor substituto, sendo eleitos, respectivamente, os desembargadores Joás

de Brito Pereira Filho e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira.

Os desembargadores elegeram ainda os membros do Conselho da Magistratura, biênio 2023/2024. Os titulares são os desembargadores Joás de Brito Pereira Filho, Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira. Os suplentes são a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes e os desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos e Ricardo Vital de Almeida.

• 10 REVISTA TRIBUNA

Após a eleição, o presidente do TJPB, Saulo Benevides, agradeceu a participação de todos os desembargadores e desejou votos de pleno êxito à gestão da nova mesa diretora. “Graças a Deus, o Tribunal deu essa demonstração de união e de democracia. Meus parabéns aos eleitos, na certeza de que o Tribunal continuará sendo dinâmico e eficiente para bem servir ao povo paraibano”, afirmou.

Desembargador João Benedito assumirá a presidência em fevereiro

Já o presidente eleito, desembargador João Benedito da Silva, iniciou a sua fala agradecendo primeiramente a Deus por ter oportunizado viver esse momento. Agradeceu também aos pares pela confiança depositada em seu nome e fez um agradecimento especial à atual mesa diretora, na pessoa do desembargador Saulo Benevides, que apoiou seu nome desde o primeiro momento.

“Estou feliz por poder contribuir com o meu trabalho para a continuidade da administração deste importante órgão de distribuição de Justiça, dando assim seguimento à administração já exitosa do desembargador Saulo Benevides e da atual mesa diretora. Juntos iremos trabalhar pelo bem do Tribunal de Justiça e pelo bem do jurisdicionado. Essa é uma batalha em que todos sairão ganhando. Prometo trabalho e união”, afirmou João Benedito.

Curriculum do desembargador João Benedito

João Benedito da Silva ingressou no Tribunal de Justiça, como desembargador, em 23/09/2009, pelo critério de merecimento. Ocupou o cargo de vice-presidente da Corte no biênio 2016/2018. Foi também membro titular do Conselho da Magistratura.

Ele iniciou sua carreira na magistratura pela Comarca de

São José de Piranhas (07.08.1984 a 10.07.1984). Em seguida, foi removido para a Comarca de Queimadas (11.07.1985 a 13.12.1987).

Foi ainda juiz da Comarca de Princesa Isabel (14.12.1987 a 17.05.1994).

O desembargador passou também pelas Comarcas de Campina Grande (6ª Vara Criminal e 5ª Vara Cível) e Comarca da Capital (5ª Vara da Família e 13ª Vara Cível). Atuou como juiz corregedor auxiliar do TJPB (biênios 1997/1998 e 1999/2000).

Na Justiça Eleitoral atuou como juiz eleitoral da 17ª Zona Eleitoral do município de Campina Grande, ocasião em que presidiu as primeiras eleições com o uso de urnas eletrônicas naquele município. Foi juiz eleitoral da 70ª Zona Eleitoral da Capital e membro efetivo do TRE, biênio 2007/2009. No TRE atuou como diretor da Escola Judiciária Estadual e como juiz Corregedor Regional.

REVISTA TRIBUNA • 11
“Estou feliz por poder contribuir com o meu trabalho para a continuidade da administração deste importante órgão de distribuição de Justiça" Desembargador João Benedito
Sede do TJPB

Nominando Diniz é eleito para presidir o Tribunal de Contas no biênio 2023 e 2024

OPleno do Tribunal de Contas do Estado escolheu, em sessão extraordinária, no dia 07 de dezembro, os novos membros da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Para presidência foi eleito o conselheiro Nominando Diniz, que terá na vice-presidência, o conselheiro Fábio Nogueira – reconduzido ao cargo, assim como o corregedor geral, conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, e o ouvidor, conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo.

O atual presidente do TCE, conselheiro Fernando Rodrigues Catão, foi eleito para presidir a 1ª Câmara Deliberativa. Para a 2ª

Câmara, foi reconduzido o conselheiro André Carlo Torres Pontes. O conselheiro Arnóbio Alves Viana permanece na coordenação da Escola de Contas Otacílio Silveira. A posse dos novos eleitos será realizada no próximo dia 13 de janeiro de 2023, em sessão administrativa.

Eleito à unanimidade, o conselheiro Nominando Diniz agradeceu a confiança dos demais pares pela demonstração de confiança, e garantiu que vai se esforçar para dar continuidade à gestão administrativa e aos programas em andamento na Corte de Contas. Ele lembrou o tempo em que esteve afastado por um ato de injustiça, reiterando que seu

retorno foi o reconhecimento de sua conduta, sempre ilibada em todos os cargos quer assumiu na vida pública.

Durante a sessão houve manifestações dos demais conselheiros e do procurador geral, Bradson Tibério de Luna Camelo, que reiteraram o sucesso da gestão e o apoio aos novos dirigentes da Mesa Diretora. O advogado Jonshon Abrantes cumprimentou o presidente eleito em nome da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PB. O presidente Nominando Diniz, como é de praxe, comunicou ao Pleno a indicação do novo diretor geral da Corte, o auditor Severino Claudino Neto.

Fonte: Os Guedes

• 12 REVISTA TRIBUNA
Novos membros da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024

Famup participa do II Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba

AFederação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) participou, no dia 5, do II Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba voltado para Gestores Municipais de Assistência Social associados ao Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (Coegemas-PB). O evento, realizado em João Pessoa, aconteceu até o dia 6 e conta com apoio da Famup, da Cogemas, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano e da Gesuas – Software para Assistência Social.

“A Assistência Social é de fundamental importância para garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e

projetos. E o Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba reforça e fortalece os trabalhos fundamentais nas nossas cidades”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

Entre os temas abordados nos painéis estão: ‘Assistência Social em pauta: Os desafios da Proteção Social em tempos de (re)construção’, tendo como expositores Elias de Sousa Oligeira, presidente do Congemas e Sofia Ulisses, presidente do Coegemas-PB; e ‘O papel da Vigilância Socioassistencial para o aperfeiçoamento das ações de gestão, aumento na capacidade de respostas e superação das vulnerabilidades, tendo como expositores Shirley Samico, do Consórcio Nordeste / Analista Amupe e Jaciana Magalhães – Experiência do Município de Dona Inês.

Também foi abordado o tema ‘Assistência Social e segurança de

renda: A operacionalização do Cadastro Único para acesso aos programas e benefícios sociais’ com Jucilene Barbosa – Instrutora/Multiplicadora Estadual em Gestão do Cadastro Único e Bolsa Família e Romildo Gonçalges – Experiência do Município de Montadas. Na terça-feira, será abordado o tema ‘Orçamento e financiamento do SUASv desafios para (re) organizar a gestão com Rosâgela Ribeiro – Consultora CNL; Elias de Sousa Oligeira – presidente do Congemas e também Romênia Moura com a experiência do Município de Queimadas.

O Fórum se encerra com a 175ª Reunião Ordinária do Comitê Intergestores Bipartite (CIB). O objetivo de Fórum é fortalecer e aprimorar a Política de Assistência Social em todo estado com a temática Assistência Social em pauta: Os desafios da Proteção Social em tempos de (re)construção.

REVISTA TRIBUNA • 13
Presidente da Famup, George Coelho

PONTO DE VISTA

Existir sem Rima

Existe a crônica que fica. Existe a crônica que vai.

Não existe a crônica que fica, não existe a crônica que vai, pois existe o que existe e não existe o que se vai.

Existe a rima em ir. Existe a rima em ai.

Existe o sentimento do mundo, existindo Raimundo e nada mais.

Ao largo do meu existir confesso todos os ais como se diz em silêncio – existir nunca mais. Do outro lado da rua, a chuva nos portais.

O silêncio sem ter sido um eco e nada mais. No fundo do poço água impura, na mistura d'água os sinais.

