Jornal nº 2 2016 17

Page 1

Página :

Jornal Escolar Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral abril de 2017

Número 14

NESTA EDIÇÃO: Educação Pré-Escolar

PÁG. 2

Carnaval

PÁG. 3 E 16

Visitas de Estudo

PÁG. 4, 20, 21

Projetos de Turma

PÁG. 5, 11, 17,18

Escrita Criativa e Concursos P Á G . 6 , 1 8 de Leitura Inglês no 1º Ciclo

PÁG. 9

Segura Net

PÁG. 10

Campeonato de Tangram

PÁG. 12

Eco-Escolas

PÁG. 13

Exposições

PÁG. 14

Clubes

PÁG. 19, 23

Educação Especial

PÁG. 22

Benalinha

PÁG. 25

Associação de Pais

PÁG. 32

Mais uma edição do Jornal Contextos em que algumas das atividades desenvolvidas ao longo do 2º período, do Pré-Escolar ao Secundário, estão registadas. Muitas outras foram efetuadas e embora neste jornal apenas algumas sejam apresentadas, o Plano Anual de Atividades está a ser cumprido, com várias visitas de estudo e alguns projetos implementados. Destaco, neste jornal, “Segura Net no AEJICS”, através de uma leitura atenta e da colocação em prática das sugestões implementadas. Numa altura em que os meios informáticos são tão aliciantes para os nossos jovens, apela-se à especial atenção dos Pais e Encarregados de Educação para uma vigilância constante e o necessário controlo de acesso à internet por parte dos nossos educandos. O perigo também está na nossa casa… estejamos vigilantes! A Diretora.

Joaquina Lourenço abril de 2017


Educação Pré—Escolar

Ano Letivo 2016/2017

A Sala A do JI Sobral de Monte Agraço e Sto. Quintino, no final do 2º período, desenvolveu diversas atividades relacionadas com a Primavera/Páscoa. Por valorizarmos o contacto com a natureza, e toda a simbologia desta época festiva, salientamos a alegria que todos partilharam em ter na sala um ovo de avestruz. Este ovo foi cedido por um encarregado de educação, que tornou possível o contacto real com situações presentes em histórias contadas no dia-adia do Jardim de Infância. Deste modo, promovemos a aquisição de conhecimentos, que sensibilizam para uma maior preservação do ambiente e para a importância das tradições.

JI Sobral - Sala A

O movimento através de jogos, brincadeiras, dança e práticas psicomotoras, fazem parte de um grande leque de atividades que se promovem no Jardim de Infância. As manhãs dos dias de Educação Física no Jardim de Infância, são tempos dinâmicos e estimulantes, com momentos de alegria para todas as crianças, que têm a possibilidade de explorar as suas capacidades motoras e formas de se expressar com o corpo. Aprendem os movimentos básicos do controlo de andar, correr, saltar, através de atividades de rodas, danças, movimento com o corpo ao som da música, jogos divertidos, que lhes beneficia o seu desenvolvimento cognitivo, as suas habilidades motoras, e, ao mesmo tempo, a atenção, a coordenação motora, a força, o equilíbrio e a agilidade. São utilizados diversos materiais que não só trabalham a parte física, mas que lhes proporcionam experiências multi-sensoriais, estimulando o seu imaginário e favorecendo o seu desenvolvimento global.

JARDIM DE INFÂNCIA DE SAPATARIA – TURMA A


Página : 3

1º Ciclo do Ensino Básico

No passado dia 23 de fevereiro decorreu na Escola Básica de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino um Assalto de Carnaval. Foi das 10:30 às 11:00 que os alunos do 4ºA percorreram a escola e o espaço de recreio a tocar os seus tambores. Os tambores foram construídos em casa com a colaboração das famílias e durante semanas andaram a ensaiar alguns ritmos carnavalescos. Fizeram também os cartazes publicitários que foram afixados na escola. Este trabalho decorreu na sala de aula com a ajuda da professora Simone Teodoro e o professor Arlindo Mato. Os alunos, professores e auxiliares que tiveram a oportunidade de assistir emitiram uma opinião muito favorável e afirmaram que a escola precisa de mais momentos de animação. Os alunos da turma envolveram-se na atividade demonstrando muito empenho e sentido rítmico.

Professora Simone Teodoro

abril de 2017


1º Ciclo do Ensino Básico

Ano Letivo 2016/2017

No dia 16 de janeiro de 2017, a turma A do 1º/4º ano de Pero Negro foi fazer um percurso desde a nascente à foz do Rio Sizandro. De manhã o autocarro da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço veio buscar-nos à escola. O nosso guia foi o senhor Hugo Pardal.

O Rio Sizandro nasce na freguesia da Sapataria, em Sizandros, no concelho de Sobral de Monte Agraço.

Fizemos as seguintes paragens: 1ª - Nascente do Sizandro; 2ª - Chafariz dos Sizandros; 3ª - Perna de Pau; 4ª - Gozundeira; 5ª - ETAR de Cabêda; 6ª - Choupal; 7ª - A praia da foz do Sizandro.

Nós lanchámos no Choupal (em Torres Vedras) e terminámos a visita na Praia da Foz do Sizandro, no concelho de Torres Vedras.

