saúde | C Corpo em movimento
Livre-se do cigarro Em uma tragada o corpo ingere cerca de 1 quadrilhão de radicais livres, moléculas produzidas no organismo e que, em níveis normais, não fazem mal à saúde, mas, em excesso, são responsáveis pelo envelhecimento precoce, doenças degenerativas e enfraquecimento do sistema imunológico. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 93% dos fumantes querem parar com o vício, mas apenas 3% conseguem sem ajuda médica. Existem clínicas especializadas em tratar os fumantes. O hospital da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, realiza um trabalho para quem deseja parar de fumar, com e sem remédios. Acesse o site www.tabagismo.hu.usp.br.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), se você parar de fumar agora: & após 20 minutos sua pressão sanguínea e pulsação voltam & & & & & &
ao normal; após 2 horas não há mais nicotina no sangue; após 8 horas o nível de oxigênio no sangue normaliza-se; após dois dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar degusta melhor a comida; após três semanas, a respiração fica mais fácil e há melhora na circulação; após cinco a dez anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou. Pense nisso!
Você conhece alguém que diz que se exercita para viver mais? A maioria das pessoas não pensa dessa forma e vê o exercício físico apenas como um meio de modelar o corpo para determinado objetivo: ir à praia no verão, por exemplo. Procure uma academia, um personal trainner e junto monte um cronograma a longo prazo. Não gostou do exercício, mude! Não faltam opções. É comprovado que quem pratica atividades físicas regularmente, ao menos três vezes por semana, vive mais, pois diminui os níveis de estresse, fortalece a musculatura e os ossos. Quando o corpo está em movimento libera endorfina, uma substância que dá sensação de bem-estar e ajuda a diminuir dores. Pesquisas indicam que pacientes em tratamento de quimioterapia, que se exercitam, aumentam suas chances de cura. Uma simples caminhada de meia hora por dia ajuda no condicionamento vascular, deixando o coração mais forte e saudável. “Uma pessoa que leva uma vida sedentária corre o risco de ter problemas cardiovasculares e até um acidente vascular cerebral (AVC)”, explica Raphael Oliveira Duarte, personal trainner. “Dê valor a sua vida e a seu corpo. Ser saudável é ser feliz e ter uma vida longa pela frente”, adverte.
Espaço médico Antes de se matricular em uma academia, procure um médico para realizar um check-up completo. Aliás, o ideal é marcar uma consulta de cada seis meses a um ano. Ao conhecer suas predisposições às doenças, principalmente quando se têm casos na família, é possível atuar de modo rápido na prevenção e, se for necessário, iniciar um tratamento. O acompanhamento nutricional também é importante. A elaboração de um plano alimentar vai determinar metas e contribuir para a incorporação de novos hábitos. Tratamentos alternativos devem fazer parte do seu programa, principalmente se você passa por crises de estresse. Massagens relaxantes, banhos de ofurô e até acupuntura têm dado bons resultados. Para complementar e potencializar os efeitos desses tratamentos, não deixe de ser feliz e dê muitas risadas. NATURAL DA TERRA
saude_longevidade2.indd 70
50 70
51 71
12/4/07 9:33:20 PM