Não escrevo quando encontro distante de ti os sinais. Cansado de ver sem te ver balouçando os sonhos nos sinais. As cidades e as serras com certeza não são iguais. O mundo se faz presente distante dos tribais. Olhai os lírios do campo, camponeses de fome, abraçais. Não sei se a verdade existe, não saberei nunca mais. Não sei se ela persiste, não saberei jamais.

Você que lê e escreve, permita aos simples mortais, rimas, rima com rima dizendo ao que

fica atrás. Não fugires da fuga, não abandoneis os animais.

Assim, dito e repetido num desperdício de cores, ora azuis ora encarnado, nas lapinhas da vida sou o ausente e nada mais. O azul e o encarnado movem uma lapinha inteira. A banda de uma laranja se presume ter sido inteira. Não existe na vida espaço para esta grafia. Só a bondade dos bons permite tais euforias.

A vida vai vivendo sem estas frases inúteis. A vida vai transcorrendo sem estas rimas de esquina. A sombra continua sombra, o sol continua o sol e o mundo continua o mundo. Vai alcançar seu destino distante das noites frias. O rio continua seu curso e o deserto, vazio.

Então tu dirás: “Não sou uma sombra. Sou eu apenas eu como se fosse de um inteiro que se foi”.

Se tens dúvidas, escreve. Escreve para ti, para os demais. Se não tens dúvidas, lamento. Lamento que vem de longe, lamento que vem de perto, mas, sinceramente, um lamento. Sim, já foi dito: de longe, todas as serras são azuis. Mas não precisava nos confundir ao vê-las de perto são verdes.

Porque esta mistificação para nos confundir? Só o pintor pode perceber a multiplicação das cores do azul e do verde-mar. Azul, azul do Cabo Branco, sem rima e sem crônica, distante portanto de outros ais.

• 14 REVISTA TRIBUNA
DES. JOSÉ DI LORENZO SERPA

Ruy Carneiro prioriza Saúde dos paraibanos em emendas ao Orçamento da União de 2022

Odeputado federal Ruy Carneiro destacou-se em 2022 como um dos que mais recursos trouxe para a Paraíba, particularmente na área da Saúde, que durante todo seu mandato foi uma das bandeiras prioritárias defendidas por ele. Ao todo foi autorizado para as emendas de Ruy o valor de dezessete milhões, seiscentos e um mil e quatrocentos e dezessete reais, 17.601.417,00.

Por Assis Cordeiro ações ligadas ao Ministério da Cidadania. O esporte de alto rendimento recebeu 1 milhão de reais em emendas do parlamentar, o Turismo R$ 200 mil, e os projetos na área hídrica somaram R$ 614.455,00 reais, dentre diversas outras áreas beneficiadas pela atuação do parlamentar.

Conforme destaca o portal do Senado, os deputados podem apresentar emendas ao Orçamento da União, ou seja: sugerir ao Poder Executivo gastos específicos, para atender demandas das comunidades que representam. Quando o Congresso Nacional aprova as emendas, o Poder Executivo passa a ser obrigado a fazer o gasto indicado.

Valor empenhado e pago

Do montante autorizado, foi efetivamente pago o valor de R$ 12.425.325,00 dentre os quais 7.413.504 foram destinados ao atendimento da Saúde do paraibano. Dentre os diversos deputados federais paraibanos, Ruy Carneiro foi um dos que mais recursos destinou à Saúde da Paraíba.

Outras áreas contempladas

No caso de Ruy, dentre as emendas destacaram-se, além das que beneficiaram a área da Saúde, as que priorizaram o Esporte, Turismo, Segurança Hídrica e

Em época de contenção de despesas e crise mundial, uma atuação parlamentar eficiente na alocação de recursos para áreas estratégias nos Estados é fundamental. A experiência de Ruy tem sido bem vinda dentre os representantes paraibanos na Câmara Federal.

Reeleito no último pleito, ele deve continuar com a mesma sistemática de atuação que o consagrou como nome lembrado entre os paraibanos quando se avalia a capacidade laboral dos representantes eleitos.

Bandeiras assumidas pelo mandato

Nos últimos anos Ruy tem caracterizado seu mandato pela defesa de bandeiras importantes, como a alocação de verbas para a Saúde, particularmente para hospitais emblemáticos da Paraíba, como Napoleão Laureano, que lidera o combate ao câncer no Estado. O parlamentar incorporou também a luta em defesa do piso salarial dos profissionais de enfermagem, bem como o engajamento na criação do primeiro hospital veterinário de João Pessoa, dentre diversas outras bandeiras importantes que certamente contribuíram significativamente para sua recondução à Câmara Federal.

• 16 REVISTA TRIBUNA

CÂMARA FEDERAL

Hugo Mota aporta recursos importantes para a Saúde dos paraibanos

Odeputado federal Hugo Mota (Republicanos-PB), um dos mais destacados em atuação parlamentar na Câmara Federal, conseguiu número importante de aportes financeiros para investimentos na Saúde dos paraibanos no Orçamento da União em 2022. Ao todo foram empenhados e pagos nove milhões, quinhentos e cinqüenta e seis mil, setecentos e noventa e um reais, R$ 9.556.791,00.

Atuação respeitada

Hugo Mota tem se destacado pelas relatorias, presidências de comissões e diversos outros cargos que tem ocupado na Câmara desde o seu primeiro mandato. Ele foi eleito para a Câmara Federal em 2010 como o mais jovem parlamentar da história do Brasil naquela época. Recebeu uma votação de 86.150 votos e desde lá vem honrando a confiança dos paraibanos assumindo sempre postura ética e lugar de destaque dentre os principais integrantes do parlamento brasileiro.

Criou a carreira dos agentes de trânsito

Apesar de muito jovem, o deputado tem despertado atenção dos pares pela sua capacidade de trabalho, aliada à sensibilidade característica dos que estão atentos aos anseios da população. Hugo foi autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2011, transformada na Emenda Constitucional 82, que cria a carreira de agentes de trânsito no sistema de segurança pública e estabelece que a segurança viária compreende educação, engenharia e fiscalização de trânsito, com o objetivo de garantir ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.

A EC dá caráter constitucional à competência dos órgãos e agentes de trânsito, estruturados em carreira, nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. A PEC 55 foi um marco na vida política do parlamentar que, já no primeiro mandato, conseguiu a sua aprovação. Outra proposta de autoria de Hugo Motta é o PL 1496/2011, que autoriza a criação da Universidade Federal do Sertão, com sede no município de Patos (PB). Histórico de relatorias e cargos destacados na Câmara

Durante o período de maior vigência da pandemia do Covid-19, Hugo estava a postos, ocupando outra vez lugar de destaque a nível nacional e contribuindo para a resolução de uma das maiores crises sanitárias que a humanidade e o povo brasileiro enfrentaram. O deputado apresentou, em Plenário, o parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do chamado “Orçamento de Guerra” (PEC 10/20). A proposição separava o Orçamento Geral da União dos gastos realizados para o combate ao ‘Novo Coronavírus’, com o objetivo de facilitar a execução de medidas de emergência. A sua proposta foi aprovada pelos deputados com 423 votos. Ele também já presidiu a CPI da Petrobrás, com apenas 25 anos, presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), uma das mais importantes da Câmara Federal e é um dos primeiros nomes lembrados quando há necessidade de que alguma temática importante seja tratada com responsabilidade e celeridade na casa. Por isso e por tantas outras atitudes tomadas pelo parlamentar, o número de votos que ele conquista cresce a cada eleição, solidificando o seu nome como um dos mais emblemáticos e respeitados na nova geração de políticos paraibanos.

