Glória e Vera Cruz com Futuro | Marília Martins

Page 1

EDUARDO FEIO

FILIPE NETO BRANDÃO

Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro

Eduardo Elísio Silva Peralta Feio tem 48 anos, casado, pai de três filhos, nasceu em Aveiro, onde reside. É licenciado em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro. Foi professor contratado de Geografia. Criou a empresa “Territorium - Oficina de Planeamento Regional e Urbano, Lda” da qual foi sócio-gerente entre 1992 e 1997. Entre Outubro de 2005 e Maio de 2008, exerceu funções como Diretor-geral de Infra-Estruturas e Equipamentos - Ministério da Administração Interna. Foi Responsável pela Estrutura de Missão das Lojas do Cidadão de Segunda Geração – Presidência do Conselho de Ministros, entre Maio de 2008 e Maio de 2010. Atualmente dedica-se, como sócio-gerente, a dois projetos empresariais: um ligado à promoção e comercialização de produtos tradicionais portugueses e outro, pioneiro em Portugal, vocacionado para a gestão de projetos de novos formatos de comércio.

Filipe Neto Brandão, casado, nasceu em Aveiro há 44 anos, cidade onde reside. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo advogado na comarca de Aveiro. Exerceu o cargo de Governador Civil do Distrito de Aveiro entre 2005 e 2009, e é atualmente Deputado, eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro, à Assembleia da República, onde integra a Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; a Comissão de Saúde e ainda a Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação.

Entre 1998 e 2005 foi Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (2000-2005) e responsável pelos pelouros das Obras Municipais, Trânsito e Mobilidade e Ambiente. No exercício das funções de Vereador assumiu funções executivas e não executivas em empresas e associações como: ERSUC, Associação de Municípios da Ria, Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga, Serviços Municipalizados de Aveiro, Empresa Municipal MoveAveiro, entre outras.

MARÍLIA MARTINS

Candidata a Presidente da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz

MANIFESTO ELEITORAL

É Membro da Comissão para a Fiscalização do Segredo de Estado, cargo para o qual foi eleito pela Assembleia da República, sendo ainda Membro do Conselho de Acompanhamento dos Julgados de Paz e Membro do Grupo de Trabalho para o Acompanhamento da Aplicação das Medidas Políticas e Legislativas de Combate à Corrupção. Desde sempre ligado à vida associativa e autárquica aveirense, Filipe Neto Brandão apresenta-se como candidato do PS ao cargo de presidente da Assembleia Municipal de Aveiro.

Durante a sua juventude, praticou vários desportos em Aveiro, nomeadamente Remo (Clube dos Galitos) e Rugby (Rugby Universidade de Aveiro), do qual foi fundador do núcleo universitário. Dedicou-se também ao movimento associativo em Aveiro em áreas tão diversas como o ambiente, o património, a cooperação ou o associativismo estudantil.

EDUARDO FEIO 2013

EDUARDO FEIO 2013


Lista para a Assembleia da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz Marília Fernanda Correia Martins é candidata a Presidente da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz Marília Martins tem um filho de 19 anos e é licenciada em Psicologia Educacional pela Universidade do Porto. Entre 1984 e 1992 exerceu funções de psicóloga em diversas instituições e estruturas na área social, educacional e de saúde. Em 1993 integrou a CERCIAV (Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Aveiro) onde atualmente é Presidente da Direção, para além de assumir funções de Diretora Técnica e Psicóloga. Marília Martins tem experiência autárquica como Vereadora na Câmara Municipal de Aveiro, pelo Partido Socialista, nos mandatos de 2002-2005 e 2005-2009. Foi dirigente e membro de diversas associações, nas áreas de Música, Dança e Desporto. Paralelamente à sua atividade profissional é voluntária da ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento e é uma forte adepta de desportos de natureza.

PORQUE NOS CANDIDATAMOS? • Porque podemos dar mais e melhor às pessoas e às nossas Freguesias! • Porque acreditamos que o planeamento do espaço onde vivemos deve ser feito com e a pensar em todos os Cidadãos! • Porque temos uma equipa competente, empenhada, com múltiplas valências, agentes da comunidade local, disponíveis para se entregar ao serviço publico, à causa humana e social! • Porque acreditamos que o nosso projeto vai ser uma mais-valia para as Freguesias da Glória e da Vera Cruz e para o Concelho de Aveiro no seu todo! QUAL A NOSSA APOSTA? Bem-Estar e Qualidade de Vida das Pessoas

Preocupação pelo Bem-Estar Físico e Material, assim como o Psicológico. Valorização do Relacionamento Interpessoal e reforço da Rede Social Local. Acompanhamento e Intervenção nas questões Sociais, da Educação, Lazer, Tempos Livres, Espaço Envolvente e Mobilidade. Representação inabalável dos anseios e necessidades dos cidadãos das comunidades da Glória e Vera Cruz junto das entidades competentes.

QUAIS AS NOSSAS PROPOSTAS? Prestar Apoio Social Direto aos Cidadãos, Apostar num Atendimento Regular e Personalizado

• Estabelecer um diálogo próximo com os Cidadãos, ser “mais um ombro a quem recorrer”, de forma a conhecer as reais necessidades das pessoas das Freguesias e contribuir para a sua satisfação; • Ajudar as pessoas a encontrar as soluções para os seus problemas - mesmo que não seja da sua competência ou responsabilidade direta, a Junta deve orientar, encaminhar e ser parte da solução, junto das Entidades responsáveis pelos processos.

