Antologia poética 9ºa 2014

Page 1



SUMÁRIO

SUMÁRIO Infinitas Emoções .......................................................................................5 Mestres da Vida...........................................................................................7 Hora de Provar ............................................................................................9 O final de um começo................................................................................11 O último dia ................................................................................................13 Escola é.......................................................................................................15 Adeus escola...............................................................................................17



INFINITAS EMOÇÕES Na noite que antecede É difícil pegar no sono Na noite que antecede Você pensa como será seu sonho

Os olhos se fecham e a viagem começa São tantas emoções que nem consigo descrever O dia amanhece e por ser o primeiro dia Sinto uma enorme alegria Já no colégio reencontro meus amigos O legal é recordar o quanto somos unidos Em qual sala irei cair? Será que vão nos dividir? Enfim tudo se esclarece Qual sala você caiu Dependendo te aborrece Caso contrário A felicidade floresce.

Thiago Sgambato Silva



MESTRES DA VIDA Independente de você pensar Como vocês vão lhe dar, Uma coisa tenha certeza Eles vão te ajudar

As matérias são infinitas E são frentes diferentes Cada um com cada qual Sempre estão sorridentes As vezes você tem dificuldade E nessa hora Que eles te dão lealdade Valorize hoje, pois Amanhã você será alguém Ao contrário sem eles Você não seria ninguém.

Thiago Sgambato Silva



HORA DE PROVAR O conteúdo já foi dado Agora é hora de provar Chegou o calendário As avaliações vão começar Agora é a hora De começar a focar Para o sucesso Começar a caminhar Nem sempre notas máximas Você conseguira resultar O importante é saber Que uma hora você irá recuperar Chegou o boletim Ufa ! A turbulência passou A única coisa que não gostei Foi que o outro calendário Já chegou!

Thiago Sgambato Silva



O FINAL DE UM COMEÇO O boletim final chegou Quando vi nem acreditei Passei de ano e não reprovei Minha mãe parabenizou Mas diz que é obrigação Mas ela não entende Como é minha emoção Penso que acabou Provas ,cobranças, tarefas Mas ai que me engano Isto é apenas O final de um começo Porque os estudos Nunca param!

Thiago Sgambato Silva



O ÚLTIMO DIA É...apesar de ser cansativo Gosto de ir ao colégio E digo agradeço por acabar mais um ano Porém o ultimo dia traz um sentimento de tristeza Essa tristeza não por conta das férias (aliás, nada contra) É por conta do meu grupo que irá Acabar se separando porque Cada um vai pra um lado Não que a amizade acabe Mas a consideração De que convivemos O ano inteiro juntos E agora chegou a hora Não de dizer um adeus Mas sim , um até breve

Thiago Sgambato Silva



ESCOLA É... O lugar onde se faz amigos Não se trata só de prédio , salas, quadros, Programas , horários ,conceitos... Escola é sobretudo , gente, Gente que trabalha , que estuda, Que se alegra , se conhece ,se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente , o professor é gente , O aluno é gente. Cada funcionário é gente. A escola será cada vez melhor Na medida em que cada um Se comporte como colega ,amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir Que não tem amizade a ninguém Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente ,frio, só. Importante na escola não é só estudar , não é só Trabalhar, E também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem, É conviver, é se “amarrar nela”! Ora , é lógico ... Numa escola assim vai ser fácil Estudar , trabalhar , crescer, Fazer amigos , educar-se, Ser feliz.

Paulo Freire



ADEUS ESCOLA Cinco anos consecutivos trilhei Os caminhos que me levavam até ti E agora que o curso terminei Tenho saudade desse tempo que vivi Saudade da mocidade que não perdi Essa época em que tudo é ilusão. Pois foi aí que estudei e aprendi E onde deixei parte do meu coração Adeus escola eis minha despedida Num cântico ardente te quero agradecer Abriste-me as portas de uma nova vida Que sem recordar-te é impossível viver Como era possível olvidar-te a ti e aos teus Se sois cinco anos de mocidade vivida? -Obrigado escola , professores, obrigado Deus, Adeus escola eis a minha despedida! Penafiel , Agosto 1967 PRAMELLO


PROJETO : LIVRO DE POESIAS – 9ºANO A Antologia Poética Aluno: Thiago Sgambato Silva Ferramentas: Power Point,Internet Professoras: Vilma Eliza D’Avila Pereira e Eliene Rodrigues Disciplinas: Redação e Tecnologia Educacional


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.