REVISTA TRIBUNA • 17

Desembargadora Maria de Fátima Cavalcanti Maranhão assume a presidência do TRE-PB

No dia 18 de novembro, assumiu o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, em razão do término do biênio do desembarga-

dor Leandro dos Santos, ocorrido no dia 11. A cerimônia teve início às 16h e se estendeu até as 19h, na Sala de Sessões do Tribunal. Antes, pela manhã, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Altiplano Cabo Branco, nesta capital, houve a celebração Eucarística em Ação

de Graças. A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-PB no YouTube, foi conduzida pelo vice-presidente e corregedor do TRE-PB, desembargador Leandro dos Santos. A solenidade foi prestigiada por autoridades e familiares que estiveram presentes e por videoconferência, e con-

• 18 REVISTA TRIBUNA • REVISTA TRIBUNA

A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-PB no YouTube, foi conduzida pelo vice-presidente e corregedor do TREPB, desembargador Leandro dos Santos.

teve uma atuação exemplar na condução das Eleições 2022, quando diversos desafios se impuseram à Justiça Eleitoral brasileira; não obstante, o pleito transcorreu com absoluta normalidade, prevalecendo a soberania popular; a Justiça Eleitoral paraibana, doravante um órgão com alma feminina, continuará em boas mãos, movida e tão somente pelos superiores interesses da sociedade, tendo como guias e pilares centrais: a verdade e a ética”.

A nova presidente do Tribunal Eleitoral paraibano foi saudada ainda pela procuradora Regional Eleitoral da Paraíba, Acácia Soares Peixoto Suassuna, em nome do Ministério Público Federal: “A senhora é um exemplo da luta pela participação feminina; na sua obra ”Guiadas pela Justiça, Movidas pela Fé”, a senhora se autodenomina como uma amante da luta feminina, e é assim que eu vejo Vossa Excelência, não só no seu discurso, mas nas suas ações; essa mulher forte, essa mulher que movimenta, que não dá para ouvir sem movimento, que não dá para estar do lado dela e não sentir o seu carisma, ela já chega e conquista todo mundo”.

dial e amiga com a OAB, porque quem não milita nesta casa, pode até desconhecer, mas a Justiça Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil têm uma história bastante imbricada, são instituições que se ajudam mutuamente; tenho certeza que a desembargadora Fátima vai continuar este trabalho, e não só continuar, vai ampliá-lo; eu posso afirmar que a senhora é uma pessoa extraordinária, que mesmo querendo não consegue passar desapercebida; a senhora tem em mim um admirador, saiba que aprendi e aprendo muito com Vossa Excelência, desejo muito sucesso na missão de presidir nossa Corte Eleitoral, conte com a Ordem dos Advogados do Brasil para defesa e aprimoramento do Estado Democrático de Direito, e que Nossa Senhora a continue abençoando”.

tou com apresentação cultural do Quinteto de Cordas Musarum. A empossada foi saudada pelo juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, que falou em nome da Corte Eleitoral: “A desembargadora Maria de Fátima

O advogado e ex-juiz membro do Tribunal Eleitoral, Arthur Monteiro Lins Fialho, também saudou-a, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB): “Como faço uso da palavra, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, com a permissão do nosso presidente Harrison Targino, eu rogo que Vossa Excelência, durante sua presidência neste tribunal, repita o que fez na sua gestão como presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, mantenha esta relação cor-

Ao final, a nova presidente do TRE-PB fez o seu discurso de posse: “Qual o papel da Justiça Eleitoral neste contexto histórico? Confesso que ao me sentar aqui, na qualidade de corregedora, e fazer algumas visitas a juízes do nosso estado, eu aprendi que nós temos que desenvolver ações voltadas à acessibilidade, igualdade, sustentabilidade, com o objetivo de assegurar o atendimento de qualidade aos cidadãos, porque estes cidadãos são eleitores e eles precisam estar bem para fazer boas escolhas, eles precisam ter cultura, para poder avaliar os seus candidatos, seus representantes, por isso que nós vamos eleger, na nossa gestão, essa questão da acessibilidade, da igualdade e da sustentabilidade; nós queremos a valorização da mulher, que tem direito de sonhar, porque lutadora já é, e conquistar o seu sonho”.

REVISTA TRIBUNA • 19 • 19 REVISTA TRIBUNA

João Azevêdo recebe missão do Banco Mundial e destaca investimentos em segurança hídrica e

a produtores rurais

Ogovernador João Azevêdo recebeu, recentemente, no Palácio da Redenção, em João Pessoa, a missão do Banco Mundial que acompanhou as ações do Programa Paraíba Rural Sustentável, executado pelo projeto Co -

operar, que beneficia cerca de 45 mil famílias que trabalham com a agricultura familiar. Na oportunidade, o gestor destacou os investimentos em segurança hídrica, infraestrutura e fomento às atividades produtivas no campo para garantir o desenvolvimento regional.

As ações do programa Paraíba Rural Sustentável têm o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados da população rural da Paraíba, por meio da introdução e disseminação de tecnologias e práticas agropecuárias melho -

• 20 REVISTA TRIBUNA
incentivos

radas e adaptadas às condições climáticas da região semiárida, além de atender aos regulamentos socioambientais.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou as ações do governo para garantir a segurança hídrica e fomentar atividades produtivas nas comunidades rurais. “Nós estamos trabalhando para garantir a segurança hídrica em todas as regiões. As adutoras do Curi -

mataú e do Cariri, que estão em licitação, compreendem 700 km de extensão e vão assegurar o abastecimento dessas regiões. Também ligamos regiões economicamente ativas, isentamos de impostos cadeias produtivas, a exemplo do queijo artesanal, incentivando os arranjos produtivos porque não queremos uma agricultura de subsistência, mas gerar as condições para que os agricultores possam progredir porque a riqueza gerada pelo estado deve chegar a todos”, frisou.

O coordenador do projeto Cooperar, Omar Gama, destacou na reunião que a missão do Banco Mundial teve a oportunidade de acompanhar a melhoria da qualidade de vida das pessoas nas áreas rurais com a efetividade das ações do programa PB Rural Sustentável. “Nós apresentamos o resultado das visitas que fizemos em Riachão do Poço, onde instalamos dessalinizadores com uso da energia solar, em Boqueirão, onde construímos passagem molhada, em Cabaceiras, onde visitamos cooperativas de produção de queijo de cabra, e em Campina Grande, para acompanhar as estações meteorológicas e nos sentimos orgulhosos porque vimos nos rostos das pessoas a satisfação do acesso à água e a mecanismos para incentivar os arranjos produtivos”, comentou.

O diretor do Banco Mundial no Brasil, Johannes Zutt, evidenciou a disposição de manter e ampliar o trabalho para fortalecer as regiões que precisam da assistência institucional para se desenvolver. “O Nordeste é muito importante para nós e com o projeto PB Rural Sustentável

podemos contribuir para vencer os desafios do acesso à água, aos mercados, a partir de atividades fundamentais para atingir os resultados e queremos fazer ainda mais para que essa população melhore de vida a partir de parcerias com o estado com um trabalho em conjunto”, pontuou.

Também estiveram presentes Bivar Duda (secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido); Anna Wellenstein (diretora de Desenvolvimento Sustentável para a América Latina); Sophie Naudeau (gerente de Operações para o Brasil); Diego Árias (gerente para Agricultura da América Latina); Luis Andres (coordenador de Água e Infraestrutura); e Leonardo Bichara Rocha (gerente para o Projeto Cooperar).

PB Rural Sustentável

O

a mulher do campo.

REVISTA TRIBUNA • 21
programa auxilia os pequenos agricultores familiares para que mantenham a atividade produtiva durante todo o ano, propiciando uma melhor convivência nas estações de escassez de água, evitando o êxodo rural e dando dignidade, conforto e segurança para o homem e

Solenidade prestigiada e homenagens marcam 75 anos da CMJP

Uma solenidade muito prestigiada deixou o Hotel Globo lotado para a comemoração dos 75 anos de reinstalação da Câmara Municipal de João Pessoa, no dia 17 de novembro. O evento teve homenagens a ex-presidentes da Casa Napoleão Laureano, apresentação da Big Band 5 de Agosto e do Coral Antônio Leite (da CMJP), além do lançamento do livro “CMJP 75 ANOS – Liberdade, Transparência, Democracia”, do jornalista Edmilson Lucena, e da série documental da TV Câmara “João Pessoa: Cidade de Leis”, de Bruna Agripino e Lúcio César.

