3 minute read

Empodera Movement - Por Verusca Miranda

Projeto lançado em 2019, em Orlando (FL), é um dos pioneiros no fortalecimento profissional e pessoal de imigrantes brasileiras, informando, capacitando e reconhecendo destaques da comunidade empreendedora feminina dentro e fora do país. Desde que chegou nos Estados Unidos, em 2015, a empresária mineira Verusca Miranda notou a falta de uma organização que fornecesse ferramentas a tantas mulheres brasileiras empreendedoras lutando por seus projetos fora do Brasil. Com o intuito de fornecer informações que fossem relevantes a essas conterrâneas de tanta fibra e ajudá-las a tirar os sonhos do papel ou, ainda, melhorar o desempenho daquelas que já tinham seus negócios funcionado, Verusca começou a conectar pessoas que tivessem interesse em discutir sobre novos caminhos e metodologias de negócio, além de estarem dispostas a compartilhar aprendizados e soluções de sucesso. Assim nascia o Empodera!.

“A ideia do movimento, desde o início, foi oferecer informação, capacitar e reconhecer as mulheres brasileiras vivendo nos Estados Unidos. Queremos oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e emocional a todas a essas mulheres, estar ao lado delas ajudando como possível: seja no desenvolvimento pessoal, na ampliação do seu conhecimento e de suas competências profissionais, por meio de treinamentos, cursos, palestras e workshops que acontecerão mensalmente” , afirma Verusca Miranda.

Advertisement

Em novembro de 2019, o Empodera Movement! tomou forma e tornou-se oficial. O pontapé do projeto deu-se a partir da veiculação do vídeo do Manifesto Empodera! que divulgou as premissas do movimento nas redes sociais e que serve, até hoje, como um estatuto que guia todas as ações desta iniciativa.

O lançamento do Empodera Movement! aconteceu em Orlando, Flórida, no dia 08 de novembro e contou com a presença de mais de 440 mulheres da comunidade brasileira da região. A mestre de cerimônias da noite foi a jornalista e apresentadora Patrícia Maldonado, que apresentou o projeto e os palestrantes da noite: Jae Ho Lee (fundador do grupo Ornatus e CEO da marca de acessórios Morana), Geovana Quadros (empresária e fundadora da confraria “Mulheres Inspiradoras ”) e a Dra. Autumn Norton (médica norteamericana especializada em medicina antienvelhecimento). Eles foram os principais palestrantes e falaram sobre empreendedorismo, como lidar com os desafios estando fora de seu país de origem, a importância do networking para retomar as relações profissionais, e sobre o que há de mais novo na medicina para ajudar na saúde da mulher.

Segundo Aretha Silva, “Estava muito ansiosa pelo lançamento do Empodera! Naquela noite me senti especial, instruída, valorizada, bem-vinda, única, cuidada e com liberdade de ser eu mesma naquele lugar. ”

Após as palestras, Patrícia Maldonado conduziu, no palco, um bate-papo que teve Joyce Smerecki (empresária do ramo de co-work em Orlando), Cristina Faria (médica e proprietária da VIP Walk in Clinic), Júlia Queiroz (empresária e CEO da JQP Capital), Renata Loyola (pastora evangélica) Eva Dias (CEO da Phoenix Human Solutions) e Geovana Quadros (empresária e fundadora da confraria Mulheres Inspiradoras), que falaram sobre o protagonismo da mulher na sociedade moderna. Segundo Geovana, a questão para sociedade moderna “Não é dar poder as mulheres, e sim permitir que elas ocupem um espaço que já é delas ” . As mais de 400 mulheres da noite saíram inspiradas e motivadas para arregaçarem as mangas e retomarem seus projetos.