7º ano D - LÍDERES RELIGIOSOS

Page 1

LÍDERES RELIGIOSOS 7ºs anos Ensino Religioso e Tec. Educacional 2014 Professores: Eudóxia, Eliene, José Messias e Marlete Colégio Nossa Senhora do Rosário


7ยบ ANO D


JESUS CRISTO


QUEM FOI?

 Ele é a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs além dos judeus messiânicos consideram ser o Filho de Deus. Jesus Cristo não é meramente uma pessoa importante que viveu e morreu há muitos anos atrás. De acordo com a Bíblia, ele é o Deus Criador, que viveu nesta Terra, como homem, para derramar seu sangue e nos dar vida, resgatando esta humanidade pecadora do poder do pecado, de Satanás e da morte. Ele está vivo hoje e dá vida eterna a todos quantos o buscam.


ENSINAMENTOS

         

1 - Viver com simplicidade 2 -Amar o próximo 3 -Não julgar os outros 4 -Não cultuar bens materiais 5 -Ser perseverante 6 -Exercitar a fé 7 -Cultivar a justiça 8 -Dizer não à violência 9-Ser humilde 10-Ser feliz


FILMES E MUSICAS SOBRE ELE

http://www.youtube.com/watch?v=Of-2TQx4p7M http://www.youtube.com/watch?v=SNiXgOnF1no


Gandhi


• Mohandas Karamchand Ghandi foi um líder espiritual e pacifista indiano. Nasceu na cidade indiana de Bombaim, no ano de 1869. • Durante a infância e adolescência foi educado na Índia. Quando adulto foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito, formando-se advogado. Ao retornar para a terra natal, tornou-se membro do Supremo Tribunal de Bombaim. • Em 1893 mudou-se para a África do Sul para trabalhar como advogado. Atuou em defesa da minoria hindu que vivia neste país africano, lutando pelos direitos iguais.

Quem foi?


• Em 1914 retornou para a Índia, onde começou uma campanha pela paz entre hindus e muçulmanos, que viviam em conflito. • Atuou também contra o domínio britânico na Índia. Gandhi defendia a criação de um estado autônomo na Índia. Em função destas posições foi preso várias vezes pelos britânicos. • Gandhi era contra a violência, defendendo as formas pacíficas de protesto como, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns.

Ensinamentos


Foi um grande sábio, que defendia causas contra a violência, oposições pacíficas, movimentos contra o governo (como a independência da Índia, entre outros) . Passava por sacrifícios, jejuns, retiros, entre outros. Gandhi também foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz cinco vezes, porém, nunca ganhou.

Conclusão



Quem foi? 

Abū al-Qāsim Muḥammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-Muṭṭalib ibn Hāshim, mais conhecido como Maomé, foi o profeta e a figura mais importante do Islamismo.


Islamismo O Islamismo foi criado pelas revelações de Alá (o Deus) a Maomé.  Os símbolos são a Lua e a Estrela, e o livro sagrado é o Alcorão.  Os mandamentos são: - Aceitar Deus como único e Maomé como seu profeta; - Dar esmola para os necessitados; - Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos; - Realização diária das orações; - Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão. 


Ensinamento ď‚ž

Nos ensinou que ĂŠ importante amarmos uns aos outros e termos respeito a estes independente da religiĂŁo.


O que fez

Maomé pregou a devoção a um Deus único (Alá), lutou contra o infanticídio e defendeu a divisão de terras dos ricos com os pobres, contrariando a classe dominante de Meca. Foi perseguido e mudou-se para Medina, onde estruturou uma poderosa tropa. Retornou dois anos depois e ascendeu como líder político.


BUDHA


QUEM FOI? 

A palavra "budha" denota não apenas um mestre religioso que viveu em uma época em particular, mas toda uma categoria de seres iluminados que alcançaram tal realização espiritual.


ENSINAMENTOS 

1. CONTROLE SUA MENTE

A felicidade e o sofrimento não estão nas coisas em si, mas na forma como nos relacionamos com elas, diz a monja Mudita. Quando se está serena, nada a tira do sério. Segundo o budismo, pensar de maneira mais positiva manda os problemas para longe.

2. OLHE AO REDOR COM AMOR

Tudo depende das pessoas para existir: até mesmo a cadeira que a deixa mais confortável. É preciso olhar para o outro sabendo que, com certeza, ele fez algo de bom. Isso nos faz perceber que vivemos numa imensa rede de bondade, respeito e amor!

3. SEJA DONA DA SUA FELICIDADE

Quando temos boas ações, plantamos sementes que vão florescer em felicidade. O mesmo se aplica às ações negativas. Devemos perceber que somos portadoras da própria felicidade. Isso nos faz refletir antes de agir, pensar e falar.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.