“É muito gratificante ver o prestígio que a CMJP tem perante a sociedade. Reunimos os vereadores, ex-vereadores, ex-presidentes da Casa e as famílias daqueles que

já partiram, mas que fizeram a história desses 75 anos! É importante ter o Hotel Globo sediando essa festa que teve o ex-vereador Fuba cantando junto com o Coral da Câmara, sob a regência da maestrina Socorro Estrela. Foi um momento histórico que ficará marcado e eu me sinto feliz de estar à frente da Câmara nesta data e por mais dois anos”, comentou o vereador Dinho Dowsley (Avante), presidente da Casa Napoleão Laureano.

Dinho, Eva Gouveia e Lucas Ribeiro

Da mesma forma, o prefeito de Da mesma forma, o prefeito de João Pessoa expressou sua satisfação de tomar parte na celebração de aniversário da Câmara. “A Câmara comemora sua história e ao mesmo tempo demonstra o quanto ela é moderna e atual. Nesta terceira vez que exerço a

Autoridades municipais e estaduais do legislativo, executivo e judiciário prestigiaram evento de comemoração aos 75 anos de reinstalação da CMJP

prefeitura da cidade, venho demonstrar o meu desejo e empenho pela harmonia com o legislativo e compreensão do papel que esse poder exerce junto com o executivo. A Prefeitura e a Câmara Municipal têm tanta parceria que estão juntas na construção da nova sede”, declarou Cícero.

De fato, no discurso que fez durante a solenidade, Dinho Dowsley agradeceu ao prefeito o fato de a prefeitura ter sido avalista no empréstimo contraído junto ao Banco de Brasília S.A (BRB). “A Câmara não tem personalidade jurídica e foi graças ao empenho do prefeito Cícero Lucena que já contamos com o dinheiro para a obra em caixa. Cícero foi o nosso avalista”, brincou o presidente. Na prática, a Prefeitura de João Pessoa deu a garantia do pagamento das parcelas que serão deduzidas do duodécimo que mensalmente é transferido ao legislativo.

• 22 XXXXXXXXXXXX REVISTA TRIBUNA

Homenagens

Ex-presidentes da Câmara Municipal, ex-prefeitos de João Pessoa e diversas autoridades foram homenageados durante a celebração de aniversário da Casa Napoleão Laureano. No hall do Hotel Globo, foi exposta a galeria de quadros dos ex-presidentes, que também receberam comendas na solenidade. Os familiares foram agraciados com a honraria em nome dos que já faleceram.

Entre as autoridades que também foram homenageadas, estiveram o prefeito Cícero Lucena, os ex-prefeitos Carneiro Arnaud, Carlos Mangueira e Chico Franca; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Catão; o defensor geral do Estado, Ricardo Barros; o secretário de Comunicação de João Pessoa, ex-vereador e ex-presidente da CMJP, Marcos Vinicius, além dos ex-vereadores Fernando Milanez, Genivaldo Fausto e Tavinho Santos; bem como o vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, vice-governador eleito da Paraíba; o secretário de Desenvolvimento Humano do Estado e ex-vereador Tibério Limeira, que representou o governador reeleito João Azevêdo; e a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, que recebeu a comenda em nome de seu saudoso pai, o ex-vereador Valdir Bezerra.

A festa dos 75 anos da CMJP foi aberta com a apresentação da Bigband da Banda 5 de Agosto da Prefeitura de João Pessoa, que apresentou o show “Soul Paraíba”. Na sequência, o presidente da Câmara, Dinho Dowsley, apresentou a maquete virtual da nova sede da CMJP. Ele ainda apresentou o Coral Antônio Leite, que contou com a participação especial do Mestre Fuba e no momento do pôr do sol.

Em seguida, houve a apresentação da série documental da TV Câmara “João Pessoa: Cidade de Leis” e o lançamento do livro “CMJP 75 ANOS – Liberdade, Transparência, Democracia”, do jornalista Edmilson Lucena.

Finalizando o evento, houve um coquetel e a sessão de autógrafos do livro, além de uma visita às exposições: Napoleão Laureano ‘Memória de uma vida a serviço do semelhante’; da Galeria de quadros dos ex-presidentes, duas exposições do acervo do Centro Cultural da CMJP e das fotografias ‘João Pessoa de todos os tempos’, do fotógrafo Olenildo Nascimento, servidor da casa, e de registros fotográficos das décadas de 1960 e 70 da Capital paraibana, do fotógrafo Valdomiro Ferreira, conhecido popularmente como Cabeção (uma homenagem in memorian), pai do ex-vereador Tavinho Santos.

REVISTA TRIBUNA • 23
Marcos Vinícius e Durval Ferreira Prefeito Cícero Lucena e vereador Dinho Dowsley

TARCíSIO BURITY À FRENTE DO SEU TEMPO

TARCíSIO BURITY À FRENTE DO SEU TEMPO

Era meados do regime de exceção no governo do país, precisamente o ano de 1978, quando, inesperadamente, o jovem professor e humanista Tarcísio Burity, sem o almejar, foi alçado de Secretário da Educação e Cultura do Estado ao cargo de Governador, notoriamente cobiçado pelos políticos de carreira, tendo, à semelhança de Osvaldo Trigueiro de Albuquerque e José Américo de Almeida, homens de pensamento e ação, realizado uma das mais fecundas e inovadoras gestões da história da Paraíba.

A súbita ascensão ao mais alto posto do executivo estadual, nunca sequer sonhada pelo reconhecido mestre de aulas magistrais e admirado por todo o alunado da Faculdade de Direito, nas décadas de 1960 e 1970, resultou de alternativa a que lançara mão o comando dirigente do governo militar, por indicação de representantes da Paraíba principalmente o então Governador Ivan Bichara Sobreira para desarmar o entrechoque de veteranos líderes partidários locais, nos escalões decisórios da República, cada um a reivindicar a própria nomeação, valendo-se da vigente via eletiva indireta no pleito sucessório daquele ano.

Além disso, o 'tertius' sugerido à pacificação do renhido confronto de bastidores, ostentava um austero perfil de administrador público, revelado em funções de grave responsabilidade exercidas anteriormente com probidade e esmero, no Tribunal Regional Eleitoral, na Universidade Federal e na referida Secretaria de Estado.

Sem nenhum pendor inato para a atividade político-partidária e suas intrigantes peculiaridades, devido, certamente, ao temperamento um tanto tímido e reservado, Tarcísio Burity, com a polida educação de berço, era, sobretudo de um intelectual de irresistível paixão pelos livros e incrível carisma professoral, dotado de peregrina inteligência e grande bagagem de conhecimentos. Na verdade, cultivara essa rara inclinação a vida inteira, lapidada, inclusive, pelos saberes acadêmicos da civilização européia, onde se especializara, com notável desenvoltura.

Encarou então o desafio, arrimado, entretanto, numa impressionante dialética e no inquestionável dom da oratória, retocados na cátedra do magistério. Compensou, assim, com a arte da palavra, a combatida e ironizada condição de “neófito” no campo político, pronunciando discursos cheio de brilho e persuasiva argumentação, ao alcance das massas populares, tanto nos palanques a céu aberto, quanto nos auditórios e recintos fechados, a lembrar o estilo de um Argemiro e de um João Agripino, deixando, nas duas passagens pela direção do estado, vasta e insuperável obra de caráter futurista.

A costa do Sol, a Via Litorânea, o Espaço Cultural, o abastecimento completo de águas e esgotos e milhares de casas populares dos grandes conjuntos residenciais, transformados, progressivamente, em bairros, nos quais vivem mais de cem mil paraibanos têm, indiscutivelmente a sua marca administrativa à frente do seu tempo.