Autores: 1º e 4º ano da turma A—Pêro Negro


Página : 5

1º Ciclo do Ensino Básico

A turma do 2ºc da Escola Básica de Sobral de Monte Agraço é constituída por 20 alunos. Um dos projetos que temos na nossa sala é “Separar o lixo”. Este projeto consiste em separar o Papel e Cartão (caixas de cartão, revistas e jornais, papel de escrita e impressão), o Plástico e Metal (embalagens de plástico, pacotes de bebida, latas, sacos de plástico) e colocar no respetivo eco saco. À medida que separamos o lixo, vamos construindo um gráfico, onde fica registado o que já separámos. Depois esse gráfico é usado para aprender conteúdos de matemática. Pois é, estamos a ser amigos do ambiente, ao fazer a separação do lixo e, ao mesmo tempo, estamos a matematicar!!

2º C – Escola de Sobral de Monte Agraço

e

Santo

Quintino

abril de 2017


1º Ciclo do Ensino Básico

Ano Letivo 2016/2017

O dinheiro não compra tudo Posso comprar uma cama confortável, mas não posso comprar o sono. Posso comprar uma casa, mas não posso comprar um lar. Posso comprar comida, mas não posso comprar apetite. Posso comprar remédios, mas não posso comprar saúde.

Posso comprar um relógio, mas não posso comprar tempo. Posso comprar um namorado, mas não posso comprar amor. Posso comprar livros, mas não posso comprar educação. Posso comprar cartas, mas não posso comprar magia. Posso comprar uma ilha, mas não posso comprar sossego. Posso comprar um telefone, mas não posso comprar companhia. Posso comprar um perfume, mas não compro beleza. Posso comprar um brinquedo, mas não compro realidade. Posso comprar material escolar, mas não compro inteligência.

Posso comprar uma boneca, mas não compro uma irmã. Posso comprar roupas, mas não posso comprar calor. Posso comprar um mapa, mas não posso comprar o mundo. Posso comprar uma bandeira, mas não posso comprar um país. Posso comprar um livro, mas não posso comprar a memória. Posso comprar um avião, mas não compro o céu. Posso comprar peixes, mas não compro o mar. Posso comprar um calendário, mas não compro os meses. Posso comprar uma arma, mas não compro a coragem. Posso comprar uma nave, mas não compro o espaço. Posso comprar um globo, mas não compro o mundo. Posso comprar tinta, mas não compro o arco-íris. Posso comprar uma igreja, mas não compro a religião. Posso comprar alimentos, mas não compro o paladar. Posso comprar um palácio, mas não compro a realeza. Posso comprar um trevo, mas não compro a sorte.

3º C – Escola de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino


Página : 7

O menino do contra Queria tudo ao contrário: Usava o livro para se vestir E lia com o vestuário Quando lhe batiam Ficava feliz E quando lhe davam prendas Franzia o nariz O menino do contra Queria tudo ao contrário: Pagava com a comida, E comia o salário.

1º Ciclo do Ensino Básico

O MENINO DO CONTRA

Ele queria beber Mas só tinha a caneta Para escrever, Tinha uma palhinha violeta. O menino do contra Fazia tudo à sua maneira:

Vestia o prego E limpava-se à madeira O menino do contra Queria poucos presentes Só pediu à mãe Uns sapatos diferentes.

3º C – Escola de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino

Dormia de dia E à noite ficava acordado Por isso parecia Sempre cansado. O menino do contra Fazia tudo à sua maneira: Para ir ao mar

Precisava de uma cadeira Comia o guardanapo E limpava a boca ao pão Prendia o polícia E soltava o ladrão!

abril de 2017


1º Ciclo do Ensino Básico

Ano Letivo 2016/2017

A nossa turma escreveu este poema à maneira de Luísa Ducla Soares, que é uma autora que gosta muito de brincar com as palavras. Em cada quadra, falamos de duas palavras homónimas. Quem as consegue descobrir todas?

POEMA COM PALAVRAS HOMÓNIMAS Vi duas patas A namorar De barriga para cima

E patas para o ar. Eu risquei a minha folha Por causa de um trovão Coitada da circunferência Que raio não tem não. Vou comprar uma carteira Para eu poder estudar A carteira está cheiinha Bora, bora lá gastar. Nós queríamos sapatos E fomos à sapataria Na Sapataria, comemos Uma boa iguaria.

Olhei para o quarto crescente Da janela do meu quarto Voltei logo para a cama Porque fiquei muito farto. Como nunca vi um extraterrestre Ao espaço gostava de ir Mas o meu caderno Tinha o espaço a fugir.

Eu pensei num animal E ele era uma manta Fui buscá-la para me cobrir E não ter dores de garganta

Eu comprei uma bateria Para aprender a tocar E fui para o carro Que não estava a pegar Eu vou subir ao tronco Mas o meu tronco está-me a doer Quero mesmo lá subir Mas com o médico tenho de me esclarecer Fui à garagem Buscar madeira Para na ilha do Ronaldo Acender uma lareira.

3º C – Escola de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino


Página : 9

abril de 2017

1º Ciclo do Ensino Básico

À semelhança do primeiro período, os alunos de Inglês do primeiro ciclo elaboraram alguns trabalhos alusivos a temáticas abordadas nas aulas. Do segundo período, deixamos imagens do Valentine’s Day (Dias dos Namorados) e do nosso Snowman (boneco de neve) totalmente realizado com recurso a materiais que já não tinham utilidade, cujo destino era a reciclagem. Partilhamos, também, fotografias da Easter Egg Hunt (caça aos ovos da Páscoa), tradição nos países de língua inglesa, que por cá já conta com muitos adeptos!


