Issuu on Google+


Todos tem direito liberdade e de pensamento e de express達o ! Todos tem direito da vida ! Todos tem direito de igualdade !


Todos somos iguais Todos nós temos qualidades e defeitos diferentes dos outros, mas todos são seres humanos e merecem respeito e igualdade um pelo outro, pois não é a cor da pele que define se você é melhor que alguém ou não , ninguém é melhor que ninguém


Liberdade de expressão Todos tem por direito a liberdade de expressão e ser quem é

Poder escolher o time para quem você ira torcer

Escolher se você será vegetariano ou não

Como por exemplo a opção de ser homossexual


Trรกfico de animais

{

NOMES:Henrique NยบS:10 Sร‰RIE:8 ano C


• Não compre animais silvestres sem origem legal; • Não compre artesanatos que possuam partes de animais silvestres; salvo se o artesanato for certificado como procedente do manejo sustentável; • Denuncie traficantes;

• Mesmo que fique com pena do animal nas mãos do traficante, não o compre, se o fizer você somente estará incentivando o tráfico; • Se tiver um animal silvestre não o solte simplesmente, entre em contato com a unidade do IBAMA mais próxima;


ato de retirar

D

estino

animais de seus habitats naturais

comercializá-los.

T

ráfico de

A

nimais

: laboratórios e colecionadores.

Esse tipo de tráfico é responsável pela terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas.

O Brasil possui uma enorme biodiversidade, apresentando uma grande variedade em sua fauna (peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios, entre outros).

FONTE: www.mundoeducaçao.com.br


Institutos contra trรกfico de animais


Sim, você sabia que existem animais que estão praticamente desaparecendo do planeta?!?! Isso é, no mínimo, muito preocupante, pois qualquer espécie, animal ou vegetal, por mais simples que seja, tem muito valor para o meio ambiente e é insubstituível. A partir de agora, vamos descobrir as causas, conhecer esses animais e também saber o que está sendo feito para mudar esse quadro...


Vitória (16/07/2013) – Neste mês de julho, a superintendência do Ibama no Espírito Santo apresentou o resultado de uma experiência piloto baseada no teste de DNA de aves para ajudar a combater o tráfico de animais. Na pesquisa iniciada há um ano e meio em um viveiro de Guarapari, foram feitos exames de sangue nas aves com a finalidade de comprovar se elas são descendentes de outras aves criadas no mesmo viveiro. O resultado dos exames de sangue provou que os pássaros analisados não pertenciam à mesma família. O criador teve a atividade comercial suspensa e recebeu uma multa de 850 mil reais.


A conscientização ambiental das pessoas quanto ao comércio de animais silvestres vem aumentando no Brasil. Isso colaborou para a redução do tráficos desses animais nas regiões Sul e Sudeste, segundo Denner Giovanini, coordenador da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas). "Ainda há muito que se fazer, mas já conseguimos um avanço, que é a população denunciando esse tipo de atividade", disse Giovanini.


Líderes de 46 países se comprometeram a ‘“tomar ações decisivas e urgentes” para combater o tráfico internacional de espécies selvagens. A “Declaração de Londres” foi assinada essa semana, na capital inglesa, após dois dias de negociações a portas fechadas. Entre as medidas que as nações se comprometeram a adotar estão ações para erradicar o mercado de produtos oriundos da caça ilegal, acordos para fortalecer a aplicação das leis e promoção de alternativas sustentáveis para a sobrevivência e o engajamento das populações locais na luta contra a caça ilegal de animais selvagens.


Principais rotas do tráfico de animais O tráfico de animais silvestres está entre as atividades ilícitas mais praticadas no mundo, atrás apenas do tráfico de armas, tráfico de drogas e tráfico de seres humanos, segundo a Polícia Federal. No Brasil, o problema não é menor: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu, só até setembro deste ano, mais de 8,8 mil animais silvestres pelo país. Em 2009, o número ultrapassou os 31 mil.


• Ligar para os órgãos da policia militar


Seja contra!


NOMES: Gabriel, Juliana e Rafaella NยบS: 8, 15 e 27 Sร‰RIE: 8ยบC


Muitas pessoas hoje em dia são enganadas, seduzidas pelo dinheiro etc... achando que vão viajar para fazer um trabalho mas na verdade elas são levadas para lugares horrorosos. Elas são estupradas, sofrem de agressões e algumas são vendidas.


