Tráfico humano - 8º ano A

Page 1


Direitos Humanos

Nome:Rafael & Victtor NºS: 21 e 26 SÉRIE: 8°A


Direitos humanos Com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades Artigo I - Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.


Direitos Humanos Artigo IV - Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas


Direitos Humanos Artigo XII - Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.


Relatos de Direitos Humanos • "Há relatos constantes de cidadãos que são presos sem culpa formada, submetidos a atos de violência física", afirma Samakuva, contrariando a versão do Governo angolano, que reclama que o território se encontra pacificado, depois da assinatura há dois anos do Memorando de Entendimento com o Fórum Cabindês para o Diálogo (FCD), da FLEC de António Bento Bembe, organizações não-governamentais locais e Igreja.


Violações dos direitos humanos 2007

Estima–se que 6500 pessoas foram mortas em combate armado no Afeganistão em 2007, quase a metade delas foram mortes de civis não combatentes nas mãos de insurgentes. Centenas de civis também foram mortos em ataques suicidas por grupos armados.

• a violência no campo e um balanço sobre a política agrária no atual governo. Também trata dos impactos da expansão do monocultivo de cana para produção de etanol e a negação de direitos pela qual passam os trabalhadores na cana-deaçúcar. Além disso, traz uma análise da situação das comunidades quilombolas no Brasil, dos povos indígenas, dados atualizados sobre o trabalho escravo e uma discussão sobre as estratégias da Lei de Segurança Nacional.


I

Ana Paula n°3 Tainá n°24 NOMES: NºS: SÉRIE:



Brasil-nordeste

Tráfico de

mulheres

A região do Nordeste fica em segundo lugar no ranking do tráfico de seres humanos no Brasil. Nela, os Estados do Maranhão e de Pernambuco apresentam o maior fluxo de tráfico. Dentre o tráfico humano no nordeste , há vários tipos: Tráfico de mulheres, drogas, animais e etc. Tendo como o principal o de mulheres. A maioria das mulheres traficadas no Maranhão, segundo a Pestraf, é levada para zonas de garimpos. Em Pernambuco, por outro lado, existe uma grande conexão entre turismo sexual e tráfico

http://ongmarias.wordpress.co m/trafico/


Mercados ilegais, redes de proteção e organização local do crime no Rio de Janeiro

Ao tratar da variedade de situações criminais que caem sob a qualificação de "Crime Organizado", este artigo apresenta a evolução das principais redes de mercados ilegais no Rio de Janeiro – o jogo do bicho, o tráfico de drogas, as "mercadorias políticas" –, para argumentar que a compra e venda de mercadorias políticas (extorsões e corrupção, venda de proteção, acesso a informações sobre operações policiais etc.) constitui uma das principais chaves para a compreensão da acumulação social da violência no Rio de Janeiro .


Resultado:

Mulheres de todas as partes do Brasil e do mundo, são atraídas por propostas de serem modelos, atrizes, entre outros fora de seus países, e com isso são vítimas de abusos sexuais(prostituição) e trabalho escravo, e muitas das vezes são até vendidas para milionários importantes.


Lucros: •

Os megaeventos se utilizam da mercantilização do corpo da mulher, para lucrar com a indústria do sexo e o tráfico de mulheres.

As cidades disputam a possibilidade de ser sede dos megaeventos oferecendo ótimas condições de lucro para o grande capital. Isso se concretiza em disponibilidade do solo em áreas centrais (ao custo das remoções das comunidades pobres), mão de obra barata e contratos de trabalho flexíveis e precários para o trabalhador, a padronização da cidade (higienização social, recolhimento de mendigos, drogados, profissionais do sexo) para agradar a burguesia e os turistas.


Principais países responsáveis pelo tráfico de mulheres: 1°Lugar: Tailândia 2° lugar: Bolívia 3°lugar: Qatar 4°lugar :Paraguai 5°lugar: Costa Rica 6°lugar: Singapura 7°lugar: Argentina 8°lugar: Malasia 9°lugar: Estados unidos 10°lugar: Peru


FIM!