Grupo de Informática

Ano Letivo 2016/2017

Foi efetuado o registo do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral no site da SeguraNet (http://www.seguranet.pt), para promover e divulgar iniciativas com a sua parceria, a partir do dia 7 de fevereiro até ao mês de Maio. Foi referido que as atividade “Dia da Internet Segura” e “Concurso SeguraNet”, que constam do Plano Anual de Atividades, são importantes para introduzir, ou reforçar este tema entre os alunos, bem como, para consolidar os conceitos que, eventualmente, terão sido, ou virão a ser, abordados na sala de aula, sobretudo nas disciplinas de informática. Os docentes do Grupo Disciplinar de Informática e a Biblioteca Escolar do Agrupamento, cooperaram na realização nas seguintes iniciativas: 

divulgação do Dia da Internet Segura pela página da Internet do Agrupamento (http://aejics.org) e pelo blogue da Biblioteca (https://benalinha.wordpress.com).

consulta de diversos endereços de sites divulgados através da página de http://materiaisdetic.tk, para uma navegação mais segura.

afixação de cartazes no recinto escolar, distribuição de alguns prospetos e outros recursos de apoio fornecidos pela SeguraNet e folhetos realizados pelas alunas Carla Ferreira, número um; Joana Rodrigues, número seis e Rafaela Alexandra, número dezasseis, do Curso Vocacional de Artes e Ofícios, a sensibilizar para os perigos da Internet.

foi disponibilizado um inquérito de avaliação sobre hábitos de utilização e segurança na Internet, que visou avaliar o modo como os docentes e alunos usam a Internet e foi feita a análise gráfica das respostas.

Abordagem e esclarecimento de dúvidas sobre diversas temáticas, nas turmas onde estejam a ser lecionadas disciplinas de Informática.

Na aula de Educação para a Cidadania, os Diretores de Turma em conjunto com os alunos, das turmas de 7º ano, debateram e reflectiram sobre as questões de cada cartaz - “O que Farias?”.

Organização de equipas de alunos e professores para responder aos desafios propostos mensalmente pela SeguraNet..


Página : 11

Projeto de Turma—2º Ciclo

A família é para nos aconchegar. Com ela aprendemos a viver. E também a amar… Com a família vamos crescer. Na família Mendes, Não há nada a temer, Com carinho e amizade, Da tristeza se podem proteger. Mas na família do Rogério, O amor acabou.

A família oferece amor,

Entre os seus pais

Aquele sentimento de calor,

Algo se quebrou,

Toda esta sensação, Traz harmonia e emoção.

Na família Mota, Todos estão a tremer,

Dá carinho, amor e paixão,

Tirando o sentido à vida,

Incluindo animais de estimação.

Não se sabem entender!

A família é união, Todos fazem parte do nosso coração!

Já na família Sousa, O filho é adotado,

Família é passear, correr e brincar,

Deixando para trás a tristeza,

Amizade, lealdade e cumplicidade,

Finalmente se sente amado.

Cada dia é uma explosão de alegria Família ideal com magia!

A todas as crianças queremos dizer Que apesar das diferenças

Este poema é para as crianças

Que elas poderão ter

A Ajudaris, podemos ajudar.

No coração, amor devem manter.

Contribuímos com dedicação

Poema coletivo -6ºC º

Para este projeto singular.

Poema coletivo -6ºC

abril de 2017


Grupo de Matemática

Ano Letivo 2016/2017

No passado dia 31 de março mais de 230 alunos de 2.º ciclo entraram em competição em mais um Campeonato de Tangram que se realizou na Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral. O Tangram é um quebra-cabeças chinês formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Com estas 7 peças é possível formar várias figuras, utilizando todas elas e sem as sobrepor. Estas foram três das oito figuras que desafiaram o instinto de competição dos alunos do AEJICS.

Os alunos, em equipas de três/quatro, tiveram 30 minutos para construir oito figuras diferentes com as sete peças do Tangram. Os alunos vencedores do 5.º ano construíram apenas seis das oito figuras durante os trinta minutos de competição. Os alunos de 6.º ano construíram todas as oito figuras em 24 minutos. Parabéns a todos os que se empenharam nesta competição!

Vencedores do 5.º ano 1º lugar: João Camilo, nº 11; Francisco Veríssimo, nº 9; Tomás Esteves, nº 18 – 5º F 2º lugar: Catarina Mota, nº 5; João Lourenço, nº 8; Rodrigo Carvalho, nº 18 – 5º A 3º lugar: Carlos Santos, nº 3; João Oliveira, nº 8; José Elias, nº 11; Leandro Fernandes, nº 11 – 5º D

Vencedores do 6.º ano. 1º lugar: João Rúben, nº 12; João Penacho, nº 13; Lara Ferreira, nº 14 – 6º C 2º lugar: Alexandra Juravle, nº 1; Maria Azevedo, nº 15; Mariana Oliveira, nº 16 – 6º C 3º lugar: Beatriz Bispo, nº 3; Inês Brilha, nº 7; Rafael Caseirito, nº 14 – 6º D As coordenadoras da atividade agradecem a todos os envolvidos que colaboraram nesta atividade.

Professoras Cristina Silva e Renata Carrapiço


Página : 13

Eco-Escolas

A equipa do Eco Escolas quis dar o seu contributo na homenagem a um dia tão especial como o Dia Mundial da Árvore. Para tal, foi elaborada uma árvore com material reciclável, nomeadamente papel, e na qual foram divulgadas frases do Eco Código, referentes à floresta.