Na Turquia a principal ação é a Prostituição, pessoas viajam achando que vão fazer alguma coisa relacionada ao seu trabalho, mas na verdade elas são obrigadas a se prostituir. No mapa a parte pintada de vermelha é o local onde a maioria das pessoas traficadas ficam.


A novela é um exemplo de tráfico humano. A personagem principal é contratada como garçonete, mas na verdade ela está sendo introduzida em tráfico, ela acaba presa em um lugar sem comunicação e é obrigada a se prostituir.


TRECHSO DA NOVELA SALVE JORGE TRテ:ICO HUMANO


Tráfico Humano Internacional

NOMES: Lívia Silvestri & Mariana Nakajuni NºS: 18 e 23 SÉRIE: 8ºC


O que é o tráfico humano?

O tráfico de seres humanos, qualquer que sejam as razões, é uma violação fundamental dos direitos humanos. Atualmente, mais de 2,4 milhões de pessoas no mundo inteiro são vítimas de tráfico humano, sofrendo exploração sexual e de trabalho. Outras formas de tráfico humano incluem servidão doméstica, remoção de órgãos e exploração de crianças.


Tráfico do Brasil para a Europa INSIRA UMA IMAGEM

Geralmente, os indivíduos são levados para a Europa ou escravizados dentro da própria América. No caso do Brasil, o mais comum é o encaminhamento das vítimas para a Europa, ou para os vizinhos do norte, onde é bastante necessária a mão-de-obra barata.

FONTE:


Como acontece?

As pessoas, geralmente, são atraídas com falsas promessas de melhores condições de vida em outras cidades ou países e ali são cruelmente usadas e escravizadas. As mulheres traficadas, por exemplo, entram no seu país de destino com visto de turista e a ação da exploração sexual muitas vezes é camuflada nos registros por atividades legais como o agenciamento de modelos, babás, garçonetes ou dançarinas.


Campanhas contra o trรกfico humano


Campanha da Fraternidade 2014

O cartaz da Campanha da Fraternidade retrata a situação degradante com a figura de mãos acorrentadas e estendidas, com diferentes idades, gênero e cor, em estado de impotência. A mão que sustenta a corrente da escravidão é a força coercitiva de pessoas que dominam e exploram esse tráfico humano: “Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano à imagem e semelhança de Deus”.


Curiosidades sobre o tráfico humano

Você sabia? Que as redes criminosas que traficam seres humanos movimentam por ano US$ 9 bilhões? Que o tráfico de seres humanos só perde em rentabilidade para o comércio ilegal de drogas e armas? Que 92% das vítimas são “recrutadas” para servirem à exploração sexual?

Que 83% dos casos de tráfico de seres humanos envolvem mulheres? Que 48% são menores de 18 anos?


NOMES: Ana Carolina e Gabriela Donati NºS: 1 e 9 SÉRIE: 8C

“Algumas pessoas são muitos apegadas ao seu trabalho.” Tráfico Humano. Não Ignore.


* Washington, no Estados Unidos, mais de 50 mil pessoas foram escravizadas. Essas pessoas, na maioria das vezes sรฃo enganadas, e forรงadas a trabalhar. O exemplo de uma mulher que apaixonou-se por um cara de porte nobre e namoraram. Nos 3 meses de namoro, ele forรงava-a a trabalhar. Ela ficou escravizada durante 6 meses, e depois conseguiu sua liberdade.

FONTE: www.r7.com.br/noticias


* MULHERES:

As mulheres antigamente eram usadas para trabalho dentro de casa e como objetos sexuais. Atualmente as mulheres que sĂŁo enganadas acabam tendo o mesmo destino de suas ancestrais.

NEGROS:

* Antigamente o trabalho

escravo era feito por negros tanto quanto para o trabalho pesado como serviçal, atualmente apesar da lei da escravidão muitos fazendeiros ainda escravizam pessoas para o trabalho.


* A escravidão é um tipo de relação de trabalho que

existia há muito tempo na história da humanidade. Já na Antiguidade, o código de Hamurábi, conjunto de leis escritas da civilização babilônica, apresentava itens discutindo a relação entre os escravos e seus senhores. Não se restringindo aos babilônios, a escravidão também foi utilizada entre os egípcios, assírios, hebreus, gregos e romanos. Dessa forma, podemos perceber que se trata de um fenômeno histórico extenso e diverso.