NOMES : Fernando Carmona Dinau e Bruno Pereira Petisco NºS : 7 & 5 SÉRIE: 8° A

O tráfico humano, também chamado de tráfico de pessoas, é uma das atividades ilegais que mais se expandiu no século XXI, pois, na busca por melhores condições de vida, muitas pessoas são ludibriadas por criminosos que oferecem empregos com alta remuneração. Esses “agentes” atuam em escala regional, nacional e internacional, privando a liberdade de indivíduos que sonham um futuro melhor.

http://www.mundoeducacao.com/geografia/traficohumano.htm


Mercado humano

http://www.pt.org.br/secre taria_noticias/view/secreta ria_de_organizacaeo_regi aeo_centro_oeste

"Primeiro eles tiram o passaporte, depois a liberdade". Esse é o principal slogan da campanha que o Ministério da Justiça lançou em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) para combater o tráfico de seres humanos. De acordo com a ONU, esta é a terceira atividade ilegal mais rentável do mundo, movimentando cerca de US$ 9 bilhões por ano.


• Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de • Exploração Sexual Comercial (PESTRAF) realizou um amplo mapeamento das rotas • utilizadas pelas redes de tráfico no Brasil, contabilizando 131 internacionais e 110 domésticas. • Deve-se observar que as rotas têm uma natureza bastante dinâmica, • sendo parcialmente substituídas ou completamente descartadas a partir do momento • em que ganham a atenção das autoridades policiais.


Pode se ver que no gráfico ao lado mostrando as regiões do Brasil, se localiza uma maior concentração de tráfico humano na região Norte. Na maioria das vezes o tráfico se localiza em regiões mais pobres.


Caso Simone Borges, 23 anos – Destino Centro-Oeste O que restou para a família de Simone foi uma foto, a sensação de impotência e impunidade, além do vazio eterno ocasionado pela saudade. A jovem de 23 anos deixou Rio Grande em busca de melhores condições de vida no CentroOeste. Aliciada por uma quadrilha que trafica mulheres para fins sexuais, Simone morreu misteriosamente no estado desconhecido, apenas três meses após sua chegada. Até hoje, os pais buscam explicações para o fato e dizem que nunca mais foram os mesmos desde o falecimento precoce da filha.


• O tráfico de órgãos é considerado por alguns estudiosos como a mina de ouro deste século. Com o transplante de órgãos, muitas pessoas dão a sua vida por outras. O problema é quando isso é utilizado para o crime. Este é o assunto da terceira reportagem da série sobre tráfico humano.



Animais Silvestres O animal silvestre, diferente do animal doméstico, é aquele que vive distante do ser humano e em seu habitat natural, assim como ocorre com a fauna presente nas florestas nativas. Animais como papagaio, arara e o jabuti são espécies silvestres. http://www.infoescola.com/ecologia/trafico-de-animais-silvestres/


Essas espécies sofrem com as investidas do tráfico de animais silvestres, uma prática de comércio ilegal que comercializa essas espécies no Brasil e, principalmente, no mercado estrangeiro. Em todo o mundo, estima-se que o tráfico de animais silvestres movimente mais de 10 bilhões de dólares, perdendo somente para o tráfico de drogas e de armas. http://www.brasilescola.com/geografia/trafico-animais.htm


Em razão da imensa biodiversidade brasileira, o país é um dos principais alvos do tráfico de animais, contribui com 10% dos bilhões de dólares arrecadados com a atividade. Além da grande variedade de espécies (peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios, entre outros), outro fator que contribui para essa prática no país é a falta de fiscalização e de punições severas http://www.brasilescola.com/geografia/trafico-animais.htm


Os animais, depois de capturados, são submetidos a várias práticas agressivas durante o transporte para os centros consumidores, o papagaio é sedado e escondido em tubos de PVC no fundo de uma mala, as cobras são presas em meias de nylon, vários animais são covardemente dopados.