Foi, também, organizado para este dia um percurso pedestre à Capela da Nossa Senhora dos Milagres fazendo um convite à participação de todas as turmas. Algumas inscreveram-se e chegou o dia tão desejado para se realizar este passeio no meio da natureza. No entanto, as nuvens cinzentas e o vento frio ameaçavam chuva e com tristeza e desilusão tivemos de adiar o passeio para o último dia de aulas do segundo período. Neste dia fomos abençoados com o sol a brilhar e às 10h, cerca de 70 alunos encontravam-se junto ao portão da escola, preparados para sair. Já na Capela, depois de avistarmos a bela paisagem, pudemos sentar um pouco e refletir sobre a importância das árvores para o nosso Planeta e sobre a origem do Dia Mundial da árvore. Aqui ficam algumas das curiosidades que abordámos: · No dia 21 de março decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo. · O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono). · 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos. · A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). · Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972. A equipa Eco Escolas agradece ao Intermarché de Sobral de Monte Agraço por ter fornecido gratuitamente água e fruta para as turmas inscritas na atividade.

Equipa da Eco-Escola abril de 2017


Grupo de HGP

Ano Letivo 2016/2017

Os alunos do 2º Ciclo fizeram uma viagem no tempo e executaram, em grupo ou individualmente, maquetes de “Citânias ou Castros” (5º ano de escolaridade) e de “Casas Pombalinas” (6º ano de escolaridade). Os seus trabalhos estiveram expostos no átrio da Escola Sede.

Castros ou Citânias São povoados da Idade do Cobre e da Idade do Ferro, existentes no noroeste da Península Ibérica. Localizam-se no cimo dos montes. Tinham por vezes três ordens de muralhas à volta da povoação. Assim dominavam as zonas à sua volta. As casas eram circulares e algumas retangulares, feitas em pedra unida com barro (terra) e o telhado com a estrutura em madeira coberta de colmo / palha. As ruas eram estreitas mas já com alguma organização ligando as portas da muralha com os edifícios mais importantes.


Página : 15

Grupo de HGP

Casas Pombalinas São edifícios com as seguintes caraterísticas: - Tinham quatro andares com águas-furtadas; - Pintura com cores claras previamente aprovadas; - Estrutura interna em madeira com sistema antisismo conhecida como “gaiola pombalina”; - A estrutura do teto abobadada, feita com arcos de pedra e tijoleira. - Janelas, portas e respetivas cantarias com tamanhos iguais, que permitiam ser pré-fabricadas; - Existência de esgotos; - No rés-do-chão havia lojas. A calçada portuguesa É um revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios, de espaços públicos, e espaços privados. Resulta do calcetamento com pedras de formato irregular, geralmente em calcário branco e negro, que podem ser usadas para formar padrões decorativos ou mosaicos pelo contraste entre as pedras de distintas cores. É originária de Portugal, tendo surgido tal como a conhecemos em meados do século XIX. Foi feita em Lisboa no ano de 1842, uma calçada calcária, muito mais próxima da que hoje conhecemos. O trabalho foi realizado por presidiários a mando do Governador de armas do Castelo de São Jorge, o tenente-general Eusébio Pinheiro Furtado. O desenho utilizado nesse pavimento foi de um traçado simples (tipo ziguezague) mas, para a época, a obra foi de certa forma insólita, tendo motivado cronistas portugueses a escrever sobre o assunto.

A Baixa é formada por um conjunto de ruas retas e perpendiculares, com passeios e organizadas para ambos os lados de um eixo central constituído pela Rua Augusta. A época em que foram planeadas eram consideradas largas.

abril de 2017


Carnaval

Ano Letivo 2016/2017

No dia 24 de fevereiro, pelas 10 horas, todos os alunos do Agrupamento de escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral realizaram o desfile de Carnaval pelas ruas de Sobral de Monte Agraço. Este ano o tema que ficou definido para os fatos/máscaras de carnaval foi “ Heróis da Banda Desenhada”. Cada aluno veio mascarado da personagem que mais lhe agradou.


Página : 17

Por fim, concluiram que todos juntos puderam tocar a felicidade, ao contactar a poesia, tendo as alunas do 9º ano oferecido umas criações poéticas de sua lavra, baseadas nos poemas trabalhados. Na despedida, as saudades apertaram, pois já amigos do coração se sentiam.

Professora Graça Oliveira

abril de 2017

Projeto “Outras Leituras”

No dia 16 de janeiro, quatro entusiasmadas alunas do 9ºE, Ana Sofia Silva, Catarina Pires, Marta Matias e Nicole Domingues dirigiram-se, com a professora de Português, Graça Olveira, à Escola Básica de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino, no âmbito do Projeto Outras Leituras – Trocas e Baldrocas. Munidas de materiais e com um conjunto de atividades devidamente planificadas, foram entusiasticamente recebidadas pela turma C do 3º ano, da professora Fernanda Rua. Durante a manhã, alunas do 9ºano e alunos do 3ºano aprenderam uns com os outros a apreciar belos poemas, Felicidade e Tocar, de Matilde Rosa Araújo que desconstruiram, ilustraram e declamaram.


