plano de negocios 1

Page 1

Élida Tavares



Sumário Executivo 

Resumo do plano de negócios: Não se trata de um resumo e sim de definições onde constará a descrição do projeto, os dados dos empreendedores, o perfil e atribuições dos sócios envolvidos, os dados dos responsáveis pela administração.


Na descrição do projeto, devem constar 

O que é o negócio;

Principais produtos ou serviços;

Clientes focos;

Localização da empresa;

Capital necessário para investimento;

Objetivo de faturamento mensal;

Lucro esperado;

Tempo esperado para o retorno de capital investido.


Apresentação da Empresa  Devem

ser colocados todos os dados da empresa, tais como CNPJ, nome da oficial da Empresa.

O

setor de atividades deve ser detalhado, em quais os negócios a empresa estará atuando, como, por exemplo, agropecuária, Indústria de transformação, comércio, etc.


Forma Jurídica 

informar a forma de constituição da empresa, se é uma sociedade simples, ou seja, de dois profissionais que devem atuar juntamente nos negócios, como por exemplo, dois dentistas em forma societária num consultório.

Outra forma é a Sociedade Empresária, aquela que exerce atividade econômica organizada. Ainda podendo utilizar como exemplo os dentistas, que aqui constituem um convênio odontológico, devendo estar inscrito na junta comercial.

O empresário exerce atividade econômica organizada sendo para produção ou circulação de bens ou de serviços, podendo ser uma pessoa física individual, com obrigatoriedade de inscrição na junta comercial.


Enquadramento Tributário 

As pequenas empresas utilizam-se dos regimes de tributação simples ou normal, para impostos federais. No regime normal, são enquadradas empresas que recolhem os impostos de forma tradicional, que cumprem todos os requisitos previstos em lei.

Para o regime Simples são empresas que se beneficiarão de reduções de carga tributária nas quais os impostos são unificados de forma simplificada. Este enquadramento é sujeito à avaliação da Receita Federal, considerando-se critérios como ramos de atividade e estimativa de faturamento da empresa.

Além dos tributos federais, é necessário se recolher os tributos estaduais como ICMS (imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços), e o ISS (imposto sobre serviço).



No Brasil, os principais tipos de impostos cobrados hoje são: 

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

Contribuição Social sobre o Faturamento (COFINS)

Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS)

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) Imposto Sobre Serviços (ISS)

E nem sempre o Simples será a melhor opção para reduzir a incidência dessas taxas


Com relação à natureza jurídica, as formas mais comuns são 

Microempreendedor Individual (MEI)-pode possuir somente um funcionário, cujo salário deve ser o teto da categoria. Além disso, a partir de 2018 o faturamento anual do MEI poderá ser de até R$ 81.000,00.

Empresário Individual (EI)– a receita bruta anual máxima do EI pode chegar até a R$ 360 mil, sendo considerado ME (Micro Empresa), ou até 3,6 milhões, sendo EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Sociedade Limitada (LTDA)– é composta por, no mínimo, dois sócios, cuja responsabilidade de cada um é limitada ao capital da empresa. Daí o nome “Sociedade Limitada”. Para constituí-la, é necessário a celebração de um contrato social e seu registro na junta comercial do estado. Não há limite de faturamento para esse tipo de sociedade.


Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)é constituída por apenas uma pessoa, que detém 100% do capital, cujo valor não pode ser inferior a cem vezes o valor do salário mínimo do ano.

Sociedade Anônima (S/A)-A empresa S.A. é aquela que possui seu capital distribuído em ações. Dessa forma, uma pessoa que compra uma ação, torna-se sócio/acionista da empresa. Eis, portanto, o motivo dela ser uma S/A: possui vários sócios… anônimos! Assim como a LTDA, também não está sujeita a nenhum limite de faturamento.


Capital Social 

Deve ser elencado e registrado no contrato social da empresa o valor de entrada de cada sócio, assim como a parcela de poder societário de cada sócio em porcentagem da empresa. Este valor inicial não necessariamente deve ser em moeda corrente, também podendo ser em máquinas, ferramentas, equipamentos, porém cada um com seu valor estipulado e acordado entre os sócios.



Atividade 1) Elaborar o o

Sumário Executivo?

1.1)Descrição do Projeto 1.2)Dados dos Empreendedores, perfis e atribuições. 2) Apresentação da Empresa 2.1) Dados do Empreendimento 2.2) Setores de atividades 2.3) Formas Jurídicas 2.4) Enquadramentos Tributários 2.5) Capital Social.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.