http://www.brasilescola.com/geografia/trafico-animais.htm


A principal rota do tráfico no Brasil se concentra nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde há redes organizadas e instruídas para burlar o sistema de fiscalização implantado nas rodovias e em aeroportos. No Brasil, essas espécies são compradas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

www.infoescola.com/ecologia/trafico-de-animais-silvestres/


Os traficantes costumam transportar as espécies por meio de caminhões, ônibus e carros particulares. Na maioria das vezes, os animais são maltratados viajando em péssimas condições, sem alimentação, hidratação e sem ventilação. Num grupo de 10 espécies capturadas, em média, nove morrem antes de completarem a rota http://www.infoescola.com/ecologia/trafico-de-animais-silvestres/


O Brasil possui uma enorme biodiversidade, apresentando uma grande variedade em sua fauna (peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios, entre outros), fator bastante atrativo para laboratórios de pesquisas e colecionadores de animais.

Meios coercivos são usados contra o tráfico de animais, como a formação de brigadas anti caça furtiva (como é o caso em vários parques nacionais e reservas na África e na Ásia), o controle aduaneiro (em aeroportos e sobretudo portos), ou a inspeção de lojas de animais.


Aproximadamente 90% dos animais silvestres morrem logo depois de retirados de seu habitat natural.


Nos s茅culos 15 e 16, os navegadores portugueses e espanh贸is levavam todos os tipos de animais que encontrassem para a Europa.


Trabalho Escravo

NOMES: Isadora Coelho da Rocha NยบS: 11 Sร RIE: 8ยบ A


A Escravidão: Como tudo começou. A escravidão surgiu na Antiguidade. A Mesopotâmia, a Índia, a China e os antigos egípcios e hebreus começaram a utilizar escravos.


A Escravidão dos Indígenas Quando os portugueses chegaram no Brasil, viram que já haviam pessoas vivendo lá: os povos indígenas. Decidiram então em usá-los como escravos.


A Escravidão Africana  Muito antes da

colonização dos europeus, a escravidão na África já existia, por volta do ano 700. Os prisioneiros capturados na guerra santa eram vendidos e usados como escravos. Do século X ao XV, o comércio de escravos foi largamente praticado.

Vários anos depois, muitos escravos africanos foram comercializados pelos europeus na época das colonizações, principalmente na colonização do Brasil.


A Abolição da Escravidão  A abolição ou o

abolicionismo ocorreu por volta do século XVIII, durante o iluminismo.


A Escravidão Atualmente Mesmo a escravidão ter sido abolida em 1888, ainda existe atualmente, principalmente em países árabes, muçulmanos e regiões pobres de lugares como a Ucrânia, Rússia, África, Tailândia, etc.


As principais vítimas da escravidão atual: Mulheres e crianças Mulheres e crianças são as principais vítimas da escravidão atual. São traficadas e obrigadas a realizar trabalho forçado e se prostituem.


A Escravidão no Brasil REGIAO: Brasil INFORMAÇÕES DE COMO ACONTECE?: A escravidão no Brasil ocorre quando muitos trabalhadores vão morar em outras cidades para procurar emprego e uma vida melhor. Porém, esses trabalhadores são enganados e acabam sendo escravizados.

FONTE: http://brejo.com/2011/10/25/oit-divulga-pesquisa-sobretrabalho-em-condicao-de-escravidao-no-brasil/#.UxiK2D_IaJk


A escravidão atualmente: São Paulo

Em São Paulo, recentemente, houve a escravização de bolivianos, que deixaram o seu país para morar em um lugar melhor. Estes foram forçados a trabalhar para grifes famosas, por 12 horas por dia, recebendo apenas R$ 4,00 por peça.


A escravidão atualmente: Região Nordeste e Norte As regiões Nordeste e Norte são os locais que mais contém escravos atualmente, no Brasil.

 Muitos trabalhadores são

enganados e escravizados, fazendo trabalho forçado no campo.


Trรกfico Humano

NOMES:Julia Rangel, Tais g.