Projeto de Turma e Concursos Literários

Ano Letivo 2016/2017

Nos dias 6 de fevereiro e 6 de março, a Biblioteca Escolar deleitou-se, mais uma vez, ao ouvir ler alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário, a ler em português, francês e inglês, e até os livros ganharam vida, ouvindo e aplaudindo as harmoniosas vozes. Sem dúvida que estamos de parabéns pelo prazer que todos estes jovens nos proporcionaram com a sua leitura expressiva de diferentes géneros textuais. Com as suas jovens vozes ora nos levaram a um mundo de sonho ora a um mundo de fantasia ora a um mundo real, em prosa ou em verso, declamando ou dramatizando e provocando em nós um misto de sentimentos e emoções que oscilaram entre o riso e as lágrimas. Agradecemos a todos os alunos que partilharam estes momentos e esperamos que no próximo ano letivo, continuem a participar. Damos igualmente parabéns aos vencedores, cujas listas o leitor poderá consultar no Blog da Biblioteca Escolar - https://benalinha.wordpress.com/

Professora Graça Oliveira

O 11º A desenvolveu como projeto de turma, e no âmbito das temáticas da disciplina de Biologia e Geologia, a reabilitação de espaços degradados nas salas de aula, nomeadamente nos painéis de cortiça que vinham sendo danificados ao longo dos anos. Assim, é possível encontrar nas salas do bloco exterior um conjunto de painéis coloridos elaborados pela turma, que conferem uma muito mais agradável decoração do espaço de aula, promovendo um bom ambiente de trabalho e convidando à preservação e embelezamento de uma Escola que é muito Nossa.

11º A e Professoras Celina Costa e Susana Esperança


Página : 19

Bruno Ferreira da turma E, do 10º ano, do

cio da Cruz Sobral teve a possibilidade de

Curso Profissional de Técnico de Informática

participar pela segunda vez consecutiva, na

de Gestão.

RoboParty, que se realizou no Pólo de Guimarães na Universidade do Minho, e decorreu entre os dias 2 e 4 de março.

Os alunos foram acompanhados pelo docente Manuel Carrondo. Graças ao apoio financeiro da Câmara Mu-

Participaram 3 alunos do Clube de Progra-

nicipal e da Caixa Agrícola de Sobral de Monte

mação e Robótica - https:\\robotica.aejics.org:

Agraço, foi possível o Agrupamento participar

Ian Perina, da turma C, do 6º ano; Ana Sousa e

nesta atividade

abril de 2017

Clube de Programação e Robótica

O Agrupamento de Escolas Joaquim Iná-


Visita de Estudo

Ano Letivo 2016/2017

No dia 21 de março as turmas dos Cursos Profissionais do 10º e 11º anos, participaram numa visita de estudo à fábrica da Coca -Cola e ao Departamento de Enoturismo de José Maria da Fonseca, no âmbito dos conteúdos das disciplinas Técnicas.


Página : 21

à vila de Mafra para assistir à representação de Memorial do Convento e visitar o Palácio Nacional de Mafra. Foram acompanhadas pelas docentes Cristina Ferreira, Vanda Catarino, Ana Nicolau e Madalena Vale. Eis alguns “olhares” dos alunos sobre a visita de estudo: -“Chegámos por volta das 10.30 e fomos logo para o Convento de Mafra onde parámos para comer e observar diferentes espécies de aves de rapina de uma beleza encantadora”; - “ a peça foi bastante agradável juntamente com a prestação dos atores que foram responsáveis pela boa perceção da história por parte do público”; - “ (…) representações formidáveis por parte dos atores e uma produção fantástica”; - “ (…) estranha peça, não estranha com um sentido negativo, mas por ser diferente, já que pelo menos alguns de nós nunca tinham visto os atores a sair do “ palco” pela mesma porta por onde o público entrou”; - “A representação ajudou-nos a compreender a obra que vamos estudar”; - “Fomos ao Jardim do Cerco, onde almoçámos. O jardim era agradável e grande”; - “(…) um belo lugar, calmo, bonito (…)” - “(…) apesar do frio, o tempo permitiu-nos ter um bom almoço e convívio”; - “A visita guiada pela professora Cristina Ferreira ajudou-nos a compreender como era a vida no convento/palácio”; - “(…) no palácio, sobressaem as texturas das paredes e do mobiliário, as pinturas dos tetos e das obras monumentais. Contudo, a divisão que mais se destacou foi a biblioteca, que nos transmitiu sensações de grandeza e serenidade”; - “A parte do convento era mais simples: as paredes e o teto eram brancos, o mobiliário era em menor quantidade e apenas o essencial, pois os franciscanos que aí residiam eram pessoas mais humildes”; - “Com a visita ao palácio tivemos a oportunidade de viajar até ao grandioso passado da história portuguesa”; - “vimos (…) artefactos lindíssimos e intemporais”; - “(…) aqueles espelhos por todo o lado até nos abrem as portas à imaginação: somos reis e rainhas”; - “A visita ao palácio foi enriquecedora porque nos permitiu entrar em contacto com uma realidade que muitos de nós só conhecia dos livros”; - A visita “ajudou-nos a entender a obra e como os reis viviam”.

112º B abril de 2017

Visita de Estudo

Quase no final do outono, as turmas do 12º A e B deslocaram-se


Educação Especial

Ano Letivo 2016/2017

No passado dia 18 de fevereiro, no auditório Municipal de Sobral Monte Agraço, a doutora Isabel Costa, foi a nutricionista convidada a proporcionar uma palestra sobre alimentação saudável, cujo objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância de um regime alimentar adequado. Isabel Costa deliciou-nos com a apresentação do seu projeto “A saúde do corpo e da mente no seu prato”, dando a “saborear” algumas dicas para uma boa alimentação. Este encontro foi muito útil na medida em que foi possível alargar o conhecimento sobre alimentos adequados e desadequados associados ao nosso estado emocional. No dia 3 de abril, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, o grupo de Educação Especial proporcionou aos alunos dos 5º anos e uma turma de 6º ano uma sessão de sensibilização sobre esta problemática, através da qual os alunos puderam aprender mais sobre o Autismo e conhecer algumas das suas especificidades. Foram momentos mágicos pintados de azul que deram uma nova cor à nossa escola.

