Page 1

EDUARDO FEIO

FILIPE NETO BRANDÃO

Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro

Eduardo Elísio Silva Peralta Feio tem 48 anos, casado, pai de três filhos, nasceu em Aveiro, onde reside. É licenciado em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro. Foi professor contratado de Geografia. Criou a empresa “Territorium - Oficina de Planeamento Regional e Urbano, Lda” da qual foi sócio-gerente entre 1992 e 1997. Entre Outubro de 2005 e Maio de 2008, exerceu funções como Diretor-geral de Infra-Estruturas e Equipamentos - Ministério da Administração Interna. Foi Responsável pela Estrutura de Missão das Lojas do Cidadão de Segunda Geração – Presidência do Conselho de Ministros, entre Maio de 2008 e Maio de 2010. Atualmente dedica-se, como sócio-gerente, a dois projetos empresariais: um ligado à promoção e comercialização de produtos tradicionais portugueses e outro, pioneiro em Portugal, vocacionado para a gestão de projetos de novos formatos de comércio.

Filipe Neto Brandão, casado, nasceu em Aveiro há 44 anos, cidade onde reside. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo advogado na comarca de Aveiro. Exerceu o cargo de Governador Civil do Distrito de Aveiro entre 2005 e 2009, e é atualmente Deputado, eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro, à Assembleia da República, onde integra a Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; a Comissão de Saúde e ainda a Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação.

Entre 1998 e 2005 foi Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (2000-2005) e responsável pelos pelouros das Obras Municipais, Trânsito e Mobilidade e Ambiente. No exercício das funções de Vereador assumiu funções executivas e não executivas em empresas e associações como: ERSUC, Associação de Municípios da Ria, Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga, Serviços Municipalizados de Aveiro, Empresa Municipal MoveAveiro, entre outras.

SANTA jOANACOMFUTURO SARA TAVARES

Candidata a Presidente da Junta de Freguesia de Santa Joana

MANIFESTO ELEITORAL

É Membro da Comissão para a Fiscalização do Segredo de Estado, cargo para o qual foi eleito pela Assembleia da República, sendo ainda Membro do Conselho de Acompanhamento dos Julgados de Paz e Membro do Grupo de Trabalho para o Acompanhamento da Aplicação das Medidas Políticas e Legislativas de Combate à Corrupção. Desde sempre ligado à vida associativa e autárquica aveirense, Filipe Neto Brandão apresenta-se como candidato do PS ao cargo de presidente da Assembleia Municipal de Aveiro.

Durante a sua juventude, praticou vários desportos em Aveiro, nomeadamente Remo (Clube dos Galitos) e Rugby (Rugby Universidade de Aveiro), do qual foi fundador do núcleo universitário. Dedicou-se também ao movimento associativo em Aveiro em áreas tão diversas como o ambiente, o património, a cooperação ou o associativismo estudantil.

EDUARDO FEIO 2013

EDUARDO FEIO 2013


SANTA jOANACOMFUTURO

Lista para a Assembleia de Freguesia de Santa Joana Sara Sandra Resende Tavares * é candidata a Presidente da Junta de Freguesia de Santa Joana Sara Sandra Resende Tavares nasceu em Aveiro em 1975. Começou o seu percurso escolar na Escola Primária dos Areais, e formou-se em Línguas e Literaturas Modernas – ramo educacional na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Iniciou a sua atividade profissional na freguesia de Santa Joana, onde lecionou português segunda língua. Em 2007 foi a autora de uma gramática da Língua portuguesa da Nova Editora. Exerce funções de professora e formadora numa Escola de Línguas em Aveiro. É casada e tem um filho, desempenhando as funções de Presidente da Associação de Pais da escola que o filho frequenta, em Santa Joana.

Caros cidadãos de Santa Joana, A equipa que vos apresento, propõem-se a finalmente inverter o ciclo de marasmo a que esta freguesia se vê entregue nos últimos anos por via da atual gestão. Temos a consciência plena de que é função da junta de freguesia, no quadro das suas competências, desenvolver todos os esforços no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida daqueles, que na sua área de influência desenvolvem a sua atividade económica e profissional, bem como dos residentes, garantindo a todo o momento o acesso aos serviços por esta prestados. Neste espírito, propomo-nos impor como sentido de atuação, a resolução célere e verdadeiramente empenhada de vários projetos com vista à resolução de problemas da população e promovendo o seu envolvimento nas opções adotadas. Acção e inserção social

• Combater a exclusão social, a pobreza e o desemprego, cada vez mais presentes na nossa freguesia, e defender e apoiar Jovens e Idosos. • Lutar contra a solidão e o isolamento através do apelo à participação em atividades promovidas pela Junta de freguesia, bem como pelo acompanhamento social dos que mais precisam. • Criar um gabinete de apoio multisserviços (aconselhamento, redireccionamento de serviços, etc.) • Efetuar diligências para a criação de uma cozinha social e de uma loja social. • Criar novas valências de atuação dentro dos limites de competência desta entidade com vista a melhorar e suprir necessidades dos mais idosos e carenciados. (banco de voluntários para o auxílio de idosos e carenciados). • Efetuar parcerias com todas as entidades (religiosas, sociais, humanitárias) que efetuem trabalho social. • Apoiar o desenvolvimento escolar de crianças estudantes (ensino básico) em condições económicas adversas (tutorias). • Promover iniciativas tendentes a envolver a juventude na participação ativa da vida sociocultural e desportiva da freguesias que efetuem trabalho social.