*

FONTE: http://www.mundoeducacao.com/ historiageral/escravidao-naantiguidade-classica.htm


* Em Atenas, boa parte dos

Legenda: Provavelmente uma pessoa de porte pobre servindo algo ao nobre.

escravos era proveniente de regiões da Ásia Menor e Trácia. Em geral, eram obtidos por meio da realização de guerras cora diversos povos de origem estrangeira. Os traficantes realizavam a compra dos inimigos capturados e logo tratavam de oferecê-los em algum lucrativo ponto comercial. Mesmo ocupando uma posição social desprivilegiada, os escravos tinham diferentes posições dentro da sociedade ateniense


TRÁFICO HUMANO

N O M E : B r u n o Yu i c h i f u kuj i Nº:4 SÉRIE:8C


TRÁFICO INFANTIL NA ÍNDIA  As crianças são traficadas também para trabalhos domésticos e para transplantes de órgãos.  Depois de 7 ou 8 anos as crianças são abandonadas e só lhes resta mendigar, prostituir-se ou vender drogas.  Muitas vezes, os autores desse tráfico de meninos e meninas são os próprios pais.


PARA ONDE SÃO MANDADAS?

Índia

Federação Russa

Haiti

Iêmen

Tailândia

Cazaquistão


*

NOMES: Bruno Hgicuhi e Lucas Pomelli NยบS: 3 e 19 Sร‰RIE: 8ยบ ano C


* O desmatamento, a urbanização e a poluição é uma das principais causas do desaparecimento de espécies animais e vegetais,

No Brasil, o tráfico de animais silvestres é considerado Crime ambiental. FONTE: www.wikipédia.com


* VocĂŞ acredita que isso existe?

Fonte: Google


* como a formação de brigadas anti caça furtiva (como é o caso em vários parques nacionais e reservas na África e na Ásia),


*


* O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinados à comercialização.

para terem suas peles ou outras partes do corpo retiradas e vendidas.

Os destinos desses animais são:

zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentos, ou mortos, como a onçapintada e jacarés


* Um dos mais lucrativos comércios ilegais do mundo é o tráfico de animais.

Conseguimos aproximadamente 20 bilhões de dólares por ano

sendo a terceira atividade clandestina que mais gera dinheiro


* Segundo a Polícia Federal, 38 milhões de animais silvestres são retirados todos os anos do país para comércio ilegal

Cada indivíduo retirado de seu habitat natural compromete todo o ambiente

Retira a possibilidade de reprodução de descendentes e perpetuação da espécie.


NOMES: Isabela Adamo, Laura

Nakanishi, Fernanda Bonutti Nยบs: 11, 16, 05 Sร‰RIE: 8C.


O tráfico cigano ocorre em maior quantidade nestes cinco países da Europa Central e do Leste: Bulgária; República Checa; Hungria; Romênia; Eslováquia;


PAÍSES ENVOLVIDOS NO TRÁFICO POR CIGANOS


Os principais fatores de vulnerabilidade identificados foram: a discriminação étnica e de gênero, a pobreza e a exclusão social, os baixos resultados educativos, os altos níveis de desemprego, a agiotagem, a institucionalização de crianças em orfanatos, a violência doméstica e a dependência de drogas.

http://romediafoundation.wordpress.com/2012/04/18/populacao-cigana-migracao-e-trafico-de-sereshumanos/


Os ciganos oferecem capital, moradia, escola e muitas vezes família para crianças e adolescentes vulneráveis a aceitar essas propostas na inocência, não sabendo que na verdade vão ser traficados e escravizados, sendo obrigados a prestar mão-de-obra a esses aproveitadores. Além de tráfico e associação, os ciganos são acusados de receptação de objetos roubados e de drogas.

http://etcetal.pegada.net/j/2012/ 07/comunidade-romena-no-portoesta-bem-e-recomenda-semas/#sthash.GXEBrpCe.dpbs


Durante uma batida em um acampamento cigano na cidade de Farsala, os policiais desconfiaram ao ver uma menina loira, muito diferente dos demais membros da comunidade, brincando entre as crianças. Diante das respostas contraditórias do casal que se apresentava com sendo seus pais, as autoridades gregas resolveram fazer um teste de DNA e comprovam que não havia nenhum grau de parentesco entre os três.