• 24 REVISTA TRIBUNA
COTIDIANO
CLEANTO GOMES PEREIRA | Advogado e escritor | cleantogomes@hotmail.com

Prefeito entrega dez novas ambulâncias para cobertura de UPAs e hospitais da Rede Municipal

Otransporte de pacientes atendidos pela Rede Municipal de Saúde de João Pessoa vai ganhar mais conforto, qualidade e agilidade. No dia 5, o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra realizaram a entrega de dez novas ambulâncias, que vão cobrir Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os hospitais municipais. No pacote está a ambulância do coração, que será destinada ao atendimento de ocorrências cardíacas. A entrega aconteceu no Hospital Santa Isabel.“Este ato reforça a busca pela qualidade no serviço de urgência e emergência. O Samu vai continuar fazendo seus atendimentos, mas agora de forma mais desafogada pois não vão mais precisar ceder ambulâncias para ocorrências de UPAs e hospitais. A partir de agora cada UPA e cada hospital vai ter a sua própria ambulância. É uma saúde com mais qualidade e mais respeito”, afirmou Cícero Lucena.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Luís Ferrei-

ra, a integração das unidades na frota traz grande impacto ao atendimento. “Isso torna mais célere e eficiente o atendimento ao paciente que está no momento mais crítico, que é o da emergência. Essas ambulâncias representam esperança, vida e uma maior chance de uma pessoa ser salva”, afirmou. Uma das unidades, nomeada de ambulância do coração, será destinada ao Hospital Santa Isabel, referência no atendimento de ocorrências cardíacas e onde foi

inaugurado recentemente o serviço de hemodinâmica, voltado para infartados. “O paciente infartado não pode esperar mais de duas horas para receber tratamento e agora ele vai ter ambulância para pegar na UPA e levar até o hospital de referência”, explicou Luís Ferreira.

Ainda estiveram presentes o vereador Luís da Padaria, a secretária executiva da Saúde, Janine Lucena, entre outros auxiliares da gestão municipal.

SOCIAL

INADH fecha novas parcerias em João Pessoa por meio do Programa Qualifica PB

O Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano (INADH) - que atua em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos - Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Esporte, na execução de projetos sociais voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade, realizará, por meio do Programa Qualifica PB, novas parcerias em João Pessoa. Na oportunidade, serão ofertados cursos profissionalizantes para a população pessoense.

Os cursos serão oferecidos de forma gratuita com o intuito de capacitar, incentivar e inserir mulheres no ambiente de trabalho.

O INADH foi fundado em 2006, com o propósito de melhorar a qualidade de vida da população em vulnerabilidade nas comunidades do Rio de Janeiro, e tem se espalhado por outras regiões com a missão de promover mecanismos de bem-estar social.

O instituto, que chegou a João Pessoa em abril deste ano e realizou sua primeira etapa de cursos profissionalizantes, viverá uma nova fase, a partir de 22 de novembro, com a formação de novas turmas do Projeto Qualifica PB II e o Projeto Reconstruir. Nessa etapa, uma das

“Esse é um dos objetivos da equipe de profissionais do INADH, melhorar as condições de vida da população através de capacitações de qualidade com profissionais competentes e preparados", afirmou o diretor-executivo do Instituto, Diego dos Anjos.

parcerias firmadas é com Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que realizará o curso de cuidadora de idosos. Na ocasião, 15% das vagas serão ofertadas a mulheres vítimas de vio-

lência doméstica, especialmente para mulheres usuárias do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, um dos serviços da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

• 26 REVISTA TRIBUNA
NENA MARTINS | Jornalista | nenamartinsjornalistapb@gmail.com

Veneziano e Nilda Gondim indicam R$ 3 milhões em emendas para conclusão do Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande

Os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e Nilda Gondim (MDB-PB) indicaram a destinação de R$ 3 milhões em emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União – OGU 2023 para a conclusão e funcionamento do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente de Campina Grande. A informação foi comunicada pelo próprio Veneziano ao prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima.

O hospital, localizado próximo ao Ginásio de Esportes “O Meninão”, chegou a ser apresentado como concluído no final de 2019, mas nunca funcionou. A obra, para ser concluída, necessita-

rá de investimentos aproximados de R$ 15 milhões. A destinação dos recursos necessários à sua conclusão foi um dos 15 pedidos apresentados à bancada paraibana. Com isso, Veneziano e Nilda Gondim decidiram pela destinação, considerando a importância da obra.

Quando prefeito de Campina Grande, Veneziano implantou o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente Severino Bezerra de Carvalho, inaugurado em junho de 2012. O hospital existe até hoje, na Avenida Floriano Peixoto, onde funcionou o antigo hospital ‘Mater-Dei’.

O centro médico é responsável pelo atendimento de casos clínicos eletivos e de urgência

de crianças e adolescentes. Na sua fase de implantação, foi equipado com 80 leitos para internação, sendo 70 divididos por faixa etária, UTIs neonatal e infantil e 10 para observação. Três meses depois de sua implantação, o hospital passou a realizar cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, cirurgia pediátrica, aparelho digestivo, coloproctologia, cirurgia vascular, ortopedia (pacientes não traumáticos), cabeça, pescoço, ginecologia e urologia.

Na época, o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente Severino Bezerra de Carvalho atendia as necessidades da população. Porém, atualmente, a demanda aponta a necessidade de um local maior.

REVISTA TRIBUNA • 27
Senadores Veneziano Vital do Rêgo e Nilda Gondim

Ano que vem, 'Bodas

OJornalismo impresso se tornou, nos dias de hoje, uma espécie de «objeto de antiquário». É certo que o advento da internet trouxe uma gama quase infinita de ferramentas de pesquisa em textos, imagens e sons. E aí houve uma migração em massa para essa importante e imprescindível ferramenta. O Jornalismo físico [de jornais e revistas] foi, aos poucos, sendo suplantado e, finalmente, asfixiado pela velocidade com a qual a informação passou a chegar ao leitor-ouvinte-telespectador-internauta. Estava decretado o fim das Redações nos moldes das que eu e mais alguns outros colegas aqui da revista fizemos parte entre fins dos anos 80 e início da década seguinte. Mas a pergunta é bem simples: a qualidade do Jornalismo melhorou? A meu ver, não. E não precisa fazer um grande esforço mental para se constatar isso... É que a instantaneidade da informação trouxe consigo a necessidade de receber «afagos» não de um leitor propriamente dito, mas, sim, de um novo tipo de consumidor de informação: o «seguidor», aquele que dá «likes», deixa comentários e outras novidades próprias do que circula no ciberespaço... Assim, o que temos hoje não é um leitor propriamente dito, mas um mero «caçador de entretenimentos».

• 28 REVISTA TRIBUNA
A revista «Tribuna» completa 24 anos de circulação ininterrupta num raríssimo exemplo de resiliência no jornalismo impresso

'Bodas de prata'

'QUE HISTÓRIA É ESSA'

Como sempre fui um defensor intransigente do Jornalismo impresso, sobretudo pela seletividade do seu produto e pelo nível cultural e de informação de quem o consome, tive a grata satisfação de ser convidado pelo amigo Manoel Raposo para escrever uma coluna na sua revista. E assim o convite se transformou numa parceria que já dura cerca de quatro anos. Na coluna «Que história é essa» escrevo sobre temas os mais diversos e os quais vão desde política de forma geral à história das sociedades pelo mundo afora, passando por temas relacionados ao próprio Jornalismo.