No dia seguinte, procedeu-se à venda de artigos alusivos à Páscoa elaborados pelos alunos de Currículo Específico Individual. Esta banca teve ainda a colaboração dos alunos do Curso Técnico de Comércio que ajudaram a divulgar o espírito artístico dos nossos alunos de Educação Especial.

Departamento de Educação Especial


Página : 23

Clube

Atividade Externa O Clube do Desporto Escolar oferece na atividade externa as mesmas modalidades do ano letivo anterior, mantendo os treinos às 4ª feiras das 14:30 às 16:10, nos locais e pelos docentes abaixo mencionados. Atualmente participam de forma regular no total de todos os grupos equipas (clube do Desporto escolar) 150 alunos , sendo sem dúvida o clube com mais procura por parte dos alunos. Realizaram -se já 22 encontros com outras escolas. Modalidade

Sexo

Escalão

Professor Responsável

Local

M/F

Vários

Ana Sofia Carvalho

Pavilhão EB1

M/F

Vários

Pedro Matos e Jorge e

Escola sede

Maria do Carmo Fonseca

( Básica e Sec. SMA)

Masculinos

Iniciados

Luís Sampaio

Pavilhão EB1

Masculinos

Infantis

Mário Quintas

Pavilhão Monte Agraço Futebol Clube

Masculinos

Infantis B

José Tavares

M/F

Vários

Desportos gímnicos

Multiatividades

Voleibol

Futsal

Basquetebol

Escola sede ( Básica e Sec. SMA)

Atletismo

Luís Sampaio

Escola sede ( Básica e Sec. SMA)

abril de 2017


Clube

Ano Letivo 2016/2017

Atividade Interna Em relação aos torneios inter turmas de futsal , realizados no 1º e 2º períodos as equipas / turmas vencedoras foram as seguintes: MASCULINOS

FEMININOS

5º E 7º G 8ºC 9º F 11º A

--------------------7º B 8º B /8º E FINAL NO 3º P 9º C 10º D

Ainda na atividade interna ,merecem destaque as provas de atletismo , corta mato regional , realizado no dia 25 de Janeiro de 2017 , no Parque Verde da Várzea, onde obtivemos um 1º lugar, um 2º lugar e um 3º lugar para a Equipa de Infantis B Masculinos.

1º Lugar – Iniciados Femininos—Matilde Reis 9º A

2º Lugar – Infantis B Masculinos – Pedro Monteiro 7º G

Nos nacionais de corta mato, realizados dias 10 e 11 de Março em Torres Vedras , a Matilde Reis ,obteve um brilhante 2º lugar . Nos Megas de Atletismo, realizados no dia 3 de Março, na Pista Municipal de Mafra, o nosso Agrupamento alcançou 7 medalhas no total : Mega Lançamento

3º LUGAR - João Cabaço 7º

3º LUGAR – Cristina Korobka 9º A

3º LUGAR – Mariana Alves – 10º D

Mega Salto

3º LUGAR – Sabrina Botaro - 9º B

3º LUGAR – Mariana Almeida – 10º D

Mega KM

2º LUGAR – Pedro Monteiro – 7º G

1º LUGAR – Matilde Reis – 9º A

A Matilde Reis representou o Agrupamento no Mega Sprinter Nacional, dia 31 março e 1 abril 2017, em Elvas, ficando em 2º lugar.

Coordenador do DE professor Mário Quintas


Página : 25

Benalinha No dia 19 de janeiro decorreram, na nossa escola, algumas sessões de apresentação do site Pordata Kids, um projeto da Pordata e da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Esta atividade resultou de uma articulação entre a disciplina de Matemática – 6º ano e a Biblioteca Escolar e foi dinamizada pelo formador José Pedro Silva, um dos representantes do projeto, para todas as turmas de 6º ano da nossa escola. As sessões tiveram como objetivo apresentar, de forma simples e apelativa, uma ferramenta permanentemente atualizada (preparada para telemóveis, tablets e computadores) que propicia informação rigorosa de interesse transversal a várias disciplinas e assuntos previstos nas metas curriculares, tais como a população, a economia, o ambiente, a saúde, a educação, o emprego, entre tantas outras temáticas da nossa sociedade. Decorreram de forma interativa e lúdica, uma vez que os alunos tiveram oportunidade de intervir, colocar questões e participar num jogo de conhecimentos.

Esperamos também ter despertado o interesse e curiosidade dos nossos alunos, o que, pelas intervenções feitas nos leva a crer que sim, e motivado para a exploração do site e para a aquisição de mais saber.

abril de 2017


Benalinha

Ano Letivo 2016/2017

A prevalência de transtornos alimentares tem aumentado significativamente entre os adolescentes, com graves efeitos na saúde física e emocional. O presente estudo pretendeu conhecer os hábitos alimentares e a perceção que os alunos têm acerca da sua imagem corporal no nosso contexto escolar específico. Para tal, foi elaborado um inquérito. A partir dos resultados do mesmo, pretende-se realizar sessões de sensibilização junto das turmas que participaram no estudo, com a colaboração de uma nutricionista. A partir do conhecimento da nossa realidade em particular, e da leitura de um excerto de um livro sobre a temática, iremos fazer uma reflexão com os alunos sobre o impacto que os transtornos alimentares têm na vida dos adolescentes, quer ao nível da saúde física, quer os aspetos psicológicos e sociais associados. O estudo incidiu sobre turmas do 8º e 9º anos de escolaridade. No total participaram no estudo 131 alunos, sendo 70 do sexo feminino (53%) e 61 do sexo masculino (47%). A idade dos alunos situa-se entre os 12 e os 17 anos, com uma média de 14 anos. A média do peso é de 57 Kg e a altura é de 1,64 cm.

