PONTOS DE INTERESSE ESPECIAIS:
Pintura Southwold…, por Joana Maria
Filomena Costa A cidade inesquecível…, por Sofia Varela
N Ú M E R O
1
D E Z E M B R O
2 0 1 3
Ao leitor
Obrigado, escola!, por
VIRTUALMENTE
As castanhas, por Cláudia Gouveia e Beatriz Santos
NESTA EDIÇÃO: Ama-me
2
Os agriculto- 3 res Vila piscatória
4
Humor
5
Pintura Southwold
7
Verónica e Cristóbal
8
Declaração universal...
9
Este número do jornal é menos extenso que o anterior. Pedimos textos a vários intervenientes da comunidade educativa, desde os professores aos funcionários, mas as nossas palavras foram sementes que, se nalguns casos caíram em terra fértil, noutros caíram em pedra dura e não germinaram. No entanto, sabemos que por vezes é difícil conciliar a matéria do programa com a produção livre de texto. O leitor vai ler textos sobre La Rochelle e Southwold, são descrições plásticas de zonas de França e Inglaterra, respetivamente. E a declaração universal dos direitos dos adolescentes. Para além disto, há alguma poesia e alguma prosa. E desenhos de moda.
Certos textos de certos alunos não saíram neste número por já não poderem ser inseridos em zonas temáticas. Em conversa com uma excolaboradora, perguntou-nos porque não fazíamos um jornal temático. Argumentámos que se o tema for livre, os participantes exprimem-se melhor naquela área em que se sentem mais à vontade de acordo com a sua experiência do mundo psicofísico. O que se pretende é que o colaborador dê o máximo de si a nível de escrita e que esse esforço estético ou científico fique imortalizado no jornal online. Lamentamos a ocorrência de erros ortográficos no número anterior.
Agradecemos a todos os colaboradores e em especial àqueles que fizeram colaborar os seus alunos: Dalila Ornelas, Cecília Luísa , Vera Gomes e Mónica Reis. Deixamos aqui uma palavra de reconhecimento à Élia Freitas e à Lígia Rodrigues pelo inestimável apoio informático.
Ser jovem é
É ter o mundo na palma da mão
Em liberdade.
Trazer no peito
Ser jovem é…
A Rebaldia e a inocência
Comtemplar o infinito
O espírito de luta e irreverência
Acreditar na eternidade
A descoberta e a emoção,
Ter o direito de sonhar
Disputar a razão e o coração,
Amar e pensar
Leonardo Fernandes
Juventude Luísa Sardinha