A revista é um raro caso de resiliência em decorrência dos fatores que já enumerei no início deste texto. Como me sinto escrevendo em plataformas digitais? Ora, me sinto menos jornalista e mais um «raqueado». É como se tudo o que escrevo vá parar em alguma «cibercracolândia» onde ninguém é dono de nada e a lei é a de «Gérson» [aquela de «levar vantagem em tudo»]. Por isso mesmo não posso afirmar que me sinto muito confortável escrevendo em plataformas digitais. Eis a razão pela qual vez por outra escrevo sobre a revista TRIBUNA e a oportunidade que a publicação oferece a velhos e conhecidos colunistas de veículos impressos, como é o meu

caso e o do amigo Cleanto Gomes, uma das minhas melhores referências culturais por ser dono de uma vasta cultura a qual enche de luz esta publicação.

Vida longa à TRIBUNA! Vida longa ao amigo Manoel Raposo, a quem parabenizo por manter funcionando - e de maneira ininterrupta - uma publicação a qual, embora segmentada, é uma opção de leitura válida como instrumento de estímulo cognitivo. Não é por todo o país que se pode encontrar um veículo de comunicação impresso com tal longevidade. São 24 anos em circulação. No ano que vem esse casamento com os leitores, com os clientes e com colaboradores comemora suas «Bodas de prata». E brindaremos à nova data.

REVISTA TRIBUNA • 29

Siga Antenado abre agendamento para instalação grátis do kit com a nova parabólica

Entidade prevê a instalação de aproximadamente 9 mil kits com a nova parabólica digital para famílias de menor renda da região

Serviço

Para verificar se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site www.sigaantenado.com.br ou ligar gratuitamente para 0800 729 2404 com o CPF ou NIS em mãos.

O processo de migração da antena tradicional para o modelo digital chegou à região de João Pessoa. A Siga Antenado, entidade não governamental criada por determinação da Anatel, é a responsável pela operação, que tem a missão de informar a população que assiste TV aberta pela parabólica sobre o que precisa fazer para não perder o sinal de televisão. Também é função da entidade a instalação de kits gratuitos com a novo equipamento digital na residência de famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que tenham a parabólica antiga instalada e em funcionamento.

A mudança é necessária porque as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. No futuro, quando as operadoras de telefonia ativarem a tecnologia 5G em

todo seu potencial na região, o sinal de TV das parabólicas tradicionais poderá sofrer interferências e ter o sinal interrompido. Isso vai acontecer porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Mais de 60 emissoras de TV que transmitem sua programação pela Banda C já migraram para a nova parabólica digital, a Banda Ku.

De acordo com Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, a nova parabólica digital tem melhor qualidade de imagem, de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e o que precisam fazer para migrar para a nova tecnologia”, afirma Guerra. As famílias que utilizam outros sistemas de recepção para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna ou TV por assinatura não precisam se preocupar, pois não haverá qualquer mudança em seus equipamentos.

Bayeux e João Pessoa são as cidades com maior número de famílias que devem ser atendidas, com 2,2 mil e 1,5 mil kits previstos, respectivamente. Na sequência, estão: Cabedelo, (1,3 mil), Pedras de Fogo (593), Santana de Mangueira (534), Rio Tinto (532) e Conde (465). Estão na lista ainda outros cinco municípios: Alhandra, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Pitimbu e Caaporã.

Sobre a Siga Antenado

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

• 30 REVISTA TRIBUNA JORNALISTA | redacaoturismoemfoco@gmail.com | João Pessoa-PB TURISMO

Gestão Adriano Wolff ganha mais um prêmio nacional e intensifica ações de melhoria da qualidade de vida em ‘São

Sebastião do Umbuzeiro’

Oprefeito de São Sebastião do Umbuzeiro-PB, Adriano Wolff, recebeu no último mês de novembro mais uma importante premiação pelo êxito administrativo de sua gestão frente aos destinos daquele município. Desta vez foi o ‘Prêmio Band Cidades Excelentes’, que reconheceu o êxito da atual gestão na categoria ‘Infraestrutura e Mobilidade Urbana’. A atual administração municipal tem se destacado pela forma otimizada com a qual vem implantando ações de interesse da população nos mais diversos setores do município.

Sobre a premiação

O município foi reconhecido como uma cidade excelente na categoria infraestrutura e mobilidade urbana. A entrega do prêmio ocorreu durante solenidade em João Pessoa, realizado pela Rede Bandeirantes e Aquila. Na ocasião, o prefeito Adriano Wolff ressaltou a importância da premiação e da participação dos servidores para a conquista. “O prêmio que recebemos mostra que estamos no rumo certo, ao trabalhar com uma gestão que busca eficiência, transparência e correta aplicação dos recursos públicos, realizando investimen-

tos importantes na Infraestrutura e Mobilidade do município.  Não poderia deixar de destacar o empenho e a dedicação dos servidores da prefeitura para lograrmos esse êxito. Temos uma equipe formidável e competente. O prêmio é de todos nós”, destacou o prefeito.

A premiação reconhece iniciativas pioneiras de gestão pública municipal, incentivando a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; compartilhamento de referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorização de servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população..

O IGMA

O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) parte de conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, sendo reconhecidos os municípios que agregam projetos para o desenvolvimento sustentável e gestões que contribuam para a qualidade de vida da população.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial. A partir de algoritmos, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Além dos indicadores, projetos qualitativos foram enviados pelos municípios para avaliação do Aquila. Quando constatada a contribuição dessas atividades para a qualidade de vida da população, houve aumento na nota final do IGMA e do pilar no qual os projetos estavam inseridos.

Saúde e Infraestrutura

A obra da Academia da Saúde, na Rua Jose Lafaiette, em São Sebastião do Umbuzeiro, está em ritmo acelerado. O prefeito Adriano Wolff esteve vistoriando recentemente o local. O espaço multiuso contará com diversos equipamentos, como prancha para abdômen, barra horizontal, barra de marinheiro, barras paralelas e bancos.

REVISTA TRIBUNA • 31 MUNICÍPIO
Adriano Wolff, prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro

Sapé comemora 97 anos com show e mais de 200 obras e ações

“Estamos felizes em comemorar esta data com iniciativas importantes que estão mudando a cara da nossa cidade e a realidade da nossa gente. Queremos fazer cada vez mais”

Prefeito Major Sidnei.

Oaniversário de 97 anos de Sapé (1º de dezembro) vem sendo comemorado com muita festa, obras e ações. Além de shows, a cidade vem sendo contemplada com mais de 200 obras e ações que estão modificando a realidade dos sapeenses.

“Estamos felizes em comemorar esta data com iniciativas importantes que estão mudando a cara da nossa cidade e a realidade da nossa gente. Queremos fazer cada vez mais”, disse o prefeito Major Sidnei.

• 32 REVISTA TRIBUNA
MUNICÍPIO

O primeiro dia de comemoração aos 97 anos de emancipação política de Sapé foi realizado no dia 30, com a gravação do DVD de Luka Bass. A festa promovida pela Prefeitura da Cidade, contou também com a participação de Mano Walter, Wallas Arrais, Mara Pavanelly, Caninana, Luciano Lins e Marcynho Sensação, reunindo uma multidão.

te da Avenida Rio Branco. Ambas estão inclusas no programa de melhoria da Mobilidade Urbana do Município.

Ao longo dos dois últimos anos, a Prefeitura de Sapé realizou a pavimentação de cerca de 35 ruas. O mais recente pacote de obras contempla aproximadamente mais 30 vias da cidade, com calçamento e asfaltamento, a depender da rua, além da sinalização. As áreas selecionadas pertencem a diversos bairros e terão um investimento de R$ 4 milhões. “Sempre bom lembrar que essas são as primeiras intervenções em asfalto que as ruas da cidade recebem na história”, disse o prefeito.

A Prefeitura de Sapé também está substituindo as lâmpadas convencionais dos postes públicos por placas de led em diversas ruas do município. São cerca de 4,6 mil luminárias, que vão gerar economia para a administração municipal.