http://www.portugues.rfi.fr/geral/20131019-continuamisterio-sobre-anjo-loiro-que-vivia-com-ciganos-na-grecia


Fontes: http://romediafoundation.wordpress.com/2012/04/18/populacao-cigana-migracao-etrafico-de-seres-humanos/ http://www.cidadeverde.com/esperantina-operacao-prende-10-ciganos-acusados-detrafico-74012 http://www.portugues.rfi.fr/geral/20131019-continua-misterio-sobre-anjo-loiro-que-viviacom-ciganos-na-grecia


Fim Liberdade ĂŠ o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem. (Montesquieu)


TRAFICO DE ORGテグS

Isabella Tamani- 12 Fernanda Oliveira- 6 8ツーC


Tráfico de Órgãos – uma tragédia silenciosa

O Tráfico de Órgãos está relacionado como o novo crime internacional do século XXI. O crime atinge praticamente todos os países, mas alguns têm maiores incidências, por exemplo China, Índia, Paquistão, Rússia e Brasil.

Fonte: exame.abril.com.br


 Imagens terríveis que supostamente retratam uma fábrica de processamento de partes humanas situadas na Rússia. Mas, quaisquer que

sejam as circunstâncias, a fim de ser viável, transplante de órgãos em potencial , devem ser recolhidos por médicos

qualificados em um ambiente apropriado. Assim, é simplesmente absurdo sugerir que os órgãos viáveis poderiam ser retirados dos corpos humanos que foram recolhidos e amontoados a esmo em locais abertos em uma fábrica suja. Infelizmente, o tráfico ilegal de órgãos humanos ocorre. Mas não há como lucrar com os riscos presentes nessa fotografia.

Suposta Fábrica De órgãos Humanos.


...  . A mensagem sugere que órgãos como rins e córneas são colhidas para futura venda de corpos humanos, que são coletados de várias fontes e armazenadas em um ambiente de fábrica macabro, sem falar do processamento de tudo. Sem saber da origem das imagens e a data exata das mesmas é improvável que seja real, pois para ser viável os órgãos precisam ser colhidos logo após a morte do doador.


Doação de orgãos legais Apesar de o comércio de órgãos ser proibido por todas as legislações do mundo (inclusive na China, oficialmente), existe uma exceção: o Irã, onde, a cada ano, segundo as estatísticas, 1.400 pessoas oferecem legalmente no mercado um dos seus rins por quantias que giram ao redor de 10 mil dólares. A vida é dura também para quem decide se submeter a um transplante ilegal: segundo a OMS esses pacientes correm um duplo risco: antes de tudo pelas condições sanitárias nas quais, quase sempre, são efetuadas essas intervenções; depois, pelas escassas garantias sobre o estado de saúde dos órgãos transplantados, que podem ser veículo de infecções e de várias doenças, tais como o HIV e a hepatite.


Conexão repórter   http://www.youtube.com/watch?v=lNEUEbehkp4


D I R E I T O S

H U M A N O S

Isabella W. Lucas R.

Nยบ13 Nยบ20


Artigo 4 º. Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.


Artigo 1º. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, são dotados de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.


Artigo 5 º. Ninguém será submetido a tortura nem a penas, tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.


Artigo 6ยบ. Toda pessoa tem direito ao reconhecimento em todos os lugares como uma pessoa perante a lei.


O Desrespeito da Liberdade • Tailândia : Na Tailândia, muitas mulheres são traficadas e exploradas por “turistas do sexo”, homens que vão para este lugar não só para ver suas belas praias, mas também para conseguirem se relacionar sexualmente com mulheres e muitas vezes meninas que são presas e vendidas para estes homens a um preço baixíssimo.


Somos todos iguais


Nome: Luma Hรถrnke - 22 Taynรก Ribeiro - 29


Tráfico humano é o tema da Campanha da Fraternidade 2014. É um tema bastante polêmico e que passou a ser mais discutido após a novela "Salve Jorge" da Globo que o assunto principal era o tráfico de pessoas.