NยบS:12 e 25 Sร RIE:8a


Como surgiu o tráfico humano? Na busca por melhores condições de vida, muitas pessoas são iludidas por criminosos que oferecem empregos com alta remuneração. Esses “agentes” atuam em escala regional, nacional e internacional, privando a liberdade de indivíduos que sonham um futuro melhor.

http://www.mundoeducacao.com/


Oque acontece com a vítima? O tráfico de pessoas consiste no ato de comercializar, escravizar, explorar, privar vidas, ou seja, é uma forma de violação dos direitos humanos. Normalmente, as vítimas são obrigadas a realizar trabalhos forçados sem qualquer tipo de remuneração. Exemplos: prostituição, serviços braçais, domésticos, em pequenas fábricas, entre outros , além de algumas delas terem órgãos removidos e comercializados.


Principais destinos

Normalmente as vítimas partem de Goiás, São Paulo, Roraima, Amazonas, Rio de Janeiro e Bahia. E normalmente são levadas para Portugal, Espanha, Itália, França e Venezuela.


Principais vítimas As mulheres são o principal alvo, pois o retorno financeiro para os traficantes é maior, visto que a prostituição, atividade mais desenvolvida por pessoas do sexo feminino, é o destino de 79% das vítimas do tráfico humano. O trabalho forçado, exercido por homens, mulheres e crianças, representa 18%. Essa atividade movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano, privando a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas.


Ă?ndice de trĂĄfico humano Trafico humano 87% 94%

206%

853%

Brasil Bolivia Paraguai Venezuela


Motivo do trafico humano O tráfico de pessoas consiste no ato de comercializar, escravizar, explorar, privar vidas, ou seja, é uma forma de violação dos direitos humanos. Normalmente, as vítimas são obrigadas a realizar trabalhos forçados sem qualquer tipo de remuneração ,prostituição, serviços braçais, domésticos, em pequenas fábricas, entre outros , além de algumas delas terem órgãos removidos e comercializados.


Consequências do trafico humano  Risco de morte e doenças graves;  Risco para a saúde, como infecções

    

sexualmente transmissíveis, doenças inflamatórias pélvicas, hepatite, tuberculose e outras doenças transmissíveis; Disseminação da pandemia do HIV e SIDA; Gravidezes indesejadas, abortos forçados e complicações relacionadas com o aborto; Problemas mentais e emocionais, incluindo pesadelos, insónia e tendências suicidas; Álcool, drogas e outros vícios, e até mesmo o suicídio e assassinato; Dificuldades de reintegração;


Trabalho Escravo no Brasil

NOMES: Gabriel Teixeira & Rafael Arcas NºS: 10 & 20 SÉRIE: 8° A


Sobre Região: BRASIL INFORMAÇÕES DE COMO ACONTECE?  O tráfico negreiro no Brasil perdurou do século XVI ao XIX. Nosso país recebeu a maior parte de africanos escravizados no período (quase 40% do total) e foi a nação da América a mais tardar a abolição do cativeiro (1888). Era uma atividade lucrativa e praticada pelos portugueses antes do descobrimento do Brasil.  As embarcações utilizadas para o transporte desses escravos da África para o Brasil eram as mesmas anteriormente usadas para o transporte de mercadorias da Índia. Assim, podemos levantar dúvidas Fonte: sobre o estado de conservação e a segurança dos navios negreiros. http://www.historiabrasileira.com/esc ravidao-no-brasil/trafico-de-escravospara-o-brasil/


O início - A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática. Os colonos partiram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste. - Os escravos também trabalharam nas minas de ouro, a partir da segunda metade do século XVIII.

- Tanto nos engenhos quanto nas minas, os escravos executavam as tarefas mais duras, difíceis e perigosas.


Os maus tratos 972

Maus tratos, são castigos impostos a pessoas, como punição por algo mal feito. Aos escravos não eram impostos maus tratos, porque não eram considerados pessoas. Eram animais de trabalho que precisavam de constante disciplina. Os colonos e seus encarregados eram pessoas tementes a Deus e que dificilmente imporiam maus tratos a outra pessoa da sua comunidade. Mas aos escravos era o mesmo que assistir a uma luta de animais, para alguns era divertido


Abolição da escravatura A colonização do território brasileiro realizada pelos portugueses depois de 1500 foi baseada na exploração da terra e das riquezas naturais através da utilização da mão de obra escrava. Por quase quatrocentos anos, cerca de cinco milhões de escravos foram trazidos da África para onde hoje se localiza o Brasil.

