Jornal Escolar n.º 21

Page 1

Olá! Esta é a 21ª edição do nosso jornal “Campo de Sol”.

Último período de aulas! Aproxima-se o fim de mais um ano lectivo. É tempo de fazer mais um esforço para que tudo acabe bem e aproveitar a companhia dos amigos, dos professores, dos auxiliares, da escola. Ao mesmo tempo que a nossa turma do quarto ano se despede, outra do primeiro vai surgir para começar uma nova aventura. Boa sorte para os que partem. Sejam bem-vindos os que chegam! As férias estão à porta!


A PrÊ continua com as suas descobertas‌ E hå sempre vontade de aprender coisas novas. Foi assim durante o ano inteiro!



A brincar tambĂŠm se aprende. A PrĂŠ aproveitou a visita do BaĂş de Leitura para explorar o mundo dos livros. E adoraram!


O Dia da MĂŁe ĂŠ sempre especial. Este ano fizemos um passeio que acabou com presentes e muitos mimos!



A nossa escola pode parecer nova, mas celebrou este ano 38 anos! E para comemorar a data as nossas crianรงas participaram em diversas actividades. Foi um belo aniversรกrio.










Para este aniversário tivemos uma surpresa muito especial. Um agente da PSP fez-nos uma visita, falou-nos da sua profissão e até nos deixou entrar num dos carros da corporação! Foi inesquecível!





Fomos comemorar o dia dos museus. S達o parte importante da nossa cultura e mais uma forma de sabermos quem fomos, procurando sempre entender quem somos e o que queremos ser. E, mais uma vez, aprende-se brincando!






O Dia da Criança é sempre especial. É para elas e por elas que tudo acontece. Houve pinturas, dança, jogos… Foi divertido. Para o ano há mais!



Já vimos como os pequenos

da

Pré

exploraram o universo maravilhoso dos livros. Mas todos tiveram oportunidade

de

conhecer esta biblioteca ambulante

que

nos

visitou. Quem vê por fora não imagina os mundos que estão lá dentro!



A

formação

é

importante

para

actualizar conhecimentos. A enfermeira Mariana foi à nossa escola

ensinar

como

proceder

em

situações de emergência. Todos ficámos mais certos do que fazer, mas com a esperança de que nunca seja necessário agir.



E chegámos ao último dia! Para celebrar fomos até à praia aproveitar a manhã. As brincadeiras foram muitas e o banho refrescante!








Depois do banho e de um almoço para recuperar forças, à tarde jogou a selecção. Juntou-se toda a gente em frente da tela a torcer por uma vitória frente ao Brasil. Acabou empatado, mas foi emocionante!



E foi também no último dia que a Professora Helena entregou, em jeito de despedida e de homenagem, os diplomas de finalistas do 4º ano à sua turma. Espera-lhes uma nova etapa na vida. Tudo de bom para estes pequenos que fizeram parte do dia-a-dia da nossa escola nos últimos anos.



O Ensino Recorrente participou nas mais diversas actividades durante este ano lectivo. Para além de ter marcado presença em todas as comemorações e eventos programados para todos os outros alunos, ainda participou em iniciativas do seu próprio grupo e até fez entrevistas! Aqui fica essa entrevista e algumas recordações deste grupo sempre disponível e animado.





ANO LECTIVO DE 2009/2010

ENTREVISTA – TRABALHO DE CAMPO

Visita de estudo e entrevista a um artesão de miniaturas de moinhos de vento, trabalhos com conchas e areia.

Intervenientes: Alunos do 1.º CEBR, Prof. Raimundo Vasconcelos, Artesão Rui Alves

Data: 01/06/2010

Local: Loja do artesão no Centro de Artesanato do Porto Santo

A oficina do artesão Rui Alves situa-se num bairro residencial no Sítio da Lapeira. Os objectos de artesanato são vendidos no Centro de Artesanato do Porto Santo, no centro da Cidade de Porto Santo.

1-Como se chama? R: Chamo-me Rui Virgílio Drumond Alves.

2-Há quantos anos faz estes objectos de artesanato? R: Já faço estes objectos há vinte e cinco anos.

3-Quem o ajuda a fazer estes objectos? R: São os meus filhos nos seus tempos livres e a minha esposa.


4-Quais são os materiais e instrumentos utilizados na elaboração destes trabalhos? R: Utilizo as conchas, a madeira, a cola, a cartolina, a areia e o verniz. Os instrumentos são as tesouras, o martelo, a máquina da cola, etc.

5-Onde consegue arranjar as conchas? R: Parte destas conchas são compradas e parte delas são colhidas. A maior parte das conchas utilizadas nos meus trabalhos são compradas pois não tenho tempo para colhê-las na praia do Porto Santo. Para além disso, na nossa praia não existe uma tão grande variedade e quantidade de conchas como as que eu adquiro no Continente e nas Filipinas.

6-O que costumam comprar os turistas? R: Eles compram toda a variedade de trabalhos que eu faço. As minhas peças de artesanato são reconhecidas por todos os turistas.

7-Qual a época do ano em que vende mais objectos de artesanato? R: É principalmente na época da Páscoa, Verão e Natal.

8-Qual destes objectos levou mais tempo a fazer? R: São principalmente as miniaturas de moinhos de vento pois têm mais pormenores e demoram mais tempo a secar.

9-Gostaria de ensinar esta arte a outras pessoas? Porquê? R: Sim. Há alguns anos atrás, ensinei um grupo de alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de Porto Santo. Também já fui convidado a ser monitor na Casa do Povo do Porto Santo. Terei sempre muito gosto em ensinar esta arte aos alunos para divulgar o nosso artesanato.

10-A realização destes objectos é uma tradição de família? R: Não. A criação destes objectos nasceu no ano em que eu estava com algumas dificuldades financeiras e desempregado. Dediquei-me a esta arte e desde essa data tenho feito sempre estes objectos. Sinto um prazer enorme em realizá-los.


Para nĂŁo fugir Ă regra, este foi um perĂ­odo de trabalho intenso para todos. A Professora Paula Rodrigues voltou a fazer um trabalho exemplar, desdobrando-se nos diversos projectos a concretizar. Aqui ficam alguns exemplos desses trabalhos.






E pronto, lá se passou mais um ano lectivo. Viveu-se e aprendeu-se muito, mas ficou ainda espaço para aprender e viver muito mais. Para o ano vai haver ainda mais novidades. Novos colegas, novos professores, novas coisas para conhecer. Mas até lá temos o Verão! Boas férias para todos e até para o ano!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.