Análise dos resultados do Inquérito Hábitos Alimentares

A maioria dos alunos toma as refeições principais, pequeno-almoço (81%), almoço (96%) e jantar (98%). A percentagem de alunos que faz pequenos lanches entre as refeições é menor do que seria desejável. Saliente-se que a maioria toma o lanche da noite (78%).

O pequeno-almoço é tomado maioritariamente em casa (92%), bem como o almoço (53%).

Em média, os alunos demoram entre 15 a 30 minutos a almoçar (48%), apesar de 36% demorar o tempo máximo de 15 minutos.

A bebida consumida com maior frequência é água (64%).

Em relação à frequência do consumo de sopa, legumes e saladas e fruta em casa, destaca-se o seguinte: a maioria dos alunos consome sopa até 2 x por semana (37%) ou nenhuma vez (26%). O consumo de legumes e saladas é feito em média de 3 a 5 x por semana (40%) e até 2x por semana (30%). Apenas 49% consome fruta todos os dias em casa.

Em relação à frequência do consumo de sopa, legumes e saladas e fruta na escola destaca-se o seguinte: A maioria dos alunos não consome sopa diariamente (56%), um número significativo não consome legumes e saladas (38%), sendo que apenas 31% refere consumir até 2x por semana. Grande parte dos alunos não consome fruta na escola (44%).

Os alunos, no geral, referem que consomem pizza, hambúrguer e lasanha até 2x por semana (67%), bem como doces com a mesma frequência (47%).


Página : 27

Benalinha

Imagem Corporal

Metade dos alunos considera que o peso ou a

Conclusões

forma do seu corpo influencia o que pensam ou sentem sobre si próprios (50%) e outra metade considera que não tem qualquer influência (50%).

Tendo em conta que é no contexto de casa que os alunos tomam as suas principais refeições, e sabendo que os hábitos alimentares dos pais têm uma grande influência nos hábitos alimentares dos filhos, daqui sobressai a importância desses para que os filhos tenham uma alimentação adequada e comportamentos promotores de saúde física e emocional.

67% dos inquiridos sentem-se felizes com o seu aspeto físico e contentes com o seu peso e forma do corpo (64%)

Grande parte dos alunos (93%) refere não fazer nada para aumentar o peso nem para diminuir o peso (67%).

A maioria (61%) não sente vontade de estar sempre a comer, não faz dietas drásticas para perder peso (89%), não ficam grande parte do dia sem comer para perder peso (91%), nem provocam o vómito para perder peso (98%).

58% dos alunos pratica uma modalidade desportiva fora do contexto escolar.

64% dos alunos percecionam o seu peso co-

Neste sentido, considera-se que a educação parental é essencial na prevenção dos transtornos alimentares e problemas psicológicos associados. Como tal, importa intervir não só junto dos alunos, mas fundamentalmente junto dos encarregados de educação para informar e sensibilizar para esta temática. Neste âmbito, irá realizar-se uma ação de sensibilização para os encarregados de educação e comunidade em geral, no dia 18 de Fevereiro, pelas 16h, no Auditório da Câmara Municipal, para a qual convidamos todos os interessados a estarem presentes.

mo “normal”. Em relação à imagem que consideram ter (imagem percecionada como real) e à imagem que gostariam de ter (imagem desejada), a maioria situa-se na imagem 3 da figura (27%) e 4 (29%), sendo também estas as imagens que desejavam ter (figura 3 com 41% e figura 4 com 31%). Contudo, enquanto 56% considera que a sua imagem corresponde a esses parâmetros desejados, 72% gostaria de corresponder, depreendendo-se, por parte de uma percentagem de alunos neste intervalo (16%), uma expetativa não correspondida na mesma medida.

abril de 2017


Benalinha

Ano Letivo 2016/2017

Decorreu no dia 13 de fevereiro, pelas 10.30h, na Biblioteca da Escola-sede, uma pequena cerimónia para se proceder à assinatura do Protocolo de Cooperação para a Criação da Rede Concelhia de Bibliotecas. O Protocolo foi assinado pelo representante do Município de Sobral de Monte Agraço, na pessoa do Senhor Presidente da Câmara, José Alberto Quintino, e pela Diretora do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, Joaquina Costa Lourenço, que proferiram algumas palavras acerca da importância e pertinência da constituição desta Rede. E lá fomos nós à 2ª fase do Concurso Literacia 3D, promovido pela Porto Editora. Foram ainda convidados os senhores Presidentes da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia, a senhora Presidente do Conselho Geral e da Associação de Pais, bem como os Coordenadores de Estabelecimento das Escolas do concelho que têm bibliotecas escolares, para além da escola-sede. Estiveram também presentes as professorasbibliotecárias, Lídia Correia e Maria José Lima, a Chefe da Divisão de Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Leitão, e a Coordenadora Interconcelhia em representação da Rede de Bibliotecas Escolares, Rute Nunes. Esta cerimónia contou ainda com a presença da turma A do 10º ano, à qual se juntaram dois outros alunos, Érica Ponte, do 7ºA, e Gonçalo Costa, do 10ºC. Alguns dos alunos presentes procederam à leitura de alguns textos em prosa e poesia por si redigidos que versaram a temática proposta para a Semana da Leitura do corrente ano letivo pelo Plano Nacional de Leitura: Ler para Ser/Ler