As novas lâmpadas reduzem em até 80% o consumo de energia, sendo uma opção mais econômica e também mais sustentável. O led ainda fornece uma iluminação mais eficiente, garantindo a segurança nas ruas do município.

Social

A gestão também tem se destacado pelo cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade. É desenvolvido no município o programa Sopa e Pão, uma ação itinerante que leva alimento a quem mais precisa.

Em outubro, a Prefeitura realizou a ‘Super Festa das Crianças’, com cinco dias de festa itinerante, que contemplou os bairros da zona rural de Sapé.

Sapé ainda conta com o programa ‘Amor de Mãe’ que cuida das gestantes e das crianças, garantindo pré-natal, assistência, acompanhamento e distribuição de enxoval.

Saúde

No dia 1º teve mais comemoração com a apresentação de Michelle Andrade, Ramon Schinayder e Vittor Fernandes. No último dia de festa, 2 de dezembro, o padre Nilson Nunes promoveu um momento de louvor e reflexão para o público.

Além da parte festiva, o prefeito de Sapé Major Sidnei destacou obras e ações que estão sendo desenvolvidas na cidade. Entre elas, a obra de pavimentação asfáltica na Rua Orcine Fernandes e em par-

Na área de Saúde, a gestão vem realizando melhorias constantes. Adquiriu recentemente uma Usina de oxigênio. O equipamento substitui os cilindros de oxigênio, gerando economia de quase R$ 30 mil por mês e evitando trocas de material, que precisavam ser feitas regularmente com o cilindro. A cidade se torna a segunda da Paraíba a ter um equipamento como esse em Hospital público municipal. Sapé também tem se destacado na imunização da população contra a covid-19. Em uma ação recente, foi a cidade do estado que mais vacinou crianças de seis meses a dois anos com comorbidades.

Esporte

O esporte tem sido fomentado pela gestão municipal. A Prefeitura realizou neste ano o 1º Torneio Feminino de Handebol e Futsal, além do ‘Sapé Fight’, com o mês de julho voltado para as artes marciais. Aconteceu também o campeonato masculino de futsal e chega agora ao fim o Campeonato de Futebol, que vai premiar o vencedor com R$ 10 mil.

REVISTA TRIBUNA • 33

Eunice Pessoa presta contas de atuação e recebe reconhecimento por êxito administrativo em Mamanguape

Aprefeita de Mamanguape-PB, Eunice Pessoa, divulgou recentemente prestação de contas de sua gestão à frente da administração municipal. A recente divulgação do resultado do IDEB, no qual o município mais uma vez bateu as metas para as duas faixas de avaliação, foi o primeiro tema tratado. Eunice destacou os investimentos na educação, a capacitação técnica e reconhecimento financeiro dos professores, bem como as melhorias na estrutura e condições das escolas como alguns dos responsáveis pelos resultados.

Esporte e Educação

A Educação e o Esporte têm sido constantemente lembrados na atual gestão. A quantidade de ações e investimentos demonstram isso. Este ano houve um grande número de reformas e construção de equipamentos ligados aos dois temas. Dentre as escolas licitadas para obras estão: Iracema Soares (Reforma), Escola de Pitanga da Estrada (Ampliação), Cléa Bezerra (Reforma), Escola de Caiana (Reforma), Escola de Pau D’arco (Reforma), e a Escola Castor do Rego (Construção de Quadra).

A prefeita destacou ainda a construção de duas novas escolas municipais nos distritos de Mendonça e Engenho Novo, por trás do Ginásio “O Irmãozão”, que também está sendo reconstruído.

Infraestrutura e Urbanismo

O investimento em praças públicas não ficou de fora e ela lembrou a construção de vários espaços de convivência nas zonas urbana e rural do município, bem como da reconstrução da Praça Sem Fim e a construção da Praça Lourival Otávio de Brito, ao lado do módulo esportivo.

Novas obras

Na ocasião, a prefeita anunciou algumas novas obras, como a construção de duas novas UBSs, nos moldes da unidade encravada no Santa Edwiges, nos bairros do Sertãozinho e Planalto/Cidade Nova, além da continuidade da pavimentação de ruas, que já somam quase 50 na sua gestão, e a luta pelo giradouro do viaduto da BR 101.

Prefeita Eunice assina ordem de serviço para construção de creche no valor de mais de R$1 milhão em parceria com Governo do Estado

Serviço Social

A prefeitura realizou no mês de outubro mais uma entrega de cestas básicas para famílias carentes do município. As entregas foram divididas entre as zonas urbana e rural, com um volume de 2.500 kg, e aconteceram nos bairros do Centro e Areial, bem como no Distrito de Pindobal. No bairro do Areial, foram distribuídos produtos da agricultura familiar para 190 famílias; no Centro, as cestas básicas beneficiaram 220 famílias; e em Pindobal 150 famílias receberam o benefício.

MUNICÍPIOMUNICÍPIO
• 34 REVISTA TRIBUNA

Prefeito Doutor Augusto comemora aprovação recorde e investe em qualidade de vida no município de Ouro Velho

Com aprovação recente de mais de 96,1%, segundo o Instituto Opinião, o prefeito de Ouro Velho-PB, Doutor Augusto Valadares, é o gestor municipal mais bem avaliado da Paraíba. Ele faz parte do grupo político de ‘Doutor Júnior’ e tem se destacado como um dos gestores municipais mais reconhecidos pela capacidade administrativa no Estado. Recentemente, ele entregou equipamentos, assinou autorização licitatória e priorizou ações que visam a melhoria das condições de trabalho do funcionalismo municipal. Fatores que explicam em parte sua boa avaliação.

Infraestrutura e entrega de caminhão

O prefeito entregou, no dia 13 de outubro, um caminhão caçamba 0km, e assinou a ordem de serviço para a pavimentação de mais sete ruas na cidade. A atual gestão tem sido bastante elogiada na região do Cariri pelas ações em benefício da população, que têm tornado Ouro Velho um grande canteiro de obras.

Doutor Augusto autorizou a abertura do processo licitatório, para pavimentação asfáltica da

Prefeito de Ouro Velho, Doutor Augusto Valadares

Rua Amaro Izidro. A obra será executada com recursos próprios da prefeitura. De acordo com o gestor, em breve serão asfaltadas também diversas ruas por meio de um convênio com o Governo do Estado.

Abastecimento d’água

O prefeito autorizou ainda em outubro a abertura de um processo licitatório para a construção de sete sistemas de abastecimento d’água

em comunidades rurais. Os recursos são oriundos do tesouro municipal e ultrapassam os R$ 240 mil.

Cuidando do funcionalismo

A Prefeitura de Ouro Velho anunciou, no dia 13 de outubro, a antecipação do pagamento dos servidores referente ao mês de outubro. O prefeito vem mantendo a política de valorização dos servidores iniciada ainda na gestão da ex-prefeita Natália de Dr. Júnior. O pagamento do salário já está creditado na conta.

Segundo o prefeito, a política de valorização dos servidores é compromisso de sua gestão: “A política de valorização de nossos servidores está sendo mantida, e é compromisso firmado ainda na gestão da ex-prefeita Natália de Dr. Júnior. Ao mantermos essa postura, fazemos com que haja um importante movimento na economia local”, afirmou.

MUNICÍPIO REVISTA TRIBUNA • 35
Prefeito Dr. Augusto Valadares na entrega do caminhão caçamba 0km para Ouro Velho

Magna Gerbasi intensifica ações de qualidade de vidaem Rio Tinto

Infraestrutura, Segurança Alimentar e Saúde são algumas das áreas que recebem particular atenção no governo da prefeita Magna Gerbasi. A atuação da gestora tem sido destacadamente reconhecida pela população como consequência de uma forma otimizada de administrar.