FONTE:

http://www.opovo.com.br/app/jornaldoleitor/noticiassecundarias/correspond entes/2014/03/10/noticiajornaldoleitorcorrespondente,3218009/traficohumano.sht


Tráfico de seres humanos. Um relatório da Organização Internacional do Trabalho, publicado em 2005, estima em cerca de 2,5 milhões o número de pessoas traficadas em todo o mundo, 43% para exploração sexual, 32% para exploração econômica e 25% para os dois ao mesmo tempo. FONTE: http://www2.uol.com.br/historiaviva/art igos/o_trafico_de_seres_humanos_hoje .html


Os traumas da violência corporal e sexual sofrida e do abandono social aumentam a exclusão e a segregação, com perdas da dignidade e do sentido de cidadania, tornando-se marcantes, indeléveis, com repercussões médicas e mentais, por toda a vida... FONTE: http://www.adolescenciaesau de.com/detalhe_artigo.asp?id =63


...Assim, os direitos humanos assegurados em tantas convenções e acordos nacionais e internacionais são desafiados ou esquecidos em meio a tanta corrupção e impunidade.


O Tribunal de Justiça lembra que um titular de uma marca pode proibir o de um sinal semelhante à sua marca...

http://www.linguee.com.br/espanholportugues/traducao/tr%E1fico+econ%F3mico.html


...quando estiverem preenchidos quatro requisitos: esse uso deve ocorrer na vida comercial; deve ser feito sem o consentimento do titular da marca; deve ser feito para produtos ou serviços idênticos ou semelhantes àqueles para os quais a marca foi registada; e deve lesar ou ser susceptível de lesar a função essencial da marca.


Trรกfico Humanos

NOMES: Luis Felipe - Nicolas Torres: NยบS: 21 - 24 Sร‰RIE: 8C


Oque é o tráfico humano

A Organização das Nações Unidas (ONU), no Protocolo de Palermo (2003), define tráfico de pessoas como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo-se à ameaça ou ao uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração”.


Rotas De Tráfico De Pessoas No Brasil

Países: Brasil, Itália e Portugal.

INSIRA UMA IMAGEM

Atualmente no Brasil, o trafico de pessoas é maior fonte de renda com tráfico, superando o trafico de drogas e o trafico de armas movimentando 32 bilhões de dólares por ano, segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)

F:


Dia Do Trรกfico Humano


Ajude-os


Para Denunciar


Trรกfico de negros Brasil

NOMES: Rafael O. e Thiago NยบS : 25 e 30 Sร‰RIE : 8c


No Brasil a escravidão passou a ser utilizada na primeira metade do século XVI, devido à produção de açúcar. Os portugueses transportavam os negros oriundos da África para serem usados como mão-deobra escrava nos moinhos de cana-deaçúcar do Nordeste.

FONTE: InfoEscola


Mais de um século depois, porém, o Brasil e o mundo não podem dizer que estão livres do trabalho escravo atualmente. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que existam pelo menos 12,3 milhões de pessoas submetidas a trabalho forçado em todo o mundo, e no mínimo 1,3 milhão na América Latina.


A Liberdade

A escravidão era um momento ruim com palavras não posso falar mas sei que se lá estivesse iria querer me matar.

                  

A liberdade era um desejo. Ter família era um sonho. E todos eles sabiam que isso nunca teriam. Os escravos sofriam e queriam liberdade para viver. A carta de alforria sonhavam até liberdade ter. Escravos choravam. No pau de arara sofriam. No tronco sangrando Liberdade queriam.

Legiões de negros em navios inundados todos sangrando crianças nascendo e os brancos mandando


 Quilombo,

de Cacá Diegues

 Diamante

Sangue

de

 12

anos de escravidão

 Ganga

Zumba

 Besouro


 Zumbi

dos Palmares

A

escravidão no Brasil Colonial

A

história da escravidão

 Escravidão

nunca mais


A escravid達o negra no Brasil. www.youtube.com/watch?v=H 5t-hBL8ers

Escravid達o no Brasil - Negros

http://www.youtube.com/ watch?v=QXiXFsPpf-o


 Feriados  25

de Março: Dia da independência negra

 20

de Novembro : Morte de Zumbi dos Palmares


Trafico de animais

NOMES:Rafael Takashi e Fernando Carrega NยบS:26 e 7 Sร‰RIE:8c


Informações de tráfico de animais

Tráfico de animais é o comércio ilegal de animais protegidos . É problema sério para a conservação das espécies. Desmatamento, urbanização e poluição são as principais causas do desaparecimento de espécies animais e vegetais. No Brasil, o tráfico de animais silvestres é considerado Crime ambiental conforme legislação em vigor.