por Prazer. Os textos lidos foram elaborados ainda a propósito da participação dos alunos no XXIII Concurso de escrita da escola, com base no tema referido, e deleitaram os presentes, que os aplaudiram e reconheceram a sua qualidade e mérito. A professora-bibliotecária Maria José Lima também leu alguns excertos do livro de Valter Hugo Mãe, Contos de Cães e Maus Lobos, a propósito das bibliotecas. A Dra. Júlia Leitão fez uma breve apresentação, dando a conhecer os objetivos da criação da Rede Concelhia de Bibliotecas do nosso concelho, procedimentos já diligenciados e próximas etapas e a Dra. Lídia Correia, Coordenadora das Bibliotecas Escolares do concelho, destacou as competências inerentes à Rede, apresentou o Plano de Atividades e exemplificou, através de algumas fotografias, várias dinâmicas já desenvolvidas em colaboração entre as várias bibliotecas, Municipal e Escolares. A Dra. Rute Nunes encerrou a cerimónia, reforçando a importância desta associação, que possibilita, entre outros aspetos, a interação colaborativa, a agilização e racionalização de esforços, a gestão partilhada das coleções, a criação de portais/plataformas digitais, a criação de catálogos coletivos, a rentabilização de recursos e o desenvolvimento das várias literacias.


Página : 29

Benalinha Com o intuito de partilhar experiências e motivar para o estudo das Ciências da Terra e da Vida, no dia 8 de fevereiro dois alunos dos cursos de Engenharia Física Tecnológica e Ciências Biomédicas Laboratoriais, respetivamente Vasco Esteves e Romana Esteves, estiveram na nossa escola a conversar com os colegas que se encontram a frequentar os 10º e 11º ano na área de estudos de Ciências e Tecnologias, partilhando um pouco o seu percurso, as dúvidas que também experimentaram, as experiências que têm feito e em que medida as mesmas têm contribuído para a sua formação pessoal e profissional. Esta atividade resultou de uma articulação entre o grupo disciplinar de Física-química e a Biblioteca. Ambos referiram ter frequentado desde o 10º ano os estágios propiciados pela Ciência Viva, acessíveis aos alunos que se inscreverem durante as férias de verão, o que os ajudou a perceber o que efetivamente queriam seguir. O Vasco contou ainda as suas experiências na Índia, no Brasil e na Suiça, que lhe foram possibilitadas pela participação e apuramento nas Olimpíadas da Geologia, da Física e da Astronomia. Explicou como se preparou e em que medida isso também o ajudou nos estudos, mostrando algumas fotos da sua estada nesses países. Para além de falarem também um pouco acerca dos cursos universitários que estão a frequentar e de responderem a algumas questões e dúvidas colocadas, concluíram reforçando a importância da disciplina de trabalho e da importância de se ter em mente os objetivos pretendidos e não apenas a curto prazo.

abril de 2017


Benalinha

Ano Letivo 2016/2017

E lá fomos nós à 2ª fase do Concurso Literacia 3D, promovido pela Porto Editora.

Os alunos apurados (Beatriz Marques, 5º B, Duarte Matias, 5ºD, Ana Rêgo, 6ºB, e Rodrigo Bray, 7º B) da nossa escola, estiveram no passado dia 8 de março na Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, acompanhados pela professora-bibliotecária, Lídia Correia, para participar na 2ª fase, agora a nível distrital. O 5º ano participou na prova de Literacia da Leitura, o 6º ano na prova de Literacia da Matemática e o 7º ano na Literacia das Ciências. Esperamos poder ir à 3ª e última fase, a nível nacional.

Foi uma manhã divertida e bem passada, onde nos juntamos a muitos outros colegas de outras escolas. Contamos ainda com a colaboração da Autarquia, que nos facultou transporte até ao local e fomos muito bem acompanhados pela nossa motorista, Sara. Aqui fica, também, o nosso agradecimento.


Página : 31

Benalinha Na noite do dia 24 de março, o nosso Agrupamento e o Clube Sénior Sobral Ativo quiseram, mais uma vez, homenagear a língua portuguesa, na expressão de tantos poetas que através de várias vozes se nos apresentaram. Desta feita, com diversos timbres, tons, cheiros e sons, de várias latitudes e longitudes (isso mesmo, no espaço e no tempo). Convidamos vários amigos que acederam ao desafio lançado e, juntos, recordamos momentos importantes, para o nosso país e para os países lusófonos com quem mantemos um laço indelével.

Se numa palavra quiséssemos descrever este serão, talvez UNIÂO fosse a que melhor lhe assentasse. União de gerações, de antigos e atuais alunos do nosso Agrupamento, de professores, de forças vivas da terra, de manifestações artísticas diversas, de familiares, amigos e colegas. De gente de boa vontade, que gratuita e generosamente ofereceu o seu tempo, conhecimentos e aptidões, com prazer, procurando assinalar o Dia da Poesia e proporcionar um serão diferente a quem se nos quis juntar. Bem haja a todos os que nos acompanharam! E viva a Poesia!!!

abril de 2017


Associação de Pais

Ano Letivo 2016/2017

ANO: VIII

DESIGN GRÁFICO: Márcia Alves

EDIÇÃO: abril de 2017

IMPRESSÃO: versão on-line

PROPRIEDADE: Agrupamento de Escolas

COLABORADORES: Comunidade Educati-

Joaquim Inácio da Cruz Sobral

DIRETORA: Joaquina Lourenço COORDENADORA: Márcia Alves

va do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral

TIRAGEM: versão on-line


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.