Metodologias de Mapeamento de Clusters

Page 61

4.3.6 – Modelo das vantagens naturais – índice de Ellison e Glaeser Pela insatisfação com os problemas gerais associados aos indicadores de concentrações empresariais, Ellison e Glaeser (1997) abordaram o conceito com uma perspectiva diferente. Estes autores criaram uma metodologia que se diferencia das restantes abordagens pela divisão entre a tendência geral para concentração das empresas e os efeitos aglomeradores externos. Ao estabelecer a metodologia, determinaram um índice inicial de concentração geográfica (G), dada pela seguinte equação para a indústria i (de um total de I indústrias): !! =

! !!!

!!" − !!

!

(1)

Em que: M representa a divisão de uma unidade geográfica (por exemplo um país), em m divisões (por exemplo distritos). Ao mesmo tempo, os sectores estão divididos e indexados por i=1,2,…,I. Sendo smi a percentagem de emprego do sector i na localização m, e xm uma medida de dimensão da localização m, dada, por exemplo, pela percentagem total de emprego da localização m em comparação com M ou a percentagem de população na localização. Numa análise rápida, podemos dizer que este coeficiente de concentração assemelha-se, nas suas propriedades aos prévios. O índice Gi tem um valor superior a 0 quando supõe-se a presença de forças aglomeradoras. Porém, como os próprios autores referem, não significa que o sector esteja mais concentrado do que é suposto (Rosenthal e Strange, 2001). Isto deve-se à manutenção da indefinição associada ao facto do índice não efectuar a distinção entre empresas grandes ou pequenas. Devido às suas características, um pequeno número de grandes empresas levará a um valor elevado do índice, mesmo sem a presença de vantagens naturais ou spillovers. Para efectuar-se um controlo mais rigoroso, e permitir comparações entre sectores e entre regiões, o índice toma a seguinte forma: !!

!! ≡ em que !! =

!! ! !!! !!" ,

! !! !! ! !! ! !!!!

(2)

um índice de Herfindahl para o sector i, sendo zki o emprego da

empresa k (indexada de k=1,2,…, Ni) em percentagem do total de emprego para o sector i.

54


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.