Infraestrutura

As ações na Infraestrutura do município destacam-se também pelo fortalecimento que estão possibilitando ao trade turístico local. Neste sentido, as obras de pavimentação da Estrada de Praia de Campina já estão em andamento desde o último dia 10 de novembro. São aproximadamente 20,83 km de implantação e pavimentação das rodovias PB-033 e PB-035, que ligam o centro da cidade de Rio Tinto à Praia de Campina, com entroncamento ligando também, à BR-101.

A obra está orçada em R$ 50,1 milhões de reais. A tão sonhada estrada de Praia de Campina trará uma série de benefícios à sociedade rio-tintense, uma vez que permitirá a conexão direta e acessível com o litoral da cidade, possibilitando o acesso da população às suas diversas praias, serviços e opções de lazer. A iniciativa visa estabelecer uma melhor rota de deslocamento para as pessoas que moram em comunidades rurais vizinhas.

Segurança Alimentar

Em parceria com a Associação Comunitária dos Agricultores Rurais de Boa Vista e em cooperação com o Territorial da Zona da Mata Norte paraibana, a prefeita Magna Gerbasi inaugurou recentemente a ‘Cozinha Multiuso: Empodera Mulher’, na comunidade de Boa Vista.

O equipamento terá a função de garantir um espaço para a produção de bolos, pães e demais produtos desenvolvidos pelo grupo de mulheres da comunidade. A unidade servirá como ponto estratégico para a produção e comercialização de produtos alimentícios.

Saúde

No último dia 29 de setembro, a prefeitura entregou mais uma ambulância 0 Km para atender à Vila Regina e regiões circunvizinhas. A iniciativa busca o fortalecimento da política municipal de atenção à Saúde Pública.

Esta é a quinta viatura de suporte móvel à saúde adquirida com recursos próprios, entregue pela atual gestão. A aquisição permitirá que os quatro cantos do município sejam beneficiados com ambulâncias, levando mais dignidade no atendimento em Saúde ao povo da Vila Regina e região.

"A nossa gestão segue trabalhando de forma intensa para levar mais dignidade ao município. Essa ambulância 0 km trará mais conforto e agilidade nos atendimentos emergenciais que abarcam a Vila Regina e comunidades circunvizinhas", destacou a Prefeita Magna Gerbasi.

Natal iluminado

Na noite do último dia 28 de outubro, a prefeita Magna Gerbasi anunciou a programação da 18ª edição do Natal Iluminado. A tradicional decoração natalina atrai diversos turistas, e principalmente, a população da cidade para prestigiar esse momento de renovação, amor e esperança, que representam o real sentimento do Natal. Presépio de Natal, árvore natalina, estrelas, guirlandas, casa do Papai Noel, e uma diversa iluminação fazem parte da estrutura do "Natal Iluminado". Além do mais, a decoração natalina estará presente em diversos pontos da cidade. Toda a decoração do complexo natalino é assinada e coordenada pelo decorador rio-tintense Renato Sabino.

• 36 REVISTA TRIBUNA
MUNICÍPIO
Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi

Matheus lança iluminação natalina em Bananeiras

Ojovem prefeito de Bananeiras-PB, Matheus Bezerra, tem sido reconhecido como uma das mais dinâmicas lideranças políticas do Brejo paraibano. Além da juventude, o espírito inovador do gestor tem permitido a criação de uma gestão pública que pensa com responsabilidade na melhoria da qualidade de vida da população, enfocando áreas que merecem e são priorizadas.

Iluminação natalina

A Prefeitura de Bananeiras lançou recentemente a versão 2022 do ‘Natal Luzes da Serra’, que está na sua segunda edição e já integra o calendário de eventos da cidade. Na primeira proposta, coordenada pela primeira-dama do município, Maria Luiza Porto, o evento recebeu elogios pelo brilho e por todo

cuidado ao ornamentar as principais ruas da cidade. No lançamento houve desfile de Natal com a Banda Marcial Muricituba, além de distribuição de pipoca e algodão doce, show de Natal com o Grupo Imaginart, passeio com trenó e exposição de artesanato.

Saúde

O município de Bananeiras, na sua rede de atenção à Saúde, mantém, além das unidades básicas, um hospital e uma policlínica. A atual gestão, já na transição de governo, alertou para a dificuldade relacionada ao Hospital Municipal Dr. Clóvis Bezerra, especialmente por recebê-lo sem sala de parto adequada, sem lavanderia e sem aparelho de raio-X.

No Hospital, o aparelho de raio-X era da década de 80 e estava sem funcionar há quase dois anos, isso em 2020. Com esforços e recursos

do tesouro municipal, mesmo enfrentando a pandemia em 2021, o prefeito Matheus Bezerra adquiriu o aparelho e reconstruiu a Sala, com climatização e ambiente adequado para pacientes e técnicos. A sala de Radiologia foi inaugurada, acompanhada da reserva da sala de gesso e um moderno aparelho de raio-X, totalmente digital.

Educação

O programa de revitalização das Escolas Municipais segue firme, alcançando agora as localidades Olho D’Água e Maniçoba, entregando um padrão jamais visto para que a qualidade do aprendizado aumente. O município tem revitalizado Escolas no Centro da cidade e que em breve também serão entregues.

A prefeitura e o Governo do Estado realizaram, recentemente, cerimônia de entrega de certificados dos cursos ministrados pelo Paraíba TEC. A importante parceria rendeu frutos e 35 profissionais foram formados nos cursos nas áreas da Gastronomia e Saúde, com ênfase na Cozinha Artesanal e Cuidador de Idosos.

REVISTA TRIBUNA • 37
MUNICÍPIO
II Natal Luzes da Serra, em Bananeiras Prefeito Matheus Bezerra e a primeira-dama do município, Maria Luiza Porto

HOMENAGEM

O paraibano Léo Barbosa, piloto de Fórmula 3, foi um dos homenageados do Troféu Heitor Falcão 2022. Em breve, novidades para 2023 na carreira do piloto.

DESTAQUE

Os empresários Alex Filho (TV Master), des. federal Rogério Fialho e Leonel Freire (São Braz) prestigiando a premiação do Troféu Heitor Falcão 2022. Parabéns aos homenageados!

EDUCAÇÃO

O editor da coluna prestigiou a homenagem que os professores Wilma, Almir e toda a sua equipe do Kumon, região Bancários, fizeram a todo o seu alunado. Vinícius, filho do editor da coluna, foi homenageado como melhor aluno.

LANÇAMENTO

O jornalista e escritor Rubens Nóbrega lançou seu mais novo livro: Baixa do Mel, na Livraria do Luiz, do MAG Shopping. Participaram do lançamento: secretário Nonato Bandeira, jornalista João Costa e o editor desta coluna

ANIVERSÁRIO

O empresário Lauro Victor de Barros aniversariou, recentemente, e recebeu diversas homenagens dos familiares e amigos. Dentre eles, o filho Lindenberg Barros e sua esposa, Larissa Raposo.

POSSE NO TRE-PB

O governador João Azevêdo prestigiou a posse da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão como a nova presitente do TREPB. Participaram do evento a ministra Laurita Vaz e Desa. Graça Moraes.

• 38 REVISTA TRIBUNA
SOCIAL TRIBUNA | sandrogalvaojp@hotmail.com

24 anos da Revista TRIBUNA

O prefeito de Ibiara, Nenivaldo Barros, juntamente com o presidente da Câmara Municipal Francisco Francinir De Carvalho se congratulam com a revista TRIBUNA, pelas comemorações dos seus 24 anos de fundação e circulação na Paraiba.

“A revista TRIBUNA é o único veículo de comunicação impressa que existe no estado da Paraíba, veiculando matérias jornalísticas e promocionais em defesa dos municípios, com responsabilidade, bem como, respeitando os limites éticos do jornalismo profissional", destaca o prefeito.

Já o presidente da Câmara municipal Francisco Francinir De Carvalho ... afirmou que a Tribuna é um dos poucos exemplos de veículo impresso que ainda sobrevive de forma exitosa no advento do mundo digital, em defesa do municipalismo.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.