-

Mais de 40 países durante conferência em uma declaração internacional contra o tráfico de marfim, chifres de rinocerontes e o comércio em geral de espécies ameaçadas. Os governos de 46 países signatários se comprometeram a não usar produtos de espécies em risco, agravar a tipificação dos delitos de caça ilegal e tráfico de espécies e estudar melhor este tipo de crime que movimenta ao ano US$ 19 bilhões, segundo os organizadores.


Um dos mais lucrativos comércios ilegais do mundo é o tráfico de animais, que movimenta aproximadamente 20 bilhões de dólares por ano, sendo a terceira atividade clandestina que mais gera dinheiro, ficando atrás do tráfico de drogas e armas. O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinados à comercialização. Os destinos desses animais são zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentos, ou mortos, como a onça-pintada e jacarés, para terem suas peles ou outras partes do corpo retiradas e vendidas.


Os mais ameaçados O encontro se concentrou particularmente em três espécies emblemáticas, com risco de declínio de suas populações a médio prazo: elefantes-africanos, rinocerontes e tigres.

Nas vésperas do encontro, vários países, entre eles França e Grã-Bretanha, destruíram marfim do tráfico ilegal e os Estados Unidos se comprometeram a endurecer suas leis contra este crime.


Galinhas poedeiras que passam a vida espremidas em gaiolas com o espaço de uma folha de sulfite e suínos em gestação presos em cubículos similares entraram para a pauta mais improvável de discussão: As maiores organizações de proteção animal dos EUA, estão intensificando a compra de ações de representantes da indústria


Um dos mais lucrativos comércios ilegais do mundo é o tráfico de animais, que movimenta aproximadamente 20 bilhões de dólares por ano, sendo a terceira atividade clandestina que mais gera dinheiro, ficando atrás do tráfico de drogas e armas.


TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES

Letícia Hiromi e Sophia

NºS: 17 e 28 SÉRIE: 8º C


ÁREAS DE TRÁFICO INTERNACIONAL


COMO GERALMENTE ACONTECE?  O tráfico de pessoas acontece onde há graves violações de direitos humanos em

decorrência da pobreza extrema, da desigualdade social, racial, étnica e de gênero, das guerras, da perseguição de cunho religioso.

Vários países e comunidades sofrem com a exploração sexual de meninas e de mulheres, que são colocadas no mercado do sexo e do trabalho coato por meio de uma rede de exploradores e aliciadores que atua bem próxima das comunidades.


 A face mais visível do problema é o turismo sexual e o embarque de mulheres dos países de origem para os países receptores em busca de oportunidades de trabalho em casas noturnas e boates.


CAMPANHA CONTRA O TRテ:ICO HUMANO EM ISRAEL.


RELATO: PESSOA VÍTIMA DE TRÁFICO HUMANO  "Pensei que ia trabalhar como cozinheira ou no que eu achava que era um supermercado e chegando lá era para me prostituir. A gente era obrigada porque a gente tinha que pagar a comida, os remédios, tudo que a gente consumia lá a gente tinha que pagar, era dessa forma", diz a mulher. Durante toda a entrevista, a mulher se

emociona e lembra de detalhes de quem tentava fugir. "Umas morreram queimadas, outras foram decapitadas.”


 Mais de 14 anos depois de fugir do garimpo, a empregada doméstica até

hoje ainda não denunciou o caso à polícia. "Eu tenho medo porque eu não sei do que eles são capazes. Eles

prometem meio mundo, mas na hora não é nada disso, é só sofrimento, só trauma, é só que eu tenho. Até hoje eu

acordo e ainda acho que estou naquele inferno", diz a mulher explorada.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE  A Campanha da Fraternidade 2014 tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, cujo lema será: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. A escolha

do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalhos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana.

A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo como site da ONU, no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes – psicologicamente e de recursos.


FONTES: http://g1.globo.com/pa/p ara/noticia/2013/01/para ense-vitima-de-traficohumano-fala-sobre-os-

ď ś http://naoestasavenda. blogspot.com.br/2010_05_ 01_archive.html

traumas-daexploracao.html

http://editoramelhoramentos.c om.br/v2/fraternidade2014/

http://www.ypsilon2.com/blog/p ublicidade/loja-de-israel-poemulheres-a-venda-em-campanhacontra-o-trafico-humano/


Tráfico humano 8º ano C