A libertação dos escravos no Brasil só ocorreu definitivamente em 1888, quando foi assinada a Lei Áurea, abolindo a escravidão no país.

Mas a libertação dos escravos não foi um evento que ocorreu do dia para a noite. Durante todo o período colonial e imperial ocorreram lutas de resistência realizadas pelos escravos contra a exploração e a opressão a que estavam submetidos.


Trรกfico de humano I

NOMES: Rafael Macedo e Maruan Geha NยบS: 22 e 18 Sร RIE: 8a


Tráfico humano da região sul Região: Sul

INFORMAÇÕES DE COMO ACONTECE? • Tráficos de pessoas • Atualmente no Brasil, o tráfico de pessoas é maior fonte de renda com tráficos, Superando o tráfico de drogas e do trafico de armas movimentando, aproximadamente, 32 bilhões de dólares por ano.

FONTE: mundoeducacao


MAIS SOBRE O TRÁFICO O tráfico humano é uma das atividades ilegais que mais se expandiu no século XXI, pois, na busca por melhores condições de vida, muitas pessoas são ludibriadas por criminosos que oferecem empregos com alta remuneração. Esses “agentes” atuam em escala regional, nacional e internacional, privando a liberdade de indivíduos que sonham um futuro melhor.

Fonte: wikipedia


Relações campanha da fraternidade

Vimos que tem uma relação com a campanha da fraternidade. As pessoas tem que se respeitar e tem seus direitos humanos.

As pessoas não podem maltratar assim as outras ou obrigá-las a fazer coisas contra as suas vontades.


Imagens esclarecedoras do trรกfico humano

Fonte: google imagens


TRAFICO HUMANO  

Douglas Yugo n 6 Luccas Smith n 15


Definição— 

O tráfico humano, também chamado de tráfico de pessoas, é uma das atividades ilegais que mais se expandiu no século XXI, pois, na busca por melhores condições de vida, muitas pessoas são ludibriadas por criminosos que oferecem empregos com alta remuneração. Esses “agentes” atuam em escala regional, nacional e internacional, privando a liberdade de indivíduos que sonham um futuro melhor.


Crime

De acordo com o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em especial de Mulheres e Crianças, o tráfico humano é caracterizado como: “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.”


SUJESTÕES PARA COMBATER  Não

confiar em ofertas muito generosas feitas por estranhos  Denunciar atividade suspeita


TRAFICO DE ÓRGÃOS


E SE FOSSE LEGALIZADA A VENDA DE ÓRGÃOS NO BRASIL, QUANTO CUSTARIA? Fígado - Podem ser doados em vida R$ 175 mil É possível doar até metade, pois o órgão se regenera. Mas, após a operação, você terá de maneirar na bebida. Rim - Podem ser doados em vida R$ 110 mil Como dá para viver com apenas um rim e a operação é segura, o mercado de doação iria bombar. \ Medula óssea - Podem ser doados em vida R$ 122 mil Mina de ouro, pois dá para doar várias vezes. Basta ter coragem para levar uma agulhada na bacia. Córnea - Só podem ser doados por mortos R$ 52 mil Vale menos que os outros órgãos, mas também dá um “caldo” – pois quase sempre pode ser aproveitada. Coração - Só podem ser doados por mortos R$ 226 mil Cada vez mais jovens morrem no Brasil – então provavelmente sobrariam corações para transplantes. Pulmão - Só podem ser doados por mortos R$ 261 mil Com a queda no número de fumantes, há um suprimento cada vez maior de pulmões fresquinhos.


O trafico de órgãos é proibido e suas consequencias geram entre cinco à doze anos de prisão, mas quando se trata de crianças, a pena vareia de 14 à 18 anos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.