Combate ao desemprego

• Formalizar candidaturas para Contratos Emprego Inserção +, que permitam o reingresso no mercado de emprego de beneficiários do Rendimento Social de Inserção. • Formalizar Candidaturas para Contratos Emprego Inserção, que visam promover a empregabilidade dos desempregados beneficiários de prestações de desemprego.

Educação

• Identificar necessidades de manutenção corretiva urgentes nas escolas da freguesia e lançar mão da sua resolução. • Efetuar diligências para a criação de associações de pais em todas as escolas da freguesia, que funcionem como parceiras da Junta e que auxiliem na resolução de problemas. (ex: reaproveitamento de manuais escolares). • Fomentar a aprendizagem ao longo da vida (aprendizagem de costura, alfabetização, bordados, inglês e outros).

Desporto/ Cultura

• Reativar e apoiar as coletividades desportivas locais captando o envolvimento e participação da população. • Promover a atividade desportiva (ginástica para idosos, dança, escolas de futebol, pesca, caminhadas e outras). • Criar condições para a prática de caminhadas. • Colocar ao dispor de qualquer cidadão ou grupo, espaços públicos com vista à divulgação de trabalhos pessoais ou coletivos de caráter artístico ou outro e que contribuam para o engrandecimento cultural na comunidade (artesanato, fotografia, teatro e outras atuações)

Mobilidade e Transportes/ Infraestruturas

• Efetuar diligências no sentido de concretizar a realização da avenida central – ligação da Igreja de Santa Joana à Avenida Dr. Lourenço Peixinho. • Manter as estradas em bom estado de conservação, não se esquecendo os interesses dos fregueses no que concerne à ligação a infraestruturas como água e gás. • Renegociar horários de autocarro com as empresas de transportes de Aveiro. • Apresentar e desenvolver planos de melhoria do ordenamento do trânsito e da mobilidade em coordenação com as demais entidades envolvidas. • Fomentar e gerir um serviço de transporte de idosos para consultas médicas pontuais (promover voluntariado e o auxílio ao outro). • Desenvolver contactos para a criação de um mercado local. • Promover o projeto de construção de um pavilhão Gimnodesportivo (muti-usos) aberto a toda a comunidade sem exceção.

Júlio Conceição

Anita Pires *

Celestino Santos *

Anastácio Oliveira

Dulce Mieiro *

Teotónio Vieira *

António Laranjeira *

Isabel Mateus *

Paulo Gonçalves *

Amândio Leite *

Conceição Araújo *

Nuno dos Santos *

João Santos *

Ana Conceição

Mário Jorge Peixinho * António Genrinho * Empresário (Aposentado) Aposentado

Cabeleireira

M.ª La Salete Cruz *

Carlos Ferreira *

Zacarias Andias

Paula Barreira *

Manuel Simões *

Álvaro Fernandes *

Ana Cristina Ferreira * Eduardo Sousa (Atita) * Cabeleireira

Aposentado

Paulo Cotrim *

Filipa Mieira *

Francisco Matos *

Isabel Gonçalves *

João Lemos *

Joaquim Tavares *

José Ratola *

M.ª Rosário Santos *

Mário Pereira *

Tito Carmo *

Químico

Téc. de Equipamentos

Assistente Técnica

Técnica Especialista

Bancário (Aposentado)

Téc. Sup. Especialista

Empresário

Empresário

Empresária

Empregada de Balcão

Técnico de Vendas

Empresário

Associativismo

• Apoiar o desenvolvimento do Movimento Associativo (Desporto, Cultura e Recreio), Humanitário, Acção Social. • Promover a criação de associações de moradores nos Bairros sociais (Griné, Caião). • Diligenciar a criação de sedes para as referidas associações.

Cemitério

Auxiliar de Montagem

Engenheira

Metalúrgico

• Efetuar diligências para a concretização do cemitério da freguesia da Santa Joana.

Ambiente/ Higiene/ Conservação

• Realizar regularmente a manutenção e limpeza das ruas, praçetas, espaços verdes e de lazer, parques infantis, etc. • Sensibilizar os proprietários de canídeos e criar condições e espaços próprios para limpeza e retenção de dejetos. • Efetuar a manutenção regular das valas hidráulicas. • Conservar e Preservar todos os espaços verdes existentes. • Requalificar, recuperar e preservar os parques infantis (Griné e Caião). • Efetuar diligências no sentido de criar um parque infantil nas Alagoas e na Azenha de Baixo

Bancário (Aposentado)

Técnica de Vendas

Técnico Comercial

Serralheiro Mecânico

Outros projetos para o Cidadão

• Estabelecer parcerias com as várias associações no sentido de auxiliar a realização das festas Populares. • Manter a realização das comemorações do Dia Internacional da Criança, do Dia do Idoso, do São Martinho, do Dia da Árvore e do Ambiente, dia da criança, ampliando as iniciativas comemorativas de outras efemérides ao longo do ano. • Colocação de painéis informativos em toda a freguesia, como forma privilegiada de informação e comunicação à população das iniciativas e atividades da junta. • Colocação de placas toponímicas em todos os arruamentos.

Motorista

* INDEPENDENTE

Santa Joana com Futuro | Sara Tavares  

Conheça o manifesto e os candidatos que integram a Lista à Assembleia de Freguesia de Santa Joana.

Advertisement