Melhorar a Prestação de Serviços à Comunidade Local, Criar uma Nova Dinâmica no Espaço da Junta

• Privilegiar uma resposta rápida e eficaz ao nível dos serviços prestados; • Sensibilizar os Cidadãos para uma participação ativa na sua Comunidade Local, convidando-os a apresentar ideias e propostas para o Plano de Atividades; • Envolver as pessoas nos Projetos da sua freguesia, tornando-os “Atores” e não apenas “Espetadores”; • Providenciar acompanhamento e aconselhamento especializado, nomeadamente ao nível social, da educação, e do emprego, sempre em articulação com as Equipas Técnicas das Instituições da Comunidade Local; • Promover sessões de sensibilização, aconselhamento e formação regulares e variadas, indo ao encontro dos interesses e necessidades dos Cidadãos, em parceria com os múltiplos agentes especializados da comunidade.

Promover Parcerias com Entidades Públicas e Privadas da Comunidade Local, Criar Sinergias para benefício das Freguesias

• Articular com as Associações Culturais, Desportivas e Recreativas, no sentido de dinamizar e promover as suas atividades e de desenvolver ações Conjuntas, perspetivando uma melhor e maior animação dos espaços das Freguesias; • Articular com as Instituições de Solidariedade Social, as Unidades de Saúde e a Paróquia, para análise das necessidades da população mais carenciada e definição de prioridades de intervenção, evitando assim a replicação de apoios e o desperdício de recursos; • Estabelecer Parcerias com o Agrupamento de Escolas e a Universidade, no sentido de mobilizar Professores, Pais e Alunos, nomeadamente as Associações Pais e de Estudantes, para um envolvimento mais regular em ações e eventos das Freguesias, com a valorização dos seus Recursos e da sua História;

• Articular com as Entidades ligadas ao Setor Comercial e Empresarial da Comunidade Local, numa lógica de Troca de Serviços, em benefício dos Cidadãos e de envolvimento nas Ações e Projetos das Freguesias; • Sensibilizar e participar com a CMA e a Associação Comercial de Aveiro, para a necessidade de urgentemente elaborar e implementar uma estratégia para o centro da Cidade, que permita revitalizar o Comércio e Serviços; • Sensibilizar e participar com a CMA e os Agentes Económicos, Culturais e Sociais, para a necessidade de elaborar uma estratégia para animar os parques e praças do centro da cidade – fomentar a realização regular de feiras e mercados populares onde as pessoas possam vender e/ou trocar objetos/ produtos que possuem/ produzem, animando estes espaços com um programa cultural e desportivo.

Desenvolver um Programa de Atividades visando defender os Interesses dos Cidadãos e das Freguesias, Assumir Compromissos Realistas e Exequíveis – “Poder Fazer e Poder Pagar”

• Promover Espaços e Iniciativas Intergeracionais – “Encontro de Gerações”, potenciando os espaços verdes e recreativos da Comunidade, nomeadamente parques infantis e geriátricos – “Trazer a Nossa Gente para a Rua!”; • Fomentar Práticas de Valorização e Sustentabilidade Ambiental – intervenção comunitária em pequenas Hortas e Espaços Verdes – “Viver a Nossa Terra”; • Promover Ações de Voluntariado Social - “Ao Serviço dos Outros” e “Banco de Tempo” - junto de pessoas com necessidades específicas de apoio e acompanhamento; • Organizar animações e convívios comunitários e estimular boas práticas de vizinhança – Realizar animações dançantes periódicas (Bailes e Verbenas), assim como passeios e convívios para a população sénior. Promover mensalmente “O Dia do Vizinho”, com vista ao bem comum; • Promover iniciativas de mobilidade e estimular a prática da atividade física – Promover o usufruto das vias pedonais e cicláveis, desenvolvendo estratégias para que sejam promovidas melhorias nestes circuitos comunitários, com a aposta em parques com equipamentos de manutenção física. Proporcionar a prática de actividades específicas para a população sénior, nomeadamente a hidroginástica • Acionar meios e estratégias para a intervenção em estruturas físicas e monumentos que se encontrem degradados nas Freguesias; • Valorizar e manter ativa a história e a cultura das Freguesias - Potenciar as recriações históricas, as tradições e as vivências vulturais das nossas Freguesias, sensibilizando e fomentando a participação das populações mais jovens, envolvendo as estruturas educativas nesta partilha de experiências, integrando novos ingredientes e atrativos, no respeito pela essência histórica e cultural: - “Aveiro Ontem e Aveiro Hoje” – Sessões de partilha de saberes, organizadas pela Junta de Freguesia, sob a orientação de Cidadãos que viveram e conhecem as tradições, as práticas de trabalho, o património das danças e cantares e outras riquezas patrimoniais de Aveiro.

POR AVEIRO E PELAS SUAS GENTES

João Barbosa

Adélia Fernandes *

Orlando Terra Seca

Fátima Mendes *

Eliseu Serrano

Ana Fragateiro Cunha Advogada

Aposentado

Vasco Lopes

Sofia Cunha

Diogo Carquejo

Liliana Naia

Aposentado

Assistente Social

Aposentado

Estudante da Universidade de Aveiro

Operadora de Caixa

Inês Seiça Neves

Bruno Ferreira

António Óscar Paulo

Ivone Lopes

Paula Urbano

Mário Cunha

Rosa Pinho *

Sandra Couteiro *

Fernando Amorim

Cristiana Martins *

Joel Castanheira

António Pinheiro

Maria Dores Rodrigues

Paulo Jesus

Daniel Lopes

Professora (Aposentada)

.

Engenheira

Arquiteta

Aposentado

Bancário (Aposentado)

Psicóloga

Enfermeiro

Assistente Administrativa

Advogada Estagiária

Engenheiro

Técnica de Turismo

Gestor

Profissional de Seguros

Professora (Aposentada)

Bióloga e Professora Universitária

Engenheiro Químico

Economista

* INDEPENDENTE


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.